C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como arredondar valores de ponto-flutuante usando a função round() da linguagem CQuantidade de visualizações: 17391 vezes |
A função round() da linguagem C é usada quando precisamos arredondar um valor de ponto-flutuante (com casas decimais) para cima ou para baixo, de acordo com as seguintes regras: a) Se a parte fracionária for igual ou maior que 0,5, o valor será arredondado para o menor inteiro maior que o valor fornecido à função (arredonda para cima). b) Se a parte fracionária for menor que 0,5, o valor será arredondado para o maior inteiro menor que o valor fornecido à função (arredonda para baixo). Para entender o funcionamento desta função, vamos considerar o valor 4.3. Ao aplicarmos a função round() a este valor, o retorno será 4.0. Isso pode ser comprovado no trecho de código abaixo: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { printf("O valor 4.3 arredondado usando round() e %f", round(4.3)); printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: O valor 4.3 arredondado usando round() é 4.000000. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em PHP - Como usar o modificador de acesso public em suas classes PHPQuantidade de visualizações: 7513 vezes |
Quando estamos desenvolvendo a lógica de nossas classes PHP, é sempre uma boa idéia definirmos quais propriedades e métodos poderão ser acessados pelas demais classes e partes do código que formam o sistema. Este controle de acesso é feito por modificadores de acesso. Nesta dica veremos como usar o modificador public. O modificador public serve para indicar que as propriedades ou métodos (funções) de uma classe podem ser acessados sem restrições por código fora da classe. Veja um exemplo: <? class Pessoa{ public $nome; } $pessoa = new Pessoa; $pessoa->nome = "Osmar J. Silva"; echo $pessoa->nome; ?> Aqui podemos acessar a propriedade $nome tanto para leitura como escrita sem nenhuma restrição. Tenha em mente que a ausência de um modificador de acesso antes de uma propriedade ou método automaticamente faz com que este acesso seja public. Veja agora um trecho de código no qual definimos um método public (público) em uma classe e o acessamos a partir de um código externo: <? class Matematica{ public function somar($a, $b){ return $a + $b; } } $mat = new Matematica; echo $mat->somar(5, 7); ?> Lembre-se de que as sub-classes de uma classe que possui propriedades e métodos public herdam toda esta funcionalidade. |
Portugol ::: Dicas & Truques ::: Cadeias e Caracteres |
Como acessar os caracteres individuais de uma palavra ou frase em Portugol usando a função obter_caracter() da biblioteca TextoQuantidade de visualizações: 563 vezes |
Em algumas situações nós precisamos acessar os caracteres individuais de uma palavra ou frase no Portugol Studio ou Portugol Web Studio. Para isso nós podemos usar a função obter_caracter() da biblioteca Texto. Esta função pede, como primeiro argumento, a palavra ou frase a partir da qual o caractere será extraído e, como segundo argumento, o índice do caractere (sempre começando em 0 para o primeiro caractere). Veja um programa Portugol completo no qual obtemos o primeiro caractere de uma palavra: programa { // vamos importar a biblioteca Texto inclua biblioteca Texto --> tx funcao inicio() { cadeia palavra = "PORTUGOL" caracter letra = tx.obter_caracter(palavra, 0) escreva("A letra retornada é: ", letra) } } Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado: A letra retornada é: P Veja agora como podemos usar o laço PARA para percorrer e exibir todos os caracteres individuais da palavra ou frase: programa { // vamos importar a biblioteca Texto inclua biblioteca Texto --> tx funcao inicio() { cadeia palavra = "PORTUGOL" para (inteiro i = 0; i <= tx.numero_caracteres(palavra) - 1; i++) { caracter letra = tx.obter_caracter(palavra, i) escreva("A letra é: ", letra, "\n") } } } Ao executar o código novamente nós teremos o seguinte resultado: A letra é: P A letra é: O A letra é: R A letra é: T A letra é: U A letra é: G A letra é: O A letra é: L |
C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes |
C# para iniciantes: Como declarar e usar variáveis em C#Quantidade de visualizações: 48409 vezes |
Variáveis são apelidos que damos aos blocos de memória que podem ser usados para armazenar dados durante a execução de um programa. Podemos guardar informações dos mais variados tipos em variáveis, a saber: valores inteiros, valores de número flutuante (com casas decimais), palavras, frases, textos e até mesmo referências a objetos de classes (fornecidas pela linguagem C# ou nossas próprias). Uma variável é declarada, em sua forma mais simples, informando o tipo de dados (int, float, double, string, etc) e então o nome da variável. Veja: // uma variável usado para armazenar um valor inteiro int valor; Uma vez declarada a variável, podemos definir o valor que será armazenado inicialmente. Isso é chamado de "atribuir um valor inicial à variável". Veja: static void Main(string[] args){ // declara e inicializa uma variável do tipo double double salario = 2345.32; // exibe o valor da variável Console.WriteLine("Salário: {0}", salario); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } É possível declarar mais de uma variável do mesmo tipo. Basta separá-las por vírgulas. Veja: // declara três variáveis do tipo char char a, b, c; Variáveis são realmente úteis quando as estamos usando em cálculos ou outras operações importantes para o correto funcionamento do programa. Veja: static void Main(string[] args){ // declara três variáveis do tipo int int a, b, soma; // inicializa as duas primeiras variáveis a = 20; b = 10; // inicializa a terceira variável usando os valores // das duas anteriores soma = a + b; // exibe o resultado Console.WriteLine("Resultado: {0}", soma); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } Para finalizar, lembre-se de uma variável C# possui atributos importantes e que devem ser lembrados com frequência durante o planejamento de suas aplicações. Alguns destes atributos são: tipo, nome, valor, posição na memória, escopo (global ou local) e visibilidade (pública ou privada). |
React Native ::: React Native - Componentes Visuais ::: Button |
Como detectar um clique em um botão do React Native e exibir uma mensagem AlertQuantidade de visualizações: 1359 vezes |
Nesta dica mostrarei como detectar um evento onPress em um botão do React Native e exibir uma mensagem usando o método alert() do componente Alert. Note que o evento onPress é disparado quando o usuário pressiona o botão. Veja o código completo para o exemplo: import React, {Component} from 'react'; import {View, Button, Alert} from 'react-native'; type Props = {}; export default class App extends Component<Props> { render() { return ( <View style={{backgroundColor: '#eeeeee', padding: 30}}> <Button onPress = {() => Alert.alert("Bem-vindo(a) ao React Native")} title="Clique" /> </View> ); } } Veja que este exemplo define o código a ser chamado quando o botão for clicado diretamente em sua declaração. Em outras dicas dessa seção você verá como clicar no botão e chamar uma função JavaScript residente fora da declaração do botão. |
Python ::: Python para Engenharia ::: Unidades de Medida |
Como converter Centímetros Cúbicos em Metros Cúbicos em Python - Python para Física e EngenhariaQuantidade de visualizações: 430 vezes |
Em muitas situações nós temos uma medida de volume em cm3 e queremos transformá-la em m3, que é a medida de volume do Sistema Internacional (SI). Para isso só precisamos dividir os centímetros cúbicos por 1.000.000. Veja a fórmula: \[\text{Metros Cúbicos} = \frac{\text{Centímetros Cúbidos}}{1.000.000} \] Agora veja o código Python que pede para o usuário informar a medida de volume em centímetros cúbicos e a converte para metros cúbicos. Note que mostrei como exibir o resultado em notação científica e sem notação científica: # função principal do programa def main(): # vamos ler a medida em centímetros cúbicos cent_cubicos = float(input("Informe os centímetros cúbicos: ")) # agora calculamos os metros cúbicos met_cubicos = cent_cubicos / 1000000.00 # e mostramos o resultado print("Você informou {0} centímetros cúbicos.".format(cent_cubicos)) print("Isso equivale a {0} metros cúbicos.".format(met_cubicos)) print(f"Sem notação científica: {met_cubicos:.6f}") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe os centímetros cúbicos: 35 Você informou 35.0 centímetros cúbicos. Isso equivale a 3.5E-5 metros cúbicos. Sem notação científica: 0,000035 |
C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++ |
Como retornar uma referência ao último elemento de um vector C++ usando a função back()Quantidade de visualizações: 7135 vezes |
O último elemento de um contêiner STL vector pode ser acessado por meio da função back(). Como esta função é sobrecarregada, temos duas opções:reference back(); const_reference back() const; #include <iostream> #include <vector> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um vector vazio que conterá inteiros vector<int> valores; // vamos inserir três elementos valores.push_back(54); valores.push_back(13); valores.push_back(87); // vamos obter o valor do último elemento do vector // Note que back() pode ser usada dos dois lados // de uma operação de atribuição int valor = valores.back(); cout << "Último elemento: " << valor << endl; // vamos alterar o valor do último elemento valores.back() = 102; // vamos testar o resultado cout << "Último elemento: " << valores.back() << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Último elemento: 87 Último elemento: 102 Note que aqui nós usamos: int valor = valores.back(); para guardar o valor do último elemento na variável valor. Poderíamos também usar: int& valor = valores.back(); valor = 102; Agora valor é uma referência direta ao último elemento do vector. Desta forma, qualquer alteração no valor da variável valor afetará também o último elemento do vector. Observe agora o seguinte trecho de código: int valor = valores.back(); // o último elemento é 87 valores.back() = 20; cout << "Último elemento: " << valor << endl; Aqui nós acessamos o valor do último elemento, guardarmos-o na variável valor e atribuímos o valor 20 à valores.back(). Porém, ao imprimirmos a variável valor o seu conteúdo ainda é 87. De fato, o que gostaríamos é que uma alteração em valores.back() afetasse também a variável valor. Assim: int& valor = valores.back(); // o último elemento é 87 valores.back() = 20; cout << "Último elemento: " << valor << endl; Mas, como evitar alterações diretas na variável valor? Podemos declarar valor como uma referência constante, ou seja, usar a segunda versão da função back(), a saber const T&, que retorna uma referência constante. Veja: const int& valor = valores.back(); // o último elemento é 87 valores.back() = 20; valor = 300; // esta linha não compila cout << "Último elemento: " << valor << endl; Agora o efeito que queríamos é alcançado. Alterações em valores.back() afetam a variável valor, mas, não podemos alterar valor diretamente, já que esta variável é uma referência constante agora. |
Python ::: Python para Engenharia ::: Engenharia Civil - Concreto, Concreto Armado e Concretos Especiais |
Como calcular a armadura mínima de tração de uma viga de concreto armado usando Python - Python para Engenharia CivilQuantidade de visualizações: 186 vezes |
De acordo com a ABNT NBR 6118 (Projeto de estruturas de concreto armado), a armadura de tração, em elementos estruturais armados ou protendidos deve ser determinada pelo dimensionamento da seção a um determinado momento fletor mínimo, respeitada a taxa mínima absoluta ρmin de 0,15%. Dessa forma, a área de aço mínima levando em consideração a taxa mínima absoluta ρmin de 0,15% de armadura longitudinal para as vigas de concreto armado usando concreto com FCK até 30 Mpa é calculada pela seguinte fórmula: \[A_\text{s,min} = \frac{0,15}{100} \cdot A_\text{c}\] Onde: As,min é a área da armadura mínima de aço em cm2; Ac é a área de concreto em cm2, ou seja, a largura bw da viga multiplicada por sua altura h (ambas em cm). Veja agora o código Python completo que lê a largura, a altura da viga, o FCK do concreto (no código eu tratei FCK até 50 Mpa) e mostra a área mínima da armadura de aço e sugestões das barras a serem usadas: # vamos importar o módulo Math import math # função usada para calcular e retornar a quantidade # de barras de aço de acordo com a área de aço (considerando # aço CA-50) def quant_barras(area_aco): # barras de 6.3mm (o mínimo aceitável pela NBR 6118) quantidade_6_3 = math.ceil(area_aco / 0.31) quantidade_8 = math.ceil(area_aco / 0.5) # barras de 8mm quantidade_10 = math.ceil(area_aco / 0.785) # barras de 10mm quantidade_12_5 = math.ceil(area_aco / 1.22) # barras de 12.5mm # mostra as sugestões de quantidade de barras if (quantidade_6_3) > 1: print("{0} barras de 6.3 mm".format(quantidade_6_3)) if (quantidade_8) > 1: print("{0} barras de 8 mm".format(quantidade_8)) if (quantidade_10) > 1: print("{0} barras de 10 mm".format(quantidade_10)) if (quantidade_12_5) > 1: print("{0} barras de 12.5 mm".format(quantidade_12_5)) # função principal do programa Python def main(): # vamos pedir para o usuário informar a altura da viga altura = float(input("Informe a altura h da viga em cm: ")) # vamos pedir para o usuário informar a largura da viga largura = float(input("Informe a largura bw da viga em cm: ")) # vamos pedir para o usuário informar o FCK do concreto fck = float(input("Informe o FCK do concreto em Mpa: ")) # vamos calcular o pmin de acordo com o FCK informado if (fck <= 30): pmin = 0.15 elif (fck == 35): pmin = 0.164 elif (fck == 40): pmin = 0.179 elif (fck == 45): pmin = 0.194 else: pmin = 0.208 # já temos o pmin, vamos calcular a área mínima de aço area_concreto = largura * altura as_min = (pmin / 100.0) * area_concreto # vamos mostrar os resultados print("\nA área da armadura mínima longitudinal é: {0} cm2".format( round(as_min, 5))) # mostra as sugestões de barras print("\nSugestões de barras:\n-------------------------") quant_barras(as_min) if __name__ == "__main__": main() Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe a altura h da viga em cm: 50 Informe a largura bw da viga em cm: 20 Informe o FCK do concreto em Mpa: 30 A área da armadura mínima é: 1.5 cm2 Sugestões de barras: ------------------------- 5 barras de 6.3 mm 3 barras de 8 mm 2 barras de 10 mm 2 barras de 12.5 mm |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Bilbiotecas Estáticas (obj) e Dinâmicas (DLLs) |
Como criar DLLs usando Delphi? É possível criar DLLs para o Windows usando Delphi?Quantidade de visualizações: 13050 vezes |
As DLLs (Dynamic Link Libraries - Bibliotecas de Vínculo Dinâmico) são arquivos compilados bem similares aos arquivos .exe que estamos acostumados a criar em Delphi. Uma DLL contém rotinas, recursos ou ambos. Mas, não pode ser executada por si só, ou seja, se dermos duplo-clique em uma DLL nada acontecerá. Isso acontece porque uma DLL é desenvolvida para ser usada juntamente como outros aplicativos e/ou outras DLLs. No ambiente Windows encontramos muitas DLLs. Na verdade, o Windows e sua Win32 API é uma coleção de DLLs. Se olharmos nos diretórios System ou System32 encontraremos várias delas, incluindo kernel32.dll, gdi32.dll, user32.dll, shell32.dll, comctl32.dll, entre outras. Mas, para que servem as DLLs? É possível desenvolver aplicações Windows sem usá-las? Vamos às respostas. As DLLs existem com o propósito de compartilhar código entre aplicações. Isso quer dizer que uma mesma DLL pode estar sendo usada por vários programas ao mesmo tempo. E isso é verdade no ambiente Windows. Todos os programas de interface gráfica escritos em Delphi, C, C++, etc e que usam os componentes gráficos do Windows estão de alguma forma fazendo uso de códigos disponíveis em DLLs do sistema. Sem o aproveitamente de tais códigos os executáveis ficariam enormes, visto que cada um teria que implementar as rotinas de desenho e diretivas de criação de janelas. Ao aproveitar as funcionalidades disponíveis nas DLLs do sistema esta tarefa se torna muito mais fácil. Mas, além de usar DLLs de terceiros com códigos já prontos e devidamente testados, você também pode criar suas próprias DLLs. O motivo disso é que você pode querer compartilhar algumas de suas rotinas entre os vários aplicativos que você desenvolve. A maior vantagem disso é que, ao atualizar ou corrigir o código em uma DLL você estará certo de que todas as aplicações que fazem uso desta DLL automaticamente perceberão e tirarão proveito da atualização. Entre as vantagens do uso de DLLs podemos citar: a) Podemos compartilhar rotinas e códigos entre várias aplicativos; b) Ao mantermos boa parte de nossos códigos em DLLs nós conseguimos economizar memória e espaço em disco; c) Outros desenvolvedores poderão usar nossas rotinas e lógica mesmo sem ter acesso aos nossos códigos-fontes; d) Podemos usar códigos escritos em outras linguagens em nossos programas Delphi. Isso quer dizer que uma DLL escrita em C/C++ poderá ser usada em um programa Delphi sem qualquer problema. A prova disso é que as DLLs do Windows são escritas em C/C++. Hora de criar sua primeira DLL em Delphi. Consulte outras dicas nesta seção para aprender a fazê-lo. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como testar se um objeto é um array em JavaScript usando a função Array.isArray()Quantidade de visualizações: 2942 vezes |
Em algumas situações nós precisamos verificar se um determinado objeto é um array (vetor ou matriz). Para isso podemos usar o método Array.isArray(), adicionado ao ECMAScript 2009 (JavaScript 5). Este método recebe o objeto como argumento e retorna true se o objeto for um array e false em caso contrário. Veja o exemplo a seguir: <script type="text/javascript"> // vamos criar um vetor de inteiros var valores = [34, 6, 32, 10]; // vamos testar se o objeto valores é mesmo um array if(Array.isArray(valores)){ window.alert("O objeto é um array"); } else{ window.alert("O objeto não é um array"); } </script> Ao executar este código você verá a mensagem "O objeto é um array". Isso está correto, pois o objeto valores realmente é um vetor. No entanto, há casos em que não sabemos, principalmente ao usarmos códigos de terceiros, se um determinado retorno será do tipo array. Veja mais um exemplo: <script type="text/javascript"> // vamos criar um objeto String var frase = "Gosto muito de JavaScript"; // vamos quebrar esta frase. O retorno deverá ser uma array var pedacos = frase.split(" "); // vamos testar se o objeto valores é mesmo um array if(Array.isArray(pedacos)){ window.alert("O objeto é um array"); } else{ window.alert("O objeto não é um array"); } </script> Novamente o retorno será verdadeiro, pois o método split() do objeto String quebra o seu conteúdo de acordo com o delimitador informado e retorna seus pedaços como um array (vetor). |
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