JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como usar o objeto Date em JavaScript - Curso de JavaScript para iniciantes

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O objeto Date é um tipo de dados embutido na linguagem JavaScript. Objetos Date são criados, em sua forma mais simples (construtor sem argumentos), da seguinte forma:

<html>
<head>
<title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos criar um novo objeto Date
  var hoje = new Date();

  // vamos exibir a representação deste objeto Date
  document.write("Data e hora atual: " + hoje);
</script>

</body>
</html>

Ao executarmos este código teremos um resultado parecido com:

Data e hora atual: Fri Mar 18 10:02:02 UTC-0300 2011

Note que a representação textual de um objeto Date é a data atual no formato curto (em inglês), as horas e a diferença em relação ao horário UTC (Universal Time Coordinated, sucessor do GMT - Greenwich Mean Time).

Uma vez criado um objeto Date, podemos usar vários de seus métodos para operar sobre seus valores de datas e horas. A maioria dos métodos serve simplesmente para obter ou definir os valores dos campos ano, mês, dia, horas, minutos, segundos e milisegundos, usando a hora local ou UTC. O método toString() e suas variantes nos permitem converter datas e horas para os formatos comumente exibidos aos usuários. Veja um exemplo:

<script type="text/javascript">
  // vamos criar um novo objeto Date
  var hoje = new Date();

  // vamos exibir a representação deste objeto Date
  document.write("Data e hora atual: " + hoje.toLocaleString());
</script>


Ao executarmos este código teremos um resultado parecido com:

Data e hora atual: sexta-feira, 18 de março de 2011 15:44:07

Aqui nós usamos o método toLocaleString() do objeto Date para exibir a data e hora de acordo com as configurações regionais do computador local. Os métodos getTime() e setTime() obtém ou definem a representação interna do objeto Date como o número de milisegundos decorridos desde a meia-noite do dia 1º de janeiro de 1970 (GMT). Neste formato padrão de milisegundos, a data e hora são representadas por um único inteiro, o que facilita os cálculos envolvendo datas e horas. O padrão ECMAScript exige que o objeto Date seja capaz de representar qualquer data e hora, na precisão de milisegundos, na faixa de 100 milhões de anos antes ou depois de 01/01/1970.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como obter a quantidade de elementos em um vetor (array ou matriz de uma dimensão) em PHP

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Em várias situações de programação em PHP nós precisamos contar, ou seja, obter a quantidade de elementos em um vetor, também chamado de array ou matriz unidimensional (de uma dimensão). Para isso nós podemos usar as funções count() ou sizeof().

Veja um exemplo completo de seu uso:

<html>
<head>
  <title>Estudos PHP</title>
</head>
 
<body>

<?php  
  $pessoas[0] = "Osmar J. Silva";
  $pessoas[1] = "Salvador M. Andrade";
  $pessoas[2] = "Dyego Fernandes de Sousa";
 
  echo "O vetor possui " . sizeof($pessoas) . " elementos.";
?>  

</body>
</html>


Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

O vetor possui 3 elementos.


C# ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular raiz quadrada em C# usando a função Sqrt() da classe Math

Quantidade de visualizações: 29713 vezes
A raiz quadrada de um algarismo é dada por um número positivo n, que ao ser elevado ao quadrado (multiplicado por ele mesmo), se iguala a x. Na área da matemática, a raiz quadrada auxilia na resolução de vários problemas, entre eles as equações de segundo grau e o Teorema de Pitágoras.

Relembrando que a raiz quadrada é o inverso da potenciação com expoente dois, temos que:

\[\sqrt{9} = 3\]

então, pela potenciação:

\[3^2 = 9\]

Agora veremos como calcular a raiz quadrada usando a função Sqrt() da classe Math da linguagem C#. Veja o código completo:

using System;

namespace Estudos {
  class Principal {
    // função principal do programa C#
    static void Main(string[] args) {
      // vamos ler o valor
      Console.Write("Informe o valor desejado: ");
      double valor = Double.Parse(Console.ReadLine());

      // vamos calcular a raiz quadrada
      double raiz = Math.Sqrt(valor);
      // e agora mostramos o resultado
      Console.WriteLine("A raiz quadrada do valor informado é: " +
          raiz);
     
      Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código teremos o seguinte resultado:

Informe o valor desejado: 9
A raiz quadrada do valor informado é: 3.0

É importante observar que, se fornecermos um valor negativo para a função Sqrt(), o resultado será NaN (Not a Number, não é um número). Veja:

Informe o valor desejado: -9
A raiz quadrada do valor informado é: NaN


C++ ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos em C++ - Como controlar o acesso a membros de uma classe C++ usando o modificar public

Quantidade de visualizações: 8267 vezes
Membros de uma classe são suas funções e variáveis. A visibilidade de tais membros pode ser controlada, ou seja, algumas funções e variáveis podem ser ocultadas do mundo externo. Este é o princípio de encapsulamento da programação orientada a objetos.

O modificador public define que os membros de uma classe estarão acessíveis a qualquer função fora da classe. Veja um exemplo:

#include <iostream>

using namespace std;

class Cliente{
public:
  char *nome;
};

int main(int argc, char *argv[])
{
  // Cria uma instância da classe Cliente
  Cliente *cliente = new Cliente();

  // Define o nome do cliente
  cliente->nome = "Osmar J. Silva";

  // Obtém o nome do cliente
  cout << "Nome do cliente: " << cliente->nome << "\n\n";

  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}

Como o atributo nome foi declarado na seção public, o código da função main possui acesso a ele sem a necessidade de métodos acessórios (get) ou mutatórios (set).

Quando usamos o modificador public antes do nome de uma classe base (durante a herança), estamos definindo que os membros public e protected da classe base serão public e protected na classe derivada.

O acesso padrão (sem modificador) dos membros de uma classe é private. Em uniões (union) e estruturas (structure), o acesso padrão é public.

O acesso padrão de uma classe base (durante a herança) é private para classes e public para estruturas. Uniões não podem possuir classes bases.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercícios Resolvidos de Java - Um programa que lê a altura e o sexo de uma pessoa e informa seu peso ideal

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que recebe a altura (como double) e o sexo (como um char) de uma pessoa e que calcule e mostre o seu peso ideal. A fórmula a ser utilizada é:

Homens: (72.7 x altura) - 58;
Mulheres: (62.1 x altura) - 44.7

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe sua altura (ex: 1.74): 1.65
Informe o sexo (M ou F): M

Seu peso ideal é: 61.955
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);  
    
    // vamos solicitar a altura e o sexo da pessoa
    System.out.print("Informe sua altura (ex: 1.74): ");
    double altura = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe o sexo (M ou F): ");
    char sexo = entrada.nextLine().charAt(0);
    double pesoIdeal;
    
    // vamos testar o sexo da pessoa
    if(Character.toUpperCase(sexo) == 'M'){ // masculino
      pesoIdeal = (72.7 * altura) - 58;  
    }
    else{ // feminino
      pesoIdeal = (62.1 * altura) - 44.7;  
    }
    
    // vamos mostrar o resultado
    System.out.println("Seu peso ideal é: " + pesoIdeal);
    
    System.out.println("\n");
  }
}



C# ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Como criar um ArrayList de inteiros no C# e percorrer os elementos usando o laço foreach

Quantidade de visualizações: 12935 vezes
Nesta dica mostrarei um código C# direcionado aos programadores que querem aprender a usar a classe ArrayList em seus programas. Trata-se da criação de uma ArrayList de números inteiros.

Depois de criada a lista nós vamos adicionar alguns elementos e depois vamos usar o laço foreach para exibir os valores adicionados.

Veja o código completo:

using System;
using System.Collections;

namespace Estudos {
  class Principal {
    static void Main(string[] args) {
      // Cria o ArrayList
      ArrayList lista = new ArrayList();

      // Adiciona 5 inteiros
      lista.Add(30);
      lista.Add(2);
      lista.Add(98);
      lista.Add(1);
      lista.Add(7);

      // Percorre os elementos da ArrayList
      Console.WriteLine("Os elementos no ArrayList são:\n");
      foreach (int valor in lista) {
        Console.Write("{0} ", valor);
      }

      Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Os elementos no ArrayList são:

30 2 98 1 7


Delphi ::: Dicas & Truques ::: MIDI Musical Instrument Digital Interface, Mapeamento e sequenciamento MIDI, Entrada e saída MIDI

Como retornar uma lista dos dispositivos de saída MIDI no sistema usando Delphi

Quantidade de visualizações: 11281 vezes
Em algumas ocasiões nós precisamos obter uma lista dos dispositivos de saída MIDI no sistema, talvez com o propósito de selecionar um determinado dispositivo em uma ListBox ou ComboBox. O trecho de código abaixo mostra como isso pode ser feito.

O primeiro passo é declarar uma variável do tipo TMidiOutCaps. Este registro está declarado na unit MMSystem.pas e é uma tradução da estrutura MIDIOUTCAPS da API do Windows. Entre outros tipos de dados, esta estrutura possui um membro szPname que retorna o nome do dispositivo. Na unit MMSystem.pas este membro está declarado como array[0..MAXPNAMELEN-1] of AnsiChar, ou seja, uma matriz de AnsiChar que será preenchida pela API do Windows e terá seu final marcado com o caractere null (NULL terminated string). Note a conversão deste valor para o tipo String no momento de inserí-lo no ComboBox. Em versões anteriores do Delphi (estou escrevendo este código no Delphi 2009) podíamos usar a função StrPas() para esta finalidade.

O passo seguinte é obter a quantidade de dispositivos de saída MIDI. Isso é feito com uma chamada à função midiOutGetNumDevs da API do Windows. Uma vez obtida a quantidade de dispositivos nós usamos um laço for e, no corpo deste laço, usamos o valor da variável de controle i para efetuar uma chamada à função midiOutGetDevCaps(), também da API do Windows:

midiOutGetDevCaps(i, @MidiOutCaps, sizeof(TMidiOutCaps));

Esta função recebe o identificador do dispositivo (um valor inteiro começando em 0 e indo até a quantidade de dispositivos - 1), um ponteiro para um registro MidiOutCaps e o tamanho em bytes do registro. Se a função for executada com sucesso, o registro MidiOutCaps será preenchido com várias informações úteis, tais como o nome do dispositivo, o ID do fabricante, o ID do produto, versão do driver, tipo do dispositivo MIDI, número de vozes suportadas, número máximo de notas que podem ser tocadas simultaneamente, etc.

Para finalizar, nós acessamos o campo szPname do registro MidiOutCaps e o adicionamos no ComboBox. Veja o código completo a seguir:

procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject);
var
  i: Integer;
  MidiOutCaps: TMidiOutCaps; // este registro (record) está definido em MMSystem.pas
  erro: Word;
begin
  // uses MMSystem

  ComboBox2.Clear;
  // midiOutGetNumDevs retorna a quantidade de dispositivos de saída MIDI no sistema
  for i := 0 to midiOutGetNumDevs - 1 do
  begin
    // vamos obter o dispositivo identificado pela variável i (uDeviceID)
    erro := midiOutGetDevCaps(i, @MidiOutCaps, sizeof(TMidiOutCaps));
    if erro <> MMSYSERR_NOERROR then
       raise Exception.Create('Não foi possível obter a lista de dispositivos ' +
         'de saída MIDI');

    // vamos adicionar o nome do dispositivo no ComboBox
    ComboBox2.Items.Add(StrPas(MidiOutCaps.szPname));
  end;
end;

Ao executar este código o ComboBox será preenchido com valores semelhantes à:

Microsoft GS Wavetable SW Synth
MPU-401

Nas demais dicas relacionadas a este assunto você deverá sempre indicar o dispositivo de saída MIDI. Geralmente você poderá fornecer os valores 0 ou 1 para as funções MIDI que pedem o ID do dispositivo de saída.

Para fins de compatibilidade esta dica ou anotação foi escrita usando Delphi 2009.


Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como renomear um arquivo em Java usando a função renameTo() da classe File

Quantidade de visualizações: 167 vezes
Nesta dica eu mostro como podemos tirar proveito do método renameTo() da classe File do Java para renomear arquivos. Lembre-se de que a classe File está no pacote java.io. Além disso, não coloquei try...catch no exemplo. Faça isso caso você deseje usar este código em aplicações reais.

Veja o código completo:

package arquivodecodigos;

import java.io.File;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // arquivo com o nome antigo
    File arquivo1 = new File("c:\\java\\Conectar.java");
     
    // arquivo com o novo nome
    File arquivo2 = new File("c:\\java\\Conectar2.java");
     
    boolean ok = arquivo1.renameTo(arquivo2);
    if(ok){
      System.out.println("Arquivo renomeado com sucesso.");
    }
    else{
      System.out.println("Nao foi possivel renomear o arquivo.");
    }
  }
}

Se o arquivo puder se renomeado com sucesso você verá a mensagem:

Arquivo renomeado com sucesso.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como chamar uma função de callback para os elementos individuais de um array usando a função forEach() - Vetores e matrizes em JavaScript

Quantidade de visualizações: 1917 vezes
O método forEach(), adicionado à linguagem JavaScript por meio do ECMAScript 5 (JavaScript 5, ECMAScript 2009, ES5) é usado quando queremos acessar os elementos de um vetor individualmente e chamar, para cada um deles, uma função de callback personalizada.

Veja no trecho de código abaixo como usar a função forEach() para obter a soma de todos os elementos maiores ou iguais a 20:

<script type="text/javascript">
  function obterSoma(valor, indice, vetor){
    if(valor >= 20){
      soma = soma + valor;
    }
  }  

  var valores = new Array(21, 5, 30, 7, 12, 3);
  // vamos obter a soma dos valores maiores ou iguais a 20
  var soma = 0;
  // percorremos os elementos do vetor individualmente
  valores.forEach(obterSoma);  
  window.alert("A soma é: " + soma);
</script>

Uma função passada para o método forEach() pode conter os seguintes argumentos (nessa mesma ordem):

a) O valor do item;
b) O índice do item (opcional);
c) O vetor a partir do qual o método forEach() está sendo chamado (opcional).

Veja mais um código no qual obtemos a soma dos elementos cujos valores sejam maiores que seu antecessor (com exceção do primeiro elemento):

<script type="text/javascript">
  function obterSoma(valor, indice, vetor){
    if(indice == 0){
      soma = soma + valor;
    }
    else{
      if(valor > vetor[indice - 1]){
        soma = soma + valor;  
      } 
    }
  }  

  var valores = new Array(8, 5, 30, 7, 12, 3);
  // vamos dos elementos cujos valores sejam   
  // maiores que seu antecessor (com exceção do
  // primeiro elemento)
  var soma = 0;
  // percorremos os elementos do vetor individualmente
  valores.forEach(obterSoma);  
  window.alert("A soma é: " + soma);
</script>

O resultado será 50, pois obtemos a soma dos valores 8, 30 e 12.


GoLang ::: Fundamentos da Linguagem ::: Laços de Repetição

Como usar o laço for em GoLang - O laço for da linguagem Go

Quantidade de visualizações: 985 vezes
Como todas (ou praticamente todas) as linguagens de programação, a GoLang também possui o seu laço for, ou loop for. Este laço é usado para repetir uma ou mais instruções quando sabemos exatamente quantas vezes essa repetição ocorrerá.

Em Go, o laço for é composto de três partes: inicialização, teste de continuidade e incremento ou decremento da variável de controle. Na parte da inicialização nós declaramos e inicializamos as variáveis que serão usadas dentro da estrutura. O teste de continuidade é a parte na qual verificamos se o laço deverá continuar repetindo ou encerrar. Finalmente, a parte de incremento ou decremento é usada para ajustarmos a variável de controle do laço.

Veja, por exemplo, como escrever um laço for em GoLang que contará de 1 até 10, escrevendo os números na tela:

// pacote principal
package main

// vamos importar o módulo de formatação de
// entrada e saída
import "fmt"

// esta é a função principal do programa
func main() {
  for i := 1; i <= 10; i++ {  
    fmt.Printf("%d  ", i)  
  }  
}

Ao executar este código Go nós teremos o seguinte resultado:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

O laço for da linguagem GoLang nos permite omitir as partes da inicialização e de incremento ou decremento, embora esse tipo de código não seja muito usual.

Veja um trecho de código no qual usamos o laço for da linguagem Go para contar de 10 até 0 (omitindo a parte da inicialização da variável de controle):

// pacote principal
package main

// vamos importar o módulo de formatação de
// entrada e saída
import "fmt"

// esta é a função principal do programa
func main() {
  i := 10 // definimos o valor inicial aqui
  
  for ; i >= 0; i-- {  
    fmt.Printf("%d  ", i)  
  }  
}

Ao executarmos este código Go nós teremos o seguinte resultado:

10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0

Veja, agora, uma modificação do código acima. Desta vez eu omiti a parte de incremento ou decremento da variável de controle:

// pacote principal
package main

// vamos importar o módulo de formatação de
// entrada e saída
import "fmt"

// esta é a função principal do programa
func main() {
  for i := 10; i >= 0; {  
    fmt.Printf("%d  ", i)
    i--	
  }  
}


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