![]() |
|
||||
![]() Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. |
|||||
C# ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados |
Como usar os tipos de dados byte e sbyte da linguagem C#Quantidade de visualizações: 15362 vezes |
O tipo de dados byte é usado quando queremos armazenar valores inteiros na faixa de 0 a 255, ou seja, valores inteiros apenas positivos. Veja um exemplo de declaração e definição de uma variável deste tipo:// uma variável do tipo byte byte valor = 45; O tipo byte (que possui 8 bits não sinalizados) é um apelido C# para o tipo System.Byte da plataforma .NET. Note que quando inicializamos uma variável do tipo byte com um literal inteiro, este valor é convertido implicitamente de int para byte. Se o valor sendo definido for maior que a faixa permitida, o programa não compilará. Veja: // valor fora da faixa suportada pelo tipo byte byte valor = 290; Ao tentarmos compilar esta linha teremos o seguinte erro: Constant value '290' cannot be converted to a 'byte' Quando se trata de conversões implícitas, um valor do tipo byte pode ser convertido, sem a necessidade de cast, para os tipos short, ushort, int, uint, long, ulong, float, double ou decimal. Veja: // variável do tipo byte byte valor = 28; // variável do tipo float float valor2 = valor; O caminho oposto não é verdade, ou seja, não é possível atribuir uma variável do tipo short à uma variável do tipo byte. Veja: // variável do tipo short short valor = 50; // variável do tipo byte byte valor2 = valor; // mensagem de erro de compilação Cannot implicitly convert type 'short' to 'byte'. An explicit conversion exists (are you missing a cast?) Esta conversão não é possível, ainda que o valor contido na variável do tipo short esteja na faixa aceitável pelo tipo byte. Neste caso, um cast (conversão explícita) se faz necessário: // variável do tipo short short valor = 50; // variável do tipo byte byte valor2 = (byte)valor; Resumindo, nenhum outro tipo de dados em C# pode ser convertido para o tipo byte implicitamente. Se quiser fazê-lo, use uma conversão explícita (cast). O tipo sbyte, por sua vez, pode armazenar valores inteiros na faixa de -128 até 127 e possui 8 bits sinalizados. Este tipo é um apelido C# para o tipo de dados System.SByte da plataforma .NET. Veja um exemplo de seu uso: static void Main(string[] args){ // variável do tipo sbyte sbyte valor = -45; // exibe o resultado Console.WriteLine("O valor da variável é: " + valor); // pausa o programa Console.ReadKey(); } Note que, a exemplo de byte, o tipo sbyte também é governado por algumas regras de conversão e atribuição de valores literais. Há uma conversão implícita de sbyte para os tipos short, int, long, float, double e decimal. A conversão de qualquer outro tipo de dados para o tipo sbyte só pode ser feita por meio de cast (conversão explícita). |
R ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
R para Matemática e Estatística - Como calcular desvio padrão usando a função sd() da linguagem RQuantidade de visualizações: 2281 vezes |
Em Matemática e Estatística, o Desvio Padrão (em inglês: Standard Deviation) é uma medida de dispersão, ou seja, é uma medida que indica o quanto um conjunto de dados é uniforme. Quando o desvio padrão é baixo, isso quer dizer que os dados do conjunto estão mais próximos da média. Como calcular o desvio padrão de um conjunto de dados? Vamos começar analisando a fórmula mais difundida na matemática e na estatística: \[\sigma = \sqrt{ \frac{\sum_{i=1}^N (x_i -\mu)^2}{N}}\] Onde: a) __$\sigma__$ é o desvio; b) __$x_i__$ é um valor qualquer no conjunto de dados na posição i; c) __$\mu__$ é a média aritmética dos valores do conjunto de dados; d) N é a quantidade de valores no conjunto. O somatório dentro da raiz quadrada nos diz que devemos somar todos os elementos do conjunto, desde a posição 1 até a posição n, subtrair cada valor pela média do conjunto e elevar ao quadrado. Obtida a soma, nós a dividimos pelo tamanho do conjunto. Porém, se usarmos a linguagem R, todos estes cálculos se tornam desnecessários, pois temos a função sd(), que recebe uma lista de valores numéricos e retorna o desvio padrão correspondente. Veja: > valores <- c(10, 30, 90, 30) [ENTER] > desvio_padrao <- sd(valores) [ENTER] > paste("O desvio padrão é:", desvio_padrao) [ENTER] [1] "O desvio padrão é: 34.6410161513775" > Ao executar estes comandos R nós teremos o seguinte resultado: O desvio padrão é: 34.6410161513775 Note que a função sd() da linguagem R retorna o Desvio Padrão Populacional, e não o Desvio Padrão Amostral. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como usar a função min() do PHP para obter o menor entre dois ou mais valoresQuantidade de visualizações: 7689 vezes |
A função min() do PHP é útil quando precisamos obter o menor entre dois ou mais valores. Veja um exemplo de seu uso:<? // vamos usar a função min() para obter o menor // entre três valores inteiros $menor = min(5, 12, 4); // vamos exibir o resultado echo "O menor valor é: " . $menor; ?> Quando executamos este exemplo temos o seguinte resultado: O menor valor é: 4 Veja que é possível também fornecer uma matriz para a função min(). Neste caso a função retornará o elemento com o menor valor na matriz. Veja: <? // vamos usar a função min() para obter o elemento // com menor valor em uma matriz // vamos criar uma matriz com cinco elementos $valores = array(9, 3, 21, 49, 2); // vamos obter o menor elemento $menor = min($valores); // vamos exibir o resultado echo "O menor valor é: " . $menor; ?> Ao executar este exemplo você terá o seguinte resultado: O menor valor é: 2 |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular desvio padrão em Delphi - Delphi para Matemática e EstatísticaQuantidade de visualizações: 2219 vezes |
Em Matemática e Estatística, o Desvio padrão (em inglês: Standard Deviation) é uma medida de dispersão, ou seja, é uma medida que indica o quanto um conjunto de dados é uniforme. Quando o desvio padrão é baixo, isso quer dizer que os dados do conjunto estão mais próximos da média. Como calcular o desvio padrão de um conjunto de dados? Vamos começar analisando a fórmula mais difundida na matemática e na estatística: \[\sigma = \sqrt{ \frac{\sum_{i=1}^N (x_i -\mu)^2}{N}}\] Onde: a) __$\sigma__$ é o desvio; b) __$x_i__$ é um valor qualquer no conjunto de dados na posição i; c) __$\mu__$ é a média aritmética dos valores do conjunto de dados; d) N é a quantidade de valores no conjunto. O somatório dentro da raiz quadrada nos diz que devemos somar todos os elementos do conjunto, desde a posição 1 até a posição n, subtrair cada valor pela média do conjunto e elevar ao quadrado. Obtida a soma, nós a dividimos pelo tamanho do conjunto. Veja o código Delphi completo que obtém o desvio padrão a partir de um conjunto de dados contendo quatro valores: // Algoritmo Delphi para calcular desvio padrão program estudos_delphi; {$APPTYPE CONSOLE} uses SysUtils, Math; var // conjunto de dados conjunto: array[1..4] of double = (10, 30, 90, 30); soma: double; // Soma dos elementos desvio_padrao: double; // Desvio padrão tam: integer; // Tamanho dos dados media: double; // média i: integer; begin soma := 0.0; desvio_padrao := 0.0; tam := 4; // vamos somar todos os elementos for i := 1 to tam do begin soma := soma + conjunto[i]; end; // agora obtemos a média do conjunto de dados media := soma / tam; // e finalmente obtemos o desvio padrão for i := 1 to tam do begin // não esqueça de adicionar a unit Math desvio_padrao := desvio_padrao + Power(conjunto[i] - media, 2); end; // mostramos o resultado WriteLn('Desvio Padrão Populacional: ' + FloatToStr(Sqrt(desvio_padrao / tam))); WriteLn('Desvio Padrão Amostral: ' + FloatToStr(Sqrt(desvio_padrao / (tam - 1)))); WriteLn; Write('Pressione Enter para sair...'); ReadLn; end. Ao executar este código Delphi nós teremos o seguinte resultado: Desvio Padrão Populacional: 30.0 Desvio Padrão Amostral: 34.64101615137755 Veja que, para calcular o Desvio Padrão Populacional, nós dividimos o somatório pela quantidade de elementos no conjunto, enquanto, para calcular o Desvio Padrão Amostral, nós dividimos o somatório pela quantidade de elementos - 1 (cuidado com a divisão por zero no caso de um conjunto com apenas um elemento). |
C# ::: Windows Forms ::: TextBox |
C# Windows Forms Avançado - Como rolar as linhas de um TextBox para cima uma de cada vez usando a API do WindowsQuantidade de visualizações: 7641 vezes |
Em algumas situações gostaríamos de rolar para cima o conteúdo de um TextBox de múltiplas linhas uma linha de cada vez. Para isso podemos usar a API do Windows, mais especificamente a mensagem WM_VSCROLL com o valor SB_LINEUP para seu parâmetro wParam. O valor do parâmetro lParam é zero. Veja um trecho de código que rola para cima o conteúdo de um TextBox uma linha de cada vez. Antes de executar este exemplo, tenha a certeza de ter um TextBox de múltiplas, com barras de rolagem e conteúdo que force o aparecimento das barras de rolagem. Comece adicionando a linha: using System.Runtime.InteropServices; na seção de usings do seu formulário ou classe. Em seguida adicione o trecho de código abaixo no corpo da classe, como um método: [DllImport("user32.dll", EntryPoint = "SendMessage", CharSet = CharSet.Auto, SetLastError = true)] private static extern IntPtr SendMessage(IntPtr hWnd, uint Msg, IntPtr wParam, IntPtr lParam); Finalmente coloque o código abaixo no evento Click de um botão: private void button2_Click(object sender, EventArgs e){ // antes de executar este exemplo certifique-se de que // a propriedade Multiline do TextBox esteja definida // como true e a propriedade ScrollBars contenha o valor // Vertical ou Both textBox1.Multiline = true; textBox1.ScrollBars = ScrollBars.Vertical; // constante para a mensagem WM_VSCROLL const uint WM_VSCROLL = 0x115; // constante para o parâmetro wParam const int SB_LINEUP = 0; // handle para a caixa de texto IntPtr handle = textBox1.Handle; IntPtr wParam = (IntPtr)SB_LINEUP; IntPtr lParam = IntPtr.Zero; // vamos fazer com que o TextBox role uma linha para cima SendMessage(textBox1.Handle, WM_VSCROLL, wParam, lParam); } |
JavaScript ::: Web APIs (APIs Web) ::: MediaDevices Interface (Interface MediaDevices) |
Como acessar as mídias do usuário em JavaScript usando a função getUserMedia() da interface MediaDevicesQuantidade de visualizações: 2806 vezes |
O método getUserMedia() da interface MediaDevices nos permite acessar as entradas de mídias do usuários, tais como áudio e vídeo. Isso facilita o desenvolvimento de aplicações muito interessantes, a saber, tirar foto usando a webcam, gravar áudio a partir do microfone, gravar vídeo a partir da webcam, etc. No entanto, antes de usar o MediaStream retornado pelo método getUserMedia(), é importante saber que o usuário deverá dar a sua permissão. Assim, sempre que o método getUserMedia() é chamado, uma janela de informação é mostrada para que o usuário concorde ou não em permitir o acesso às suas mídias. Veja, por exemplo, como solicitar acesso à webcam/câmera do usuário: <!DOCTYPE html> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" /> <title>A interface MediaDevices</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> async function obterMediaUsuario(){ // vamos obter o stream var stream = null; try{ stream = await navigator.mediaDevices.getUserMedia({video: true}); window.alert("A mídia para vídeo foi obtida com sucesso."); // agora podemos fazer algo com o stream aqui } catch(erro){ window.alert("Houve um erro: " + erro); } } // o browser suporta o MediaDevices? if(navigator.mediaDevices){ obterMediaUsuario() } else{ window.alert("O navegador não suporta o MediaDevices"); } </script> </body> </html> Veja que usamos uma função assíncrona para getUserMedia(). Isso é necessário porque esta função retorna uma Promise que, em caso de sucesso, será convertida em um objeto MediaStream. Se o usuário não permitir o acesso, um erro do tipo NotAllowedError ou NotFoundError será retornado. Alguns navegadores só permitem o uso do método getUserMedia() em ambiente seguro HTTPS ou localhost. Em mais dicas dessa seção você verá como tirar proveito do MediaStream retornado pela função getUserMedia() e também como tratar melhor os erros retornados. |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Modificadores |
Programação Orientada a Objetos em Java - Como usar o modificador de acesso public da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 10077 vezes |
O modificador de acesso public é aquele que permite o maior grau de acesso a um recurso Java (um recurso é uma classe, um método ou uma variável). O único modificador de acesso permitido a uma classe não interna é public. Não é permitido usar outro modificador. Na ausência do modificador public, o acesso à classe será de pacote (package). Quando usamos este modificador, as classes, métodos e variáveis podem ser acessadas a partir de qualquer outra classe sem qualquer restrição. Além disso, um método public pode ser sobrescrito (sofrer override) por qualquer subclasse da classe que o declara. O método main() da aplicação é declarado public para que o ambiente de execução Java tenha acesso a ele. Declará-lo de outra forma fará com que a execução da aplicação se torne impossível. Veja um exemplo de uma classe Java pública, com uma variável de instância pública e um método também público: package arquivodecodigos; // uma classe pública public class Cliente { // uma variável pública public int codigo; // um construtor público public Cliente(){ this.codigo = 532; } // um método público public int obterCodigoCliente(){ return this.codigo; } } |
R ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o comprimento da hipotenusa em R dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascenteQuantidade de visualizações: 1109 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar a linguagem R para retornar o comprimento da hipotenusa dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascente. Vamos começar analisando a imagem a seguir:![]() Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados. Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras): \[c^2 = a^2 + b^2\] Tudo que temos a fazer a converter esta fórmula para código R (um script do R). Veja: a <- 20 # medida do cateto oposto b <- 30 # medida do cateto adjascente # agora vamos calcular o comprimento da hipotenusa c <- sqrt(a ^ 2 + b ^ 2) # e mostramos o resultado paste("O comprimento da hipotenusa é:", c) Ao executar este código R (script do R) nós teremos o seguinte resultado: [1] "O comprimento da hipotenusa é: 36.0555127546399" Como podemos ver, o resultado retornado com o código R confere com os valores da imagem apresentada. |
jQuery ::: Dicas & Truques ::: Manipulação e Conteúdo Dinâmico |
Como definir o conteúdo de um elemento HTML usando o método text() do jQueryQuantidade de visualizações: 7345 vezes |
O método text("conteudo") nos permite definir o conteúdo de um elemento HTML de forma muito simplificada. Veja um trecho de código que define o conteúdo de uma DIV com o id "div_1": <script type="text/javascript"> <!-- function definirTexto(){ var texto = "Veja este texto"; // Define o texto para o elemento DIV $('#div_1').text(texto); } //--> </script> Lembre-se de que este método atuará em todos os elementos retornados sob uma determinada condição. Observe ainda que este método substitui "<" e ">" por "<" e ">". O retorno deste método é um objeto jQuery, que pode ser usado para possíveis encadeamentos de chamadas de métodos. |
C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular a massa de um corpo dada sua energia cinética e sua velocidade usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 2656 vezes |
Na Física, a energia cinética em um objeto é a energia que ele possui devido ao seu movimento. Isso é definido como o trabalho necessário para acelerar um corpo de massa em repouso para que este adquira velocidade. Tendo ganho essa energia durante a aceleração, o corpo mantém essa energia cinética a menos que a sua velocidade mude. A mesma quantidade de trabalho é produzida por um corpo desacelerando da sua velocidade atual para um estado de repouso. Os carros de uma montanha-russa atingem sua energia cinética máxima quando estão no fundo de sua trajetória. Quando eles começam a subir, a energia cinética começa a ser convertida em energia potencial gravitacional, mas, se forem assumidos atritos insignificantes e outros fatores de atraso, a quantidade total de energia no sistema permanece constante. A fórmula para obtenção da massa de um corpo, quando temos a sua energia cinética e a sua velocidade é: \[ \text{m} = \frac{\text{2} \cdot E_c}{v^2} \] Onde: m ? massa do corpo (em kg). Ec ? energia cinética (em joule, J). v ? velocidade do corpo (em m/s). Vamos ver um exemplo agora? Observe o seguinte enunciado: 1) Uma bola de golfe está viajando a uma velocidade de 50m/s, e possui energia cinética de 75J. Qual é a sua massa? Note que o exercício nos dá a velocidade já em m/s, evitando a necessidade da conversão de km/h para m/s. Temos também a energia cinética já em sua medida apropriada. Assim, só precisamos jogar na fórmula. Veja o código C completo para este cálculo: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]){ // velocidade (em m/s) float velocidade = 50; // em m/s // energia cinética float energia_cinetica = 75; // em joule // e então calculamos a massa do corpo float massa = (2 * energia_cinetica) / pow(velocidade, 2); // mostramos o resultado printf("A massa do corpo é: %fkg", massa); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A massa do corpo é: 0.060000kg (ou 0.060000 x 1000 = 60 gramas). |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
Python - Como inserir uma determinada quantidade de espaços à esquerda de um valor numérico usando Python Java - Como carregar uma imagem em um BufferedImage do Java usando o método read() da classe ImageIO Java - Java Swing Avançado - Como exibir imagens nas células de uma JTable em suas aplicações Java Swing |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |