Java ::: Dicas & Truques ::: Fuso Horários |
Como representar fuso horário em Java usando a classe TimeZoneQuantidade de visualizações: 13080 vezes |
A classe abstrata TimeZone (do pacote java.util) representa um determinado fuso horário e também identifica o horário de verão (daylight savings) de um determinado país ou região. Veja sua posição na hierarquia de classes Java:java.lang.Object java.util.TimeZone A melhor forma de entender o fuso horário, é consultando suas configurações regionais no Painel de Controle de seu sistema. É comum, em máquinas brasileiras encontrarmos o fuso horário "GMT -03:00 - Brasilia". Isso quer dizer que a hora oficial do Brasil é -3 horas em relação ao horário de Greenwich, Londres. Não podemos nos esquecer do horário de verão, que reduz esta diferença para -2 horas na maior parte do país. Por padrão, A JVM detecta e trabalha com o fuso horário da máquina na qual está sendo executada. Veja um trecho de código que obtém este TimeZone padrão: import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ TimeZone timeZone = TimeZone.getDefault(); System.out.println(timeZone.getDisplayName()); System.out.println(timeZone.getID()); } } Ao executar este código você terá um resultado semelhante à: Brasilia Time America/Sao_Paulo Aqui nós usamos o método estático getDefault() para retornar o TimeZone padrão e os métodos de instância getDisplayName() e getID() para obter as informações sobre o fuso horário. |
C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Matemática e Estatística |
Exercícios Resolvidos de C# - Como calcular juros simples em C# - Um programa C# que lê o valor principal, o tempoQuantidade de visualizações: 708 vezes |
Pergunta/Tarefa: Saber como escrever um programa C# que recebe o valor principal, o tempo e a taxa de juros e retorna os juros simples a serem pagos ou recebidos é uma habilidade que todo programador deve aprender em algum ponto de sua carreira. Sendo assim, escreva um algoritmo em C# que pede para o usuário informar um valor a ser pago ou recebido, o tempo em dias, meses ou anos e a taxa de juros (sem dividi-la por 100) e retorne os juros simples a serem pagos ou recebidos. Note que, se você quiser mostrar o valor total a ser pago ou recebido, basta somar os juros ao valor principal. Antes, porém, veja a fórmula do cálculo de juros simples: \[\text{Juros} = \frac{\text{C} \times \text{i} \times \text{t}}{100}\] Onde: C é o valor a ser pago ou a ser recebido; i é a taxa de juros (sem dividir por 100); t é o tempo em dias, meses, anos, etc. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor principal: 600 Taxa de juros: 12 Informe o tempo: 5 Juros a serem pagos ou recebidos: 360.0 Veja a resolução comentada deste exercício usando C#: using System; namespace Estudos { class Principal { // função principal do programa C# static void Main(string[] args) { // vamos ler o valor principal Console.Write("Informe o valor principal: "); double principal = Double.Parse(Console.ReadLine()); // agora vamos ler a taxa de juros Console.Write("Taxa de juros: "); double taxa = Double.Parse(Console.ReadLine()); // finalmente o tempo em dias, meses, anos, etc Console.Write("Informe o tempo: "); int tempo = Int32.Parse(Console.ReadLine()); // vamos calcular os juros double juros = (principal * taxa * tempo) / 100; // e mostramos o resultado Console.WriteLine("Juros a serem pagos ou recebidos: " + juros); Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } |
HTML5 ::: Canvas Element ::: Linhas |
Computação gráfica usando HTML 5 - Como usar o método lineTo() do objeto Canvas do HTML5 para desenhar retasQuantidade de visualizações: 2915 vezes |
O método lineTo() do objeto Canvas do HTML5 nos permite desenhar linhas retas entre um ponto x e um ponto y. Para isso, usamos o método moveTo() para mover a caneta (ou pena) de desenho para um coordenada x, y e a partir deste ponto nós especificamos as coordenadas x, y para a outra extremidade da linha. O trecho de código a seguir desenha uma linha saindo das coordenadas x = 20, y = 20 e chegando até x = 300, y = 150. Veja: contexto.moveTo(20, 20); // move a caneta para x, y contexto.lineTo(300, 150); // coordenadas x, y E aqui estão os códigos HTML e JavaScript para o exemplo completo: <!doctype html> <html> <head> <title>O objeto Canvas do HTML5</title> </head> <body> <Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas> <script type="text/javascript"> // obtemos uma referência ao elemento Canvas var canvas = document.getElementById("canvas1"); // obtemos o contexto de desenho var contexto = canvas.getContext("2d"); contexto.beginPath(); // inicia ou reseta o caminho anterior contexto.moveTo(20, 20); // move a caneta para x, y contexto.lineTo(300, 150); // coordenadas x, y contexto.stroke(); // finaliza o desenho </script> </body> </html> Ao abrir esta página HTML nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
AutoCAD .NET API C# ::: Dicas & Truques ::: Linha, Linhas, Comando LINE |
Como selecionar uma linha no AutoCAD e mostrar a equação da reta correspondente usando AutoCAD .NET C# APIQuantidade de visualizações: 535 vezes |
Em algumas situações nós queremos posicionar pontos ou outros desenhos em cima de uma linha, ou seja, em cima de uma reta. Uma das melhores formas de fazer isso é obtendo a equação reduzida da reta e usar as coordenadas x e y correspondentes. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito usando a AutoCAD .NET C# API. O primeiro passo é pedir para o usuário selecionar a linha na área de desenho do AutoCAD usando doc.Editor.GetEntity(). Em seguida nós obtemos as coordenadas iniciais e finais da linha usando as propriedades StartPoint e EndPoint do objeto AcadLine. Para finalizar nós calculamos a equação reduzida da reta e exibimos o resultado. Fique atento ao código que calcula o coeficiente angular e linear da reta. Considere o caso em que o coeficiente angular ou linear é igual a 0. Veja o código AutoCAD .NET API C# completo para o exemplo: using System; using Autodesk.AutoCAD.Runtime; using Autodesk.AutoCAD.ApplicationServices; using Autodesk.AutoCAD.DatabaseServices; using Autodesk.AutoCAD.Geometry; using Autodesk.AutoCAD.EditorInput; [assembly: CommandClass(typeof(PluginEstudos.Class1))] namespace PluginEstudos { public class Class1 { [CommandMethod("estudos")] public void Estudos() { // vamos obter o documento atual Document doc = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument; // vamos obter a base de dados Database db = doc.Database; // opções da seleção PromptEntityOptions opcoes = new PromptEntityOptions("\nSelecione uma linha: "); // obtemos o resultado da seleção PromptEntityResult resultado = doc.Editor.GetEntity(opcoes); // a seleção foi feita com sucesso if (resultado.Status != PromptStatus.OK) { Application.ShowAlertDialog("Nenhum elemento selecionado."); return; } // obtemos o id do objeto selecionado ObjectId id_objeto = resultado.ObjectId; // iniciamos uma transação using (Transaction trans = db.TransactionManager.StartTransaction()) { BlockTable tabela_blocos; BlockTableRecord reg_tabela_blocos; // obtemos a entidade selecionada Entity ent = trans.GetObject(id_objeto, OpenMode.ForWrite) as Entity; // a entidade selecionada é uma linha if (ent is Line) { Line linha = ent as Line; // vamos obter o ponto inicial da linha Point3d ponto_inicial = linha.StartPoint; // vamos obter o ponto final da linha Point3d ponto_final = linha.EndPoint; string sinal = "+"; // vamos calcular o coeficiente angular da reta Double m = (ponto_final.Y - ponto_inicial.Y) / (ponto_final.X - ponto_inicial.X); // vamos calcular o coeficiente linear double n = ponto_inicial.Y - (m * ponto_inicial.X); // coeficiente linear menor que zero? O sinal será negativo if (n < 0) { sinal = "-"; n = n * -1; } // abre o model space para escrita tabela_blocos = trans.GetObject(db.BlockTableId, OpenMode.ForRead) as BlockTable; reg_tabela_blocos = trans.GetObject(tabela_blocos[BlockTableRecord.ModelSpace], OpenMode.ForWrite) as BlockTableRecord; // vamos calcular as coordenadas x e y do ponto médio que // será usado para posicionar o texto double x = (ponto_inicial.X + ponto_final.X) / 2; double y = (ponto_inicial.Y + ponto_final.Y) / 2; // criamos um novo texto DBText texto = new DBText(); texto.TextString = "y = " + m.ToString("0.00") + "x" + " " + sinal + " " + n.ToString("0.00"); texto.SetDatabaseDefaults(); texto.Height = 5; texto.Position = new Point3d(x, y - texto.Height, 0); // adicionamos o texto no desenho reg_tabela_blocos.AppendEntity(texto); trans.AddNewlyCreatedDBObject(texto, true); } else { Application.ShowAlertDialog("Você não selecionou uma linha."); } // salvamos a transação trans.Commit(); } } } } Ao executar este código AutoCAD .NET C# API e selecionar uma linha nós teremos um resultado parecido com: Selecione uma linha [Usuário seleciona a linha] [Mostra a equação reduzida da reta como um texto posicionado no ponto médio da linha] Como forma de testar ainda mais o código, defina um valor para o x e experimente plotar um ponto na área de desenho do AutoCAD. Você verá que o ponto cai exatamente em cima da linha, ou seja, da reta que a representa. |
Java ::: Java para Engenharia ::: Unidades de Medida |
Como converter Quilograma-Força para Newton em Java - Java para FísicaQuantidade de visualizações: 461 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos efetuar a conversão de Quilograma-Força para Newton usando Java. Este cálculo é comum quando estamos tentando resolver problemas de Física usando programação. Antes de continuarmos, vamos revisar estas duas unidades de medida. O Quilograma-Força (kgf) é a unidade de medida de uma força que faz um objeto com uma massa de 1 kg acelerar em um metro por segundo ao quadrado (1 m/s2). O Newton é a unidade utilizada para medir força no Sistema Internacional de Unidades (SI). Agora vamos à fórmula para transformar Quilograma-Força em Newton. Veja: \[\text{Newton} = \text{Quilograma-Força} \cdot 9,8 \] Note que só precisamos multiplicar Quilograma-Força por 9,8 para obtermos o resultado em Newton. Vamos ver um exemplo? Veja um código Java completo que pede para o usuário informar um valor em Quilograma-Força e o converte para Newton: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema double kgf, newton; // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler o valor em Quilograma-Força System.out.print("Informe o valor em kgf: "); kgf = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // agora vamos fazer a conversão para Newton newton = kgf * 9.80665; // e mostramos o resultado System.out.println("O resultado é: " + newton + " N"); } } Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor em kgf: 50 O resultado é: 490.3325 N |
C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: STL Vector C++ |
Exercício Resolvido de C++ - Escreva um programa C++ com uma função chamada possui_numeros() que recebe um Vector de strings como argumentoQuantidade de visualizações: 370 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C++ com uma função chamada possui_numeros() que recebe um Vector de strings como argumento e retorna outro Vector contendo apenas as strings que possuem um ou mais números. Se nenhuma das strings recebidas passar no teste, retorne um Vector vazio. Sua saída deverá ser parecida com: Elementos do Vector original: livro mesa7 cami45sa porta Palavras que possuem um ou mais números: mesa7 cami45sa Veja a resolução comentada deste exercício em C++: #include <iostream> #include <vector> using namespace std; // função que recebe um vetor de strings e retorna // outro vector contendo apenas as strings que possuem // um ou mais números vector<string> possui_numeros(vector<string> palavras) { // para guardar o resultado vector<string> resultado; // vamos percorrer os itens do vector recebido for(string palavra : palavras) { // agora percorremos os caracteres de cada string for(char carac : palavra) { // é um caractere? if(isdigit(carac)) { // adicionamos no segundo vector resultado.push_back(palavra); break; } } } // retorna o vector obtido return resultado; } // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // vamos criar um vector de palavras vector<string> palavras = {"livro", "mesa7", "cami45sa", "porta"}; // vamos mostrar o conteúdo do vector original cout << "Elementos do Vector original:\n"; for (string palavra : palavras) { cout << palavra << " "; } // agora obtemos um vector com as palavras que contenham um ou mais // números vector<string> resultado = possui_numeros(palavras); // e mostramos o resultado cout << "\n\nPalavras que possuem um ou mais números:\n"; for (string palavra : resultado) { cout << palavra << " "; } cout << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como excluir diretórios em Delphi usando a função RemoveDir()Quantidade de visualizações: 15615 vezes |
Em algumas situações nossas aplicações Delphi precisam remover diretórios. Isso pode ser feito com o auxílio da função RemoveDir() da unit SysUtils. Esta função recebe uma string representando o diretório a ser excluído e retorna um valor true se o diretório foi excluído com sucesso e false em caso contrário. Para que o diretório seja excluído com sucesso ele deverá estar vazio. Veja um trecho de código no qual usamos a função RemoveDir() para remover um diretório: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var diretorio: String; begin // vamos excluir o diretório abaixo diretorio := 'C:\estudos_delphi\arquivo'; if RemoveDir(diretorio) then ShowMessage('Diretório excluído com sucesso.') else ShowMessage('Não foi possível excluir o diretório.'); end; Ao executar este código Delphi nós teremos o seguinte resultado: Diretório excluído com sucesso. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
JavaScript ::: JavaScript para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular a norma ou módulo de vetores nos espaços R2 e R3 usando JavaScript - Geometria Analítica e Álgebra Linear usando JavaScriptQuantidade de visualizações: 2516 vezes |
Em Geometria Analítica e Álgebra Linear, a magnitude, norma, comprimento, tamanho ou módulo (também chamado de intensidade na Física) de um vetor é o seu comprimento, que pode ser calculado por meio da distância de seu ponto final a partir da origem, no nosso caso (0,0). Considere o seguinte vetor no plano, ou seja, no espaço bidimensional, ou R2: \[\vec{v} = \left(7, 6\right)\] Aqui este vetor se inicia na origem (0, 0) e vai até as coordenadas (x = 7) e (y = 6). Veja sua plotagem no plano 2D: ![]() Note que na imagem já temos todas as informações que precisamos, ou seja, o tamanho desse vetor é 9 (arredondado) e ele faz um ângulo de 41º (graus) com o eixo x positivo. Em linguagem mais adequada da trigonometria, podemos dizer que a medida do cateto oposto é 6, a medida do cateto adjacente é 7 e a medida da hipotenusa (que já calculei para você) é 9. Note que já mostrei também o ângulo theta (__$\theta__$) entre a hipotenusa e o cateto adjacente, o que nos dá a inclinação da reta representada pelos pontos (0, 0) e (7, 6). Relembrando nossas aulas de trigonometria nos tempos do colegial, temos que o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos, ou seja, o Teorema de Pitágoras: \[a^2 = b^2 + c^2\] Como sabemos que a potenciação é o inverso da radiciação, podemos escrever essa fórmula da seguinte maneira: \[a = \sqrt{b^2 + c^2}\] Passando para os valores x e y que já temos: \[a = \sqrt{7^2 + 6^2}\] Podemos comprovar que o resultado é 9,21 (que arredondei para 9). Não se esqueça da notação de módulo ao apresentar o resultado final: \[\left|\vec{v}\right| = \sqrt{7^2 + 6^2}\] E aqui está o código JavaScript que nos permite informar os valores x e y do vetor e obter o seu comprimento, tamanho ou módulo: <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos declarar os valores x e y var x = 7; var y = 6; // vamos calcular a norma do vetor var norma = Math.sqrt(Math.pow(x, 2) + Math.pow(y, 2)); // mostra o resultado document.writeln("A norma do vetor é: " + norma); </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: A norma do vetor é: 9.219544457292887 Novamente note que arredondei o comprimento do vetor para melhor visualização no gráfico. Para calcular a norma de um vetor no espaço, ou seja, no R3, basta acrescentar o componente z no cálculo. |
MySQL ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como retornar apenas a parte DATE de campos DATE, DATETIME ou TIMESTAMP no MySQL usando a função DATE()Quantidade de visualizações: 12539 vezes |
A função DATE() nos permite obter a parte DATE de uma expressão DATE, DATETIME ou TIMESTAMP. Veja seu uso:SELECT DATE(NOW()) Suponhamos que você tenha um campo DATETIME com o valor 2008-03-30 02:30:15. A query: SELECT DATE(data_hora_compra) FROM tabela_estudos retornará 2008-03-30. |
C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Como usar o tipo de dados int da linguagem C++Quantidade de visualizações: 10779 vezes |
O tipo de dados int da linguagem C++ é usado quando queremos representar números inteiros, ou seja, sem partes fracionárias. Veja um trecho de código demonstrando seu uso (note que estes estudos foram feitos no Windows XP - 32 bits - usando Dev-C++):#include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // declara uma variável do tipo int int idade = 45; cout << "A idade é: " << idade << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } A capacidade de armazenamento do tipo int depende da arquitetura na qual o programa está sendo executado. Uma forma muito comum de descobrir esta capacidade é usar os símbolos INT_MIN e INT_MAX, definidos no header climits (limits.h). Veja: #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ cout << "Valor mínimo: " << INT_MIN << "\n"; cout << "Valor máximo: " << INT_MAX << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este programa você terá um resultado parecido com: Valor mínimo: -2147483648 Valor máximo: 2147483647 Veja que o tipo inteiro aceita valores positivos e negativos. Tudo que você tem a fazer é tomar todo o cuidado para que os valores atribuidos a variáveis deste tipo não ultrapassem a faixa permitida. Veja um trecho de código que provoca o que chamamos de transbordamento (overflow): #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ int soma = INT_MAX + 2; cout << "Resultado: " << soma << "\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Este programa exibirá o seguinte resultado: Resultado: -2147483647 Note que este não é o resultado esperado, visto que INT_MAX + 2 deveria retornar: 2147483647 + 2 = 2147483649 Porém, como o valor máximo que pode ser armazenado em um int é 2147483647, o procedimento adotado pelo compilador foi tornar o número negativo e subtrair 1. É claro que, se você testar este código em arquiteturas diferentes o resultado poderá ser diferente do exemplificado aqui. Em termos de bytes, é comum o tipo int ser armazenado em 4 bytes, o que resulta em 32 bits (um byte é formado por 8 bits, lembra?). Veja um trecho de código que mostra como usar o operador sizeof() para determinar a quantidade de bytes necessários para armazenar um variável do tipo int: #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ cout << "Tamanho de um int: " << sizeof(int) << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } O resultado da execução deste código será algo como: Tamanho de um int: 4 bytes |
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