MySQL ::: Dicas & Truques ::: Chaves, Índices e Restrições de Integridade Referencial |
Como criar chaves estrangeiras no MySQL - Como criar Foreign Keys em tabelas do MySQLQuantidade de visualizações: 89679 vezes |
O que é chave estrangeira (foreign key)? O papel da chave estrangeira é manter uma referência a um registro presente em outra tabela. Imagine o seguinte cenário. Temos uma tabela livros e uma tabela autores. Neste cenário, um autor pode escrever vários livros e um livro pode ser escrito somente por um determinado autor. Aqui temos uma relação 1:N, ou seja, um para muitos: um autor pode escrever zero, um ou vários livros. Comece analisando a tabela autores: Field Type Null Key Default Extra id int(10) unsigned NO PRI - auto_increment nome varchar(45) NO - email varchar(45) NO - CREATE TABLE autores( id int(10) unsigned NOT NULL auto_increment, nome varchar(45) NOT NULL, email varchar(45) NOT NULL, PRIMARY KEY(id) )ENGINE=InnoDB; Analise agora a tabela livros: Field Type Null Key Default Extra id int(10) unsigned NO PRI - auto_increment titulo varchar(45) NO - paginas int(10) unsigned NO - id_autor int(10) unsigned NO - CREATE TABLE livros( id INTEGER UNSIGNED NOT NULL DEFAULT NULL AUTO_INCREMENT, titulo VARCHAR(45) NOT NULL, paginas INTEGER UNSIGNED NOT NULL, id_autor INTEGER UNSIGNED NOT NULL, PRIMARY KEY(id) )ENGINE = InnoDB; O campo id é do tipo int, auto-incremento e foi marcado como chave primária. Dessa forma, o campo id identifica unicamente cada livro. O campo id_autor é do tipo int e sua função é guardar o id do autor que escreveu um determinado livro. Ao trazer o valor do campo id da tabela autores para o campo id_autor da tabela livros nós estamos relacionando as duas tabelas. O campo id_autor, neste cenário, é a chave estrangeira, pois seu valor sempre refletirá o valor do campo id da tabela autores (a única exceção é quando queremos deixar, temporariamente, um livro sem autor). Lembre-se, em uma relação 1:N, a chave estrangeira, em geral, ficará no lado N da relação. Integridade Referencial (Restrições de Chave Estrangeira) - Referential Integrity (Foreign Key Constraints) Imagine agora que você inseriu alguns registros na tabela autores e na tabela livros. Todas as vezes que o valor do campo id_autor na tabela livros for igual ao valor do campo id na tabela autores nós estaremos criando um relação autor-livro. É possível, a qualquer momento, listar um livro e saber de imediato o id do seu autor (isso permite fazer um join com a tabela autores para obter os dados do respectivo autor). Mas, o que acontecerá se excluirmos um registro na tabela autores e, mais tarde, descobrirmos que o campo id_autor da tabela livros guardava uma referência para o autor excluído? Teremos a quebra da integridade referencial. Para evitar tais situações, é responsabilidade do programador escrever códigos de verificações para prevenir estas ocorrências. Os bancos de dados, e principalmente o MySQL, possuem mecanismos para reforçar esta proteção: restrições de chave estrangeira. As restrições de chave estrangeira asseguram duas situações possíveis: 1) Não permitir que um autor seja excluído quando qualquer livro possuir uma referência a ele; 2) Se o autor for excluído, todos os livros que o referenciam também o serão. Definindo a chave estrangeira na tabela livros usando o atributo CONSTRAINT FOREIGN KEY REFERENCES Vamos agora reescrever o comando DDL CREATE TABLE para a tabela livros de forma a aplicar as restrições de chaves estrangeiras. Veja a nova versão: CREATE TABLE livros( id INTEGER UNSIGNED NOT NULL DEFAULT NULL AUTO_INCREMENT, titulo VARCHAR(45) NOT NULL, paginas INTEGER UNSIGNED NOT NULL, id_autor INTEGER UNSIGNED NOT NULL, PRIMARY KEY(id), CONSTRAINT livros_autores FOREIGN KEY(id_autor) REFERENCES autores(id) )ENGINE = InnoDB; A estrutura da tabela livros será alterada para aquela mostrada abaixo: Field Type Null Key Default Extra id int(10) unsigned NO PRI - auto_increment titulo varchar(45) NO - paginas int(10) unsigned NO - id_autor int(10) unsigned NO MUL - ErrorNr. 1451: Cannot delete or update a parent row: a foreign key constraint fails (`estudos/livros`, CONSTRAINT `livros_autores` FOREIGN KEY (`id_autor`) REFERENCES `autores` (`id`)) Em mais dicas desta seção você aprenderá a usar as cláusulas ON DELETE e ON UPDATE e as ações RESTRICT, SET NULL, CASCADE e NO ACTION. Todas estas cláusulas e ações são usadas para reforçar a integridade referencial de suas bases de dados. |
C# ::: Windows Forms ::: ListBox |
Como pesquisar e retornar o índice de um item na ListBox do C# Windows FormsQuantidade de visualizações: 8839 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos pesquisar um valor em uma ListBox do C# Windows Forms. Se o item pesquisado estiver na lista nós vamos retornar o índice de sua ocorrência. Veja o código completo para o exemplo, disparado a partir do evento Click de um botão Button: private void button2_Click(object sender, EventArgs e) { // pesquisa um item na ListBox int pos = listBox1.Items.IndexOf("São Paulo"); if (pos > -1){ MessageBox.Show("O item pesquisado foi encontrado na posição " + pos); } else{ MessageBox.Show("O item pesquisado não foi encontrado"); } } |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como adicionar itens ao final de um array em Ruby usando a função push()Quantidade de visualizações: 7912 vezes |
Em algumas situações nós precisamos adicionar novos elementos ao final de um array em Ruby. Para isso nós podemos usar a função push() do objeto Array. Veja como isso pode ser feito no código abaixo: # vamos criar um array de nomes nomes = [] # Lê entrada até que o valor -1 seja # fornecido loop do print "Digite um nome (-1 para sair): " nome = gets.chomp # vamos adicionar este nome no final do # array if nome != "-1" nomes.push(nome) # adiciona o nome ao array end # vamos sair do laço se o valor for "-1" if nome == "-1" break end end # Exibe todos os valores do array puts "\nOs nomes fornecidos foram:" nomes.each do | nome | puts nome end Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Digite um nome (-1 para sair): MARCELO Digite um nome (-1 para sair): JOANA Digite um nome (-1 para sair): OSMAR Digite um nome (-1 para sair): JAQUELINE Digite um nome (-1 para sair): -1 Os nomes fornecidos foram: MARCELO JOANA OSMAR JAQUELINE |
Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como converter de binário para decimal usando o método parseInt() da classe Integer da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 15859 vezes |
Nesta dica eu mostro como podemos usar o método parseInt() da classe Integer do Java para converter um valor binário em um valor decimal. Para isso só precisamos forcecer o valor 2 como segundo argumento para o método parseInt(). Veja o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ String binario = "00000110"; // efetua a conversão de binário para // decimal int decimal = Integer.parseInt(binario, 2); // exibe o resultado System.out.println("O valor binário " + binario + " convertido para decimal é: " + decimal); System.exit(0); } } Ao executar este exemplo nós teremos o seguinte resultado: O valor binário 00000110 convertido para decimal é: 6 |
Java ::: Dicas & Truques ::: Threads |
Threads em Java - Como usar a interface Runnable da Java API em suas aplicaçõesQuantidade de visualizações: 17883 vezes |
A interface pública Runnable deve ser implementada em nossas classes quando queremos que instâncias destas possam ser executadas por uma thread. Esta interface está no pacote java.lang e entre as classes que a implementam podemos citar AsyncBoxView.ChildState, FutureTask, RenderableImageProducer, Thread e TimerTask. Esta interface apresenta apenas um método, a saber: public void run(); Este interface foi idealizada para fornecer um protocolo comum para objetos que têm como objetivo executar determinadas porções de código enquanto ativos. Por exemplo, Runnable é implementada pela classe Thread. Estar ativa significa que uma thread foi iniciada e ainda não finalizou sua tarefa. Além disso, a interface Runnable fornece meios para que uma classe esteja ativa sem fazer sub-classe de Thread. Uma classe que implementa Runnable pode ser executada sem fazer sub-classe de Thread criando-se uma instância de Thread e fornecendo tal classe como alvo. Na maioria dos casos, a interface Runnable deve ser usada se estivermos planejando apenas sobrescrever o método run() e nenhum outro método da classe Thread. Isso é importante, uma vez que não devemos extender classes a menos que tenhamos a intenção de modificar ou extender o comportamento fundamental da classe. Veja uma aplicação na qual temos uma classe que implementa Runnable. Note como criamos instâncias de Thread e fornecemos nossa classe como alvo: // criamos uma classe que servirá como thread class MinhaThread implements Runnable{ private String nome; public MinhaThread(String nome){ this.nome = nome; } public void run(){ for(int i = 1; i <= 20; i++){ System.out.println(nome + ": " + i); } } } public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos criar duas threads MinhaThread mt1 = new MinhaThread("Thread 1"); Thread t1 = new Thread(mt1); t1.start(); MinhaThread mt2 = new MinhaThread("Thread 2"); Thread t2 = new Thread(mt2); t2.start(); System.exit(0); } } |
Python ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como testar se um ponto está dentro de um círculo em Python - Desenvolvimento de Games com PythonQuantidade de visualizações: 1253 vezes |
Quando estamos trabalhando com computação gráfica, geometria e trigonometria ou desenvolvimento de jogos em Python, é comum precisarmos verificar se um determinado ponto (uma coordenada x, y) está contido dentro de um círculo. Para melhor entendimento, veja a imagem a seguir: ![]() Veja que temos um círculo com raio igual a 115 e com centro nas coordenadas (x = 205; y = 166). Temos também dois pontos. O ponto vermelho está nas coordenadas (x = 140; y = 90) e o ponto azul está nas coordenadas (x = 330; y = 500. Como podemos ver na imagem, o ponto vermelho está dentro do círculo, enquanto o ponto azul está fora. E nosso intenção nesta dica é escrever o código Python que permite fazer essa verificação. Tenha em mente que está técnica é muito útil para o teste de colisões no desenvolvimento de games. Veja o código completo para o exemplo: # vamos importar o módulo Math import math # vamos declarar a classe Circulo class Circulo: # construtor da classe def __init__(self, xc, yc, raio): self.xc = xc self.yc = yc self.raio = raio # agora vamos declarar a classe Ponto class Ponto: def __init__(self, x, y): self.x = x # coordenada x self.y = y # coordenada y # método principal def main(): # vamos criar um objeto Circulo c = Circulo(205, 166, 115) # vamos criar um objeto Ponto p = Ponto(140, 90) # vamos verificar se o ponto está dentro do # círculo dx = p.x - c.xc; dy = p.y - c.yc; if((math.pow(dx, 2) + math.pow(dy, 2)) < math.pow(c.raio, 2)): print("O ponto está dentro do círculo") else: print("O ponto NÃO está dentro do círculo") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: O ponto está dentro do círculo. Experimente com círculos de raios e coordenadas centrais diferentes e também com pontos em várias coordenadas e veja como os resultados são interessantes. |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Pandas Python Library |
Exercício Resolvido de Python Pandas - Como testar se um DataFrame do Pandas possui algum valor não informadoQuantidade de visualizações: 786 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dado o seguinte arquivo CSV (carros.csv): Marca;Modelo;Ano;Valor;Vendido Fiat;Sienna;2010;23500.00;S Volkswagen;Polo;2009;31453.00;N Volkswagen;;2001;19200.00;S Fiat;Palio;1995;7500.00;S Honda;Civic;;42000.00;S Renault;Sandero;2010;52000.00;N Escreva um programa Python Pandas que carrega este arquivo .csv em um DataFrame, exiba o seu conteúdo e informe se o DataFrame contém algum valor não informado para qualquer uma das colunas. Analisando o arquivo vemos que há dois valores ausentes: o modelo do veículo na quarta linha e o ano do veículo na sexta linha. Sua saída deverá ser parecida com: Os dados do DataFrame são: Marca Modelo Ano Valor Vendido 0 Fiat Sienna 2010.0 23500.0 S 1 Volkswagen Polo 2009.0 31453.0 N 2 Volkswagen NaN 2001.0 19200.0 S 3 Fiat Palio 1995.0 7500.0 S 4 Honda Civic NaN 42000.0 S 5 Renault Sandero 2010.0 52000.0 N Há valores ausentes no DataFrame Veja a resolução comentada deste exercício em Python: # importamos a biblioteca Pandas import pandas as pd def main(): # vamos carregar os dados do arquivo .csv df = pd.read_csv("C:\\estudos_python\\carros.csv", delimiter=";") # vamos mostrar o DataFrame resultante print("Os dados do DataFrame são:\n") print(df) # vamos testar se existe algum valor ausenta em alguma # das colunas do DataFrame if df.isnull().values.any(): print("\nHá valores ausentes no DataFrame") else: print("\nNão existe valores ausentes no DataFrame") if __name__== "__main__": main() |
C# ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como gerar um número aleatório usando a função Next() da classe Random do C#Quantidade de visualizações: 23833 vezes |
Este exemplo mostra como gerar números randômicos usando C#. Para isso nós vamos usar o método Next() da classe Random. Este método retorna um número inteiro maior ou igual a zero e menor que a constante MaxValue (cujo valor é 2.147.483.647). Observe que cada chamada a Next() gera um número aleatório diferente, não havendo a necessidade de criar um novo objeto da classe Random para cada número desejado. Eis o código: static void Main(string[] args){ // cria um objeto da classe Random Random rnd = new Random(); // gera o número aleatório na faixa // 0 até MaxValue (2.147.483.647) int numero = rnd.Next(); // exibe o resultado Console.Write("O número gerado foi: {0}", numero); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: O número gerado foi: 504 |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercícios Resolvidos de Python - Uma função recursiva que conta quantas vezes um valor inteiro k ocorre em um vetor de inteirosQuantidade de visualizações: 574 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva uma função recursiva em Python que conta quantas vezes um valor inteiro k ocorre em um vetor de 10 inteiros. Sua função deverá ter a seguinte assinatura: # função recursiva que recebe um valor e informa quantas vezes # ele aparece no vetor também informado def quant_repeticoes(indice, valor, vetor): # sua implementação aqui Sua saída deverá ser parecida com: Informe o 1 valor: 2 Informe o 2 valor: 7 Informe o 3 valor: 4 Informe o 4 valor: 7 Informe o 5 valor: 1 Informe o valor a ser pesquisado no vetor: 7 O valor informado se repete 2 vezes. Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: # método principal def main(): # vamos declarar um vetor de 10 inteiros valores = [0 for x in range(5)] # vamos pedir ao usuário que informe os valores do vetor for i in range(len(valores)): valores[i] = int(input("Informe o %d.o valor: " % ((i + 1)))) # agora vamos pedir para informar o valor a ser pesquisado valor = int(input("\nInforme o valor a ser pesquisado no vetor: ")) # e vamos ver a quantidade de repetições repeticoes = quant_repeticoes(0, valor, valores) print("O valor informado se repete {0} vezes.".format(repeticoes)) # função recursiva que recebe um valor e informa quantas vezes # ele aparece no vetor também informado def quant_repeticoes(indice, valor, vetor): if indice == len(vetor) - 1: # caso base...hora de parar a recursividade if vetor[indice] == valor: return 1 # mais um repetição foi encontrada else: # dispara mais uma chamada recursiva if vetor[indice] == valor: # houve mais uma repetição return 1 + quant_repeticoes(indice + 1, valor, vetor) else: return 0 + quant_repeticoes(indice + 1, valor, vetor) # não repetiu return 0 # só para deixar o compilador satisfeito...esta linha nunca é executada if __name__== "__main__": main() |
Java ::: Java Swing - JTable e classes relacionadas ::: JTable |
Como aplicar cores alternadas às linhas de uma JTable do Java SwingQuantidade de visualizações: 255 vezes |
Nesta dica eu mostrarei como aplicar o tão falado "efeito zebrinha" nas linhas de uma tabela JTable do Java Swing. A técnica é muito simples é, uma vez aprendida, possibilita a criação de códigos cada vez mais interessantes. Veja como efetuo uma chamada ao método prepareRenderer() para obter um Component representando a célula que está sendo renderizada. Se o índice da linha da célula for par e não estiver selecionada, nós efetuamos uma chamada à setBackground() da classe Component para definir a sua cor de fundo. Veja o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import java.awt.*; import javax.swing.table.*; public class Estudos extends JFrame { public Estudos() { super("Exemplo de uma tabela com efeito zebrinha"); // colunas da tabela String[] colunas = {"Cidade", "Estado", "Habitantes"}; // conteúdo da tabela Object[][] conteudo = { {"Goiânia", "GO", "43.023.432"}, {"São Paulo", "SP", "5.343.234"}, {"Rio de Janeiro", "RJ", "6.434.212"}, {"Jussara", "GO", "87.454"}, {"Barra do Garças", "MT", "64.344"} }; // constrói a tabela final JTable tabela = new JTable(conteudo, colunas) { @Override public Component prepareRenderer(TableCellRenderer renderer, int rowIndex, int vColIndex) { Component c = super.prepareRenderer(renderer, rowIndex, vColIndex); if (rowIndex % 2 == 0 && !isCellSelected(rowIndex, vColIndex)) { c.setBackground(Color.YELLOW); } else { c.setBackground(getBackground()); } return c; } }; tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new Dimension(350, 150)); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout()); JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela); c.add(scrollPane); setSize(400, 300); setVisible(true); } public static void main(String args[]) { Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Ao executar este código Java Swing nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
VB.NET - Como contar as ocorrências de um caractere em uma string em VB.NET usando o método IndexOf() PHP - Datas e horas em PHP - Como subtrair horas de uma data usando a função mktime() da linguagem PHP C# - Como remover um elemento em uma determinada posição de uma List<T> do C# usando a função RemoveAt() |
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Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
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