Delphi ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Tutorial Delphi para iniciantes: Como usar o laço while do Delphi

Quantidade de visualizações: 26300 vezes
O laço while do Delphi é usado quando queremos que um bloco de instruções seja executado enquanto uma condição for satisfeita. Assim, todas as iterações do laço serão resultados de um teste condicional. Veja um exemplo:

procedure TForm1.Button3Click(Sender: TObject);
var
  i: Integer; // variável de controle
begin
  // este laço contará de 0 até 10
  i := 0;

  while i <= 10 do
    begin
      ShowMessage(IntToStr(i)); // a mensagem será exibida 10 vezes
      Inc(i); // vamos incrementar a variável de controle
    end;
end;

Aqui nós temos uma variável i que tem seu valor inicial definido como 0. Ao entrarmos no laço while nós verificamos se o valor desta variável é menor ou igual a 10. Se este teste for verdadeiro o laço é executado pela primeira vez. Dentro do laço nós aumentamos o valor da variável de controle em 1. Isso é feito de forma a evitar um laço infinito. O laço então prossegue para a próxima iteração, que ocorre somente após a verificação do resultado do teste condicional. Isso nos mostra que um laço while pode nunca ser executado (casos nos quais o teste de continuidade do laço falha já na primeira iteração).

Veja agora um exemplo no qual usamos um laço while para contar de 10 até 0:

procedure TForm1.Button3Click(Sender: TObject);
var
  i: Integer; // variável de controle
begin
  // este laço contará de 10 até 0
  i := 10;

  while i >= 0 do
    begin
      ShowMessage(IntToStr(i)); // a mensagem será exibida 10 vezes
      Dec(i); // vamos decrementar a variável de controle
    end;
end;

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Dart ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercício Resolvido de Dart - Escreva um programa Dart que usa o laço for para desenhar um padrão de diamante de estrelas

Quantidade de visualizações: 1301 vezes
Pergunta/Tarefa:

Neste exercício para a prática da linguagem Dart você deverá usar o laço for para desenhar o famoso padrão de diamante de estrelas. Você pode também usar o laço while, se assim você o desejar.

O programa deverá pedir que o usuário informe a quantidade de linhas que marcará a metade do diamante.

Seu programa deve apresentar a seguinte saída:

Informe a quantidade de linhas: 5
    *
   ***
  *****
 *******
*********
 *******
  *****
   ***
    *
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Dart:

// Vamos importar a biblioteca dart:io
import "dart:io";

void main(){
  // variáveis que vamos usar na resolução do problema
  int linhas, estrelas, espacos;
  
  // vamos pedir a quantidade de linhas 
  stdout.write("Informe a quantidade de linhas: ");
  // vamos ler a entrada do usuário
  linhas = int.parse(stdin.readLineSync());
  
  estrelas = 1; // começamos com uma estrela (no topo do diamante)
  // se linhas for igual a 5 nós começamos com 4 espaços
  espacos = linhas - 1;  
	
  // repete duas vezes a quantidade de linhas informadas
  for(int i = 1; i < linhas * 2; i++){
    // vamos imprimir os espaços
    for(int j = 1; j <= espacos; j++){
      stdout.write(" ");
    }
        
    // agora vamos imprimir estrelas
    for(int j = 1; j < estrelas * 2; j++){
      stdout.write("*");
    }
		    
    // passamos para a próxima linha
    stdout.write("\n");
        
    if(i < linhas){ // é a parte superior do diamante
      espacos--; // diminui os espaços
      estrelas++; // e aumenta as estrelas
    }
    else{ // é a parte inferior do diamente
      espacos++; // aumenta os espaços
      estrelas--; // e diminui as estrelas
    }
  }
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercício Resolvido de Java - Como rotacionar os elementos de um vetor de inteiros n vezes para a direita - Solução usando força-bruta

Quantidade de visualizações: 624 vezes
Pergunta/Tarefa:

Dado o vetor:

// vamos criar um vetor de inteiros
int valores[] = {1, 6, 9, 3, 7, 8, 5, 2};
Escreva um método Java que rotaciona este vetor para a direita um determinado número de casas. A função deverá receber o array e um inteiro indicando o número de rotações, ou seja, o número de vezes que os elementos do vetor serão movimentados para a direita.

Sua saída deverá ser parecida com:

Array na ordem original:
1 6 9 3 7 8 5 2 

Rotação do vetor depois do passo 1:
2 1 6 9 3 7 8 5 

Rotação do vetor depois do passo 2:
5 2 1 6 9 3 7 8 

Rotação do vetor depois do passo 3:
8 5 2 1 6 9 3 7 

Array depois de rotacionar 3 vezes:
8 5 2 1 6 9 3 7
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Java:

package estudos;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos criar um vetor de inteiros
    int valores[] = {1, 6, 9, 3, 7, 8, 5, 2};
    
    // mostramos o array na ordem original
    System.out.println("Array na ordem original:");
    exibirVetor(valores);
    
    // vamos rotacionar o array 3 casas para a direita
    valores = rotacionarArray(valores, 3);
    
    // e mostramos o resultado
    System.out.println("Array depois de rotacionar 3 vezes:");
    exibirVetor(valores);
  }
  
  // método usado para exibir o array
  public static void exibirVetor(int []vetor){
    // percorremos cada elemento do vetor
    for (int i = 0; i < vetor.length; i++) {
      System.out.print(vetor[i] + " ");
    }
    System.out.println("\n");
  }
  
  // método que recebe um vetor de inteiros e o rotaciona um
  // determinado número de vezes
  public static int[] rotacionarArray(int[] vetor, int n) {
    // um laço externo que repete a mesma quantidade de n
    for (int i = 0; i < n; i++) {
      // começamos no último elemento e regredimos até
      // o segundo elemento do vetor
      for (int j = vetor.length - 1; j > 0; j--) {
        // avançamos um elemento de cada vez para
        // a direita
        int temp = vetor[j];
        vetor[j] = vetor[j - 1];
        vetor[j - 1] = temp;
      }  

      // mostramos o progresso
      System.out.println("Rotação do vetor depois do passo " + (i + 1) + ":");
      exibirVetor(vetor);
    }
    return vetor;
  }
}

A solução que apresentamos aqui usa a força-bruta, isto é, uma solução não otimizada e pouco recomendada para arrays com um número exagerado de elementos. Por ser força-bruta, o laço interno percorre todos os elementos do vetor, trocando-os de lugares. Em outras dicas do site nós colocamos versões melhoradas deste código.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercício Resolvido de Java - Usando o laço do...while para pedir ao usuário para informar números inteiros e calcular a quantidade de números positivos, negativos, a soma e a média

Quantidade de visualizações: 9607 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que usa o laço do...while para ler números inteiros até que o valor lido seja igual a 0. Em seguida mostre a quantidade de valores positivos e negativos, a soma dos valores e a média aritmética (sem incluir o valor 0 na contagem e no cálculo da média). A média deverá ser exibida como um valor de ponto flutuante.

Sua saída deverá ser parecida com a mostrada abaixo:

Informe um número inteiro (0 para sair): 5
Informe um número inteiro (0 para sair): -4
Informe um número inteiro (0 para sair): 3
Informe um número inteiro (0 para sair): 8
Informe um número inteiro (0 para sair): -2
Informe um número inteiro (0 para sair): 0
Quantidade de números positivos: 3
Quantidade de números negativos: 2
A soma dos números lidos é: 10
A média aritmética é: 2.0
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package exercicios;

import java.util.Scanner;

public class Exercicios {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
      
    // declaração das variáveis
    int numero, quantLidos = 0, soma = 0;
    int quantPositivos = 0, quantNegativos = 0;
      
    // laço do...while que repetirá até que o usuário informe o valor 0
    do {
      // lê o primeiro ou próximo número
      System.out.print("Informe um número inteiro (0 para sair): ");
      numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine());

      if(numero > 0){ // o número é positivo?
        quantPositivos++;
      }
      else if(numero < 0){ // o número é negativo?
        quantNegativos++;
      }

      // soma este número à soma já existente
      soma += numero;
      // aumenta a contagem dos números lidos
      if(numero != 0){ // não incluir o 0 para sair do programa na contagem
        quantLidos++;
      }
    }
    while(numero != 0); // condição de parada do laço

    if(quantLidos == 0){
      System.out.println("Você não informou nenhum número.");
    }
    else{
      System.out.println("Quantidade de números positivos: " + quantPositivos);
      System.out.println("Quantidade de números negativos: " + quantNegativos);
      System.out.println("A soma dos números lidos é: " + soma);
      System.out.println("A média aritmética é: " + ((soma * 1.0) / quantLidos));
      
      // note a multiplicação de soma por 1.0 para gerar um valor de ponto flutuante
      // antes da divisão
    }    
  }
}



C# ::: Windows Forms ::: TextBox

Como retornar o tamanho do texto de um TextBox em C# Windows Forms usando a propriedade TextLength

Quantidade de visualizações: 9451 vezes
A propriedade TextLength da classe TextBox do C# Windows Forms nos permite obter a quantidade de caracteres digitadas na caixa de texto, o seja, o tamanho da string presente no controle.

Veja um exemplo C# Windows Forms no qual temos um botão button1 e uma caixa de texto textbox1. Ao digitar algum conteúdo e clicar no botão, uma mensagem MessageBox exibirá a quantidade de caracteres digitados:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e) {
  // vamos obter o tamanho do texto do TextBox
  int tamanho = textBox1.TextLength;
  MessageBox.Show("A caixa de texto contém " +
    tamanho + " caracteres.");
}

Ao executar este código C# Windows Forms nós teremos um resultado parecido com:

A caixa de texto contém 10 caracteres.


Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Revit C# Windows Forms

Como criar um formulário Windows Forms a partir do Revit C#

Quantidade de visualizações: 748 vezes
Nesta dica mostrarei os passos necessários para se criar uma aplicação Revit C# contendo uma formulário Windows Forms. O objetivo é demonstrar como o usuário pode interagir com os elementos do formulário para acessar e manipular objetos do Revit a partir de códigos C#.

Antes de continuarmos, veja a janela Windows Forms que criamos logo abaixo:



Veja que temos um formulário contendo 6 Labels e 6 TextBox contendo as coordenadas inicias e finais de uma linha geométrica usada para criar um novo eixo na área de desenho do Revit. Ao informar as coordenadas e clicar o botão Desenhar Eixo, um novo objeto da classe Grid da Revit API é criado e desenhado no documento atual.

Este código é muito útil para iniciantes em programação Revit C# porque mostra como acessar o documento ativo usando ActiveUIDocument e em seguida passar este objeto para uma outra classe C#. De posse deste objeto nós podemos realizar várias tarefas, entre elas criar uma nova linha geométrica usando Line.CreateBound() e, em seguida, criar um novo Grid usando Grid.Create().

Veja o código completo para uma macro chamada Estudos do tipo Aplicativo. Se tiver dificuldades para executar, chama a gente nos contatos na parte superior do site que teremos prazer em ajudá-lo.

Eis a listagem do código C#:

using System;
using Autodesk.Revit.UI;
using Autodesk.Revit.DB;
using Autodesk.Revit.UI.Selection;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Windows.Forms;

namespace Estudos {
  [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes.
    TransactionMode.Manual)]
  [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")]
  public partial class ThisApplication {
    private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) {
      JanelaPrincipal janela = new JanelaPrincipal();
      janela.uidoc = this.ActiveUIDocument;
      janela.ShowDialog();
    }

    private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) {
      // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim
    }

    #region Revit Macros generated code
    private void InternalStartup() {
    this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup);
    this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown);
    }
    #endregion
  }
  
  // classe para representar o formulário
  public class JanelaPrincipal : System.Windows.Forms.Form {
    public UIDocument uidoc;
    public System.Windows.Forms.TextBox txtX0;
    public System.Windows.Forms.TextBox txtY0;    
    public System.Windows.Forms.TextBox txtZ0;
    public System.Windows.Forms.TextBox txtX1;
    public System.Windows.Forms.TextBox txtY1;    
    public System.Windows.Forms.TextBox txtZ1;
    
    // construtor da classe
    public JanelaPrincipal() {
      this.Text = "Meu Formulário Revit C# Windows Forms"; // título da janela 
      this.Width = 390; // largura da janela
      this.Height = 240; // altura da janela
      // define a posição atual da janela
      this.StartPosition = FormStartPosition.CenterScreen;
      
      // vamos criar quatro labels e quatro caixas de texto
      Label label1 = new Label();
      label1.Text = "X Inicial:";
      label1.Location = new System.Drawing.Point(20, 20);
      label1.Height = 15;
      label1.Width = 80;

      Label label2 = new Label();
      label2.Text = "Y Inicial:";
      label2.Location = new System.Drawing.Point(120, 20);
      label2.Height = 15;
      label2.Width = 80;
      
      Label label3 = new Label();
      label3.Text = "Z Inicial:";
      label3.Location = new System.Drawing.Point(220, 20);
      label3.Height = 15;
      label3.Width = 80;
      
      txtX0 = new System.Windows.Forms.TextBox();   
      txtX0.Location = new System.Drawing.Point(20, 40);
      txtX0.Width = 80;
      txtX0.Height = 15;
      
      txtY0 = new System.Windows.Forms.TextBox();   
      txtY0.Location = new System.Drawing.Point(120, 40);
      txtY0.Width = 80;
      txtY0.Height = 15;
      
      txtZ0 = new System.Windows.Forms.TextBox();   
      txtZ0.Location = new System.Drawing.Point(220, 40);
      txtZ0.Width = 80;
      txtZ0.Height = 15;
      
      Label label4 = new Label();
      label4.Text = "X Final:";
      label4.Location = new System.Drawing.Point(20, 80);
      label4.Height = 15;
      label4.Width = 80;

      Label label5 = new Label();
      label5.Text = "Y Final:";
      label5.Location = new System.Drawing.Point(120, 80);
      label5.Height = 15;
      label5.Width = 80;
      
      Label label6 = new Label();
      label6.Text = "Z Final:";
      label6.Location = new System.Drawing.Point(220, 80);
      label6.Height = 15;
      label6.Width = 80;
      
      txtX1 = new System.Windows.Forms.TextBox();   
      txtX1.Location = new System.Drawing.Point(20, 97);
      txtX1.Width = 80;
      txtX1.Height = 15;
      
      txtY1 = new System.Windows.Forms.TextBox();   
      txtY1.Location = new System.Drawing.Point(120, 97);
      txtY1.Width = 80;
      txtY1.Height = 15;
      
      txtZ1 = new System.Windows.Forms.TextBox();   
      txtZ1.Location = new System.Drawing.Point(220, 97);
      txtZ1.Width = 80;
      txtZ1.Height = 15;
      
      // botão que desenha o eixo nas coordenadas indicadas      
      Button button1 = new Button();
      button1.Text = "Desenhar Eixo";
      button1.Location = new System.Drawing.Point(95, 160);
      button1.Width = 150;
      button1.Click += new System.EventHandler(DesenharEixo);
                
      // botão que fecha a janela      
      Button button2 = new Button();
      button2.Text = "Fechar";
      button2.Location = new System.Drawing.Point(265, 160);
      button2.Width = 80;
      button2.Click += new System.EventHandler(FecharJanela);
      
      // adiciona os controles à janela
      this.Controls.Add(label1);
      this.Controls.Add(label2);
      this.Controls.Add(label3);
      this.Controls.Add(label4);
      this.Controls.Add(label5);
      this.Controls.Add(label6);
      this.Controls.Add(txtX0);
      this.Controls.Add(txtY0);
      this.Controls.Add(txtZ0);
      this.Controls.Add(txtX1);
      this.Controls.Add(txtY1);
      this.Controls.Add(txtZ1);
      this.Controls.Add(button1);
      this.Controls.Add(button2);
    }
    
    // função usada para desenhar um novo eixo no documento atual
    private void DesenharEixo(object sender, System.EventArgs e) {
      // primeiro obtemos uma referência ao documento atual
      Document doc = uidoc.Document;
			
      // criamos a linha geométrica para posicionar o eixo 	
      XYZ inicio = new XYZ(Double.Parse(txtX0.Text), Double.Parse(txtY0.Text),
        Double.Parse(txtZ0.Text));
      XYZ final = new XYZ(Double.Parse(txtX1.Text), Double.Parse(txtY1.Text),
        Double.Parse(txtZ1.Text));
     
      // construímos a linha
      Line linhaGeometrica = Line.CreateBound(inicio, final);

      // iniciamos uma nova transação
      using(Transaction t= new Transaction(doc)) {
	t.Start("Criar um novo Grid");
	Grid grid = Grid.Create(doc, linhaGeometrica);
	t.Commit();
      }
    }
    
    // função usada para fechar a janela
    private void FecharJanela(object sender, System.EventArgs e) {
      this.Close();  
    }
  }
}

Não se esqueça de adicionar referências a System.Windows.Forms e System.Drawing. Basta, dentro do SharpDevelop, ir no menu Projeto -> Adicionar Referência.


Java ::: Pacote java.lang ::: String

Java para iniciantes - Como usar o método replace() da classe String para efetuar a substituição de caracteres em uma string

Quantidade de visualizações: 9641 vezes
Em algumas situações gostaríamos de substituir caracteres (não substrings) em uma string. Isso pode ser feito por meio do método replace() da classe String. Veja sua assinatura:

public String replace(char oldChar, char newChar)
O parâmetro oldChar representa o caractere que será substituído pelo valor no parâmetro newChar. Note que todas as ocorrências de oldChar serão substituídas por newChar. O resultado será um novo objeto String com as substituições aplicadas. Se não houver substituições a string atual é retornada.

Veja um trecho de código no qual substituímos todas as letras "a" por "e" e retornamos uma nova string com as substituições:

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    String frase = "Programar em Java é muito bom";
    System.out.println("Frase original: " + frase);
    
    // vamos substituir todas as letras "a" por "e"
    frase = frase.replace('a', 'e');
    System.out.println("Depois da substituição: " + frase);
  }
}

Após a execução deste código teremos o seguinte resultado:

Frase original: Programar em Java é muito bom
Depois da substituição: Progremer em Jeve é muito bom



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade)

Exercícios Resolvidos de Java - Como contar de 10 até 0 usando recursividade em Java - Funções recursivas em Java

Quantidade de visualizações: 6449 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um método recursivo em Java que conta e exibe os valores de 10 até 0. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura:

public static void contarRecursivamente(int n){
  // sua implementação aqui
}
Veja que o método deverá receber o valor 10 e efetuar novas chamadas a si mesmo até que os valores de 10 até 0 sejam exibidos. O ponto de parada da recursividade é a exibição do valor 0.

Sua saída deverá ser parecida com:

10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package exercicio;

public class Exercicio {
  public static void main(String[] args) {
    // efetua uma chamada ao método recursivo
    // fornecendo o primeiro valor
    contarRecursivamente(10);
  }
  
  // método recursivo que conta de 10 até 0;
  public static void contarRecursivamente(int n){
    // vamos exibir o número atual
    System.out.print(n + "  ");
    
    // devemos prosseguir com a recursividade?
    if(n > 0){
      // decrementa o valor de n
      n--;  
      // e faz uma nova chamada recursiva
      contarRecursivamente(n);
    }
  }
}



Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid

Como aplicar cores alternadas às colunas de um TDBGrid do Delphi (efeito zebrinha)

Quantidade de visualizações: 9662 vezes
Em algumas situações gostaríamos de aplicar o efeito zebrinha, ou seja, aplicar cores alternadas às colunas de um controle TDBGrid. Esta técnica é muito útil quando temos grids com várias colunas e queremos facilitar a visualização dos dados por parte dos usuários.

A forma mais comum de se aplicar cores alternadas às colunas do DBGrid é por meio do evento OnDrawColumnCell. Veja o trecho de código abaixo:

procedure TForm3.DBGrid1DrawColumnCell(Sender: TObject; const Rect: TRect;
  DataCol: Integer; Column: TColumn; State: TGridDrawState);
var
  grid: TDBGrid;
begin
  // obtém um referência ao DBGrid
  grid := sender as TDBGrid;

  // o número da coluna é par?
  if Odd(DataCol) then
    grid.Canvas.Brush.Color := clWhite
  else
    grid.Canvas.Brush.Color := clYellow;

  // vamos terminar de colorir a célula
  grid.DefaultDrawColumnCell(Rect, DataCol, Column, State);
end;

Execute este código e verá que a primeira coluna é pintada de branco, a segunda de amarelo, a terceira de branco e assim por diante. Note que neste código eu não tratei a seleção de células, na qual a cor do texto se iguala ao branco do fundo da célula. Veja mais dicas nesta seção para saber como realizar esta tarefa você mesmo.

Fique atento ao fato de que este código aplica as cores alternadas às colunas mesmo se estas forem colunas persistentes com cores já definidas por meio do Object Inspector.

Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009.


C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como concatenar strings em C usando a função strcat() - Aprenda a programar na linguagem C

Quantidade de visualizações: 42359 vezes
Concatenar strings é a operação de anexar uma string a outra. Em C, isso é feito com o auxílio da função strcat(), disponível no header string.h. Esta função recebe a string de destino, a string de origem, anexa a string de destino no final da string de origem e retorna um ponteiro para o resultado final. Veja um exemplo no qual usamos esta função para concatenar três strings:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  char frase1[100] = "Gosto";
  strcat(frase1, " muito de ");
  strcat(frase1, " programar em C");

  // exibe o resultado
  printf("%s\n\n", frase1);

  system("PAUSE");
  return 0;
}


Veja que a string de destino deve ser declarada com um tamanho suficiente para acomodar as strings que serão anexadas a ela. Veja agora um exemplo que usa o ponteiro retornado pela função strcat() para inicializar um ponteiro do tipo char:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  // declara e inicializa duas strings
  char frase1[100] = "Gosto muito de ";
  char frase2[15] = "programar em C";
  char *res = strcat(frase1, frase2);

  // exibe o resultado
  printf("%s\n\n", res);

  system("PAUSE");
  return 0;
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