jQuery ::: Dicas & Truques ::: Atributos ou Propriedades HTML |
Apostila jQuery - Como verificar se um elemento HTML pertence a uma determinada classe usando a função hasClass() do jQueryQuantidade de visualizações: 492 vezes |
Muitas vezes precisamos saber se um elemento HTML pertence a uma determinada classe CSS. Isso pode ser feito com o auxílio do método hasClass() da biblioteca jQuery. Basta passarmos a classe CSS que queremos verificar. Veja como usá-lo no trecho de código abaixo: <script type="text/javascript"> <!-- function pertenceClass(){ // testa se o parágrafo com o id "parag" // pertence à classe "destaque" if($('#parag').hasClass("destaque")) window.alert("Pertence à classe destaque"); else window.alert("NÃO pertence à classe destaque"); } //--> </script> O retorno deste método é um valor boolean (true ou false). |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Java - Como resolver o problema da Subsequência de Soma Máxima em Java usando o Algorítmo de KadaneQuantidade de visualizações: 594 vezes |
Pergunta/Tarefa: O problema do Subvetor Contíguo de Soma Máxima, ou Subarray ou Subsequência de Soma Máxima é um dos algorítmos mais populares na programação dinâmica. Este problema envolve encontrar um subvetor, ou seja, um sub-array contíguo de maior soma possível. Por contíguo entendemos que os elementos da subsequência deverão estar consecutivos no vetor original. O Algorítmo de Kadane, inventado por Jay Kadane em 1977, é um dos favoritos para a resolução deste problema, e deverá ser aplicado na resolução deste exercício. Dado o vetor [-2, 1, -3, 4, -1, 2, 1, -5, 4], encontre a soma máxima da subsequência contígua. Não é exigido mostrar os elementos da sub-sequência, apenas o valor da soma máxima. Sua saída deverá ser parecida com: A soma maxima é: 6 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos criar um array com 9 elementos int valores[] = {-2, 1, -3, 4, -1, 2, 1, -5, 4}; // agora usamos o algoritmo de Kadane para encontrar // a maior soma consecutiva int soma_maxima = kadane(valores); System.out.println("A soma maxima é: " + soma_maxima); } // método que recebe um array e usa o algoritmo de Kadane // para retornar a maior soma consecutiva public static int kadane(int vetor[]){ // ajustamos max_atual para 0 e max_total para -1 int max_atual = 0, max_total = -1; // um laço for que percorre todos os elementos do // vetor, do primeiro até o último for(int i = 0; i < vetor.length; i++){ // max_atual recebe ele mesmo mais o valor // do elemento no índice i max_atual = max_atual + vetor[i]; // se max_atual for negativo nós o ajustamos // para zero novamente if(max_atual < 0){ max_atual = 0; } // se max_atual for maior que max_total então // max_total recebe o valor de max_atual if(max_atual > max_total){ max_total = max_atual; } } // e retornamos a soma máxima return max_total; } } |
Android Java ::: androidx.appcompat.app ::: AppCompatActivity |
Como usar o método startActivity() da classe Activity ou AppCompatActivity do Android para mudar de telasQuantidade de visualizações: 1993 vezes |
Por mais simples que nossas aplicações Android sejam, elas serão compostas de duas ou mais telas, ou seja, duas ou mais Activity ou AppCompatActivity. Nesta dica mostrarei como usar o método startActivity() dessas duas classes para levar o usuário da primeira tela para a segunda. Lembre-se de que AppCompatActivity herda de Activity e, nos dias atuais, é a classe preferida para representar as telas individuais das aplicações Android. Comece criando um novo projeto no Android Studio. Escolha Empty Activity e dê o nome "App Duas Telas" ao projeto. Observe que o Android Studio já criou uma Activity ou AppCompatActivity com o nome MainActivity.java. Vamos nos certificar de que esta Activity é de fato a tela principal da aplicação. Abra o arquivo AndroidManifest.xml e veja se seu elemento <activity> se parece com o que temos abaixo: <activity android:name=".MainActivity"> <intent-filter> <action android:name="android.intent.action.MAIN" /> <category android:name="android.intent.category.LAUNCHER" /> </intent-filter> </activity> Se tudo estiver Ok, vamos agora criar a segunda tela. Clique com o botão direito em cima do pacote "com.example.appduastelas" e escolha New -> Activity -> Empty Activity. Dê o nome "SegundaTela", desmarque a opção Launcher Activity e clique o botão Finish. Se você observar o arquivo AndroidManifest.xml novamente, você verá que a segunda tela já foi adicionada lá. Agora vamos examinar o arquivo XML de layout para a primeira tela (layout\activity_main.xml): <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <LinearLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android" xmlns:tools="http://schemas.android.com/tools" android:layout_width="match_parent" android:layout_height="match_parent" android:padding="16dp" android:orientation="vertical" tools:context="com.example.appduastelas.MainActivity"> <Button android:id="@+id/abrir_tela" android:layout_width="wrap_content" android:layout_height="wrap_content" android:layout_marginTop="20dp" android:onClick="abrirSegundaTela" android:text="@string/abrir_tela" /> </LinearLayout> Note que temos um elemento <LinearLayout> e, dentro dele, um elemento <Button>. No botão nós declaramos o método abrirSegundaTela para seu atributo onClick. Não esqueça de atualizar o arquivo strings.xml para refletir o texto do botão "@string/abrir_tela". Pronto. Agora vamos ver o arquivo XML de layout para a segunda tela (layout\activity_segunda_tela.xml): <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <LinearLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android" xmlns:tools="http://schemas.android.com/tools" android:layout_width="match_parent" android:layout_height="match_parent" android:padding="16dp" android:orientation="vertical" tools:context="com.example.appduastelas.SegundaTela"> <TextView android:layout_width="wrap_content" android:layout_height="wrap_content" android:text="Sou a segunda tela."/> </LinearLayout> Nesse layout nós temos um elemento <LinearLayout> e, dentro dele, um elemento <TextView>, que serve apenas para exibir um texto qualquer na segunda tela. Para finalizar, só precisamos escrever o método abrirSegundaTela() na MainActivity.java. Veja o código completo: package com.example.appduastelas; import androidx.appcompat.app.AppCompatActivity; import android.content.Intent; import android.os.Bundle; import android.view.View; public class MainActivity extends AppCompatActivity { @Override protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) { super.onCreate(savedInstanceState); setContentView(R.layout.activity_main); } // método usado para abrir a segunda tela public void abrirSegundaTela(View view) { Intent intent = new Intent(this, SegundaTela.class); startActivity(intent); } } Veja que dentro do método abrirSegundaTela(), que recebe uma View com parâmetro, nós criamos um novo objeto da classe Intent e fornecemos o nome da segunda tela. Em seguida fazemos uma chamada ao método startActivity() passando o Intent recém-criado como argumento. Pronto! É só isso. Execute a aplicação, clique no botão e veja a segunda tela ser exibida. Pressione o botão Voltar e repita quantas vezes quiser. Agora é só criar mais telas e desenvolver vários e vários apps Android. |
C ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples |
Estruturas de Dados em C - Como remover um nó no final de uma lista ligada simples em C - Listas encadeadas em CQuantidade de visualizações: 2024 vezes |
Nesta dica mostraremos como é possível excluir o nó no fim (o último nó) de uma lista encadeada simples (singly linked list) em C. Veja a função:// função que permite remover um nó no fim // da lista, ou seja, o último nó da lista. // A função retorna um ponteiro para o início da lista struct No *remover_final(struct No *inicio){ struct No *n; // nó que será removido // nó que antecede o nó a ser removido. Isso // faz sentido, já que ele será o último nó // agora struct No *anterior; n = inicio; // aponta para o início da lista // varremos os nós da lista e paramos um nó antes do // nó a ser excluído while(n->proximo != NULL){ anterior = n; // anterior assume o lugar de n n = n->proximo; // e n assume o seu próximo } // anterior passa a ser o último nó agora anterior->proximo = NULL; // mostra o nó removido printf("\nNo removido: %d\n", n->valor); free(n); // libera o nó que antes era o último return inicio; } Note que a função recebe um ponteiro para o início da lista e retorna também um ponteiro para o início da lista. Tenha o cuidado de verificar se a lista não está vazia antes de tentar fazer a exclusão. No exemplo eu fiz isso na função main(). Veja a listagem completa abaixo: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // estrutura Nó struct No{ int valor; struct No *proximo; }; // fim da estrutura Nó // função que permite exibir os valores de // todos os nós da lista void exibir(struct No *n){ if(n != NULL){ do{ printf("%d\n", n->valor); n = n->proximo; }while(n != NULL); } else printf("A lista esta vazia\n\n"); } // função que permite remover um nó no fim // da lista, ou seja, o último nó da lista. // A função retorna um ponteiro para o início da lista struct No *remover_final(struct No *inicio){ struct No *n; // nó que será removido // nó que antecede o nó a ser removido. Isso // faz sentido, já que ele será o último nó // agora struct No *anterior; n = inicio; // aponta para o início da lista // varremos os nós da lista e paramos um nó antes do // nó a ser excluído while(n->proximo != NULL){ anterior = n; // anterior assume o lugar de n n = n->proximo; // e n assume o seu próximo } // anterior passa a ser o último nó agora anterior->proximo = NULL; // mostra o nó removido printf("\nNo removido: %d\n", n->valor); free(n); // libera o nó que antes era o último return inicio; } // função que permite inserir nós no // final da lista. // veja que a função recebe o valor a ser // armazenado em cada nó e um ponteiro para o // início da lista. A função retorna um // ponteiro para o início da lista struct No *inserir_final(struct No *n, int v){ // reserva memória para o novo nó struct No *novo = (struct No*)malloc(sizeof(struct No)); novo->valor = v; // verifica se a lista está vazia if(n == NULL){ // é o primeiro nó...não deve apontar para // lugar nenhum novo->proximo = NULL; return novo; // vamos retornar o novo nó como sendo o início da lista } else{ // não está vazia....vamos inserir o nó no final // o primeiro passo é chegarmos ao final da lista struct No *temp = n; // vamos obter uma referência ao primeiro nó // vamos varrer a lista até chegarmos ao último nó while(temp->proximo != NULL){ temp = temp->proximo; } // na saída do laço temp aponta para o último nó da lista // novo será o último nó da lista...o campo próximo dele deve // apontar para NULL novo->proximo = NULL; // vamos fazer o último nó apontar para o nó recém-criado temp->proximo = novo; return n; // vamos retornar o início da lista intacto } } int main(int argc, char *argv[]) { // declara a lista struct No *inicio = NULL; // vamos inserir quatro valores no final // da lista inicio = inserir_final(inicio, 45); inicio = inserir_final(inicio, 3); inicio = inserir_final(inicio, 98); inicio = inserir_final(inicio, 47); // vamos exibir o resultado printf("Valores presentes na lista ligada antes da remocao:\n"); exibir(inicio); // vamos remover o nó no fim da lista if(inicio != NULL){ inicio = remover_final(inicio); } // vamos exibir o resultado printf("\nValores presentes na lista ligada apos a remocao:\n"); exibir(inicio); system("pause"); return 0; } Ao executar esse código você terá o seguinte resultado: Valores presentes na lista ligada antes da remocao: 45 3 98 47 No removido: 47 Valores presentes na lista ligada apos a remocao: 45 3 98 Pressione qualquer tecla para continuar. . . |
C# ::: Windows Forms ::: DataGridView |
Como ocultar ou exibir os títulos das colunas de um DataGridView do C# Windows Forms usando a propriedade ColumnHeadersVisibleQuantidade de visualizações: 8038 vezes |
Os títulos das colunas de um DataGridView podem ser ocultados definindo-se o valor false para a propriedade ColumnHeadersVisible. Veja:dataGridView1.ColumnHeadersVisible = false; Para exibir os títulos das colunas novamente só precisamos fornecer o valor true. Veja: dataGridView1.ColumnHeadersVisible = true; |
PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes |
Apostila PHP para iniciantes - Como usar constantes na linguagem PHPQuantidade de visualizações: 12078 vezes |
Como acontece na maioria das linguagens de programação, o PHP também permite o uso de constantes. Como o próprio nome diz, constantes são inicializadas uma vez e não podem ter seus valores alterados durante a execução do programa. A definição de constantes em PHP segue as mesmas regras de nomeação de variáveis, com a exceção de que constantes não possuem o símbolo $ e são geralmente escritas em letras maiúsculas. Diferente de variáveis, constantes, uma vez definidas, são acessadas globalmente. Não há a necessidade de redeclará-las em cada nova função ou arquivo. A síntaxe de definição de uma constante é: define("CONSTANT_NAME", value [, case_sensitivity]) onde: a) CONSTANT_NAME é o nome da constante; b) value é o valor atribuído à constante. Não é possível atribuir arrays nem objetos à constantes; c) case_sensitivity permite definir se o nome da constante será tratado igualmente se referenciado usando letras maiúsculas ou minúsculas. O valor padrão é true, o que quer dizer que "VALOR" e "Valor" serão tratados como uma única constante. REVISÃO: Revisando este código no PHP 8 eu percebi que o terceiro argumento (case_sensitivity) não é mais suportado, e gera um aviso do tipo: Warning: define(): Argument #3 ($case_insensitive) is ignored since declaration of case-insensitive constants is no longer supported in... Veja um exemplo de declaração e uso de constantes em PHP: <? // declara uma constante com o nome MODO e valor 2 define("MODO", 2); echo "O valor definido é: " . MODO; ?> Veja agora o que acontece quando tentamos modificar o valor de uma variável do tipo constante: <? // declara uma constante com o nome MODO e valor 2 define("MODO", 2); // vamos tentar alterar o valor da constante MODO = 10; ?> Este código gera a seguinte mensagem de erro: Parse error: syntax error, unexpected token "=" in... |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Fenômenos dos Transportes, Hidráulica e Drenagem |
Exercício Resolvido de Python - Como calcular Vazão Volumétrica, Vazão Mássica e Vazão em Peso usando Python - Python para Fenômenos dos Transportes e HidráulicaQuantidade de visualizações: 143 vezes |
Pergunta/Tarefa: Uma torneira enche de água um tanque em 2 horas e 20 segundos. Determine a vazão em volume, em massa e em peso em unidades do SI. Considere que a densidade da água é igual a 1000 kg/m3 e g = 9,8 m/s2. Considere também que a capacidade do tanque é de 10 mil litros. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a quantidade de horas: 2 Informe a quantidade de segundos: 20 Informe a capacidade do tanque (litros): 10000 Informe a densidade da água (kg/m3): 1000 Informe a força da gravidade (m/s2): 9.8 Total de segundos: 7220 Capacidade do tanque: 10.0 m3 Vazão Volumétrica: 0.0013850415512465374 m3/s Vazão Mássica: 1.3850415512465375 kg/s Vazão em Peso: 13.57340720221607 N/s Para obter a Vazão Volumétrica, que representa a quantidade de volume que atravessa uma região em um determinado intervalo de tempo, nós vamos usar a seguinte fórmula: \[Q_v = \frac{V}{T} \] Onde: Qv = vazão volumétrica em metros cúbicos por segundo (m3/s); V = o volume do fluido em metros cúbicos (m3); T = o tempo em segundos (s). Para obter a Vazão Mássica, que representa a quantidade de massa que atravessa uma região em um determinado intervalo de tempo, nós vamos usar a seguinte fórmula: \[Q_m = \frac{M}{T} \] Onde: Qm = vazão mássica em quilos por segundo (kg/s); M = a massa do fluido em quilos (kg); T = o tempo em segundos (s). Para a Vazão em Peso nós só precisamos multiplicar a Vazão Mássica pelo peso da gravidade, ou seja, 9.8. Dessa forma, a Vazão em Peso é dada em N/s. Obs.: No código eu mostro como converter horas em segundos e litros em m3. Veja a resolução completa para o exercício em Python, comentada linha a linha: # método principal def main(): # vamos ler a quantidade de horas e segundos hora = int(input("Informe a quantidade de horas: ")) segundos = int(input("Informe a quantidade de segundos: ")) # agora vamos ler a capacidade do tanque em litros capacidade_tanque = int(input("Informe a capacidade do tanque (litros): ")) # vamos ler a densidade da água densidade_agua = float(input("Informe a densidade da água (kg/m3): ")) # vamos ler a força da gravidade gravidade = float(input("Informe a força da gravidade (m/s2): ")) # vamos calcular o total de segundos segundos_hora = 3600 total_segundos = (2 * segundos_hora) + segundos # vamos converter a capacidade do tanque de litros para m3 volume = capacidade_tanque / 1000.0 # vamos calcular a vazão volumétrica vazao_volumetrica = volume / total_segundos # vamos calcular a vazão mássica vazao_massica = vazao_volumetrica * densidade_agua # vamos calcular a vazão em peso vazao_peso = vazao_massica * gravidade # e mostramos o resultado print("\nTotal de segundos: {0}".format(total_segundos)) print("Capacidade do tanque: {0} m3".format(volume)) print("Vazão Volumétrica: {0} m3/s".format(vazao_volumetrica)) print("Vazão Mássica: {0} kg/s".format(vazao_massica)) print("Vazão em Peso: {0} N/s".format(vazao_peso)) if __name__== "__main__": main() |
C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como usar if e if..else em C# - A estrutura condicional if do C#Quantidade de visualizações: 21934 vezes |
A instrução condicional if (se) é usada quando queremos testar uma condição e, baseado nesta, executar alguma ação. Veja:static void Main(string[] args){ int valor = 20; // testa se o valor é maior que 10 if(valor > 10){ Console.WriteLine("O valor é maior que 10"); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } Execute o código e veja que o texto "O valor é maior que 10" é exibido somente se o valor da variável valor for maior que 10. Note que neste teste temos somente uma instrução. Neste caso as chaves { e } podem ser omitidas: if(valor > 10) Console.WriteLine("O valor é maior que 10"); No entanto, quando duas ou mais instrução forem executadas, as chaves { e } são obrigatórias. Note também que o resultado do teste de uma instrução condicional if deve ser sempre true ou false. A instrução if..else (se..ou então) é útil quando queremos executar uma ação se uma condição for satisfeita e outra ação caso contrário. Veja: static void Main(string[] args){ int valor = 5; // testa se o valor é maior que 10 if(valor > 10){ Console.WriteLine("O valor é maior que 10"); } else{ Console.WriteLine("O valor é menor ou igual a 10"); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } Há ainda os casos em que temos que testar várias condições. Observe: static void Main(string[] args){ int valor = 8; // testa se o valor é maior que 10 if(valor > 10){ Console.WriteLine("O valor é maior que 10"); } // testa se o valor é menor que 10 else if(valor < 10){ Console.WriteLine("O valor é menor que 10"); } // o valor é igual a 10 else{ Console.WriteLine("O valor é igual a 10"); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular a área de um Triângulo Equilátero em Java - Java para Geometria, Trigonometria e Álgebra LinearQuantidade de visualizações: 1859 vezes |
Um Triângulo Equilátero é o triângulo que possui os três lados iguais, e cujos ângulos internos são todos 60 graus (somando 180). Veja na figura abaixo as características de um Triângulo Equilátero: ![]() Nesta dica de Java eu mostrarei como calcular a área do triângulo equilátero. Para isso, vamos revisar a fórmula para o cálculo da área do triângulo equilátero: \[\text{Área K} = \dfrac{1}{4} \times \sqrt{3} \times L^2 \] E veja o código Java para o cálculo: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // para efetuar a leitura do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar o valor do lado do triângulo System.out.print("Informe o lado do triângulo: "); double lado = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // agora vamos calcular a área do triângulo equilátero double area = (1.0 / 4.0) * Math.sqrt(3) * Math.pow(lado, 2); // e finalmente mostramos o resultado System.out.println("A área do triângulo equilátero é: " + area); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Informe o lado do triângulo: 5 A área do triângulo equilátero é: 10.825317547305483 |
Python ::: Flask Micro Framework ::: Rotas e Roteamento |
Como criar rotas em suas aplicações Flask usando o decorador @app.route() - Tutorial Flask para iniciantesQuantidade de visualizações: 1732 vezes |
Aplicações web modernas usam uma técnica chamada roteamento nomeado, ou, na linguagem do pessoal do SEO, URLs amigáveis. Isso quer dizer que, em vez de termos URLS do tipo /livro.php?id_livro=39 nós temos /livro/39. Neste modelo de roteamento, livro é o nome de uma função Python que será chamada quando o usuário acessar este endereço, e 39 será o argumento passado para o método. Em Flask, as URLs são associadas às funções Python por meio do decorador @app.route(). Veja uma aplicação Flask completa que possui um método index() que é chamado quando o usuário acessa a raiz da aplicação: # vamos importar a biblioteca Flask from flask import Flask # função principal do programa def main(): # vamos criar a aplicação Flask app = Flask(__name__) # definimos a rota para a função index() @app.route("/") def index(): return "Este é o método index()" # e iniciamos a aplicação web na porta 5000 app.run(port=5000, debug=True) if __name__== "__main__": main() Note que a nossa aplicação Flask estará disponível na porta 5000. Assim, ao acessar o endereço http://127.0.0.1:5000 nós teremos o seguinte resultado: Este é o método index() Veja agora como criar uma URL /listar_usuarios e associá-la a uma função listar_usuarios(): # vamos importar a biblioteca Flask from flask import Flask # função principal do programa def main(): # vamos criar a aplicação Flask app = Flask(__name__) # definimos a rota para a função index() @app.route("/") def index(): return "Este é o método index()" # definimos a rota para a função listar_usuarios() @app.route("/listar_usuarios") def listar_usuarios(): return "Este é o método para listar os usuários" # e iniciamos a aplicação web na porta 5000 app.run(port=5000, debug=True) if __name__== "__main__": main() Agora, experimente acessar o endereço http://127.0.0.1:5000/listar_usuarios e veja o resultado. Se tudo estiver correto, você verá o seguinte resultado: Este é o método para listar os usuários Em mais dicas desta seção você verá como criar URLs com parâmetros e passá-los para suas funções Python. |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
JavaScript - Como testar se ao menos um elemento de um array satisfaz uma condição em JavaScript usando a função some() Java - Como testar o conteúdo no final de uma string usando Java - O método endsWith() da classe String Java - Exercícios Resolvidos de Java - Como converter decimal em binário em Java usando o laço while |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
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Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
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