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Como detectar a liberação de uma tecla no Pygame do Python usando o evento pygame.KEYUP

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Podemos testar se uma tecla foi liberada na janela de desenho do Pygame verificando se o evento.type é igual a pygame.KEYUP. Este evento é disparado sempre que uma tecla é liberada (após o seu pressionamento). Para detectar quando a tecla foi pressionada, devemos usar o evento pygame.KEYDOWN.

Na aplicação a seguir nós criamos uma janela de jogo no Pygame, definimos o seu tamanho, o título, a cor de fundo e, no loop de eventos, nós detectamos a liberação de uma tecla e enviamos uma mensagem para a janela de comandos.

Veja o código Pygame completo:

# vamos importar as bibliotecas necessárias
import pygame, sys
from pygame.locals import *

# inicializa a biblioteca
pygame.init()
# obtém a superfície do jogo e define o tamanho da tela
DISPLAYSURF = pygame.display.set_mode((600, 450))

# vamos definir o título da janela do jogo
pygame.display.set_caption("Meu Jogo de Cartas")

# vamos definir a cor de fundo para a tela do jogo do Pyagem
BRANCO = (255, 255, 255)
DISPLAYSURF.fill(BRANCO) # e definimos a cor para a superfície da janela

# e aqui nós entramos no loop do game
while True:
  # monitoramos os eventos
  for evento in pygame.event.get():
    # se o evento foi um pedido para sair
    if evento.type == QUIT:
      # fechamos a tela do jogo 
      pygame.quit()
      # e saimos do programa
      sys.exit()

    # vamos verificar se o evento pygame.KEYUP foi disparado 
    if evento.type == pygame.KEYUP:
      print("Uma tela foi pressionada e liberada na janela de desenho")
 
  # redesenha a tela continuamente 
  pygame.display.update()

Ao executar a aplicação Pygame nós teremos o seguinte resultado (mostrado na janela de comando):

Uma tela foi pressionada e liberada na janela de desenho

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