Você está aqui: C# ::: Namespace System.Windows.Forms ::: Control

Como detectar o evento KeyDown da classe Control em suas aplicações C# Windows Forms

Quantidade de visualizações: 2813 vezes
O evento KeyDown é declarado originalmente na classe Control e ocorre quando uma tecla é pressionada (mas não liberada) enquanto o controle possui o foco. É importante observar onde o evento KeyDown se localiza na sequencia de passos produzida pelo pressionamento e liberação de uma tecla:

1) KeyDown - A tecla é abaixada (pressionada);
2) KeyPress - O evento KeyPress ocorre;
3) KeyUp - A tecla é liberada.

Veja que há três eventos do teclado que você pode capturar, e o evento KeyDown é o primeiro da lista.

Quando o evento KeyDown ocorre, o tratador de evento recebe um objeto da classe KeyEventArgs. Até o .NET Plataform 3.0, esta classe possui várias propriedades, entre elas a propriedade KeyValue, que permite obter a representação numérica da propriedade KeyCode (que retorna o código da tecla pressionada).

Veja um trecho de código no qual usamos o evento KeyDown do formulário para exibir um número inteiro representando o código da tecla pressionada:

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte do Super Pack 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos em Java, Python, VisuAlg, Portugol, Delphi, C#, C, C++, VB.NET, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

Aprenda a programar resolvendo problemas do mundo real. Tudo em português, com comentários em português.

Quero Ser Apoiador(a)


Note que as propriedades KeyValue e KeyCode estão disponíveis apenas nos eventos KeyDown e KeyUp, uma vez que estes recebem um objeto da classe KeyEventArgs. O evento KeyPress recebe um objeto da classe KeyPressEventArgs.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

Veja mais Dicas e truques de C#

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 18 usuários muito felizes estudando em nosso site.