Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: C# ::: Soquetes, Internet, E-mail, Rede, etc ::: HttpWebResponse

Usando a propriedade ContentLength da classe HttpWebResponse para retornar o tamanho (em bytes) de uma resposta HTTP

Quantidade de visualizações: 7587 vezes
A propriedade ContentLength da classe HttpWebResponse pode ser usada quando queremos obter o tamanho de uma resposta HTTP, ou seja, a quantidade de bytes contidos na resposta. Isso pode ser útil quando estamos usando as classes HttpWebRequest e HttpWebResponse para efetuar o download de um arquivo usando o protocolo HTTP. Neste caso é interessante saber o tamanho do arquivo sendo baixado para mostrar ao usuário o progresso da operação (download com barra de progresso).

Veja a assinatura desta propriedade:

public override long HttpWebResponse.ContentLength { get; }

Veja agora um trecho de código no qual obtemos o tamanho em bytes de um arquivo disponível para download via HTTP (antes de testar coloque um arquivo verdadeiro em um servidor web):

static void Main(string[] args){
  // vamos definir a URL a ser acessada
  string url = "http://www.arquivodecodigos.net/setup_algum_programa.exe";

  // vamos criar um objeto HttpWebRequest  
  HttpWebRequest httpRequest = (HttpWebRequest)WebRequest.Create(url);

  // vamos obter uma instância da classe HttpWebResponse
  HttpWebResponse httpWebResponse = (HttpWebResponse)httpRequest.GetResponse();

  // vamos obter o tamanho do arquivo em bytes
  long tamanho = httpWebResponse.ContentLength;

  // vamos exibir o resultado
  Console.WriteLine("O tamanho retornado pelo cabeçalho Content-Length é: " +
    tamanho + " bytes");

  Console.Write("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}

Ao executarmos este código teremos um resultado parecido com:

O tamanho retornado pelo cabeçalho Content-Length é: 2431957 bytes.

É importante observar que esta propriedade retorna o valor do cabeçalho Content-Length retornado juntamente com a resposta HTTP e que a quantidade de bytes retornados não inclui os demais cabeçalhos. Além disso, se o cabeçalho Content-Length não estiver definido na resposta HTTP, o valor da propriedade ContentLength será -1.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

PHP ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como ordenar um array em PHP usando a função sort() - PHP para iniciantes

Quantidade de visualizações: 8768 vezes
Em várias situações nós precisamos ordenar os elementos de um vetor de inteiros, de caracteres, de strings, etc. Para isso nós podemos usar a função sort() da linguagem PHP.

Veja o código a seguir:

<html>
<head>
<title>Estudando PHP</title>
</head>
<body>
 
<?php
  // um vetor com quatro elementos
  $pessoas = array("Kelly", "Alice", "Mônica", "Cíntia"); 
  // mostra os elementos sem ordenação
  echo "Sem ordenar: ";
  foreach($pessoas as $pessoa){
    echo $pessoa . ", ";
  }

  // vamos ordenar o vetor em ordem alfabética
  // crescente
  sort($pessoas); 

  // mostra os elementos ordenados
  echo "<br><br>Ordenados: ";
  foreach($pessoas as $pessoa){
    echo $pessoa . ", ";
  }   
?>
 
</body>
</html>

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Sem ordenar: Kelly, Alice, Mônica, Cíntia
Ordenados: Alice, Cíntia, Kelly, Mônica

Note que a função sort() requer o vetor (array) a ser ordenado e uma flag opcional indicando como a ordenação deverá ser feita. Esta flag pode ser um dos seguintes valores:

SORT_REGULAR - padrão, compara os itens normalmente (não modifica o tipo).
SORT_NUMERIC - compara os items numericamente.
SORT_STRING - compara os itens como strings.
SORT_LOCALE_STRING - compara os itens como strings, utilizando o locale atual. Utiliza o locale que pode ser modificado com setlocale().
SORT_NATURAL - compara os itens como strings utilizando "ordenação natural" tipo natsort().
SORT_FLAG_CASE - pode ser combinado (bitwise OR) com SORT_STRING ou SORT_NATURAL para ordenar strings sem considerar maiúsculas e minúsculas.


VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como calcular e exibir os 50 primeiros números primos em VisuAlg

Quantidade de visualizações: 201 vezes
Pergunta/Tarefa:

Um inteiro é um número primo se ele for divisível somente por 1 e por ele mesmo. Assim, 2, 3, 5 e 7 são primos, enquanto 4, 6, 8 e 9 não são. Note que o número 1 não é primo.

Escreva um programa (algoritmo) VisuAlg que usa um laço PARA, ENQUANTO ou REPITA...ATE para calcular e exibir os 50 primeiros números primos.

Sua saída deverá ser parecida com:

50 primeiros números primos:

     2     3     5     7    11    13    17    19    23    29
    31    37    41    43    47    53    59    61    67    71
    73    79    83    89    97   101   103   107   109   113
   127   131   137   139   149   151   157   163   167   173
   179   181   191   193   197   199   211   223   227   229
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

algoritmo "Como exibir os N primeiros números primos em VisuAlg"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  quantidade, contador, numero, j: inteiro
  primo: logico

inicio
  quantidade <- 50 // quantidade de números primos
  contador <- 0 // quantidade de números primos encontrados
  numero <- 0 // inteiro inicial

  // Lembre-se! O número 1 não é primo
  escreval(quantidade, " primeiros numeros primos:")
  escreval()

  // laço while será executado até encontrar os 50 primeiros números primos
  enquanto contador < quantidade faca
    primo <- verdadeiro

    // se o valor de i for 7, a variável j do laço contará
    // de 2 até 7 / 2 (divisão inteira), ou seja, 3. Se o
    // módulo de 7 por qualquer um dos valores neste intervalo
    // for igual a 0, então o número não é primo
    para j de 2 ate Int(numero / 2) faca
      se numero mod j = 0 entao
        primo <- falso // não é primo
        interrompa
      fimse
    fimpara

    se ((primo = verdadeiro) e (numero > 1)) entao
      escreva(numero:6)
      contador <- contador + 1 // encontramos um número primo

      se contador mod 10 = 0 entao
        escreval()
      fimse
    fimse

    numero <- numero + 1
  fimenquanto

fimalgoritmo



PHP ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular a equação reduzida da reta em PHP dados dois pontos pertencentes à reta

Quantidade de visualizações: 604 vezes
Nesta dica de PHP veremos como calcular a equação reduzida da reta quando temos dois pontos pertencentes à esta reta. Não, nessa dica não vamos calcular a equação geral da reta, apenas a equação reduzida. Em outras dicas do site você encontra como como isso pode ser feito.

Para relembrar: a equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear. Além disso, m e n são números reais. Com a equação reduzida da reta, é possível calcular quais são os pontos que pertencem a essa reta e quais não pertencem.

Vamos começar então analisando a seguinte figura, na qual temos dois pontos que pertencem à uma reta:



Note que a reta da figura passa pelos pontos A(5, 5) e B(9, 2). Então, uma vez que já temos os dois pontos, já podemos calcular a equação reduzida da reta. Veja o código PHP completo para esta tarefa:

<?php
  // para executar abra uma janela de comando
  // cmd e dispare o comando abaixo:
  // C:\xampp\php>php c:\estudos_php\estudos.php
   
  // para ler a entrada do usuário
  $entrada = fopen("php://stdin","r");
  
  // vamos ler as coordenadas do primeiro ponto
  echo "Coordenada x do primeiro ponto: ";
  $x1 = fgets($entrada);
  echo "Coordenada y do primeiro ponto: ";
  $y1 = fgets($entrada);
    
  // vamos ler as coordenadas do segundo ponto
  echo "Coordenada x do segundo ponto: ";
  $x2 = fgets($entrada);
  echo "Coordenada y do segundo ponto: ";
  $y2 = fgets($entrada);
  
  $sinal = "+";
  // vamos calcular o coeficiente angular da reta
  $m = ($y2 - $y1) / ($x2 - $x1);
  // vamos calcular o coeficiente linear
  $n = $y1 - ($m * $x1);
 
  // coeficiente linear menor que zero? O sinal será negativo
  if ($n < 0){
    $sinal = "-";
    $n = $n * -1;
  }
  
  // mostra a equação reduzida da reta
  echo "Equação reduzida: y = " . $m . "x" 
    . " " . $sinal . " " . $n;
?>

Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro ponto: 5
Coordenada y do primeiro ponto: 5
Coordenada x do segundo ponto: 9
Coordenada y do segundo ponto: 2
Equação reduzida: y = -0,75x + 8,75

Para testarmos se nossa equação reduzida da reta está realmente correta, considere o valor 3 para o eixo x da imagem acima. Ao efetuarmos o cálculo:

>> y = (-0.75 * 3) + 8.75
y = 6.5000

temos o valor 6.5 para o eixo y, o que faz com que o novo ponto caia exatamente em cima da reta considerada na imagem.


Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como converter Coordenadas Cartesianas para Coordenadas Polares usando Python

Quantidade de visualizações: 5076 vezes
Nesta nossa série de Python para Geometria Analítica e Álgebra Linear, mostrarei um código 100% funcional para fazer a conversão entre coordenadas cartesianas e coordenadas polares. Esta operação é muito frequente em computação gráfica e é parte integrante das disciplinas dos cursos de Engenharia (com maior ênfase na Engenharia Civil).

Na matemática, principalmente em Geometria e Trigonometria, o sistema de Coordenadas no Plano Cartesiano, ou Espaço Cartesiano, é um sistema que define cada ponto em um plano associando-o, unicamente, a um conjuntos de pontos numéricos.

Dessa forma, no plano cartesiano, um ponto é representado pelas coordenadas (x, y), com o x indicando o eixo horizontal (eixo das abscissas) e o y indicando o eixo vertical (eixo das ordenadas). Quando saímos do plano (espaço 2D ou R2) para o espaço (espaço 3D ou R3), temos a inclusão do eixo z (que indica profundidade).

Já o sistema de Coordenadas Polares é um sistema de coordenadas em duas dimensões no qual cada ponto no plano é determinado por sua distância a partir de um ponto de referência conhecido como raio (r) e um ângulo a partir de uma direção de referência. Este ângulo é normalmente chamado de theta (__$\theta__$). Assim, um ponto em Coordenadas Polares é conhecido por sua posição (r, __$\theta__$).

Antes de prosseguirmos, veja uma imagem demonstrando os dois sistemas de coordenadas:



A fórmula para conversão de Coordenadas Cartesianas para Coordenadas Polares é:

__$r = \sqrt{x^2+y2}__$
__$\theta = \\arctan\left(\frac{y}{x}\right)__$

E aqui está o código Python completo que recebe as coordenadas cartesianas (x, y) e retorna as coordenadas polares (r, __$\theta__$):

# importamos a bibliteca NumPy
import numpy as np
import math as math
  
def main():
  # vamos ler as coordenadas cartesianas
  x = float(input("Valor de x: "))
  y = float(input("Valor de y: "))

  # vamos calcular o raio
  raio = math.sqrt(math.pow(x, 2) + math.pow(y, 2))  

  # agora calculamos o theta (ângulo) em radianos 
  theta = np.arctan2(y, x)

  # queremos o ângulo em graus também
  angulo_graus = 180 * (theta / math.pi) 

  # e exibimos o resultado
  print("As Coordenadas Polares são:")
  print("raio = %0.4f, theta = %0.4f, ângulo em graus = %0.2f" 
    % (raio, theta, angulo_graus))

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Valor de x: -1
Valor de y: 1
As Coordenadas Polares são:
raio = 1.4142, theta = 2.3562, ângulo em graus = 135.00

Veja que as coordenadas polares equivalentes são (__$\sqrt{2}__$, __$\frac{3\pi}{4}__$), com o theta em radianos. Sim, os professores das disciplinas de Geometria Analítica e Álgebra Linear, Física e outras gostam de escrever os resultados usando raízes e frações em vez de valores reais.


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade)

Exercício Resolvido de C - Um método recursivo que conta de 0 até 10

Quantidade de visualizações: 618 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um método recursivo que conta e exibe os valores de 0 até 10. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura:

void contar_recursivamente(int n){
  // sua implementação aqui
}
Veja que o método deverá receber o valor 0 e efetuar novas chamadas a si mesmo até que os valores de 0 a 10 sejam exibidos. O ponto de parada da recursividade é a exibição do valor 10.

Sua saída deverá ser parecida com:

0  1  2  3  4  5  6  7  8  9  10
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C console:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
  
// método recursivo que conta de 0 até 10;
void contar_recursivamente(int n){
  // vamos exibir o número atual
  printf("%d  ", n);
    
  // devemos prosseguir com a recursividade?
  if(n < 10){
    // incrementa o valor de n
    n++;  
    contar_recursivamente(n); // e faz uma nova chamada recursiva
  }
}  
  
// método principal do programa  
int main(int argc, char *argv[]){
  // efetua uma chamada ao método recursivo fornecendo o primeiro valor
  contar_recursivamente(0);
  
  printf("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}



Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C

Veja mais Dicas e truques de C

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby

Anúncio Patrocinado
Chat de Sexo - Site para adultso - Maiores de 18 anos. Converse com pessoas de todo o Brasil, de forma discreta e anônima


© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 12 usuários muito felizes estudando em nosso site.