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Usando a propriedade ContentLength da classe HttpWebResponse para retornar o tamanho (em bytes) de uma resposta HTTPQuantidade de visualizações: 7587 vezes |
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A propriedade ContentLength da classe HttpWebResponse pode ser usada quando queremos obter o tamanho de uma resposta HTTP, ou seja, a quantidade de bytes contidos na resposta. Isso pode ser útil quando estamos usando as classes HttpWebRequest e HttpWebResponse para efetuar o download de um arquivo usando o protocolo HTTP. Neste caso é interessante saber o tamanho do arquivo sendo baixado para mostrar ao usuário o progresso da operação (download com barra de progresso). Veja a assinatura desta propriedade: public override long HttpWebResponse.ContentLength { get; } Veja agora um trecho de código no qual obtemos o tamanho em bytes de um arquivo disponível para download via HTTP (antes de testar coloque um arquivo verdadeiro em um servidor web): static void Main(string[] args){ // vamos definir a URL a ser acessada string url = "http://www.arquivodecodigos.net/setup_algum_programa.exe"; // vamos criar um objeto HttpWebRequest HttpWebRequest httpRequest = (HttpWebRequest)WebRequest.Create(url); // vamos obter uma instância da classe HttpWebResponse HttpWebResponse httpWebResponse = (HttpWebResponse)httpRequest.GetResponse(); // vamos obter o tamanho do arquivo em bytes long tamanho = httpWebResponse.ContentLength; // vamos exibir o resultado Console.WriteLine("O tamanho retornado pelo cabeçalho Content-Length é: " + tamanho + " bytes"); Console.Write("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } Ao executarmos este código teremos um resultado parecido com: O tamanho retornado pelo cabeçalho Content-Length é: 2431957 bytes. É importante observar que esta propriedade retorna o valor do cabeçalho Content-Length retornado juntamente com a resposta HTTP e que a quantidade de bytes retornados não inclui os demais cabeçalhos. Além disso, se o cabeçalho Content-Length não estiver definido na resposta HTTP, o valor da propriedade ContentLength será -1. |
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PHP ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como ordenar um array em PHP usando a função sort() - PHP para iniciantesQuantidade de visualizações: 8768 vezes |
Em várias situações nós precisamos ordenar os elementos de um vetor de inteiros, de caracteres, de strings, etc. Para isso nós podemos usar a função sort() da linguagem PHP. Veja o código a seguir: <html> <head> <title>Estudando PHP</title> </head> <body> <?php // um vetor com quatro elementos $pessoas = array("Kelly", "Alice", "Mônica", "Cíntia"); // mostra os elementos sem ordenação echo "Sem ordenar: "; foreach($pessoas as $pessoa){ echo $pessoa . ", "; } // vamos ordenar o vetor em ordem alfabética // crescente sort($pessoas); // mostra os elementos ordenados echo "<br><br>Ordenados: "; foreach($pessoas as $pessoa){ echo $pessoa . ", "; } ?> </body> </html> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Sem ordenar: Kelly, Alice, Mônica, Cíntia Ordenados: Alice, Cíntia, Kelly, Mônica Note que a função sort() requer o vetor (array) a ser ordenado e uma flag opcional indicando como a ordenação deverá ser feita. Esta flag pode ser um dos seguintes valores: SORT_REGULAR - padrão, compara os itens normalmente (não modifica o tipo). SORT_NUMERIC - compara os items numericamente. SORT_STRING - compara os itens como strings. SORT_LOCALE_STRING - compara os itens como strings, utilizando o locale atual. Utiliza o locale que pode ser modificado com setlocale(). SORT_NATURAL - compara os itens como strings utilizando "ordenação natural" tipo natsort(). SORT_FLAG_CASE - pode ser combinado (bitwise OR) com SORT_STRING ou SORT_NATURAL para ordenar strings sem considerar maiúsculas e minúsculas. |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como calcular e exibir os 50 primeiros números primos em VisuAlgQuantidade de visualizações: 201 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um inteiro é um número primo se ele for divisível somente por 1 e por ele mesmo. Assim, 2, 3, 5 e 7 são primos, enquanto 4, 6, 8 e 9 não são. Note que o número 1 não é primo. Escreva um programa (algoritmo) VisuAlg que usa um laço PARA, ENQUANTO ou REPITA...ATE para calcular e exibir os 50 primeiros números primos. Sua saída deverá ser parecida com: 50 primeiros números primos: 2 3 5 7 11 13 17 19 23 29 31 37 41 43 47 53 59 61 67 71 73 79 83 89 97 101 103 107 109 113 127 131 137 139 149 151 157 163 167 173 179 181 191 193 197 199 211 223 227 229 Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: algoritmo "Como exibir os N primeiros números primos em VisuAlg" var // variáveis usadas na resolução do problema quantidade, contador, numero, j: inteiro primo: logico inicio quantidade <- 50 // quantidade de números primos contador <- 0 // quantidade de números primos encontrados numero <- 0 // inteiro inicial // Lembre-se! O número 1 não é primo escreval(quantidade, " primeiros numeros primos:") escreval() // laço while será executado até encontrar os 50 primeiros números primos enquanto contador < quantidade faca primo <- verdadeiro // se o valor de i for 7, a variável j do laço contará // de 2 até 7 / 2 (divisão inteira), ou seja, 3. Se o // módulo de 7 por qualquer um dos valores neste intervalo // for igual a 0, então o número não é primo para j de 2 ate Int(numero / 2) faca se numero mod j = 0 entao primo <- falso // não é primo interrompa fimse fimpara se ((primo = verdadeiro) e (numero > 1)) entao escreva(numero:6) contador <- contador + 1 // encontramos um número primo se contador mod 10 = 0 entao escreval() fimse fimse numero <- numero + 1 fimenquanto fimalgoritmo |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular a equação reduzida da reta em PHP dados dois pontos pertencentes à retaQuantidade de visualizações: 604 vezes |
Nesta dica de PHP veremos como calcular a equação reduzida da reta quando temos dois pontos pertencentes à esta reta. Não, nessa dica não vamos calcular a equação geral da reta, apenas a equação reduzida. Em outras dicas do site você encontra como como isso pode ser feito. Para relembrar: a equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear. Além disso, m e n são números reais. Com a equação reduzida da reta, é possível calcular quais são os pontos que pertencem a essa reta e quais não pertencem. Vamos começar então analisando a seguinte figura, na qual temos dois pontos que pertencem à uma reta: Note que a reta da figura passa pelos pontos A(5, 5) e B(9, 2). Então, uma vez que já temos os dois pontos, já podemos calcular a equação reduzida da reta. Veja o código PHP completo para esta tarefa: <?php // para executar abra uma janela de comando // cmd e dispare o comando abaixo: // C:\xampp\php>php c:\estudos_php\estudos.php // para ler a entrada do usuário $entrada = fopen("php://stdin","r"); // vamos ler as coordenadas do primeiro ponto echo "Coordenada x do primeiro ponto: "; $x1 = fgets($entrada); echo "Coordenada y do primeiro ponto: "; $y1 = fgets($entrada); // vamos ler as coordenadas do segundo ponto echo "Coordenada x do segundo ponto: "; $x2 = fgets($entrada); echo "Coordenada y do segundo ponto: "; $y2 = fgets($entrada); $sinal = "+"; // vamos calcular o coeficiente angular da reta $m = ($y2 - $y1) / ($x2 - $x1); // vamos calcular o coeficiente linear $n = $y1 - ($m * $x1); // coeficiente linear menor que zero? O sinal será negativo if ($n < 0){ $sinal = "-"; $n = $n * -1; } // mostra a equação reduzida da reta echo "Equação reduzida: y = " . $m . "x" . " " . $sinal . " " . $n; ?> Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro ponto: 5 Coordenada y do primeiro ponto: 5 Coordenada x do segundo ponto: 9 Coordenada y do segundo ponto: 2 Equação reduzida: y = -0,75x + 8,75 Para testarmos se nossa equação reduzida da reta está realmente correta, considere o valor 3 para o eixo x da imagem acima. Ao efetuarmos o cálculo: >> y = (-0.75 * 3) + 8.75 y = 6.5000 temos o valor 6.5 para o eixo y, o que faz com que o novo ponto caia exatamente em cima da reta considerada na imagem. |
Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como converter Coordenadas Cartesianas para Coordenadas Polares usando PythonQuantidade de visualizações: 5076 vezes |
Nesta nossa série de Python para Geometria Analítica e Álgebra Linear, mostrarei um código 100% funcional para fazer a conversão entre coordenadas cartesianas e coordenadas polares. Esta operação é muito frequente em computação gráfica e é parte integrante das disciplinas dos cursos de Engenharia (com maior ênfase na Engenharia Civil). Na matemática, principalmente em Geometria e Trigonometria, o sistema de Coordenadas no Plano Cartesiano, ou Espaço Cartesiano, é um sistema que define cada ponto em um plano associando-o, unicamente, a um conjuntos de pontos numéricos. Dessa forma, no plano cartesiano, um ponto é representado pelas coordenadas (x, y), com o x indicando o eixo horizontal (eixo das abscissas) e o y indicando o eixo vertical (eixo das ordenadas). Quando saímos do plano (espaço 2D ou R2) para o espaço (espaço 3D ou R3), temos a inclusão do eixo z (que indica profundidade). Já o sistema de Coordenadas Polares é um sistema de coordenadas em duas dimensões no qual cada ponto no plano é determinado por sua distância a partir de um ponto de referência conhecido como raio (r) e um ângulo a partir de uma direção de referência. Este ângulo é normalmente chamado de theta (__$\theta__$). Assim, um ponto em Coordenadas Polares é conhecido por sua posição (r, __$\theta__$). Antes de prosseguirmos, veja uma imagem demonstrando os dois sistemas de coordenadas: A fórmula para conversão de Coordenadas Cartesianas para Coordenadas Polares é: __$r = \sqrt{x^2+y2}__$ __$\theta = \\arctan\left(\frac{y}{x}\right)__$ E aqui está o código Python completo que recebe as coordenadas cartesianas (x, y) e retorna as coordenadas polares (r, __$\theta__$): # importamos a bibliteca NumPy import numpy as np import math as math def main(): # vamos ler as coordenadas cartesianas x = float(input("Valor de x: ")) y = float(input("Valor de y: ")) # vamos calcular o raio raio = math.sqrt(math.pow(x, 2) + math.pow(y, 2)) # agora calculamos o theta (ângulo) em radianos theta = np.arctan2(y, x) # queremos o ângulo em graus também angulo_graus = 180 * (theta / math.pi) # e exibimos o resultado print("As Coordenadas Polares são:") print("raio = %0.4f, theta = %0.4f, ângulo em graus = %0.2f" % (raio, theta, angulo_graus)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Valor de x: -1 Valor de y: 1 As Coordenadas Polares são: raio = 1.4142, theta = 2.3562, ângulo em graus = 135.00 Veja que as coordenadas polares equivalentes são (__$\sqrt{2}__$, __$\frac{3\pi}{4}__$), com o theta em radianos. Sim, os professores das disciplinas de Geometria Analítica e Álgebra Linear, Física e outras gostam de escrever os resultados usando raízes e frações em vez de valores reais. |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercício Resolvido de C - Um método recursivo que conta de 0 até 10Quantidade de visualizações: 618 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um método recursivo que conta e exibe os valores de 0 até 10. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura: void contar_recursivamente(int n){ // sua implementação aqui } Sua saída deverá ser parecida com: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Veja a resolução comentada deste exercício usando C console: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // método recursivo que conta de 0 até 10; void contar_recursivamente(int n){ // vamos exibir o número atual printf("%d ", n); // devemos prosseguir com a recursividade? if(n < 10){ // incrementa o valor de n n++; contar_recursivamente(n); // e faz uma nova chamada recursiva } } // método principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // efetua uma chamada ao método recursivo fornecendo o primeiro valor contar_recursivamente(0); printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } |
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Delphi - Como calcular MDC em Delphi |
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