Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: C# ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

É possível cancelar o evento KeyPress baseado em um determinado caractere?

Quantidade de visualizações: 8952 vezes
Em algumas situações gostaríamos de cancelar o evento KeyPress baseado em um determinado caractere. Isso pode ser feito por meio da propriedade Handled da classe KeyPressEventArgs. Um objeto desta classe é fornecida ao tratador de evento KeyPress e tudo que precisamos fazer é fornecer o valor true à propriedade Handled. Veja:

private void textBox1_KeyPress(object sender, KeyPressEventArgs e){
  // se o usuário digitar 'a' nós cancelamos o evento KeyPress
  if(e.KeyChar == 'a'){
    e.Handled = true;
  }
}

Aqui nós estamos "cancelando" a letra "a", ou seja, o usuário não será capaz de digitar este caractere na caixa de texto.

É possível também usar a propriedade Handled com o valor true para cancelar uma faixa de caracteres. Veja:

private void textBox1_KeyPress(object sender, KeyPressEventArgs e){
  // vamos permitir apenas valores números de 0 à 9
  this.Text = "Digite apenas os números de 0 a 9";
    
  if(((int)e.KeyChar < 48) || ((int)e.KeyChar > 57)){
    this.Text = "Caractere inválido";
    e.Handled = true;
  }
}

Note que neste trecho de código nós obtemos o caractere digitado usando a propriedade KeyChar da classe KeyPressEventArgs e fizemos uma conversão explícita (cast) para um inteiro. Isso nos retornou o código ASCII do caractere digitado. Em seguida só tivemos que verificar se o código do caractere está na faixa 48 à 57, que é a faixa dos dígitos de 0 a 9.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

Veja mais Dicas e truques de C#

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 28 usuários muito felizes estudando em nosso site.