Você está aqui: C# ::: C# + MySQL ::: MySqlCommand |
Como criar uma tabela MySQL usando CREATE TABLE e o comando ExecuteNonQuery() da classe MySqlCommand do C#Quantidade de visualizações: 531 vezes |
Nesta dica mostrarei como disparar um comando SQL CREATE TABLE a partir de um objeto MySqlCommand usando o método ExecuteNonQuery(). O código C# está bem comentado para que você entenda todos os passos necessários para a realização da tarefa, desde a criação da conexão MySqlConnection até o disparo do comando ExecuteNonQuery. A tabela MySQL criada contém os campos id (auto incremento), titulo, autor, paginas e data_cadastro. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; using System.Data; using System.Windows.Forms; using MySql.Data.MySqlClient; namespace EstudosMySQL { public partial class Form1 : Form { public Form1() { InitializeComponent(); } private void button1_Click(object sender, EventArgs e) { // objeto de conexão MySqlConnection conn = null; // string de conexão string connStr = "server=localhost;user id=root; " + "password=osmar1234; database=estudos; pooling=false"; try { conn = new MySqlConnection(connStr); conn.Open(); if (conn.State == ConnectionState.Open) { // vamos criar a tabela MySQL disparando o comando CREATE TABLE // primeiro criamos um novo objeto MySqlCommand MySqlCommand comando = new MySqlCommand(); // definimos a conexão para este comando comando.Connection = conn; // definimos o comando SQL a ser executado comando.CommandText = @"CREATE TABLE livros(id INTEGER PRIMARY KEY AUTO_INCREMENT, titulo VARCHAR(100), autor VARCHAR(50), paginas INT(11), data_cadastro DATETIME)"; // e executamos o comando SQL comando.ExecuteNonQuery(); MessageBox.Show("A tabela SQL foi criada com sucesso"); } } catch (MySqlException ex) { MessageBox.Show("Erro: " + ex.Message); } } } } |
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C ::: Dicas & Truques ::: Recursão (Recursividade) |
Como calcular o fatorial de um número em C usando recursividadeQuantidade de visualizações: 15538 vezes |
O fatorial de um determinado número, representado por n! equivale a multiplicar este número por seus antecessores. Assim, o fatorial de 4 (4!) pode ser calculado da seguinte forma:4 x 3 x 2 x 1 = 24 Sempre que falamos de recursão, o cálculo de fatorial nos auxilia na exemplificação por ser relativamente fácil de se entender todas as etapas do processo. O código abaixo mostra uma função recursiva em C que calcula o fatorial de qualquer número. Tenha cuidado. Calcular o fatorial de um número maior que 10 pode tornar sua máquina extremamente lenta, além de, muitas vezes, não retornar os resultados esperados. ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> // cabeçalho da função fatorial recursiva int fatorial(int n); // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos calcular o fatorial de 5 int res = fatorial(5); // exibe o resultado printf("O fatorial de 5 é: %d", res); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } // função recursiva para calcular o fatorial // de um determinado número int fatorial(int n){ if(n == 0){ return 1; } else{ return n * fatorial(n - 1); } } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: O fatorial de 5 é: 120 |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como usar arrays (vetores e matrizes) em DelphiQuantidade de visualizações: 72746 vezes |
Em programação de computadores, um array, também conhecido como vector (para arrays uni-dimensionais) ou matriz (para arrays bi-dimensionais), é uma das mais simples estruturas de dados. Os arrays mantêm uma série de elementos de dados, geralmente do mesmo tamanho e tipo de dados. Elementos individuais são acessados por sua posição no array. A posição é dada por um índice, também chamado de subscrição. O índice geralmente utiliza uma seqüência de números inteiros, (ao contrário de um array associativo) mas o índex pode ter qualquer valor ordinal. Alguns arrays são multi-dimensionais, significando que eles são indexados por um número fixo de números inteiros, por exemplo, por um seqüência (ou sucessão) finita de quatro números inteiros. Geralmente, arrays uni- e bi-dimensionais são os mais comuns. Os arrays podem ser considerados como as estruturas de dado mais simples que é possível imaginar. Têm a vantagem de que os seus elementos são acessíveis de forma rápida, mas têm uma notável limitação: são de tamanho fixo, mas podem ser incrementados ou diminuídos com determinados algoritmos, geralmente envolvendo a cópia de elementos de um array para outro e reinicializando o original com a nova dimensão. Os vetores podem ser implementados desta forma. Em Delphi um array é declarado da seguinte forma: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- var valores: array[1..10] of Integer; Aqui nós temos um array chamado valores que contém 10 elementos do tipo Integer. Estes elementos podem ser acessados por índices que variarão de 1 a 10, ou seja, podemos acessar o 5º elemento da seguinte forma: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var valores: array[1..10] of Integer; begin valores[5] := 20; end; Este tipo de array que ora criamos é chamado de array estático, em contraposição aos arrays dinâmicos, os quais podem ter seus tamanhos redimensionados durante a execução do programa. A forma mais prática de se trabalhar com arrays em Delphi é usando laços. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var valores: array[1..5] of Integer; i, soma: Integer; begin // vamos preencher o array com os valores de 1 a 5 for i := 1 to 5 do begin valores[i] := i; end; // vamos percorrer o array novamente e obter a soma dos // valores de seus elementos soma := 0; for i := 1 to 5 do begin soma := soma + valores[i]; end; // vamos exibir o resultado ShowMessage('A soma dos valores é: ' + IntToStr(soma)); end; Aqui nós declaramos um array de 5 elementos do tipo Integer e inicializamos seus elementos com os valores de 1 a 5. Em seguida percorremos todo o array novamente para obter a soma dos valores dos elementos. É possível também declarar e já inicializar um array. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); const valores: array[1..5] of Integer = (3, 2, 6, 12, 9); var i, soma: Integer; begin // vamos percorrer o array novamente e obter a soma dos // valores de seus elementos soma := 0; for i := 1 to 5 do begin soma := soma + valores[i]; end; // vamos exibir o resultado ShowMessage('A soma dos valores é: ' + IntToStr(soma)); end; Note que aqui eu declarei o array como uma constante. Isso aconteceu porque o Delphi não permite que inicializemos variáveis locais ([DCC Error] Unit1.pas(32): E2195 Cannot initialize local variables). Caso você realmente precise do array como variável e não constante, e deseje inicializá-lo juntamente com a declaração, mova-o para a seção interface do formulário ou classe. Para finalizar, veja que é possível criar arrays de todos os tipos em Delphi. Veja no trecho de código abaixo como usamos um array de Char para guardar uma palavra e exibí-la normal e depois invertida: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); const letras: array[1..5] of Char = ('O', 's', 'm', 'a', 'r'); var i: Integer; resultado: String; begin resultado := ''; // vamos exibir a palavra na forma normal for i := 1 to 5 do resultado := resultado + letras[i]; // exibe o resultado ShowMessage(resultado); // vamos exibir a palavra invertida resultado := ''; for i := 5 downto 1 do resultado := resultado + letras[i]; // exibe o resultado ShowMessage(resultado); end; Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como testar se um número é primo em JavaQuantidade de visualizações: 2095 vezes |
O Número Primo é o número maior que 1 e que só pode ser dividido por 1 e por ele mesmo, ou seja, números primos não podem ser divididos por outros números, a não ser por ele mesmo e pelo número 1. Dessa forma, 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, etc, são todos números primos. É importante observar que 0 e 1 não são números primos, e que o número 2 é o único número primo par. Veja agora um código Java completo que pede para o usuário informar um número inteiro positivo e mostra uma mensagem indicando se o número informado é primo ou não: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos solicitar um número inteiro positivo System.out.print("Informe um número inteiro positivo: "); int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // o número é negativo? if(numero < 0){ System.out.println("Número inválido."); } // é 0 ou 1? else if((numero == 0) || (numero == 1)){ System.out.println("Número válido, mas não é primo. "); } // passou até aqui. Vamos testar se o número é primo else{ boolean primo = true; for (int i = 2; i <= (numero / 2); i++){ // se passar no teste, não é primo if (numero % i == 0) { primo = false; break; } } if(primo){ System.out.println("O número informado é primo"); } else{ System.out.println("O número informado não é primo"); } } } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Informe um número inteiro positivo: 9 O número informado não é primo |
Ruby ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de Ruby - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equiláteroQuantidade de visualizações: 630 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra: A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B). Escreva um programa Ruby que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro lado do triângulo: 30 Informe o segundo lado do triângulo: 40 Informe o terceiro lado do triângulo: 60 O triângulo é escaleno Veja a resolução comentada deste exercício usando Ruby: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos ler o primeiro lado do triângulo print "Informe o primeiro lado do triângulo: " lado_a = Integer(gets) # vamos ler o segundo lado do triângulo print "Informe o segundo lado do triângulo: " lado_b = Integer(gets) # vamos ler o terceiro lado do triângulo print "Informe o terceiro lado do triângulo: " lado_c = Integer(gets) # os lados informados formam um triângulo? if((lado_a < (lado_b + lado_c)) && (lado_b < (lado_a + lado_c)) \ && (lado_c < (lado_a + lado_b))) # é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)? if((lado_a == lado_b) && (lado_b == lado_c)) print "O triângulo é equilátero" else # é isósceles (dois lados iguais e um diferente)? if((lado_a == lado_b) || (lado_a == lado_c) || \ (lado_c == lado_b)) print "O triângulo é isósceles" else # é escaleno print "O triângulo é escaleno" end end else print "Os lados informados não formam um triângulo." end |
Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como testar condições em Python usando a estrutura condicional if...elif...else (se, senão se, senão)Quantidade de visualizações: 9541 vezes |
A instrução condicional if (se) é usada para verificar uma condição na linguagem Python. Se esta condição for verdadeira, um bloco de códigos é executado. Opcionalmente um bloco de códigos pode também ser executado caso a condição seja falsa. Veja um exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- def main(): numero = 10 valor = int(input("Informe um inteiro: ")) if valor == numero: print("Parabéns, você acertou de primeira") print("Já tentou a Megasena?") elif valor < numero: print("Tente um número maior") else: print("Tente um número menor") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Informe um inteiro: 3 Tente um número maior Observe que as instruções a serem executadas em um bloco são agrupadas por indentação. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
Veja mais Dicas e truques de Python |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
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