Você está aqui: C# ::: C# + SQL Server ::: Passos Iniciais

Criando uma classe de conexão para suas aplicações Windows Forms, C# e SQL Server

Quantidade de visualizações: 23471 vezes
Nesta dica vou mostrar como criar uma classe de conexão que pode ser reaproveitada em suas aplicações Windows Forms, C# e SQL Server. A vantagem de se usar uma classe de conexão e concentrar a string de conexão, os métodos de abertura e fechamento da conexão em uma só classe possibilita modificações rápidas e de pouco impacto no restante do código da aplicação.

Para criar a classe de conexão siga atentamente os passos abaixo:

a) Clique com o botão direito no nome do projeto no Solution Explorer, escolha a opção Add -> Class;

b) Dê o nome "Conexao" para a classe e modifique-a para ficar parecida com o código abaixo:

using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Text;
using System.Data;
using System.Data.SqlClient;

namespace NamespaceDeSuaAplicacao{
  class Conexao{
    // vamos nos conectar ao SQL Server Express e à base de dados
    // locadora usando Windows Authentication
    private static string connString = @"server = .\sqlexpress;
    Database = locadora;
    integrated security = true;";

    // representa a conexão com o banco
    private static SqlConnection conn = null;   

    // método que permite obter a conexão
    public static SqlConnection obterConexao(){
      // vamos criar a conexão
      conn = new SqlConnection(connString);

      // a conexão foi feita com sucesso?
      try{
        // abre a conexão e a devolve ao chamador do método
        conn.Open();
      }
      catch(SqlException sqle){
        conn = null;
        // ops! o que aconteceu?
        // uma boa idéia aqui é gravar a exceção em um arquivo de log
      }

      return conn;
    }

    public static void fecharConexao(){
      if(conn != null){
        conn.Close();
      }
    }
  }
}

Note que os métodos desta classe são estáticos, o que nos permite chamá-los a partir de outras classe sem a necessidade de criarmos novos objetos da classe Conexao. Veja, por exemplo, como usar os métodos obterConexao() e fecharConexao() de nossa recém-criada classe a partir do evento Click de um botão (este botão poderia estar localizado em um formulário de cadastro):

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter a conexão com o banco de dados
  SqlConnection conn = Conexao.obterConexao();

  // a conexão foi efetuada com sucesso?
  if(conn == null){
    MessageBox.Show("Não foi possível obter a conexão. Veja o log de erros.");   
  }
  else{
    MessageBox.Show("A conexão foi obtida com sucesso.");
  }

  // não precisamos mais da conexão? vamos fechá-la
  Conexao.fecharConexao();
}


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

Veja mais Dicas e truques de C#

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 21 usuários muito felizes estudando em nosso site.