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C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como criar um laço for infinito em C++ - C++ do básico ao profissionalQuantidade de visualizações: 9745 vezes |
É possível criar um laço for infinito em C++ simplesmente omitindo as partes início, condição e incremento/decremento. Veja:#include <string> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { // um laço for infinito (cuidado! se você não // fornecer uma forma de parar o negócio vai // travar int valor = 0; for(;;){ cout << valor << "\n"; valor++; // vamos parar o laço aqui if(valor > 20) break; } cout << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++ |
Como obter um iterador para o primeiro ou último elemento de um vector C++ usando as funções begin() e end()Quantidade de visualizações: 7768 vezes |
Há situações em nossos códigos que precisamos obter uma referência ao primeiro ou último elemento de um vector e usar tal referência para acessar os demais elementos. Isso pode ser feito com um iterador. Assim, para obter um iterador para o primeiro elemento nós podemos usar a função begin(), que retorna duas formas de iteradores: iterator begin(); const_iterator begin() const; A primeira versão retorna um iterador que pode ser usado, não somente para acessar os elementos do vector, como também para alterar seus valores. Veja no trecho de código abaixo como obtemos um iterador para o primeiro elemento e o incrementamos de forma a atingir o último elemento: #include <iostream> #include <vector> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um vector vazio que conterá inteiros vector<int> valores; // vamos inserir três elementos valores.push_back(54); valores.push_back(13); valores.push_back(87); // vamos obter um iterador para o primeiro elemento vector<int>::iterator it = valores.begin(); // vamos mostrar o valor atual do iterador cout << "Valor atual do iterador: " << *it << endl; // vamos adiantar o iterador duas vezes it += 2; // vamos mostrar o novo valor do iterador cout << "Novo valor do iterador: " << *it << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } É importante lembrar que podemos alterar os valores dos elementos de um vector por meio do iterador. Veja: #include <iostream> #include <vector> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um vector vazio que conterá inteiros vector<int> valores; // vamos inserir três elementos valores.push_back(54); valores.push_back(13); valores.push_back(87); // vamos obter um iterador para o primeiro elemento vector<int>::iterator it = valores.begin(); // vamos atribuir um novo valor ao primeiro elemento *it = 128; // vamos mostrar o novo valor do primeiro elemento cout << "Novo valor do primeiro elemento: " << valores.front() << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Mas, e se quiséssemos evitar tal alteração? Bastaria usar um iterador constante: // vamos obter um iterador constante para o primeiro elemento vector<int>::const_iterator it = valores.begin(); Faça esta alteração no código anterior e verá que o programa não mais compila. A mensagem de erro de compilação indica: assignment of read-only location Vamos agora obter um iterador para o último elemento. Para isso podemos usar a função end(). Veja: iterator end(); const_iterator end() const; É importante notar que end() retorna um iterador para o elemento APÓS o último elemento do vector. Veja no trecho de código abaixo como obtemos um iterador para o último elemento: #include <iostream> #include <vector> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um vector vazio que conterá inteiros vector<int> valores; // vamos inserir três elementos valores.push_back(54); valores.push_back(13); valores.push_back(87); // vamos obter um iterador para o último elemento vector<int>::iterator it = valores.end(); // como end() retorna um iterador para um elemento // APÓS o último elemento do vector, temos que voltar // um elemento para acessarmos de fato o último elemento it--; // vamos mostrar o valor atual do iterador cout << "Valor do iterador: " << *it << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Um dos usos mais comuns dos iteradores begin() e end() é quando queremos percorrer todos os elementos de um vector. Veja: #include <iostream> #include <vector> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um vector vazio que conterá inteiros vector<int> valores; // vamos inserir três elementos valores.push_back(54); valores.push_back(13); valores.push_back(87); // vamos percorrer o vector e exibir os elementos vector<int>::iterator it; for(it = valores.begin(); it < valores.end(); it++){ cout << *it << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
wxWidgets ::: Dicas & Truques ::: wxFrame |
Como usar a classe wxFrame para criar a janela principal de suas aplicações C++ wxWidgetsQuantidade de visualizações: 2089 vezes |
A classe wxFrame, definida no arquivo <wx/frame.h>, herda diretamente da classe wxTopLevelWindow (que herda de wxWindow) e, em geral, é usada para representar a janela principal da aplicação. Em tempo de execução seu tamanho pode ser alterado, maximizado, restaurado e minimizado. Esta janela também inclui uma borda mais grossa, uma barra de títulos e, opcionalmente, uma barra de menus, uma barra de ferramentas ou uma barra de status. Uma wxFrame pode atuar como um contâiner para outros controles, tais como botões, caixa de texto, listas, tabelas, etc. No entanto, não podemos inserir em uma wxFrame uma outra wxFrame ou um diálogo. O construtor não vazio da classe wxFrame é: wxFrame::wxFrame(wxWindow* parent, wxWindowID id, const wxString& title, const wxPoint& pos = wxDefaultPosition, const wxSize& size = wxDefaultSize, long style = wxDEFAULT_FRAME_STYLE, const wxString& name = wxFrameNameStr) O parâmetro parent pode ser, e geralmente é, NULL. Se esse valor for diferente de NULL, a frame será minimizada quando sua janela mãe foi minimizada e restaurada quando esta for restaurada. Note que estamos falando de aplicações de janelas de múltiplos documentos (janelas MDI). O parâmetro id é o identificador da janela. Podemos informar -1 para indicar um valor default. O parâmetro title é o texto a ser exibido na barra de títulos da janela. O parâmetro pos é a posição da janela, expressa como um wxPoint (coordenada x e y). Se fornecermos o valor wxDefaultPosition para este parâmetro, a posição da janela será escolhida pelo sistema de janelas ou pela biblioteca wxWidgets, dependendo da plataforma. O parâmetro size é o tamanho da janela, expresso como um wxSize (largura e altura). O valor wxDefaultSize indica o tamanho padrão (default), escolhido pelo sistema de janelas ou pela biblioteca wxWidgets, dependendo da plataforma. O parâmetro style é o estilo da janela. O valor padrão é wxDEFAULT_FRAME_STYLE (que pode ser redimensionada, possui um botão de minimizar, de maximizar, etc). O parâmetro name é usado para associar a janela com um item nomeado, permitindo a personalização individual da janela em sistemas que usam o Motif. No Windows este parâmetro não possui nenhum efeito. Vamos ao código agora. Veja os arquivos de definição e de implementação para a criação de uma janela wxFrame: Código para janelaprincipal.h: #ifndef _JANELAPRINCIPAL_H #define _JANELAPRINCIPAL #include <wx/wx.h> // Definição da nossa janela wxFrame class JanelaPrincipal : public wxFrame{ public: // construtor não vazio JanelaPrincipal(const wxChar *titulo, int posX, int posY, int largura, int altura); // destrutor ~JanelaPrincipal(); }; #endif // _JANELAPRINCIPAL_H Código para janelaprincipal.cpp: #include "janelaprincipal.h" // arquivo de implementação JanelaPrincipal::JanelaPrincipal(const wxChar *titulo, int posX, int posY, int largura, int altura) : wxFrame((wxFrame *)NULL, -1, titulo, wxPoint(posX, posY), wxSize(largura, altura)){ // não vamos fazer nada aqui por enquanto } JanelaPrincipal::~JanelaPrincipal(){ // por enquanto vamos deixar o construtor vazio } Agora veja o arquivo de definição e de implementação necessários para a criação e exibição da nossa janela: Código para aplicacao.h: #include <wx/wx.h> // arquivo de definição // declaramos a classe application class MinhaAplicacao : public wxApp{ public: // é chamado no startup da aplicação virtual bool OnInit(); }; // declara MinhaAplicacao& GetApp() DECLARE_APP(MinhaAplicacao) Código para aplicacao.cpp #include "aplicacao.h" #include "janelaprincipal.h" // arquivo de implementação // aqui o wxWidgets cria nosso objeto MinhaAplicacao e o associa // com a função de entrada main() ou WinMain() IMPLEMENT_APP(MinhaAplicacao) bool MinhaAplicacao::OnInit(){ // vamos criar nossa janela JanelaPrincipal *janela = new JanelaPrincipal(wxT("Cadastro"), 50, 50, 500, 400); // vamos exibir a janela wxFrame janela->Show(TRUE); // essa vai ser a janela principal da aplicação SetTopWindow(janela); // podemos iniciar o loop de eventos return true; } Note que, para que a janela seja visível na tela, devemos fazer uma chamada ao método Show() e fornecer o valor TRUE. Esta função é definida originalmente em wxWindow. Veja também que chamamos SetTopWindow() para informar ao wxWidgets que esta é a janela principal, razão pela qual fornecemos o valor NULL para o parâmetro parent. |
Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Pontos e Coordenadas |
Como pedir para o usuário selecionar um ponto na área de desenho do Revit usando a função PickPoint() do objeto Selection da Revit C# APIQuantidade de visualizações: 422 vezes |
Em várias situações nós precisamos que o usuário indique um ponto na área de desenho do Revit, ou seja, as coordenadas x, y e z na qual nosso código Revit C# efetuará alguma ação. Para isso nós podemos usar a função PickPoint() do objeto Selection, que retorna um objeto da classe XYZ. O primeiro passo é acessar o documento ativo UIDocument, por meio de uma chamada a this.ActiveUIDocument. Em seguida nós definimos o tipo de snap usando a enumeração ObjectSnapTypes. Para este exemplo eu usei Endpoints e Intersections, mas você pode usar outros também, tais como Midpoints, Nearest, Intersections, etc. Uma vez obtido o tipo de snap, nós o usamos para a chamada à função PickPoint(). Feito isso nós só precisamos acessar o objeto XYZ retornado e mostrar as suas coordenadas. Veja o código Revit C# completo para o exemplo: using System; using Autodesk.Revit.UI; using Autodesk.Revit.DB; using Autodesk.Revit.UI.Selection; using System.Collections.Generic; using System.Linq; namespace Estudos { [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes. TransactionMode.Manual)] [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")] public partial class ThisApplication { private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) { // vamos obter uma referência ao UIDocument ativo UIDocument uidoc = this.ActiveUIDocument; // agora mostramos uma mensagem para o usuário selecionar um // elemento TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um ponto na área de desenho"); // vamos escolher o tipo de snap ObjectSnapTypes tiposSnap = ObjectSnapTypes.Endpoints | ObjectSnapTypes.Intersections; // agora o usuário seleciona um ponto e nós o guardamos na // variável ponto, do tipo XYZ XYZ ponto = uidoc.Selection.PickPoint(tiposSnap, "Selecione um ponto de extremidade ou intersecção"); // acessamos as coordenadas do ponto string coordenadas = "X = " + ponto.X + "\nY = " + ponto.Y + "\nZ = " + ponto.Z; // e mostramos o resultado TaskDialog.Show("Revit", "As coordenadas do ponto são:\n" + coordenadas); } private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) { // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim } #region Revit Macros generated code private void InternalStartup() { this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup); this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown); } #endregion } } Ao executar este código Revit C# você terá uma mensagem TaskDialog com um resultado parecido com: As coordenadas do ponto são: X = 4.7533122 Y = 11.429872 Z = 23.3871198 |
C# ::: Windows Forms ::: Formulários e Janelas |
Como maximizar um formulário Windows Forms ao clicar em um botão usando a linguagem C#Quantidade de visualizações: 13464 vezes |
Em algumas situações gostaríamos de maximizar um formulário Windows Forms baseado em alguma ação do usuário. Isso pode ser feito definindo-se a constante FormWindowState.Maximized para a propriedade WindowState da classe Form. O trecho de código abaixo mostra como maximizar o formulário ao clicarmos em um botão: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos maximizar o formulário this.WindowState = FormWindowState.Maximized; } |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
PHP para iniciantes - Como substituir substrings sem considerar maiúsculas e minúsculas usando a função str_ireplace() do PHPQuantidade de visualizações: 546 vezes |
Nesta dica mostrarei como usar a função str_ireplace() da linguagem PHP para efetuar substituições de partes de palavras, frases e texto desconsiderando as letras maiúsculas e minúsculas. Os parâmetros fornecidos para esta função são os mesmos da função str_replace(). Veja o código completo para o exemplo: <html> <head> <title>Estudando PHP</title> </head> <body> <?php $frase = "Jsp? Gosto de programar em JSP"; echo "Original: " . $frase; $frase = str_ireplace("JSP", "PHP", $frase); echo "<br>Depois da substituição: " . $frase; ?> </body> </html> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Original: Jsp? Gosto de programar em JSP Depois da substituição: PHP? Gosto de programar em PHP |
PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
PHP para iniciantes - Como usar a usar o laço do...while em PHP - Como usar o laço do...while da linguagem PHPQuantidade de visualizações: 14480 vezes |
O laço do...while, ou loop do...while (faça...enquanto) da linguagem PHP é bem parecido com o laço while (enquanto). A diferença é que no do...while, a condição é testada no final da primeira iteração, o que garante que o laço será executado no mínimo uma vez. Veja um exemplo de seu uso:<? $valor = 1; do{ echo $valor . "<br>"; $valor++; }while($valor <= 10); ?> Este laço exibirá o seguinte resultado: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Lembre-se que o teste de continuidade do laço do...while ocorre no final da primeira iteração, enquanto no laço while(), o teste de continuidade ocorre antes da primeira iteração. Dica revisada, atualizada e testada no PHP 8. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o seno de um número ou ângulo em JavaScript usando a função sin() do objeto MathQuantidade de visualizações: 9000 vezes |
Em geral, quando falamos de seno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função seno disponível nas linguagens de programação para calcular o seno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria. No entanto, é sempre importante entender o que é a função seno. Veja a seguinte imagem: ![]() Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles. Assim, o seno é a razão entre o cateto oposto (oposto ao ângulo theta) e a hipotenusa, ou seja, o cateto oposto dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula: \[\text{Seno} = \frac{\text{Cateto oposto}}{\text{Hipotenusa}} \] Então, se dividirmos 20 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.5547, que é a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa (em radianos). Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.5547. O resultado será 0.9828 (em radianos). Convertendo 0.9828 radianos para graus, nós obtemos 56.31º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto oposto e a hipotenusa na figura acima. Pronto! Agora que já sabemos o que é seno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função sin() da linguagem JavaScript. Esta função, disponível no objeto Math, recebe um valor numérico e retorna um valor, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja: <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos calcular o seno de três números document.writeln("Seno de 0 = " + Math.sin(0)); document.writeln("<br>Seno de 1 = " + Math.sin(1)); document.writeln("<br>Seno de 2 = " + Math.sin(2)); </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: Seno de 0 = 0 Seno de 1 = 0.8414709848078965 Seno de 2 = 0.9092974268256817 Note que calculamos os senos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função seno mostrada abaixo: ![]() |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como listar todos os arquivos de um diretório usando DelphiQuantidade de visualizações: 2172 vezes |
Como listar todos os arquivos de um diretório usando Delphi Em algumas situações precisamos listar todos os arquivos contidos em um determinado diretório. Para isso podemos usar a função abaixo. Esta função recebe o caminho e nome de um diretório e uma coleção de strings TStrings. Como resultado de sua execução, a função insere em TStrings todos os nomes dos diretórios encontrados. Para facilitar o entendimento do exemplo eu incluí uma chamada à função a partir do evento Click de um botão. Tenha a certeza de colocar uma TListBox no formulário antes de executar o código: procedure listarArquivosDir(diretorio: string; lista: TStrings); var search_rec: TSearchRec; begin if FindFirst(diretorio + '*.*', faAnyFile, search_rec) = 0 then begin repeat if search_rec.Attr <> faDirectory then lista.Add(search_rec.Name); until FindNext(search_rec) <> 0; FindClose(search_rec); end; end; procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin listarArquivosDir('c:\', ListBox1.Items); end; Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
R ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Variáveis e Constantes |
Regras para a escolha de nomes de variáveis na linguagem RQuantidade de visualizações: 1783 vezes |
A linguagem R, assim como quase todas as linguagens de programação, impõe algumas regras sobre os nomes que podemos escolher para nossos identificadores (variáveis, funções, nomes de classes, etc). Em R, nomes de variáveis devem seguir as seguintes regras: 1) Variáveis podem ter nomes curtos, tais como x, y, z, ou nomes mais descritivos, tais idade, valor_boleto, velocidade_total, etc. 2) Nomes de variáveis em R devem sempre começar com uma letra (ou o ponto) e pode ser uma combinação de letras, números, ponto (.) e underline (_). Se o nome da variável começar com um ponto (.), ele não poderá ser seguido por um número. 3) O nome de uma variável não pode começar com um número ou o caractere de underline (_). 4) Nomes de variáveis em R são case-sensitive, ou seja, há diferenciação de maiúsculas e minúsculas. Dessa forma, nome, Nome e NOME são três variáveis diferentes. 5) As palavras reservadas da linguagem (if, NULL, TRUE, FALSE, etc) não podem ser usados como nomes de variáveis, funções, nomes de classes e objetos. Veja a seguir exemplos de declaração e uso de variáveis em R: > x <- 10 [ENTER] > nome <- "Osmar" [ENTER] > pago <- TRUE [ENTER] > y <- x + 15 [ENTER] > x [ENTER] [1] 10 > nome [ENTER] [1] "Osmar" > y [ENTER] [1] 25 > pago [ENTER] [1] TRUE > |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
Java - Como converter Metros Quadrados em Quilômetros Quadrados em Java - Java para Física e Engenharia Python - Como exibir os valores de 0 a 10 em ordem decrescente usando o laço for da linguagem Python JavaScript - Cookies em JavaScript - Como escrever uma função para a criação de cookies em JavaScript VisuAlg - Como calcular o coeficiente angular de uma reta em VisuAlg dados dois pontos no plano cartesiano |
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