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Java ::: Pacote java.lang ::: String |
Java para iniciantes - Como verificar se duas strings são iguais ou diferentes usando os métodos equals() e equalsIgnoreCase() da classe StringQuantidade de visualizações: 4486 vezes |
Podemos verificar se duas strings são iguais ou diferentes em Java usando os métodos equals() e equalsIgnoreCase(). O método equals() recebe um objeto do tipo String e o compara com o String atual. Veja sua assinatura:public boolean equals(Object anObject) O resultado será true se as duas strings forem iguais e false em caso contrário. Note que equals() diferencia letras maiúsculas e letras minúsculas. Veja um exemplo: package estudos; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { String palavra1 = "Java"; String palavra2 = "java"; // vamos verificar se as duas strings são iguais if(palavra1.equals(palavra2)){ System.out.println("As duas strings são iguais"); } else{ System.out.println("As duas strings são diferentes"); } } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: As duas strings são diferentes O método equalsIgnoreCase(), por sua vez, não diferencia letras maiúsculas de letras minúsculas. Veja o exemplo anterior usando o método equalsIgnoreCase(): package estudos; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { String palavra1 = "Java"; String palavra2 = "java"; // vamos verificar se as duas strings são iguais if(palavra1.equalsIgnoreCase(palavra2)){ System.out.println("As duas strings são iguais"); } else{ System.out.println("As duas strings são diferentes"); } } } Ao executarmos este código o resultado será: As duas strings são iguais |
Java ::: Dicas & Truques ::: Sistema |
Java Avançado - Como obter a largura e altura da tela do seu computador em pixels usando o método getScreenSize() da classe Toolkit do JavaQuantidade de visualizações: 15689 vezes |
A classe Toolkit da linguagem Java nos fornece o método getScreenSize(), que retorna um objeto da classe Dimension contendo a largura e a altura da tela do nosso computador, em pixels. Veja o código Java completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import java.awt.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // obtém o tamanho da tela Dimension dim = Toolkit.getDefaultToolkit().getScreenSize(); System.out.println("O tamanho da tela é: " + dim.width + " pixels de largura por " + dim.height + " pixels de altura."); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O tamanho da tela é: 1366 pixels de largura por 768 pixels de altura. |
Ruby ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercício Resolvido de Ruby - Como percorrer os elementos de um array em Ruby usando a função eachQuantidade de visualizações: 636 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dado o seguinte array de int: # vamos criar um array com 5 elementos valores = [8, 3, 10, 4, 7] Sua saída deverá ser parecida com: 8 3 10 4 7 Veja a resolução comentada deste exercício usando Ruby: # vamos criar um array com 5 elementos valores = [8, 3, 10, 4, 7] # vamos usar a função each para percorrer # os itens do array e exibir seus valores valores.each { | valor | print valor.to_s + " " } Veja agora essa mesma resolução usando uma pequena variação, dessa vez usando each...do: # vamos criar um array com 5 elementos valores = [8, 3, 10, 4, 7] # vamos usar a função each para percorrer # os itens do array e exibir seus valores valores.each do | valor | print valor.to_s + " " end |
C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: STL Vector C++ |
Exercício Resolvido de C++ - Escreva um programa C++ com uma função chamada possui_numeros() que recebe um Vector de strings como argumentoQuantidade de visualizações: 398 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C++ com uma função chamada possui_numeros() que recebe um Vector de strings como argumento e retorna outro Vector contendo apenas as strings que possuem um ou mais números. Se nenhuma das strings recebidas passar no teste, retorne um Vector vazio. Sua saída deverá ser parecida com: Elementos do Vector original: livro mesa7 cami45sa porta Palavras que possuem um ou mais números: mesa7 cami45sa Veja a resolução comentada deste exercício em C++: #include <iostream> #include <vector> using namespace std; // função que recebe um vetor de strings e retorna // outro vector contendo apenas as strings que possuem // um ou mais números vector<string> possui_numeros(vector<string> palavras) { // para guardar o resultado vector<string> resultado; // vamos percorrer os itens do vector recebido for(string palavra : palavras) { // agora percorremos os caracteres de cada string for(char carac : palavra) { // é um caractere? if(isdigit(carac)) { // adicionamos no segundo vector resultado.push_back(palavra); break; } } } // retorna o vector obtido return resultado; } // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // vamos criar um vector de palavras vector<string> palavras = {"livro", "mesa7", "cami45sa", "porta"}; // vamos mostrar o conteúdo do vector original cout << "Elementos do Vector original:\n"; for (string palavra : palavras) { cout << palavra << " "; } // agora obtemos um vector com as palavras que contenham um ou mais // números vector<string> resultado = possui_numeros(palavras); // e mostramos o resultado cout << "\n\nPalavras que possuem um ou mais números:\n"; for (string palavra : resultado) { cout << palavra << " "; } cout << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios e Algorítmos Resolvidos de Java - Somando os elementos da diagonal principal de uma matrizQuantidade de visualizações: 9241 vezes |
Pergunta/Tarefa: Em álgebra linear, a diagonal principal de uma matriz A é a coleção das entradas Aij em que i é igual a j. A diagonal principal de uma matriz quadrada une o seu canto superior esquerdo ao canto inferior direito (conforme mostrado na saída do problema proposto abaixo). Escreva um programa (algorítmo) Java que declara uma matriz 3x3 e pede ao usuário para informar seus valores. Em seguida mostre todos os valores da matriz e a soma dos elementos da diagonal principal. Sua saída deverá ser parecida com a imagem abaixo: Valor para a linha 0 e coluna 0: 1 Valor para a linha 0 e coluna 1: 4 Valor para a linha 0 e coluna 2: 7 Valor para a linha 1 e coluna 0: 12 Valor para a linha 1 e coluna 1: 9 Valor para a linha 1 e coluna 2: 8 Valor para a linha 2 e coluna 0: 5 Valor para a linha 2 e coluna 1: 10 Valor para a linha 2 e coluna 2: 14 Valores na matriz 1 4 7 12 9 8 5 10 14 A soma dos elementos da diagonal principal é: 24 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package exercicios; import java.util.Scanner; public class Exercicios { public static void main(String[] args) { // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos declarar e construir uma matriz de três linhas // e três colunas int matriz[][] = new int[3][3]; int soma_diagonal = 0; // guarda a soma dos elementos // na diagonal principal // vamos ler os valores para os elementos da matriz for(int i = 0; i < matriz.length; i++){ // linhas for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){ // colunas System.out.print("Informe o valor para a linha " + i + " e coluna " + j + ": "); matriz[i][j] = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); } } // vamos mostrar a matriz da forma que ela foi informada System.out.println(); // percorre as linhas for(int i = 0; i < matriz.length; i++){ // percorre as colunas for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){ System.out.printf("%5d ", matriz[i][j]); } // passa para a próxima linha da matriz System.out.println(); } // vamos calcular a soma dos elementos da diagonal principal for(int i = 0; i < matriz.length; i++){ for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){ if(i == j){ soma_diagonal = soma_diagonal + matriz[i][j]; } } } // finalmente mostramos a soma da diagonal principal System.out.println("\nA soma dos elementos da diagonal principal é: " + soma_diagonal); } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercícios Resolvidos de Java - Uma função recursiva que conta quantas vezes um valor inteiro k ocorre em um vetor de inteirosQuantidade de visualizações: 1964 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um método recursivo que conta quantas vezes um valor inteiro k ocorre em um vetor de 10 inteiros. Seu método deverá ter a seguinte assinatura: public static int quantRepeticoes(int indice, int valor, int[] vetor){ // sua implementação aqui } Informe o 1 valor: 2 Informe o 2 valor: 7 Informe o 3 valor: 4 Informe o 4 valor: 7 Informe o 5 valor: 1 Informe o valor a ser pesquisado no vetor: 7 O valor informado se repete 2 vezes. Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package exercicio; import java.util.Scanner; public class Exercicio { public static void main(String[] args) { // cria um novo objeto da classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos declarar um vetor de 10 inteiros int valores[] = new int[5]; // vamos pedir ao usuário que informe os valores do vetor for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print("Informe o " + (i + 1) + " valor: "); // efetua a leitura do valor informado para a posição atual do vetor valores[i] = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); } // agora vamos pedir para informar o valor a ser pesquisado System.out.print("\nInforme o valor a ser pesquisado no vetor: "); int valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // e vamos ver a quantidade de repetições int repeticoes = quantRepeticoes(0, valor, valores); System.out.print("O valor informado se repete " + repeticoes + " vezes."); System.out.println("\n"); } // método recursivo que recebe um valor public static int quantRepeticoes(int indice, int valor, int[] vetor){ if(indice == vetor.length - 1){ // caso base...hora de parar a recursividade if(vetor[indice] == valor){ return 1; // mais um repetição foi encontrada } } else{ // dispara mais uma chamada recursiva if(vetor[indice] == valor){ // houve mais uma repetição return 1 + quantRepeticoes(indice + 1, valor, vetor); } else{ return 0 + quantRepeticoes(indice + 1, valor, vetor); // não repetiu } } return 0; // só para deixar o compilador satisfeito...esta linha nunca é executada } } |
C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória |
Como usar um ponteiro para acessar e alterar o valor de mais de uma variável do tipo int usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 10154 vezes |
Esta dica mostra a você como podemos usar apenas um ponteiro para acessar e manipular os valores de três variáveis do tipo int. Veja o uso do símbolo "&" para acessar o endereço de uma variável e "*" (operador de indireção) para acessar o valor da variável apontada pelo ponteiro. Observe o código completo para o exemplo: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // declara e inicializa três variáveis int a = 23; int b = 40; int c = 3; // exibe seus valores printf("a = %d, b = %d, c = %d\n\n", a, b, c); // declara um ponteiro para uma variável do tipo int int *p; // aponta para a variável "a" e altera seu valor p = &a; *p = 12; // aponta para a variável "b" e altera seu valor p = &b; *p = 695; // aponta para a variável "c" e altera seu valor p = &c; *p = 90; // exibe os novos valores das variáveis printf("a = %d, b = %d, c = %d\n\n", a, b, c); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: a = 23, b = 40, c = 3 a = 12, b = 695, c = 90 Pressione qualquer tecla para continuar... |
Ruby ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de Ruby - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equiláteroQuantidade de visualizações: 906 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra: A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B). Escreva um programa Ruby que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro lado do triângulo: 30 Informe o segundo lado do triângulo: 40 Informe o terceiro lado do triângulo: 60 O triângulo é escaleno Veja a resolução comentada deste exercício usando Ruby: # vamos ler o primeiro lado do triângulo print "Informe o primeiro lado do triângulo: " lado_a = Integer(gets) # vamos ler o segundo lado do triângulo print "Informe o segundo lado do triângulo: " lado_b = Integer(gets) # vamos ler o terceiro lado do triângulo print "Informe o terceiro lado do triângulo: " lado_c = Integer(gets) # os lados informados formam um triângulo? if((lado_a < (lado_b + lado_c)) && (lado_b < (lado_a + lado_c)) \ && (lado_c < (lado_a + lado_b))) # é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)? if((lado_a == lado_b) && (lado_b == lado_c)) print "O triângulo é equilátero" else # é isósceles (dois lados iguais e um diferente)? if((lado_a == lado_b) || (lado_a == lado_c) || \ (lado_c == lado_b)) print "O triângulo é isósceles" else # é escaleno print "O triângulo é escaleno" end end else print "Os lados informados não formam um triângulo." end |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como adicionar elementos no início de um array JavaScript usando a função unshift() do objeto ArrayQuantidade de visualizações: 8048 vezes |
Nesta dica mostrarei como adicionar um ou mais elementos no início de um array da linguagem JavaScript usando a função unshift() do objeto Array. Esta função é chamada na variável do tipo array e recebe um ou mais elementos, os quais serão inseridos no início do vetor. Veja o código JavaScript completo para o exemplo: <!doctype html> <html> <head> <title>Arrays em JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos criar um array em JavaScript var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5); // agora vamos mostrar o vetor criado document.write("Valores no array: " + valores + "<br>"); // vamos adicionar três elementos no início do // array valores.unshift(6, 7, 8); // e mostramos o resultado document.write("Adicionei três elementos no início do array<br>"); document.write("Valores no array: " + valores); </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: Valores no array: 1,2,3,4,5 Adicionei três elementos no início do array Valores no array: 6,7,8,1,2,3,4,5 |
AutoCAD .NET API C# ::: Dicas & Truques ::: Linha, Linhas, Comando LINE |
Como selecionar uma linha no AutoCAD e mostrar a equação da reta correspondente usando AutoCAD .NET C# APIQuantidade de visualizações: 573 vezes |
Em algumas situações nós queremos posicionar pontos ou outros desenhos em cima de uma linha, ou seja, em cima de uma reta. Uma das melhores formas de fazer isso é obtendo a equação reduzida da reta e usar as coordenadas x e y correspondentes. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito usando a AutoCAD .NET C# API. O primeiro passo é pedir para o usuário selecionar a linha na área de desenho do AutoCAD usando doc.Editor.GetEntity(). Em seguida nós obtemos as coordenadas iniciais e finais da linha usando as propriedades StartPoint e EndPoint do objeto AcadLine. Para finalizar nós calculamos a equação reduzida da reta e exibimos o resultado. Fique atento ao código que calcula o coeficiente angular e linear da reta. Considere o caso em que o coeficiente angular ou linear é igual a 0. Veja o código AutoCAD .NET API C# completo para o exemplo: using System; using Autodesk.AutoCAD.Runtime; using Autodesk.AutoCAD.ApplicationServices; using Autodesk.AutoCAD.DatabaseServices; using Autodesk.AutoCAD.Geometry; using Autodesk.AutoCAD.EditorInput; [assembly: CommandClass(typeof(PluginEstudos.Class1))] namespace PluginEstudos { public class Class1 { [CommandMethod("estudos")] public void Estudos() { // vamos obter o documento atual Document doc = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument; // vamos obter a base de dados Database db = doc.Database; // opções da seleção PromptEntityOptions opcoes = new PromptEntityOptions("\nSelecione uma linha: "); // obtemos o resultado da seleção PromptEntityResult resultado = doc.Editor.GetEntity(opcoes); // a seleção foi feita com sucesso if (resultado.Status != PromptStatus.OK) { Application.ShowAlertDialog("Nenhum elemento selecionado."); return; } // obtemos o id do objeto selecionado ObjectId id_objeto = resultado.ObjectId; // iniciamos uma transação using (Transaction trans = db.TransactionManager.StartTransaction()) { BlockTable tabela_blocos; BlockTableRecord reg_tabela_blocos; // obtemos a entidade selecionada Entity ent = trans.GetObject(id_objeto, OpenMode.ForWrite) as Entity; // a entidade selecionada é uma linha if (ent is Line) { Line linha = ent as Line; // vamos obter o ponto inicial da linha Point3d ponto_inicial = linha.StartPoint; // vamos obter o ponto final da linha Point3d ponto_final = linha.EndPoint; string sinal = "+"; // vamos calcular o coeficiente angular da reta Double m = (ponto_final.Y - ponto_inicial.Y) / (ponto_final.X - ponto_inicial.X); // vamos calcular o coeficiente linear double n = ponto_inicial.Y - (m * ponto_inicial.X); // coeficiente linear menor que zero? O sinal será negativo if (n < 0) { sinal = "-"; n = n * -1; } // abre o model space para escrita tabela_blocos = trans.GetObject(db.BlockTableId, OpenMode.ForRead) as BlockTable; reg_tabela_blocos = trans.GetObject(tabela_blocos[BlockTableRecord.ModelSpace], OpenMode.ForWrite) as BlockTableRecord; // vamos calcular as coordenadas x e y do ponto médio que // será usado para posicionar o texto double x = (ponto_inicial.X + ponto_final.X) / 2; double y = (ponto_inicial.Y + ponto_final.Y) / 2; // criamos um novo texto DBText texto = new DBText(); texto.TextString = "y = " + m.ToString("0.00") + "x" + " " + sinal + " " + n.ToString("0.00"); texto.SetDatabaseDefaults(); texto.Height = 5; texto.Position = new Point3d(x, y - texto.Height, 0); // adicionamos o texto no desenho reg_tabela_blocos.AppendEntity(texto); trans.AddNewlyCreatedDBObject(texto, true); } else { Application.ShowAlertDialog("Você não selecionou uma linha."); } // salvamos a transação trans.Commit(); } } } } Ao executar este código AutoCAD .NET C# API e selecionar uma linha nós teremos um resultado parecido com: Selecione uma linha [Usuário seleciona a linha] [Mostra a equação reduzida da reta como um texto posicionado no ponto médio da linha] Como forma de testar ainda mais o código, defina um valor para o x e experimente plotar um ponto na área de desenho do AutoCAD. Você verá que o ponto cai exatamente em cima da linha, ou seja, da reta que a representa. |
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