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C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C++ Básico |
Exercício Resolvido de C++ - Ler três números inteiros e indicar se eles estão em ordem crescente ou decrescenteQuantidade de visualizações: 833 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C++ que pede para o usuário informar três números inteiros e informa se eles estão em ordem crescente ou decrescente. Se os números estiverem em ordem crescente, escreva "Ordem Crescente". Se estiverem em ordem decrescente, escreva "Ordem Decrescente". Do contrário escreva "Sem ordem definida". Sua saída deverá ser parecida com: Primeiro número: 4 Segundo número: 8 Terceiro número: 11 Ordem Crescente Veja a resolução comentada deste exercício em C++: #include <string> #include <iostream> using namespace std; // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do exercício int a, b, c; // vamos pedir para o usuário informar três números cout << "Primeiro número: "; cin >> a; cout << "Segundo número: "; cin >> b; cout << "Terceiro número: "; cin >> c; // os números estão em ordem crescente? if (a < b && b < c){ cout << "Ordem Crescente" << endl; } // os números estão em ordem decrescente? else if (a > b && b > c){ cout << "Ordem Decrescente" << endl; } // sem ordem definida else{ cout << "Sem ordem definida" << endl; } cout << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens |
Como criar um programa de visualização de imagens em Java - Código fonte completoQuantidade de visualizações: 19616 vezes |
O que temos abaixo é o código completo para uma aplicação Java Swing que permite visualizar imagens JPG, GIF ou PNG. A imagem é selecinada usando um JFileChooser e carregada usando o método read() da classe ImageIO. Veja que usamos também uma classe personalizada de JPanel para exibir a imagem:import java.awt.*; import java.io.*; import java.awt.image.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; import javax.imageio.*; public class Estudos extends JFrame{ private BufferedImage imagem; AreaImagem areaImagem; public Estudos(){ super("Estudos Java"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new BorderLayout()); JButton btn = new JButton("Carregar Imagem"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ JFileChooser fc = new JFileChooser(); int res = fc.showOpenDialog(null); if(res == JFileChooser.APPROVE_OPTION){ File arquivo = fc.getSelectedFile(); imagem = null; try{ imagem = ImageIO.read(arquivo); } catch(IOException exc){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro ao carregar a imagem: " + exc.getMessage()); } if(imagem != null){ areaImagem.imagem = imagem; areaImagem.repaint(); } } } } ); c.add(btn, BorderLayout.SOUTH); // Cria a área de exibição da imagem areaImagem = new AreaImagem(); c.add(areaImagem, BorderLayout.CENTER); setSize(400, 300); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } // Sub-classe de JPanel para exibir a imagem class AreaImagem extends JPanel{ public BufferedImage imagem; public void paintComponent(Graphics g){ super.paintComponent(g); // desenha a imagem no JPanel g.drawImage(imagem, 0, 0, this); } } |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como inverter o conteúdo de uma string usando a função strrev() do PHPQuantidade de visualizações: 13 vezes |
Em algumas situações nós precisamos inverter, ou seja, mostrar de forma contrária o conteúdo de uma palavra, frase ou texto. Para isso podemos usar a função strrev() da linguagem PHP. Ela recebe uma string e a devolve invertida. Veja o código completo para o seu uso: <html> <head> <title>Estudos PHP</title> </head> <body> <?php $frase = "Gosto de PHP"; echo $frase . "<br>"; echo strrev($frase); ?> </body> </html> Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: Gosto de PHP PHP ed otsoG |
Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como pesquisar valores em uma ArrayList do Java usando a função indexOf() - Coleção Java para iniciantesQuantidade de visualizações: 17110 vezes |
Nesta dica eu mostrarei como podemos usar o método indexOf() para verificar a existência de um valor em uma ArrayList. Se o ítem for encontrado, seu índice (começando em 0) é retornado, do contrário o valor retornado é -1. Veja o código Java completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import java.util.ArrayList; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria uma ArrayList que conterá strings ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>(); // adiciona itens na lista nomes.add("Carlos"); nomes.add("Maria"); nomes.add("Fernanda"); nomes.add("Osmar"); nomes.add("Maria"); // Verifica se o valor "Osmar" existe na // ArrayList int indice = nomes.indexOf("Osmar"); if(indice == -1){ System.out.println("O valor pesquisado não foi encontrado."); } else{ System.out.println("O valor foi encontrado no índice: " + indice); } System.exit(0); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O valor foi encontrado no índice: 3 |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Java Básico - Lendo a nota de um aluno e classificando-a com as letras A, B, C, D ou EQuantidade de visualizações: 4308 vezes |
Exercício Resolvido de Java - Java Básico - Lendo a nota de um aluno e classificando-a com as letras A, B, C, D ou E Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que lê a nota de um aluno e a classifica de acordo com as seguintes regras: 1) Maior ou igual a 9,00 - A 2) Maior ou igual a 8,0 e menor que 9,0 - B 3) Maior ou igual a 7,0 e menor que 8,0 - C 4) Maior ou igual a 6,0 e menor que 7,0 - D 5) Menor que 6,0 - E Sua saída deverá ser parecida com: ![]() Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos solicitar que o usuário informe a nota do aluno System.out.print("Informe a nota do aluno: "); double nota = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); char letra = 'A'; // vai guardar a letra de classificação // a nota está dentro da faixa esperada? if((nota < 0) || (nota > 10)){ System.out.println("A nota esta fora da faixa esperada."); } else{ if(nota < 6.0){ letra = 'E'; } else if((nota >= 6.0) && (nota < 7.0)){ letra = 'D'; } else if((nota >= 7.0) && (nota < 8.0)){ letra = 'C'; } else if((nota >= 8.0) && (nota < 9.0)){ letra = 'B'; } else{ letra = 'A'; } } // vamos mostrar a classificação System.out.println("A classificação desta nota é: " + letra); System.out.println("\n"); } } |
Firebird ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como substituir valores em campos CHAR ou VARCHAR usando a função REPLACE() do FirebirdQuantidade de visualizações: 16065 vezes |
A função REPLACE() do Firebird pode ser usada quando queremos substituir valores no conteúdo de um campo do tipo CHAR ou VARCHAR. Veja um exemplo de um comando SQL DML SELECT FROM no qual usamos a função REPLACE() para substituir todos os espaços por sublinhados (underline) em um campo chamado NOME de uma tabela CLIENTES:SELECT REPLACE(NOME, ' ', '_') FROM CLIENTES WHERE ID = 1; Esta query exibirá o seguinte resultado: REPLACE OSMAR_J._SILVA |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Java - Pesquisando um valor em uma matriz de int e retornando o índice no qual o mesmo foi encontradoQuantidade de visualizações: 9517 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java GUI ou console que declara, constrói e inicializa uma matriz de 5 inteiros. Em seguida peça ao usuário para informar um valor inteiro e informe se o valor lido está contido na matriz. Se o valor for encontrado na matriz, retorne seu índice (lembre-se de que os índices dos elementos em uma matriz Java começam em 0). A declaração, construção e inicialização da matriz pode ser feita da seguinte forma: // declara, constrói e inicializa uma matriz de 5 inteiros int valores[] = {4, 21, 8, 120, 1}; Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package estudos; import javax.swing.JOptionPane; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // declara, constrói e inicializa uma matriz de 5 inteiros int valores[] = {4, 21, 8, 120, 1}; // vamos ler um valor inteiro int pesquisa = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Valor:")); // vamos verificar se o valor está contido na matriz e retornar seu índice int pos = -1; // índice não existente na matriz for(int i = 0; i < valores.length; i++){ if(valores[i] == pesquisa){ pos = i; // encontrou? vamos anotar este índice break; } } // vamos mostrar o resultado if(pos > -1){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "O valor foi encontrado no índice: " + pos); } else{ JOptionPane.showMessageDialog(null, "O valor não foi encontrado na matriz"); } } } Uma idéia na resolução deste exercício é inicializar a variável que guardará o índice do elemento pesquisado com o valor -1. Assim, se no final da pesquisa o valor ainda for -1, sabemos que o elemento não foi encontrado. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como retornar a data e hora da criação de um diretório em C# usando a função GetCreationTime() da classe DirectoryQuantidade de visualizações: 149 vezes |
Nesta dica mostrarei como usar o método GetCreationTime() da classe Directory do C# para obter e retornar a data e hora da criação de um diretório. Note que o retorno de uma chamada a este método é um objeto da classe DateTime. Veja o código completo para o exemplo: using System; using System.IO; namespace Estudos { class Principal { static void Main(string[] args) { // caminho e nome do diretíro string diretorio = @"C:\estudos_csharp\imagens"; DateTime data = Directory.GetCreationTime(diretorio); Console.WriteLine("Diretório criado em: {0}", data); Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Diretório criado em: 17/07/2022 22:09:12 |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como contar as ocorrências de uma substring em uma string em C usando uma função substring_count() personalizadaQuantidade de visualizações: 10401 vezes |
Em algumas situações precisamos obter a quantidade de vezes que uma substring ocorre dentro de uma string. Para isso podemos usar a função personalizada substring_count(). Esta função recebe a string e a substring que desejamos pesquisar e retorna um inteiro contendo a quantidade de vezes que a substring foi encontrada. Veja o código:#include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> // função personalizada que permite contar as // ocorrências de uma substring em uma string int substring_count(const char *str, const char *substring){ int i, j, k, quant = 0; // vamos percorrer todos os caracteres da string for(i = 0; str[i]; i++){ for(j = i, k = 0; str[j] == substring[k]; j++, k++){ if(substring[k + 1] == 0) // fim da comparação quant++; } } return quant; } int main(int argc, char *argv[]){ char frase[] = "Gosto muito de Java, JavaScript e Python"; printf("Ocorrencias encontradas: %d", substring_count(frase, "Java")); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
LISP ::: Dicas & Truques ::: Passos Iniciais |
O que é Lisp e como escrever seu primeiro programa nessa linguagem de programaçãoQuantidade de visualizações: 1541 vezes |
O que é Common Lisp? A linguagem de programação ANSI Common Lisp, ou simplesmente Common Lisp, é uma implementação específica da linguagem de programação Lisp multi-paradigma que suporta programação funcional e procedural. Sua especificação foi criada por Guy L. Steele nos anos 1980 a partir da linguagem Lisp com o intuito de combinar aspectos de diversos dialetos Lisp anteriores, incluindo Scheme. Foi proposto inicialmente o nome de "Standard Lisp" para a linguagem, mas em virtude de um dialeto Lisp já existir com este nome, se buscou um nome similar, resultando no nome "Common Lisp". Em 1994 foi publicada no padrão ANSI Information Technology - Programming Language - Common Lisp, registro X3.226-1994 (R1999). É bem maior e semanticamente mais complexa que Scheme uma vez que foi projetada para ser uma linguagem comercial e ser compatível com os diversos dialetos Lisp dos quais derivou. Como baixar, instalar e testar a Common Lisp no Windows? Embora exista uma quantidade enorme de compiladores Lisp disponíveis atualmente, minha pesquisa recaiu sobre o Steel Bank Common Lisp (SBCL), que pode ser baixado no endereço http://www.sbcl.org. No meu Windows 10 eu baixei o instalador sbcl-2.2.3-x86-64-windows-binary.msi, com o tamanho de 11.7Mb. Finalizada a instalação, vamos testar nossa distribuição do Bank Common Lisp (SBCL). Para isso, abra um janela de terminal e navegue até o diretório de instalação do SBCL: C:\Users\Osmar>cd C:\Program Files\Steel Bank Common Lisp Se você vir um arquivo sbcl.exe dentro deste diretório nós já temos a indicação de que tudo correu bem. Tudo que temos a fazer é chamar este arquivo na linha de comando: C:\Program Files\Steel Bank Common Lisp>sbcL Você verá as seguintes informações na sua tela: This is SBCL 2.2.3, an implementation of ANSI Common Lisp. More information about SBCL is available at <http://www.sbcl.org/>. SBCL is free software, provided as is, with absolutely no warranty. It is mostly in the public domain; some portions are provided under BSD-style licenses. See the CREDITS and COPYING files in the distribution for more information. * Note que o cursor já está esperando comandos, uma vez que estamos no modo interativo. Assim, digite o seguinte comando: * (+ 5 (* 2 4)) Pressione Enter. Se você vir o valor 13, então é sinal de que o SBCL está funcionando 100% e já podemos prosseguir. Para sair do modo interativo do SBCL, digite: * (quit) Como escrever um programa em Common List e carregá-lo no SBCL Agora vamos ver como podemos escrever um programa Common Lisp, salvá-lo em arquivo e carregá-lo a partir do compilador Steel Bank Common Lisp (SBCL). Para isso, abra o seu editor de códigos favorito e digite a seguinte listagem: ; Este programa talvez seja um dos mais básicos ; que podem ser escritos em Common Lisp (defun Primeiro() ; Vamos mostrar uma mensagem de boas-vindas (write-line "Bem-vindo(a) à Common Lisp") ) ; Efetua uma chamada automática ao programa (Primeiro) Para executar este programa, basta chamar o SBCL pela linha de comando, da seguinte forma: C:\Program Files\Steel Bank Common Lisp>sbcl --script C:\estudos_common_lisp\Primeiro.lsp Se o seu código estiver correto, sem nenhum erro de sintáxe, você verá o seguinte texto: Bem-vindo(a) à Common Lisp Pronto! Agora é só aproveitar as nossas dicas, truques e exercícios resolvidos de Common Lisp para aprender ainda mais. Bons estudos. |
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