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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade)

Exercício Resolvido de Java - Como contar de 0 até 10 usando recursividade em Java - Funções recursivas em Java

Quantidade de visualizações: 5233 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um método Java recursivo que conta e exibe os valores de 0 até 10. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura:

public static void contarRecursivamente(int n){
  // sua implementação aqui
}
Veja que o método deverá receber o valor 0 e efetuar novas chamadas a si mesmo até que os valores de 0 a 10 sejam exibidos. O ponto de parada da recursividade é a exibição do valor 10.

Sua saída deverá ser parecida com:

0  1  2  3  4  5  6  7  8  9  10
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package exercicio;

public class Exercicio {
  public static void main(String[] args) {
    // efetua uma chamada ao método recursivo 
    // fornecendo o primeiro valor
    contarRecursivamente(0);
  }
  
  // método recursivo que conta de 0 até 10;
  public static void contarRecursivamente(int n){
    // vamos exibir o número atual
    System.out.print(n + "  ");
    
    // devemos prosseguir com a recursividade?
    if(n < 10){
      // incrementa o valor de n
      n++;  
      // e faz uma nova chamada recursiva 
      contarRecursivamente(n);
    }
  }
}



C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos

Como desenhar gráficos em C# usando GDI+ - Computação gráfica em C# - Passos inicias

Quantidade de visualizações: 17419 vezes
Qualquer um que queira iniciar os estudos e desenhos de gráficos em C# usando Windows Forms deve obrigatoriamente entender um pouco de GDI e GDI+. GDI é o acrônimo de Graphics Device Interface e GDI+ é o seu sucessor em versões mais recentes do Microsoft Windows. Com a indepedência do GDI+ podemos desenhar em um formulário, na tela ou impressora sem qualquer modificação no código. O próprio GDI+ se encarrega dos detalhes da implementação de cada um destes diferentes dispositivos.

O GDI+ é uma interface de programação de aplicações (API) que forma o sub-sistema do sistema operacional Microsoft Windows XP. Esta API é a responsável pela exibição de informações na tela e impressoras. O GDI+ é uma DLL Win32 chamada de gdiplus.dll que é distribuída com o Windows XP e versões mais recentes do Windows. Esta DLL está também disponível para uso em versões do Windows anteriores ao XP.

A plataforma .NET encapsula as funcionalidades do GDI+ nos seguintes namespaces: System.Drawing, System.Drawing.Drawing2D, System.Drawing.Imaging, System.Drawing.Text e System.Drawing.Printing.

Antes de iniciar seus desenhos em C# e Windows Forms, é importante entender o sistema de coordenadas do GDI+. Este sistema usa a medida de pixels ("picture elements"), que é a menor unidade de resolução no display de um monitor. Assim, o canto superior esquerdo de um controle GUI (um formulário, um painel, botão, etc) tem as coordenadas (0, 0), ou seja, x = 0 e y = 0. Lembre-se de que x é o eixo horizontal e y é o eixo vertical.

A classe Graphics, do pacote System.Drawing, é quem fornece boa parte dos métodos que usamos para desenhar em C# e Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma .NET:

System.Object 
  System.MarshalByRefObject 
    System.Drawing.Graphics

Um objeto desta classe pode ser obtido com uma chamada ao método CreateGraphics() a partir de um objeto que herda de System.Windows.Forms.Control ou gerenciando o evento Paint do controle e acessando a propriedade Graphics da classe System.Windows.Forms.PaintEventArgs.

Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário a partir do clique de um botão:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na
  // cor preta e espessura de 1 pixel
  g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80), 
    new Point(320, 80));

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}



Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como inverter uma string em Ruby usando as funções reverse e reverse!

Quantidade de visualizações: 10083 vezes
Esta dica mostra como podemos inverter uma string em Ruby, ou seja, reverter a ordem de seus caracteres. Para isso nós temos dois métodos: reverse e reverse!. O método reverse retorna uma nova string enquanto reverse! reverte o conteúdo da string original. Veja o trecho de código:

# declara e inicializa uma variável string
frase = "Osmar J. Silva"

# inverte a string sem afetar o original
invertida = frase.reverse

# exibe o resultado
puts "Original: " + frase
puts "Invertida: " + invertida

# inverte afetando o original
frase.reverse!

# exibe o resultado
puts "Original: " + frase

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Original: Osmar J. Silva
Invertida: avliS .J ramsO
Original: avliS .J ramsO


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Escrever um algoritmo que recebe o salário-base de um funcionário, calcule e mostre o salário a receber

Quantidade de visualizações: 9283 vezes
Pergunta/Tarefa:

Faça um programa (algoritmo) Java que recebe o salário-base de um funcionário, calcule e mostre o salário a receber, sabendo-se que esse funcionário tem gratificação de 5% sobre o salário-base e paga imposto de 7% sobre o salário-base.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o salário base: 1450.00
Gratificação: R$ 72,50
Imposto: R$ 101,50
Salário final: R$ 1.421,00

Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import java.text.NumberFormat;
import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler o salario base
    System.out.print("Informe o salário base: ");
    double salario_base = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // vamos calcular a gratificação
    double gratificacao = salario_base * (5.0 / 100);
    
    // vamos calcular o imposto
    double imposto = salario_base * (7.0 / 100);
    
    // e finalmente calculamos o salário final
    double salario_final = salario_base + gratificacao - imposto;
    
    // e exibimos o resultado
    NumberFormat formato = NumberFormat.getCurrencyInstance();
    System.out.println("Gratificação: " + formato.format(gratificacao));
    System.out.println("Imposto: " + formato.format(imposto));
    System.out.println("Salário final: " + formato.format(salario_final));
  }
}



C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercício Resolvido de C - Usando um laço for para percorrer os elementos de uma matriz e exibí-los na ordem original e invertida

Quantidade de visualizações: 10474 vezes
Pergunta/Tarefa:

Considere a seguinte matriz de inteiros:

// uma matriz de inteiros contendo sete elementos
int valores[] = {6, 9, 12, 34, 83, 20, 17};
Escreva um programa C que usa um laço for para percorrer todos os elementos desta matriz duas vezes e exibí-los na ordem original e invertidos (somente na exibição, ou seja, não é necessário alterar a ordem dos elementos na matriz).

Seu programa deverá exibir a seguinte saída:

Ordem original:

6 9 12 34 83 20 17 

Ordem inversa:

17 20 83 34 12 9 6
Resposta/Solução:

Veja abaixo a resolução completa para esta tarefa:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  // uma matriz de inteiros contendo sete elementos
  int valores[] = {6, 9, 12, 34, 83, 20, 17};
  int tam_matriz = 7;
  int i;
    
  // primeiro vamos exibir os valores da matriz na ordem original
  printf("Ordem original:\n");

  for(i = 0; i < tam_matriz; i++){
    printf("%d  ", valores[i]);
  }

  // agora vamos exibir na ordem inversa
  printf("\n\nOrdem inversa:\n");

  for(i = tam_matriz - 1; i >= 0; i--){
    printf("%d  ", valores[i]);
  }
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}



Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Python - Como retornar o maior elemento em cada uma das colunas de uma matriz usando Python

Quantidade de visualizações: 1225 vezes
Pergunta/Tarefa:

Dada a seguinte matriz:

6   10   4
2    9   7
20   3   1
Escreva um programa Python que exibe o maior elemento em cada uma das colunas dessa matriz.

Sua saída deverá ser parecida com:

Maior elemento na coluna 0 é 20
Maior elemento na coluna 1 é 10
Maior elemento na coluna 2 é 7
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

# método principal
def main():
  # vamos declarar e constuir uma matriz de 3 linhas e três colunas
  matriz = [[6, 10, 4], [2, 9, 7], [20, 3, 1]];
    
  # vamos percorrer a matriz e exibir o maior elemento de cada coluna
  # começamos com cada coluna
  for i in range(len(matriz[0])):
    # assumimos que o maior valor é o primeiro dessa coluna
    maior = matriz[0][i]
    # percorremos todos os elementos desta linha
    for j in range(len(matriz)):
      # o elemento atual é maior que o maior?
      if matriz[j][i] > maior:
        # maior assume o valor atual
        maior = matriz[j][i]
      
    # exibimos o maior elemento desta coluna
    print("Maior elemento na coluna {0} é {1}".format(i, maior))

if __name__== "__main__":
  main()



PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação orientada a objetos em PHP - Como usar herança em PHP

Quantidade de visualizações: 11863 vezes
Quando estamos projetando as classes que farão parte de um sistema, é aconselhável ter em mente um conceito muito importante da programação orientada a objetos: a herança.

O que um aluno, um professor e um funcionário possuem em comum? Todos eles são pessoas e, portanto, compartilham alguns dados comuns. Todos têm nome, idade, endereço, etc. E, o que diferencia um aluno de uma outra pessoa qualquer? Um aluno possui uma matrícula; Um funcionário possui um código de funcionário, data de admissão, salário, etc; Um professor possui um código de professor e informações relacionadas à sua formação.

É aqui que a herança se torna uma ferramenta de grande utilidade. Podemos criar uma classe Pessoa, que possui todos os atributos e métodos comuns a todas as pessoas e herdar estes atributos e métodos em classes mais específicas, ou seja, a herança parte do geral para o mais específico. Comece criando uma classe Pessoa como mostrado no código a seguir:

<?
  class Pessoa{
    public $nome;    
    public $idade;
  }
?>

Esta classe possui os atributos $nome e $idade. Estes atributos são comuns a todas as pessoas. Veja agora como podemos criar uma classe Aluno que herda estes atributos da classe Pessoa e inclui seu próprio atributo, a saber, seu número de matrícula. Eis o código:

<?
  class Pessoa{
    public $nome;    
    public $idade;
  }

  class Aluno extends Pessoa{
    public $matricula;
  }
?>

Observe que, em PHP, a palavra-chave usada para indicar herança é extends. A classe Aluno agora possui três atributos: $nome, $idade e $matricula. Veja um trecho de código mais completo, no qual este relacionamento é mais fácil de ser percebido:

<?
  class Pessoa{
    public $nome;    
    public $idade;
  }

  class Aluno extends Pessoa{
    public $matricula;
  }

  $aluno = new Aluno;
  $aluno->nome = "Osmar J. Silva";
  $aluno->idade = 36;
  $aluno->matricula = "AC33-65";

  // Exibe o resultado
  echo "Nome: " . $aluno->nome . "<br>" .
    "Idade: " . $aluno->idade . "<br>" .
    "Matrícula: " . $aluno->matricula;
?>

A herança nos fornece um grande benefício. Ao concentrarmos características comuns em uma classe e derivar as classes mais específicas a partir desta, nós estamos preparados para a adição de novas funcionalidades ao sistema. Se mais adiante uma nova propriedade comum tiver que ser adicionada, não precisaremos efetuar alterações em todas as classes. Basta alterar a superclasse e pronto. As classes derivadas serão automaticamente atualizadas.


C# ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Apostila C# para iniciantes - Como calcular juros compostos e montante usando C#

Quantidade de visualizações: 14162 vezes
O regime de juros compostos é o mais comum no sistema financeiro e portanto, o mais útil para cálculos de problemas do dia-a-dia. Os juros gerados a cada período são incorporados ao principal para o cálculo dos juros do período seguinte.

Chamamos de capitalização o momento em que os juros são incorporados ao principal. Após três meses de capitalização, temos:

1º mês: M = P .(1 + i)
2º mês: o principal é igual ao montante do mês anterior: M = P x (1 + i) x (1 + i)
3º mês: o principal é igual ao montante do mês anterior: M = P x (1 + i) x (1 + i) x (1 + i)

Simplificando, obtemos a fórmula:

M = P . (1 + i)^n

Importante: a taxa i tem que ser expressa na mesma medida de tempo de n, ou seja, taxa de juros ao mês para n meses.

Para calcularmos apenas os juros basta diminuir o principal do montante ao final do período:

J = M - P

Vejamos um exemplo:

Considerando que uma pessoa empresta a outra a quantia de R$ 2.000,00, a juros compostos, pelo prazo de 3 meses, à taxa de 3% ao mês. Quanto deverá ser pago de juros?

Veja o código C# para a resolução:

static void Main(string[] args){
  double principal = 2000.00;
  double taxa = 0.03;
  int meses = 3;
  
  double montante = principal * Math.Pow((1 + taxa), meses);  
  double juros = montante - principal;

  Console.WriteLine("O total de juros a ser pago é: " 
      + juros);
  Console.WriteLine("O montante a ser pago é: " 
      + montante);

  Console.WriteLine("Pressione qualquer tecla para sair...");
  // pausa o programa
  Console.ReadKey();
}

Um outra aplicação interessante é mostrar mês a mês a evolução dos juros.

Veja o código a seguir:

static void Main(string[] args){
  double principal = 2000.00;
  double taxa = 0.03;
  int meses = 3;
  double anterior = 0.0;  

  for(int i = 1; i <= meses; i++){
    double montante = principal * Math.Pow((1 + taxa), i);
    double juros = montante - principal - anterior;
      
    anterior += juros;

    Console.WriteLine("Mês: " + i + " - Montante: " 
      + montante + " - Juros: " + juros);
  }  

  Console.WriteLine("Pressione qualquer tecla para sair...");
  // pausa o programa
  Console.ReadKey();
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercício Resolvido de Java - Como calcular o Índice de Massa Corporal em Java - Como calcular IMC em Java

Quantidade de visualizações: 12903 vezes
Pergunta/Tarefa:

O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal.

Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O IMC é determinado pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura, em que a massa está em quilogramas e a altura em metros. A fórmula é a seguinte:



A classificação é feita de acordo com as seguintes regras:

a) < 16 - Magreza grave
b) 16 a < 17 - Magreza moderada
c) 17 a < 18,5 - Magreza leve
d) 18,5 a < 25 - Saudável
e) 25 a < 30 - Sobrepeso
f) 30 a < 35 - Obesidade Grau I
g) 35 a < 40 - Obesidade Grau II (severa)
h) >= 40 - Obesidade Grau III (mórbida)

Escreva um programa Java que leia o peso e a altura de uma pessoa e retorna seu IMC classificado de acordo com a tabela acima.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe seu peso: 82
Informe sua altura: 1.85
Seu IMC é: 23.959094229364496
Sua classificação é Saudável
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);  
    
    // vamos solicitar o peso e a altura da pessoa
    System.out.print("Informe seu peso: ");
    double peso = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe sua altura: ");
    double altura = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); 
    
    // vamos calcular o IMC
    double imc = peso / (altura * altura);
    System.out.println("Seu IMC é: " + imc);
    
    // vamos mostrar a classificação
    if(imc < 16){
      System.out.println("Sua classificação é Magreza grave");  
    }
    else if((imc >= 16) && (imc < 17)){
      System.out.println("Sua classificação é Magreza moderada");  
    }
    else if((imc >= 17) && (imc < 18.5)){
      System.out.println("Sua classificação é Magreza leve");  
    }
    else if((imc >= 18.5) && (imc < 25)){
      System.out.println("Sua classificação é Saudável");  
    }
    else if((imc >= 25) && (imc < 30)){
      System.out.println("Sua classificação é Sobrepeso");  
    }
    else if((imc >= 30) && (imc < 35)){
      System.out.println("Sua classificação é Obesidade Grau I");  
    }
    else if((imc >= 35) && (imc < 40)){
      System.out.println("Sua classificação é Obesidade Grau II");  
    }
    else{
      System.out.println("Sua classificação é Obesidade Grau III (mórbida)");   
    }
    
    System.out.println("\n");
  }
}



PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados

PHP do básico ao profissional - Como usar o tipo de dados integer do PHP

Quantidade de visualizações: 9116 vezes
Integers (inteiros) são números inteiros, tais como 1, 12, 50, etc. A faixa de valores aceitáveis varia de acordo com os detalhes da plataforma na qual o PHP está sendo executado. Mas, geralmente, a faixa vai de -2.147.483.648 até +2.147.483.647. Especificamente, esta faixa é equivalente à faixa do tipo de dados long de seu compilador C. Infelizmente, o C padrão não define qual faixa o tipo long deve ter. Assim, em alguns sistemas poderemos ter uma faixa de inteiros diferente do afirmado acima.

Literais integer podem ser escritos em decimal, octal ou hexadecimal. Valores decimais são representados por uma sequencia de dígitos não precedidos de zeros. A sequencia pode começar com um sinal de positivo (+) ou negativo (-). Se não houver sinal, assume-se que o valor é positivo. Exemplos de inteiros decimal incluem:

1998
-641
+33

Números octais consistem de um 0 (zero) e uma sequencia de dígitos de 0 à 7. Assim como os números decimais, números octais podem ser prefixados com um sinal de positivo ou negativo. Veja alguns exemplos de números octais e seus equivalentes decimais:

0755   // decimal 493
+010   // decimal 8

Valores hexadecimais começam com 0x, seguido por uma sequencia de dígitos (0-9) ou letras (A-F). As letras podem estar em maiúsculas ou minúsculas mas geralmente são escritas em maiúsculas. Números hexadecimais também podem incluir um sinal de positivo ou negativo. Veja alguns exemplos:

0xFF     // decimal 255
0x10     // decimal 16
-0xDAD1  // decimal -56017

Se tentarmos armazenar um número inteiro que é grande demais para ser armazenado como inteiro, ou que não seja um número inteiro, ele será automaticamente convertido em um número de ponto-flutuante (contendo casas decimais).

Podemos testar se uma variável é do tipo integer usando as funções is_int() ou is_integer(). Veja:

<?
  $valor = 10;

  if(is_int($valor)){
    echo 'A variável $valor é do tipo integer';
  }
?>


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