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jQuery ::: Dicas & Truques ::: Atributos ou Propriedades HTML

Apostila jQuery - Como verificar se um elemento HTML pertence a uma determinada classe usando a função hasClass() do jQuery

Quantidade de visualizações: 527 vezes
Muitas vezes precisamos saber se um elemento HTML pertence a uma determinada classe CSS. Isso pode ser feito com o auxílio do método hasClass() da biblioteca jQuery. Basta passarmos a classe CSS que queremos verificar. Veja como usá-lo no trecho de código abaixo:

<script type="text/javascript">
<!--
  function pertenceClass(){
    // testa se o parágrafo com o id "parag"
    // pertence à classe "destaque"
    if($('#parag').hasClass("destaque"))
      window.alert("Pertence à classe destaque");
    else
      window.alert("NÃO pertence à classe destaque");
  }
//-->
</script>

O retorno deste método é um valor boolean (true ou false).


Java ::: Pacote java.awt ::: Graphics

Como desenhar linhas no Java Swing usando o método drawLine() da classe Graphics

Quantidade de visualizações: 15433 vezes
O método drawLine() da classe Graphics nos permite desenhar linhas retas. Observe atentamente a assinatura deste método:

public abstract void drawLine(int x1,
  int y1, int x2, int y2)


Neste método, os parâmetros x1 e x2 representam as coordenadas iniciais da linha e x2 e y2 representam as coordenadas finais. Veja um trecho de código no qual desenhamos quatro linhas em um JLabel:

import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;

public class Estudos extends JFrame{
  JLabel label;  

  public Estudos() {
    super("Desenhando em um JLabel");
    
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new BorderLayout());

    // Cria um JLabel
    label = new JLabel();
    c.add(label, BorderLayout.CENTER);

    // Cria um botão
    JButton btn = new 
      JButton("Desenhar Linhas");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          
          Graphics graphics = label.getGraphics();
          
          // desenha linhas no JLabel
          graphics.drawLine(10, 15, 100, 10);
          graphics.drawLine(20, 30, 80, 150);
          graphics.drawLine(50, 50, 120, 30);
          graphics.drawLine(100, 100, 310, 100);    

        }
      }
    );
    
    // Adiciona o botão à janela
    c.add(btn, BorderLayout.SOUTH);

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
  
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso.


jQuery ::: Dicas & Truques ::: Manipulação e Conteúdo Dinâmico

Como adicionar conteúdo ao início de um elemento HTML usando a função prepend() do jQuery

Quantidade de visualizações: 600 vezes
O método prepend() permite adicionar conteúdo ao início de um elemento HTML. Este conteúdo pode ser um seletor, um elemento HTML, uma string HTML ou um objeto jQuery.

Veja um trecho de código no qual adicionamos uma linha de texto no início de um parágrafo:

<script type="text/javascript">
<!--
  function adicionarConteudo(){
    var texto = "Mais uma linha.<br>";
    $("#parag").prepend(texto);
  }
//-->
</script>

O método prepend() opera em todos os elementos HTML retornados sob uma determinação condição. O retorno do método é um objeto jQuery que pode ser usado para fins de encadeamento de chamadas de métodos.


PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais

PHP para iniciantes - Quais as diferenças entre include e require do PHP?

Quantidade de visualizações: 13923 vezes
A principal diferença entre as diretivas require() e include() do PHP é que, se usarmos require() para incluir um arquivo que não pode ser incluído (talvez o arquivo não exista), um erro fatal será gerado e a execução de código na página será imediatamente suspenso. Um exemplo de tal mensagem de erro é:

Warning: require(inexistente.php) [function.require]: 
failed to open stream: No such file or directory in 
/public_html/testes.php on line 3

Fatal error: require() [function.require]: Failed 
opening required 'inexistente.php' 
(include_path='.:/usr/share/pear') in 
/public_html/testes.php on line 3


Veja que geralmente recebemos um Warning e depois um Fatal error. Experimente criar o arquivo "inexistente.php" e as mensagens de advertência e erro desaparecerão.

Se usarmos include() e o arquivo de inclusão não puder ser localizado, teremos uma advertência mas a execução do código na página não será interrompida:

Warning: include(inexistente.php) [function.include]: 
failed to open stream: No such file or directory 
in /public_html/testes.php on line 3

Warning: include() [function.include]: Failed 
opening 'inexistente.php' for inclusion 
(include_path='.:/usr/share/pear') in 
/public_html/testes.php on line 3


O uso de require() ou include() vai depender da situação: require() é melhor empregado para carregar arquivos que são essenciais para o restante da página, por exemplo, se você tiver um site usando banco de dados, então usar require() para incluir o arquivo contendo o login e senha do banco de dados é muito melhor que usar include(). Se usarmos include() nesta situação, poderemos terminar gerando mais erros e advertências que o pretendido.

include() deve ser usado quando o arquivo a ser incluído não é essencial para o correto funcionamento da página. Um exemplo disso é quando incluímos um arquivo de topo ou rodapé de páginas.


C# ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados

Como usar o tipo bool da linguagem C# - Apostila C# para iniciantes

Quantidade de visualizações: 17855 vezes
O tipo bool do C# é um apelido para o tipo System.Boolean do .NET e pode representar apenas dois valores: True ou False. Este tipo é usado em expressões condicionais e, quando os valores True e False estiverem sendo usados como literais, estes deverão ser escritos como "true" e "false". Veja:

bool pode = true;
bool vencido = false;

Se escrevermos "True" e "False", teremos erros de compilação:

The name 'True' does not exist in the 
current context
The name 'False' does not exist in the 
current context


No entanto, se imprimirmos o valor de uma variável do tipo boolean usando Console.WriteLine(), teremos os valores "True" e "False". Experimente:

bool pode = true;
Console.WriteLine(pode);

Para saber a quantidade de bytes que um tipo bool ocupa, podemos usar o método sizeof(). Veja:

Console.WriteLine("Um boolean ocupa " + sizeof(bool) +
  " bytes no C# 2.0");

Este código exibirá:

Um boolean ocupa 1 bytes no C# 2.0


Em C++, um valor de tipo bool pode ser convertido para um valor do tipo int, ou seja, false é equivalente à zero e true é equivalente à um valor diferente de zero. Em C# isso não é possível. Veja o que acontece quando tentamos converter um tipo int para um tipo boolean:

int pode = 1;

if(pode)
  Console.WriteLine("OK");

A mensagem de erro de compilação é:

Cannot implicitly convert type 'int' to 'bool'



jQuery ::: Dicas & Truques ::: Atributos ou Propriedades HTML

Apostila jQuery - Como substituir uma classe por outra em um elemento HTML usando os métodos removeClass() e addClass() do jQuery

Quantidade de visualizações: 14253 vezes
Muitos métodos do jQuery retornam um objeto jQuery que pode ser usado para fins de encadeamento de chamadas de métodos. Podemos tirar proveito disso para trocar as classes de um elemento HTML de forma bem simples.

Sabemos que os métodos removeClass() e addClass() retornam um objeto jQuery. Assim, o trecho de código abaixo é perfeitamente válido:

<script type="text/javascript">
<!--
  function trocarClasse(){
    // troca a classe "destaque" do parágrafo
    // com o id "parag" pela classe "destaque2"
    $('#parag').removeClass("destaque")
      .addClass("destaque2");
  }
//-->
</script>



Ruby ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar variáveis de instância em Ruby - Programação Orientada a Objetos em Ruby

Quantidade de visualizações: 7867 vezes
Na programação orientada a objetos, as variáveis de instância são variáveis associadas a cada um dos objetos de uma classe. Podemos pensar assim: temos vários carros de uma mesma montadora e da mesma marca, porém, com cores diferentes. Nessa analogia, a cor pertence a cada um dos carros, de forma particular, ou seja, é uma variável de instância.

Vamos ver um exemplo? Veja o código Ruby a seguir:

# Definição da classe Cliente
class Cliente
  # construtor da classe
  def initialize(nome, idade)
    @nome = nome
    @idade = idade
  end
    
  # método que permite retornar o nome do cliente
  def obter_nome
    @nome
  end
  
  # método que permite retornar a idade do cliente  
  def obter_idade
    @idade
  end
end

# Cria duas instâncias da classe Cliente
cliente_a = Cliente.new("Osmar", 35)
cliente_b = Cliente.new("Salvador", 28)

# Efetua chamadas aos métodos obter_nome e obter_idade
# dos dois objetos
puts "#{cliente_a.obter_nome} - #{cliente_a.obter_idade}"
puts "#{cliente_b.obter_nome} - #{cliente_b.obter_idade}"

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Osmar - 35
Salvador - 28

Veja que aqui nós temos duas variáveis de instância: @nome e @idade. Variáveis de instância são sempre precedidas pelo símbolo @ em Ruby. Neste exemplo os valores das variáveis são inicializados por meio do uso do construtor da classe e obtidos por meio de métodos acessores chamados obter_nome e obter_idade.


Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como testar se um número é par ou ímpar em Java

Quantidade de visualizações: 45515 vezes
Boa parte das listas de exercícios de Java básico contém um enunciado pedindo para o seu programa ler um número inteiro e informar se o mesmo é par ou ímpar. Esse teste é feito usando-se o operador de módulo (%) da linguagem Java.

Este operador retorna o resultado de uma divisão por inteiros, ou seja, se dividirmos 5 por 2, o resultado da divisão inteira será dois e o resto 1, indicando que o número informado não é par.

Veja o código completo para um exemplo:

package arquivodecodigos;

import java.util.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    Scanner input = new Scanner(System.in);
    System.out.print("Informe um valor inteiro: ");
    int num = input.nextInt();

    if(num % 2 == 0){
      System.out.print("Você informou um numero par");
    }
    else{
      System.out.print("Você informou um numero impar");
    }
    
    System.exit(0);
  }
}

Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Informe um valor inteiro: 5
Você informou um numero impar


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Set (Conjunto)

Como remover elementos duplicados de um array em JavaScript usando um Set e o método Array.from()

Quantidade de visualizações: 1373 vezes
Sabemos de outras dica de JavaScript que o objeto Set nos permite criar conjuntos únicos, ou seja, sem repetições. Sabemos também que a função Array.from() possibilita a conversão de um Set em um Array JavaScript.

Dessa forma, é possível usar essa combinação para escrever uma função personalizada que recebe um vetor (array) e retorna um outro vetor, sem elementos repetidos.

Veja o código JavaScript completo para o exemplo:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>O objeto Set do JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // função que permite remover os elementos
  // duplicados de um array
  function semRepeticoes(vetor){
    // primeiro criamos um novo Set a partir do
    // vetor fornecido
    // Em seguida usamos o método Array.from() para
    // converter o Set em um Array
    return Array.from(new Set(vetor));
  }

  // aqui declaramos um array de String
  // com nomes repetidos
  var nomes = ["Osmar", "Maria", "Carlos", "Maria",
    "Fernanda", "Fernanda", "Osmar"];
 
  // e aqui estão os resultados
  document.writeln("Com repetição: " + nomes);
  document.writeln("<br>Sem repetições: "  +
    semRepeticoes(nomes));
</script>
  
</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

Com repetição: Osmar, Maria, Carlos, Maria, Fernanda, Fernanda, Osmar
Sem repetições: Osmar, Maria, Carlos, Fernanda


Java ::: Dicas & Truques ::: Aplicativos e Outros

Como calcular a distância entre dois pontos na terra em Java

Quantidade de visualizações: 1340 vezes
Nesta dica mostrarei como calcular a distância em quilômetros entre dois pontos na terra dadas suas latitudes e longitudes. Neste exemplo eu coloquei o valor de 6378.137 para o raio da terra, mas você pode definir para o valor que achar mais adequado.

O cálculo usado neste código se baseia na Fórmula de Haversine, que determina a distância do grande círculo entre dois pontos em uma esfera, dadas suas longitudes e latitudes.

Veja o código Java completo:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos usar a classe Scanner para ler os
    // valores de latitudes e longitudes
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    System.out.print("Informe a primeira latitude: ");
    double lat1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe a primeira longitude: ");
    double lon1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe a segunda latitude: ");
    double lat2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe a segunda longitude: ");
    double lon2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // vamos calcular a distância entre os dois pontos em Kms
    double distancia = calcularDistancia(lat1, lat2, lon1, lon2);
    
    // mostramos o resultado
    System.out.println("A distância entre os dois pontos é: " +
      distancia + "kms");
       
    System.out.println("\n");
  }
  
  // função que recebe dois pontos na terra e retorna a distância
  // entre eles em quilômetros
  public static double calcularDistancia(double lat1,
    double lat2, double lon1, double lon2){
    
    double raio_terra = 6378.137; // raio da terra em quilômetros
    
    // o primeiro passo é converter as latitudes e longitudes
    // para radianos
    lon1 = Math.toRadians(lon1);
    lon2 = Math.toRadians(lon2);
    lat1 = Math.toRadians(lat1);
    lat2 = Math.toRadians(lat2);
 
    // agora aplicamos a Fórmula de Haversine
    double dlon = lon2 - lon1;
    double dlat = lat2 - lat1;
    double a = Math.pow(Math.sin(dlat / 2), 2) + Math.cos(lat1) * Math.cos(lat2)
      * Math.pow(Math.sin(dlon / 2),2);
             
    double c = 2 * Math.asin(Math.sqrt(a));
 
    // e retornamos a distância    
    return(c * raio_terra);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Informe a primeira latitude: -16.674551
Informe a primeira longitude: -49.303598
Informe a segunda latitude: -15.579321
Informe a segunda longitude: -56.10009
A distância entre os dois pontos é: 736.9183827638687kms

Neste exemplo eu calculei a distância entre as cidades de Goiânia-GO e Cuiabá-MT.

A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0o e 90o para Norte(N) ou para Sul(S). A longitude é a distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador.

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