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C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercício Resolvido de C++ - Calculando e exibindo os números primos entre 2 e 100

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Exercícios Resolvidos de C++ - Calculando e exibindo os números primos entre 2 e 100

Pergunta/Tarefa:

Um inteiro é um número primo se ele for divisível somente por 1 e por ele mesmo. Assim, 2, 3, 5 e 7 são primos, enquanto 4, 6, 8 e 9 não são. Note que o número 1 não é primo.

Escreva um programa C++ que usa um laço for, while ou do...while para calcular e exibir os números primos entre 2 (incluindo) e 100 (incluindo). A saída do programa deverá ser parecida com:

Numeros primos entre 2 e 100
2 3 5 7 11 13 17 19 23 29 31 37 41 43 47 53 59 61 67 71 73 79 83 89 97
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício:

#include <cstdlib>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // limite dos números primos (incluindo)
  int limite = 100;
               
  // Lembre-se! O número 1 não é primo
  cout << "Numeros primos entre 2 e " << limite << endl;
  
  // laço que percorre os valores de 2 até o limite desejado
  for(int i = 2; i <= limite; i++){
    bool primo = true;
                       
    // se o valor de i for 7, a variável j do laço contará
    // de 2 até 7 / 2 (divisão inteira), ou seja, 3. Se o 
    // módulo de 7 por qualquer um dos valores neste intervalo 
    // for igual a 0, então o número não é primo
    for(int j = 2; j <= (i / 2); j++){
      if(i % j == 0){
        primo = false; // não é primo
        break;
      }
    }
    
    if(primo){
      cout << i << " ";
    }
  }
  
  cout << "\n\n";
  
  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}



Python ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular a equação reduzida da reta em Python dados dois pontos pertencentes à reta

Quantidade de visualizações: 3389 vezes
Nesta dica de Python veremos como calcular a equação reduzida da reta quando temos dois pontos pertencentes à esta reta. Não, nessa dica não vamos calcular a equação geral da reta, apenas a equação reduzida. Em outras dicas do site você encontra como como isso pode ser feito.

Para relembrar: a equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear. Além disso, m e n são números reais. Com a equação reduzida da reta, é possível calcular quais são os pontos que pertencem a essa reta e quais não pertencem.

Vamos começar então analisando a seguinte figura, na qual temos dois pontos que pertencem à uma reta:



Note que a reta da figura passa pelos pontos A(5, 5) e B(9, 2). Então, uma vez que já temos os dois pontos, já podemos calcular a equação reduzida da reta. Veja o código Python completo para esta tarefa:

# método principal
def main():
  # vamos ler as coordenadas do primeiro ponto
  x1 = float(input("Coordenada x do primeiro ponto: "))
  y1 = float(input("Coordenada y do primeiro ponto: "))
  
  # vamos ler as coordenadas do segundo ponto
  x2 = float(input("Coordenada x do segundo ponto: "))
  y2 = float(input("Coordenada y do segundo ponto: "))
 
  sinal = "+"
  # vamos calcular o coeficiente angular da reta
  m = (y2 - y1) / (x2 - x1)
  # vamos calcular o coeficiente linear
  n = y1 - (m * x1)
 
  # coeficiente linear menor que zero? O sinal será negativo
  if (n < 0):
    sinal = "-"
    n = n * -1
  
  # mostra a equação reduzida da reta
  print("Equação reduzida: y = %.2fx %s %.2f" % (m, sinal, n))

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro ponto: 5
Coordenada y do primeiro ponto: 5
Coordenada x do segundo ponto: 9
Coordenada y do segundo ponto: 2
Equação reduzida: y = -0,75x + 8,75

Para testarmos se nossa equação reduzida da reta está realmente correta, considere o valor 3 para o eixo x da imagem acima. Ao efetuarmos o cálculo:

>> y = (-0.75 * 3) + 8.75
y = 6.5000

temos o valor 6.5 para o eixo y, o que faz com que o novo ponto caia exatamente em cima da reta considerada na imagem.


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de C - Declarar um vetor de 10 elementos e usar o laço for para solicitar ao usuário que informe os valores dos elementos do vetor

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Exercício Resolvido de C - Declarar um vetor de 10 elementos e usar o laço for para solicitar ao usuário que informe os valores dos elementos do vetor

Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C que declara um vetor (array) de 10 elementos do tipo int. Em seguida use um laço for para solicitar ao usuário que informe 10 valores inteiros e armazene tais valores nos elementos do vetor:

Dica: Use a função scanf() para obter a entrada do usuário.

Resposta/Solução:

Veja abaixo a resolução completa para esta tarefa:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  // vamos declarar um vetor de 10 inteiros
  int valores[10];
  int i;

  // agora vamos solicitar ao usuário que informe os 10 valores para
  // os elementos do vetor. O mais recomendável neste caso é usar um
  // laço for que repetirá 10 vezes e, a cada repetição, solicitaremos
  // um valor
  for(i = 0; i < 10; i++){
    printf("Informe o valor %d: ", (i + 1));
    scanf("%d", &valores[i]);
  }

  // para finalizar vamos exibir os valores informados pelo usuário e
  // presentes nos elementos do vetor
  printf("\nOs valores informados foram:\n");

  for(i = 0; i < 10; i++){
    printf("O valor %d foi: %d\n", (i + 1), valores[i]);
  }
  
  system("PAUSE");	
  return 0;
}



Java ::: Dicas & Truques ::: MIDI Musical Instrument Digital Interface, Mapeamento e sequenciamento MIDI, Entrada e saída MIDI

Java para músicos - Como escrever um MIDI Player em Java (código bem simples e fácil de entender)

Quantidade de visualizações: 14027 vezes
Nesta dica apresento uma aplicação completa para um MIDI Player em Java. Trata-se de uma aplicação console que você pode estudar e implementar a mesma idéia em Java Swing ou JavaFX. Para executar o código abaixo, você só precisa definir o caminho e nome de um arquivo MIDI (extensão .mid).

Veja o código completo e divirta-se:

package arquivodecodigos;

import javax.sound.midi.*;
import java.io.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String args[]) {
    // nome do arquivo MIDI
    String arquivo = "amazing_grace.mid";
    
    if(!arquivo.endsWith(".mid")) {
      System.out.println("Este não parece ser um arquivo MIDI válido.");
      System.exit(1);
    }
    File midiFile = new File(arquivo);
    if(!midiFile.exists() || midiFile.isDirectory() || 
        !midiFile.canRead()) {
      System.out.println("Não foi possível acessar o arquivo indicado.");
      System.exit(1);
    }
     
    try{
      Sequencer seq = MidiSystem.getSequencer();
      seq.setSequence(MidiSystem.getSequence(midiFile));
      seq.open();
      seq.start();
       
      while(true){
        if(seq.isRunning()){
          try{
            Thread.sleep(1000);
          } 
          catch(InterruptedException ignore){
            break;
          }
        } 
        else{
          break;
        }
      }
       
      seq.stop();
      seq.close();
    } 
    catch(MidiUnavailableException mue){
      System.out.println("Dispositivo de MIDI indisponível");
    }
    catch(InvalidMidiDataException imde){
      System.out.println("Dados MIDI Inválidos");
    } 
    catch(IOException ioe){
      System.out.println("Erro de I/O");
    } 
  }  
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como verificar se um arquivo ou diretório existe em Java usando o método exists() da classe File

Quantidade de visualizações: 169 vezes
Em algumas situações nós precisamos checar a existência de um arquivo ou diretório em Java. Para isso nós podemos usar o método exists() da classe File, do pacote java.io.

Este método recebe uma string contendo o caminho do arquivo ou diretório e retorna true se o arquivo ou diretório indicado existir, e false em caso contrário. Veja um exemplo:

package arquivodecodigos;

import java.io.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos verificar a existência de um arquivo
    File arquivo = new File("C:\\estudos_java\\lago.jpg");
        
    if(arquivo.exists()){
      System.out.println("O arquivo existe");
    }
    else{
      System.out.println("O arquivo não existe");
    }
  }
}

O arquivo existe no caminho indicado.

É importante observar que o método exists() pode disparar uma exceção do tipo Security Exception se o arquivo ou diretório não possuir permissão de acesso ou escrita.


C# ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como resolver uma equação do segundo grau em C# - Como calcular Bhaskara em C#

Quantidade de visualizações: 1579 vezes
Como resolver uma equação do 2º grau usando C#

Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando a linguagem C#.

Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a &#8800; 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita.

Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0.

Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente.

Como resolver uma equação do 2º grau

Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns:

a) Fórmula de Bhaskara;
b) Soma e produto.

O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa.

Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara

Como nosso código C# vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja:

\[\Delta =b^2-4ac\]

Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades:

a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais.
b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real.
c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real.

Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara:

\[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\]

Vamos agora ao código C#. Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação:

using System;

namespace Estudos {
  class Principal {
    static void Main(string[] args) {
      // os coeficientes
      double a, b, c;
      // as duas raizes, a imaginaria e o discriminante
      double raiz1, raiz2, imaginaria, discriminante;

      // vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes
      Console.Write("Valor do coeficiente a: ");
      a = Double.Parse(Console.ReadLine());
      Console.Write("Valor do coeficiente b: ");
      b = Double.Parse(Console.ReadLine());
      Console.Write("Valor do coeficiente c: ");
      c = Double.Parse(Console.ReadLine());

      // vamos calcular o discriminante
      discriminante = (b * b) - (4 * a * c);

      // a equação possui duas soluções reais?
      if (discriminante > 0) {
        raiz1 = (-b + Math.Sqrt(discriminante)) / (2 * a);
        raiz2 = (-b - Math.Sqrt(discriminante)) / (2 * a);
        Console.Write("Existem duas raizes: x1 = " + raiz1
          + " e x2 = " + raiz2);
      }
      // a equação possui uma única solução real?
      else if (discriminante == 0) {
        raiz1 = raiz2 = -b / (2 * a);
        Console.Write("Existem duas raizes iguais: x1 = "
          + raiz1 + " e x2 = " + raiz2);
      }
      // a equação não possui solução real?
      else if (discriminante < 0) {
        raiz1 = raiz2 = -b / (2 * a);
        imaginaria = Math.Sqrt(-discriminante) / (2 * a);
        Console.Write("Existem duas raízes complexas: x1 = " +
          raiz1 + " + " + imaginaria + " e x2 = " + raiz2
          + " - " + imaginaria);
      }
    
      Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Valor do coeficiente a: 1
Valor do coeficiente b: 2
Valor do coeficiente c: -3
Existem duas raizes: x1 = 1 e x2 = -3


Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea

Java Swing - Como salvar o conteúdo de um JTextArea em um arquivo (usando um JFileChooser para localizar o diretório e arquivo)

Quantidade de visualizações: 296 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível como salvar o conteúdo de um JTextArea em um arquivo texto. Essa operação é muito frequente em aplicações Java Swing. Note que faremos uso de um JFileChooser para localizar o arquivo no qual o conteúdo será gravado, ou poderemos informar o nome do arquivo.

Observe também o uso do método write() da classe FileWriter para escrever o conteúdo no arquivo. Para finalizar, perceba que não fiz os devidos tratamentos de erros e as mensagens de sucesso das operações e coisas. Fica como exercício para você finalizar.

Veja o código completo:

package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import java.io.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  JTextArea textArea;
  JButton btn;
 
  public Estudos() {
    super("Salvando o conteúdo de um JTextArea em um arquivo");
    Container c = getContentPane();
    FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
    c.setLayout(layout);
     
    textArea = new JTextArea(10, 20);
    textArea.setLineWrap(true);
     
    btn = new JButton("Salvar Arquivo");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          JFileChooser fc = new JFileChooser();
       
          if(fc.showSaveDialog(Estudos.this) != JFileChooser.APPROVE_OPTION){
            return;
          }
             
          File arquivo = fc.getSelectedFile();
          if(arquivo == null){
            return;
          }
 
          FileWriter writer = null;
          try {
            writer = new FileWriter(arquivo);
            writer.write(textArea.getText());
          } 
          catch(IOException ex){
            // Possiveis erros aqui
          } 
          finally {
            if(writer != null){
              try{
                writer.close();
              } 
              catch (IOException x){
                // trate os erros aqui   
              }
            }
          }
        }
      }
    );
        
    c.add(textArea);
    c.add(btn);
     
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



C++ ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Arquivos e diretórios em C++ - Como excluir um arquivo usando a função remove() do C++

Quantidade de visualizações: 10494 vezes
Em algumas situações nossos códigos C++ precisam excluir arquivos. Isso pode ser feito com o auxílio da função remove() ou _remove(), disponível no header io.h or stdio.h (trazido da linguagem C). Veja a assinatura desta função:

int remove(const char *filename);


Se o arquivo for excluído com sucesso a função retornará o valor 0. O retorno será -1 se um erro ocorrer. Neste caso a variável global errno será definido como um dos seguintes valores:

a) ENOENT - No such file or directory - O caminho do arquivo é inválido;

b) EACCESS - Acesso negado - Algum outro programa está usando este arquivo e mantém controle sobre o mesmo.

Veja um trecho de código no qual excluimos um arquivo:

#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos excluir este arquivo
  char arquivo[] = "C:\\Dev-Cpp\\arquivo.txt";

  // vamos testar se o arquivo foi excluído com sucesso
  if(remove(arquivo) != 0){
    cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl;
  }
  else{
    cout << "Arquivo excluído com sucesso" << endl;
  }

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

É possível usar a versão Unicode de remove(). O método _wremove(), também presente em io.h or stdio.h é útil quando precisamos internacionalizar nossas aplicações. Veja o exemplo:

#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos excluir este arquivo
  wchar_t arquivo[] = L"C:\\Dev-Cpp\\arquivo.txt";

  // vamos testar se o arquivo foi excluído com sucesso
  if(_wremove(arquivo) != 0){
    cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl;
  }
  else{
    cout << "Arquivo excluído com sucesso" << endl;
  }

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Arquivo excluído com sucesso.


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres

Exercícios Resolvidos de C - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em C - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondente

Quantidade de visualizações: 694 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um caractere: A
Você informou o caractere: A
O código ASCII correspondente é: 65
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  char caractere;
  int codigo;
  
  // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
  printf("Informe um caractere: ");
    
  // vamos ler o caractere informado
  scanf("%c", &caractere);
    
  // agora vamos obter o código ASCII correspondente
  codigo = (int)caractere;
    
  // e mostramos o resultado
  printf("Você informou o caractere: %c", caractere);
  printf("\nO código ASCII correspondente é: %d", codigo);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como testar se uma variável é do tipo array em PHP usando a função is_array()

Quantidade de visualizações: 12139 vezes
Em algumas situações nós precisamos verificar se uma determinada variável é do tipo array (vetor ou matriz). Em PHP esse procedimento pode ser feito com o auxílio da função is_array(), que recebe uma variável e retorna verdadeiro se ela é do tipo array e falso em caso contrário.

Veja o código PHP completo para o exemplo:

<?php
  // vamos criar um array de inteiros
  $valores = Array(5, 2, 7, 1);

  // vamos testar se a variável é do tipo array
  if(is_array($valores)){
    echo 'A variável $valores é do tipo array.';
  }
  else{
    echo 'A variável $valores NÃO é do tipo array.';
  }
?>

Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

A variável $valores é do tipo array.

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