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PHP ::: Dicas & Truques ::: Variáveis e Constantes

Como testar se uma variável ou constante é do tipo integer - Como usar as funções is_int() e is_integer() do PHP

Quantidade de visualizações: 9654 vezes
Em algumas situações precisamos verificar se uma determinada ou constante é do tipo integer, ou seja, possui um valor inteiro, sem casas decimais. Isso pode ser feito por meio das funções is_int() e is_integer(). Elas retornam um valor true se o arguemento for um inteiro e false em caso contrário.

Veja um exemplo completo de como usá-las:

<?php
/*
  Em algumas situações podemos querer saber se
  o tipo de uma variável é integer, ou seja,
  contém um valor inteiro (sem casas decimais).
 
  Este teste pode ser feito com o auxílio da
  função is_int() ou is_integer(). Esta função 
  retorna um valor true ou false dependendendo do 
  tipo de variável sendo testada.    
  */ 
 
  $valor = 10;
 
  if(is_int($valor)){
    echo 'A variável $valor é do tipo integer';
  }
?>

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

A variável $valor é do tipo integer

Esta dica foi revisada, atualizada e testada com o PHP 8.


CSS ::: Dicas & Truques ::: Barras de Navegação, Menus e Dropdowns

Como criar uma barra de menus na horizontal usando CSS e o valor inline-block para a propriedade display

Quantidade de visualizações: 578 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos criar uma barra de menus horizontal usando CSS. Para isso cada item de menu será um elemento <li>, contidos dentro de um elemento <ul>. O truque é definir o valor inline-block para a propriedade display de cada elemento <li>.

Veja a página HTML e CSS completa para o exemplo:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Estudos CSS</title>
  
<style>
  #menu{
    background-color: #eeeeee; 
    list-style-type: none;
    text-align: center;
    margin: 0;
    padding: 0;
  }

  #menu li {
    display: inline-block;
    font-size: 20px;
    padding: 20px;
    text-decoration: none;
  }
  
  #menu li a{
    text-decoration: none;
  }
</style>

</head>
  
<body>

<h1>Exemplo de Barra de Menu Horizontal</h1>

<p>Veja como podemos usar o valor inline-block para
  a propriedade display do CSS para criar uma barra
  de menu na horizontal</p>

<ul id="menu">
  <li><a href="index.php">Início</a></li>
  <li><a href="servicos.php">Serviços</a></li>
  <li><a href="produtos.php">Produtos</a></li>  
  <li><a href="contatos.php">Contatos</a></li>
</ul>
  
</body>
</html>



C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica

Como calcular Velocidade Vetorial Média usando a linguagem C - C para Engenharia - Física - Mecânica - Cinemática

Quantidade de visualizações: 3069 vezes
Como calcular Velocidade Vetorial Média usando a linguagem C

Na Física, mais especificamente na Mecânica e Cinemática, nós estamos o tempo todo interessados em medir a "rapidez" com que uma partícula se move de um ponto para outro ponto. Por partícula podemos entender qualquer móvel: um carro, um avião, uma bola, uma pessoa, etc.

No caso de um movimento bidimensional ou tridimensional nós devemos considerar a grandeza velocidade média como vetores e usar a notação vetorial. Em outras dicas do site você encontrará cálculos envolvendo vetores e até mesmo calculadoras com as operações vetoriais mais comuns.

Dessa forma, a fórmula para obtenção da Velocidade Vetorial Média é:

\[\vec{v}_\text{méd} = \frac{\Delta \vec{r}}{\Delta t} \]

Onde __$\Delta \vec{r}__$ é a variação da posição da partícula e __$\Delta t__$ é a variação do tempo entre os dois deslocamentos cuja velocidade vetorial média querermos medir.

Antes de vermos o código C, dê uma boa olhada na imagem a seguir:



Nosso objetivo será calcular a velocidade vetorial média da partícula saindo da posição __$\vec{r}_1__$ = 10__$\hat{\imath}__$ + 7__$\hat{\jmath}__$ m (10, 7), no instante t1 = 2s, e indo para a posição __$\vec{r}_2__$ = 12__$\hat{\imath}__$ + 2__$\hat{\jmath}__$ m (12, 2) em t2 = 7s. Note que o trajeto da partícula foi marcado de verde na imagem.

E agora, finalmente, vamos ao código C que lê os valores das coordenadas x e y dos dois vetores de posições (inicial e final), o tempo de deslocamento inicial e final e mostra o vetor velocidade média:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
    
int main(int argc, char *argv[]){
  // coordenadas dos dois vetores de posições
  float x1, y1, x2, y2;
  // guarda o vetor delta r (variação do deslocamento)
  float delta_r_x, delta_r_y;
  // guarda o tempo inicial, tempo final e variacao (em segundos)
  float tempo_inicial, tempo_final, delta_t;
  // guarda as coordenadas do vetor velocidade
  float vetor_vm_x, vetor_vm_y; 
        
  // x e y do primeiro vetor
  printf("Coordenada x do primeiro vetor: ");
  scanf("%f", &x1);
  printf("Coordenada y do primeiro vetor: ");
  scanf("%f", &y1);
      
  // x e y do segundo vetor
  printf("Coordenada x do segundo vetor: ");
  scanf("%f", &x2);
  printf("Coordenada y do segundo vetor: ");
  scanf("%f", &y2);   
      
  // vamos ler o tempo inicial e tempo final    
  printf("Tempo inicial em segundos: ");
  scanf("%f", &tempo_inicial);
  printf("Tempo final em segundos: ");
  scanf("%f", &tempo_final);
	    
  // vamos calcular o vetor delta r
  delta_r_x = x2 - x1;
  delta_r_y = y2 - y1;
  
  // vamos calcular o delta t (variação do tempo)
  delta_t = tempo_final - tempo_inicial;
      
  // finalmente calculamos o vetor velocidade média
  vetor_vm_x = delta_r_x / delta_t;    
  vetor_vm_y = delta_r_y / delta_t; 
	    
  // mostramos o resultado
  printf("O Vetor Velocidade Média é: (%.2f, %.2f)m/s",
   vetor_vm_x, vetor_vm_y);
   
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro vetor: 10
Coordenada y do primeiro vetor: 7
Coordenada x do segundo vetor: 12
Coordenada y do segundo vetor: 2
Tempo inicial em segundos: 2
Tempo final em segundos: 7
O Vetor Velocidade Média é: (0.40, -1.00)m/s

Pressione qualquer tecla para continuar. . .

Note que aqui nós estamos usando vetores do R2, mas o processo é o mesmo para vetores do R3.


C# ::: Threads ::: Thread

Como usar a classe Thread para criar threads em seus programas C#

Quantidade de visualizações: 12110 vezes
A classe Thread permite criar e controlar uma thread, além de definir sua prioridade e obter seu status. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes da plataforma .NET:

System.Object
  System.Runtime.ConstrainedExecution.CriticalFinalizerObject
    System.Threading.Thread


Um processo pode criar uma ou mais threads para executar parte do código do programa associado a tal processo. Usamos um delegate ThreadStart ou um delegate ParameterizedThreadStart para especificar o código do programa que será executado pela thread. O delegate ParameterizedThreadStart nos permite passar dados para as funções a serem executadas pela thread.

Durante seu ciclo de vida, uma thread está sempre em um ou mais dos estados definidos pela enumeração ThreadState. Um nível de prioridade de agendamento, como definido na enumeração ThreadPriority, pode ser requisitado para a thread, mas, este comportamento nem sempre é garantido pelo sistema operacional.

O método GetHashCode() fornece identificação para threads gerenciadas. Durante o ciclo de vida de uma thread, seu código de identificação não colidirá com os códigos das demais threads, independente do domínio da aplicação a partir do qual obtemos tal valor.

Veja um trecho de código no qual criamos uma thread e a agendamos para execução paralela com a thread principal da aplicação. Note como os valores dos dois laços são exibidos de forma compartilhada pelas duas threads, ou seja, um thread exibe alguns valores e pára, para permitir que a outra faça parte do seu trabalho:

class Program{
  static void Main(string[] args){
    // using using System.Threading;

    // vamos criar uma nova instância da clase Thread
    // e fornecer o método que será executado
    Thread thread = new Thread(contar);
     
    // vamos agendar a thread para futura execução
    thread.Start();

    // agora vamos contar na thread principal
    for (int i = 0; i <= 20; i++){
      Console.Write("#" + Thread.CurrentThread.GetHashCode() 
        + ": " + i + ", ");
    }

    Console.Write("\n\nPressione uma tecla para sair...");
    Console.ReadKey();
  }

  // método que será chamado pela thread
  static void contar(){
    for (int i = 0; i <= 20; i++){
      Console.Write("#" + Thread.CurrentThread.GetHashCode() 
        + ": " + i + ", ");
    }
  }
}

Aqui eu usei a sintáxe de criação de objetos da classe Thread que cria uma instância de ThreadStart nos bastidores, ou seja, forneci apenas o método a ser executado pela nova thread. Note também que uma chamada ao método Start() da thread não faz com que a thread seja executada imediatamente. Este método apenas torna a thread elegível para execução, ou seja, no estado "pronta" (Running). É o sistema operacional que determina quando a mesma será executada.


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar construtores em Ruby - Programação Orientada a Objetos em Ruby

Quantidade de visualizações: 10483 vezes
Os métodos construtores são recursos muito importantes na construção de objetos de um classe, uma vez que estes permitem inicializar as variáveis de instância do objeto sendo construído.

Dessa forma, na programação orientada a objetos, o método construtor tem por finalidade instanciar um novo objeto e já fornecer (ou não) os valores iniciais para as suas variáveis de instância.

Em Ruby, o construtor de uma classe é definido com o uso da palavra-chave initialize. Veja um exemplo:

# Definição da classe Cliente
class Cliente
  # construtor da classe
  def initialize(nome, idade)
    @nome = nome
    @idade = idade
  end
    
  # método que permite retornar o nome do cliente
  def obter_nome
    @nome
  end
    
  # método que permite retornar a idade do cliente	
  def obter_idade
    @idade
  end
end

# Cria uma instância da classe Cliente e inicializa as
# variáveis de instância @nome e @idade
cliente = Cliente.new("Osmar J. Silva", 35)

# Efetua uma chamada ao método obter_nome
puts "O nome do cliente é: " + cliente.obter_nome

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

O nome do cliente é: Osmar J. Silva


C ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como pesquisar um valor em um vetor de inteiros em C

Quantidade de visualizações: 9506 vezes
Em algumas situações precisamos verificar se um determinado valor está contido em uma matriz de inteiros em C. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito usando a pesquisa ou busca linear. Veja o código completo comentado:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  // vamos declarar e inicializar uma matriz de cinco inteiros
  int valores[] = {3, 8, 2, 1, 4};
  int encontrei = 0; // vamos inicializar encontrei como falso
  int i; // variável de controle do laço
  
  int valor = 2; // valor a ser pesquisado
  
  // vamos percorrer os elementos da matriz e verificar se o valor
  // informado está contido na mesma
  for(i = 0; i < 5; i++){
    // o valor pesquisado é igual ao valor do elemento atual?
    if(valores[i] == valor){
      encontrei = 1; // encontrei agora é verdadeiro
      break; // vamos sair do laço              
    }      
  }
  
  // vamos mostrar o resultado
  if(encontrei)
    printf("O valor pesquisado esta contido na matriz");
  else
    printf("O valor pesquisado NAO esta contido na matriz");  
  
  printf("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}

Ao executar este trecho de código teremos o seguinte resultado:

O valor pesquisado está contido na matriz.


C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como escrever uma função concat() que reproduz a funcionalidade da função strcat() da linguagem C

Quantidade de visualizações: 11774 vezes
O C (C99, ANSI C) contém uma função strcat(), no header string.h, que permite concatenar duas strings. Para fins de estudo, segue abaixo o código completo para uma função concat(), que recebe duas strings, anexa a segunda à primeira e retorna um ponteiro para uma string contendo ambas:

// uma função concat
char *concat(char *destino, const char *origem)
{
  // um ponteiro para a string de destino
  char *original = destino;

  // vai para o final da string de destino
  while(*original)
    original++;

  // anexa a string de origem
  while(*original++ = *origem++)
    ;

  // retorna o resultado
  return destino;
}


Veja como usar no trecho de código abaixo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

// uma função concat
char *concat(char *destino, const char *origem)
{
  // um ponteiro para a string de destino
  char *original = destino;

  // vai para o final da string de destino
  while(*original)
    original++;

  // anexa a string de origem
  while(*original++ = *origem++)
    ;

  // retorna o resultado
  return destino;
}

int main(int argc, char *argv[])
{
  char frase1[100] = "Gosto";
  char frase2[20] = " muito de C e Java.";
  char *resultado = concat(frase1, frase2);

  // exibe o resultado
  printf("%s", resultado);

  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Gosto muito de C e Java.


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como retornar a hora atual em Delphi usando as funções Time(), GetTime() e TimeToStr()

Quantidade de visualizações: 19630 vezes
Como retornar a hora atual em Delphi usando as funções Time(), GetTime() e TimeToStr()

Em algumas situações precisamos obter a hora atual (apenas a hora, desconsiderando a data) do sistema. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função Time(), presente na unit SysUtils. Esta função não requer nenhum argumento e retorna a hora atual como um TDateTime. Veja o exemplo:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  hora: TDateTime;
begin
  // vamos obter a hora atual
  hora := Time();

  // podemos também usar a função GetTime()
  //hora := GetTime();

  // vamos exibir o resultado
  ShowMessage(TimeToStr(hora));
end;

Ao executar este código Delphi nós teremos o seguinte resultado:

15:17:17

Note que podemos também obter a hora atual (sem a data) usando a função GetTime(), também na unit SysUtils.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular juros simples e montante usando JavaScript

Quantidade de visualizações: 16882 vezes
O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor Principal ou simplesmente principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Transformando em fórmula temos:

J = P . i . n

Onde:

J = juros
P = principal (capital)
i = taxa de juros
n = número de períodos

Imaginemos uma dívida de R$ 2.000,00 que deverá ser paga com juros de 5% a.m. pelo regime de juros simples e o prazo para o pagamento é de 2 meses. O cálculo em JavaScript pode ser feito assim:

<script type="text/javascript">
  var principal = 2000.00;
  var taxa = 0.08;
  var meses = 2;
  
  var juros = principal * taxa * meses;
  
  document.write("O total de juros a ser pago é: " 
    + juros);
</script>

O montante da dívida pode ser obtido das seguintes formas:

a) Montante = Principal + Juros
b) Montante = Principal + (Principal x Taxa de juros x Número de períodos)

M = P . (1 + (i . n))

Veja o código:

<script type="text/javascript">
  var principal = 2000.00;
  var taxa = 0.08;
  var meses = 2;
  
  var juros = principal * taxa * meses;
  var montante = principal + juros;
  
  document.write("O total de juros a ser pago é: " 
    + juros + "<br>");
  document.write("O montante da dívida é: "  + montante);
</script>



C# ::: Dicas & Truques ::: Sistema

Como retornar a capacidade do HD em MB ou GB em C# usando um objeto ManagementObject

Quantidade de visualizações: 9013 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar um objeto ManagementObject para retornar o tamanho de um HD em MB ou GB usando a linguagem C#. No exemplo eu acessei o drive C, mas você pode usar qualquer um que esteja disponível na sua máquina.

Veja o código C# completo para o exemplo:

private void button2_Click(object sender, EventArgs e) {
  // não esqueça de importar
  // using System.Management;

  // vamos criar um novo objeto ManagementObject
  ManagementObject dispositivo =
    new ManagementObject("win32_logicaldisk.deviceid=\"C:\"");
  // vamos retornar o dispositivo
  dispositivo.Get();

  // agora vamos retornar o tamanho do HD
  double tam = Convert.ToDouble(dispositivo["Size"]);
      
  // convertemos para GB
  tam = tam / 1024 / 1024 / 1024;
  // e mostramos o resultado
  textBox1.Text = "O HD tem capacidade de " + tam + " GB";
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

O HD tem capacidade de 251,767574310303 GB

Se você quiser o tamanho do HD em MB, basta usar:

tam = tam / 1024 / 1024;

Nos testes que fiz no Visual Studio 2019, não foi possível acessar o HD a partir de uma aplicação C# console, somente por meio de uma aplicação Windows Desktop. Veja a mensagem retornada:

System.PlatformNotSupportedException: 'System.Management currently is only supported for Windows desktop applications.'

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