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Computação Gráfica em Java - Código completo Java Swing para um programa de desenho usando eventos do mouseQuantidade de visualizações: 31643 vezes |
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Nesta dica apresento um código completo para um programa de desenho usando os eventos os mouse, feito em Java Swing. Veja que o único evento que tivemos que implementar foi mouseDragged, que é disparado quando o usuário arrasta o mouse com o botão direito ou esquerdo pressionado. Observe também a criação de uma classe JPanel personalizada que servirá como painel de desenho. Fique atento à forma como subscrevemos o método paintComponent() na classe PainelDesenho para obtermos o objeto Graphics que nos permitirá desenhar na superfície do JPanel. O resultado é exibido na imagem abaixo: ![]() E aqui está o código completo para o exemplo: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
package arquivodecodigos;
import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
public class Estudos extends JFrame{
public Estudos(){
super("Eventos do Mouse e Teclado");
Container c = getContentPane();
PainelDesenho painel = new PainelDesenho();
c.add(painel, BorderLayout.CENTER);
c.add(new JLabel("Arraste o mouse para desenhar..." ),
BorderLayout.SOUTH );
setSize(350, 250);
setVisible(true);
}
public static void main(String args[]){
Estudos app = new Estudos();
app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
}
}
class PainelDesenho extends JPanel{
private int quantPontos = 0;
private Point pontos[] = new Point[10000];
public PainelDesenho(){
this.setBackground(Color.WHITE);
this.addMouseMotionListener(
new MouseMotionAdapter(){
public void mouseDragged(MouseEvent e){
if(quantPontos < pontos.length){
pontos[quantPontos] = e.getPoint();
quantPontos++;
repaint();
}
}
}
);
}
@Override
public void paintComponent(Graphics g){
super.paintComponent(g);
for(int i = 0 ; i < quantPontos; i++)
g.fillOval(pontos[i].x, pontos[i].y, 4, 4);
}
}
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