Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO

Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.

Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos em Java - Java OOP - Como chamar o construtor de uma superclasse a partir da classe derivada

Quantidade de visualizações: 19315 vezes
Em algumas situações, é necessário efetuar uma chamada ao construtor de uma superclasse a partir da sub-classe, ou classe derivada. Principalmente quando temos que inicializar dados privados pertencentes à superclasse. Imaginemos o seguinte cenário: uma classe Pessoa cujo construtor recebe o nome e idade da pessoa. Temos então uma classe Aluno que herda de pessoa e cujo construtor recebe nome, idade e matrícula. Desta forma, temos aqui uma boa oportunidade para efetuarmos uma chamada ao construtor da superclasse a partir da classe derivada.

Comece criando a classe Pessoa (Pessoa.java):

public class Pessoa{ 
  public String nome;    
  public int idade;

  // construtor da classe
  public Pessoa(String nome, int idade){
    this.nome = nome;
    this.idade = idade;
  }
}

Compile Pessoa.java. Agora vamos criar um classe Aluno (Aluno.java) que herda da classe Pessoa:

public class Aluno extends Pessoa{ 
  public String matricula;

  // construtor
  public Aluno(String nome, int idade,
               String matricula){
    // chama o construtor da superclasse
    super(nome, idade);
    this.matricula = matricula;
  }  
}

Compile Aluno.java e escreva o programa abaixo, que demonstra como a chamada ao construtor da superclasse é feita a partir da subclasse, ou classe derivada:

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // cria um objeto da classe Aluno
    Aluno aluno = new Aluno("Osmar J. Silva", 
      36, "AC434-23");
  
    // Exibe o resultado
    System.out.println("Nome: " + aluno.nome + "\n" +
      "Idade: " + aluno.idade + "\n" +
      "Matrícula: " + aluno.matricula);
  } 
}

Execute este código e observe alguns detalhes interessantes. O mais importante é a forma de chamar o construtor da superclasse:

// chama o construtor da superclasse
super(nome, idade);

Veja como recebemos três variáveis no construtor da classe Aluno e passamos duas delas para o construtor da superclasse.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Dados - Árvores Binárias e Árvores Binárias de Busca

Exercícios Resolvidos de Java - Como pesquisar um valor em uma árvore binária de busca usando uma função recursiva

Quantidade de visualizações: 4339 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva uma função recursiva em Java que permite pesquisar um valor em uma árvore binária de busca (BST). Se o valor for encontrado, uma referência ao nó da árvore (um objeto da classe NoArvore, por exemplo) deverá ser retornado. Caso contrário, o valor null deverá ser retornado para indicar que não há nós na árvore contendo tal valor.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um valor inteiro: 7
Informe um valor inteiro: 1
Informe um valor inteiro: 8
Informe um valor inteiro: 10
Informe um valor inteiro: 4

Informe o valor a ser pesquisado: 3
O valor não foi encontrado na árvore

Informe um valor inteiro: 8
Informe um valor inteiro: 2
Informe um valor inteiro: 35
Informe um valor inteiro: 4
Informe um valor inteiro: 7

Informe o valor a ser pesquisado: 4
O valor foi encontrado na árvore
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

Código para NoArvore.java:

package estudos;

public class NoArvore {
  int valor; // valor armazenado no nó
  NoArvore esquerdo; // filho esquerdo
  NoArvore direito; // filho direito

  // construtor do nó
  public NoArvore(int valor){
    this.valor = valor;
  }
}

Código para ArvoreBinariaBusca.java:

package estudos;

public class ArvoreBinariaBusca {
  private NoArvore raiz; // referência para a raiz da árvore
  
  // método usado para inserir um novo nó na árvore
  // retorna true se o nó for inserido com sucesso e false
  // se o elemento
  // não puder ser inserido (no caso de já existir um 
  // elemento igual)
  public boolean inserir(int valor){
    // a árvore ainda está vazia?
    if(raiz == null){
      // vamos criar o primeiro nó e definí-lo como a raiz da árvore
      raiz = new NoArvore(valor); // cria um novo nó
    }
    else{
      // localiza o nó pai
      NoArvore pai = null;
      NoArvore noAtual = raiz; // começa a busca pela raiz
 
      // enquanto o nó atual for diferente de null
      while(noAtual != null){
        if(valor < noAtual.valor) {
          pai = noAtual;
          noAtual = noAtual.esquerdo;
        }
        else if(valor > noAtual.valor){
          pai = noAtual;
          noAtual = noAtual.direito;
        }
        else{
          return false; // um nó com este valor foi encontrado
        }
      }
       
      // cria o novo nó e o adiciona ao nó pai
      if(valor < pai.valor){
         pai.esquerdo = new NoArvore(valor);
      }
      else{
        pai.direito = new NoArvore(valor);
      }
    }

    return true; // retorna true para indicar que o novo nó
    // foi inserido
  }
  
  // método que permite pesquisar na árvore binária de busca
  public NoArvore pesquisar(int valor){
    return pesquisar(raiz, valor); // chama a versão recursiva
    // do método
  }

  // sobrecarga do método pesquisar que recebe dois 
  // parâmetros (esta é a versão recursiva do método)
  private NoArvore pesquisar(NoArvore noAtual, int valor){
    // o valor pesquisado não foi encontrado....vamos retornar null
    if(noAtual == null){
      return null;
    }
 
    // o valor pesquisado foi encontrado?
    if(valor == noAtual.valor){
      return noAtual; // retorna o nó atual
    }  
    // ainda não encontramos...vamos disparar uma nova 
    // chamada para a sub-árvore da esquerda
    else if(valor < noAtual.valor){
      return pesquisar(noAtual.esquerdo, valor);
    }
    // ainda não encontramos...vamos disparar uma nova 
    // chamada para a sub-árvore da direita
    else{
      return pesquisar(noAtual.direito, valor);
    }
  }
}

E aqui está o código para a classe que permite testar a árvore:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);  
      
    // vamos criar um novo objeto da classe ArvoreBinariaBusca
    ArvoreBinariaBusca arvore = new ArvoreBinariaBusca();
   
    // vamos inserir 5 valores na árvore
    for(int i = 0; i < 5; i++){
      System.out.print("Informe um valor inteiro: ");
      int valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      
      // vamos inserir o nó e verificar o sucesso da operação
      if(!arvore.inserir(valor)){
        System.out.println("Erro. Um elemento já contém este valor.");  
      }
    }
    
    // vamos pesquisar um valor na árvore
    System.out.print("\nInforme o valor a ser pesquisado: ");
    int valorPesquisa = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    // obtém um objeto da classe NoArvore a partir do 
    // método pesquisar() da classe ArvoreBinariaBusca
    NoArvore res = arvore.pesquisar(valorPesquisa);
    // o valor foi encontrado?
    if(res != null){
      System.out.println("O valor foi encontrado na árvore");
    }
    else{
      System.out.println("O valor não foi encontrado na árvore");  
    }
    
    System.out.println("\n");
  }
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular porcentagem em Java - Como efetuar cálculos de porcentagem em Java

Quantidade de visualizações: 55408 vezes
Cálculos de porcentagens estão presentes em boa parte das aplicações que desenvolvemos. Porém, há momentos em que a mente trava e não conseguimos lembrar com clareza como estes cálculos são feitos, principalmente em Java.

Esta anotação tem o objetivo de ser uma fonte de pesquisa para os momentos em que suas habilidades matemáticas insistirem em continuar ocultas.

Ex: 1 - Suponhamos que um produto que custe R$ 178,00 sofra um acréscimo de 15%. Qual o valor final do produto? Veja o código em Java:

// Algoritmo que calcula porcentagem em Java
package estudos;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    double valor, percentual, valor_final;

    valor = 178.00; // valor original
    percentual = 15.0 / 100.0; // 15%
    valor_final = valor + (percentual * valor);

    // mostra o resultado
    System.out.println("O valor final do produto é: " + valor_final);

    // O resultado será 204,70
  }
}

Ex: 2 - Um produto, cujo valor original era de R$ 250,00, teve um desconto de 8%. Qual foi seu valor final? Veja o código em Java:

// Algoritmo que calcula porcentagem em Java
package estudos;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    double valor, percentual, valor_final;

    valor = 250.00; // valor original
    percentual = 8.0 / 100.0; // 8%
    valor_final = valor - (percentual * valor);

    // mostra o resultado
    System.out.println("O valor final do produto é: " + valor_final);
  
    // O resultado será 230,00
  }
}

Ex: 3 - Em um concurso de perguntas e respostas, um jovem acertou 72 das 90 perguntas apresentadas. Qual foi a porcentagem de acertos? E a porcentagem de erros? Veja o código em Java:

// Algoritmo que calcula porcentagem em Java
package estudos;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    double perguntas, acertos;

    perguntas = 90.0;
    acertos = 72.0;

    // mostra a porcentagem de acertos
    System.out.print("Porcentagem de acertos: ");
    System.out.println(((acertos / perguntas) * 100) + "%");

    // mostra a porcentagem de erros
    System.out.print("Porcentagem de erros: ");
    System.out.println((((perguntas - acertos) / perguntas) * 100) + "%");

    // Os resultados serão 80% e 20%
  }
}

Ex: 4 - Um aparelho de CD foi adquirido por R$ 300,00 e revendido por R$ 340,00. Qual foi a porcentagem de lucro na transação? Veja o código em Java:

// Algoritmo que calcula porcentagem em Java
package estudos;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    double valor_anterior, novo_valor, porcentagem_lucro;

    valor_anterior = 300.0; // valor anterior
    novo_valor = 340.0; // valor novo

    // calcula a porcentagem de lucro
    // efetua o cálculo
    porcentagem_lucro = ((novo_valor * 100) / valor_anterior) - 100;

    System.out.println("A porcentagem de lucro foi de: " +
      porcentagem_lucro + "%");

    // O resultado será 13,33
  }
}

Ex: 5 - Uma loja repassa 5% do lucro a seus vendedores. Se um produto custa R$ 70,00, qual o valor em reais repassado a um determinado vendedor? Veja o código em Java:

// Algoritmo que calcula porcentagem em Java
package estudos;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    double valor, percentual, comissao;

    valor = 70.0; // valor do produto
    percentual = 5.0 / 100.0; // 5%

    // calcula a comissão
    comissao = percentual * valor;

    // mostra o resultado
    System.out.println("O valor repassado ao vendedor é: " + comissao);

    // O resultado será 3,5
  }
}



C++ ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o cateto oposto dadas as medidas da hipotenusa e do cateto adjascente em C++

Quantidade de visualizações: 1071 vezes
Todos estamos acostumados com o Teorema de Pitágoras, que diz que "o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos". Baseado nessa informação, fica fácil retornar a medida do cateto oposto quando temos as medidas da hipotenusa e do cateto adjascente. Isso, claro, via programação em linguagem C++.

Comece observando a imagem a seguir:



Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados. A medida da hipotenusa é, sem arredondamentos, 36.056 metros.

Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras):

\[c^2 = a^2 + b^2\]

Tudo que temos que fazer é mudar a fórmula para:

\[a^2 = c^2 - b^2\]

Veja que agora o quadrado do cateto oposto é igual ao quadrado da hipotenusa menos o quadrado do cateto adjascente. Não se esqueça de que a hipotenusa é o maior lado do triângulo retângulo.

Veja agora como esse cálculo é feito em linguagem C++:

#include <iostream>
#include <math.h>
#include <cstdlib>
 
using namespace std;
 
int main(int argc, char *argv[]){
  float c = 36.056; // medida da hipotenusa
  float b = 30; // medida do cateto adjascente
  
  // agora vamos calcular o comprimento da cateto oposto
  float a = sqrt(pow(c, 2) - pow(b, 2));
 
  // e mostramos o resultado
  cout << "A medida do cateto oposto é: " << a << "\n\n";
	 
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

A medida do cateto oposto é: 20.0009

Como podemos ver, o resultado retornado com o código C++ confere com os valores da imagem apresentada.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

Como bloquear o botão direito do mouse em suas páginas HTML usando JavaScript

Quantidade de visualizações: 148 vezes
Em algumas situações, principalmente games desenvolvidos em JavaScript ou HTML5, nós gostaríamos de evitar o botão direito do mouse, ou seja, o menu de contexto no corpo da página web.

Para isso só precisamos retornar false para o evento oncontextmenu. Veja como isso pode ser feito no trecho de código JavaScript abaixo:

<html>
<head>
  <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
 
<body oncontextmenu="return false">

<h1>Você não pode usar o botão direito nessa página</h1>

</body>
</html>

Uma boa idéia é avisar ao usuário (por meio de uma mensagem window.alert) que ele não pode usar o botão de contexto no documento HTML. Veja:

<html>
<head>
  <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
 
<body oncontextmenu="return aviso()">

<script type="text/javascript">
  function aviso(){
    window.alert("Botão direito não permitido.");
    return false;
  }
</script>

</body>
</html>

Agora, ao clicarmos com o botão direito do mouse na página, uma mensagem window.alert será exibida com o seguinte texto:

Botão direito não permitido.


Java ::: Classes e Componentes ::: JTable

Java Swing - Como colorir as células de uma JTable individualmente ao passar o mouse sobre elas

Quantidade de visualizações: 218 vezes
Nesta dica eu mostro como é possível aplicar uma cor diferente às células individuais de uma JTable ao passar o mouse em cima delas. O efeito visual é muito interessante, principalmente quando temos uma JTable com muitos dados.

No exemplo eu construí a aplicação Java Swing na mão mesmo, sem usar nenhum editor visual. É um ótimo exercício para realmente entender as partes que compoem uma aplicação Java Swing.

Veja o código Java completo:

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.table.*;
import javax.swing.event.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  int linha, coluna;
   
  public Estudos(){
    super("JTable");
         
    // colunas da tabela
    String[] colunas = {"Cidade", "Estado", "Habitantes"};
         
    // conteúdo da tabela   
    Object[][] conteudo = {
        {"Goiânia", "GO", "43.023.432"},
        {"São Paulo", "SP", "5.343.234"},
        {"Rio de Janeiro", "RJ", "6.434.212"},
        {"Jussara", "GO", "87.454"},
        {"Barra do Garças", "MT", "64.344"}
    };
         
    // constrói a tabela
    final JTable tabela = new JTable(conteudo, colunas);
    tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new 
      Dimension(350, 50));
     
    class CellListener extends MouseMotionAdapter{
      public void mouseMoved(MouseEvent e){
    JTable tb = (JTable)e.getSource();
        linha = tb.rowAtPoint(e.getPoint());
        coluna = tb.columnAtPoint(e.getPoint());
        tb.repaint();
      }
    }
     
    class ColorirCelula extends JLabel 
         implements TableCellRenderer{
      public ColorirCelula(){
        setOpaque(true);
      }
 
      public Component getTableCellRendererComponent(
                 JTable table, Object value,
                 boolean isSelected, boolean hasFocus, 
                 int row, int column){
        if(row == linha && column == coluna){
          this.setBackground(Color.yellow);
        }
        else{
          this.setBackground(table.getBackground());
        }
         
        this.setText(value.toString());
        return this;
      }
    }
     
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout());
     
    tabela.addMouseMotionListener(new CellListener());
     
    tabela.setDefaultRenderer(Object.class, 
       new ColorirCelula());
 
             
    JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela);
    c.add(scrollPane);
         
    setSize(400, 300);
    setVisible(true);
  }
     
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Ao executarmos esta aplicação Java Swing nós teremos o seguinte resultado:




Java ::: Dicas & Truques ::: Aplicativos e Outros

Como calcular a distância entre dois pontos na terra em Java

Quantidade de visualizações: 1335 vezes
Nesta dica mostrarei como calcular a distância em quilômetros entre dois pontos na terra dadas suas latitudes e longitudes. Neste exemplo eu coloquei o valor de 6378.137 para o raio da terra, mas você pode definir para o valor que achar mais adequado.

O cálculo usado neste código se baseia na Fórmula de Haversine, que determina a distância do grande círculo entre dois pontos em uma esfera, dadas suas longitudes e latitudes.

Veja o código Java completo:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos usar a classe Scanner para ler os
    // valores de latitudes e longitudes
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    System.out.print("Informe a primeira latitude: ");
    double lat1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe a primeira longitude: ");
    double lon1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe a segunda latitude: ");
    double lat2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe a segunda longitude: ");
    double lon2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // vamos calcular a distância entre os dois pontos em Kms
    double distancia = calcularDistancia(lat1, lat2, lon1, lon2);
    
    // mostramos o resultado
    System.out.println("A distância entre os dois pontos é: " +
      distancia + "kms");
       
    System.out.println("\n");
  }
  
  // função que recebe dois pontos na terra e retorna a distância
  // entre eles em quilômetros
  public static double calcularDistancia(double lat1,
    double lat2, double lon1, double lon2){
    
    double raio_terra = 6378.137; // raio da terra em quilômetros
    
    // o primeiro passo é converter as latitudes e longitudes
    // para radianos
    lon1 = Math.toRadians(lon1);
    lon2 = Math.toRadians(lon2);
    lat1 = Math.toRadians(lat1);
    lat2 = Math.toRadians(lat2);
 
    // agora aplicamos a Fórmula de Haversine
    double dlon = lon2 - lon1;
    double dlat = lat2 - lat1;
    double a = Math.pow(Math.sin(dlat / 2), 2) + Math.cos(lat1) * Math.cos(lat2)
      * Math.pow(Math.sin(dlon / 2),2);
             
    double c = 2 * Math.asin(Math.sqrt(a));
 
    // e retornamos a distância    
    return(c * raio_terra);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Informe a primeira latitude: -16.674551
Informe a primeira longitude: -49.303598
Informe a segunda latitude: -15.579321
Informe a segunda longitude: -56.10009
A distância entre os dois pontos é: 736.9183827638687kms

Neste exemplo eu calculei a distância entre as cidades de Goiânia-GO e Cuiabá-MT.

A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0o e 90o para Norte(N) ou para Sul(S). A longitude é a distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador.


Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar a representação numérica de um caractere em Java fazendo um cast de char para int

Quantidade de visualizações: 258 vezes
Um cast forçado de char para int é uma das formas mais práticas para se obter a representação numérica de um caractere em Java. Tudo que precisamos fazer é usar o método charAt() da classe String para obtermos o caractere na posição desejada de um texto, frase ou palavra e, em seguida, convertê-lo (cast) para um int.

Veja o código completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

// Este exemplo mostra como obter a representação
// númerica de um caractere

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    String frase = "Programando em Java";
    
    for(int i = 0; i < frase.length(); i++){
      int valor = (int)frase.charAt(i);
      System.out.println(frase.charAt(i) + " = " 
        + valor);
    }    
        
    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

P = 80
r = 114
o = 111
g = 103
r = 114
a = 97
m = 109
a = 97
n = 110
d = 100
o = 111
  = 32
e = 101
m = 109
  = 32
J = 74
a = 97
v = 118
a = 97



Java ::: Classes e Componentes ::: JComboBox

Como retornar a quantidade de itens em um JComboBox do Java Swing

Quantidade de visualizações: 8360 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função getItemCount() da classe JComboBox do Java Swing para obtermos a quantidade de itens no controle. Note que usei um botão JButton no exemplo também. Ao clicarmos no botão, uma mensagem JOptionPane.showMessageDialog será exibida contendo a quantidade de itens no JComboBox.

Veja o código Java Swing completo para o exemplo:

import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;

public class Estudos extends JFrame{
  JComboBox combo;  

  public Estudos(){
    super("A classe JComboBox");
    
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT));
    
    // Cria os itens da lista
    String nomes[] = {"Carlos", "Marcelo", "Fabiana",
      "Carolina", "Osmar"};

    // Cria o JComboBox
    combo = new JComboBox(nomes);

    // Um botão que permite obter a quantidade de itens
    JButton btn = new JButton("Quantidade de itens");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          int quant = combo.getItemCount();

          JOptionPane.showMessageDialog(null, 
            "O JComboBox contém " + quant + " itens");
        }
      }
    );

    // Adiciona o JComboBox à janela
    c.add(combo);

    // Adiciona o botão à janela
    c.add(btn);  

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
  
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Python ::: Flask Micro Framework ::: Rotas e Roteamento

Como criar rotas em suas aplicações Flask usando o decorador @app.route() - Tutorial Flask para iniciantes

Quantidade de visualizações: 1856 vezes
Aplicações web modernas usam uma técnica chamada roteamento nomeado, ou, na linguagem do pessoal do SEO, URLs amigáveis. Isso quer dizer que, em vez de termos URLS do tipo /livro.php?id_livro=39 nós temos /livro/39.

Neste modelo de roteamento, livro é o nome de uma função Python que será chamada quando o usuário acessar este endereço, e 39 será o argumento passado para o método.

Em Flask, as URLs são associadas às funções Python por meio do decorador @app.route(). Veja uma aplicação Flask completa que possui um método index() que é chamado quando o usuário acessa a raiz da aplicação:

# vamos importar a biblioteca Flask
from flask import Flask
 
# função principal do programa
def main():
  # vamos criar a aplicação Flask
  app = Flask(__name__)
 
  # definimos a rota para a função index()
  @app.route("/")
  def index():
    return "Este é o método index()"

  # e iniciamos a aplicação web na porta 5000
  app.run(port=5000, debug=True)

if __name__== "__main__":
  main()

Note que a nossa aplicação Flask estará disponível na porta 5000. Assim, ao acessar o endereço http://127.0.0.1:5000 nós teremos o seguinte resultado:

Este é o método index()

Veja agora como criar uma URL /listar_usuarios e associá-la a uma função listar_usuarios():

# vamos importar a biblioteca Flask
from flask import Flask
 
# função principal do programa
def main():
  # vamos criar a aplicação Flask
  app = Flask(__name__)
 
  # definimos a rota para a função index()
  @app.route("/")
  def index():
    return "Este é o método index()"

  # definimos a rota para a função listar_usuarios()
  @app.route("/listar_usuarios")
  def listar_usuarios():
    return "Este é o método para listar os usuários"  

  # e iniciamos a aplicação web na porta 5000
  app.run(port=5000, debug=True)

if __name__== "__main__":
  main()

Agora, experimente acessar o endereço http://127.0.0.1:5000/listar_usuarios e veja o resultado. Se tudo estiver correto, você verá o seguinte resultado:

Este é o método para listar os usuários

Em mais dicas desta seção você verá como criar URLs com parâmetros e passá-los para suas funções Python.

Carregar Publicações Anteriores


Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares

Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo

Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes

Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site

Últimos Exercícios Resolvidos

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby


E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 19,90


© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 54 usuários muito felizes estudando em nosso site.