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VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o coeficiente angular de uma reta em VB.NET dados dois pontos no plano cartesianoQuantidade de visualizações: 1205 vezes |
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x. Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano: ![]() Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é: \[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \] Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente. Veja agora o trecho de código na linguagem VB.NET que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos: Imports System Module Program Sub Main(args As String()) ' x e y do primeiro ponto Console.Write("Informe a coordenada x do primeiro ponto: ") Dim x1 As Double = Double.Parse(Console.ReadLine()) Console.Write("Informe a coordenada y do primeiro ponto: ") Dim y1 As Double = Double.Parse(Console.ReadLine()) ' x e y do segundo ponto Console.Write("Informe a coordenada x do segundo ponto: ") Dim x2 As Double = Double.Parse(Console.ReadLine()) Console.Write("Informe a coordenada y do segundo ponto: ") Dim y2 As Double = Double.Parse(Console.ReadLine()) ' agora vamos calcular o coeficiente angular Dim m As Double = (y2 - y1) / (x2 - x1) ' e mostramos o resultado Console.WriteLine("O coeficiente angular é: " & m) Console.WriteLine("\nPressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executar este código em linguagem VB.NET nós teremos o seguinte resultado: O coeficiente angular é: 0,6666666666666666 Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$): Imports System Module Program Sub Main(args As String()) ' x e y do primeiro ponto Console.Write("Informe a coordenada x do primeiro ponto: ") Dim x1 As Double = Double.Parse(Console.ReadLine()) Console.Write("Informe a coordenada y do primeiro ponto: ") Dim y1 As Double = Double.Parse(Console.ReadLine()) ' x e y do segundo ponto Console.Write("Informe a coordenada x do segundo ponto: ") Dim x2 As Double = Double.Parse(Console.ReadLine()) Console.Write("Informe a coordenada y do segundo ponto: ") Dim y2 As Double = Double.Parse(Console.ReadLine()) ' vamos obter o comprimento do cateto oposto Dim cateto_oposto As Double = y2 - y1 ' e agora o cateto adjascente Dim cateto_adjascente As Double = x2 - x1 ' vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipetunesa ' (em radianos, não se esqueça) Dim tetha As Double = Math.Atan2(cateto_oposto, cateto_adjascente) ' e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular ' o coeficiente angular Dim tangente As Double = Math.Tan(tetha) ' e mostramos o resultado Console.WriteLine("O coeficiente angular é: " & tangente) Console.WriteLine("\nPressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta: 1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0; 2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0; 3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0). 4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe. |
Java ::: Tratamento de Erros ::: Erros de Tempo de Execução |
Tratamento de erros em Java - Como tratar o erro NoClassDefFoundError em seus programas JavaQuantidade de visualizações: 12608 vezes |
A exceção (erro) NoClassDefFoundError acontece quando a Java Virtual Machine (JVM) ou uma instância de ClassLoader tenta carregar a definição de uma classe (como parte de uma chamada de método normal ou como parte da criação de uma nova instância usando a expressão new) e nenhuma definição de tal classe puder ser encontrada. Antes de vermos uns exemplos, veja a posição da classe pública NoClassDefFoundError na hierarquia de classes da plataforma Java: java.lang.Object java.lang.Throwable java.lang.Error java.lang.LinkageError java.lang.NoClassDefFoundError Veja que NoClassDefFoundError herda de Error e portanto, é uma das exceções lançadas como parte do funcionamento da JVM. Isso quer dizer que não podemos usar blocos try...catch para evitá-lo. A exceção é quando estamos tentando carregar uma instância de classe usando o ClassLoader. Para provocar o erro NoClassDefFoundError só precisamos efetuar algumas das ações abaixo: 1) Fornecer um nome de classe que não existe (ou com diferenças entre minúsculas e maiúsculas do nome pretendido). Assim: java MinhaClasse Se a classe não existir no diretório atual ou em um arquivo jar, a mensagem de erro abaixo será exibido: C:\java>java MinhaClasse Exception in thread "main" java.lang.NoClassDefFoundError: MinhaClasse 2) Fornecer um nome de classe seguida por .class: java MinhaClasse.class |
Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Selection, Seleção |
Como pedir para o usuário selecionar um ou mais elementos no Revit usando a função PickElementsByRectangle() do objeto Selection da Revit C# APIQuantidade de visualizações: 489 vezes |
A Seleção por Retângulo (ou Retângulo de Seleção) do Revit funciona da seguinte forma: a) Desenhe uma caixa de seleção ao colocar o cursor em um dos lados do elemento a ser selecionado e arraste-o na diagonal para formar um limite retangular. b) Para selecionar somente os elementos que estejam completamente dentro do limite da caixa de seleção, arraste o cursor da esquerda para a direita. c) Para selecionar quaisquer elementos que estejam completamente ou parcialmente dentro do limite da caixa de seleção, arraste o cursor da direita para a esquerda. Via código C# usando a API do Revit, nós podemos pedir para o usuário selecionar elementos usando o retângulo de seleção por meio da função PickElementsByRectangle() do objeto Selection e retornar os elementos selecionados em uma IList. O primeiro passo é obter uma referência ao documento atual UIDocument a partir de uma chamada a this.ActiveUIDocument. Em seguida nós obtemos o objeto Selection a partir do UIDocument e chamamos a sua função PickElementsByRectangle(). Finalmente, de posse da lista IList de elementos selecionados nós só precisamos acessar sua propriedade Count para verificar a quantidade de elementos que o usuário selecionou. Veja o código Revit C# completo para o exemplo: using System; using Autodesk.Revit.UI; using Autodesk.Revit.DB; using Autodesk.Revit.UI.Selection; using System.Collections.Generic; using System.Linq; namespace Estudos { [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes. TransactionMode.Manual)] [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")] public partial class ThisApplication { private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) { // vamos obter uma referência ao UIDocument ativo UIDocument uidoc = this.ActiveUIDocument; // agora mostramos uma mensagem para o usuário selecionar um // elemento TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um ou mais elementos"); // obtemos uma referência ao objeto Selection do // UIDocument ativo Selection selecao = uidoc.Selection; // e finalmente esperamos que o usuário selecione um ou // mais elementos usando a seleção de retângulo e os // guardamos em uma lista IList<Element> selecionados = selecao.PickElementsByRectangle( "Selecione os elementos"); // agora mostramos a quantidade de elementos selecionados TaskDialog.Show("Aviso", "Você selecionou " + selecionados.Count + " elementos."); } private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) { // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim } #region Revit Macros generated code private void InternalStartup() { this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup); this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown); } #endregion } } Ao executar esta macro você verá uma mensagem TaskDialog com o seguinte aviso: Você selecionou 4 elementos. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Exercício Resolvido de Java - Como calcular o quadrante de uma coordenada cartesiana em JavaQuantidade de visualizações: 884 vezes |
Pergunta/Tarefa: O Plano Cartesiano, ou Sistema de Coordenadas Cartesianas, é formado por duas retas reais perpendiculares, ou seja, o ângulo entre elas é de 90 graus. Essas retas determinam um único plano, que é denominado como sistema ortogonal de coordenadas cartesianas ou somente plano cartesiano. No ano de 1637, René Descartes teve a brilhante ideia de relacionar álgebra e geometria, dando início à conhecida geometria analítica, método que possibilita descrever a geometria utilizando uma menor quantidade de diagramas e desenhos. Apesar de os créditos dessa descoberta serem dados a Descartes, Pierre de Fermat já conhecia e utilizava alguns conceitos de geometria analítica, logo o plano cartesiano. Há quatro quadrantes no Sistema de Coordenadas Cartesianas, conforme a figura a seguir: ![]() Como podemos ver, no primeiro quadrante, tanto o x quanto o y são positivos. No segundo quadrante o x é negativo e o y é positivo. No terceiro quadrante, tanto o x quanto o y são negativos. Por fim, no quarto quadrante, o x é positivo e o y é negativo. Escreva um programa Java que pede para o usuário informar os valores x e y de uma coordenada cartesiana e informe em qual quadrante essa coordenada se situa. Se os valores de x e y forem zero, informe que o ponto se situa na origem do plano cartesiano. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor x da coordenada: 12 Informe o valor y da coordenada: -7 A coordenada (12,-7) está no Quarto Quadrante (+,-) Veja a resolução comentada deste exercício em Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // variáveis usadas na resolução do problema int x, y; // vamos pedir para o usuário informar as coordenadas System.out.print("Informe o valor x da coordenada: "); x = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o valor y da coordenada: "); y = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // a coordenada está no primeiro quadrante? if (x > 0 && y > 0){ System.out.println("A coordenada (" + x + "," + y + ") está no Primeiro Quadrante (+,+)"); } // a coordenada está no segundo quadrante? else if (x < 0 && y > 0){ System.out.println("A coordenada (" + x + "," + y + ") está no Segundo Quadrante (-,+)"); } // a coordenada está no terceiro quadrante? else if (x < 0 && y < 0){ System.out.println("A coordenada (" + x + "," + y + ") está no Terceiro Quadrante (-,-)"); } // a coordenada está no quarto quadrante? else if (x > 0 && y < 0){ System.out.println("A coordenada (" + x + "," + y + ") está no Quarto Quadrante (+,-)"); } // a coordenada está na origem else{ System.out.println("A coordenada (" + x + "," + y + ") está na origem"); } } } |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
JavaScript para Trigonometria - Como converter radianos em graus na linguagem JavaScriptQuantidade de visualizações: 3877 vezes |
Todas os métodos e funções trigonométricas em JavaScript recebem seus argumentos em radianos, em vez de graus. Um exemplo disso é a função sin() do objeto Math. Esta função recebe o ângulo em radianos e retorna o seu seno. No entanto, há momentos nos quais precisamos retornar alguns valores como graus. Para isso é importante sabermos fazer a conversão de radianos para graus. Veja a fórmula abaixo: \[Graus = Radianos \times \frac{180}{\pi}\] Agora veja como esta fórmula pode ser escrita em código JavaScript (incluindo a página HTML): <!doctype html> <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // valor em radianos var radianos = 1.5; // obtém o valor em graus var graus = radianos * (180 / Math.PI); // mostra o resultado document.writeln(radianos + " radianos convertidos para " + "graus é " + graus); </script> </body> </html> Ao executarmos este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: 1.5 radianos convertidos para graus é 85.94366926962348 Para fins de memorização, 1 radiano equivale a 57,2957795 graus. |
C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Como usar o tipo de dados long ou long int da linguagem C++Quantidade de visualizações: 22635 vezes |
O tipo de dados long (também chamado de long int) da linguagem C++ é uma variação do tipo int e geralmente possui a mesma capacidade de armazenamento deste. Nós o usamos quando queremos representar números inteiros, ou seja, sem partes fracionárias, assim como int. É importante verificar se o seu compilador trata int e long da mesma forma. Veja um trecho de código demonstrando o uso deste tipo (note que estes estudos foram feitos no Windows XP - 32 bits - usando Dev-C++):#include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // declara uma variável do tipo long long quant = 590; cout << "Quantidade: " << quant << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Veja que a maioria dos compiladores C++ não faz distinção entre os tipos long e long int. A capacidade de armazenamento do tipo long depende da arquitetura na qual o programa está sendo executado. Uma forma muito comum de descobrir esta capacidade é usar os símbolos LONG_MIN e LONG_MAX, definidos no header climits (limits.h). Veja: #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ cout << "Valor mínimo: " << LONG_MIN << "\n"; cout << "Valor máximo: " << LONG_MAX << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este programa você terá um resultado parecido com: Valor mínimo: -2147483648 Valor máximo: 2147483647 Veja que o tipo long aceita valores positivos e negativos. Tudo que você tem a fazer é tomar todo o cuidado para que os valores atribuidos a variáveis deste tipo não ultrapassem a faixa permitida. Veja um trecho de código que provoca o que chamamos de transbordamento (overflow): #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ long soma = LONG_MAX + 2; cout << "Resultado: " << soma << "\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Este programa exibirá o seguinte resultado: Resultado: -2147483647 Note que este não é o resultado esperado, visto que LONG_MAX + 2 deveria retornar: 2147483647 + 2 = 2147483649 Porém, como o valor máximo que pode ser armazenado em um long é 2147483647, o procedimento adotado pelo compilador foi tornar o número negativo e subtrair 1. É claro que, se você testar este código em arquiteturas diferentes o resultado poderá ser diferente do exemplificado aqui. Em termos de bytes, é comum o tipo long ser armazenado em 4 bytes, o que resulta em 32 bits (um byte é formado por 8 bits, lembra?). Veja um trecho de código que mostra como usar o operador sizeof() para determinar a quantidade de bytes necessários para armazenar um variável do tipo long: #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ cout << "Tamanho de um long: " << sizeof(long) << " bytes\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } O resultado da execução deste código será algo como: Tamanho de um long: 4 bytes |
C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Como usar protótipos de função em CQuantidade de visualizações: 12315 vezes |
Um protótipo de função é uma declaração que define o nome, tipos de parâmetros e tipos de retorno de uma função. Em geral o protótipo de uma função é exigido quando a definição da função não é feita antes do código que efetua uma chamada a ela. Veja um exemplo:#include <stdio.h> #include <stdlib.h> // uma função que retorna a soma de dois inteiros // fornecidos como argumento int somar(int a, int b){ return (a + b); } int main(int argc, char *argv[]){ // efetua uma chamada à função somar int res = somar(3, 5); // exibe o resultado printf("Soma: %d", res); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Este código compila e executa normalmente, uma vez que a função somar() foi definida antes da função main(), ou seja, antes da parte do programa que possui uma chamada a ela. Veja agora esta nova versão: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ // efetua uma chamada à função somar int res = somar(3, 5); // exibe o resultado printf("Soma: %d", res); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } // uma função que retorna a soma de dois inteiros // fornecidos como argumento int somar(int a, int b){ return (a + b); } Aqui temos um problema: a função somar() é definida depois do código contendo uma chamada a ela. No Dev-C++ temos o seguinte erro de compilação: `somar` undeclared (first use this function) A solução para este casos é a criação do protótipo da função. Para a função somar() isso pode ser feito da seguinte forma: // protótipo da função somar() int somar(int, int); Note que não há a necessidade de especificar os nomes dos parâmetros da função, apenas seus tipos. Veja ainda que o protótipo da função é terminado com ponto-e-vírgula e sempre colocado após as instruções de #include. Veja o código completo para um exemplo usando protótipos de funções: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // protótipo da função somar() int somar(int, int); int main(int argc, char *argv[]){ // efetua uma chamada à função somar int res = somar(3, 5); // exibe o resultado printf("Soma: %d", res); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } // uma função que retorna a soma de dois inteiros // fornecidos como argumento int somar(int a, int b){ return (a + b); } |
Excel ::: Fórmulas do Excel ::: Matemática e Estatística |
Como gerar números aleatórios inteiros entre 1 e 10 no Excel usando as funções ALEATÓRIO() e INT()Quantidade de visualizações: 307 vezes |
A função ALEATÓRIO() do Excel pode ser usada quando queremos gerar um número randômico, ou seja, um número aleatório entre 0 e 1. Nesse caso o número gerado é um número real aleatório que inclue o 0 mas não inclui o 1. No entanto, podemos usar um truque aritmético para gerar números aleatórios entre uma determinada faixa, por exemplo, de 1 até 10 (incluindo o 1 e o 10 na amostra). Para gerar um número randômico inteiro na faixa de 1 até 10 combinando as funções ALEATÓRIO e INT, digite o conteúdo a seguir em uma célula ou na barra de fórmulas do Excel: =INT(ALEATÓRIO()*(11-1)+1) Pressione Enter ou Tab e você terá um resultado parecido com: 7 É importante observar que, sempre que chamamos a função ALEATÓRIO(), todas as células que estão usando a fórmula serão atualizadas. Para evitar isso, com o cursor na janela de fórmulas, pressione F9. Isso fará com que a fórmula seja convertida em valor final e este valor seja atribuído à célula desejada. |
AutoCAD .NET API C# ::: Dicas & Truques ::: Linha, Linhas, Comando LINE |
Como selecionar uma linha no AutoCAD e mostrar a equação da reta correspondente usando AutoCAD .NET C# APIQuantidade de visualizações: 570 vezes |
Em algumas situações nós queremos posicionar pontos ou outros desenhos em cima de uma linha, ou seja, em cima de uma reta. Uma das melhores formas de fazer isso é obtendo a equação reduzida da reta e usar as coordenadas x e y correspondentes. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito usando a AutoCAD .NET C# API. O primeiro passo é pedir para o usuário selecionar a linha na área de desenho do AutoCAD usando doc.Editor.GetEntity(). Em seguida nós obtemos as coordenadas iniciais e finais da linha usando as propriedades StartPoint e EndPoint do objeto AcadLine. Para finalizar nós calculamos a equação reduzida da reta e exibimos o resultado. Fique atento ao código que calcula o coeficiente angular e linear da reta. Considere o caso em que o coeficiente angular ou linear é igual a 0. Veja o código AutoCAD .NET API C# completo para o exemplo: using System; using Autodesk.AutoCAD.Runtime; using Autodesk.AutoCAD.ApplicationServices; using Autodesk.AutoCAD.DatabaseServices; using Autodesk.AutoCAD.Geometry; using Autodesk.AutoCAD.EditorInput; [assembly: CommandClass(typeof(PluginEstudos.Class1))] namespace PluginEstudos { public class Class1 { [CommandMethod("estudos")] public void Estudos() { // vamos obter o documento atual Document doc = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument; // vamos obter a base de dados Database db = doc.Database; // opções da seleção PromptEntityOptions opcoes = new PromptEntityOptions("\nSelecione uma linha: "); // obtemos o resultado da seleção PromptEntityResult resultado = doc.Editor.GetEntity(opcoes); // a seleção foi feita com sucesso if (resultado.Status != PromptStatus.OK) { Application.ShowAlertDialog("Nenhum elemento selecionado."); return; } // obtemos o id do objeto selecionado ObjectId id_objeto = resultado.ObjectId; // iniciamos uma transação using (Transaction trans = db.TransactionManager.StartTransaction()) { BlockTable tabela_blocos; BlockTableRecord reg_tabela_blocos; // obtemos a entidade selecionada Entity ent = trans.GetObject(id_objeto, OpenMode.ForWrite) as Entity; // a entidade selecionada é uma linha if (ent is Line) { Line linha = ent as Line; // vamos obter o ponto inicial da linha Point3d ponto_inicial = linha.StartPoint; // vamos obter o ponto final da linha Point3d ponto_final = linha.EndPoint; string sinal = "+"; // vamos calcular o coeficiente angular da reta Double m = (ponto_final.Y - ponto_inicial.Y) / (ponto_final.X - ponto_inicial.X); // vamos calcular o coeficiente linear double n = ponto_inicial.Y - (m * ponto_inicial.X); // coeficiente linear menor que zero? O sinal será negativo if (n < 0) { sinal = "-"; n = n * -1; } // abre o model space para escrita tabela_blocos = trans.GetObject(db.BlockTableId, OpenMode.ForRead) as BlockTable; reg_tabela_blocos = trans.GetObject(tabela_blocos[BlockTableRecord.ModelSpace], OpenMode.ForWrite) as BlockTableRecord; // vamos calcular as coordenadas x e y do ponto médio que // será usado para posicionar o texto double x = (ponto_inicial.X + ponto_final.X) / 2; double y = (ponto_inicial.Y + ponto_final.Y) / 2; // criamos um novo texto DBText texto = new DBText(); texto.TextString = "y = " + m.ToString("0.00") + "x" + " " + sinal + " " + n.ToString("0.00"); texto.SetDatabaseDefaults(); texto.Height = 5; texto.Position = new Point3d(x, y - texto.Height, 0); // adicionamos o texto no desenho reg_tabela_blocos.AppendEntity(texto); trans.AddNewlyCreatedDBObject(texto, true); } else { Application.ShowAlertDialog("Você não selecionou uma linha."); } // salvamos a transação trans.Commit(); } } } } Ao executar este código AutoCAD .NET C# API e selecionar uma linha nós teremos um resultado parecido com: Selecione uma linha [Usuário seleciona a linha] [Mostra a equação reduzida da reta como um texto posicionado no ponto médio da linha] Como forma de testar ainda mais o código, defina um valor para o x e experimente plotar um ponto na área de desenho do AutoCAD. Você verá que o ponto cai exatamente em cima da linha, ou seja, da reta que a representa. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
Como retornar as coordenadas do mouse durante um evento mouseClicked em uma janela JFrame do Java SwingQuantidade de visualizações: 10936 vezes |
Nesta dica eu mostro como podemos obter as coordenadas do mouse no momento que o usuário clica em uma janela JFrame de nossas aplicações Java Swing. Note que exibimos as coordenadas x e y do mouse na barra de títulos da janela JFrame. Saber como retornar as coordenadas do mouse durante um evento é uma das técnicas úteis para o desenvolvimento de jogos e aplicativos gráficos em Java. Veja o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; /* Este exemplo mostra como obter as coordenadas do mouse durante um evento. */ import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos() { super("Eventos do Mouse e Teclado"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); this.addMouseListener( new MouseAdapter(){ @Override public void mouseClicked(MouseEvent e){ setTitle("X = " + e.getX() + "; Y = " + e.getY()); } } ); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
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