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Java ::: Coleções (Collections) ::: Stack |
Java Collections - Como remover o elemento no topo de uma Stack usando seu método pop()Quantidade de visualizações: 9689 vezes |
Uma estrutura do tipo pilha (representada aqui por um objeto da classe Stack) permite que seus elementos sejam removidos sempre na ordem contrária em que foram inseridos, ou seja, o último elemento inserido é sempre o primeiro a sair. Veja no trecho de código abaixo como usar o método pop() para remover e retornar o elemento no topo da pilha:import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // Cria uma Stack de String Stack<String> pilha = new Stack<String>(); // adiciona três elementos na pilha pilha.push("Cuiabá"); pilha.push("Goiânia"); pilha.push("Belo Horizonte"); // remove os elementos, sempre removendo o // elemento do topo primeiro while(!pilha.empty()){ String elem = pilha.pop(); System.out.println("Elemento removido: " + elem); } } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Elemento removido foi: Belo Horizonte Elemento removido foi: Cuiabá Elemento removido foi: Goiânia |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercício Resolvido de Java - Escreva um programa Java que leia os elementos de um vetor A de dez elementos inteiros e construa outro vetor BQuantidade de visualizações: 458 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que leia os elementos de um vetor A de dez elementos inteiros e construa outro vetor B com seus elementos distribuídos da seguinte forma: Vetor A = [8, 5, 4, 1, 2, 3, 4, 6, 9, 7] Vetor B = [24, 10, 12, 2, 6, 6, 12, 12, 27, 14] Note que os elementos do vetor B seguem um padrão. Se o elemento do vetor A estiver em uma posição par, então o elemento do vetor B será o triplo do elemento do vetor A. Caso contrário o elemento do vetor B será o dobro do elemento do vetor A. Neste exercício a primeira posição/índice dos vetores é assumida como sendo zero. Em algumas linguagens de programação o primeiro índice é um e não zero. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor do 1.o elemento: 8 Informe o valor do 2.o elemento: 5 Informe o valor do 3.o elemento: 4 Informe o valor do 4.o elemento: 1 Informe o valor do 5.o elemento: 2 Informe o valor do 6.o elemento: 3 Informe o valor do 7.o elemento: 4 Informe o valor do 8.o elemento: 6 Informe o valor do 9.o elemento: 9 Informe o valor do 10.o elemento: 7 Elementos do vetor A: 8, 5, 4, 1, 2, 3, 4, 6, 9, 7 Elementos do vetor B: 24, 10, 12, 2, 6, 6, 12, 12, 27, 14 Veja a resolução comentada deste exercício em Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos declarar e construir dois vetores de 10 inteiros int vetor_a[] = new int[10]; int vetor_b[] = new int[10]; // agora vamos pedir para o usuário informar os valores // dos elementos do vetor A for(int i = 0; i < vetor_a.length; i++){ System.out.print("Informe o valor do " + (i + 1) + ".o elemento: "); vetor_a[i] = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); } // vamos construir o vetor B for(int i = 0; i < vetor_a.length; i++){ // o índice atual é par? if(i % 2 == 0){ vetor_b[i] = vetor_a[i] * 3; } else{ vetor_b[i] = vetor_a[i] * 2; } } // vamos mostrar os elementos do vetor A System.out.println("\nElementos do vetor A:\n"); for(int i = 0; i < vetor_a.length; i++){ System.out.print(vetor_a[i] + ", "); } // vamos mostrar os elementos do vetor B System.out.println("\n\nElementos do vetor B:\n"); for(int i = 0; i < vetor_b.length; i++){ System.out.print(vetor_b[i] + ", "); } System.out.println(); } } |
C# ::: Coleções (Collections) ::: List<T> |
Como remover um elemento em uma determinada posição de uma List<T> do C# usando a função RemoveAt()Quantidade de visualizações: 9835 vezes |
Em algumas situações gostaríamos de remover um elemento em uma determinada posição da List<T>. Para isso podemos usar o método RemoveAt(). Veja sua assinatura:public void RemoveAt( int index ) Note que só precisamos fornecer o índice do elemento a ser removido. Veja um exemplo: static void Main(string[] args){ // vamos criar um objeto da classe List<T> List<int> valores = new List<int>(); // vamos inserir quatro valores na lista valores.Add(5); valores.Add(2); valores.Add(6); valores.Add(9); // vamos usar o laço foreach para percorrer os elementos na lista Console.WriteLine("Elementos na lista:"); foreach(int v in valores){ Console.WriteLine(v); } // vamos remover o terceiro elemento (com índice 2) valores.RemoveAt(2); // vamos usar o laço foreach para percorrer os elementos na lista novamente Console.WriteLine("Elementos na lista:"); foreach(int v in valores){ Console.WriteLine(v); } // vamos pausar a execução Console.ReadKey(); } Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: Elementos na lista: 5 2 6 9 Elementos na lista: 5 2 9 Este método pode lançar uma exceção do tipo ArgumentOutOfRangeException se o índice fornecido for menor que 0 ou igual ou superior à quantidade de itens na lista. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como transformar todo o conteúdo de uma string para letras maiúsculas em C# usando a função ToUpper() da classe StringQuantidade de visualizações: 9954 vezes |
Em algumas situações nós precisamos converter todas as letras de uma palavra, frase ou texto para letras maiúsculas. Isso pode ser feito por meio do método ToUpper() da classe String da linguagem C#. Veja o exemplo a seguir: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { string texto = "Gosto de programar em C#"; Console.WriteLine("Sem converter para letras maiúsculas: " + texto); // converte tudo para letras maiúsculas texto = texto.ToUpper(); Console.WriteLine("Após a conversão para letras maiúsculas: " + texto); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Sem converter para letras maiúsculas: Gosto de programar em C# Após a conversão para letras maiúsculas: GOSTO DE PROGRAMAR EM C# |
LISP ::: LISP para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como converter Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas em LISP - LISP para EngenhariaQuantidade de visualizações: 761 vezes |
Nesta nossa série de LISP e AutoLISP para Geometria Analítica e Álgebra Linear, mostrarei um código 100% funcional para fazer a conversão entre coordenadas polares e coordenadas cartesianas. Esta operação é muito frequente em computação gráfica e é parte integrante das disciplinas dos cursos de Engenharia (com maior ênfase na Engenharia Civil). Na matemática, principalmente em Geometria e Trigonometria, o Sistema de Coordenadas Polares é um sistema de coordenadas em duas dimensões no qual cada ponto no plano é determinado por sua distância a partir de um ponto de referência conhecido como raio (r) e um ângulo a partir de uma direção de referência. Este ângulo é normalmente chamado de theta (__$\theta__$). Assim, um ponto em Coordenadas Polares é conhecido por sua posição (r, __$\theta__$). Já o sistema de Coordenadas no Plano Cartesiano, ou Espaço Cartesiano, é um sistema que define cada ponto em um plano associando-o, unicamente, a um conjuntos de pontos numéricos. Dessa forma, no plano cartesiano, um ponto é representado pelas coordenadas (x, y), com o x indicando o eixo horizontal (eixo das abscissas) e o y indicando o eixo vertical (eixo das ordenadas). Quando saímos do plano (espaço 2D ou R2) para o espaço (espaço 3D ou R3), temos a inclusão do eixo z (que indica profundidade). Antes de prosseguirmos, veja uma imagem demonstrando os dois sistemas de coordenadas: ![]() A fórmula para conversão de Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas é: x = raio × coseno(__$\theta__$) y = raio × seno(__$\theta__$) E aqui está o código LISP completo que recebe as coordenadas polares (r, __$\theta__$) e retorna as coordenadas cartesianas (x, y): ; programa LISP que converte Coordenadas Polares ; em Coordenadas Cartesianas (let((raio)(theta)(graus)(x)(y)) ; vamos ler o raio e o ângulo (princ "Informe o raio: ") (force-output) (setq raio (read)) (princ "Informe o theta: ") (force-output) (setq theta (read)) (princ "Theta em graus (1) ou radianos (2): ") (force-output) (setq graus (read)) ; o theta está em graus? (if(eq graus 1) (setq theta (* theta (/ pi 180.0))) ) ; fazemos a conversão para coordenadas cartesianas (setq x (* raio (cos theta))) (setq y (* raio (sin theta))) ; exibimos o resultado (format t "As Coordenadas Cartesianas são: (x = ~F, y = ~F)" x y) ) Ao executar este código LISP nós teremos o seguinte resultado: Informe o raio: 1 Informe o theta: 1.57 Theta em graus (1) ou radianos (2): 2 As Coordenadas Cartesianas são: (x = 0,00, y = 1,00) |
MySQL ::: Dicas & Truques ::: Joins (Junções) |
Como agrupar dados de duas ou mais tabelas no MySQL usando LEFT JOIN (ou LEFT OUTER JOIN)Quantidade de visualizações: 14772 vezes |
A junção LEFT JOIN (ou LEFT OUTER JOIN) do MySQL é usada quando queremos agrupar dados de duas ou mais tabelas e exibir todos os registros da tabela à esquerda, mesmo que não haja correspondências (match) de registros na tabela à direita. Vamos ver um exemplo? Considere duas tabelas: jogadores e times. Um jogador pode jogar em nenhum (zero) ou um time e um time pode conter zero ou mais jogadores. Aqui a cardinalidade é de 1 x N. Comece criando a tabela de times: Comando DDL CREATE TABLE para a tabela times: CREATE TABLE times( id INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT, nome VARCHAR(45) NOT NULL, PRIMARY KEY(id) ) ENGINE = InnoDB; Vá em frente e insira alguns times nesta tabela. Vamos agora criar a tabela de jogadores: Comando DDL CREATE TABLE para a tabela jogadores: CREATE TABLE jogadores( id INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT, nome VARCHAR(45) NOT NULL, id_time INTEGER UNSIGNED, PRIMARY KEY(id), CONSTRAINT fk_jogadores_times FOREIGN KEY fk_jogadores_times(id_time) REFERENCES times(id) ON DELETE RESTRICT ON UPDATE RESTRICT ) ENGINE = InnoDB; Note que o campo id_time da tabela jogador aceita NULL, ou seja, como é possível haver jogadores sem times, devemos ser capazes de cadastrar os jogadores e só mais adiante definir o time a qual ele pertencerá. Veja: INSERT INTO jogadores VALUES(NULL, 'JORGINHO', NULL); Vá em frente e cadastre alguns jogadores (sem relacioná-los com algum time). Finalizado alguns cadastros de jogadores e times, use a instrução UPDATE para relacionar alguns jogadores com seus respectivos times (deixe alguns jogadores sem time). Veja um exemplo: UPDATE jogadores SET id_time = 3 WHERE id = 2; E aqui já podemos ver um exemplo da junção LEFT JOIN. Nossa tarefa é listar o id, nome do jogador e nome do time a qual ele pertence. Mas, queremos também incluir na listagem os jogadores que ainda não possuem times (o valor do campo id_time ainda é NULL). Veja: SELECT j.id, j.nome, t.nome FROM jogadores j LEFT JOIN times t ON j.id_time = t.id; id jogador time 1 ROBERTO CARLOS ? 2 JORGINHO CRUZEIRO 3 GUSTAVO BORGES ? 4 MARCOS ? Note que o conjunto de dados retornados inclui todos os jogadores, incluindo aqueles para os quais nenhum time foi definido ainda. |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico |
Exercícios Resolvidos de Python - Como calcular salário líquido em Python - Calculando o salário líquido de um professorQuantidade de visualizações: 1190 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Python que calcule o salário líquido de um professor. Seu programa deverá solicitar que o usuário informe o valor da hora aula (como float), o número de horas trabalhadas no mês (como inteiro) e o percentual de desconto do INSS (como float). Em seguida mostre o salário líquido, formatado de acordo com a moeda brasileira em vigor (na resolução eu usei o Real). Dica: Use locale.setlocale(locale.LC_ALL, 'pt_BR.UTF-8'). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor da hora aula: 28 Informe o número de horas trabalhadas no mês: 12 Informe o percentual de desconto do INSS: 8 Salário Bruto: R$ 336,00 Total de Descontos: R$ 26,88 Salário Líquido: R$ 309,12 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: import locale # função principal do programa def main(): locale.setlocale(locale.LC_ALL, 'pt_BR.UTF-8') # vamos ler o valor do hora aula valor_hora_aula = float(input("Informe o valor da hora aula: ")) # vamos ler o número de horas trabalhadas no mês horas_trabalhadas = int(input("Informe o número de horas trabalhadas no mês: ")) # vamos ler o percentual de desconto do INSS percentual_desconto_inss = float(input("Percentual de desconto do INSS: ")) # vamos calcular o salário bruto salario_bruto = valor_hora_aula * horas_trabalhadas # agora calculamos o total do desconto total_desconto = (percentual_desconto_inss / 100) * salario_bruto # finalmente calculamos o salário líquido salario_liquido = salario_bruto - total_desconto # mostramos o resultado print("Salário Bruto: R$ {0}".format(locale.currency(salario_bruto, grouping=True, symbol=None))) print("Total de Descontos: R$ {0}".format(locale.currency(total_desconto, grouping=True, symbol=None))) print("Salário Líquido: R$ {0}".format(locale.currency(salario_liquido, grouping=True, symbol=None))) if __name__== "__main__": main() |
Ruby ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercício Resolvido de Ruby - Como percorrer os elementos de um array em Ruby usando a função eachQuantidade de visualizações: 631 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dado o seguinte array de int: # vamos criar um array com 5 elementos valores = [8, 3, 10, 4, 7] Sua saída deverá ser parecida com: 8 3 10 4 7 Veja a resolução comentada deste exercício usando Ruby: # vamos criar um array com 5 elementos valores = [8, 3, 10, 4, 7] # vamos usar a função each para percorrer # os itens do array e exibir seus valores valores.each { | valor | print valor.to_s + " " } Veja agora essa mesma resolução usando uma pequena variação, dessa vez usando each...do: # vamos criar um array com 5 elementos valores = [8, 3, 10, 4, 7] # vamos usar a função each para percorrer # os itens do array e exibir seus valores valores.each do | valor | print valor.to_s + " " end |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como pesquisar uma substring em uma string em Ruby usando o método index() da classe StringQuantidade de visualizações: 7473 vezes |
Este exemplo mostra como usar o método index() da classe String da linguagem Ruby para testar a existência de uma substring em uma string. Se a substring pesquisada não for encontrada na string, o valor nil é retornado. Veja: # declara e inicializa uma variável string frase = "Gosto muito de Ruby" substring = "Ruby" # vamos verificar se a substring está contida # na string if frase.index(substring) != nil puts("A substring está contida na string") else puts("A substring NÃO está contida na string") end Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: A substring está contida na string |
LISP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes |
Como declarar variáveis locais em Lisp usando o comando letQuantidade de visualizações: 928 vezes |
Em várias situações nós gostaríamos de declarar variáveis que serão usadas em um espaço limitado, ou seja, dentro de uma função Common Lisp ou até mesmo em um bloco de código. Entram em cena as variáveis locais. Variáveis locais, como o próprio nome indica, são visíveis apenas dentro do corpo de uma função ou dentro do bloco no qual elas são declaradas. Em Common Lisp as variáveis locais são declaradas usando-se o comando let. Veja um exemplo no qual nós declaramos três variáveis locais e que serão usadas no corpo de uma função Multiplicar(): ; vamos definir a função Multiplicar() (defun Multiplicar() ; vamos usar o comando let para declarar ; três variáveis locais (let ((a 3)(b 9)(produto)) ; agora vamos obter o produto das variáveis ; a e b (setq produto (* a b)) ; e mostramos o resultado (format t "O produto dos dois valores é ~D" produto) ) ) ; chamamos a função Multiplicar() (Multiplicar) Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O produto dos dois valores é 27 Agora veja como podemos declarar variáveis locais dentro de um bloco de código em Common Lisp: ; vamos usar o comando let para declarar ; três variáveis locais (dentro de um bloco ; de código) (let ((a 7)(b 5)(produto)) ; agora vamos obter o produto das variáveis ; a e b (setq produto (* a b)) ; e mostramos o resultado (format t "O produto dos dois valores é ~D" produto) ) Execute este código e você terá o seguinte resultado: O produto dos dois valores é 35 Nos dois trechos de código, se tentarmos acessar as variáveis locais fora de seus escopos, nós teremos o seguinte erro: The variable PRODUTO is unbound. |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
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Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
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