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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa Java que pede para o usuário informar o salário de uma pessoa, o valor de um empréstimo e a quantidade de prestaçõesQuantidade de visualizações: 12391 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que pede para o usuário informar o salário de uma pessoa, o valor de um empréstimo e a quantidade de prestações. Se o valor da prestação for maior que 20% do salário seu código deverá mostrar a mensagem "Empréstimo não pode ser concedido". Se o empréstimo puder ser concedido escreva "Empréstimo pode ser concedido". Sua saída deve ser parecida com: Informe o salário: 1350 Informe o valor do empréstimo: 6000 Informe a quantidade de parcelas: 12 O valor das parcelas do empréstimo é: 500.0 Empréstimo não pode ser concedido Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema double salario, emprestimo, valor_parcela; int quant_prestacoes; // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler os dados System.out.print("Informe o salário: "); salario = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o valor do empréstimo: "); emprestimo = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe a quantidade de parcelas: "); quant_prestacoes = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos calcular e mostrar o valor da parcela do empréstimo valor_parcela = emprestimo / quant_prestacoes; System.out.println("O valor das parcelas do empréstimo é: " + valor_parcela); // o empréstimo pode ser concedido? if (valor_parcela > (salario * (20.0 / 100.0))) { System.out.println("Empréstimo não pode ser concedido"); } else{ System.out.println("Empréstimo pode ser concedido"); } System.out.println("\n"); } } |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como verificar a existência de um diretório usando a função DirectoryExists() do DelphiQuantidade de visualizações: 13166 vezes |
Em algumas situações precisamos saber se um diretório já existe, talvez para evitar que nosso código tente criar um diretório com o mesmo caminho e nome. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função DirectoryExists() da unit SysUtils. Esta função recebe uma string contendo o nome do diretório a ser pesquisado e retorna true se o diretório existir e false em caso contrário. Veja o exemplo:procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var diretorio: string; begin // diretório que queremos verificar a existência diretorio := 'C:\arquivo de codigos'; // vamos verificar se o diretório existe if DirectoryExists(diretorio) then ShowMessage('O diretório existe') else ShowMessage('O diretório NÃO existe'); end; Note que a unit FileCtrl também contém uma função chamada DirectoryExists(). Porém, esta função foi considerada ultrapassada. Dê preferência àquela da unit SysUtils. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como renomear um diretório em C++ usando a função rename()Quantidade de visualizações: 8417 vezes |
Em algumas situações nossos códigos C++ precisam renomear diretórios. Isso pode ser feito com o auxílio da função rename() ou _rename(), disponível no header io.h or stdio.h (trazido da linguagem C). Veja a assinatura desta função:int rename(const char *oldname, const char *newname); Se o diretório for renomeado com sucesso a função retornará o valor 0. O retorno será -1 se um erro ocorrer. Neste caso a variável global errno será definido como um dos seguintes valores: a) EINVAL - Invalid argument - Os nomes dos diretórios contém caracteres inválidos; b) ENOENT - No such file or directory - O caminho do diretório é inválido; c) EACCESS - Acesso negado - Algum outro programa está usando este diretório e mantém controle sobre o mesmo. Veja um trecho de código no qual renomeamos um diretório: #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos renomear este diretório char dir_antigo[] = "C:\\Dev-Cpp\\estudos"; char dir_novo[] = "C:\\Dev-Cpp\\estudos2"; // vamos testar se o diretório for renomeado com sucesso if(rename(dir_antigo, dir_novo) != 0){ cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl; } else{ cout << "Diretório renomeado com sucesso" << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } É possível usar a versão Unicode de rename() ou _rename(). O método _wrename, também presente em io.h or stdio.h é útil quando precisamos internacionalizar nossas aplicações. Veja o exemplo: #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos renomear este diretório wchar_t dir_antigo[] = L"C:\\Dev-Cpp\\estudos"; wchar_t dir_novo[] = L"C:\\Dev-Cpp\\estudos2"; // vamos testar se o diretório for renomeado com sucesso if(_wrename(dir_antigo, dir_novo) != 0){ cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl; } else{ cout << "Diretório renomeado com sucesso" << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Diretório renomeado com sucesso |
HTML5 ::: HTML5 + JavaScript ::: Canvas |
Como carregar uma imagem (ou foto) no objeto Canvas do HTML5Quantidade de visualizações: 2643 vezes |
O objeto Canvas do HTML5 nos permite carregar uma imagem ou foto em tempo de execução e desenhá-la em sua superfície. Para isso, comece criando um objeto Image para guardar a imagem temporariamente na memória:var imagem = new Image(); // vamos carregar a logo do nosso site imagem.src = "https://www.arquivodecodigos.com.br/logo.jpg"; O passo seguinte é adicionar um "ouvidor" de evento neste objeto Image para que ele nos avise quando a imagem estiver 100% carregada. Veja: // vamos adicionar um "ouvidor" de evento no objeto Image imagem.addEventListener('load', desenharImagem); Pronto! Veja que agora, quando o evento load do objeto Image disparar, a função desenharImagem será chamada e a imagem será então desenhada no Canvas. Veja: function desenharImagem(){ // obtemos uma referência ao elemento Canvas var canvas = document.getElementById("canvas1"); // obtemos o contexto de desenho var contexto = canvas.getContext("2d"); // e finalmente desenhamos a imagem contexto.drawImage(imagem, 0, 0); } E aqui está o código completo para o exemplo: <html> <head> <title>O objeto Canvas do HTML5</title> </head> <body> <Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas> <script type="text/javascript"> var imagem = new Image(); // vamos carregar a logo do nosso site imagem.src = "https://www.arquivodecodigos.com.br/logo.jpg"; // vamos adicionar um "ouvidor" de evento no objeto Image imagem.addEventListener('load', desenharImagem); function desenharImagem(){ // obtemos uma referência ao elemento Canvas var canvas = document.getElementById("canvas1"); // obtemos o contexto de desenho var contexto = canvas.getContext("2d"); // e finalmente desenhamos a imagem contexto.drawImage(imagem, 0, 0); } </script> </body> </html> Ao executar a página nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid |
Como adicionar um botão ellipsis (...) nas células de uma determinada coluna do TDBGrid do Delphi e tratar seu evento OnEditButtonClickQuantidade de visualizações: 12261 vezes |
Em algumas situações gostaríamos de exibir um botão do tipo ellipsis (...) nas células de uma determinada coluna do TDBGrid. Este botão é exibido à direita da célula de edição do DBGrid e seu evento OnEditButtonClick pode ser disparado por meio da combinação Ctrl+Enter ou um click do mouse. Um dos usos mais frequentes do botão ellipsis é quando queremos chamar um formulário de pesquisa ou mais detalhes sobre o conteúdo atual da célula que está sendo editada. Siga os passos abaixo para adicionar um botão ellipsis (...) nas células de uma determinada coluna do TDBGrid: a) Selecione a coluna desejada na lista Columns; b) Defina o valor cbsEllipsis para sua propriedade ButtonStyle; c) Escreva um gerenciador de eventos para o evento OnEditButtonClick do DBGrid. Veja no trecho de código a seguir como clicar no botão e exibir o conteúdo da célula (note que coloquei o botão ellipsis em uma coluna cujos células exibiam o valor do campo id de uma tabela livros): procedure TForm3.DBGrid1EditButtonClick(Sender: TObject); begin ShowMessage('O valor da célula que contém o botão é: ' + DBGrid1.SelectedField.AsString); end; Ao executar este código bastará entrar na célula e colocá-la em modo de edição. Automaticamente o botão ellipsis (...) será exibido. Clique no mesmo e verá uma mensagem parecida com: "O valor da célula que contém o botão é: 5." Caso queira que o botão ellipsis seja visível nas células o tempo todo, basta alterar o valor da opção dgAlwaysShowEditor para True. Esta opção é parte da propriedade Options do DBGrid. Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009. |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular MDC em C++ - C++ para matemáticaQuantidade de visualizações: 37393 vezes |
Como calcular MDC em C++ Atualmente a definição de Máximo Divisor Comum (MDC) pode ser assim formalizada: Sejam a, b e c números inteiros não nulos, dizemos que c é um divisor comum de a e b se c divide a (escrevemos c|a) e c divide b (c|b). Chamaremos D(a,b) o conjunto de todos os divisores comum de a e b. O trecho de código abaixo mostra como calcular o MDC de dois números informados: #include <iostream> using namespace std; int MDC(int a, int b){ int resto; while(b != 0){ resto = a % b; a = b; b = resto; } return a; } int main(int argc, char *argv[]){ int x, y; cout << "Este programa permite calcular o MDC\n"; cout << "Informe o primeiro valor: "; cin >> x; cout << "Informe o segundo valor: "; cin >> y; cout << "\nO Máximo Divisor Comum de " << x << " e " << y << " é " << MDC(x, y) << endl; system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Este programa permite calcular o MDC Informe o primeiro número: 12 Informe o segundo número: 9 O Máximo Divisor Comum de 12 e 9 é 3 |
Java ::: Coleções (Collections) ::: Set (Conjunto) |
Como usar objetos da interface Set para representar a união de dois ou mais conjuntos na linguagem JavaQuantidade de visualizações: 4684 vezes |
Na teoria dos conjuntos, a união de dois ou mais conjuntos é o conjunto dos elementos que pertencem a pelo menos um destes conjuntos. Assim, seja A = {2, 5, 8, 19, 30} e B = {2, 3, 1, 30}. A união desses dois conjuntos é C = {1, 2, 3, 5, 8, 19, 30}. Na programação Java podemos representar a união de dois conjuntos usando objetos da interface Set e qualquer uma de suas implementações. Para este exemplo vou usar a classe TreeSet, que permite a ordenação dos elementos. Veja o código: package estudos; import java.util.Iterator; import java.util.Set; import java.util.TreeSet; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { // primeiro conjunto Set<Integer> conjuntoA = new TreeSet<>(); conjuntoA.add(2); conjuntoA.add(5); conjuntoA.add(8); conjuntoA.add(19); conjuntoA.add(30); // segundo conjunto Set<Integer> conjuntoB = new TreeSet<>(); conjuntoB.add(2); conjuntoB.add(3); conjuntoB.add(1); conjuntoB.add(30); // vamos obter a união dos dois conjuntos Set<Integer> conjuntoC = uniao(conjuntoA, conjuntoB); // vamos exibir os elementos no conjunto C Iterator iterator = conjuntoC.iterator(); while(iterator.hasNext()){ System.out.println(iterator.next()); } } // método genérico que permite obter a união de dois conjuntos public static <T> Set<T> uniao(Set<T> conjA, Set<T> conjB){ // Primeiro o conjunto C recebe todos os elementos do conjunto A Set<T> conjC = new TreeSet<>(conjA); // Em seguida o conjunto C recebe todos os elementos do conjunto B. // Como um Set não aceita elementos duplicados, apenas os elementos // de B que ainda não estejam no conjunto C serão aceitos conjC.addAll(conjB); return conjC; } } Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: 1 2 3 5 8 19 30 |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como transformar uma string em letras minúsculas em PHP usando a função strtolower()Quantidade de visualizações: 77 vezes |
A função strtolower() do PHP pode ser usada quando queremos converter uma palavra, frase ou texto para letras minúsculas. Veja um exemplo de seu uso: <?php // vamos definir a codificação como iso-8859-1 ini_set('default_charset', "iso-8859-1"); // vamos criar uma string $frase = "PHP? Eu gosto de PHP"; echo "A frase original é: " . $frase; // agora vamos converter a frase para letras // minúsculas $frase_minusculas = strtolower($frase); echo "<br>Em letras minúsculas: " . $frase_minusculas; ?> Ao executarmos este código PHP nós teremos o seguinte resultado: A frase original é: PHP? Eu gosto de PHP Em letras minúsculas: php? eu gosto de php Ao executar este código no PHP 8, Windows 10 e codificação do arquivo em ANSI, o resultado da função strtolower() é o esperado, mas somente sem usar acentos e caracteres especiais. Veja: <?php // vamos definir a codificação como iso-8859-1 ini_set('default_charset', "iso-8859-1"); // vamos criar uma string $frase = "JAVA? NÃO! É DE PHP QUE EU GOSTO"; echo "A frase original é: " . $frase; // agora vamos converter a frase para letras // minúsculas $frase_minusculas = strtolower($frase); echo "<br>Em letras minúsculas: " . $frase_minusculas; ?> Ao executarmos o código novamente nós teremos a seguinte saída: A frase original é: JAVA? NÃO! É DE PHP QUE EU GOSTO Em letras minúsculas: java? nÃo! É de php que eu gosto Note que as letras acentuadas não foram convertidas para letras minúsculas. Isso aconteceu porque os caracteres acentuados são tratados como caracteres de múltiplos bytes, ou seja, multi-byte chars. A saída, nesse caso, e no PHP 8 (e acredito mais recentes), é usar a função mb_strtolower(). Veja: <?php // vamos definir a codificação como iso-8859-1 ini_set('default_charset', "iso-8859-1"); // vamos criar uma string $frase = "JAVA? NÃO! É DE PHP QUE EU GOSTO"; echo "A frase original é: " . $frase; // agora vamos converter a frase para letras // minúsculas $frase_minusculas = mb_strtolower($frase); echo "<br>Em letras minúsculas: " . $frase_minusculas; ?> Execute o código novamente e verá que o resultado agora está correto: A frase original é: JAVA? NÃO! É DE PHP QUE EU GOSTO Em letras minúsculas: java? não! é de php que eu gosto Agora você já sabe o primeiro passo para resolver problemas de acentuação no PHP. Bons estudos. |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de Python - Um programa que lê a altura e o sexo de uma pessoa e informa seu peso idealQuantidade de visualizações: 4186 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Python que recebe a altura (como float) e o sexo (como uma string) de uma pessoa e que calcule e mostre o seu peso ideal. A fórmula a ser utilizada é: Homens: (72.7 x altura) - 58; Mulheres: (62.1 x altura) - 44.7 Sua saída deverá ser parecida com: Informe sua altura (ex: 1.74): 1.65 Informe o sexo (M ou F): M Seu peso ideal é: 61.955 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python console: # método principal def main(): # vamos solicitar a altura e o sexo da pessoa altura = float(input("Informe sua altura (ex: 1.74): ")) sexo = input("Informe o sexo (M ou F): ") # vamos testar o sexo da pessoa if(sexo == "M") or (sexo == "m"): # masculino peso_ideal = (72.7 * altura) - 58 else: # feminino peso_ideal = (62.1 * altura) - 44.7 # vamos mostrar o resultado print("Seu peso ideal é: {0}".format(peso_ideal)) if __name__== "__main__": main() |
Java ::: Pacote java.lang ::: String |
Como obter um objeto String a partir de um StringBuffer ou StringBuilder do JavaQuantidade de visualizações: 3327 vezes |
As classes StringBuffer e StringBuilder possuem as mesmas funcionalidades. A diferença é que StringBuilder não é segura em relação à threads e está sendo rapidamente substituída pela classe StringBuffer. Ambas são parecidos com uma String, com a diferença que um StringBuffer ou StringBuilder pode ser modificado in-place, ou seja, modificações em seu conteúdo não geram uma nova cópia, como acontece com objetos da classe String. Nesta dica eu mostrarei como criar novos objetos String a partir do conteúdo de um StringBuffer ou StringBuilder. Vamos começar analisando os construtores da classe String que permitem passar um objeto StringBuffer ou StringBuilder: package estudos; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { // um StringBuffer contendo uma frase (troque // StringBuffer por StringBuilder e o resultado será o mesmo StringBuffer frase = new StringBuffer("Gosto muito de programar em Java"); // vamos obter uma String a partir deste StringBuffer String fraseString = new String(frase); // e exibimos o resultado System.out.println(fraseString); } } Resultado parecido pode ser obtido sem o uso dos construtores String(StringBuilder builder) e String(StringBuffer buffer). Veja: package estudos; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { // um StringBuffer contendo uma frase (troque // StringBuffer por StringBuilder e o resultado será o mesmo StringBuffer frase = new StringBuffer("Gosto muito de programar em Java"); // vamos obter uma String a partir deste StringBuffer String fraseString = frase.toString(); // e exibimos o resultado System.out.println(fraseString); } } Agora nós usamos o método toString() da classe StringBuffer para converter seu conteúdo em uma string e atribuí-lo à variável fraseString. |
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JavaScript - Como acessar as mídias do usuário em JavaScript usando a função getUserMedia() da interface MediaDevices C - Como calcular a energia cinética de um corpo dado sua massa e sua velocidade usando a linguagem C PHP - Como obter o caminho da raiz do site usando a variável global $_SERVER['DOCUMENT_ROOT'] do PHP |
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