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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa Java que pede para o usuário informar o salário de uma pessoa, o valor de um empréstimo e a quantidade de prestações

Quantidade de visualizações: 12391 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que pede para o usuário informar o salário de uma pessoa, o valor de um empréstimo e a quantidade de prestações.

Se o valor da prestação for maior que 20% do salário seu código deverá mostrar a mensagem "Empréstimo não pode ser concedido". Se o empréstimo puder ser concedido escreva "Empréstimo pode ser concedido".

Sua saída deve ser parecida com:

Informe o salário: 1350
Informe o valor do empréstimo: 6000
Informe a quantidade de parcelas: 12
O valor das parcelas do empréstimo é: 500.0
Empréstimo não pode ser concedido
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    double salario, emprestimo, valor_parcela;
    int quant_prestacoes;

    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);  
    
    // vamos ler os dados
    System.out.print("Informe o salário: ");
    salario = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe o valor do empréstimo: ");
    emprestimo = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe a quantidade de parcelas: ");
    quant_prestacoes = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // vamos calcular e mostrar o valor da parcela do empréstimo
    valor_parcela = emprestimo / quant_prestacoes;
    System.out.println("O valor das parcelas do empréstimo é: " +
      valor_parcela);
    
    // o empréstimo pode ser concedido?
    if (valor_parcela > (salario * (20.0 / 100.0))) {
      System.out.println("Empréstimo não pode ser concedido");
    }
    else{
      System.out.println("Empréstimo pode ser concedido");
    }
    
    System.out.println("\n");
  }
}



Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como verificar a existência de um diretório usando a função DirectoryExists() do Delphi

Quantidade de visualizações: 13166 vezes
Em algumas situações precisamos saber se um diretório já existe, talvez para evitar que nosso código tente criar um diretório com o mesmo caminho e nome. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função DirectoryExists() da unit SysUtils. Esta função recebe uma string contendo o nome do diretório a ser pesquisado e retorna true se o diretório existir e false em caso contrário. Veja o exemplo:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  diretorio: string;
begin
  // diretório que queremos verificar a existência
  diretorio := 'C:\arquivo de codigos';

  // vamos verificar se o diretório existe
  if DirectoryExists(diretorio) then
    ShowMessage('O diretório existe')
  else
    ShowMessage('O diretório NÃO existe');
end;

Note que a unit FileCtrl também contém uma função chamada DirectoryExists(). Porém, esta função foi considerada ultrapassada. Dê preferência àquela da unit SysUtils.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


C++ ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como renomear um diretório em C++ usando a função rename()

Quantidade de visualizações: 8417 vezes
Em algumas situações nossos códigos C++ precisam renomear diretórios. Isso pode ser feito com o auxílio da função rename() ou _rename(), disponível no header io.h or stdio.h (trazido da linguagem C). Veja a assinatura desta função:

int rename(const char *oldname, const char *newname);


Se o diretório for renomeado com sucesso a função retornará o valor 0. O retorno será -1 se um erro ocorrer. Neste caso a variável global errno será definido como um dos seguintes valores:

a) EINVAL - Invalid argument - Os nomes dos diretórios contém caracteres inválidos;

b) ENOENT - No such file or directory - O caminho do diretório é inválido;

c) EACCESS - Acesso negado - Algum outro programa está usando este diretório e mantém controle sobre o mesmo.

Veja um trecho de código no qual renomeamos um diretório:

#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos renomear este diretório
  char dir_antigo[] = "C:\\Dev-Cpp\\estudos";
  char dir_novo[] = "C:\\Dev-Cpp\\estudos2";

  // vamos testar se o diretório for renomeado com sucesso
  if(rename(dir_antigo, dir_novo) != 0){
    cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl;
  }
  else{
    cout << "Diretório renomeado com sucesso" << endl;
  }

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

É possível usar a versão Unicode de rename() ou _rename(). O método _wrename, também presente em io.h or stdio.h é útil quando precisamos internacionalizar nossas aplicações. Veja o exemplo:

#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos renomear este diretório
  wchar_t dir_antigo[] = L"C:\\Dev-Cpp\\estudos";
  wchar_t dir_novo[] = L"C:\\Dev-Cpp\\estudos2";

  // vamos testar se o diretório for renomeado com sucesso
  if(_wrename(dir_antigo, dir_novo) != 0){
    cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl;
  }
  else{
    cout << "Diretório renomeado com sucesso" << endl;
  }

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Diretório renomeado com sucesso


HTML5 ::: HTML5 + JavaScript ::: Canvas

Como carregar uma imagem (ou foto) no objeto Canvas do HTML5

Quantidade de visualizações: 2643 vezes
O objeto Canvas do HTML5 nos permite carregar uma imagem ou foto em tempo de execução e desenhá-la em sua superfície. Para isso, comece criando um objeto Image para guardar a imagem temporariamente na memória:

var imagem = new Image();
// vamos carregar a logo do nosso site
imagem.src = "https://www.arquivodecodigos.com.br/logo.jpg";

O passo seguinte é adicionar um "ouvidor" de evento neste objeto Image para que ele nos avise quando a imagem estiver 100% carregada. Veja:

// vamos adicionar um "ouvidor" de evento no objeto Image
imagem.addEventListener('load', desenharImagem);

Pronto! Veja que agora, quando o evento load do objeto Image disparar, a função desenharImagem será chamada e a imagem será então desenhada no Canvas. Veja:

function desenharImagem(){
  // obtemos uma referência ao elemento Canvas  
  var canvas = document.getElementById("canvas1");
  // obtemos o contexto de desenho
  var contexto = canvas.getContext("2d");
  // e finalmente desenhamos a imagem
  contexto.drawImage(imagem, 0, 0);
}

E aqui está o código completo para o exemplo:

<html>
<head>
  <title>O objeto Canvas do HTML5</title>
</head>

<body>

<Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas>

<script type="text/javascript">
  var imagem = new Image();
  // vamos carregar a logo do nosso site
  imagem.src = "https://www.arquivodecodigos.com.br/logo.jpg";

  // vamos adicionar um "ouvidor" de evento no objeto Image
  imagem.addEventListener('load', desenharImagem);

  function desenharImagem(){
    // obtemos uma referência ao elemento Canvas  
    var canvas = document.getElementById("canvas1");
    // obtemos o contexto de desenho
    var contexto = canvas.getContext("2d");
    // e finalmente desenhamos a imagem
    contexto.drawImage(imagem, 0, 0);
  }
</script>

</body>
</html>

Ao executar a página nós teremos o seguinte resultado:




Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid

Como adicionar um botão ellipsis (...) nas células de uma determinada coluna do TDBGrid do Delphi e tratar seu evento OnEditButtonClick

Quantidade de visualizações: 12261 vezes
Em algumas situações gostaríamos de exibir um botão do tipo ellipsis (...) nas células de uma determinada coluna do TDBGrid. Este botão é exibido à direita da célula de edição do DBGrid e seu evento OnEditButtonClick pode ser disparado por meio da combinação Ctrl+Enter ou um click do mouse.

Um dos usos mais frequentes do botão ellipsis é quando queremos chamar um formulário de pesquisa ou mais detalhes sobre o conteúdo atual da célula que está sendo editada.

Siga os passos abaixo para adicionar um botão ellipsis (...) nas células de uma determinada coluna do TDBGrid:

a) Selecione a coluna desejada na lista Columns;

b) Defina o valor cbsEllipsis para sua propriedade ButtonStyle;

c) Escreva um gerenciador de eventos para o evento OnEditButtonClick do DBGrid. Veja no trecho de código a seguir como clicar no botão e exibir o conteúdo da célula (note que coloquei o botão ellipsis em uma coluna cujos células exibiam o valor do campo id de uma tabela livros):

procedure TForm3.DBGrid1EditButtonClick(Sender: TObject);
begin
  ShowMessage('O valor da célula que contém o botão é: ' +
    DBGrid1.SelectedField.AsString);
end;

Ao executar este código bastará entrar na célula e colocá-la em modo de edição. Automaticamente o botão ellipsis (...) será exibido. Clique no mesmo e verá uma mensagem parecida com:

"O valor da célula que contém o botão é: 5."

Caso queira que o botão ellipsis seja visível nas células o tempo todo, basta alterar o valor da opção dgAlwaysShowEditor para True. Esta opção é parte da propriedade Options do DBGrid.

Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009.


C++ ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular MDC em C++ - C++ para matemática

Quantidade de visualizações: 37393 vezes
Como calcular MDC em C++

Atualmente a definição de Máximo Divisor Comum (MDC) pode ser assim formalizada:

Sejam a, b e c números inteiros não nulos, dizemos que c é um divisor comum de a e b se c divide a (escrevemos c|a) e c divide b (c|b). Chamaremos D(a,b) o conjunto de todos os divisores comum de a e b.

O trecho de código abaixo mostra como calcular o MDC de dois números informados:

#include <iostream>

using namespace std;

int MDC(int a, int b){
  int resto;

  while(b != 0){
    resto = a % b;
    a = b;
    b = resto;
  }

  return a;
}

int main(int argc, char *argv[]){
   int x, y;

   cout << "Este programa permite calcular o MDC\n";
   cout << "Informe o primeiro valor: ";
   cin >> x;
   cout << "Informe o segundo valor: ";
   cin >> y;

   cout << "\nO Máximo Divisor Comum de "
     << x << " e " << y << " é " << MDC(x, y) << endl;

   system("PAUSE");
   return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Este programa permite calcular o MDC
Informe o primeiro número: 12
Informe o segundo número: 9
O Máximo Divisor Comum de 12 e 9 é 3


Java ::: Coleções (Collections) ::: Set (Conjunto)

Como usar objetos da interface Set para representar a união de dois ou mais conjuntos na linguagem Java

Quantidade de visualizações: 4684 vezes
Na teoria dos conjuntos, a união de dois ou mais conjuntos é o conjunto dos elementos que pertencem a pelo menos um destes conjuntos. Assim, seja A = {2, 5, 8, 19, 30} e B = {2, 3, 1, 30}. A união desses dois conjuntos é C = {1, 2, 3, 5, 8, 19, 30}.

Na programação Java podemos representar a união de dois conjuntos usando objetos da interface Set e qualquer uma de suas implementações. Para este exemplo vou usar a classe TreeSet, que permite a ordenação dos elementos. Veja o código:

package estudos;

import java.util.Iterator;
import java.util.Set;
import java.util.TreeSet;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args) {
    // primeiro conjunto
    Set<Integer> conjuntoA = new TreeSet<>();
    conjuntoA.add(2);
    conjuntoA.add(5);
    conjuntoA.add(8);
    conjuntoA.add(19);
    conjuntoA.add(30);
    
    // segundo conjunto
    Set<Integer> conjuntoB = new TreeSet<>();
    conjuntoB.add(2);
    conjuntoB.add(3);
    conjuntoB.add(1);
    conjuntoB.add(30);
    
    // vamos obter a união dos dois conjuntos      
    Set<Integer> conjuntoC = uniao(conjuntoA, conjuntoB);        
    
    // vamos exibir os elementos no conjunto C
    Iterator iterator = conjuntoC.iterator();
    while(iterator.hasNext()){
      System.out.println(iterator.next());
    }
  }
  
  // método genérico que permite obter a união de dois conjuntos
  public static <T> Set<T> uniao(Set<T> conjA, Set<T> conjB){
    // Primeiro o conjunto C recebe todos os elementos do conjunto A
    Set<T> conjC = new TreeSet<>(conjA);
    // Em seguida o conjunto C recebe todos os elementos do conjunto B.
    // Como um Set não aceita elementos duplicados, apenas os elementos
    // de B que ainda não estejam no conjunto C serão aceitos
    conjC.addAll(conjB);
    return conjC;
  }
}

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

1
2
3
5
8
19
30


PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como transformar uma string em letras minúsculas em PHP usando a função strtolower()

Quantidade de visualizações: 77 vezes
A função strtolower() do PHP pode ser usada quando queremos converter uma palavra, frase ou texto para letras minúsculas.

Veja um exemplo de seu uso:

<?php
  // vamos definir a codificação como iso-8859-1
  ini_set('default_charset', "iso-8859-1");
  
  // vamos criar uma string
  $frase = "PHP? Eu gosto de PHP";
  echo "A frase original é: " . $frase;
  
  // agora vamos converter a frase para letras
  // minúsculas
  $frase_minusculas = strtolower($frase);
  echo "<br>Em letras minúsculas: " . $frase_minusculas;
?>

Ao executarmos este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

A frase original é: PHP? Eu gosto de PHP
Em letras minúsculas: php? eu gosto de php

Ao executar este código no PHP 8, Windows 10 e codificação do arquivo em ANSI, o resultado da função strtolower() é o esperado, mas somente sem usar acentos e caracteres especiais. Veja:

<?php
  // vamos definir a codificação como iso-8859-1
  ini_set('default_charset', "iso-8859-1");
  
  // vamos criar uma string
  $frase = "JAVA? NÃO! É DE PHP QUE EU GOSTO";
  echo "A frase original é: " . $frase;
  
  // agora vamos converter a frase para letras
  // minúsculas
  $frase_minusculas = strtolower($frase);
  echo "<br>Em letras minúsculas: " . $frase_minusculas;
?>

Ao executarmos o código novamente nós teremos a seguinte saída:

A frase original é: JAVA? NÃO! É DE PHP QUE EU GOSTO
Em letras minúsculas: java? nÃo! É de php que eu gosto

Note que as letras acentuadas não foram convertidas para letras minúsculas. Isso aconteceu porque os caracteres acentuados são tratados como caracteres de múltiplos bytes, ou seja, multi-byte chars. A saída, nesse caso, e no PHP 8 (e acredito mais recentes), é usar a função mb_strtolower(). Veja:

<?php
  // vamos definir a codificação como iso-8859-1
  ini_set('default_charset', "iso-8859-1");
  
  // vamos criar uma string
  $frase = "JAVA? NÃO! É DE PHP QUE EU GOSTO";
  echo "A frase original é: " . $frase;
  
  // agora vamos converter a frase para letras
  // minúsculas
  $frase_minusculas = mb_strtolower($frase);
  echo "<br>Em letras minúsculas: " . $frase_minusculas;
?>

Execute o código novamente e verá que o resultado agora está correto:

A frase original é: JAVA? NÃO! É DE PHP QUE EU GOSTO
Em letras minúsculas: java? não! é de php que eu gosto

Agora você já sabe o primeiro passo para resolver problemas de acentuação no PHP. Bons estudos.


Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercícios Resolvidos de Python - Um programa que lê a altura e o sexo de uma pessoa e informa seu peso ideal

Quantidade de visualizações: 4186 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Python que recebe a altura (como float) e o sexo (como uma string) de uma pessoa e que calcule e mostre o seu peso ideal. A fórmula a ser utilizada é:

Homens: (72.7 x altura) - 58;
Mulheres: (62.1 x altura) - 44.7

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe sua altura (ex: 1.74): 1.65
Informe o sexo (M ou F): M

Seu peso ideal é: 61.955
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python console:

# método principal
def main():
  # vamos solicitar a altura e o sexo da pessoa
  altura = float(input("Informe sua altura (ex: 1.74): "))
  sexo = input("Informe o sexo (M ou F): ")
    
  # vamos testar o sexo da pessoa
  if(sexo == "M") or (sexo == "m"): # masculino
    peso_ideal = (72.7 * altura) - 58  
  else: # feminino
    peso_ideal = (62.1 * altura) - 44.7  

  # vamos mostrar o resultado
  print("Seu peso ideal é: {0}".format(peso_ideal))
  
if __name__== "__main__":
  main()



Java ::: Pacote java.lang ::: String

Como obter um objeto String a partir de um StringBuffer ou StringBuilder do Java

Quantidade de visualizações: 3327 vezes
As classes StringBuffer e StringBuilder possuem as mesmas funcionalidades. A diferença é que StringBuilder não é segura em relação à threads e está sendo rapidamente substituída pela classe StringBuffer. Ambas são parecidos com uma String, com a diferença que um StringBuffer ou StringBuilder pode ser modificado in-place, ou seja, modificações em seu conteúdo não geram uma nova cópia, como acontece com objetos da classe String.

Nesta dica eu mostrarei como criar novos objetos String a partir do conteúdo de um StringBuffer ou StringBuilder. Vamos começar analisando os construtores da classe String que permitem passar um objeto StringBuffer ou StringBuilder:

package estudos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args) {
    // um StringBuffer contendo uma frase (troque 
    // StringBuffer por StringBuilder e o resultado será o mesmo 
    StringBuffer frase = new StringBuffer("Gosto muito de programar em Java");
    
    // vamos obter uma String a partir deste StringBuffer
    String fraseString = new String(frase);
    
    // e exibimos o resultado
    System.out.println(fraseString);
  }
}

Resultado parecido pode ser obtido sem o uso dos construtores String(StringBuilder builder) e String(StringBuffer buffer). Veja:

package estudos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args) {
    // um StringBuffer contendo uma frase (troque 
    // StringBuffer por StringBuilder e o resultado será o mesmo 
    StringBuffer frase = new StringBuffer("Gosto muito de programar em Java");
    
    // vamos obter uma String a partir deste StringBuffer
    String fraseString = frase.toString();
    
    // e exibimos o resultado
    System.out.println(fraseString);
  }
}

Agora nós usamos o método toString() da classe StringBuffer para converter seu conteúdo em uma string e atribuí-lo à variável fraseString.

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