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jQuery ::: Dicas & Truques ::: Manipulação e Conteúdo Dinâmico

Como usar o método appendTo() do jQuery para adicionar todo o conteúdo de um elemento ao final de outro elemento HTML

Quantidade de visualizações: 557 vezes
O método appendTo() é usado quando queremos adicionar todo o conteúdo dos elementos retornados sob uma determinada condição a outro ou outros elementos HTML.

Veja um trecho de código no qual adicionamos o conteúdo de um parágrafo ao final de um elemento DIV:

<script type="text/javascript">
<!--
  function adicionarConteudo(){
    var texto = "<br>Mais uma linha.";
    $("#parag").appendTo("#div_1");
  }
//-->
</script>

O método appendTo() opera em todos os elementos HTML retornados sob uma determinação condição. O retorno do método é um objeto jQuery que pode ser usado para fins de encadeamento de chamadas de métodos.


GoLang ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Exercícios Resolvidos de Golang - Como calcular a área de um losango em Go

Quantidade de visualizações: 1205 vezes
Pergunta/Tarefa:

Um losango é um quadrilátero equilátero, ou seja, é um polígono formado por quatro lados de igual comprimento. Um losango é também um paralelogramo. Alguns autores exigem ainda que nenhum dos ângulos do quadrilátero seja reto para que ele seja considerado um losango.

A área (em metros quadrados) de um losango pode ser calculada usando-se a seguinte fórmula:



Onde D1 é a diagonal maior e D2 é a diagonal menor.

Escreva um programa Golang que leia a diagonal maior e a diagonal menor e calcule a área do losango. Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a medida da diagonal maior: 5
Informe a medida da diagonal menor: 10
A área (em metros quadrados) do losango é: 25
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Go:

// pacote principal
package main

// vamos importar o módulo de formatação de
// entrada e saída
import "fmt"
  
// esta é a função principal do programa
func main() {
  // variáveis que vamos usar na resolução do problema
  var diagonal_maior, diagonal_menor int
  var area float32
	
  // vamos ler os valores das diagonais maior e menor
  fmt.Print("Informe a medida da diagonal maior: ")
  fmt.Scanln(&diagonal_maior)
  fmt.Print("Informe a medida da diagonal menor: ")
  fmt.Scanln(&diagonal_menor)
  
  // calcula a area do losango
  area = float32((diagonal_maior * diagonal_menor)) / 2
  // mostra o resultado
  fmt.Printf("A área (em metros quadrados) é: %.2f",
    area)
}



Delphi ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Delphi para iniciantes: Como usar o laço de repetição for do Delphi

Quantidade de visualizações: 22490 vezes
O laço for do Delphi (linguagem Object Pascal) é usado quando queremos que um determinado bloco de instruções seja executado um determinado número de vezes. Na maioria das vezes a execução deste laço é controlada por uma variável de controle, que deve ser declarada antes de seu uso.

Veja um laço for que contará de 0 até 10 (incluído):

procedure TForm1.Button3Click(Sender: TObject);
var
  i: Integer; // variável de controle
begin
  for i := 0 to 10 do
    begin
      ShowMessage(IntToStr(i)); // mostra a mensagem 10 vezes
    end;
end;

Veja que o valor da variável de controle i começa em 0 e é incrementado a cada iteração até que seu valor seja igual a 10, o que faz com que a execução do laço seja interrompida. A variável de controle de um laço for deve ser do tipo ordinal (inteiro, caractere, Boolean, enumerações ou sub-faixas) e não pode ser alterada dentro do laço. Veja:

procedure TForm1.Button3Click(Sender: TObject);
var
  i: Integer; // variável de controle
begin
  // este laço for pretende exibir os números pares de 0 a 10
  for i := 0 to 10 do
    begin
      ShowMessage(IntToStr(i));
      i := i + 2;  // vamos ter problemas aqui
    end;
end;

Ao tentarmos compilar este código teremos o seguinte erro:

[DCC Error] Unit1.pas(107): E2081 Assignment to FOR-Loop variable 'i'

Este erro nos informa que não é possível atribuir valor a uma variável de controle dentro do laço for. Se quisermos que o laço "conte" de trás para frente, podemos substituir a palavra-chave to por downto. Veja:

procedure TForm1.Button3Click(Sender: TObject);
var
  i: Integer; // variável de controle
begin
  // este laço for conta de 10 até 0
  for i := 10 downto 0 do
    begin
      ShowMessage(IntToStr(i));
    end;
end;


Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


C# ::: Windows Forms ::: DataGridView

Como retornar a quantidade de linhas em um DataGridView do C# Windows Forms

Quantidade de visualizações: 14911 vezes
A quantidade de linhas em um DataGridView do C# Windows Forms pode ser obtida por meio da propriedade RowCount. Veja:

private void button2_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos adicionar três colunas no DataGridView
  dataGridView1.Columns.Add("cidade", "Cidade");
  dataGridView1.Columns.Add("estado", "Estado");
  dataGridView1.Columns.Add("populacao", "População");

  // vamos adicionar três linhas
  dataGridView1.Rows.Add("Goiânia", "GO", "3.453,39");
  dataGridView1.Rows.Add("Cuiabá", "MT", "1.876,12");
  dataGridView1.Rows.Add("Curitiba", "PR", "5.346,98");

  // não vamos permitir que o usuário adicione novas
  // linhas (o que daria uma linha a mais na nossa
  // contagem
  dataGridView1.AllowUserToAddRows = false;

  // vamos obter a quantidade de linhas no DataGridView
  int quant_linhas = dataGridView1.RowCount;

  // exibe o resultado
  MessageBox.Show("O DataGridView contém " + 
    quant_linhas + " linhas");
}

É possível também usar a propriedade RowCount para definir a quantidade de linhas em um DataGridView:

dataGridView1.RowCount = 6;

Há algumas considerações importantes sobre a propriedade RowCount:

1) Se seu valor for definido como 0, todas as linhas do DataGridView serão removidas;
2) Se o novo valor for menor que o valor atual, as linhas excedentes serão removidas no final da coleção Rows;
3) Se o novo valor for maior que o valor atual, as novas linhas serão adicionadas no final da coleção Rows;
4) Se tentarmos alterar o valor desta propriedade após a definição da propriedade DataSource, uma exceção InvalidOperationException será lançada.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o cosseno de um ângulo em JavaScript usando a função cos() do objeto Math - Calculadora de cosseno em JavaScript

Quantidade de visualizações: 7627 vezes
Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria.

No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem:



Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles.

Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula:

\[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \]

Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos).

Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima.

Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem JavaScript. Esta função, que é parte do objeto Math, recebe um valor numérico e retorna um valor também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja:

<html>
<head>
  <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
 
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos calcular o cosseno de 3 números
  document.writeln("Cosseno de 0 = " + Math.cos(0));
  document.writeln("<br>Cosseno de 1 = " + Math.cos(1));
  document.writeln("<br>Cosseno de 2 = " + Math.cos(2));
</script>

</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

Cosseno de 0 = 1
Cosseno de 1 = 0.5403023058681398
Cosseno de 2 = -0.4161468365471424

Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo:




C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos

Como desenhar gráficos em C# usando GDI+ - Computação gráfica em C# - Passos inicias

Quantidade de visualizações: 17395 vezes
Qualquer um que queira iniciar os estudos e desenhos de gráficos em C# usando Windows Forms deve obrigatoriamente entender um pouco de GDI e GDI+. GDI é o acrônimo de Graphics Device Interface e GDI+ é o seu sucessor em versões mais recentes do Microsoft Windows. Com a indepedência do GDI+ podemos desenhar em um formulário, na tela ou impressora sem qualquer modificação no código. O próprio GDI+ se encarrega dos detalhes da implementação de cada um destes diferentes dispositivos.

O GDI+ é uma interface de programação de aplicações (API) que forma o sub-sistema do sistema operacional Microsoft Windows XP. Esta API é a responsável pela exibição de informações na tela e impressoras. O GDI+ é uma DLL Win32 chamada de gdiplus.dll que é distribuída com o Windows XP e versões mais recentes do Windows. Esta DLL está também disponível para uso em versões do Windows anteriores ao XP.

A plataforma .NET encapsula as funcionalidades do GDI+ nos seguintes namespaces: System.Drawing, System.Drawing.Drawing2D, System.Drawing.Imaging, System.Drawing.Text e System.Drawing.Printing.

Antes de iniciar seus desenhos em C# e Windows Forms, é importante entender o sistema de coordenadas do GDI+. Este sistema usa a medida de pixels ("picture elements"), que é a menor unidade de resolução no display de um monitor. Assim, o canto superior esquerdo de um controle GUI (um formulário, um painel, botão, etc) tem as coordenadas (0, 0), ou seja, x = 0 e y = 0. Lembre-se de que x é o eixo horizontal e y é o eixo vertical.

A classe Graphics, do pacote System.Drawing, é quem fornece boa parte dos métodos que usamos para desenhar em C# e Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma .NET:

System.Object 
  System.MarshalByRefObject 
    System.Drawing.Graphics

Um objeto desta classe pode ser obtido com uma chamada ao método CreateGraphics() a partir de um objeto que herda de System.Windows.Forms.Control ou gerenciando o evento Paint do controle e acessando a propriedade Graphics da classe System.Windows.Forms.PaintEventArgs.

Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário a partir do clique de um botão:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na
  // cor preta e espessura de 1 pixel
  g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80), 
    new Point(320, 80));

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}



VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como contar as ocorrências de um caractere em uma string em VB.NET usando o método IndexOf()

Quantidade de visualizações: 12846 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método IndexOf() da classe String do VB.NET e o laço While para contar quantas vezes um determinado caractere ocorre em uma palavra, frase ou string.

Veja o código completo para o exemplo:

Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    Dim frase As String = "Gosto muito de VB.NET e você?"
    Dim letra As Char = "o"
    Dim quant As Integer = 0
    Dim pos As Integer = -1, pos_ant As Integer = -1
    Dim cont As Integer = 0

    ' mostra a frase
    Console.WriteLine("A frase é: " & frase)

    While cont < frase.Length
      pos = frase.IndexOf(letra, cont)
      If pos <> pos_ant And pos <> -1 Then
        Console.WriteLine("""" & letra &
          """ encontrada na posição " & pos)
        quant += 1
      End If
      cont += 1
      pos_ant = pos
    End While

    ' mostra a quantidade de ocorrências da letra "o"
    Console.WriteLine("Encontrei " & quant & " ocorrências da " _
       & "letra " & letra)

    Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module

Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado:

A frase é: Gosto muito de VB.NET e você?
"o" encontrada na posição 1
"o" encontrada na posição 4
"o" encontrada na posição 10
"o" encontrada na posição 25
Encontrei 4 ocorrências da letra o


PHP ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como adicionar novos elementos a um array PHP usando a notação [] - Adicionando elementos ao final de um array PHP

Quantidade de visualizações: 15995 vezes
Em várias situações nós precisamos incluir novos elementos ao final de um vetor (array) PHP. Para isso nós podemos usar a notação [], que adiciona o novo elemento ao array e incrementa sua faixa de índices automaticamente.

Veja um exemplo completo no qual declaramos um vetor e em seguida usamos a notação [] para adicionar três elementos ao seu final:

<?
// vamos declarar o vetor
$pessoas = array();

// define o elemento no índice 0
$pessoas[] = "Osmar J. Silva";
 
// define o elemento no índice 1
$pessoas[] = "Salvador M. Andrade";
             
// define o elemento no índice 2
$pessoas[] = "Dyego Fernandes de Sousa";
 
// vamos mostrar o conteúdo do vetor
var_dump($pessoas);
?>

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

array(3) { [0]=> string(14) "Osmar J. Silva" [1]=> string(19) "Salvador M. Andrade" [2]=> string(24) "Dyego Fernandes de Sousa" }

Esta dica foi revisada e testado no PHP 8.


Java ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como testar se uma matriz é uma matriz identidade usando Java

Quantidade de visualizações: 1163 vezes
Seja M uma matriz quadrada de ordem n. A matriz M é chamada de Matriz Identidade de ordem n (indicada por In) quando os elementos da diagonal principal são todos iguais a 1 e os elementos restantes são iguais a zero.

Para melhor entendimento, veja a imagem de uma matriz identidade de ordem 3, ou seja, três linhas e três colunas:



Veja um código Java completo no qual nós declaramos uma matriz quadrada de ordem 3, pedimos para o usuário informar os valores de seus elementos e no final informamos se a matriz é uma matriz identidade ou não:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    int n = 3; // ordem da matriz quadrada
    int matriz[][] = new int[n][n]; // matriz quadrada

    // para efetuar a leitura do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos pedir para o usuário informar os elementos da matriz
    for (int i = 0; i < n; i++){
      for (int j = 0; j < n; j++) {
        System.out.print("Elemento na linha " + (i + 1) +
          " e coluna " + (j + 1) + ": ");
        matriz[i][j] = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      }
    }
    
    // agora verificamos se a matriz é uma matriz identidade
    boolean identidade = true;
    for(int linha = 0; linha < n; linha++){
      for(int coluna = 0; coluna < n; coluna++){
    	if(matriz[linha][coluna] != 1 && matriz[coluna][linha] != 0){
    	  identidade = false;
    	  break;
	}
      }
    }
    
    // agora mostramos a matriz lida
    System.out.printf("\n");
    for (int i = 0; i < n; i++) {
      for (int j = 0; j < n; j++) {
        System.out.printf("%d ", matriz[i][j]);
      }
      System.out.printf("\n");
    }

    if (identidade){
       System.out.printf("\nA matriz informada é uma matriz identidade.\n");
    }
    else{
      System.out.printf("\nA matriz informada não é uma matriz identidade.\n");
    }
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Elemento na linha 1 e coluna 1: 1
Elemento na linha 1 e coluna 2: 0
Elemento na linha 1 e coluna 3: 0
Elemento na linha 2 e coluna 1: 0
Elemento na linha 2 e coluna 2: 1
Elemento na linha 2 e coluna 3: 0
Elemento na linha 3 e coluna 1: 0
Elemento na linha 3 e coluna 2: 0
Elemento na linha 3 e coluna 3: 1

1 0 0 
0 1 0 
0 0 1 

A matriz informada é uma matriz identidade.



Python ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular a equação reduzida da reta em Python dados dois pontos pertencentes à reta

Quantidade de visualizações: 3376 vezes
Nesta dica de Python veremos como calcular a equação reduzida da reta quando temos dois pontos pertencentes à esta reta. Não, nessa dica não vamos calcular a equação geral da reta, apenas a equação reduzida. Em outras dicas do site você encontra como como isso pode ser feito.

Para relembrar: a equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear. Além disso, m e n são números reais. Com a equação reduzida da reta, é possível calcular quais são os pontos que pertencem a essa reta e quais não pertencem.

Vamos começar então analisando a seguinte figura, na qual temos dois pontos que pertencem à uma reta:



Note que a reta da figura passa pelos pontos A(5, 5) e B(9, 2). Então, uma vez que já temos os dois pontos, já podemos calcular a equação reduzida da reta. Veja o código Python completo para esta tarefa:

# método principal
def main():
  # vamos ler as coordenadas do primeiro ponto
  x1 = float(input("Coordenada x do primeiro ponto: "))
  y1 = float(input("Coordenada y do primeiro ponto: "))
  
  # vamos ler as coordenadas do segundo ponto
  x2 = float(input("Coordenada x do segundo ponto: "))
  y2 = float(input("Coordenada y do segundo ponto: "))
 
  sinal = "+"
  # vamos calcular o coeficiente angular da reta
  m = (y2 - y1) / (x2 - x1)
  # vamos calcular o coeficiente linear
  n = y1 - (m * x1)
 
  # coeficiente linear menor que zero? O sinal será negativo
  if (n < 0):
    sinal = "-"
    n = n * -1
  
  # mostra a equação reduzida da reta
  print("Equação reduzida: y = %.2fx %s %.2f" % (m, sinal, n))

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro ponto: 5
Coordenada y do primeiro ponto: 5
Coordenada x do segundo ponto: 9
Coordenada y do segundo ponto: 2
Equação reduzida: y = -0,75x + 8,75

Para testarmos se nossa equação reduzida da reta está realmente correta, considere o valor 3 para o eixo x da imagem acima. Ao efetuarmos o cálculo:

>> y = (-0.75 * 3) + 8.75
y = 6.5000

temos o valor 6.5 para o eixo y, o que faz com que o novo ponto caia exatamente em cima da reta considerada na imagem.

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