![]() |
|||||
Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. |
|||||
|
|||||
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Java - Declarar e construir um vetor de inteiros e usar um laço for para inicializar seus elementos com os valores de 1 até 10 em JavaQuantidade de visualizações: 17528 vezes |
|
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que declara e constrói um array de 10 elementos do tipo int. Em seguida use um laço for para inicializar os elementos com os valores de 1 até 10. Para finalizar exiba os valores dos elementos do vetor na vertical. Seu programa deverá exibir a seguinte saída: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 A resolução desta tarefa passa pela declaração e construção do array. Aqui eu demonstro como isso pode ser feito em dois passos. Primeiro a declaração e depois a construção: // vamos declarar um vetor de 10 ints int valores[]; // vamos construir o vetor...neste momento seus elementos // terão, todos, o valor 0 valores = new int[10]; Veja a resolução completa do exercício:
public static void main(String[] args){
// vamos declarar um array de 10 ints
int valores[];
// vamos construir o array...neste momento seus elementos
// terão, todos, o valor 0
valores = new int[10];
// vamos usar o laço for para inicializar seus elementos
// com os valores de 1 até 10
for(int i = 0; i < valores.length; i++){
// aqui nós usamos o valor da variável i para acessar o
// elemento do array e também para atribuir o valor de i + 1
// ao elemento sendo acessado
valores[i] = (i + 1);
}
// só nos resta exibir os valores de todos os elementos
for(int i = 0; i < valores.length; i++){
System.out.println(valores[i]);
}
}
|
Java ::: Pacote java.lang ::: Integer |
Java Básico - Como usar a constante SIZE da classe Integer para obter a quantidade de bits necessária para armazenar um intQuantidade de visualizações: 6859 vezes |
Em algumas situações gostaríamos de obter a quantidade de bits necessária para armazenar um valor do tipo int (inteiro). Para isso podemos usar a constante SIZE da classe Integer (uma classe wrapper que encapsula o valor primitivo int). Veja como isso pode ser feito:
public class Estudos {
public static void main(String[] args) {
// vamos obter a quantidade de bits necessária para representar um int
int quantBits = Integer.SIZE;
// o resultado
System.out.println("Um int ocupa " + quantBits + " bits, ou seja, " +
(quantBits / 8) + " bytes");
}
}
Ao executarmos este código o resultado será: Um int ocupa 32 bits, ou seja, 4 bytes. |
Java ::: Java Swing - Gerenciadores de Layout ::: GridBagLayout |
Como adicionar espaço entre o GridBagLayout do Java Swing e as bordas da janela JFrame usando o método setBorder()Quantidade de visualizações: 11403 vezes |
Se o GridBagLayout for o gerenciador de layout principal da janela, pode ser interessante adicionar algum espaço (padding) entre ele e as bordas da janela JFrame ou JDialog. Isso pode ser feito obtendo-se uma referência ao painel de conteúdo (ContentPane) da JFrame e adicionando uma borda EmptyBorder. Veja como isso é feito no trecho de código abaixo:
package arquivodecodigos;
import javax.swing.*;
import javax.swing.border.*;
import java.awt.*;
public class Estudos extends JFrame{
public Estudos(){
super("Como usar a classe GridBagLayout");
// define o layout
setLayout(new GridBagLayout());
// define uma borda para aumentar o espaço
// entre as bordas da janela e o gerenciador
// de layout
((JComponent)getContentPane()).setBorder(
new EmptyBorder(10, 10, 10, 10));
// cria o GridBagConstraints
GridBagConstraints gbc = new GridBagConstraints();
// controla o espaço entre os componentes
// e as linhas do GridBagLayout.
// aqui nós definimos 5 pixels para os
// lados de cima, esquerda, inferior e direita
gbc.insets = new Insets(5, 5, 5, 5);
// adiciona componentes à janela
gbc.gridy = 0; // linha
gbc.gridx = 0; // coluna
add(new JButton("Botão 1"), gbc);
gbc.gridy = 0; // linha
gbc.gridx = 1; // coluna
add(new JButton("Botão 2"), gbc);
gbc.gridy = 0; // linha
gbc.gridx = 2; // coluna
add(new JButton("Botão 3"), gbc);
gbc.gridy = 1; // linha
gbc.gridx = 0; // coluna
add(new JButton("Botão 4"), gbc);
gbc.gridy = 1; // linha
gbc.gridx = 1; // coluna
add(new JButton("Botão 5"), gbc);
gbc.gridy = 1; // linha
gbc.gridx = 2; // coluna
add(new JButton("Botão 6"), gbc);
//setSize(350, 150);
pack(); // ajusta o tamanho da janela ao
// dos componentes
setVisible(true);
}
public static void main(String args[]){
Estudos app = new Estudos();
app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
}
}
Ao executar este código Java Swing nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
Java ::: Dicas & Truques ::: Input e Output (Entrada e Saída) |
Java para iniciantes - Como usar a classe File em suas aplicações JavaQuantidade de visualizações: 10940 vezes |
A classe File, contida no pacote java.io, é uma representação abstrata de nomes de arquivos e diretórios. Veja sua posição na hierarquia de classes Java:java.lang.Object java.io.File Esta classe implementa as interfaces: Serializable e Comparable<File>. Instâncias desta classe são imutáveis, ou seja, uma vez criado, o caminho abstrato representado por um objeto File nunca mudará. É importante observar que, ao criar uma instância de File, como no código abaixo:
File arquivo = new File("C:\\", "texto.txt");
o arquivo "texto.txt" não será criado. O que temos é a construção de um objeto File. Da mesma forma, quando destruímos um objeto File, o arquivo representado por ele no sistema não será excluído. |
LISP ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular MDC em Lisp usando a função GCDQuantidade de visualizações: 876 vezes |
|
Atualmente a definição de Máximo Divisor Comum (MDC) pode ser assim formalizada: Sejam a, b e c números inteiros não nulos, dizemos que c é um divisor comum de a e b se c divide a (escrevemos c|a) e c divide b (c|b). Chamaremos D(a,b) o conjunto de todos os divisores comum de a e b. Podemos calcular o Máximo Divisor Comum na linguagem Common Lisp usando a função GCD. Esta função aceita um número ilimitado de valores inteiros e retorna seu Máximo Divisor Comum. Veja um trecho de código Common Lisp no qual pedimos para o usuário informar dois números inteiros e, em seguida, fazemos uso da função GCD para retornar o MDC: ; variáveis que vamos usar no programa (let ((num1)(num2)(mdc)) ; Vamos ler o primeiro número (princ "Informe o primeiro número: ") ; talvez o seu compilador não precise disso (force-output) ; atribui o valor lido à variável num1 (setq num1 (read)) ; Vamos ler o segundo número (princ "Informe o segundo número: ") ; talvez o seu compilador não precise disso (force-output) ; atribui o valor lido à variável num2 (setq num2 (read)) ; Vamos obter o MDC dos dois números informados (setq mdc (gcd num1 num2)) ; E mostramos o resultado (format t "O Máximo Divisor Comum é: ~D" mdc) ) Ao executarmos este código Common Lisp nós teremos o seguinte resultado: Informe o primeiro número: 9 Informe o segundo número: 12 O Máximo Divisor Comum é: 3 |
C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics |
Desenhando retângulos usando o método DrawRectangle() da classe Graphics do C#Quantidade de visualizações: 7324 vezes |
Retângulos podem ser desenhados em C# e Windows Forms usando o método DrawRectangle() da classe Graphics. Este método pede a caneta de desenho (um objeto da classe Pen), as coordenadas do canto superior esquerdo e a largura e altura do retângulo. Veja a assinatura do método DrawRectangle() mais comumente usada:Graphics.DrawRectangle(Pen, Single, Single, Single, Single) Veja um trecho de código no qual desenhamos um retângulo com 250 pixels de largura por 150 pixels de altura:
private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
// vamos obter o Graphics do formulário
Graphics g = this.CreateGraphics();
// vamos desenhar um retângulo de 250 pixels de largura por 150
// pixels de altura
g.DrawRectangle(new Pen(Color.Red, 1), 50, 50, 250, 150);
// vamos liberar o objeto Graphics
g.Dispose();
}
As coordenadas do canto superior esquerdo e a largura e altura do retângulo podem ser especificadas como um objeto da estrutura Rectangle. Veja:
private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
// vamos obter o Graphics do formulário
Graphics g = this.CreateGraphics();
// vamos desenhar um retângulo de 250 pixels de largura por 150
// pixels de altura
g.DrawRectangle(new Pen(Color.Red, 1),
new Rectangle(100, 100, 250, 150));
// vamos liberar o objeto Graphics
g.Dispose();
}
|
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como retornar apenas os três primeiros elementos de um array em JavaScript usando a função slice() do objeto ArrayQuantidade de visualizações: 8915 vezes |
|
Nesta dica eu mostrarei como é possível usar o método slice() do objeto Array da linguagem JavaScript para retornar um ou mais elementos de um vetor, como um novo objeto array. Para isso só precisamos fornecer ao método o índice inicial e o índice final (não incluindo) dos elementos a serem retornados. É importante observar que o método slice() não modifica o vetor original. Veja o exemplo completo:
<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>
</head>
<body>
<script type="text/javascript">
var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5, 6, 7);
document.write("Valores no vetor: " + valores + "<br>");
document.write("Retornando os três primeiros elementos<br>");
var valores2 = valores.slice(0, 3);
document.write("Valores no novo vetor: " + valores2);
</script>
</body>
</html>
Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Valores no vetor: 1,2,3,4,5,6,7 Retornando os três primeiros elementos Valores no novo vetor: 1,2,3 |
GNU Octave ::: GNU Octave para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
GNU Octave para Álgebra Linear - Como calcular o determinante de uma matriz usando a função det() do GNU OctaveQuantidade de visualizações: 2775 vezes |
|
Na Matemática e na Álgebra Linear, o determinante é uma função matricial que associa a cada matriz quadrada um escalar, ou seja, o determinante é uma função que transforma uma matriz quadrada em um número real. O determinante, ou melhor, a função determinante, permite saber se a matriz tem ou não inversa (matriz inversa), pois, as matriz que não tem inversa, são precisamente aquelas cujo determinante é igual a 0. Se o determinante for diferente de zero, então a matriz é uma matriz invertível. O determinante de uma matriz A é denotado por det(A), det A ou |A|. O software GNU Octave nos fornece uma forma rápida para obtermos o determinante de uma matriz: a função det(). Veja o exemplo a seguir (digitando diretamente na Janela de Comandos): >> A = [1, 2, 3; 2, 5, 2; 1, 3, 1] [ENTER] A = 1 2 3 2 5 2 1 3 1 >> det(A) [ENTER] ans = 2 >> Veja que declaramos uma matriz 3x3 com o nome A e em seguida usamos a função det() para obter o seu determinante. Vamos ver agora como podemos fazer esse mesmo cálculo em um script do GNU Octave:
# declara uma matriz quadrada de ordem 3
A = [1, 2, 3; 2, 5, 2; 1, 3, 1]
# calculamos o determinante
determinante = det(A)
# mostramos os resultado
fprintf("O determinante da matriz A é %f\n", determinante);
Não se esqueça de pesquisar sobre as propriedades do determinante. São cerca de 10 propriedades que nos ajudam a calcular o determinante da matriz simplesmente olhando para a sua composição. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como obter a média dos valores dos elementos de um vetor de inteiros na linguagem JavaQuantidade de visualizações: 17274 vezes |
|
Nesta dica mostrarei como obter a média dos valores dos elementos de um array (vetor) de ints. A média que vamos obter é aritmética, ou seja, somamos todos os valores e dividimos pela quantidade de valores no vetor. Veja o código completo:
package arquivodecodigos;
public class Estudos{
public static void main(String[] args){
int[] valores = new int[5];
// inicializa os elementos do vetor
valores[0] = 23;
valores[1] = 65;
valores[2] = 2;
valores[3] = 87;
valores[4] = 34;
// obtém a média
double media = media(valores);
System.out.println("A media dos valores é: " + media);
System.exit(0);
}
// método que recebe um vetor de ints e retorna a média
// dos valores de seus elementos
public static double media(int[] a){
double total = 0.0;
for(int i = 0; i < a.length; i++){
total += a[i];
}
return (total / a.length);
}
}
Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: A media dos valores é: 42.2 |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como pesquisar valores em arrays do PHP usando a função array_search()Quantidade de visualizações: 24217 vezes |
|
A função array_search() do PHP é muito útil quando precisamos pesquisar um determinado valor em um vetor e retornar o seu índice. É importante observar que esta função retorna o índice do elemento se ele for encontrado no array e, em caso contrário, retorna o valor FALSE. Veja um exemplo completo de seu uso:
<?php
$pessoas[0] = "Carlos";
$pessoas[1] = "Juliana";
$pessoas[2] = "Igor";
$pessoas[3] = "Marcelo";
$pessoas[4] = "Amélia";
$indice = array_search("Igor", $pessoas);
if($indice){
echo "O valor foi encontrado no índice " . $indice;
}
else{
echo "O valor pesquisado não foi encontrado.";
}
?>
Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: O valor foi encontrado no índice 2. |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
|
Java - Estruturas de dados em Java - Como obter a quantidade de nós em uma árvore binária usando Java JavaScript - Como arredondar um valor numérico de ponto-flutuante para cima usando a função ceil() do objeto Math do JavaScript |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
|
Java - Como retornar os índices dos itens selecionados em uma JList de seleção múltipla do Java Swing JavaScript - Como exibir apenas dois dígitos após o ponto decimal em JavaScript usando a função toFixed() do objeto Number |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
|
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |







