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Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como verificar se um arquivo ou diretório existe em Java usando o método exists() da classe FileQuantidade de visualizações: 154 vezes |
Em algumas situações nós precisamos checar a existência de um arquivo ou diretório em Java. Para isso nós podemos usar o método exists() da classe File, do pacote java.io. Este método recebe uma string contendo o caminho do arquivo ou diretório e retorna true se o arquivo ou diretório indicado existir, e false em caso contrário. Veja um exemplo: package arquivodecodigos; import java.io.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos verificar a existência de um arquivo File arquivo = new File("C:\\estudos_java\\lago.jpg"); if(arquivo.exists()){ System.out.println("O arquivo existe"); } else{ System.out.println("O arquivo não existe"); } } } O arquivo existe no caminho indicado. É importante observar que o método exists() pode disparar uma exceção do tipo Security Exception se o arquivo ou diretório não possuir permissão de acesso ou escrita. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Sistema |
Como retornar a capacidade do HD em MB ou GB em C# usando um objeto ManagementObjectQuantidade de visualizações: 9006 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar um objeto ManagementObject para retornar o tamanho de um HD em MB ou GB usando a linguagem C#. No exemplo eu acessei o drive C, mas você pode usar qualquer um que esteja disponível na sua máquina. Veja o código C# completo para o exemplo: private void button2_Click(object sender, EventArgs e) { // não esqueça de importar // using System.Management; // vamos criar um novo objeto ManagementObject ManagementObject dispositivo = new ManagementObject("win32_logicaldisk.deviceid=\"C:\""); // vamos retornar o dispositivo dispositivo.Get(); // agora vamos retornar o tamanho do HD double tam = Convert.ToDouble(dispositivo["Size"]); // convertemos para GB tam = tam / 1024 / 1024 / 1024; // e mostramos o resultado textBox1.Text = "O HD tem capacidade de " + tam + " GB"; } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: O HD tem capacidade de 251,767574310303 GB Se você quiser o tamanho do HD em MB, basta usar: tam = tam / 1024 / 1024; Nos testes que fiz no Visual Studio 2019, não foi possível acessar o HD a partir de uma aplicação C# console, somente por meio de uma aplicação Windows Desktop. Veja a mensagem retornada: System.PlatformNotSupportedException: 'System.Management currently is only supported for Windows desktop applications.' |
C# ::: Dicas & Truques ::: Validação de Dados |
C# Windows Forms - Como validar o conteúdo de uma caixa de texto usando o evento Validating da classe ControlQuantidade de visualizações: 17730 vezes |
O evento Validating (disponível para todas as classes que herdam de System.Windows.Forms.Control) é muito útil quando precisamos verificar a validade dos valores inseridos nos controle Windows Forms. Neste exemplo mostrarei como usá-lo para validar o conteúdo de um TextBox. Aqui veremos como verificar se o conteúdo inserido é um valor inteiro válido. Tudo começa com a propriedade CausesValidation da classe Control. Esta propriedade nos permite definir se o controle provocará uma validação de seus dados quando o mesmo estiver prestes a perder o foco, ou seja, o usuário começara a interagir com outro controle após inserir dados no controle alvo da validação. Se o valor desta propriedade for true a validação ocorrerá. Em seguida voltamos nossa atenção para o evento Validating (também declarado originalmente na classe Control). Este evento é disparado quando a propriedade CausesValidation é true e o controle está prestes a perder o foco (o usuário está saindo para interagir com outro controle). Veja a ordem dos eventos quando estamos saindo do controle usando o teclado: a) Leave b) Validating c) Validated d) LostFocus Se estivermos saindo do controle usando o mouse (clicando em outro controle), a ordem é: a) Leave b) Validating c) Validated Veja um exemplo do uso do evento Validating de um TextBox: private void textBox1_Validating(object sender, CancelEventArgs e){ MessageBox.Show("Meu conteúdo pode ser validado agora"); } Experimente executar este código, coloque o foco na caixa de texto e depois "saia" para outro componente. Você verá a caixa de mensagem ser exibida. O tratador de evento Validating recebe um objeto da classe CancelEventArgs. Esta classe possui apenas uma propriedade chamada Cancel. Se o valor desta propriedade for definido como true, o evento Validating (e todos que viriam após ele) é cancelado. Isso faz com que o foco fique preso no controle até que o usuário informe o valor correto. Veja: private void textBox1_Validating(object sender, CancelEventArgs e){ // vamos verificar se a caixa de texto contém um valor inteiro válido try{ // vamos tentar converter o texto recebido em um valor inteiro int valor = Int32.Parse(textBox1.Text); MessageBox.Show("Validação ocorreu com sucesso!"); } catch(FormatException fe){ // não conseguimos converter o texto em um valor inteiro MessageBox.Show("Valor inválido! Tente novamente! " + fe.Message.ToString()); // limpamos a caixa de texto textBox1.Text = ""; // e "prendemos" o foco na caixa de texto e.Cancel = true; } } Neste trecho de código nós usamos um bloco try...catch para tentar converter o texto do TextBox em um valor inteiro. Se houver falha na conversão nós avisamos o usuário, limpamos a caixa de texto e forçamos o usuário a fazer a correção. Para finalizar, entra em cena o evento Validated. Este evento é disparado imediatamente após o evento Validating finalizar sua parte e é um bom lugar para avisarmos o usuário sobre o sucesso da validação ou remover quaisquer efeito visual que tenhamos inserido durante o processo de validação. Veja: private void textBox1_Validating(object sender, CancelEventArgs e){ // vamos verificar se a caixa de texto contém um valor inteiro válido try{ // vamos tentar converter o texto recebido em um valor inteiro int valor = Int32.Parse(textBox1.Text); } catch(FormatException fe){ // não conseguimos converter o texto em um valor inteiro MessageBox.Show("Valor inválido! Tente novamente! " + fe.Message.ToString()); // limpamos a caixa de texto textBox1.Text = ""; // e "prendemos" o foco na caixa de texto e.Cancel = true; } } private void textBox1_Validated(object sender, EventArgs e){ MessageBox.Show("Validação ocorreu com sucesso!"); } Veja que tudo que fizemos aqui foi remover a mensagem de sucesso de validação do evento Validating para o evento Validated. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como retornar o tamanho de um array em Java usando a propriedade length do objeto ArrayQuantidade de visualizações: 11292 vezes |
Nesta dica mostrarei como usar a propriedade length de um vetor (array de uma linha e várias colunas) para retornar a quantidade de elementos que ele possui. Este retorno é um número inteiro. Veja o código completo: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria um vetor de cinco elementos String[] pessoas = {"Fábio", "Fernanda", "Francisco", "João", "Osmar"}; // obtém o tamanho do vetor int quant = pessoas.length; System.out.println("Este array possui " + quant + " elementos"); System.exit(0); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Este array possui 5 elementos Este código foi revisado e testado no Java 8. |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como usar construtores em Ruby - Programação Orientada a Objetos em RubyQuantidade de visualizações: 10469 vezes |
Os métodos construtores são recursos muito importantes na construção de objetos de um classe, uma vez que estes permitem inicializar as variáveis de instância do objeto sendo construído. Dessa forma, na programação orientada a objetos, o método construtor tem por finalidade instanciar um novo objeto e já fornecer (ou não) os valores iniciais para as suas variáveis de instância. Em Ruby, o construtor de uma classe é definido com o uso da palavra-chave initialize. Veja um exemplo: # Definição da classe Cliente class Cliente # construtor da classe def initialize(nome, idade) @nome = nome @idade = idade end # método que permite retornar o nome do cliente def obter_nome @nome end # método que permite retornar a idade do cliente def obter_idade @idade end end # Cria uma instância da classe Cliente e inicializa as # variáveis de instância @nome e @idade cliente = Cliente.new("Osmar J. Silva", 35) # Efetua uma chamada ao método obter_nome puts "O nome do cliente é: " + cliente.obter_nome Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: O nome do cliente é: Osmar J. Silva |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Exercício Resolvido de Java - Escreva uma função Java que recebe três números inteiros e retorna o menor delesQuantidade de visualizações: 1094 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que contenha um método ou função que recebe três números inteiros e retorne o menor deles como um inteiro. Seu método não deve produzir nenhuma saída, apenas retornar o menor número entre os três argumentos fornecidos. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número: 8 Informe o segundo número: 10 Informe o terceiro número: 7 O menor número é: 7 Veja a resolução comentada deste exercício em Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar três // números inteiros System.out.print("Informe o primeiro número: "); int n1 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o segundo número: "); int n2 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o terceiro número: "); int n3 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // agora vamos calcular o menor número int menorNumero = menor(n1, n2, n3); // e mostramos o resultado System.out.println("O menor número é: " + menorNumero); } // método que recebe três números e retorna o menor deles public static int menor(int a, int b, int c){ return Math.min(Math.min(a, b), c); } } |
Python ::: Itertools ::: Iteradores de Combinação e Permutação |
Como gerar permutações de uma string em Python usando o objeto permutations do módulo ItertoolsQuantidade de visualizações: 940 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o objeto permutations do módulo Itertools para gerar as permutações simples de uma string. Na permutação simples, quando os elementos não se repetem, a quantidade de conjuntos gerados a partir do conjunto analisado equivale a n!, onde n é a quantidade de elementos no conjunto a partir do qual a permutação ocorrerá. Dessa forma, para a palavra LOTE, a quantidade de permutações possíveis (sem repetição) é 4! = 24. Veja o código Python completo que gera as permutações simples para a palavra LOTE: # vamos importar o objeto permutations do Itertools from itertools import permutations def main(): # palavra contendo os caracteres que queremos # gerar a permutação. Veja que não vamos usar # caracteres repetidos palavra = "LOTE" # agora obtemos uma lista com as permutações possíveis permutacoes = [''.join(p) for p in permutations(palavra)] # e mostramos o resultado print("As permutações para a palavra {0} são:\n".format(palavra)) print(permutacoes) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: As permutações para a palavra LOTE são: ['LOTE', 'LOET', 'LTOE', 'LTEO', 'LEOT', 'LETO', 'OLTE', 'OLET', 'OTLE', 'OTEL', 'OELT', 'OETL', 'TLOE', 'TLEO', 'TOLE', 'TOEL', 'TELO', 'TEOL', 'ELOT', 'ELTO', 'EOLT', 'EOTL', 'ETLO', 'ETOL'] |
VB.NET ::: VB.NET para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular vetor unitário em VB.NET - VB.NET para Física e EngenhariaQuantidade de visualizações: 631 vezes |
Um vetor unitário ou versor num espaço vetorial normado é um vetor (mais comumente um vetor espacial) cujo comprimento ou magnitude é 1. Em geral um vetor unitário é representado por um "circunflexo", assim: __$\hat{i}__$. O vetor normalizado __$\hat{u}__$ de um vetor não zero __$\vec{u}__$ é o vetor unitário codirecional com __$\vec{u}__$. O termo vetor normalizado é algumas vezes utilizado simplesmente como sinônimo para vetor unitário. Dessa forma, o vetor unitário de um vetor __$\vec{u}__$ possui a mesma direção e sentido, mas magnitude 1. Por magnitude entendemos o módulo, a norma ou comprimento do vetor. Então, vejamos a fórmula para a obtenção do vetor unitário: \[\hat{u} = \dfrac{\vec{v}}{\left|\vec{v}\right|}\] Note que nós temos que dividir as componentes do vetor pelo seu módulo de forma a obter o seu vetor unitário. Por essa razão o vetor nulo não possui vetor unitário, pois o seu módulo é zero, e, como sabemos, uma divisão por zero não é possível. Veja agora o código VB.NET que pede as coordenadas x e y de um vetor 2D ou R2 e retorna o seu vetor unitário: Imports System Module Program Sub Main(args As String()) ' vamos ler os valores x e y Console.Write("Informe o valor de x: ") Dim x = Double.Parse(Console.ReadLine()) Console.Write("Informe o valor de y: ") Dim y = Double.Parse(Console.ReadLine()) ' o primeiro passo é calcular a norma do vetor Dim norma = Math.Sqrt(Math.Pow(x, 2) + Math.Pow(y, 2)) ' agora obtemos as componentes x e y do vetor unitário Dim u_x = x / norma Dim u_y = y / norma ' mostra o resultado Console.WriteLine("O vetor unitário é: (x = " & u_x & "; y = " & u_y) Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor de x: -4 Informe o valor de y: 6 O vetor unitário é: (x = -0.5547001962252291; y = 0.8320502943378437 Veja agora uma modificação deste código para retornarmos o vetor unitário de um vetor 3D ou R3, ou seja, um vetor no espaço: Imports System Module Program Sub Main(args As String()) ' vamos ler os valores x, y e z Console.Write("Informe o valor de x: ") Dim x = Double.Parse(Console.ReadLine()) Console.Write("Informe o valor de y: ") Dim y = Double.Parse(Console.ReadLine()) Console.Write("Informe o valor de z: ") Dim z = Double.Parse(Console.ReadLine()) ' o primeiro passo é calcular a norma do vetor Dim norma = Math.Sqrt(Math.Pow(x, 2) + Math.Pow(y, 2) + Math.Pow(z, 2)) ' agora obtemos as componentes x, y e z do vetor unitário Dim u_x = x / norma Dim u_y = y / norma Dim u_z = z / norma ' mostra o resultado Console.WriteLine("O vetor unitário é: (x = " & u_x & "; y = " & u_y & "; z = " & u_z) Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executarmos este novo código nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor de x: 3 Informe o valor de y: 7 Informe o valor de z: 5 O vetor unitário é: (x = 0.329292779969071; y = 0.7683498199278324; z = 0.5488212999484517 |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercício Resolvido de Java - Usando o laço do...while para pedir ao usuário para informar números inteiros e calcular a quantidade de números positivos, negativos, a soma e a médiaQuantidade de visualizações: 9693 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que usa o laço do...while para ler números inteiros até que o valor lido seja igual a 0. Em seguida mostre a quantidade de valores positivos e negativos, a soma dos valores e a média aritmética (sem incluir o valor 0 na contagem e no cálculo da média). A média deverá ser exibida como um valor de ponto flutuante. Sua saída deverá ser parecida com a mostrada abaixo: Informe um número inteiro (0 para sair): 5 Informe um número inteiro (0 para sair): -4 Informe um número inteiro (0 para sair): 3 Informe um número inteiro (0 para sair): 8 Informe um número inteiro (0 para sair): -2 Informe um número inteiro (0 para sair): 0 Quantidade de números positivos: 3 Quantidade de números negativos: 2 A soma dos números lidos é: 10 A média aritmética é: 2.0 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package exercicios; import java.util.Scanner; public class Exercicios { public static void main(String[] args) { // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // declaração das variáveis int numero, quantLidos = 0, soma = 0; int quantPositivos = 0, quantNegativos = 0; // laço do...while que repetirá até que o usuário informe o valor 0 do { // lê o primeiro ou próximo número System.out.print("Informe um número inteiro (0 para sair): "); numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); if(numero > 0){ // o número é positivo? quantPositivos++; } else if(numero < 0){ // o número é negativo? quantNegativos++; } // soma este número à soma já existente soma += numero; // aumenta a contagem dos números lidos if(numero != 0){ // não incluir o 0 para sair do programa na contagem quantLidos++; } } while(numero != 0); // condição de parada do laço if(quantLidos == 0){ System.out.println("Você não informou nenhum número."); } else{ System.out.println("Quantidade de números positivos: " + quantPositivos); System.out.println("Quantidade de números negativos: " + quantNegativos); System.out.println("A soma dos números lidos é: " + soma); System.out.println("A média aritmética é: " + ((soma * 1.0) / quantLidos)); // note a multiplicação de soma por 1.0 para gerar um valor de ponto flutuante // antes da divisão } } } |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Fenômenos dos Transportes, Hidráulica e Drenagem |
Exercício Resolvido de Python - Como calcular o Número de Reynolds em Python - Leite integral a 293 K, massa específica de 1030 kg/m3 e viscosidade de 2,12.10-3 N.s/m2 está escoando a uma razãoQuantidade de visualizações: 157 vezes |
Pergunta/Tarefa: O Número de Reynolds é uma quantidade adimensional usada na mecânica dos fluidos para prever padrões de fluxo em diferentes situações de escoamento de fluidos. É definido como a razão entre forças inerciais e forças viscosas dentro de um fluido. 1) Leite integral a 293 K, massa específica de 1030 kg/m3 e viscosidade de 2,12.10-3 N.s/m2 está escoando a uma razão de 0,605 kg/s em uma tubulação de 63,5 mm de diâmetro. a) Calcule o número de Reynolds. O escoamento é laminar ou turbulento? b) Calcule a vazão em m3/s para um número de Reynolds de 2100 e a velocidade em m/s. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a Massa Específica do fluido (kg/m3): 1030 Informe a Viscosidade Dinâmica do fluido (N.s/m2): 2.12e-3 Informe a Vazão Mássica (kg/s): 0.605 Informe o Diâmetro da Tubulação (mm): 63.5 A área da tubulação é: 0.003166921744359361 m2 A vazão volumétrica do fluido é: 0.000587378640776699 m3/s A velocidade de escoamento do fluido é: 0.18547305181218499 m/s O Número de Reynolds é: 5722.106110271679 Informe o novo Número de Reynolds: 2100 A nova velocidade de escoamento do fluido é: 0.06806819050531304 m/s A nova vazão volumétrica do fluido é: 0.0002155666326104713 m3/s O primeiro passo para a resolução deste exercício é nos lembrarmos da Fórmula do Número de Reynolds: \[R_e = \frac{\rho \cdot v \cdot D}{\mu} \] Onde: [[rho]] é a massa específica do fluido medida em kg/m3; v = velocidade média do fluido em m/s; D = diâmetro para o fluxo do tubo em metros (m); [[mu]] é a viscosidade dinâmica do fluido em N.s/m2. Obs.: No código eu mostro como fazer as conversões de unidades necessárias. Veja a resolução completa para o exercício em Python, comentada linha a linha: # vamos importar a biblioteca Math import math # método principal def main(): # vamos ler a massa específica da água massa_especifica = float(input("Informe a Massa Específica (kg/m3): ")) # vamos ler a viscosidade dinâmica do fluido viscosidade_dinamica = float(input("Informe a Viscosidade (N.s/m2): ")) # vamos ler a vazão mássica vazao_massica = float(input("Informe a Vazão Mássica (kg/s): ")) # vamos ler o diâmetro da tubulação diametro = float(input("Informe o Diâmetro da Tubulação (mm): ")) # o primeiro passo é calcular a área da seção transversal da tubulação # a) convertemos milímetros para metros diametro = diametro / 1000.0 # b) calculamos a área em metros quadrados area = (math.pi * math.pow(diametro, 2) / 4) # vamos converter a vazão mássica em vazão volumétrica vazao = vazao_massica / massa_especifica # vamos obter a velocidade de escoamento do fluido velocidade = vazao / area # e finalmente calculamos o Número de Reynolds numero_reynolds = (massa_especifica * velocidade * diametro) / viscosidade_dinamica # mostramos os resultados print("\nA área da tubulação é: {0} m2".format(area)) print("A vazão volumétrica do fluido é: {0} m3/s".format(vazao)) print("A velocidade de escoamento do fluido é: {0} m/s".format(velocidade)) print("O Número de Reynolds é: {0}".format(numero_reynolds)) # vamos ler o novo Número de Reynolds novo_numero_reynolds = float(input("\nInforme o novo Número de Reynolds: ")) # vamos calcular a velocidade para o novo Reynolds nova_velocidade = ((viscosidade_dinamica * novo_numero_reynolds) / (massa_especifica * diametro)) print("A nova velocidade de escoamento do fluido é: {0} m/s".format(nova_velocidade)) # vamos calcular a nova vazão volumétrica nova_vazao = area * nova_velocidade print("A nova vazão volumétrica do fluido é: {0} m3/s".format(nova_vazao)) if __name__== "__main__": main() O primeiro Número de Reynolds, ou seja, 5722.1061, caracteriza o escoamento como turbulento, pois é maior que 2400. Já o Número de Reynolds 2100 caracteriza o escoamento como escoamento de transição (saindo do escoamento laminar e indo para o escoamento turbulento), já que é maior que 2000 e menor que 2400. |
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