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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa Java para ler as notas n1 e n2 de um aluno e calcule a sua média aritméticaQuantidade de visualizações: 483 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java para ler as notas n1 e n2 de um aluno e calcule a sua média aritmética. Se a média for igual ou superior a 7,0 mostre uma mensagem indicando que o aluno foi aprovado. Se a média for igual ou maior que 3,5 e inferior a 7,0 seu programa deverá indicar que o aluno ficou de exame. Uma média menor que 3,5 indica reprovação direta. No caso do exame, leia uma nota entre 0 e 10. Agora a média do aluno deverá ser a média entre a média anterior e a nota do exame. Se a nova média for igual ou superior a 5,0 o aluno estará aprovado. Caso contrário o aluno será reprovado. Use validação para evitar que o usuário informe notas inválidas, ou seja, notas menores que 0 ou maiores que 10. Caso notas inválidas sejam fornecidas seu programa deverá solicitar a nota novamente até que o usuário forneça notas válidas. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a nota N1: 9.4 Informe a nota N2: 11 Nota inválida. Informe a nota N2: 8.3 A média do aluno é: 8.85 O aluno foi aprovado Informe a nota N1: 4.2 Informe a nota N2: 1.8 A média do aluno é: 3.0 O aluno reprovou direto. Informe a nota N1: 5.7 Informe a nota N2: 6 A média do aluno é: 5.85 Informe a nota do exame: 7 A média do aluno com o exame é: 6.425 O aluno foi aprovado após o exame. Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema double n1, n2, media, exame; // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler a primeira nota System.out.print("Informe a nota N1: "); n1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // a nota é válida? while ((n1 < 0) || (n1 > 10)) { System.out.print("Nota inválida. Informe a nota N1: "); n1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); } // vamos ler a segunda nota System.out.print("Informe a nota N2: "); n2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // a nota é válida? while ((n2 < 0) || (n2 > 10)) { System.out.print("Nota inválida. Informe a nota N2: "); n2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); } // vamos calcular a média do aluno media = (n1 + n2) / 2.0; System.out.println("A média do aluno é: " + media); // o aluno foi aprovado? if (media >= 7.0) { System.out.println("O aluno foi aprovado"); } // o aluno ficou de exame? else if ((media >= 3.5) && (media < 7.0)){ // vamos ler a nota do exame System.out.print("Informe a nota do exame: "); exame = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // a nota é válida? while ((exame < 0) || (exame > 10)) { System.out.print("Nota inválida. Informe a nota do exame: "); exame = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); } // calcula a nota média media = (media + exame) / 2.0; System.out.println("A média do aluno com o exame é: " + media); // o aluno foi aprovado após o exame? if (media >= 5.0) { System.out.println("O aluno foi aprovado após o exame."); } else { System.out.println("O aluno foi reprovado após o exame."); } } // reprovou direto else { System.out.println("O aluno reprovou direto."); } } } |
GoLang ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes |
Como declarar variáveis em Go usando var e sem definir o tipo da variávelQuantidade de visualizações: 504 vezes |
Em algumas situações nós queremos declarar variáveis na linguagem Go mas não queremos definir de antemão o tipo, ou seja, se ela será do tipo int, float, boolean, string, etc. Essa situação é muito comum quando a variável receberá o retorno de uma função. Quando não definimos o tipo da variável, a própria linguagem se encarrega de fazer isso para nós, por meio da inferência de tipos. Assim, dependendo do valor que a variável recebe, o seu tipo será definido automaticamente. Veja um exemplo: // pacote principal package main // vamos importar os módulos necessários import ( "fmt" ) // esta é a função principal do programa func main() { // vamos declarar uma variável do tipo real // Como não definimos o tipo, ele será // automaticamente float64 var salario = 1250.94 // vamos mostrar o tipo da variável fmt.Printf("O tipo da variável é: %T", salario) } Ao executarmos este código Golang nós teremos o seguinte resultado: O tipo da variável é: float64 |
Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Números Aleatórios, Números Randômicos, Amostras Aleatórias, Amostras Randômicas |
Como gerar um número randômico em Python usando a função rand() do módulo random da NumPyQuantidade de visualizações: 740 vezes |
Em algumas situações nós precisamos gerar um número aleatório na faixa de 0 e 1 (não incluído). Para isso nós podemos usar a função rand() do módulo random da biblioteca NumPy do Python. Veja um exemplo:# importamos o módulo random da biblioteca NumPy import numpy as np # método principal def main(): # vamos gerar um número decimal aleatório de 0 (incluído) # à 1 (não incluído) valor = np.random.rand() print("O número sorteado foi: {0}".format(valor)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: O número sorteado foi: 0.2037063569952866 Note que o número retornado pela função rand() é um float com uma precisão semelhante ao double em outras linguagens de programação. Veja agora uma modificação deste código para gerar 10 números aleatórios: # importamos o módulo random da biblioteca NumPy import numpy as np # método principal def main(): # vamos gerar 10 números decimais aleatórios de 0 (incluído) # à 1 (não incluído) for i in range(10): valor = np.random.rand() print("O número sorteado foi: {0}".format(valor)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: O número sorteado foi: 0.57920714427429 O número sorteado foi: 0.06329414607318185 O número sorteado foi: 0.12184477988071851 O número sorteado foi: 0.5410663009618577 O número sorteado foi: 0.790229323250604 O número sorteado foi: 0.4733277307431061 O número sorteado foi: 0.7669969432159425 O número sorteado foi: 0.6934927410217504 O número sorteado foi: 0.13216036543343856 O número sorteado foi: 0.6958612722883786 |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como renomear um arquivo em PHP usando a função rename()Quantidade de visualizações: 26881 vezes |
Arquivos podem ser renomeados em PHP usando a função rename(). Esta função recebe o caminho e nome atual do arquivo e o novo caminho e nome. Se o destino for diferente, o arquivo será movido de um diretório para outro. Veja um exemplo:<?php // renomeia o arquivo testes.txt para testes2.txt $de = "/site/public_html/testes.txt"; $para = "/site/public_html/testes2.txt"; if(rename($de, $para)){ echo "Arquivo renomeado com sucesso."; } else{ echo "Não foi possível renomear o arquivo."; } ?> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Arquivo renomeado com sucesso. A função rename() da linguagem PHP retorna um valor boolean (verdadeiro ou falso) indicando se a operação foi realizada com sucesso ou se houve um erro. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Java - Como usar o laço for para percorrer os elementos de um array e exibí-los na ordem original e invertidosQuantidade de visualizações: 15060 vezes |
Pergunta/Tarefa: Considere o seguinte array de inteiros: // um array de inteiros contendo sete elementos int valores[] = {6, 9, 12, 34, 83, 20, 17}; Seu programa deverá exibir a seguinte saída: Ordem original: 6 9 12 34 83 20 17 Ordem inversa: 17 20 83 34 12 9 6 public static void main(String[] args){ // um vetor de inteiros contendo sete elementos int valores[] = {6, 9, 12, 34, 83, 20, 17}; // primeiro vamos exibir os valores do vetor na ordem original System.out.println("Ordem original:\n"); for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print(valores[i] + " "); } // agora vamos exibir na ordem inversa System.out.println("\n\nOrdem inversa:\n"); for(int i = valores.length - 1; i >= 0; i--){ System.out.print(valores[i] + " "); } } |
Rust ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como somar os elementos de um array em RustQuantidade de visualizações: 616 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos somar os valores de um vetor na linguagem Rust. Para isso nós vamos usar um laço for e percorrer os itens do array um de cada vez. Note também o uso da função len() para retornar o tamanho do array. Veja o código Rust completo para o exemplo: // esta é a função principal do programa Rust fn main() { // vamos criar um array com 6 elementos let valores:[i32;6] = [5, 2, 3, 7, 4, 1]; // para guardar a soma let mut soma:i32 = 0; // vamos mostrar o conteúdo do array println!("Os elementos do array são: {:?}", valores); // agora vamos somar os elementos do array for i in 0..valores.len() { soma = soma + valores[i]; } // e mostramos o resultado println!("A soma dos elementos é: {}", soma); } Ao executarmos este código Rust nós teremos o seguinte resultado: Os elementos do array são: [5, 2, 3, 7, 4, 1] A soma dos elementos é: 22 |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação orientada a objetos em PHP - Como usar herança em PHPQuantidade de visualizações: 11843 vezes |
Quando estamos projetando as classes que farão parte de um sistema, é aconselhável ter em mente um conceito muito importante da programação orientada a objetos: a herança. O que um aluno, um professor e um funcionário possuem em comum? Todos eles são pessoas e, portanto, compartilham alguns dados comuns. Todos têm nome, idade, endereço, etc. E, o que diferencia um aluno de uma outra pessoa qualquer? Um aluno possui uma matrícula; Um funcionário possui um código de funcionário, data de admissão, salário, etc; Um professor possui um código de professor e informações relacionadas à sua formação. É aqui que a herança se torna uma ferramenta de grande utilidade. Podemos criar uma classe Pessoa, que possui todos os atributos e métodos comuns a todas as pessoas e herdar estes atributos e métodos em classes mais específicas, ou seja, a herança parte do geral para o mais específico. Comece criando uma classe Pessoa como mostrado no código a seguir: <? class Pessoa{ public $nome; public $idade; } ?> Esta classe possui os atributos $nome e $idade. Estes atributos são comuns a todas as pessoas. Veja agora como podemos criar uma classe Aluno que herda estes atributos da classe Pessoa e inclui seu próprio atributo, a saber, seu número de matrícula. Eis o código: <? class Pessoa{ public $nome; public $idade; } class Aluno extends Pessoa{ public $matricula; } ?> Observe que, em PHP, a palavra-chave usada para indicar herança é extends. A classe Aluno agora possui três atributos: $nome, $idade e $matricula. Veja um trecho de código mais completo, no qual este relacionamento é mais fácil de ser percebido: <? class Pessoa{ public $nome; public $idade; } class Aluno extends Pessoa{ public $matricula; } $aluno = new Aluno; $aluno->nome = "Osmar J. Silva"; $aluno->idade = 36; $aluno->matricula = "AC33-65"; // Exibe o resultado echo "Nome: " . $aluno->nome . "<br>" . "Idade: " . $aluno->idade . "<br>" . "Matrícula: " . $aluno->matricula; ?> A herança nos fornece um grande benefício. Ao concentrarmos características comuns em uma classe e derivar as classes mais específicas a partir desta, nós estamos preparados para a adição de novas funcionalidades ao sistema. Se mais adiante uma nova propriedade comum tiver que ser adicionada, não precisaremos efetuar alterações em todas as classes. Basta alterar a superclasse e pronto. As classes derivadas serão automaticamente atualizadas. |
C# ::: Windows Forms ::: ListBox |
Como inserir um item em uma determinada posição da ListBox do C# Windows Forms usando o método Insert()Quantidade de visualizações: 931 vezes |
Em algumas situações nós gostaríamos de adicionar um novo item a uma ListBox do C# Windows Forms e indicar a posição (índice) na qual ela deverá ficar. Para isso podemos usar a função Insert() do objeto Items da ListBox. O método Insert() recebe o índice no qual o elemento será inserido e o item a ser inserido. Veja um exemplo de seu uso no trecho de código a seguir: private void button2_Click(object sender, EventArgs e) { // insere um item na terceira posição listBox1.Items.Insert(2, "Fortaleza"); } Se o índice fornecido para o método Insert() não estiver dentro da faixa de índices válidos para os elementos da ListBox, uma exceção do tipo ArgumentOutOfRangeException será atirada: System.ArgumentOutOfRangeException HResult=0x80131502 Message=InvalidArgument=Value '20' não é um valor válido para 'index'. Parameter name: index Source=System.Windows.Forms StackTrace: em System.Windows.Forms.ListBox.ObjectCollection.Insert(Int32 index, Object item) |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como abrir um arquivo em PHP - Passos necessários para abrir um arquivo usando PHPQuantidade de visualizações: 18268 vezes |
Nesta dica mostrarei os passos necessários para abrir um arquivo usando PHP. Note que usei a função file_exists() para verificar se o caminho e nome do arquivo indicados existem no sistema. Em seguida efetuamos uma chamada à função fopen() indicando que o arquivo será aberto no modo leitura. Veja como coloquei todo o código em uma exceção try..catch. Usar exceções em PHP é a melhor forma de garantir que seus códigos responderão corretamente a eventos inesperados. Veja o código completo para o exemplo: <?php // Informe o nome do arquivo que você deseja abrir $arquivo = "c:\\estudos_php\\teste.txt"; // Use a função file_exists() para confirmar a existência do // do arquivo. if(file_exists($arquivo)){ // Tente abrir o arquivo (neste exemplo vamos abrí-lo para leitura) try{ if($readfile = fopen($arquivo, "r")){ // Já podemos manipular o arquivo. echo "Arquivo aberto com sucesso."; } else{ // Não foi possível abrir. Vamos lançar uma exceção. throw new exception("Não consegui abrir o arquivo."); } } catch(exception $e){ echo $e->getmessage(); } } else{ echo "Arquivo não existe."; } ?> Ao executar este código PHP nós teremos duas situações. Se o arquivo existir, a mensagem "Arquivo aberto com sucesso." será exibida. Se o arquivo não existir, a mensagem "Arquivo não existe". Há ainda uma terceira mensagem, que será exibida caso a exceção for atirada, indicando que o arquivo não pôde ser aberto por alguma outra razão. |
Delphi ::: dbExpress ::: TSQLDataSet |
Como obter a quantidade de campos nos registros retornados em um TSQLDataSet do Delphi usando a propriedade FieldCountQuantidade de visualizações: 11075 vezes |
Em algumas situações precisamos saber a quantidade de campos retornados em um objeto TSQLDataSet depois de dispararmos o comando SQL SELECT definido em sua propriedade CommandText. Para isso podemos usar a propriedade FieldCount. Veja sua assinatura: property FieldCount: Integer; Esta propriedade é definida originalmente em TDataSet e herdada pela classe TSQLDataSet. Veja um trecho de código no qual disparamos um comando SQL SELECT em uma tabela contatos e exibimos a quantidade de campos dos registros retornados: procedure TForm3.Button1Click(Sender: TObject); begin // vamos definir o comando SQL a ser executado SQLDataSet1.CommandText := 'SELECT * FROM contatos'; // vamos executar o comando SQLDataSet1.Open; // vamos obter a quantidade de registros retornados ShowMessage('Quantidade de campos retornados: ' + IntToStr(SQLDataSet1.FieldCount)); end; Ao executarmos este trecho de código teremos uma mensagem com o seguinte texto: Quantidade de campos retornados: 5. Note que a propriedade FieldCount inclui somente os campos listados na propriedade Fields. Quaisquer campos agregados listados pela propriedade AggFields não são incluídos na contagem. |
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