Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 32,90
Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List)

Como excluir e retornar o último item de uma lista Python usando o método pop()

Quantidade de visualizações: 9093 vezes
Nesta dica mostrarei como remover e retornar o último item de uma List do Python usando o método pop(). Veja um exemplo no qual temos uma lista com 6 inteiros. Note o resultado da lista após a chamada à função pop().

Eis o código Python completo:

"""
  Este exemplo mostra como remover e retornar
  o último item de uma lista
"""

def main():
  # cria uma lista de inteiros
  valores = [4, 23, 7, 1, 0, 54]
  
  # imprime a lista
  print(valores)

  # remove o último item
  valor = valores.pop()
  print("Item removido:", valor)

  # exibe a lista novamente
  print(valores)
    
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

[4, 23, 7, 1, 0, 54]
Item removido: 54
[4, 23, 7, 1, 0]

É importante observar que um erro do tipo

Exception has occurred: IndexError
pop from empty list

será exibido se chamarmos o método pop() em uma List vazia.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como testar se duas strings são iguais em PHP sem considerar maiúsculas e minúsculas usando a função strcasecmp()

Quantidade de visualizações: 77 vezes
Em algumas situações nós gostaríamos de testar se duas strings são iguais em PHP, sem diferentes letras maiúsculas e minúsculas. Isso pode ser feito com o auxílio da função strcasecmp(), que retorna um valor 0 se as duas strings forem iguais.

Veja um exemplo completo de seu uso:

<?php
  $palavra1 = "Programar";
  $palavra2 = "PROGRAMAR";
  echo "A primeira palavra é: " . $palavra1;
  echo "\nA segunda palavra é: " . $palavra2;

  if(strcasecmp($palavra1, $palavra2) == 0){
    echo "\nAs duas palavras são iguais"; 
  }
  else{
    echo "\nAs duas palavras são diferentes";  
  }
?>

Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

A primeira palavra é: Programar
A segunda palavra é: PROGRAMAR
As duas palavras são iguais


C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como escrever uma função C que verifica se duas strings são iguais ou diferentes (sem considerar maiúsculas e minúsculas)

Quantidade de visualizações: 9907 vezes
Esta dica mostra como escrever uma função em linguagem C que verifica se duas strings são iguais ou diferentes (sem considerar maiúsculas e minúsculas, ou seja, case insensitive). O nome da função é str_equal(). Esta função aceita duas strings como argumentos e retorna 1 se estas forem iguais e 0 em caso contrário. Experimente, faça as devidas alterações e adicione mais esta função ao seu repertório de códigos C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
#include <ctype.h>

// função personalizada que permite verificar
// se duas strings são iguais ou diferentes sem
// considerar maiúsculas e minúsculas
int str_equal(const char *str1, const char *str2){
  while((toupper(*str1) == toupper(*str2)) && (*str1)){
    str1++;
    str2++;
  }

  return((*str1 == 0) && (*str2 == 0));
}

int main(int argc, char *argv[]){
  char palavra1[] = "Java";
  char palavra2[] = "Java";

  if(str_equal(palavra1, palavra2) == 1)
    printf("As palavras sao iguais");
  else
    printf("As palavras sao diferentes");

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como calcular a diferença de anos, meses ou dias entre duas datas em C# usando a função Subtract() da classe DateTime

Quantidade de visualizações: 21531 vezes
Esta dica mostra como obter a diferença de anos, meses ou dias entre duas datas. O truque aqui é usar o método Subtract() da estrutura DateTime. Este método recebe um objeto DateTime, subtrai seus valores do DateTime atual e retorna um objeto TimeSpan, usada para representar um intervalo de tempo. Veja o código completo:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // vamos obter a diferença em anos, meses ou dias entre
      // duas datas
      DateTime data_inicial = new DateTime(2008, 4, 10);  // 10/04/2008
      DateTime data_final = new DateTime(2008, 5, 15);  // 15/05/2008

      // obtém a diferença
      TimeSpan dif = data_final.Subtract(data_inicial);

      // exibe o resultado
      System.Console.WriteLine("Diferença em:\nAnos: " +
        (dif.Days / 365) + "\nMeses: " + (dif.Days / 30) +
        "\nDias: " + dif.Days);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Diferença em:
Anos: 0
Meses: 1
Dias: 35

Tome cuidado. Este método pode lançar uma exceção do tipo ArgumentOutOfRangeException se os valores fornecidos estiverem fora das faixas permitidas.


Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação orientada a objetos em Java - Java OOP - Como usar variáveis estáticas em suas classes Java

Quantidade de visualizações: 12058 vezes
Variáveis estáticas podem ser definidas em Java por meio do uso da palavra-chave static. Uma variável estática pertence à classe na qual ela é definida e não à cada uma de suas instâncias. Pareceu confuso? Você pode pensar assim: quando definida com o modificador static, uma variável será única na classe, não importa a quantidade de instâncias da classe que serão criadas. Cada uma destas instâncias compartilhará o valor da variável estática.

Além disso, uma variável estática pode ser acessada por meio do nome da classe, sem a necessidade de uma referência a uma de suas instâncias. Uma variável estática pode ser public, private ou protected.

Vamos ver um exemplo? Considere a situação na qual gostaríamos de criar um identificador único para cada um dos objetos de uma classe. Veja o código para a classe Livro:

Código para Livro.java:

package estudos;

public class Livro {
  // variáveis privadas
  private String titulo; // título do livro
  // variável estática que permitirá definir um
  // identificador único para cada livro
  private static int id;

  // construtor da classe Livro
  public Livro(){
    // vamos incrementar a variável estática
    Livro.id++;
  }

  // método que permite obter o id do livro
  public int getId(){
    return Livro.id;
  }

  // método que permite definir o título do livro
  public void setTitulo(String titulo){
    this.titulo = titulo;
  }

  // método que permite obter o título do livro
  public String getTitulo(){
    return this.titulo;
  }
}

Veja agora como criar três objetos da classe Livro a partir do método main() da aplicação:

Código para Main.java:

package estudos;

public class Main {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos criar um objeto da classe Livro
    Livro a = new Livro();
    a.setTitulo("Programando em Java 2");

    // vamos exibir os dados do livro
    System.out.println("Id: " + a.getId());
    System.out.println("Titulo: " + a.getTitulo());

    // vamos criar mais um livro
    Livro b = new Livro();
    b.setTitulo("A biblia do C/C++");

    // vamos exibir os dados do livro
    System.out.println("Id: " + b.getId());
    System.out.println("Titulo: " + b.getTitulo());

    // e mais um livro aqui
    Livro c = new Livro();
    c.setTitulo("PHP + MySQL");

    // vamos exibir os dados do livro
    System.out.println("Id: " + c.getId());
    System.out.println("Titulo: " + c.getTitulo());
  }
}

Ao executar esta aplicação teremos o seguinte resultado:

Id: 1
Titulo: Programando em Java 2
Id: 2
Titulo: A biblia do C/C++
Id: 3
Titulo: PHP + MySQL

Como podemos ver, a cada instância criada a variável id é incrementada em 1. Caso você não tenha entendido todo o processo, este incremento acontece no construtor da classe Livro. Veja:

// vamos incrementar a variável estática
Livro.id++;

Nas situações em que as variáveis estáticas são públicas, podemos acessá-la usando o nome da classe seguida de um ponto. Assim, se a variável id fosse pública, poderíamos acessá-la de qualquer lugar de nossa aplicação da seguinte forma:

System.out.println(Livro.id);


C# ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

C# Windows Forms - Como tratar eventos do mouse em suas aplicações C# Windows Forms

Quantidade de visualizações: 16617 vezes
Aplicações de interface gráfica (GUI) em C# fazem uso extensivo do mouse e qualquer classe que herde de System.Windows.Forms.Control pode receber e tratar seus eventos. Os eventos do mouse mais comuns são pressionamento (click), liberação, movimento, etc. E cada um possui suas particularidades.

Sempre que um evento do mouse ocorre, as informações sobre tal evento são fornecidas ao método de tratamento de evento por meio de um objeto da classe MouseEventArgs (alguns eventos usam EventArgs) e o delegate usado para criar os gerenciadores de eventos do mouse é MouseEventHandler. Veja, por exemplo, o tratador de evento para o evento MouseClick de um Button:

private void button1_MouseClick(object sender, MouseEventArgs e){
  MessageBox.Show("Sou um Button e acabei de ser clicado!");
}

A classe MouseEventArgs é muito útil, pois é ela que nos permite obter informações sobre qual botão foi pressionado, as coordenadas x e y do evento, se um duplo-clique ocorreu, etc.

Veja um trecho de código no qual verificamos qual botão do mouse foi pressionado durante um evento MouseUp em um formulário:

private void Form1_MouseUp(object sender, MouseEventArgs e){
  if(e.Button == MouseButtons.Left){
    MessageBox.Show("Fui clicado com o botão esquerdo!");
  }
  else if(e.Button == MouseButtons.Right){
    MessageBox.Show("Fui clicado com o botão direito!");
  }
  else if (e.Button == MouseButtons.Middle){
    MessageBox.Show("Fui clicado com o botão do meio!");
  }
  else{
    MessageBox.Show("O que está acontecendo?");
  }
}

Veja os eventos do mouse que possuem um objeto da classe EventArgs:

a) MouseEnter - Ocorre quando o cursor do mouse entra na área de um controle.

b) MouseLeave - Ocorre quando o cursor do mouse deixa a área de um controle.

c) Click - Ocorre quando clicamos na área de um controle. Note que um click do mouse envolve pressionar e liberar o botão do mouse.

Veja os eventos do mouse que possuem um objeto da classe MouseEventArgs:

a) MouseDown - Ocorre quando o botão do mouse é pressionado dentro da área de um controle.

b) MouseHover - Ocorre quando o cursor do mouse pára sobre a área de um controle (sem clique, pressionamento ou movimento).

c) MouseMove - Ocorre quando movimentamos o mouse na área de um controle.

d) MouseUp - Ocorre quando o botão do mouse é liberado sobre a área de um controle.

e) MouseClick - Ocorre quando clicamos na área de um controle. Note que um click do mouse envolve pressionar e liberar o botão do mouse.

Há algumas diferenças significativas entre os eventos Click e MouseClick. Não deixe de consultar as outras dicas desta seção para aprofundar seus conhecimentos.


Java ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens

Como converter uma imagem colorida para tons de cinza em Java usando o filtro GrayFilter - Processamento de imagens em Java

Quantidade de visualizações: 11560 vezes
O exemplo abaixo mostra como usar a classe GrayFilter para converter uma imagem JPG colorida em uma imagem com tons de cinza. Veja que o segundo argumento no construtor da classe GrayFilter que usamos permite definir o nível de cinza (em porcentagem) que será aplicado:

import java.awt.*;
import java.io.*;
import java.awt.image.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
import javax.imageio.*;

public class Estudos extends JFrame{
  private BufferedImage imagem;
  private BufferedImage imagemCinza;
  AreaImagem areaImagem;  

  public Estudos(){
    super("Estudos Java");
    
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new BorderLayout());
	
    JButton btn = new JButton("Carregar Imagem");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          JFileChooser fc = new JFileChooser();

          int res = fc.showOpenDialog(null);
          if(res == JFileChooser.APPROVE_OPTION){
	    File arquivo = fc.getSelectedFile();  
          
            imagem = null;
          
            try{
              imagem = ImageIO.read(arquivo);
            }
            catch(IOException exc){
              JOptionPane.showMessageDialog(null, 
                "Erro ao carregar a imagem: " + 
                exc.getMessage());
            }

            if(imagem != null){
              areaImagem.imagem = imagem;
              areaImagem.repaint();  
            }
          }
        }
      }
    );

    JButton btn2 = 
      new JButton("Converter Escala Cinza");
    btn2.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          converterEscalaCinza();
        }
      }
    );

    JPanel painel = new JPanel();
    painel.setLayout(new FlowLayout());    
    painel.add(btn);
    painel.add(btn2);

    c.add(painel, BorderLayout.SOUTH);
    
    // Cria a área de exibição da imagem
    areaImagem = new AreaImagem();
    c.add(areaImagem, BorderLayout.CENTER);    
	
    setSize(400, 300);
    setVisible(true);
  }

  public void converterEscalaCinza(){
    ImageFilter filter = new GrayFilter(true, 30);
    ImageProducer producer = new FilteredImageSource(
      imagem.getSource(), filter);
    Image imagemTemp = this.createImage(producer);

    // precisamos converter Image para BufferedImage
    imagemCinza = new BufferedImage(imagem.getWidth(),
      imagem.getHeight(), BufferedImage.TYPE_INT_RGB);
    Graphics g = imagemCinza.getGraphics();
    g.drawImage(imagemTemp, 0, 0, null);
    g.dispose();

    areaImagem.imagem = imagemCinza;
    areaImagem.repaint();
  }
  
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

// Sub-classe de JPanel para exibir a imagem
class AreaImagem extends JPanel{
  public BufferedImage imagem;

  public void paintComponent(Graphics g){ 
    super.paintComponent(g);
    
    // desenha a imagem no JPanel
    g.drawImage(imagem, 0, 0, this);
  } 
}



Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TComboBox

Como retornar o texto do item selecionado em um ComboBox do Delphi

Quantidade de visualizações: 28935 vezes
Uma das tarefas mais frequentes que precisamos realizar quando estamos usando o controle TComboBox em nossas aplicações Delphi é obter o texto do item selecionado. Isso pode ser feito fornecendo-se o índice do item selecionado (itemIndex) como subscrito para a propriedade Items (do tipo TStrings) do ComboBox. Veja o exemplo abaixo:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  item: string;
begin
  // vamos obter o valor do item selecionado no ComboBox
  item := ComboBox1.Items[ComboBox1.ItemIndex];

  // mostra o resultado
  ShowMessage('O item selecionado é: ' + item);
end;

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Java ::: Java + MySQL ::: Metadados da Base de Dados (Database Metadata)

Java MySQL - Como obter uma lista das funções de strings e caracteres suportadas pelo MySQL usando o método getStringFunctions() da interface DatabaseMetaData

Quantidade de visualizações: 5427 vezes
Em algumas situações gostaríamos de, via código, obter uma lista das funções de strings e caracteres suportadas pelo MySQL. Para isso podemos usar o método getStringFunctions() da interface DatabaseMetaData. É importante observar que, no Sun Microsystem's JDBC Driver for MySQL, a interface DatabaseMetaData é implementada por uma classe do mesmo nome, no pacote com.mysql.jdbc.DatabaseMetaData. E esta classe implementa o método getStringFunctions() de forma a retornar a lista de funções de string e caracteres separadas por vírgulas.

Veja um trecho de código Java no qual listamos todas as funções de strings e caracteres suportados no MySQL 5.0:

package estudosbancodados;

import java.sql.Connection;
import java.sql.DatabaseMetaData;
import java.sql.DriverManager;
import java.sql.SQLException;

public class EstudosBancoDados{
  public static void main(String[] args) {
    // strings de conexão
    String databaseURL = "jdbc:mysql://localhost/estudos";
    String usuario = "root";
    String senha = "osmar1234";
    String driverName = "com.mysql.jdbc.Driver";

    try {
      Class.forName(driverName).newInstance();
      Connection conn = DriverManager.getConnection(databaseURL, usuario, senha);

      // vamos obter um objeto da classe com.mysql.jdbc.DatabaseMetaData
      DatabaseMetaData dbmd = conn.getMetaData();

      // vamos obter a lista de funções de strings e caracteres disponíveis
      // nesta versão do SQL Server
      String funcoesStringChar = dbmd.getStringFunctions();

      // como a lista de funções está separada por vírgulas, vamos obter
      // uma matriz de strings
      String funcoes[] = funcoesStringChar.split(",");

      // vamos mostrar o resultado
      for(int i = 0; i < funcoes.length; i++){
        System.out.println(funcoes[i]);
      }
    }
    catch (SQLException ex) {
      System.out.println("SQLException: " + ex.getMessage());
      System.out.println("SQLState: " + ex.getSQLState());
      System.out.println("VendorError: " + ex.getErrorCode());
    }
    catch (Exception e) {
      System.out.println("Problemas ao tentar conectar com o banco de dados: " + e);
    }
  }
}

Ao executarmos este código teremos o seguite resultado:

ASCII
BIN
BIT_LENGTH
CHAR
CHARACTER_LENGTH
CHAR_LENGTH
CONCAT
CONCAT_WS
CONV
ELT
EXPORT_SET
FIELD
FIND_IN_SET
HEX
INSERT
INSTR
LCASE
LEFT
LENGTH
LOAD_FILE
LOCATE
LOCATE
LOWER
LPAD
LTRIM
MAKE_SET
MATCH
MID
OCT
OCTET_LENGTH
ORD
POSITION
QUOTE
REPEAT
REPLACE
REVERSE
RIGHT
RPAD
RTRIM
SOUNDEX
SPACE
STRCMP
SUBSTRING
SUBSTRING
SUBSTRING
SUBSTRING
SUBSTRING_INDEX
TRIM
UCASE
UPPER


C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Datas e horas em C# - Como obter o valor numérico do dia da semana para uma determinada data usando C#

Quantidade de visualizações: 68 vezes
A propriedade DayOfWeek da classe DateTime da linguagem C# retorna um valor numérico que corresponde ao dia da semana. Assim, se o dia for domingo, o retorno será 0. Se for segunda-feira, o resultado será 1, e assim por diante.

Veja o código completo para o exemplo:

using System;

namespace Estudos{
  class Program{
    static void Main(string[] args) {
      // domingo = 0, segunda = 1, etc
      DateTime agora = DateTime.Now;
      int dia_semana = (int)agora.DayOfWeek;
      Console.WriteLine("O valor numérico do dia da semana é: {0:D}", dia_semana);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

O valor numérico do dia da semana é: 2

Carregar Publicações Anteriores


Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares

Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo

Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes

Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site

Últimos Exercícios Resolvidos

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 98 usuários muito felizes estudando em nosso site.