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C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Arquivos e Diretórios |
Arquivos e diretórios em C++ - Como escrever em arquivos usando a função WriteFile() da API do WindowsQuantidade de visualizações: 9250 vezes |
A função WriteFile() da Win32 API é útil quando precisamos escrever em arquivos. Esta função foi projetada para escritas síncronas e assíncronas, enquanto WriteFileEx() é somente para escritas assíncronas. Veja o protótipo desta função: BOOL WINAPI WriteFile( HANDLE hFile, LPCVOID lpBuffer, DWORD nNumberOfBytesToWrite, LPDWORD lpNumberOfBytesWritten, LPOVERLAPPED lpOverlapped ); Antes de escrevermos em um arquivo, é importante entendermos o significado dos parâmetros da função WriteFile(): a) HANDLE hFile - Este é o handle para o arquivo no qual queremos escrever. Este handle deve ser criado com os direitos de acesso de escrita GENERIC_WRITE. b) LPCVOID lpBuffer - Um ponteiro para o buffer que contém os dados que serão escritos no arquivo. c) DWORD nNumberOfBytesToWrite - O número de bytes a serem escritos no arquivo. d) LPDWORD lpNumberOfBytesWritten - Um ponteiro para uma variável que receberá o número de bytes escritos. A função WriteFile() define o valor desta variável como zero antes de fazer seu trabalho ou verificação de erro. d) LPOVERLAPPED lpOverlapped - Um ponteiro para um estrutura OVERLAPPED. Esta estrutura é exigida se o handle para o arquivo for obtido usando FILE_FLAG_OVERLAPPED para o parâmetro dwFlagsAndAttributes da função CreateFile(). Geralmente usamos NULL para este parâmetro. Veja um trecho de código no qual usamos a função WriteFile() para escrever duas linhas em um arquivo texto: #include <cstdlib> #include <iostream> #include <windows.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // dados a serem escritos no arquivo CHAR frase[80]; DWORD nOut; // bytes escritos // nome do arquivo CHAR arquivo[] = "C:\\testes.txt"; // vamos abrir o arquivo para escrita. // se o arquivo não existir nós vamos criá-lo. HANDLE hArquivo = CreateFile(arquivo, GENERIC_WRITE, 0, NULL, CREATE_ALWAYS, FILE_ATTRIBUTE_NORMAL, NULL); if(hArquivo == INVALID_HANDLE_VALUE){ cout << "Erro ao abrir o arquivo: " << GetLastError() << endl; } else{ // arquivo aberto com sucesso. Vamos escrever // dados a serem escritos no arquivo CHAR frase1[80] = "Programar em C++ é bom demais\r\n"; CHAR frase2[80] = "E a Win32 é da hora!!!!"; DWORD nOut; // bytes escritos // vamos escrever a primeira frase WriteFile(hArquivo, frase1, strlen(frase1), &nOut, NULL); cout << nOut << " bytes foram escritos. " << endl; // vamos escrever a segunda frase WriteFile(hArquivo, frase2, strlen(frase2), &nOut, NULL); cout << nOut << " bytes foram escritos. " << endl; } // vamos fechar o handle CloseHandle(hArquivo); system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } |
Laravel ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Passos Iniciais |
Como efetuar uma instalação do Laravel no Windows usando o ComposerQuantidade de visualizações: 2890 vezes |
O Laravel é um framework PHP livre e open-source criado por Taylor B. Otwell para o desenvolvimento de sistemas web que utilizam o padrão MVC (model, view, controller) ou seja, o padrão Modelo-Visão-Controlador. Algumas características proeminentes do Laravel são sua sintaxe simples e concisa, um sistema modular com gerenciador de dependências dedicado, várias formas de acesso a banco de dados relacionais e vários utilitários indispensáveis no auxílio ao desenvolvimento e manutenção de sistemas. De acordo com uma pesquisa feita em Março de 2015 com desenvolvedores, o Laravel foi listado como o framework PHP mais popular de 2015, seguido pelo Symfony2, Nette, CodeIgniter, Yii2 e outros. Em Agosto de 2015, o Laravel já era o principal framework de projetos PHP no GitHub. Laravel foi desenvolvido sob o MIT License, tendo seu código-fonte hospedado no GitHub. Atualmente encontra-se na versão 7.3.0. Como baixar e instalar o Laravel Para instalar o framework Laravel, direcione o seu navegador para https://getcomposer.org. Esta é a página do Composer, um gerenciador de dependências para o PHP. Para esta dica eu baixei o instalador para o Windows Composer-Setup.exe. Durante o processo de instalação, tenha o cuidado de informar o caminho do php.exe no seu sistema. Concluída a instalação do Composer, abra uma janela de terminal e digite: composer Pressione Enter e você verá um resultado parecido com: C:\Users\samsung>composer ... why-not Shows which packages prevent the given package from being installed. Isso é um bom sinal. O Composer está pronto e já podemos continuar com a instalação do Laravel. Na mesma janela de terminal, digite o comando abaixo: composer global require laravel/installer Aguarde alguns minutos e você terá o seguinte resultado: Changed current directory to C:/Users/samsung/AppData/Roaming/Composer Using version ^3.1 for laravel/installer ... Writing lock file Generating autoload files 8 packages you are using are looking for funding. Use the `composer fund` command to find out more! Para testar se sua instalação do Laravel está pronta para uso, use a mesma janela de terminal ou abra uma nova e digite: laravel --version O resultado será algo como Laravel Installer 3.1.0. Agora, para finalizar, crie um diretório em um local de sua preferência, entre nele e dispare o comando a seguir: C:\Users\samsung>cd c:\estudos_laravel c:\estudos_laravel>laravel new cadastroclientes Pressione Enter, aguarde alguns segundos e então verifique que uma instalação fresquinha do Laravel foi feita no diretório que você indicou, e ela contém, já instaladas, todas as dependências necessárias para a criação do seu projeto. |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como converter todo o conteúdo de uma string para letras minúsculas usando a função AnsiLowerCase() do DelphiQuantidade de visualizações: 12976 vezes |
Algumas vezes precisamos converter todo o conteúdo de uma string para letras minúsculas. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função AnsiLowerCase(). Esta função recebe uma string e retorna outra string com todos os caracteres minúsculos. Veja o exemplo:procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var nome: string; begin nome := 'OSMAR'; // vamos converter a string para letras minúsculas nome := AnsiLowerCase(nome); // exibe o resultado ShowMessage(nome); end; Note que esta função suporta caracteres de mais de um byte e com acentuações. Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Apostila Java para iniciantes - Como substituir um caractere em uma string usando o método setCharAt() da classe StringBuffer do JavaQuantidade de visualizações: 183 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método setCharAt() da classe StringBuffer da linguagem Java para substituir caracteres individuais em uma palavra, frase ou texto. Veja um código completo, no qual trocamos a letra "j" por "J": package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ StringBuffer frase = new StringBuffer("Programar em java."); System.out.println(frase); frase.setCharAt(13, 'J'); // troca 'j' por 'J' System.out.println(frase); System.exit(0); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Programar em java. Programar em Java. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Ordenação e Pesquisa (Busca) |
Como usar a pesquisa ou busca linear ou sequencial nos elementos de um vetor em JavaQuantidade de visualizações: 4858 vezes |
A busca linear ou sequencial, muitas vezes chamada de pesquisa linear ou sequencial, é geralmente implementada por meio de um algorítmo que varre os elementos de um coleção sequencial, começando do primeiro elemento e indo até o último. Esta busca não é tão usada quando a pesquisa binária ou hashing, por ser considerada muito lenta quando aplicado a um conjunto de dados muito grande. A busca linear ou sequencial em um vetor Java pode ser descrito pelos seguintes passos: 1) Efetua a varredura dos elementos do vetor. 2) Compara o valor do elemento atual do vetor com o valor sendo pesquisado. 3) Se o valor for encontrado, efetue o procedimento desejado com o elemento do vetor. 4) Se a varredura alcançar o último elemento do vetor e o valor pesquisado não for encontrado, exiba uma mensagem de erro ou algum outro procedimento para alertar o usuário do programa. Veja um exemplo no qual declaramos e preenchemos um vetor de int com 5 elementos e em seguida usamos um método pesquisaLinear para verificar se um determinado valor existe no vetor: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String a[]){ // vamos criar um vetor de 5 elementos int int[] valores = {32, 7, 21, 4, 90}; // vamos pesquisar o valor 21 int valor = 21; // vamos verifiar se o valor está no vetor int indice = pesquisaLinear(valores, valor); if(indice > -1){ System.out.println("O valor foi encontrado no índice: " + indice); } else{ System.out.println("O valor não foi encontrado."); } } // método que permite efetuar a busca linear em um vetor public static int pesquisaLinear(int[] vetor, int valor){ // percorre os elementos do vetor for(int i = 0; i < vetor.length; i++){ // o valor foi encontrado? if(vetor[i] == valor){ return i; } } // não foi encontrado? vamos retornar -1 return -1; } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: O valor foi encontrado no índice: 2 Veja o mesmo código sem usar um método adicional, ou seja, a busca linear é feito dentro do método main() da classe Java: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String a[]){ // vamos criar um vetor de 5 elementos int int[] valores = {32, 7, 21, 4, 90}; // vamos pesquisar o valor 21 int valor = 21; // vamos verifiar se o valor está no vetor int indice = -1; // não foi encontrado // percorre os elementos do vetor for(int i = 0; i < valores.length; i++){ // o valor foi encontrado? if(valores[i] == valor){ indice = i; break; } } if(indice > -1){ System.out.println("O valor foi encontrado no índice: " + indice); } else{ System.out.println("O valor não foi encontrado."); } } } |
C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como arredondar valores de ponto-flutuante usando a função round() da linguagem CQuantidade de visualizações: 17424 vezes |
A função round() da linguagem C é usada quando precisamos arredondar um valor de ponto-flutuante (com casas decimais) para cima ou para baixo, de acordo com as seguintes regras: a) Se a parte fracionária for igual ou maior que 0,5, o valor será arredondado para o menor inteiro maior que o valor fornecido à função (arredonda para cima). b) Se a parte fracionária for menor que 0,5, o valor será arredondado para o maior inteiro menor que o valor fornecido à função (arredonda para baixo). Para entender o funcionamento desta função, vamos considerar o valor 4.3. Ao aplicarmos a função round() a este valor, o retorno será 4.0. Isso pode ser comprovado no trecho de código abaixo: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { printf("O valor 4.3 arredondado usando round() e %f", round(4.3)); printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: O valor 4.3 arredondado usando round() é 4.000000. |
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TStringGrid |
Como centralizar os títulos das colunas (ou o conteúdo de qualquer célula) de um TStringGrid do DelphiQuantidade de visualizações: 13806 vezes |
Em algumas situações nós precisamos centralizar os títulos das colunas de um TStringGrid. Em geral os títulos das colunas são exibidos nas células da primeira linha fixa do TStringGrid. Nesta dica eu mostrarei a forma mais comum de alcançar este efeito. Note que a técnica pode ser usada para centraliar o conteúdo de qualquer célula da grid: procedure TForm1.StringGrid1DrawCell(Sender: TObject; ACol, ARow: Integer; Rect: TRect; State: TGridDrawState); var conteudo: String; alinhamento_anterior: Word; begin // vamos centralizar os títulos das colunas, ou seja, o conteúdo // das células na primeira linha if ARow = 0 then begin // vamos obter o conteúdo da célula conteudo := (Sender as TStringGrid).Cells[ACol, ARow]; // vamos obter o alinhamento atual alinhamento_anterior := SetTextAlign((Sender as TStringGrid).Canvas.Handle, TA_CENTER); // vamos colocar o conteúdo de volta na célula (Sender as TStringGrid).Canvas.TextRect(Rect, Rect.Left + (Rect.Right - Rect.Left) div 2, Rect.Top + 5, conteudo); // vamos voltar o alinhamento anterior para as demais células SetTextAlign((Sender as TStringGrid).Canvas.Handle, alinhamento_anterior); end; end; Aqui nós temos duas chamadas à função SetTextAlign() da API do Windows. Na primeira vez nós obtemos o alinhamento atual e definimos o novo alinhamento como TA_CENTER. Na segunda chamada nós voltamos o alinhamento anterior. Se não fizermos este procedimento, todas as demais células da grid terão seus conteúdos também alinhados ao centro. |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico |
Exercícios Resolvidos de Python - Como testar se um número é potência de dois usando PythonQuantidade de visualizações: 764 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Python contendo um método que recebe um número inteiro e retorna um valor boolean indicando se o valor informado é potência de dois. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um valor inteiro: 8 O valor 8 é potência de dois Informe um valor inteiro: 34 O valor 34 não é potência de dois Informe um valor inteiro: 64 O valor 64 é potência de dois Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: # método que recebe um número inteiro e informe se ele é # potência de dois def is_potencia_dois(n): # usamos o operador AND de bits para verificar se n AND n-1 # é igual a 0 return (n > 0) and (n & (n - 1)) == 0 # método principal def main(): # vamos pedir para o usuário informar um valor inteiro valor = int(input("Informe um valor inteiro: ")) # vamos testar se o número informado é potência de dois if is_potencia_dois(valor): print("O valor {0} é potência de dois".format(valor)) else: print("O valor {0} não é potência de dois".format(valor)) if __name__== "__main__": main() |
VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como verificar se um número é par ou ímpar em VB.NETQuantidade de visualizações: 20947 vezes |
Em várias situações nós lidamos com códigos VB.NET nos quais precisamos verificar se um determinado valor é par ou ímpar. Para efetuar este teste, nós só precisamos usar o operador Mod, que retorna o resto de uma divisão envolvendo inteiros. Assim, se o resto da divisão for 0, sabemos que o número é par e, em caso contrário, será ímpar. Veja o código completo para o exemplo que lê um número e informa se ele é par ou ímpar: Imports System Module Program Sub Main(args As String()) Dim valor As Integer Console.Write("Informe um número inteiro: ") valor = Val(Console.ReadLine()) If valor Mod 2 = 0 Then Console.WriteLine("O número é par") Else Console.WriteLine("O número é ímpar") End If Console.WriteLine("\nPressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado: Informe um número inteiro: 38 O número é par Pressione qualquer tecla para sair... |
Delphi ::: Imagens, Gráficos e Cores ::: TBitmap (A classe TBitmap) |
Computação gráfica em Delphi - Como usar a classe TBitmap do DelphiQuantidade de visualizações: 16676 vezes |
A classe TBitmap encapsula um bitmap Windows (HBITMAP, um handle para um bitmap), incluindo sua paleta (HPALETTE, um handle para uma paleta de cores). Esta classe herda de TGraphic e é usada para criar, manipular (redimensionar, rolar, rotacionar, pintar, etc) e armazenar imagens na memória e como arquivos em disco. A classe TBitmap contém muitas propriedades e métodos úteis. Entre seus métodos podemos citar LoadFromFile(), usado para carregar uma imagem bitmap a partir do disco e guardá-la em memória como um objeto TBitmap. Veja o trecho de código abaixo: procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject); var bmp: TBitmap; begin // vamos criar o bitmap bmp := TBitmap.Create; // vamos carregar a imagem e guardá-la no bitmap bmp.LoadFromFile('foto.bmp'); // vamos desenhar o bitmap no formulário // começando nas coordenadas x = 0; y = 0 a partir // do canto superior esquerdo da área cliente do formulário Form2.Canvas.Draw(0, 0, bmp); // vamos liberar o bitmap bmp.Free; end; Aqui nós carregamos o bitmap foto.bmp e o desenhamos na superfície do formulário usando o método Draw() do Canvas do formulário. É possível também redimensionar o bitmap ao desenhá-lo no formulário. Veja este novo trecho de código: procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject); var bmp: TBitmap; retang: TRect; // um objeto TRect begin // vamos criar o bitmap bmp := TBitmap.Create; // vamos carregar a imagem e guardá-la no bitmap bmp.LoadFromFile('foto.bmp'); // vamos redimensionar o bitmap na memória de // acordo com o retângulo abaixo retang.Top := 0; retang.Left := 0; retang.Right := 200; retang.Bottom := 150; // vamos desenhar o bitmap usando o método // StretchDraw da classe TCanvas Form2.Canvas.StretchDraw(retang, bmp); // vamos liberar o bitmap bmp.Free; end; Aqui nós usamos um objeto do registro (record) TRect para criar um retângulo especificando o tamanho do bitmap e fornecemos tal retângulo, juntamente com o bitmap, para o método StretchDraw() da classe TCanvas. Este método redimensiona a imagem antes de desenhá-la na superfície do formulário. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
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