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E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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MySQL ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como usar a função NOW() para obter a data e hora atual do servidor MySQL

Quantidade de visualizações: 28184 vezes
As funções CURRENT_TIMESTAMP(), CURRENT_TIMESTAMP, LOCALTIME(), LOCALTIME, LOCALTIMESTAMP e LOCALTIMESTAMP() são sinônimos da função NOW().

A função NOW() pode ser usada para obter a data e hora atual do servidor MySQL como um valor no formato 'YYYY-MM-DD HH:MM:SS' ou YYYYMMDDHHMMSS.uuuuuu, dependendo se a função é usada em um contexto string ou numérico. O valor retornado é expresso no fuso horário atual do servidor. Veja:

SELECT NOW()


O valor retornado é algo como 2008-03-30 23:18:34. Observe agora uma chamada a esta função em um contexto numérico:

SELECT NOW() + 0

O resultado será algo como 20080430232607.000000.


C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica

Como calcular Velocidade Vetorial Média usando a linguagem C - C para Engenharia - Física - Mecânica - Cinemática

Quantidade de visualizações: 3044 vezes
Como calcular Velocidade Vetorial Média usando a linguagem C

Na Física, mais especificamente na Mecânica e Cinemática, nós estamos o tempo todo interessados em medir a "rapidez" com que uma partícula se move de um ponto para outro ponto. Por partícula podemos entender qualquer móvel: um carro, um avião, uma bola, uma pessoa, etc.

No caso de um movimento bidimensional ou tridimensional nós devemos considerar a grandeza velocidade média como vetores e usar a notação vetorial. Em outras dicas do site você encontrará cálculos envolvendo vetores e até mesmo calculadoras com as operações vetoriais mais comuns.

Dessa forma, a fórmula para obtenção da Velocidade Vetorial Média é:

\[\vec{v}_\text{méd} = \frac{\Delta \vec{r}}{\Delta t} \]

Onde __$\Delta \vec{r}__$ é a variação da posição da partícula e __$\Delta t__$ é a variação do tempo entre os dois deslocamentos cuja velocidade vetorial média querermos medir.

Antes de vermos o código C, dê uma boa olhada na imagem a seguir:



Nosso objetivo será calcular a velocidade vetorial média da partícula saindo da posição __$\vec{r}_1__$ = 10__$\hat{\imath}__$ + 7__$\hat{\jmath}__$ m (10, 7), no instante t1 = 2s, e indo para a posição __$\vec{r}_2__$ = 12__$\hat{\imath}__$ + 2__$\hat{\jmath}__$ m (12, 2) em t2 = 7s. Note que o trajeto da partícula foi marcado de verde na imagem.

E agora, finalmente, vamos ao código C que lê os valores das coordenadas x e y dos dois vetores de posições (inicial e final), o tempo de deslocamento inicial e final e mostra o vetor velocidade média:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
    
int main(int argc, char *argv[]){
  // coordenadas dos dois vetores de posições
  float x1, y1, x2, y2;
  // guarda o vetor delta r (variação do deslocamento)
  float delta_r_x, delta_r_y;
  // guarda o tempo inicial, tempo final e variacao (em segundos)
  float tempo_inicial, tempo_final, delta_t;
  // guarda as coordenadas do vetor velocidade
  float vetor_vm_x, vetor_vm_y; 
        
  // x e y do primeiro vetor
  printf("Coordenada x do primeiro vetor: ");
  scanf("%f", &x1);
  printf("Coordenada y do primeiro vetor: ");
  scanf("%f", &y1);
      
  // x e y do segundo vetor
  printf("Coordenada x do segundo vetor: ");
  scanf("%f", &x2);
  printf("Coordenada y do segundo vetor: ");
  scanf("%f", &y2);   
      
  // vamos ler o tempo inicial e tempo final    
  printf("Tempo inicial em segundos: ");
  scanf("%f", &tempo_inicial);
  printf("Tempo final em segundos: ");
  scanf("%f", &tempo_final);
	    
  // vamos calcular o vetor delta r
  delta_r_x = x2 - x1;
  delta_r_y = y2 - y1;
  
  // vamos calcular o delta t (variação do tempo)
  delta_t = tempo_final - tempo_inicial;
      
  // finalmente calculamos o vetor velocidade média
  vetor_vm_x = delta_r_x / delta_t;    
  vetor_vm_y = delta_r_y / delta_t; 
	    
  // mostramos o resultado
  printf("O Vetor Velocidade Média é: (%.2f, %.2f)m/s",
   vetor_vm_x, vetor_vm_y);
   
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro vetor: 10
Coordenada y do primeiro vetor: 7
Coordenada x do segundo vetor: 12
Coordenada y do segundo vetor: 2
Tempo inicial em segundos: 2
Tempo final em segundos: 7
O Vetor Velocidade Média é: (0.40, -1.00)m/s

Pressione qualquer tecla para continuar. . .

Note que aqui nós estamos usando vetores do R2, mas o processo é o mesmo para vetores do R3.


Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox

Como usar o controle TListBox em suas aplicações Delphi

Quantidade de visualizações: 13961 vezes
Objetos da classe TListBox, da unit StdCtrls, são controles do tipo lista de seleção. Este componente exibe uma lista com barras de rolagem contendo items que podem ser selecionados, adicionados ou excluídos. A classe TListBox é um wrapper (invólucro) para o controle LISTBOX da plataforma Windows. Em controles do tipo ListBox o usuário pode selecionar apenas um ítem ou vários itens de uma vez.

Em Delphi, a classe TListBox implementa o comportamento genérico definido em TCustomListBox. É esta classe que devemos usar para derivar nossa própria ListBox caso o controle TListBox não satisfaça as nossas necessidades. É claro que podemos partir de qualquer classe que herde de TCustomListBox.

A forma mais comum de adicionarmos um controle TListBox em nossos formulários é selecionando este componente na aba Standard e arrastando-o para a posição desejada na janela. Em seguida podemos adicionar itens na lista acessando sua propriedade Items, que são do tipo TStrings, ou seja, uma lista de strings. Ao clicarmos na propriedade Items no Object Inspector, um String List Editor será exibido. Basta inserir algumas strings nesta caixa de texto, pressionar o botão OK e verificar como o controle já exibe os itens que acabamos de inserir.

Em tempo de execução, itens podem ser adicionados à uma TListBox usando códigos parecidos com:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos inserir um novo item na TListBox
  ListBox1.Items.Add('Osmar J. Silva');
end;

Se precisarmos obter o texto do ítem selecionado em uma TListBox, podemos usar:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos obter o texto do item selecionado na TListBox
  ShowMessage(ListBox1.Items[ListBox1.ItemIndex]);
end;

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números

Como exibir apenas dois dígitos após o ponto decimal em JavaScript usando a função toFixed() do objeto Number

Quantidade de visualizações: 12770 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função toFixed() do objeto Number da linguagem JavaScript para convertermos um valor de ponto flutuante em uma string (em texto). Durante a conversão nós vamos especificar que queremos apenas dois dígitos depois do ponto decimal.

Veja o código JavaScript completo para o exemplo:

<!DOCTYPE html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; 
  charset=iso-8859-1" />
<title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>
  
<script type="text/javascript">
  // vamos obter o valor de 
  // PI 3.141592653589793
  var valor = Math.PI;
  document.write("PI: " + valor);
  
  // agora vamos converter o valor de PI para
  // string e arredondar para o número de
  // decimais desejados
  var res = valor.toFixed(2);
  document.write("<br>Resultado: " + res);
</script>
   
</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

PI: 3.141592653589793
Resultado: 3.14


PHP ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de PHP - Escreva um programa PHP para mover todos os zeros para o final do vetor, sem alterar a ordem dos elementos já presentes no array

Quantidade de visualizações: 1589 vezes
Pergunta/Tarefa:

Dado o seguinte vetor de inteiros:

// vamos declarar e construir um vetor de 8 inteiros
$valores = array(0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9);
Escreva um programa PHP para mover todos os zeros para o final do vetor, ou seja, para a direita, sem alterar a ordem dos elementos diferentes de zero já presentes no array e sem criar um vetor adicional ou temporário.

Sua saída deverá ser parecida com:

Vetor na ordem original:

0   3   0   5   7   4   0   9   

Vetor com os zeros deslocados para o final:

3   5   7   4   9   0   0   0
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando PHP:

<?php
  // Este código PHP pode ser executado tanto na linha
  // de comando quanto pelo servidor web
  
  // vamos declarar e construir um vetor de 8 inteiros
  $valores = array(0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9);
  	
  // vamos mostrar o vetor na ordem original
  echo("Vetor na ordem original:\n");
  for($i = 0; $i < count($valores); $i++){
    echo $valores[$i] . "  ";
  }
    
  // vamos inicializar j como 0 para que ele aponte para
  // o primeiro elemento do vetor
  $j = 0;
    
  // agora o laço for percorre todos os elementos do vetor,
  // incrementanto a variável i e deixando o j em 0
  for($i = 0; $i < count($valores); $i++){
    // encontramos um valor que não é 0
    if($valores[$i] != 0){
      // fazemos a troca entre os elementos nos índices
      // i e j
      $temp = $valores[$i];
      $valores[$i] = $valores[$j];
      $valores[$j] = $temp;
      // e avançamos o j para o elemento seguinte
      $j++;
    }
  }
    
  // agora mostramos o resultado
  echo "\n\nVetor com os zeros deslocados para o final:\n";
  for($i = 0; $i < count($valores); $i++){
    echo $valores[$i] . "  ";
  }
?>

Não se esqueça: A resolução do exercício deve ser feita sem a criação de um vetor, array ou lista adicional, e os elementos diferentes de zero devem permanecer na mesma ordem que eles estavam antes.


C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar um caractere a partir de seu código ASCII em C# usando o método ToChar() da classe Convert

Quantidade de visualizações: 320 vezes
A classe Convert, do namespace System, possui vários métodos que possibilitam a conversão entre tipos base. Um destes métodos nos permitem informar um número inteiro e obter o caractere ou letra correspondente.

Veja um techo de código no qual informamos o valor 65 e obtemos, como retorno, a letra "A":

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      int codigo = 65;
      char letra = Convert.ToChar(codigo);

      Console.WriteLine("A letra para o código ASCII {0} é {1}", 
        codigo, letra);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executarmos este código C# nós teremos o seguinte resultado:

A letra para o código ASCII 65 é A


Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Colunas e Pilares

Como listar os tipos de colunas e pilares disponíveis no Revit usando a Revit C# API

Quantidade de visualizações: 341 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos obter e retorna uma lista com as colunas e pilares disponíveis na sua instalação do Revit. Esse passo é muito importante quando precisamos informar o id do símbolo de família, ou seja, o tipo de coluna ou pilar que queremos criar, em um determinado momento, via programação Revit C# API.

O primeiro passo é acessar o documento atual do Revit usando uma chamada à this.ActiveUIDocument.Document. Em seguida nós obtemos um objeto FilteredElementCollector para filtrar e retornar os símbolos de família que se enquadrem na categoria OST_StructuralColumns. Para finalizar, nós convertemos os elementos Element em FamilySymbol.

Veja o código completo para o exemplo:

using System;
using Autodesk.Revit.UI;
using Autodesk.Revit.DB;
using Autodesk.Revit.DB.Structure;
using Autodesk.Revit.UI.Selection;
using System.Collections.Generic;
using Autodesk.Revit.DB.Architecture;
using System.Linq;
 
namespace Estudos {
  [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes.
    TransactionMode.Manual)]
  [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")]
  public partial class ThisApplication {
    private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) {
      // vamos obter uma referência ao Document ativo
      Document doc = this.ActiveUIDocument.Document;
       
      // vamos obter um FilteredElementCollector contendo apenas
      // elementos que sejam ElementType e pertençam à categoria
      // OST_StructuralColumns
      try {
      FilteredElementCollector elementos = new FilteredElementCollector(doc)
        .WhereElementIsElementType().OfCategory(BuiltInCategory.OST_StructuralColumns);
  
      String lista = "";
      // vamos percorrer os elementos retornados
      foreach(Element elemento in elementos) {
        // vamos converter o Element em FamilySymbol
        FamilySymbol coluna = elemento as FamilySymbol;
        // agora montamos a lista de colunas (ou pilares)
        lista = lista + "Id: " + elemento.Id.IntegerValue + "; Nome: "
            + elemento.Name + "; Tipo: " + elemento.Category.Name +
            "; Família: " + coluna.Family.Name + "\n";
      }
   
      // mostramos o resultado
      TaskDialog.Show("Aviso", lista);
      }
      catch (Exception ex) {
        TaskDialog.Show("Aviso", "Erro: " + ex.Message);
      }
    }
      
    private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) {
      // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim
    }
 
    #region Revit Macros generated code
    private void InternalStartup() {
      this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup);
      this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown);
    }
    #endregion
  }
}

Ao executar este código Revit C# nós teremos o seguinte resultado:

Id: 12190; Nome: UC305x305x97; Tipo: Pilares estruturais; Família: UC-Universal Columns-Column
Id: 355634; Nome: 80 x 50; Tipo: Pilares estruturais; Família: Pila de Concreto - Retangular
Id: 355636; Nome: 50 x 50; Tipo: Pilares estruturais; Família: Pila de Concreto - Retangular


Java ::: Coleções (Collections) ::: Set (Conjunto)

Como usar objetos da interface Set para representar a união de dois ou mais conjuntos na linguagem Java

Quantidade de visualizações: 4678 vezes
Na teoria dos conjuntos, a união de dois ou mais conjuntos é o conjunto dos elementos que pertencem a pelo menos um destes conjuntos. Assim, seja A = {2, 5, 8, 19, 30} e B = {2, 3, 1, 30}. A união desses dois conjuntos é C = {1, 2, 3, 5, 8, 19, 30}.

Na programação Java podemos representar a união de dois conjuntos usando objetos da interface Set e qualquer uma de suas implementações. Para este exemplo vou usar a classe TreeSet, que permite a ordenação dos elementos. Veja o código:

package estudos;

import java.util.Iterator;
import java.util.Set;
import java.util.TreeSet;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args) {
    // primeiro conjunto
    Set<Integer> conjuntoA = new TreeSet<>();
    conjuntoA.add(2);
    conjuntoA.add(5);
    conjuntoA.add(8);
    conjuntoA.add(19);
    conjuntoA.add(30);
    
    // segundo conjunto
    Set<Integer> conjuntoB = new TreeSet<>();
    conjuntoB.add(2);
    conjuntoB.add(3);
    conjuntoB.add(1);
    conjuntoB.add(30);
    
    // vamos obter a união dos dois conjuntos      
    Set<Integer> conjuntoC = uniao(conjuntoA, conjuntoB);        
    
    // vamos exibir os elementos no conjunto C
    Iterator iterator = conjuntoC.iterator();
    while(iterator.hasNext()){
      System.out.println(iterator.next());
    }
  }
  
  // método genérico que permite obter a união de dois conjuntos
  public static <T> Set<T> uniao(Set<T> conjA, Set<T> conjB){
    // Primeiro o conjunto C recebe todos os elementos do conjunto A
    Set<T> conjC = new TreeSet<>(conjA);
    // Em seguida o conjunto C recebe todos os elementos do conjunto B.
    // Como um Set não aceita elementos duplicados, apenas os elementos
    // de B que ainda não estejam no conjunto C serão aceitos
    conjC.addAll(conjB);
    return conjC;
  }
}

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

1
2
3
5
8
19
30


C# ::: Datas e Horas ::: DateTime

Como construir uma data em C# usando o objeto DateTime e fornecendo o dia, mês e ano da data desejada

Quantidade de visualizações: 7203 vezes
Aplicações que lidam com datas e horas geralmente precisam ser capazes de criar suas próprias datas. Isso pode ser feito com o auxílio de um dos vários construtores da estrutura DateTime. Para esta dica eu mostrarei como criar uma data no formato 23/05/2008. O construtor a ser usado é:

DateTime(Int32, Int32, Int32)

Este construtor pede valores inteiros representando o ano, mês e dia da data que queremos construir e retorna um objeto DateTime representando a data recém-construida. Veja um exemplo:

static void Main(string[] args){
  // cria um objeto DateTime para a data 10/04/2008
  DateTime data = new DateTime(2008, 4, 10);

  // exibe o resultado
  System.Console.WriteLine(data.ToString("dd/MM/yyyy"));

  // pausa o programa
  Console.ReadKey();
}

Note que, quando usamos este construtor, a parte do DateTime relativa às horas é inicializada como meia-noite.

Tome cuidade. Este método pode lançar exceções dos tipos ArgumentOutOfRangeException e ArgumentException se os valores fornecidos para o ano, mês e dia estiverem fora das faixas permitidas.


Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como inserir uma substring em uma string em Java usando o método insert() da classe StringBuffer

Quantidade de visualizações: 64 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método insert() da classe StringBuffer da linguagem Java para inserir uma substring no início, meio ou final de uma string.

Este método recebe o índice no qual queremos inserir a substring e a substring a ser inserida.

Veja o código Java completo para o exemplo:

package estudos;
 
public class Estudos {
  public static void main(String args[]) {
    // vamos declarar um objeto da classe StringBuffer
    StringBuffer frase = new StringBuffer("Programar em é bom demais");
    System.out.println("A frase original é: " + frase);
    
    // agora vamos inserir a palavra "Java" no índice 13
    frase.insert(13, "Java ");
    
    // e agora mostramos o resultado
    System.out.println("O resultado é: " + frase);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

A frase original é: Programar em é bom demais
O resultado é: Programar em Java é bom demais

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