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Java ::: Dicas & Truques ::: Formulários e Janelas |
Java Swing - Como centralizar a janela JFrame ao abrir a aplicação Java SwingQuantidade de visualizações: 20739 vezes |
Em várias ocasiões nós gostaríamos de centralizar a janela JFrame, ou seja, a janela principal de nossa aplicação Java Swing ao abrir o programa. Para isso nós podemos usar o método setLocationRelativeTo() e fornecer a ele o valor null. Veja como isso pode ser feito no código abaixo: import java.awt.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos() { super("Uso da classe JFrame"); setSize(350, 250); setVisible(true); // centraliza a janela setLocationRelativeTo(null); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
React ::: Elementos de Formulários HTML ::: input type text Element/Object |
Como obter o texto digitado em uma caixa de texto em React usando useState()Quantidade de visualizações: 736 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos retornar o texto digitado em um elemento HTML <input type="text"> ao clicarmos em um botão. Para isso nós faremos uso do gerencimento de estado proporcionado pelo objeto useState do React. Note que teremos dois estados: nome e nomeAtualizado, que estarão conectados às funções setNome() e setNomeAtualizado(). No momento que o texto é digitado na caixa de texto, automaticamente o estado nome é atualizado para corresponder ao contéudo exato do elemento HTML <input type="text">. Somente quando o botão é clicado é que transferimos o valor do estado nome para o estado nomeAtualizado, por meio de uma chamada à função setNomeAtualizado. Veja o código completo para o App.js: // vamos importar o useState import {useState} from 'react'; // função App() que será exportada export default function App() { // vamos criar dois states e suas funções // correspondentes const [nome, setNome] = useState(''); const [nomeAtualizado, setNomeAtualizado] = useState(nome); // aqui nós gerenciamos o evento onChange da caixa // de texto const tratarEventoChange = (event) => { // e chamamos a função que atualiza o estado nome setNome(event.target.value); }; // aqui nós gerenciamos o evento onClick do botão const tratarEventoClick = () => { // aqui nós transferimos o valor do estado // nome para o estado nomeAtualizado setNomeAtualizado(nome); }; // e retornamos para renderização return ( <div> <input type="text" id="nome" name="nome" onChange={tratarEventoChange} value={nome}/> <h2>Nome Informado: {nome}</h2> <h2>Nome Atualizado: {nomeAtualizado}</h2> <button onClick={tratarEventoClick}> Atualizar Estado</button> </div> ); } E aqui está o código para o index.js: // vamos fazer os imports necessários import React from 'react'; import ReactDOM from 'react-dom/client'; import './index.css'; import App from './App'; // definimos a raiz da aplicação React const root = ReactDOM.createRoot( document.getElementById('root')); // e renderizamos a aplicação no navegador root.render( <React.StrictMode> <App /> </React.StrictMode> ); Execute o exemplo e você verá uma caixa de texto <input type="text">, um botão <button> e dois elementos <h2>. Quando digitamos na caixa de texto, automaticamente o estado nome é atualizado. Ao clicarmos no botão, o estado nome é transferido para o estado nomeAtualizado, tudo isso é refletido de imediato na página. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como retornar a quantidade de elementos em um array PHP usando a função sizeof()Quantidade de visualizações: 17413 vezes |
Em várias ocasiões nós precisamos retornar o tamanho de um vetor em PHP, ou seja, a quantidade de elementos do array. Para isso nós podemos usar a função sizeof(). Veja a seguir um exemplo de seu uso: <?php /* Este exemplo mostra como obter a quantidade de elementos em um array usando sizeof(). */ $pessoas[0] = "Carlos"; $pessoas[1] = "Juliana"; $pessoas[2] = "Igor"; $pessoas[3] = "Marcelo"; $pessoas[4] = "Amélia"; $tam = sizeof($pessoas); echo "O array contém " . $tam . " elementos."; ?> Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: O array contém 5 elementos. |
VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar se uma variável do tipo string ainda é null ou vazia em VB.NET usando a função IsNullOrEmpty()Quantidade de visualizações: 15539 vezes |
Em algumas situações nós precisamos verificar se uma variável do tipo String ainda é null ou vazia. Para isso nós podemos usar o método IsNullOrEmpty(). Note que null em VB.NET é representado pela palavra-chave Nothing. Veja o código completo para o exemplo: Imports System Module Program Sub Main(args As String()) Dim var1 As String ' ainda não foi inicializada...é null Dim var2 As String = Nothing ' é null Dim var3 As String = "" ' está vazia If String.IsNullOrEmpty(var1) Then Console.WriteLine("A variável var1 ainda é null ou vazia") End If If String.IsNullOrEmpty(var2) Then Console.WriteLine("A variável var2 ainda é null ou vazia") End If If String.IsNullOrEmpty(var3) Then Console.WriteLine("A variável var3 ainda é null ou vazia") End If Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado: A variável var1 ainda é null ou vazia A variável var2 ainda é null ou vazia A variável var3 ainda é null ou vazia |
C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Apostila C para iniciantes - Como escrever suas próprias funções em CQuantidade de visualizações: 10934 vezes |
As funções na linguagem C têm por objetivo dividir nossos programas em partes menores. Em vez de colocar todo o nosso código na função main() nós podemos criar nossas próprias funções e, desta forma, agrupar funcionalidades relacionadas. Suponha que estejamos desenvolvendo um editor de texto em C. Poderíamos então ter funções que abrem o arquivo a ser exibido no editor, que salvam o arquivo, que verificam se houve alterações no texto, etc. E a maior vantagem disso é que conseguimos promover o reaproveitamento de código, uma vez que, diferente da função main(), as funções disponíveis na linguagem e aquelas que nós mesmos criamos podem ser chamadas mais de uma vez durante a execução do programa. Então, já sabemos que uma função não é nada mais que um bloco de códigos situado fora da função main() e que pode ser chamado a partir da função main() ou de outras funções no programa. Sendo assim, vamos escrever nossa primeira função em C. Veja o código a seguir: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // uma função que escreve uma frase // na tela void escrever(void){ printf("Sou uma funcao"); } int main(int argc, char *argv[]){ // efetua uma chamada à função escrever escrever(); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Neste programa nós temos uma função chamada escrever() que apenas escreve uma frase na tela. Note o uso de void para indicar que a função não retorna nada e não aceita nenhum argumento. Alguns compiladores (tais como Dev-C++) não exigem que coloquemos void para indicar a ausência de parâmetros na função. Assim, a função acima pode ser reescrita da seguinte forma: void escrever(){ printf("Sou uma funcao"); } Importante notar que, dentro do corpo de uma função, podemos inserir a quantidade de código que desejarmos. Isso é importante, uma vez que a tarefa realizada por uma função pode não ser tão simples quanto o exemplo que usamos até este ponto. Veja um programa que contém uma função personalizada mais elaborada. Note as duas chamadas a esta função a partir da função main(): #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // uma função que escreve uma frase // na tela void escrever(){ char nome[] = "Osmar J. Silva"; printf("Ola, meu nome e %s\n", nome); } int main(int argc, char *argv[]){ printf("Sou main. Vou chamar a funcao escrever()\n"); // efetua uma chamada à função escrever escrever(); // efetua outra chamada à função escrever escrever(); printf("Acabei de efetuar chamadas a funcao escrever()"); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Funções podem receber argumentos e retornar valores. E quando isso acontece nós estamos realmente escrevendo funções úteis. Quando perceber que já aprendeu a escrever funções simples como as demonstradas nesta dica, volte sua atenção para as funções mais elaboradas que tratamos em outras dicas relacionadas. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Datas e horas em Python - Como obter a hora como um decimal no intervalo 00-12 (formato 12 horas)Quantidade de visualizações: 7575 vezes |
Este exemplo mostra como obter a hora como um decimal no intervalo 00-12 (formato 12 horas) usando o método strftime() da classe datetime com o sinalizador "%I". Veja o código completo para a dica: from datetime import datetime def main(): # Obtém um datetime da data e hora atual hoje = datetime.today() # Exibe a hora atual como um decimal print(hoje.strftime("A hora é: %I")) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: A hora é: 10 |
Java ::: Java para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular a velocidade de um corpo dado sua massa e sua energia cinética usando a linguagem JavaQuantidade de visualizações: 1225 vezes |
A Energia cinética é uma das formas da energia mecânica e definida como a energia de movimento, pois está relacionada com o estado de movimento de um corpo. Variando de acordo com o movimento e a massa do corpo, esse tipo de energia tem sua existência condicionada à velocidade, uma vez que nos corpos em repouso ela não existe, pois a velocidade é nula. Essa vertente de energia depende da relação entre corpo e o ponto referencial do observador. Se houver velocidade, haverá energia cinética. Portanto, não trata-se de uma energia invariável, mas sim de um tipo de energia mecânica que é determinada em função da massa do corpo em movimento, medida em quilogramas (kg), e da velocidade desenvolvida por ele, medida em metros por segundo (m/s). A fórmula para obtenção da velocidade de um corpo, quando temos a sua energia cinética e a sua massa é: \[\text{v} = \sqrt{\frac{E_c}{\frac{1}{2}\text{m}}}\] Onde: m ? massa do corpo (em kg). Ec ? energia cinética (em joule, J). v ? velocidade do corpo (em m/s). Vamos ver um exemplo agora? Observe o seguinte enunciado: 1) Determine qual é a velocidade em que se move um corpo de 20kg cuja energia cinética é igual a 400J. Note que o exercício já nos dá os valores em suas unidades de medidas no SI (Sistema Internacional de Medidas). Tudo que temos a fazer é converter a fórmula para código Java. Veja: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // energia cinética double energia_cinetica = 400; // em joule // massa do corpo double massa = 20; // em kg // e então calculamos a velocidade do corpo double velocidade = Math.sqrt(energia_cinetica / (0.5 * massa)); // mostramos o resultado System.out.println("A velocidade do corpo é: " + velocidade + "m/s"); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: A velocidade do corpo é: 6.324555320336759m/s Não se esqueça de que a velocidade retornada estará em metros por segundo. |
C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++ |
Como obter um iterador para o primeiro ou último elemento de um vector C++ usando as funções begin() e end()Quantidade de visualizações: 7711 vezes |
Há situações em nossos códigos que precisamos obter uma referência ao primeiro ou último elemento de um vector e usar tal referência para acessar os demais elementos. Isso pode ser feito com um iterador. Assim, para obter um iterador para o primeiro elemento nós podemos usar a função begin(), que retorna duas formas de iteradores: iterator begin(); const_iterator begin() const; A primeira versão retorna um iterador que pode ser usado, não somente para acessar os elementos do vector, como também para alterar seus valores. Veja no trecho de código abaixo como obtemos um iterador para o primeiro elemento e o incrementamos de forma a atingir o último elemento: #include <iostream> #include <vector> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um vector vazio que conterá inteiros vector<int> valores; // vamos inserir três elementos valores.push_back(54); valores.push_back(13); valores.push_back(87); // vamos obter um iterador para o primeiro elemento vector<int>::iterator it = valores.begin(); // vamos mostrar o valor atual do iterador cout << "Valor atual do iterador: " << *it << endl; // vamos adiantar o iterador duas vezes it += 2; // vamos mostrar o novo valor do iterador cout << "Novo valor do iterador: " << *it << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } É importante lembrar que podemos alterar os valores dos elementos de um vector por meio do iterador. Veja: #include <iostream> #include <vector> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um vector vazio que conterá inteiros vector<int> valores; // vamos inserir três elementos valores.push_back(54); valores.push_back(13); valores.push_back(87); // vamos obter um iterador para o primeiro elemento vector<int>::iterator it = valores.begin(); // vamos atribuir um novo valor ao primeiro elemento *it = 128; // vamos mostrar o novo valor do primeiro elemento cout << "Novo valor do primeiro elemento: " << valores.front() << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Mas, e se quiséssemos evitar tal alteração? Bastaria usar um iterador constante: // vamos obter um iterador constante para o primeiro elemento vector<int>::const_iterator it = valores.begin(); Faça esta alteração no código anterior e verá que o programa não mais compila. A mensagem de erro de compilação indica: assignment of read-only location Vamos agora obter um iterador para o último elemento. Para isso podemos usar a função end(). Veja: iterator end(); const_iterator end() const; É importante notar que end() retorna um iterador para o elemento APÓS o último elemento do vector. Veja no trecho de código abaixo como obtemos um iterador para o último elemento: #include <iostream> #include <vector> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um vector vazio que conterá inteiros vector<int> valores; // vamos inserir três elementos valores.push_back(54); valores.push_back(13); valores.push_back(87); // vamos obter um iterador para o último elemento vector<int>::iterator it = valores.end(); // como end() retorna um iterador para um elemento // APÓS o último elemento do vector, temos que voltar // um elemento para acessarmos de fato o último elemento it--; // vamos mostrar o valor atual do iterador cout << "Valor do iterador: " << *it << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Um dos usos mais comuns dos iteradores begin() e end() é quando queremos percorrer todos os elementos de um vector. Veja: #include <iostream> #include <vector> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um vector vazio que conterá inteiros vector<int> valores; // vamos inserir três elementos valores.push_back(54); valores.push_back(13); valores.push_back(87); // vamos percorrer o vector e exibir os elementos vector<int>::iterator it; for(it = valores.begin(); it < valores.end(); it++){ cout << *it << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercício Resolvido de Python - Como percorrer todos os elementos de um vetor de inteiros e exibir a soma de seus valoresQuantidade de visualizações: 942 vezes |
Pergunta/Tarefa: Considere o seguinte vetor de inteiros: // um vetor de inteiros contendo sete elementos valores = [4, 5, 1, 8, 2, 2, 10] A soma dos valores do vetor é: 32 Resposta/Solução: # método principal def main(): # um vetor de inteiros contendo sete elementos valores = [4, 5, 1, 8, 2, 2, 10] # o primeiro passo é criar uma variável que vai receber a soma # dos valores dos elementos soma = 0 # agora vamos usar uma laço for para percorrer todos os elementos # do vetor, obter o valor do elemento atual e adicionar ao valor atual # da variável soma for valor in valores: soma = soma + valor # vamos exibir a soma dos valores do vetor print("A soma dos valores do vetor é: {0}".format(soma)) if __name__== "__main__": main() |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercício Resolvido de Java - Faça um programa que sorteie um número aleatório entre 0 e 500 e pergunte ao usuário qual é o "número mágico". O programa deveráQuantidade de visualizações: 390 vezes |
Pergunta/Tarefa: Faça um programa que sorteie um número aleatório entre 0 e 500 e pergunte ao usuário qual é o "número mágico". O programa deverá indicar se a tentativa efetuada pelo usuário é maior ou menor que o número mágico e contar o número de tentativas. Quando o usuário conseguir acertar o número o programa deverá classificar o usuário como: De 1 a 3 tentativas: muito sortudo De 4 a 6 tentativas: sortudo De 7 a 10 tentativas: normal > 10 tentativas: tente novamente Sua saída deverá ser parecida com: Adivinhe o número mágico: 100 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 50 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 60 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 80 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 90 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 95 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 94 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 93 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 92 Você acertou o número em 9 tentativas. Classificação: Normal Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Random; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema int numero_magico, palpite, tentativas = 0; boolean acertou = false; // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos sortear o número entre 0 e 500 Random rand = new Random(); numero_magico = rand.nextInt(501); // um laço que repete enquanto o usuário não // acertar o número mágico while (!acertou) { System.out.print("Adivinhe o número mágico: "); palpite = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // registra essa tentativa tentativas = tentativas + 1; // o usuário acertou o número mágico? if (palpite == numero_magico) { System.out.println("Você acertou o número em " + tentativas + " tentativas."); // mostra a classificação do usuário if (tentativas <= 3) { System.out.println("Classificação: Muito Sortudo"); } else if ((tentativas >= 4) && (tentativas <= 6)) { System.out.println("Classificação: Sortudo"); } else if ((tentativas >= 7) && (tentativas <= 10)) { System.out.println("Classificação: Normal"); } else { System.out.println("Classificação: Tente Novamente"); } // sai do laço acertou = true; } else { // indica se o palpite é maior ou menor if (palpite < numero_magico) { System.out.println("Tente um número maior.\n"); } else { System.out.println("Tente um número menor.\n"); } } } } } |
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