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C# ::: C# + MySQL ::: MySqlCommand |
Como gravar dados em uma tabela MySQL usando INSERT INTO e o comando ExecuteNonQuery() da classe MySqlCommand do C#Quantidade de visualizações: 1307 vezes |
Nesta dica mostrarei como inserir dados em uma tabela MySQL usando o comando SQL INSERT INTO e o comando ExecuteNonQuery() da classe MySqlCommand do C#. A tabela usada no exemplo contém os campos id, titulo, autor, paginas, data_cadastro. O campo id é auto-incremento e o campo data_cadastro é do tipo DATETIME. Por essa razão eu passei os valores NULL para o campo auto-incremento e o valor NOW() para o campo data_cadastro, de forma que a data e hora atual sejam gravadas. Como se trata de uma operação INSERT, o método ExecuteNonQuery() retorna a quantidade de registros afetados pelo comando. No exemplo eu mostro como obter e exibir este valor. Veja o código completo para o exemplo (incluindo a conexão com o banco de dados MySQL a partir do C#): using System; using System.Data; using System.Windows.Forms; using MySql.Data.MySqlClient; namespace EstudosMySQL { public partial class Form1 : Form { public Form1() { InitializeComponent(); } private void button1_Click(object sender, EventArgs e) { // objeto de conexão MySqlConnection conn = null; // string de conexão string connStr = "server=localhost;user id=root; " + "password=osmar1234; database=estudos; pooling=false"; try { conn = new MySqlConnection(connStr); conn.Open(); if (conn.State == ConnectionState.Open) { // primeiro criamos um novo objeto MySqlCommand MySqlCommand comando = new MySqlCommand(); // definimos a conexão para este comando comando.Connection = conn; // definimos o comando SQL a ser executado comando.CommandText = "INSERT INTO livros (id, titulo, " + autor, paginas, data_cadastro) " + "VALUES(NULL, 'JAVA PARA INICIANTES', " + "'OSMAR J. SILVA', 740, NOW())"; // e executamos o comando SQL int res = comando.ExecuteNonQuery(); if (res > 0) { MessageBox.Show("Operação realizada com sucesso. " + res + " linhas afetadas."); } else { MessageBox.Show("Deve ter acontecido alguma coisa. " + res + " linhas afetadas."); } } } catch (MySqlException ex) { MessageBox.Show("Erro: " + ex.Message); } } } } |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como retornar a quantidade de elementos em um array PHP usando a função sizeof()Quantidade de visualizações: 17413 vezes |
Em várias ocasiões nós precisamos retornar o tamanho de um vetor em PHP, ou seja, a quantidade de elementos do array. Para isso nós podemos usar a função sizeof(). Veja a seguir um exemplo de seu uso: <?php /* Este exemplo mostra como obter a quantidade de elementos em um array usando sizeof(). */ $pessoas[0] = "Carlos"; $pessoas[1] = "Juliana"; $pessoas[2] = "Igor"; $pessoas[3] = "Marcelo"; $pessoas[4] = "Amélia"; $tam = sizeof($pessoas); echo "O array contém " . $tam . " elementos."; ?> Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: O array contém 5 elementos. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como adicionar novos elementos a um array PHP usando a notação [] - Adicionando elementos ao final de um array PHPQuantidade de visualizações: 15989 vezes |
Em várias situações nós precisamos incluir novos elementos ao final de um vetor (array) PHP. Para isso nós podemos usar a notação [], que adiciona o novo elemento ao array e incrementa sua faixa de índices automaticamente. Veja um exemplo completo no qual declaramos um vetor e em seguida usamos a notação [] para adicionar três elementos ao seu final: <? // vamos declarar o vetor $pessoas = array(); // define o elemento no índice 0 $pessoas[] = "Osmar J. Silva"; // define o elemento no índice 1 $pessoas[] = "Salvador M. Andrade"; // define o elemento no índice 2 $pessoas[] = "Dyego Fernandes de Sousa"; // vamos mostrar o conteúdo do vetor var_dump($pessoas); ?> Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: array(3) { [0]=> string(14) "Osmar J. Silva" [1]=> string(19) "Salvador M. Andrade" [2]=> string(24) "Dyego Fernandes de Sousa" } Esta dica foi revisada e testado no PHP 8. |
C ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como pesquisar um valor em um vetor de inteiros em CQuantidade de visualizações: 9493 vezes |
Em algumas situações precisamos verificar se um determinado valor está contido em uma matriz de inteiros em C. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito usando a pesquisa ou busca linear. Veja o código completo comentado:#include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // vamos declarar e inicializar uma matriz de cinco inteiros int valores[] = {3, 8, 2, 1, 4}; int encontrei = 0; // vamos inicializar encontrei como falso int i; // variável de controle do laço int valor = 2; // valor a ser pesquisado // vamos percorrer os elementos da matriz e verificar se o valor // informado está contido na mesma for(i = 0; i < 5; i++){ // o valor pesquisado é igual ao valor do elemento atual? if(valores[i] == valor){ encontrei = 1; // encontrei agora é verdadeiro break; // vamos sair do laço } } // vamos mostrar o resultado if(encontrei) printf("O valor pesquisado esta contido na matriz"); else printf("O valor pesquisado NAO esta contido na matriz"); printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } Ao executar este trecho de código teremos o seguinte resultado: O valor pesquisado está contido na matriz. |
Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Números Aleatórios, Números Randômicos, Amostras Aleatórias, Amostras Randômicas |
Como gerar um número randômico em Python usando a função rand() do módulo random da NumPyQuantidade de visualizações: 740 vezes |
Em algumas situações nós precisamos gerar um número aleatório na faixa de 0 e 1 (não incluído). Para isso nós podemos usar a função rand() do módulo random da biblioteca NumPy do Python. Veja um exemplo:# importamos o módulo random da biblioteca NumPy import numpy as np # método principal def main(): # vamos gerar um número decimal aleatório de 0 (incluído) # à 1 (não incluído) valor = np.random.rand() print("O número sorteado foi: {0}".format(valor)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: O número sorteado foi: 0.2037063569952866 Note que o número retornado pela função rand() é um float com uma precisão semelhante ao double em outras linguagens de programação. Veja agora uma modificação deste código para gerar 10 números aleatórios: # importamos o módulo random da biblioteca NumPy import numpy as np # método principal def main(): # vamos gerar 10 números decimais aleatórios de 0 (incluído) # à 1 (não incluído) for i in range(10): valor = np.random.rand() print("O número sorteado foi: {0}".format(valor)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: O número sorteado foi: 0.57920714427429 O número sorteado foi: 0.06329414607318185 O número sorteado foi: 0.12184477988071851 O número sorteado foi: 0.5410663009618577 O número sorteado foi: 0.790229323250604 O número sorteado foi: 0.4733277307431061 O número sorteado foi: 0.7669969432159425 O número sorteado foi: 0.6934927410217504 O número sorteado foi: 0.13216036543343856 O número sorteado foi: 0.6958612722883786 |
Python ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular porcentagem em Python - Como efetuar cálculos de porcentagem em PythonQuantidade de visualizações: 26191 vezes |
Cálculos de porcentagens estão presentes em boa parte das aplicações que desenvolvemos. Porém, há momentos em que a mente trava e não conseguimos lembrar com clareza como estes cálculos são feitos, principalmente em Python. Esta anotação tem o objetivo de ser uma fonte de pesquisa para os momentos em que suas habilidades matemáticas insistirem em continuar ocultas. Ex: 1 - Suponhamos que um produto que custe R$ 178,00 sofra um acréscimo de 15%. Qual o valor final do produto? Veja o código em Python: # Algoritmo que calcula porcentagem em Python def main(): valor = 178.00 # valor original percentual = 15.0 / 100.0 # 15% valor_final = valor + (percentual * valor) # mostra o resultado print("O valor final do produto é: {0}".format(valor_final)) # O resultado será 204,70 if __name__== "__main__": main() Ex: 2 - Um produto, cujo valor original era de R$ 250,00, teve um desconto de 8%. Qual foi seu valor final? Veja o código em Python: # Algoritmo que calcula porcentagem em Python def main(): valor = 250.00 # valor original percentual = 8.0 / 100.0 # 8% valor_final = valor - (percentual * valor) # mostra o resultado print("O valor final do produto é: {0}".format(valor_final)) # O resultado será 230,00 if __name__== "__main__": main() Ex: 3 - Em um concurso de perguntas e respostas, um jovem acertou 72 das 90 perguntas apresentadas. Qual foi a porcentagem de acertos? E a porcentagem de erros? Veja o código em Python: # Algoritmo que calcula porcentagem em Python def main(): perguntas = 90.0 acertos = 72.0 # mostra a porcentagem de acertos print("Porcentagem de acertos: {0}%".format((acertos / perguntas) * 100)) # mostra a porcentagem de erros print("Porcentagem de erros: {0}%".format(((perguntas - acertos) / perguntas) * 100)) # Os resultados serão 80% e 20% if __name__== "__main__": main() Ex: 4 - Um aparelho de CD foi adquirido por R$ 300,00 e revendido por R$ 340,00. Qual foi a porcentagem de lucro na transação? Veja o código em Python: # Algoritmo que calcula porcentagem em Python def main(): valor_anterior = 300.0 # valor anterior novo_valor = 340.0 # valor novo # calcula a porcentagem de lucro # efetua o cálculo porcentagem_lucro = ((novo_valor * 100) / valor_anterior) - 100 print("A porcentagem de lucro foi de: {0}%".format(porcentagem_lucro)) # O resultado será 13,33 if __name__== "__main__": main() Ex: 5 - Uma loja repassa 5% do lucro a seus vendedores. Se um produto custa R$ 70,00, qual o valor em reais repassado a um determinado vendedor? Veja o código em Python: # Algoritmo que calcula porcentagem em Python def main(): valor = 70.0 # valor do produto percentual = 5.0 / 100.0 # 5% # calcula a comissão comissao = percentual * valor # mostra o resultado print("O valor repassado ao vendedor é: {0}".format(comissao)) # O resultado será 3,5 if __name__== "__main__": main() |
CSS ::: Dicas & Truques ::: Barras de Navegação, Menus e Dropdowns |
Como criar uma barra de navegação horizontal com menu dropdown em HTML e CSS - Menu suspenso usando CSSQuantidade de visualizações: 939 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar uma combinação de várias propriedades CSS para criar um menu suspenso, ou seja, uma barra de navegação contendo links normais e também links que, ao passar o mouse, exibe uma lista de sub-menus. O código apresentado neste exemplo é muito útil para estudantes de HTML e CSS, pois apresenta várias propriedades interessantes para melhorar o visual e a usabilidade de suas páginas web. Entre as propriedades CSS usadas na criação deste menu suspenso nós podemos citar overflow, margin, padding, list-style-type, background-color, display, float, text-align, text-decoration, position, min-width e z-index. Note que coloquei o mínimo de código para fazer a barra de menus funcional. Fique à vontade para acrescentar as formatações que você achar interessante. Veja a página HTML e CSS para o exemplo: <!doctype html> <html> <head> <title>Estudos CSS</title> <style> /* estiliza o elemento <ul> */ ul{ background-color: #e0e0e0; margin: 0; padding: 0; overflow: hidden; list-style-type: none; } /* aplica estilo aos elementos <li> */ li{ float: left; } /* aplica estilo aos links e <li> do sub-menu */ li a, .dropdown_linguagens{ display: inline-block; text-align: center; padding: 10px 15px; text-decoration: none; } /* define o display do <li> de linguagens */ li.linguagens{ display: inline-block; } /* aplica estilo ao menu de linguagens */ .menus_linguagens{ display: none; position: absolute; background-color: #eceff1; min-width: 160px; z-index: 1; } /* aplica estilo aos links do sub-menu */ .menus_linguagens a { padding: 10px 15px; text-decoration: none; display: block; text-align: left; } /* exibe o sub-menu ao passar o mouse */ .linguagens:hover .menus_linguagens{ display: block; } /* aplica uma cor diferente aos menus ao passar o mouse */ .menus_linguagens a:hover{ background-color: #cfd8dc; } </style> </head> <body> <h1>Exemplo de Barra de Navegação com Menu Dropdown</h1> <ul> <li><a href="index.php">Inicial</a></li> <li class="linguagens"> <a href="javascript:void(0)" class="dropdown_linguagens"> Linguagens</a> <div class="menus_linguagens"> <a href="java.php">Java</a> <a href="python.php">Python</a> <a href="ruby.php">Ruby</a> <a href="delphi.php">Delphi</a> </div> </li> </ul> </body> </html> |
C ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples |
Estrutura de Dados em C - Como inserir nós no final de uma lista singularmente ligada em CQuantidade de visualizações: 8197 vezes |
Esta dica mostra como inserir nós no final de uma lista singularmente ligada. A estrutura usada para representar cada nó é a seguinte:struct No{ int valor; struct No *proximo; }; Note que cada nó contém apenas um valor inteiro e um ponteiro para o próximo nó. Ao analisar o código você perceberá que tanto a inserção no final quanto a exibição dos nós são feitas usando funções. Isso permitirá o reaproveitamento deste código em suas próprias implementações. Vamos ao código: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // estrutura Nó struct No{ int valor; struct No *proximo; }; // fim da estrutura Nó // função que permite exibir os valores de // todos os nós da lista void exibir(struct No *n){ if(n != NULL){ do{ printf("%d\n", n->valor); n = n->proximo; }while(n != NULL); } else printf("A lista esta vazia\n\n"); } // função que permite inserir nós no // final da lista. // veja que a função recebe o valor a ser // armazenado em cada nó e um ponteiro para o // início da lista. A função retorna um // ponteiro para o início da lista struct No *inserir_final(struct No *n, int v){ // reserva memória para o novo nó struct No *novo = (struct No*)malloc(sizeof(struct No)); novo->valor = v; // verifica se a lista está vazia if(n == NULL){ // é o primeiro nó...não deve apontar para // lugar nenhum novo->proximo = NULL; return novo; // vamos retornar o novo nó como sendo o início da lista } else{ // não está vazia....vamos inserir o nó no final // o primeiro passo é chegarmos ao final da lista struct No *temp = n; // vamos obter uma referência ao primeiro nó // vamos varrer a lista até chegarmos ao último nó while(temp->proximo != NULL){ temp = temp->proximo; } // na saída do laço temp aponta para o último nó da lista // novo será o último nó da lista...o campo próximo dele deve // apontar para NULL novo->proximo = NULL; // vamos fazer o último nó apontar para o nó recém-criado temp->proximo = novo; return n; // vamos retornar o início da lista intacto } } int main(int argc, char *argv[]) { // declara a lista struct No *inicio = NULL; // vamos inserir quatro valores no final // da lista inicio = inserir_final(inicio, 45); inicio = inserir_final(inicio, 3); inicio = inserir_final(inicio, 98); inicio = inserir_final(inicio, 47); // vamos exibir o resultado exibir(inicio); system("pause"); return 0; } |
Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid |
Como usar a propriedade PickList para definir ou obter a lista de escolhas para uma determinada coluna do TDBGrid do DelphiQuantidade de visualizações: 11919 vezes |
A propriedade PickList, do tipo TStrings, é usada quando queremos fornecer uma lista de itens da qual um poderá ser escolhido como conteúdo da célula pertencente a uma determinada coluna. Em tempo de design podemos definir os itens da lista clicando no DBGrid e escolhendo a opção Columns Editor. Em seguida escolha a coluna desejada e dê duplo-clique na propriedade PickList. Imediatamente o String List Editor será exibido. Neste editor podemos inserir os itens, cada um em sua linha. Em tempo de execução a lista de itens será exibida quando a célula estiver em edição. Note que, isso só acontecerá se o valor cbsAuto estiver definido para a propriedade ButtonStyle da coluna. Em tempo de execução podemos adicionar itens na propriedade PickList usando o seguinte trecho de código: procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject); begin // vamos adicionar um novo item na PickList da primeira coluna DBGrid1.Columns[0].PickList.Add('40'); end; Veja agora um trecho de código no qual acessamos a propriedade PickList da coluna e exibimos seu conteúdo em um TMemo: procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject); var i: Integer; begin // vamos adicionar o conteúdo da PickList da primeira coluna // a um TMemo for i := 0 to DBGrid1.Columns[0].PickList.Count - 1 do begin Memo1.Lines.Add(DBGrid1.Columns[0].PickList[i]); end; end; Como a propriedade PickList da classe TColumn é do tipo TStrings, podemos efetuar várias operações na lista de itens, tais como, adicionar novos itens, excluir, ordenar os itens, etc. Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009. |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como remover elementos repetidos de um array em Ruby usando as funções uniq e uniq!Quantidade de visualizações: 10431 vezes |
Em algumas situações nós precisamos excluir os itens duplicados de um array em Ruby. Para isso nós podemos usar as funções uniq e uniq!. A função uniq remove os itens duplicados e retorna um novo array, enquanto uniq! opera no array original, ou seja, modificando seus valores. Veja o código Ruby completo para o exemplo: # Cria um array de inteiros com duplicações valores = [2, 3, 3, 5, 5, 6, 3] # Exibe os valores do array original puts "Os valores do array são:\n" valores.each do | valor | print valor.to_s + " " end # Obtém um novo array sem as duplicações valores2 = valores.uniq puts "\n\nO novo array sem repetições:\n" valores2.each do | valor | print valor.to_s + " " end # Remove as duplicações do array original valores.uniq! puts "\n\nO array original sem repetições:\n" valores.each do | valor | print valor.to_s + " " end Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Os valores do array são: 2 3 3 5 5 6 3 O novo array sem repetições: 2 3 5 6 O array original sem repetições: 2 3 5 6 |
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