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Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar a quantidade de vezes que um caractere aparece em uma string Ruby usando a função count()Quantidade de visualizações: 8330 vezes |
O método count() da classe String da linguagem Ruby pode ser usado para obter a quantidade de vezes em que um determinado caractere aparece em uma string. Para isso, só precisamos fornecer o caractere que será pesquisado. O retorno será um número inteiro. Veja o exemplo:# declara e inicializa uma variável string frase = "Gosto muito de Ruby" # vamos obter a quantidade de vezes em que o # caractere "o" aparece na frase quant = frase.count("o") # exibe o resultado puts "O caractere \"o\" aparece " + quant.to_s \ + " vezes" Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: O caractere "o" aparece 3 vezes |
GNU Octave ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular raiz quadrada usando a função sqrt() do GNU OctaveQuantidade de visualizações: 5125 vezes |
A raiz quadrada de um algarismo é dada por um número positivo n, que ao ser elevado ao quadrado (multiplicado por ele mesmo), se iguala a x. Na área da matemática, a raiz quadrada auxilia na resolução de vários problemas, entre eles as equações de segundo grau e o Teorema de Pitágoras. Relembrando que a raiz quadrada é o inverso da potenciação com expoente dois, temos que: \[\sqrt{9} = 3\] então, pela potenciação: \[3^2 = 9\] Agora veremos como calcular a raiz quadrada usando a função sqrt() do GNU Octave. Se você ainda não o fez, abra o GNU Octave e digite a seguinte expressão na janela de comandos: >> raiz = sqrt(9) [ENTER] raiz = 3 >> Agora veja como podemos usar a função sqrt() em um script do GNU Octave: valor = input("Informe o valor desejado: "); raiz = sqrt(valor); fprintf("A raiz quadrada do valor informado é %d\n", raiz); Uma saída deste código poderia ser: Informe o valor desejado: 25 A raiz quadrada do valor informado é 5 >> É importante ter em mente que a função sqrt() do GNU Octave retorna um erro caso o valor do radicando for negativo. Veja: Informe o valor desejado: -5 A raiz quadrada do valor informado é error: octave_base_value::int64_scalar_value (): wrong type argument 'complex scalar' >> |
C# ::: Windows Forms ::: TextBox |
C# Windows Forms Avançado - Como rolar as linhas de um TextBox para o fundo (parte inferior) usando a API do WindowsQuantidade de visualizações: 6989 vezes |
Em algumas situações gostaríamos de rolar para baixo (fundo) o conteúdo de um TextBox de múltiplas. Para isso podemos usar a API do Windows, mais especificamente a mensagem WM_VSCROLL com o valor SB_BOTTOM para seu parâmetro wParam. O valor do parâmetro lParam é zero. Veja um trecho de código que rola para baixo o conteúdo de um TextBox. Antes de executar este exemplo, tenha a certeza de ter um TextBox de múltiplas, com barras de rolagem e conteúdo que force o aparecimento das barras de rolagem. Comece adicionando a linha: using System.Runtime.InteropServices; na seção de usings do seu formulário ou classe. Em seguida adicione o trecho de código abaixo no corpo da classe, como um método: [DllImport("user32.dll", EntryPoint = "SendMessage", CharSet = CharSet.Auto, SetLastError = true)] private static extern IntPtr SendMessage(IntPtr hWnd, uint Msg, IntPtr wParam, IntPtr lParam); Finalmente coloque o código abaixo no evento Click de um botão: private void button2_Click(object sender, EventArgs e){ // antes de executar este exemplo certifique-se de que // a propriedade Multiline do TextBox esteja definida // como true e a propriedade ScrollBars contenha o valor // Vertical ou Both textBox1.Multiline = true; textBox1.ScrollBars = ScrollBars.Vertical; // constante para a mensagem WM_VSCROLL const uint WM_VSCROLL = 0x115; // constante para o parâmetro wParam const int SB_BOTTOM = 7; // handle para a caixa de texto IntPtr handle = textBox1.Handle; IntPtr wParam = (IntPtr)SB_BOTTOM; IntPtr lParam = IntPtr.Zero; // vamos fazer com que o TextBox role para o fundo (parte inferior) SendMessage(textBox1.Handle, WM_VSCROLL, wParam, lParam); } |
CSS ::: Dicas & Truques ::: Cores de Fundo e Imagens de Fundo |
Como definir uma imagem de fundo que se repete apenas verticalmente usando a propriedade background-repeat do CSSQuantidade de visualizações: 7603 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos definir uma imagem de fundo para a página HTML e ajustá-la para repetir apenas verticalmente usando a propriedade background-repeat com o valor repeat-y. Note que, para definir a imagem de fundo, nós usamos a propriedade background-image. Veja o código CSS para o exemplo: <style type="text/css"> <!-- body {background-image: url('fundo.gif'); background-repeat: repeat-y} //--> </style> |
Java ::: Java + MySQL ::: Metadados da Base de Dados (Database Metadata) |
Java MySQL - Como obter os tipos de dados suportados pelo MySQL e seus correspondentes JDBC usando o método getTypeInfo() da interface DatabaseMetaDataQuantidade de visualizações: 6209 vezes |
Em algumas situações precisamos obter os tipos de dados suportados pelo MySQL e mapeá-los para seus correspondentes JDBC. Esta não é uma tarefa fácil, mas que, com uma pequena ajuda dos recursos de reflexão do Java, pode ser realizada depois de algumas xícaras de café. O primeiro passo é obter os tipos de dados suportados pelo MySQL com uma chamada ao método getTypeInfo() da interface DatabaseMetaData. Os campos do ResultSet que nos interessam são TYPE_NAME e DATA_TYPE. TYPE_NAME traz o nome do tipo de dados no MySQL enquanto DATA_TYPE traz o tipo JDBC correspondente como um inteiro. Assim, o que temos que fazer é usar reflexão para obter todos os campos da classe java.sql.Types e efetuar um mapeamento entre os tipos. Veja o código completo para o exemplo: package estudosbancodados; import java.lang.reflect.Field; import java.sql.*; import java.util.HashMap; import java.util.Map; public class EstudosBancoDados{ static Map mapa; // usado para mapear os tipos JDBC public static void main(String[] args) { // strings de conexão String databaseURL = "jdbc:mysql://localhost/estudos"; String usuario = "root"; String senha = "osmar1234"; String driverName = "com.mysql.jdbc.Driver"; try { Class.forName(driverName).newInstance(); Connection conn = DriverManager.getConnection(databaseURL, usuario, senha); // vamos obter um objeto da classe com.mysql.jdbc.DatabaseMetaData DatabaseMetaData dbmd = conn.getMetaData(); // vamos obter os tipos de dados suportados por esta versão do MySQL // e seus correspondentes JDBC ResultSet tiposDados = dbmd.getTypeInfo(); while(tiposDados.next()){ System.out.println("MySQL: " + tiposDados.getString("TYPE_NAME") + " - JDBC: " + getJdbcTypeName(Integer.parseInt(tiposDados.getString("DATA_TYPE")))); } // vamos fechar o ResultSet tiposDados.close(); } catch (SQLException ex) { System.out.println("SQLException: " + ex.getMessage()); System.out.println("SQLState: " + ex.getSQLState()); System.out.println("VendorError: " + ex.getErrorCode()); } catch (Exception e) { System.out.println("Problemas ao tentar conectar com o banco de dados: " + e); } } // Este método retorna o nome de um tipo JDBC // O retorno é null se o tipo JDBC não puder ser reconhecido public static String getJdbcTypeName(int jdbcType){ // vamos usar reflection para mapear valores inteiros a seus nomes if(mapa == null) { mapa = new HashMap(); // vamos obter todos os campos da classe java.sql.Types Field[] campos = java.sql.Types.class.getFields(); // vamos percorrer os campos for(int i = 0; i < campos.length; i++){ try{ // vamos obter o nome do campo String nome = campos[i].getName(); // vamos obter o valor do campo Integer valor = (Integer)campos[i].get(null); // vamos adicionar ao mapa mapa.put(valor, nome); } catch(IllegalAccessException e){ System.out.println("Ops: " + e.getMessage()); } } } // vamos retornar o nome do tipo JDBC return (String)mapa.get(new Integer(jdbcType)); } } O resultado da execução deste código foi: MySQL: BIT - JDBC: BIT MySQL: BOOL - JDBC: BIT MySQL: TINYINT - JDBC: TINYINT MySQL: TINYINT UNSIGNED - JDBC: TINYINT MySQL: BIGINT - JDBC: BIGINT MySQL: BIGINT UNSIGNED - JDBC: BIGINT MySQL: LONG VARBINARY - JDBC: LONGVARBINARY MySQL: MEDIUMBLOB - JDBC: LONGVARBINARY MySQL: LONGBLOB - JDBC: LONGVARBINARY MySQL: BLOB - JDBC: LONGVARBINARY MySQL: TINYBLOB - JDBC: LONGVARBINARY MySQL: VARBINARY - JDBC: VARBINARY MySQL: BINARY - JDBC: BINARY MySQL: LONG VARCHAR - JDBC: LONGVARCHAR MySQL: MEDIUMTEXT - JDBC: LONGVARCHAR MySQL: LONGTEXT - JDBC: LONGVARCHAR MySQL: TEXT - JDBC: LONGVARCHAR MySQL: TINYTEXT - JDBC: LONGVARCHAR MySQL: CHAR - JDBC: CHAR MySQL: NUMERIC - JDBC: NUMERIC MySQL: DECIMAL - JDBC: DECIMAL MySQL: INTEGER - JDBC: INTEGER MySQL: INTEGER UNSIGNED - JDBC: INTEGER MySQL: INT - JDBC: INTEGER MySQL: INT UNSIGNED - JDBC: INTEGER MySQL: MEDIUMINT - JDBC: INTEGER MySQL: MEDIUMINT UNSIGNED - JDBC: INTEGER MySQL: SMALLINT - JDBC: SMALLINT MySQL: SMALLINT UNSIGNED - JDBC: SMALLINT MySQL: FLOAT - JDBC: REAL MySQL: DOUBLE - JDBC: DOUBLE MySQL: DOUBLE PRECISION - JDBC: DOUBLE MySQL: REAL - JDBC: DOUBLE MySQL: VARCHAR - JDBC: VARCHAR MySQL: ENUM - JDBC: VARCHAR MySQL: SET - JDBC: VARCHAR MySQL: DATE - JDBC: DATE MySQL: TIME - JDBC: TIME MySQL: DATETIME - JDBC: TIMESTAMP MySQL: TIMESTAMP - JDBC: TIMESTAMP |
Flutter ::: Material Library - Biblioteca Material ::: TextField |
Como clicar em um botão, obter o texto digitado em um TextField do Flutter e exibí-lo em uma AlertDialogQuantidade de visualizações: 2812 vezes |
Nesta dica mostrarei como clicar em um botão, obter o texto que o usuário digitou em um TextField e exibí-lo em uma caixa de mensagem AlertDialog. Para isso vamos tirar proveito da classe TextEditingController, que nos fornece um controller que pode ser associado a uma caixa de texto. Quando o usuário clicar no botão, nós chamamos o método setState() para atualizar uma variável com o texto do controller e em seguida exibimos uma mensagem AlertDialog com o texto digitado. Veja o exemplo completo: import 'package:flutter/material.dart'; // método principal do Dart, que inicia a aplicação void main() { runApp(MeuApp()); } class MeuApp extends StatelessWidget { // Este widget é a raiz da aplicação Flutter @override Widget build(BuildContext context) { return MaterialApp( title: 'Controle TextField', theme: ThemeData( primarySwatch: Colors.blue, ), home: TelaInicial(), ); } } // Vamos construir a view e retornar para a raiz da aplicação class TelaInicial extends StatefulWidget { TelaInicial({Key key}) : super(key: key); @override _TelaInicialState createState() => _TelaInicialState(); } class _TelaInicialState extends State<TelaInicial> { String nomeUsuario; // vai guarda o nome digitado no TextField // controler para o TextField TextEditingController nomeController = TextEditingController(); // método que nos permite obter o conteúdo digitado no TextField void obterTexto() { setState(() { // transferimos para a variável nomeUsuario o conteúdo // do texto do controller do TextField nomeUsuario = nomeController.text; }); // agora vamos mostrar o texto digitado em uma mensagem // AlertDialog showDialog<void>(context: context, barrierDismissible: false, builder: (BuildContext context) { return new AlertDialog( title: new Text("Texto Digitado"), content: new SingleChildScrollView( child: new ListBody( children: [ new Text("O texto digitado foi: $nomeUsuario"), ], ), ), actions: [ new FlatButton( child: new Text('OK'), onPressed: () { Navigator.of(context).pop(); }, ), ], ); }, ); } @override Widget build(BuildContext context) { // vamos criar uma caixa de texto chamada nomeTxt final nomeTxt = TextField( controller: nomeController, decoration: InputDecoration( border: OutlineInputBorder( borderRadius: BorderRadius.circular(10.0)), hintText: 'Digite seu nome' ), ); final btnNome = ElevatedButton( onPressed: obterTexto, child: Text('Clique Aqui'), ); return Scaffold( appBar: AppBar( title: Text("O Widget TextField"), ), body: Center( child: Container( child: Padding( padding: const EdgeInsets.all(20.0), child: Column( children: <Widget>[ // a caixa de texto TextField vai aqui nomeTxt, // o botão vai aqui btnNome, ], ), ), ), ), ); } } |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercícios Resolvidos de Python - Um método recursivo que recebe um valor inteiro e o exibe na ordem inversaQuantidade de visualizações: 1017 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um método recursivo que recebe um valor inteiro (com qualquer quantidade de dígitos) e o exibe na ordem inversa. Se o método receber o valor 467, o valor inverso será 764. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura: def exibirInverso(valor): # sua implementação aqui Sua saída deverá ser parecida com: Informe um valor inteiro: 932 O valor invertido é: 239 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python console: # método recursivo que recebe um valor inteiro e o exibe na ordem # inversa def exibirInverso(valor): # a parada da recursividade é o valor igual a 0 if valor != 0: print(valor % 10, end ="") valor = valor // 10 exibirInverso(valor) # efetua uma nova chamada recursiva # método principal def main(): # solicita um valor inteiro ao usuário numero = int(input("Informe um valor inteiro: ")) # exibe o valor na ordem invertida print("O valor invertido é: ", end =" ") exibirInverso(numero) if __name__== "__main__": main() |
PHP ::: Sistemas Completos com Código Fonte ::: Projetos PHP com Código Fonte - Códigos Fonte PHP |
Como criar um Cadastro de Usuários em PHP e MySQL - Cadastrar, Listar, Editar, Exluir e Pesquisar - Código fonte completoQuantidade de visualizações: 7745 vezes |
Sobre este projeto PHP e MySQL Quando se está dando os primeiros passos em PHP e banco de dados, principalmente no MySQL, é sempre uma boa idéia desenvolver aplicações do mundo real para ver como as coisas realmente funcionam. É muito difícil aprender uma linguagem de programação ou um banco de dados sem visualizar situações nas quais esse conhecimento pode ser aplicado. Veja na figura abaixo o projeto que desenvolvemos para você nesta dica: ![]() O que vou aprender neste código fonte? Escrevemos uma aplicação PHP e MySQL bem simples, sem muita formatação e sem firulas de programador exibido, apenas com o propósito de ensiná-lo(a) como gravar, listar, editar, excluir e pesquisar dados em uma tabela MySQL a partir de uma aplicação PHP. Como você pode ver na imagem acima, o cadastro é muito simples: nome, e-mail, idade e sexo. Porém, não se deixe levar pela simplicidade, pois este é o conhecimento básico para se desenvolver programas PHP e MySQL mais avançados. Isso quer dizer que, uma vez dominado as técnicas ensinadas aqui, você será capaz de criar sistemas para folha de pagamento em PHP, gestão financeira, contas a pagar e a receber, gestão de documentos em PHP, muita coisa mesmo. Por meio de um código simples e bem documentado, você verá como disparar os comandos SQL INSERT, DELETE, UPDATE e SELECT a partir de seus códigos PHP. Mostramos também como escrever uma função tratar_entrada() para que os dados vindos de formulários POST ou GET sejam devidamente tratados antes de entrar na sua aplicação. Isso garante maior segurança e também evita que usuários mal intencionados fiquem tentando injetar código nas suas aplicações usando SQL Injection. Por fim, você também aprenderá como escrever páginas PHP separadas para representar o topo da aplicação, o menu do lado e o rodapé, de forma que você não precise atualizar todas estas partes sempre que decidir mudar a cor ou o layout da aplicação. Como posso obter este código fonte? Para adquirir este código fonte, me chama no WhatsApp ou no e-mail indicando na lateral do site. Se necessário podemos combinar e faço a instalação na sua máquina ou no seu domínio. Podemos também combinar as alterações ou a adição de novas funcionalidades. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto PHP do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais |
Como obter a entrada do usuário usando o método raw_input() - Atualizado para Python 3.0Quantidade de visualizações: 8621 vezes |
Até pouco tempo era possível usar o método raw_input(), nativo do Python, para ler a entrada do usuário. O código abaixo, por exemplo, funcionava corretamente no Python 2.5: # obtém o nome do usuário nome = raw_input("Por favor, informe seu nome: ") print "Ola, " + nome + "! Voce tambem gosta de Python?" No Python 3.0 em diante, a execução deste código exibe o seguinte erro de tempo de execução: Exception has occurred: NameError name 'raw_input' is not defined File "C:\estudos_python\estudos.py", line 4, in main nome = raw_input("Por favor, informe seu nome: ") File "C:\estudos_python\estudos.py", line 7, in <module> main() A correção para esta exceção, é usar somente a função input(). Veja: def main(): nome = input("Por favor, informe seu nome: ") print("Olá, " + nome + "! Voce tambem gosta de Python?") if __name__== "__main__": main() A saída deste código será parecida com: Por favor, informe seu nome: Osmar Olá, Osmar! Voce tambem gosta de Python? |
Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List) |
Como adicionar uma lista Python ao final de outra usando o método extend()Quantidade de visualizações: 7761 vezes |
A função extend() do objeto List da linguagem Python nos permite adicionar todos os elementos de uma determinada lista ao final de outra lista. É claro que qualquer objeto que fornece uma forma de iteração pode ser passado ao método, incluindo uma List, um Set, uma Tuple, etc. Veja um trecho de código no qual criamos duas listas de inteiros e adicionamos todos os elementos da segunda lista ao final da primeira: """ Este exemplo mostra como adicionar os elementos de uma lista ao final de outra """ def main(): # cria uma lista de inteiros valores1 = [2, 5, 12, 2, 3] print(valores1) # cria uma lista de pontos-flutuantes valores2 = [4.3, 6.43, 8.1] print(valores2) # insere a segunda lista no final da primeira valores1.extend(valores2) # exibe o resultado final print(valores1) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: [2, 5, 12, 2, 3] [4.3, 6.43, 8.1] [2, 5, 12, 2, 3, 4.3, 6.43, 8.1] |
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Portugol - Como calcular o coeficiente angular de uma reta em Portugol dados dois pontos no plano cartesiano JavaScript - JavaScript Avançado - Como escrever uma função JavaScript que aceita um número variável de argumentos |
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