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C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics |
C# Windows Forms - Como passar um objeto da classe Graphics como argumento para um método e usá-lo para desenhar na superfície do formulárioQuantidade de visualizações: 6248 vezes |
Em algumas situações gostaríamos de escrever um método que recebe um objeto da classe Graphics como argumento e usar este objeto para alguma tarefa, por exemplo, desenhar na superfície do formulário. Nesta dica eu mostro como isso é possível. Comece escrevendo o seguinte método:
// um método que recebe um objeto da classe Graphics
private void desenhar(ref Graphics g){
// vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na
// cor preta e espessura de 1 pixel
g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80),
new Point(320, 80));
// vamos liberar o objeto Graphics
g.Dispose();
}
Note que, na definição do parâmetro do método nós usamos a palavra-chave ref. Isso foi necessário porque queremos que o objeto Graphics seja passado por referência, uma vez que o estamos liberando dentro do corpo do método com uma chamada ao método Dispose(). Veja agora como obter o objeto Graphics relacionado ao formulário atual e passá-lo ao método desenhar():
private void button1_Click_1(object sender, EventArgs e){
// vamos obter o objeto Graphics relacionado ao formulário atual
Graphics graphics = this.CreateGraphics();
// vamos passar o objeto Graphics para o método desenhar
desenhar(ref graphics);
}
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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercício Resolvido de Java - Como rotacionar os elementos de um vetor de inteiros n vezes para a direita - Solução usando vetor temporárioQuantidade de visualizações: 700 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Dado o vetor:
// vamos criar um vetor de inteiros
int valores[] = {1, 6, 9, 3, 7, 8, 5, 2};
Importante: a solução que apresentamos usa um array adicional para resolver o desafio. Fique à vontade para usar força-bruta ou outra abordagem que achar mais conveniente. Sua saída deverá ser parecida com: Array na ordem original: 1 6 9 3 7 8 5 2 Rotação do vetor no passo 1 do primeiro laço: 8 0 0 0 0 0 0 0 Rotação do vetor no passo 2 do primeiro laço: 8 5 0 0 0 0 0 0 Rotação do vetor no passo 3 do primeiro laço: 8 5 2 0 0 0 0 0 Rotação do vetor no passo 1 do segundo laço: 8 5 2 1 0 0 0 0 Rotação do vetor no passo 2 do segundo laço: 8 5 2 1 6 0 0 0 Rotação do vetor no passo 3 do segundo laço: 8 5 2 1 6 9 0 0 Rotação do vetor no passo 4 do segundo laço: 8 5 2 1 6 9 3 0 Rotação do vetor no passo 5 do segundo laço: 8 5 2 1 6 9 3 7 Array depois de rotacionar 3 vezes: 8 5 2 1 6 9 3 7 Veja a resolução comentada deste exercício em Java:
package estudos;
public class Estudos {
public static void main(String[] args) {
// vamos criar um vetor de inteiros
int valores[] = {1, 6, 9, 3, 7, 8, 5, 2};
// mostramos o array na ordem original
System.out.println("Array na ordem original:");
exibirVetor(valores);
// vamos rotacionar o array 3 casas para a direita
valores = rotacionarArray(valores, 3);
// e mostramos o resultado
System.out.println("Array depois de rotacionar 3 vezes:");
exibirVetor(valores);
}
// método usado para exibir o array
public static void exibirVetor(int []vetor){
// percorremos cada elemento do vetor
for (int i = 0; i < vetor.length; i++) {
System.out.print(vetor[i] + " ");
}
System.out.println("\n");
}
// método que recebe um vetor de inteiros e o rotaciona um
// determinado número de vezes
public static int[] rotacionarArray(int[] vetor, int n) {
// vamos obter a quantidade de elementos no vetor
int quant = vetor.length;
// o número de rotações é maior que a quantidade de
// elementos no vetor? Se for nós ajustamos o número
// de rotações usando o operador de módulo
if(n > quant){
n = n % quant;
}
// criamos um vetor temporário
int[] resultado = new int[quant];
// o primeiro laço movimenta os elementos a partir
// do valor de n
for(int i = 0; i < n; i++){
resultado[i] = vetor[quant - n + i];
// mostramos o progresso
System.out.println("Rotação do vetor no passo " + (i + 1) +
" do primeiro laço:");
exibirVetor(resultado);
}
// ajustamos o índice para o primeiro elemento do vetor
int indice = 0;
for(int i = n; i < quant; i++){
resultado[i] = vetor[indice];
// mostramos o progresso
System.out.println("Rotação do vetor no passo " + (indice + 1) +
" do segundo laço:");
exibirVetor(resultado);
indice++; // incrementa o índice
}
// retorna o vetor rotacionado
return resultado;
}
}
A solução que apresentamos aqui usa um vetor temporário, isto é, um array adicional, para melhorar a perfomance. Em outras dicas do site nós apresentamos uma solução para este desafio usando força-bruta. A força-bruta não é a melhor abordagem, mas pode ser mais fácil de ser entendida por iniciantes em programação. |
Portugol ::: Dicas & Truques ::: Laços de Repetição |
Como usar o laço de repetição PARA da linguagem Portugol - Apostila de Portugol para iniciantes em Algorítmos e Lógica de ProgramaçãoQuantidade de visualizações: 315 vezes |
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O laço de repetição PARA da linguagem Portugol é usado quando queremos repetir uma ou mais instruções de nosso código um DETERMINADO número de vezes. Isso quer dizer que esse laço de repetição é usado quando sabemos exatamente quantas vezes uma instrução ou grupo de instruções será repetida. Vamos começar com um exemplo básico? Veja um laço PARA que escreve "Gosto de programação" cinco vezes na saída do programa:
programa {
funcao inicio() {
// um laço PARA que escreve uma frase 5 vezes
para (inteiro i = 0; i < 5; i++) {
escreva("Gosto de programar\n")
}
}
}
Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado: Gosto de programar Gosto de programar Gosto de programar Gosto de programar Gosto de programar Note que, em Portugol, a palavra chave que representa o laço, ou seja, a palavra "para" deve ser escrita sempre em letras minúsculas. Além disso, o laço para possui uma variável de controle que, na maioria das vezes, se chama "i" e é do tipo inteiro. Vamos ver mais um exemplo? Veja um laço PARA que escreve os números de 1 até 10 na saída do programa:
programa {
funcao inicio() {
// um laço PARA que conta de 1 até 10
para (inteiro i = 1; i <= 10; i++) {
escreva(i, " ")
}
}
}
Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 E que tal contar de trás para frente, ou seja, de 10 até 1? Veja:
programa {
funcao inicio() {
// um laço PARA que conta de 10 até 0
para (inteiro i = 10; i >= 1; i--) {
escreva(i, " ")
}
}
}
Ao executar o código Portugol novamente nós teremos o seguinte resultado: 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 Para finalizar, veja algumas observações importantes em relação ao laço de repetição PARA da linguagem Portugol: a) O laço com variável de controle possui três partes. A inicialização da variável contadora, a definição do valor final do contador e a definição do incremento. Estas três partes são escritas juntas, no início do laço. b) A sintaxe é respectivamente a palavra reservada para, abre parênteses, a declaração de uma variável de controle, ponto e virgula, a condição a ser testada, ponto e virgula, uma alteração na variável de controle a ser feita a cada iteração, fecha parenteses, e entre chaves as instruções do programa. |
R ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como usar a função paste() da linguagem R para concatenar strings e valores de variáveisQuantidade de visualizações: 3567 vezes |
A função paste() do R é muito útil quando precisamos unir, ou seja, concatenar um texto, frase ou palavra com um ou vários valores de variáveis. Vamos ver um exemplo? Observe o seguinte trecho de código R:
> nome <- "Osmar" [ENTER]
> idade <- 38 [ENTER]
> paste("Nome é", nome, "e idade é", idade) [ENTER]
[1] "Nome é Osmar e idade é 38"
>
Ao executar estas linhas nós teremos o seguinte resultado: Nome é Osmar e idade é 38 Note que declaramos e atribuimos às variáveis nome e idade e depois usamos a função paste() para concatenar os valores dessas duas variáveis e exibir o resultado como parte de uma frase. É importante observar que a função paste() retorna uma string. Veja este novo exemplo:
> nome <- "Osmar" [ENTER]
> idade <- 38 [ENTER]
> res <- paste("Nome é", nome, "e idade é", idade) [ENTER]
> print(res) [ENTER]
[1] "Nome é Osmar e idade é 38"
>
Note que o resultado é o mesmo. Porém, dessa vez nós guardamos o resultado da chamada à função paste() em uma variável res e depois usamos a função print() para exibir o seu conteúdo. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como substituir todos os espaços em uma string pelo caractere de underline em C# usando o método Replace() da classe StringQuantidade de visualizações: 8318 vezes |
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Nesta dica de C# eu trago um trecho de código que mostra como substituir todos os espaços em uma string pelo caractere de sublinhado (underline). Para a realização desta tarefa nós vamos usar o método Replace() da classe String da linguagem C#. Veja o código completo para o exemplo:
using System;
namespace Estudos {
class Program {
static void Main(string[] args) {
string frase = "Gosto muito de C#";
Console.WriteLine("Frase original: " + frase);
// substitui os espaços por underline
frase = frase.Replace(" ", "_");
Console.WriteLine("Depois da substituição: " + frase);
Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
Console.ReadKey();
}
}
}
Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Frase original: Gosto muito de C# Depois da substituição: Gosto_muito_de_C# |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Exercícios Resolvidos de Java - Como calcular o volume e a área de um cilindro em Java - Geometria Espacial em JavaQuantidade de visualizações: 1074 vezes |
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Pergunta/Tarefa: O Cilindro ou Cilindro Circular é um sólido geométrico alongado e arredondado que possui o mesmo diâmetro ao longo de todo o comprimento. Essa figura geométrica, que faz parte dos estudos de geometria espacial, apresenta dois círculos com raios de medidas equivalentes os quais estão situados em planos paralelos. Veja a imagem a seguir: ![]() Escreva um programa Java que pede para o usuário informar o raio e a altura de um cilindro e calcule e mostre o seu volume e sua área de superfície. Os valores informados pelo usuário deverão ser do tipo double e os resultados deverão também ser do tipo double. Para auxiliar nos cálculos, a fórmula do volume do cilindo é: \[ \text{V} = \pi \cdot r^2 \cdot \text{h} \] Já a fórmula da área do cilindro é: \[ \text{A} = \text{2} \cdot \pi \cdot r \cdot (r + h) \] Sua saída deve ser parecida com: Informe o raio do cilindro: 5 Informe a altura do cilindro: 8 O volume do cilindro é: 628.3185307179587 A área do cilindro é: 408.4070449666731 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:
package estudos;
import java.util.Scanner;
public class Estudos {
public static void main(String[] args) {
// variáveis usadas na resolução do problema
double raio, altura, volume, area;
// para ler a entrada do usuário
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// vamos ler o raio e a altura do cilindro
System.out.print("Informe o raio do cilindro: ");
raio = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
System.out.print("Informe a altura do cilindro: ");
altura = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
// vamos calcular o volume do cilindro
volume = Math.PI * Math.pow(raio, 2) * altura;
// agora vamos calcular a área do cilindro
area = 2 * Math.PI * raio * (raio + altura);
// e mostramos o resultado
System.out.println("O volume do cilindro é: " + volume);
System.out.println("A área do cilindro é: " + area);
}
}
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CSS ::: Dicas & Truques ::: Media Queries |
CSS3 - O que são CSS media queries e como usá-las em suas páginas web para criar designs responsivosQuantidade de visualizações: 1609 vezes |
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Os desenvolvedores web acostumados com o CSS2 com certeza vão se lembrar das media types e como as usávamos, ou ainda usamos, para definir o tipo de mídia para a qual uma determinada folha de estilo será aplicada. Com media types é possível, por exemplo, oferecer estilos diferentes dependendo se o tipo de mídia for all, screen ou print, ou seja, todos os tipos (all), somente tela (screen), ou impressão (print). O CSS3 trouxe ainda mais comodidade por meio das media queries, que, na verdade, são uma extensão das media types. Com as media queries é possível aplicar uma folha de estilo CSS baseado não somente no tipo de mídia, mas também baseado nas características do navegador web, tais como largura e altura do viewport (a área disponível para exibição dos elementos da página web), a largura e altura do dispositivo, sua orientação e resolução, etc. Veja, por exemplo, como podemos aplicar uma imagem de fundo diferente na página HTML dependendo do tamanho da tela: ![]() E aqui o código completo para a página HTML e as definições CSS:
<html>
<head>
<title>Estudando CSS3</title>
<meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1">
<style>
/* demais resoluções */
body{
background-image: url("horizontal.jpg");
background-repeat: no-repeat;
}
/* max-width (largura máxima) */
@media screen and (max-width: 600px) {
body{
background-image: url("vertical.jpg");
background-repeat: no-repeat;
}
}
</style>
</head>
<body>
</body>
</html>
Este exemplo é bem simples, mas dará a você uma idéia de como iniciar hoje o mesmo o uso das media queries em CSS. Note que, se a resolução for no máximo 600px, a página terá como fundo a imagem "vertical.jpg". Se a página for aberta em outras resoluções, a imagem de fundo será "horizontal.jpg". Abra o exemplo no seu navegador e experimente redimensionar a janela. Veja como a imagem de fundo é trocada automaticamente ao atingir a resolução que definimos para o atributo max-width da media query. Esta técnica é muito utilizada quando queremos criar uma página web responsiva, ou seja, com design responsivo. |
C ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cosseno de um ângulo em C usando a função cos() do header math.h - Calculadora de cosseno em CQuantidade de visualizações: 1068 vezes |
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Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria. No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem: ![]() Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles. Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula: \[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \] Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos). Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima. Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem C. Esta função, que faz parte do header math.h, recebe um valor numérico double e retorna um valor double, ou seja, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>
int main(int argc, char *argv[]){
// vamos calcular o cosseno de três números
printf("Cosseno de 0 = %f\n", cos(0));
printf("Cosseno de 1 = %f\n", cos(1));
printf("Cosseno de 2 = %f\n", cos(2));
printf("\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Cosseno de 0 = 1.000000 Cosseno de 1 = 0.540302 Cosseno de 2 = -0.416147 Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo: ![]() |
C ::: C para Engenharia ::: Hidrologia e Hidráulica |
Como calcular o volume de chuvas em C - Fórmula do cálculo do volume de chuvas em CQuantidade de visualizações: 1202 vezes |
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O estudo da Hidrologia passa, necessariamente, pelo cálculo do volume de chuvas em uma determinada região, ou bacia hidrológica. Assim, é comum ouvirmos alguém dizer que, em um determinado local, choveu 100 mm durante um determinado período. Mas o que isso significa? O mês mais chuvoso em Goiânia é dezembro, com média de 229 milímetros de precipitação de chuva. Isso significa que, em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que cai apresenta uma altura de 229 milímetros. Como sabemos que o volume é a área multiplicada pela altura, tudo que temos a fazer é considerar a área de 1 m2 multiplicada pela altura da lâmina de água (convertida também para metros). Veja a fórmula: \[\text{Volume} = \text{(Área da Base) x Altura}\] Lembre-se de que volume pode ser retornado em litros, ou seja, 1 m3 = 1000 litros. Veja agora o código C completo que pede para o usuário informar a precipitação da chuva, ou seja, a altura da lâmina de água em milímetros e retorna o volume de água em litros.
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main(int argc, char *argv[]) {
// variáveis usadas na resolução do problema
float altura_lamina, volume_chuva;
// vamos pedir para o usuário informar a altura da lâmina
// de água em milímetros
printf("Altura da lâmina de água em milímetros: ");
scanf("%f", &altura_lamina);
// o primeiro passo é converter os milímetros da lâmina de água
// para metros
altura_lamina = altura_lamina / 1000.0;
// agora que já temos a altura da lâmina em metros, vamos multiplicar
// pela base (1 metro quadrado) para obtermos o volume da chuva por
// metro quadrado
volume_chuva = (altura_lamina * 1.0) * 1000.0;
// vamos mostrar o resultado
printf("O volume da chuva é: %f litros para cada metro quadrado",
volume_chuva);
printf("\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Altura da lâmina de água em milímetros: 229 O volume da chuva é: 229.0 litros para cada metro quadrado Qual é o volume de 1 mm de chuva? A altura pluviométrica é a espessura da lâmina d'água precipitada que cobre a região atingida pela chuva. Geralmente a unidade de medição é o milímetro (mm) porque o aparelho que mede a chuva, o pluviômetro, é lido em milímetros. O pluviômetro é um aparelho meteorológico destinado a medir, em milímetros, a altura da lâmina de água gerada pela chuva que caiu numa área de 1 m2. 1 mm de chuva equivale a 1 litro de água, ou 1 dm3, considerando a área de 1 m2. |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Datas e horas em Ruby: Time, Date ou DateTime - Qual classe devo usar?Quantidade de visualizações: 8677 vezes |
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A linguagem Ruby oferece três classes básicas para lidar com datas e horas: Time, Date e DateTime. Para ajudá-lo em seus estudos, veja uma descrição breve de cada uma: 1) A classe Time está mais para um encapsulamento das funções de datas e horas da biblioteca C. Estas bibliotecas são geralmente baseadas na época UNIX (UNIX epoch) e, assim, não conseguem representar datas e horas antes de 1970. 2) A classe Date foi criada para superar estas deficiências da classe Time. Com esta classe nós podemos lidar com datas realmente antigas, tais como o aniversário de Leonardo da Vinci (15 de abril de 1452) e, esta classe funciona muito bem com a reforma do calendário. No entanto, a classe Date não permite lidar com horas, ou seja, ao usá-la não seremos capazes de representar a hora que Leonardo da Vinci nasceu. Apenas a data de nascimento. 3) A classe DateTime herda da Date e tenta ser o melhor de ambos os mundos. Com esta classe podemos representar datas da mesma forma que Date e horas da mesma forma que Time. Geralmente os desenvolvedores optam por esta classe, por considerá-la a forma mais correta de representar datas e horas. |
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