Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 19,90
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como substituir todas as ocorrências de uma substring em uma string Delphi usando a função ReplaceStr()

Quantidade de visualizações: 16771 vezes
Algumas vezes precisamos substituir todas as ocorrências de uma substring em uma string. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função ReplaceStr(). Esta função requer a string na qual a substituição ocorrerá, a substring a ser substituída e a nova substring. O resultado será uma nova string resultante da substituição. Veja o exemplo:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  frase: string;
begin
  frase := 'PHP? Sim, eu gosto muito de PHP';

  // vamos substituir todas as ocorrências de "PHP" por "Delphi'
  frase := ReplaceStr(frase, 'PHP', 'Delphi');

  // vamos exibir o resultado
  ShowMessage(frase);
end;

Lembre-se de que esta função diferencia maiúsculas e minúsculas.

Não se esqueça de adicionar a unit StrUtils no uses do seu formulário.

Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar o tamanho de uma string em JavaScript usando a propriedade length do objeto String

Quantidade de visualizações: 10722 vezes
Em algumas situações precisamos saber a quantidade de caracteres contidos em uma frase ou texto. Para isso podemos usar a propriedade length do objeto String. Esta propriedade retorna o tamanho da string, ou seja, a quantidade de caracteres contidos na mesma. Veja um exemplo:

<html>
<head>
<title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos declarar uma string
  var nome = "Osmar";

  // vamos obter a quantidade de caracteres nesta string
  var tam = nome.length;

  // vamos exibir o resultado
  window.alert("A string contém " + tam + " caracteres.");
</script>

</body>
</html>

Esta dica foi escrita e testada no Internet Explorer 8 e Firefox 3.6.


C# ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados

C# para iniciantes - Como usar o tipo de dados char da linguagem C#

Quantidade de visualizações: 15917 vezes
O tipo de dados char é usado quando queremos declarar, definir e usar caracteres em nossos programas. Em C#, uma variável do tipo char armazena um caractere Unicode, que são caracteres de 16 bits usados para representar a maioria das linguagens escritas mais conhecidas no mundo.

O tipo char é um apelido C# para o tipo System.Char da plataforma .NET e sua faixa de valores varia de U+0000 à U+ffff (de 0 à 65535).

Variáveis do tipo char podem ser declaradas e receber valores literais de três formas. Veja:

// define uma letra
char letra = 'A';

// define um valor hexadecimal equivalente à letra "A"
char letra2 = '\x0041';

// define um valor Unicode equivalente à letra "A"
char letra3 = '\u0041';

Há ainda a possibilidade de efetuar um cast de um valor inteiro para o tipo char. Veja:

// converte o valor 65 para um char
char letra = (char)65;

// exibe o resultado
Console.WriteLine("A letra é: " + letra);

Quando se trata de conversões implícitas, o tipo char pode ser convertido implicitamente para os tipos ushort, int, uint, long, ulong, float, double e decimal. Contudo, o caminho contrário não é possível, ou seja, nenhum outro tipo de dados pode ser convertido para o tipo char sem a necessidade de um cast (conversão explícita).

Para finalizar, veja um trecho de código que exibe o alfabeto completo em letras maiúsculas:

static void Main(string[] args){
  for(int i = 65; i <= 90; i++){
    char letra = (char)i;
    Console.Write(letra + " ");
  }
  
  // pausa o programa
  Console.ReadKey();
}



Java ::: Pacote java.lang ::: Character

Como usar a classe Character da linguagem Java para tratar caracteres individuais em seus programas

Quantidade de visualizações: 7259 vezes
A classe Character, uma classe pública e final (ou seja, não é possível fazer subclasse desta classe) e presente no pacote java.lang é uma classe encapsuladora (wrapper class) para o tipo primitivo char. Objetos desta classe contém apenas um campo, cujo tipo é char.

Veja a posição desta classe na hierarquia de classes da plataforma Java:

java.lang.Object
  java.lang.Character

Esta classe implementa as interfaces Serializable e Comparable<Character>.

Uma das vantagens de se usar objetos da classe Character é que podemos chamar seus métodos estáticos para obter informações sobre o tipo char encapsulado. Veja:

public class Main {
  public static void main(String[] args) {
    // uma variável do tipo char
    char letra = 'A';
	
    // vamos verificar se o caractere anterior é uma letra maiúscula
    if(Character.isUpperCase(letra)){
      System.out.println("A letra é maiúscula");
    }
    else{
      System.out.println("A letra não é maiúscula");
    }
  }
}

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

A letra é maiúscula

Veja que neste trecho de código nós usamos o método estático isUpperCase() da classe Character para verificar se um determinado caractere está em letras maiúsculas.


Dart ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Estruturas de Controle

Como usar if...else em Dart - Como usar a estrutura condicional if... else if... else da linguagem Dart

Quantidade de visualizações: 3281 vezes
Na maioria das linguagens de programação, a estrutura condicional if... else if... else é usada para testar condições e, baseado no resultado dos testes, desviar o fluxo de execução do algorítmo.

Veja um exemplo no qual pedimos para o usuário digitar um valor inteiro e efetuamos um teste para saber se o valor é maior que 10:

// Vamos importar a biblioteca dart:io
import 'dart:io';

void main() {
  // vamos pedir para o usuário digitar um valor inteiro
  stdout.write("Digite um número inteiro: ");
  // vamos converter a entrada do usuário para um inteiro e
  // e guardar na variavel valor
  int valor = int.parse(stdin.readLineSync());

  // vamos verificar se o valor lido é maior que 10
  if (valor > 10) {
    print("O valor é maior que 10.");
  } else {
    // não é maior que 10
    print("O valor não é maior que 10.");
  }
}

Este código produz as seguintes saídas:

c:\estudos_dart>dart condicional_if_else.dart
Digite um número inteiro: 4
O valor não é maior que 10.

c:\estudos_dart>dart condicional_if_else.dart
Digite um número inteiro: 10
O valor não é maior que 10.

c:\estudos_dart>dart condicional_if_else.dart
Digite um número inteiro: 15
O valor é maior que 10.

Note que testamos apenas um condição e já desviamos para o else caso ela não seja satisfeita. A linguagem Dart nos permite usar if...else aninhados. Veja:

// Vamos importar a biblioteca dart:io
import 'dart:io';

void main() {
  // vamos pedir para o usuário digitar um valor inteiro
  stdout.write("Digite um número inteiro: ");
  // vamos converter a entrada do usuário para um inteiro e
  // e guardar na variavel valor
  int valor = int.parse(stdin.readLineSync());

  // vamos verificar se o valor lido é maior que 10
  if (valor > 10) {
    print("O valor é maior que 10.");
  } else if (valor == 10) {
    // é igual a 10
    print("O valor é igual a 10.");
  } else {
    // é menor que 10
    print("O valor é menor que 10.");
  }
}

Execute este código, digite um valor inteiro e observe seu comportamento.


Java ::: Classes e Componentes ::: JMenuBar, JMenu, JMenuItem e Afins

Java Swing - Como criar e adicionar uma barra de menus à uma janela JFrame

Quantidade de visualizações: 18549 vezes
Nesta dica eu mostro como adicionar uma barra de menus à uma janela JFrame do Java Swing. Observe que a barra de menus contém apenas um menu que, por sua vez, contém apenas um ítem de menu.

Construí este exemplo "na mão" mesmo, ou seja, não usei nenhum editor visual tal como aquele encontrado na IDE Netbeans. Esta abordagem é muito útil para entender todas as partes que forma uma aplicação Java Swing.

Veja o código completo para o exemplo:

import javax.swing.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Menus");
 
    // Cria a barra de menus
    JMenuBar barra = new JMenuBar();
    setJMenuBar(barra);
 
    // Cria um menu
    JMenu arquivo = new JMenu("Arquivo");
 
    // Cria um item de menu e o adiciona no menu
    JMenuItem fechar = new JMenuItem("Fechar");
    arquivo.add(fechar);
 
    // Adiciona o menu à barra de menus
    barra.add(arquivo);
 
    setSize(300, 150);
    setVisible(true);    
  }
 
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade)

Exercícios Resolvidos de Python - Uma função recursiva que conta quantas vezes um valor inteiro k ocorre em um vetor de inteiros

Quantidade de visualizações: 638 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva uma função recursiva em Python que conta quantas vezes um valor inteiro k ocorre em um vetor de 10 inteiros. Sua função deverá ter a seguinte assinatura:

# função recursiva que recebe um valor e informa quantas vezes
# ele aparece no vetor também informado
def quant_repeticoes(indice, valor, vetor):
  # sua implementação aqui
Seu programa deverá solicitar ao usuário os valores do vetor e o valor a ser pesquisado.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o 1 valor: 2
Informe o 2 valor: 7
Informe o 3 valor: 4
Informe o 4 valor: 7
Informe o 5 valor: 1

Informe o valor a ser pesquisado no vetor: 7
O valor informado se repete 2 vezes.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

# método principal
def main():
  # vamos declarar um vetor de 10 inteiros
    valores = [0 for x in range(5)]

    # vamos pedir ao usuário que informe os valores do vetor
    for i in range(len(valores)):
      valores[i] = int(input("Informe o %d.o valor: " % ((i + 1))))
    
    # agora vamos pedir para informar o valor a ser pesquisado
    valor = int(input("\nInforme o valor a ser pesquisado no vetor: "))
    
    # e vamos ver a quantidade de repetições
    repeticoes = quant_repeticoes(0, valor, valores)
    print("O valor informado se repete {0} vezes.".format(repeticoes))

# função recursiva que recebe um valor e informa quantas vezes
# ele aparece no vetor também informado
def quant_repeticoes(indice, valor, vetor):
  if indice == len(vetor) - 1: # caso base...hora de parar a recursividade
    if vetor[indice] == valor:
      return 1 # mais um repetição foi encontrada
  else: # dispara mais uma chamada recursiva
    if vetor[indice] == valor: # houve mais uma repetição
      return 1 + quant_repeticoes(indice + 1, valor, vetor)
    else:
      return 0 + quant_repeticoes(indice + 1, valor, vetor) # não repetiu

  return 0 # só para deixar o compilador satisfeito...esta linha nunca é executada

if __name__== "__main__":
  main()



Delphi ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular porcentagem em Delphi - Como efetuar cálculos de porcentagem em Delphi

Quantidade de visualizações: 30949 vezes
Cálculos de porcentagens estão presentes em boa parte das aplicações que desenvolvemos. Porém, há momentos em que a mente trava e não conseguimos lembrar com clareza como estes cálculos são feitos, principalmente em Delphi.

Esta anotação tem o objetivo de ser uma fonte de pesquisa para os momentos em que suas habilidades matemáticas insistirem em continuar ocultas.

Ex: 1 - Suponhamos que um produto que custe R$ 178,00 sofra um acréscimo de 15%. Qual o valor final do produto? Veja o código em Delphi:

// Algoritmo que calcula porcentagem em Delphi
program estudos_delphi;

{$APPTYPE CONSOLE}

uses
  SysUtils, Math;

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  valor, percentual, valor_final: double;

begin
  valor := 178.00; // valor original
  percentual := 15.0 / 100.0; // 15%
  valor_final := valor + (percentual * valor);

  // mostra o resultado
  WriteLn('O valor final do produto é: ' + FloatToStr(valor_final));

  // O resultado será 204,70

  WriteLn;
  Write('Pressione Enter para sair...');
  ReadLn;
end.

Ex: 2 - Um produto, cujo valor original era de R$ 250,00, teve um desconto de 8%. Qual foi seu valor final? Veja o código em Delphi:

// Algoritmo que calcula porcentagem em Delphi
program estudos_delphi;

{$APPTYPE CONSOLE}

uses
  SysUtils, Math;

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  valor, percentual, valor_final: double;

begin
  valor := 250.00; // valor original
  percentual := 8.0 / 100.0; // 8%
  valor_final := valor - (percentual * valor);

  // mostra o resultado
  WriteLn('O valor final do produto é: ' + FloatToStr(valor_final));

  // O resultado será 230,00

  WriteLn;
  Write('Pressione Enter para sair...');
  ReadLn;
end.

Ex: 3 - Em um concurso de perguntas e respostas, um jovem acertou 72 das 90 perguntas apresentadas. Qual foi a porcentagem de acertos? E a porcentagem de erros? Veja o código em Delphi:

// Algoritmo que calcula porcentagem em Delphi
program estudos_delphi;

{$APPTYPE CONSOLE}

uses
  SysUtils, Math;

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  perguntas, acertos: double;

begin
  perguntas := 90.0;
  acertos := 72.0;

  // mostra a porcentagem de acertos
  WriteLn('Porcentagem de acertos: ' +
    FloatToStr((acertos / perguntas) * 100) + '%');

  // mostra a porcentagem de erros
  WriteLn('Porcentagem de erros: ' +
    FloatToStr(((perguntas - acertos) / perguntas) * 100) + '%');

  // Os resultados serão 80% e 20%

  WriteLn;
  Write('Pressione Enter para sair...');
  ReadLn;
end.

Ex: 4 - Um aparelho de CD foi adquirido por R$ 300,00 e revendido por R$ 340,00. Qual foi a porcentagem de lucro na transação? Veja o código em Delphi:

// Algoritmo que calcula porcentagem em Delphi
program estudos_delphi;

{$APPTYPE CONSOLE}

uses
  SysUtils, Math;

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  valor_anterior, novo_valor, porcentagem_lucro: double;

begin
  valor_anterior := 300.0; // valor anterior
  novo_valor := 340.0; // valor novo

  // calcula a porcentagem de lucro
  // efetua o cálculo
  porcentagem_lucro := ((novo_valor * 100) / valor_anterior) - 100;

  WriteLn('A porcentagem de lucro foi de: ' +
    FloatToStr(porcentagem_lucro) + '%');

  // O resultado será 13,33

  WriteLn;
  Write('Pressione Enter para sair...');
  ReadLn;
end.

Ex: 5 - Uma loja repassa 5% do lucro a seus vendedores. Se um produto custa R$ 70,00, qual o valor em reais repassado a um determinado vendedor? Veja o código em Delphi:

// Algoritmo que calcula porcentagem em Delphi
program estudos_delphi;

{$APPTYPE CONSOLE}

uses
  SysUtils, Math;

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  valor, percentual, comissao: double;

begin
  valor := 70.0; // valor do produto
  percentual := 5.0 / 100.0; // 5%

  // calcula a comissão
  comissao := percentual * valor;

  // mostra o resultado
  WriteLn('O valor repassado ao vendedor é: '
    + FloatToStr(comissao));

  // O resultado será 3,5

  WriteLn;
  Write('Pressione Enter para sair...');
  ReadLn;
end.



C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória

Apostila C para iniciantes - Como usar ponteiros na linguagem C

Quantidade de visualizações: 32486 vezes
Antes de pensarmos em ponteiros, é importante nos lembrarmos de alguns aspectos referentes à variáveis. Dependendo do seu conhecimento de programação, você deve saber que variáveis possuem nomes que as identificam durante a execução do programa. Você deve saber também que uma variável armazena um valor (que pode ser fixo, no caso de uma constante, ou pode mudar durante a execução de seus códigos).

O que poucos programadores se lembram é que uma variável possui um endereço, e que o nome da variável não é nada mais que um apelido para a localização deste endereço. Desta forma, um ponteiro não é nada mais que um tipo especial de variável que armazena o endereço de outra. Veja um exemplo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  // variável do tipo int
  int valor = 10;

  // ponteiro para uma variável do tipo int
  int *p = &valor;

  // exibe o valor da variável "valor", apontada
  // pelo ponteiro p
  printf("%d", *p);

  printf("\n\n");

  system("PAUSE");
  return 0;
}

Neste código nós temos a declaração e definição de duas variáveis:

int valor = 10;
int *p = &valor;

A primeira variável é uma variável do tipo int e a segunda é um ponteiro para uma variável do tipo int. Veja que devemos sempre usar "*" antes do nome de um ponteiro em sua declaração. O símbolo "&" serve para indicar que estamos acessando o endereço de uma variável e não o seu conteúdo. O resultado destas duas linhas é que agora temos um ponteiro que nos permite acessar e manipular a variável valor.

Observe a linha:

printf("%d", *p);

Aqui nós estamos acessando o valor da variável apontada por p. Veja o uso do símbolo "*" para acessar o valor da variável. Isso é chamado de desreferenciamento de ponteiros. Pareceu complicado? Veja uma linha de código que altera indiretamente o valor da variável valor para 30:

*p = 30;

Ponteiros são ferramentas muito importantes na programação em C. No entanto, é preciso ter muito cuidado ao lidar com eles. A primeira coisa a ter em mente é que um ponteiro não está apontando para nenhum lugar até que atribuimos a ele o endereço de uma outra variável. E é aí que mora o perigo. Um programa entra em colapso absoluto se tentarmos acessar um ponteiro que aponta para um local de memória que já foi liberado novamente ao sistema. No caso menos grave, estaremos tentando acessar locais de memória inválidos ou reservados a outros programas ou tarefas do sistema operacional. Isso me lembra os velhos tempos da tela azul de morte.


PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados

PHP para iniciantes - Como usar o tipo de dados float do PHP

Quantidade de visualizações: 12831 vezes
Números de ponto-flutuante, ou float (também conhecido com double ou real) representam números com casas decimais. Assim como o tipo integer, a faixa de limite deste tipo depende da arquitetura da máquina na qual o PHP está sendo executado. A faixa de números de ponto-flutuante em PHP equivale à faixa do tipo de dados double de seu compilador C. Geralmente esta faixa está entre 1.7E-308 e 1.7E+308 com 15 dígitos de precisão. Se precisarmos de uma precisão ainda maior, podemos usar as extensões BC e GMP.

O PHP reconhece números de ponto-flutuante escritos de duas formas diferentes. Eis a que usamos mais comumente:

3.14
0.017
-7.1

E a forma usando notação científica:

0.314E1   // 0.314*101, ou 3.14
17.0E-3   // 17.0*10-3, ou 0.017

Valores de ponto-flutuante são apenas representações aproximadas de números. Por exemplo, em muitos sistemas, 3,5 é na verdade representado como 3,4999999999. Isso quer dizer que devemos ter cuidado ao comparar valores de ponto-flutuante usando ==. O mais correto é comparar usando várias casas decimais:

if(int($a * 1000) == int($b * 1000)){
 // comparação baseada em três casas decimais
}

Se quisermos verificar se uma variável é do tipo float, podemos usar as funções is_float() ou is_real(). Veja:

<?
  $valor = 0.6;

  if(is_float($valor)){
    echo 'A variável $valor é do tipo float';
  }
?>


Carregar Publicações Anteriores


Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares

Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo

Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes

Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site

Últimos Exercícios Resolvidos

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 31 usuários muito felizes estudando em nosso site.