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React Native ::: React Native - Componentes Visuais ::: Button |
Como detectar um clique em um botão do React Native e exibir uma mensagem AlertQuantidade de visualizações: 1371 vezes |
Nesta dica mostrarei como detectar um evento onPress em um botão do React Native e exibir uma mensagem usando o método alert() do componente Alert. Note que o evento onPress é disparado quando o usuário pressiona o botão. Veja o código completo para o exemplo: import React, {Component} from 'react'; import {View, Button, Alert} from 'react-native'; type Props = {}; export default class App extends Component<Props> { render() { return ( <View style={{backgroundColor: '#eeeeee', padding: 30}}> <Button onPress = {() => Alert.alert("Bem-vindo(a) ao React Native")} title="Clique" /> </View> ); } } Veja que este exemplo define o código a ser chamado quando o botão for clicado diretamente em sua declaração. Em outras dicas dessa seção você verá como clicar no botão e chamar uma função JavaScript residente fora da declaração do botão. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como converter uma string para letras maiúsculas em Java - Como transformar uma string em maiúsculas usando o método toUpperCase() da classe StringQuantidade de visualizações: 63 vezes |
A classe String nos fornece o toUpperCase() que converte todas as letras em um texto para letras maiúsculas e nos retorna o resultado de acordo com o locale padrão. Este método é semelhante à toUpperCase(Locale.getDefault()). Veja um exemplo de como transformar todas as letras de uma frase para letras maiúsculas: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ String original = "Onde posso aprender a programar em Java?"; // vamos convertar para letras maísculas String maiusculas = original.toUpperCase(); // vamos mostrar o resultado System.out.println("String original: " + original); System.out.println("Em letras maiúsculas: " + maiusculas); System.exit(0); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: String original: Onde posso aprender a programar em Java? Em letras maiúsculas: ONDE POSSO APRENDER A PROGRAMAR EM JAVA? Esta dica foi revisada e atualizada para o Java 8. |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico |
Exercícios Resolvidos de C - Ler um número de três dígitos, separá-lo e invertê-lo, escrevendo o número lido e sua forma inversaQuantidade de visualizações: 1444 vezes |
Algorítmo Resolvido de C - Ler um número de três dígitos, separá-lo e invertê-lo, escrevendo o número lido e sua forma inversa Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C que leia um número de 3 dígitos e o inverta, escrevendo o número lido e o invertido. Por exemplo, se o usuário informar o valor 753, seu programa deverá invertê-lo, resultando em 357. Seu programa deverá exibir a seguinte saída: Observação: Seu código deverá usar apenas os operadores matemáticos disponíveis, por padrão, na linguagem C. Informe um valor inteiro de três dígitos: 753 O valor original é: 753 O valor invertido é: 357 Veja a resolução comentada deste exercício usando C console (modo texto): #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> int main(int argc, char *argv[]) { int numero, temp, inverso; setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos solicitar ao usuário que informe um valor inteiro // na faixa 100 a 999 (incluindo) printf("Informe um valor inteiro de três dígitos: "); // vamos ler o valor informado scanf("%d", &numero); // vamos verificar se o valor está na faixa permitida if(numero < 100 || numero > 999){ printf("Valor fora da faixa permitida"); } else{ // vamos criar uma variável temporária para // manter intacto o valor lido temp = numero; inverso = 0; // guardará o valor invertido // vamos inverter o valor agora while(temp != 0){ inverso = (inverso * 10) + (temp % 10); temp = temp / 10; } // vamos mostrar o resultado printf("O valor original é: %d\n", numero); printf("O valor invertido é: %d", inverso); } printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } |
Python ::: PyQt GUI Toolkit ::: QMainWindow |
Como criar a janela principal de uma aplicação Python PyQt usando a classe QMainWindowQuantidade de visualizações: 1511 vezes |
Em geral toda aplicação GUI, ou seja, uma aplicação de interface visual, rodando no Window, Linux, MAC, etc, possui uma janela principal. No PyQt tal janela é criada como uma instância da classe QMainWindow. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do PyQt: QObject, QPaintDevice QWidget QMainWindow Uma janela QMainWindow possui o seu próprio layout, no qual podemos adicionar uma barra de ferramentas QToolBar, um QDockWidget (que serve para controles que "grudam" em lados diferentes da tela), uma barra de menus QMenuBar e uma barra de status QStatusBar. O layout oferecido pela classe QMainWindow possui uma área central que pode ser ocupada por qualquer tipo de controle visual. É nessa área central que podemos colocar outros tipos de gerenciadores de layouts, que servirão como containers para os componentes visuais da aplicação. Veja uma aplicação PyQt completa na qual temos uma janela principal QMainWindow e um botão QPushButton. Observe como tiramos proveito da programação orientada em Python para criar uma classe JanelaPrincipal que herda de QMainWindow: # vamos importar os módulos necessários import sys from PyQt6.QtCore import * from PyQt6.QtGui import * from PyQt6.QtWidgets import * # vamos criar uma classe que herda de QMainWindow class JanelaPrincipal(QMainWindow): # construtor da classe def __init__(self): super().__init__() # definimos o título da janela self.setWindowTitle("Cadastro de Produtos") # vamos criar um botão QPushButton botao = QPushButton("Novo Produto") # definimos este botão como o controle central # da janela principal self.setCentralWidget(botao) if __name__== "__main__": # cria a aplicação app = QApplication(sys.argv) # cria a janela principal e a coloca visível janela_principal = JanelaPrincipal() janela_principal.show() # executa a aplicação app.exec() |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como ler o conteúdo de um arquivo um caractere de cada vez em PHP usando a função fgetc()Quantidade de visualizações: 7866 vezes |
A função fgetc() da linguagem PHP é usada quando queremos ler um caractere de cada vez a partir de um arquivo. Note que esta função é um pouco lenta, e deve ser usada somente com arquivos pequenos. A leitura é interrompida quando a função fgetc() retorna um valor false. Veja um código PHP completo demonstrando o seu uso: <?php $arquivo = fopen("testes.txt", "r"); if(!$arquivo){ echo "Não foi possível abrir o arquivo"; } else{ while(false !== ($char = fgetc($arquivo))){ echo $char; } } ?> |
Python ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cosseno de um ângulo em Python usando a função cos() do módulo Math - Calculadora de cosseno em PythonQuantidade de visualizações: 2628 vezes |
Como calcular o cosseno de um ângulo em Python usando a função cos() do módulo Math - Calculadora de cosseno em Python Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria. No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem: ![]() Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles. Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula: \[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \] Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos). Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima. Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem Python. Esta função, que faz parte do módulo Math, recebe um valor numérico float e retorna um valor float, ou seja, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja: # vamos importar o módulo Math import math as math def main(): # vamos calcular o cosseno de três números print("Cosseno de 0 = %f" % math.cos(0)) print("Cosseno de 1 = %f" % math.cos(1)) print("Cosseno de 2 = %f" % math.cos(2)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Cosseno de 0 = 1.000000 Cosseno de 1 = 0.540302 Cosseno de 2 = -0.416147 Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo: ![]() |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como verificar a existência de uma substring em uma string usando a função strstr() da linguagem CQuantidade de visualizações: 10192 vezes |
Nesta dica mostro como pesquisar uma substring dentro de uma string. Para isso usaremos a função strstr() do header string.h. Esta função aceita a string e a substring que queremos pesquisar e retorna NULL se a substring não for encontrada. Caso esta esteja contida na string, um ponteiro para o caractere inicial de sua ocorrência é retornado. Veja o código:#include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> int main(int argc, char *argv[]){ char frase[] = "Gosto muito de Java e Python"; // vamos pesquisar a substring "Java" na string char *res = strstr(frase, "Java"); // se for NULL a substring não foi encontrada if(res == NULL) printf("A substring nao foi encontrada"); else printf("A substring foi encontrada: %s", res); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Note que neste exemplo, a substring é localizada e o conteúdo de res é o restante da string a partir do primeiro caractere da substring pesquisada. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa Java para ler as notas n1 e n2 de um aluno e calcule a sua média aritméticaQuantidade de visualizações: 479 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java para ler as notas n1 e n2 de um aluno e calcule a sua média aritmética. Se a média for igual ou superior a 7,0 mostre uma mensagem indicando que o aluno foi aprovado. Se a média for igual ou maior que 3,5 e inferior a 7,0 seu programa deverá indicar que o aluno ficou de exame. Uma média menor que 3,5 indica reprovação direta. No caso do exame, leia uma nota entre 0 e 10. Agora a média do aluno deverá ser a média entre a média anterior e a nota do exame. Se a nova média for igual ou superior a 5,0 o aluno estará aprovado. Caso contrário o aluno será reprovado. Use validação para evitar que o usuário informe notas inválidas, ou seja, notas menores que 0 ou maiores que 10. Caso notas inválidas sejam fornecidas seu programa deverá solicitar a nota novamente até que o usuário forneça notas válidas. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a nota N1: 9.4 Informe a nota N2: 11 Nota inválida. Informe a nota N2: 8.3 A média do aluno é: 8.85 O aluno foi aprovado Informe a nota N1: 4.2 Informe a nota N2: 1.8 A média do aluno é: 3.0 O aluno reprovou direto. Informe a nota N1: 5.7 Informe a nota N2: 6 A média do aluno é: 5.85 Informe a nota do exame: 7 A média do aluno com o exame é: 6.425 O aluno foi aprovado após o exame. Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema double n1, n2, media, exame; // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler a primeira nota System.out.print("Informe a nota N1: "); n1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // a nota é válida? while ((n1 < 0) || (n1 > 10)) { System.out.print("Nota inválida. Informe a nota N1: "); n1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); } // vamos ler a segunda nota System.out.print("Informe a nota N2: "); n2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // a nota é válida? while ((n2 < 0) || (n2 > 10)) { System.out.print("Nota inválida. Informe a nota N2: "); n2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); } // vamos calcular a média do aluno media = (n1 + n2) / 2.0; System.out.println("A média do aluno é: " + media); // o aluno foi aprovado? if (media >= 7.0) { System.out.println("O aluno foi aprovado"); } // o aluno ficou de exame? else if ((media >= 3.5) && (media < 7.0)){ // vamos ler a nota do exame System.out.print("Informe a nota do exame: "); exame = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // a nota é válida? while ((exame < 0) || (exame > 10)) { System.out.print("Nota inválida. Informe a nota do exame: "); exame = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); } // calcula a nota média media = (media + exame) / 2.0; System.out.println("A média do aluno com o exame é: " + media); // o aluno foi aprovado após o exame? if (media >= 5.0) { System.out.println("O aluno foi aprovado após o exame."); } else { System.out.println("O aluno foi reprovado após o exame."); } } // reprovou direto else { System.out.println("O aluno reprovou direto."); } } } |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como usar a instrução switch do JavaQuantidade de visualizações: 64856 vezes |
Quando precisamos escolher entre múltiplos caminhos alternativos e esta escolha pode ser baseada em um valor inteiro, a instrução switch é uma boa opção. Veja seu uso:public class Estudos{ public static void main(String[] args){ int valor = 4; switch(valor){ case 1: System.out.println("Valor é 1"); break; case 2: System.out.println("Valor é 2"); break; case 3: System.out.println("Valor é 3"); break; default: System.out.println("Valor diferente de 1, 2 e 3"); break; } } } A variável fornecida à instrução switch deve ser do tipo byte, short, char, ou int. Ela não pode ser long, float, double, boolean ou referência a objetos. Veja o que acontece quando tentamos usar uma variável do tipo long: Estudos.java:5: possible loss of precision found : long required: int switch(valor){ ^ 1 error |
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox |
Como usar o controle TListBox em suas aplicações DelphiQuantidade de visualizações: 13958 vezes |
Objetos da classe TListBox, da unit StdCtrls, são controles do tipo lista de seleção. Este componente exibe uma lista com barras de rolagem contendo items que podem ser selecionados, adicionados ou excluídos. A classe TListBox é um wrapper (invólucro) para o controle LISTBOX da plataforma Windows. Em controles do tipo ListBox o usuário pode selecionar apenas um ítem ou vários itens de uma vez. Em Delphi, a classe TListBox implementa o comportamento genérico definido em TCustomListBox. É esta classe que devemos usar para derivar nossa própria ListBox caso o controle TListBox não satisfaça as nossas necessidades. É claro que podemos partir de qualquer classe que herde de TCustomListBox. A forma mais comum de adicionarmos um controle TListBox em nossos formulários é selecionando este componente na aba Standard e arrastando-o para a posição desejada na janela. Em seguida podemos adicionar itens na lista acessando sua propriedade Items, que são do tipo TStrings, ou seja, uma lista de strings. Ao clicarmos na propriedade Items no Object Inspector, um String List Editor será exibido. Basta inserir algumas strings nesta caixa de texto, pressionar o botão OK e verificar como o controle já exibe os itens que acabamos de inserir. Em tempo de execução, itens podem ser adicionados à uma TListBox usando códigos parecidos com: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin // vamos inserir um novo item na TListBox ListBox1.Items.Add('Osmar J. Silva'); end; Se precisarmos obter o texto do ítem selecionado em uma TListBox, podemos usar: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin // vamos obter o texto do item selecionado na TListBox ShowMessage(ListBox1.Items[ListBox1.ItemIndex]); end; Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
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