Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 19,90
C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Exercício Resolvido de C++ - Escreva um programa que solicite dois números do tipo inteiro distintos ao usuário e que apresente na tela o maior deles

Quantidade de visualizações: 636 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa que solicite dois números do tipo inteiro distintos ao usuário e que apresente na tela o maior deles. Esse programa deve possuir uma função para verificar qual é o maior número.

Atenção: seu código deverá assegurar que os dois números informados pelo usuário sejam diferentes. Exiba uma mensagem na tela caso isso acontecer.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro número inteiro: 6
Informe o segundo número inteiro: 3
O maior número é: 6
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C++:

#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

// protótipo da função que receberá dois números inteiros
// e retornará o maior deles
int maior_numero(int num1, int num2);

int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  int num1, num2, maior;
  
  // vamos pedir para o usuário informar os dois números
  cout << "Informe o primeiro número inteiro: ";
  cin >> num1;
  cout << "Informe o segundo número inteiro: ";
  cin >> num2;
  
  // os números são iguais?
  if(num1 == num2){
    cout << "Erro. Os dois números são iguais.\n" << endl;
  }
  else{
    // vamos chamar a função para obter o número maior
    maior = maior_numero(num1, num2);
    cout << "O maior número é: " << maior << "\n" << endl;	
  }
  
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS; 
}

// função que receberá dois números inteiros e retornará
// o maior deles
int maior_numero(int num1, int num2){
  // o primeiro número é maior que o segundo?
  if(num1 > num2){
    return num1;
  }
  else{
    return num2;
  }
}



GoLang ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes

Como declarar variáveis em Go usando var e sem definir o tipo da variável

Quantidade de visualizações: 501 vezes
Em algumas situações nós queremos declarar variáveis na linguagem Go mas não queremos definir de antemão o tipo, ou seja, se ela será do tipo int, float, boolean, string, etc. Essa situação é muito comum quando a variável receberá o retorno de uma função.

Quando não definimos o tipo da variável, a própria linguagem se encarrega de fazer isso para nós, por meio da inferência de tipos. Assim, dependendo do valor que a variável recebe, o seu tipo será definido automaticamente.

Veja um exemplo:

// pacote principal
package main

// vamos importar os módulos necessários
import (
  "fmt"
)
  
// esta é a função principal do programa
func main() {
  // vamos declarar uma variável do tipo real
  // Como não definimos o tipo, ele será
  // automaticamente float64
  var salario = 1250.94
  
  // vamos mostrar o tipo da variável
  fmt.Printf("O tipo da variável é: %T", salario)
}

Ao executarmos este código Golang nós teremos o seguinte resultado:

O tipo da variável é: float64


Python ::: wxPython ::: Eventos e Tratadores de Eventos

Como tratar o evento wx.EVT_MOVE em suas aplicações wxPython - Interfaces gráficas no Python

Quantidade de visualizações: 247 vezes
Em algumas situações nós precisamos reagir ao evento wx.EVT_MOVE em nossas aplicações wxPython. Este evento é gerado todas as vezes que movemos uma janela para uma nova posição.

Veja o código completo para uma aplicação wxPython na qual interceptamos e tratamos o evento wx.EVT_MOVE na janela principal do programa. Note o uso da função e.GetPosition() para recuperarmos as coordenadas x e y do evento e mostrarmos o resultado em controles wx.StaticText.

# vamos importar o framework wxPython 
import wx

# classe que representará a janela principal da
# aplicação wxPython
class JanelaPrincipal(wx.Frame):
  # o método construtor
  def __init__(self, *args, **kw):
    # chama o construtor da classe wx.Frame
    super(JanelaPrincipal, self).__init__(*args, **kw)

    # chama a função que inicializa a GUI
    self.InicializarGUI()

  # método usado para gerenciar o evento Move
  def OnMove(self, e):
    # obtemos a posição do evento e guardamos nas variáveis x e y
    x, y = e.GetPosition()
    # mostramos os valores nas labels
    self.st1.SetLabel(str(x))
    self.st2.SetLabel(str(y))

  # função que inicializa a GUI do programa
  def InicializarGUI(self):
    # criamos dois controles StaticText com os labels já definindos 
    wx.StaticText(self, label='x:', pos=(10,10))
    wx.StaticText(self, label='y:', pos=(10,30))

    # criamos mais dois controles StaticText para escrevermos neles
    self.st1 = wx.StaticText(self, label='', pos=(30, 10))
    self.st2 = wx.StaticText(self, label='', pos=(30, 30))

    # fazemos um binding o evento wx.EVT_MOVE para a
    # função OnMove que criamos
    self.Bind(wx.EVT_MOVE, self.OnMove)

    # definimos o tamanho da janela
    self.SetSize((450, 350))
    # define a cor de fundo da janela (Windows 10)
    self.SetBackgroundColour((150, 250, 100, 255))
    # definimos o título da janela
    self.SetTitle('O evento Move')
    # e centralizamos a janela
    self.Centre()

# função principal do programa Python
def main():
  # vamos criar a aplicação wxPython
  app = wx.App()
  janela_principal = JanelaPrincipal(None)
  janela_principal.Show()
  app.MainLoop()

if __name__ == "__main__":
  main()



PHP ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Datas e horas em PHP - Como adicionar horas a uma data usando a função mktime() do PHP

Quantidade de visualizações: 97 vezes
Nesta dica veremos como é possivel usar a função mktime() da linguagem PHP para adicionarmos uma determinada quantidade de horas a uma data. Veja que obtemos a data e hora atual, acrescentamos 15 horas e então exibimos a nova data e hora.

Veja o código completo para o exemplo:

<html>
<head>
<title>Estudando PHP</title>
</head>
<body>

<?php
  echo "Agora é: " . date("d/m/Y - H:i:s") . "<br>";
  $proxima_data = mktime(date("H") + 15, date("i"), 
    date("s"), date("m"), date("d"), date("Y"));
  echo "Daqui a 15 horas será: " . 
    date("d/m/Y - H:i:s", $proxima_data);
?>
 
</body>
</html>

Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

Agora é: 28/03/2021 - 17:08:44
Daqui a 15 horas será: 29/03/2021 - 08:08:44


GNU Octave ::: GNU Octave para Engenharia ::: Cálculo Diferencial e Integral

Como calcular a derivada de uma função usando a função diff() do GNU Octave - Regra do Tombo (ou Regra da Potência)

Quantidade de visualizações: 3735 vezes
No cálculo, a derivada em um ponto de uma função y = f(x) representa a taxa de variação instantânea de y em relação a x neste ponto.

Um exemplo típico é a função velocidade que representa a taxa de variação (derivada) da função espaço. Do mesmo modo, a função aceleração é a derivada da função velocidade.

Geometricamente, a derivada no ponto x = a de y = f(x) representa a inclinação da reta tangente ao gráfico desta função no ponto (a,~f(a)). A função que a cada ponto x associa a derivada neste ponto de f(x) é chamada de função derivada de f(x). [Citação da Wikipédia]

Nesta dica mostrarei como podemos usar a função diff() do GNU Octave para calcular a derivada de uma função usando a Regra do Tombo ou, mais formalmente, a Regra da Potência.

Dada uma função:



A Regra do Tombo pede que o n desça e multiplique o x, que agora estará elevado a n - 1. Vamos ver um exemplo então? Observe como a derivada de f(x) = x5 é calculada na imagem a seguir:



Veja agora como podemos fazer este cálculo em GNU Octave. Para isso, abra a janela de comandos e dispare as linhas a seguir:

>> pkg load symbolic [ENTER]
>> syms x [ENTER]
>> f = x ** 5 [ENTER]
f = (sym)

   5
  x

>> diff(f, x) [ENTER]
ans = (sym)

     4
  5*x

>>

É possível que, após o comando "syms x" você veja algumas mensagens de aviso relacionadas à sua versão instalada do Python. Não se preocupe, pois esses avisos não interferem na funcionalidade da função diff().


C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++

Como criar um vector de inteiros em C++ e inserir elementos usando a função push_back()

Quantidade de visualizações: 7612 vezes
Este exemplo mostra como declarar um objeto da classe container vector da STL (Standard Template Library), inserir alguns inteiros usando a função push_back() e percorrê-los usando um iterador.

Veja o código completo:

#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <vector>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // um vector vazio que conterá inteiros
  vector<int> valores;

  // vamos inserir três elementos
  valores.push_back(54);
  valores.push_back(13);
  valores.push_back(87);

  // vamos percorrer o vector e exibir os elementos
  vector<int>::iterator it;
  for(it = valores.begin(); it < valores.end(); it++){
    cout << *it << endl;
  }

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

54
13
87


C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Strings e Caracteres

Como converter caracteres individuais para letras maiúsculas usando a função CharUpper() da API do Windows a partir de seus códigos C++

Quantidade de visualizações: 9680 vezes
Pode usar a função CharUpper() da API do Windows para converter um caractere para seu correspondente em letra maiúscula. Veja o protótipo da função:

LPTSTR CharUpper(
  LPTSTR lpsz
);


Veja um exemplo no qual usamos esta função para converter uma letra minúscula em maiúscula:

#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <windows.h>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  CHAR letra = 'a';
  
  // vamos converter para letra maiúscula
  CharUpper(&letra);
  
  // vamos exibir o resultado
  cout << letra << endl;
  
  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}

Note que aqui nós fornecemos um ponteiro para o caractere que queremos transformar. Isso resulta em uma conversão sendo efetuada diretamente no caractere para o qual o ponteiro está apontando no momento. Podemos também obter o resultado da conversão em um outro ponteiro e usá-lo posteriormente. Veja:

#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <windows.h>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  CHAR letra = 'a';
  
  // vamos converter para letra maiúscula
  CHAR *resultado = CharUpper(&letra);
  
  // vamos exibir o resultado
  cout << *resultado << endl;
  
  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}



C++ ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular juros simples e montante usando C++

Quantidade de visualizações: 19802 vezes
O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor Principal ou simplesmente principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Transformando em fórmula temos:

J = P . i . n

Onde:

J = juros
P = principal (capital)
i = taxa de juros
n = número de períodos

Imaginemos uma dívida de R$ 2.000,00 que deverá ser paga com juros de 5% a.m. pelo regime de juros simples e o prazo para o pagamento é de 2 meses. O cálculo em C++ pode ser feito assim:

#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[])
{
  float principal = 2000.00;
  float taxa = 0.08;
  int meses = 2;
  
  float juros = principal * taxa * meses;
  
  cout << "O total de juros a ser pago é: " << 
      juros << "\n\n";
	
	system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

O montante da dívida pode ser obtido das seguintes formas:

a) Montante = Principal + Juros
b) Montante = Principal + (Principal x Taxa de juros x Número de períodos)

M = P . (1 + (i . n))

Veja o código:

#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[])
{
  float principal = 2000.00;
  float taxa = 0.08;
  int meses = 2;
  
  float juros = principal * taxa * meses;
  float montante = principal * (1 + (taxa * meses));
  
  cout << "O total de juros a ser pago é: " << 
      juros << "\n";
  cout << "O montante a ser pago é: " << 
      montante << "\n\n";
	
	system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}



C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados

Como usar o tipo de dados size_t da linguagem C++

Quantidade de visualizações: 15893 vezes
O tipo size_t é definido no arquivo stddef.h e em outros headers, e sua definição pode ser encontrada da seguinte forma:

typedef unsigned long size_t; 

Este tipo é usado para definir tamanhos de strings e blocos de memória. Foi proposto pelo ANSI C.

É comum encontrar size_t substituindo unsigned int ou unsigned long. Muito frequente também é ver este tipo recebendo o resultado de uma chamada ao operator sizeof. Veja:

#include <iostream>

using namespace std;

int main(){
  // vamos obter a quantidade de bytes em um int
  size_t tam = sizeof(int);
  
  cout << "Um inteiro nesta arquitetura contém: " <<
    tam << " bytes" << endl;
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Um inteiro nesta arquitetura contém: 4 bytes


Python ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como usar a função exists() do módulo os.path para testar a existência de um arquivo ou diretório em Python

Quantidade de visualizações: 3261 vezes
Antes de efetuarmos qualquer ação em um arquivo ou diretório, é sempre uma boa idéia testar primeiro se tal arquivo ou diretório existe no sistema. Isso pode ser feito por meio do método exists() do módulo os.path.

Este método retorna True se o arquivo ou diretório existir, e False em caso contrário. Veja um exemplo no qual checamos a existência de um arquivo chamado "teste.txt":

from os import path

def main():
  # vamos verificar se este arquivo existe, neste local
  if path.exists("C:\\estudos_python\\teste.txt"):
    print("Arquivo foi encontrado")
  else:
    print("Arquivo não foi encontrado")

if __name__== "__main__":
  main()

Se o arquivo existir no caminho informado, o texto "Arquivo foi encontrado" será impresso na tela. Se o arquivo não puder ser encontrado, o texto "Arquivo não foi encontrado" será exibido.

Veja agora como podemos verificar se um diretório existe ou não no sistema operacional:

from os import path

def main():
  # vamos verificar se este diretório existe
  if path.exists("C:\\estudos_python"):
    print("Diretório existe.")
  else:
    print("Diretório não existe.")

if __name__== "__main__":
  main()

Execute este código e veja o resultado. Se o diretório pesquisado existir, o texto "Diretório existe." será exibido.

Carregar Publicações Anteriores


Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares

Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo

Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes

Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site

Últimos Exercícios Resolvidos

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 13 usuários muito felizes estudando em nosso site.