![]() |
|||||
![]() Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. |
|||||
|
C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Exercício Resolvido de C++ - Escreva um programa que solicite dois números do tipo inteiro distintos ao usuário e que apresente na tela o maior delesQuantidade de visualizações: 636 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa que solicite dois números do tipo inteiro distintos ao usuário e que apresente na tela o maior deles. Esse programa deve possuir uma função para verificar qual é o maior número. Atenção: seu código deverá assegurar que os dois números informados pelo usuário sejam diferentes. Exiba uma mensagem na tela caso isso acontecer. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número inteiro: 6 Informe o segundo número inteiro: 3 O maior número é: 6 Veja a resolução comentada deste exercício em C++: #include <string> #include <iostream> using namespace std; // protótipo da função que receberá dois números inteiros // e retornará o maior deles int maior_numero(int num1, int num2); int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema int num1, num2, maior; // vamos pedir para o usuário informar os dois números cout << "Informe o primeiro número inteiro: "; cin >> num1; cout << "Informe o segundo número inteiro: "; cin >> num2; // os números são iguais? if(num1 == num2){ cout << "Erro. Os dois números são iguais.\n" << endl; } else{ // vamos chamar a função para obter o número maior maior = maior_numero(num1, num2); cout << "O maior número é: " << maior << "\n" << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } // função que receberá dois números inteiros e retornará // o maior deles int maior_numero(int num1, int num2){ // o primeiro número é maior que o segundo? if(num1 > num2){ return num1; } else{ return num2; } } |
GoLang ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes |
Como declarar variáveis em Go usando var e sem definir o tipo da variávelQuantidade de visualizações: 501 vezes |
Em algumas situações nós queremos declarar variáveis na linguagem Go mas não queremos definir de antemão o tipo, ou seja, se ela será do tipo int, float, boolean, string, etc. Essa situação é muito comum quando a variável receberá o retorno de uma função. Quando não definimos o tipo da variável, a própria linguagem se encarrega de fazer isso para nós, por meio da inferência de tipos. Assim, dependendo do valor que a variável recebe, o seu tipo será definido automaticamente. Veja um exemplo: // pacote principal package main // vamos importar os módulos necessários import ( "fmt" ) // esta é a função principal do programa func main() { // vamos declarar uma variável do tipo real // Como não definimos o tipo, ele será // automaticamente float64 var salario = 1250.94 // vamos mostrar o tipo da variável fmt.Printf("O tipo da variável é: %T", salario) } Ao executarmos este código Golang nós teremos o seguinte resultado: O tipo da variável é: float64 |
Python ::: wxPython ::: Eventos e Tratadores de Eventos |
Como tratar o evento wx.EVT_MOVE em suas aplicações wxPython - Interfaces gráficas no PythonQuantidade de visualizações: 247 vezes |
Em algumas situações nós precisamos reagir ao evento wx.EVT_MOVE em nossas aplicações wxPython. Este evento é gerado todas as vezes que movemos uma janela para uma nova posição. Veja o código completo para uma aplicação wxPython na qual interceptamos e tratamos o evento wx.EVT_MOVE na janela principal do programa. Note o uso da função e.GetPosition() para recuperarmos as coordenadas x e y do evento e mostrarmos o resultado em controles wx.StaticText. # vamos importar o framework wxPython import wx # classe que representará a janela principal da # aplicação wxPython class JanelaPrincipal(wx.Frame): # o método construtor def __init__(self, *args, **kw): # chama o construtor da classe wx.Frame super(JanelaPrincipal, self).__init__(*args, **kw) # chama a função que inicializa a GUI self.InicializarGUI() # método usado para gerenciar o evento Move def OnMove(self, e): # obtemos a posição do evento e guardamos nas variáveis x e y x, y = e.GetPosition() # mostramos os valores nas labels self.st1.SetLabel(str(x)) self.st2.SetLabel(str(y)) # função que inicializa a GUI do programa def InicializarGUI(self): # criamos dois controles StaticText com os labels já definindos wx.StaticText(self, label='x:', pos=(10,10)) wx.StaticText(self, label='y:', pos=(10,30)) # criamos mais dois controles StaticText para escrevermos neles self.st1 = wx.StaticText(self, label='', pos=(30, 10)) self.st2 = wx.StaticText(self, label='', pos=(30, 30)) # fazemos um binding o evento wx.EVT_MOVE para a # função OnMove que criamos self.Bind(wx.EVT_MOVE, self.OnMove) # definimos o tamanho da janela self.SetSize((450, 350)) # define a cor de fundo da janela (Windows 10) self.SetBackgroundColour((150, 250, 100, 255)) # definimos o título da janela self.SetTitle('O evento Move') # e centralizamos a janela self.Centre() # função principal do programa Python def main(): # vamos criar a aplicação wxPython app = wx.App() janela_principal = JanelaPrincipal(None) janela_principal.Show() app.MainLoop() if __name__ == "__main__": main() |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Datas e horas em PHP - Como adicionar horas a uma data usando a função mktime() do PHPQuantidade de visualizações: 97 vezes |
Nesta dica veremos como é possivel usar a função mktime() da linguagem PHP para adicionarmos uma determinada quantidade de horas a uma data. Veja que obtemos a data e hora atual, acrescentamos 15 horas e então exibimos a nova data e hora. Veja o código completo para o exemplo: <html> <head> <title>Estudando PHP</title> </head> <body> <?php echo "Agora é: " . date("d/m/Y - H:i:s") . "<br>"; $proxima_data = mktime(date("H") + 15, date("i"), date("s"), date("m"), date("d"), date("Y")); echo "Daqui a 15 horas será: " . date("d/m/Y - H:i:s", $proxima_data); ?> </body> </html> Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: Agora é: 28/03/2021 - 17:08:44 Daqui a 15 horas será: 29/03/2021 - 08:08:44 |
GNU Octave ::: GNU Octave para Engenharia ::: Cálculo Diferencial e Integral |
Como calcular a derivada de uma função usando a função diff() do GNU Octave - Regra do Tombo (ou Regra da Potência)Quantidade de visualizações: 3735 vezes |
No cálculo, a derivada em um ponto de uma função y = f(x) representa a taxa de variação instantânea de y em relação a x neste ponto. Um exemplo típico é a função velocidade que representa a taxa de variação (derivada) da função espaço. Do mesmo modo, a função aceleração é a derivada da função velocidade. Geometricamente, a derivada no ponto x = a de y = f(x) representa a inclinação da reta tangente ao gráfico desta função no ponto (a,~f(a)). A função que a cada ponto x associa a derivada neste ponto de f(x) é chamada de função derivada de f(x). [Citação da Wikipédia] Nesta dica mostrarei como podemos usar a função diff() do GNU Octave para calcular a derivada de uma função usando a Regra do Tombo ou, mais formalmente, a Regra da Potência. Dada uma função: ![]() A Regra do Tombo pede que o n desça e multiplique o x, que agora estará elevado a n - 1. Vamos ver um exemplo então? Observe como a derivada de f(x) = x5 é calculada na imagem a seguir: ![]() Veja agora como podemos fazer este cálculo em GNU Octave. Para isso, abra a janela de comandos e dispare as linhas a seguir: >> pkg load symbolic [ENTER] >> syms x [ENTER] >> f = x ** 5 [ENTER] f = (sym) 5 x >> diff(f, x) [ENTER] ans = (sym) 4 5*x >> É possível que, após o comando "syms x" você veja algumas mensagens de aviso relacionadas à sua versão instalada do Python. Não se preocupe, pois esses avisos não interferem na funcionalidade da função diff(). |
C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++ |
Como criar um vector de inteiros em C++ e inserir elementos usando a função push_back()Quantidade de visualizações: 7612 vezes |
Este exemplo mostra como declarar um objeto da classe container vector da STL (Standard Template Library), inserir alguns inteiros usando a função push_back() e percorrê-los usando um iterador. Veja o código completo: #include <cstdlib> #include <iostream> #include <vector> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um vector vazio que conterá inteiros vector<int> valores; // vamos inserir três elementos valores.push_back(54); valores.push_back(13); valores.push_back(87); // vamos percorrer o vector e exibir os elementos vector<int>::iterator it; for(it = valores.begin(); it < valores.end(); it++){ cout << *it << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: 54 13 87 |
C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Strings e Caracteres |
Como converter caracteres individuais para letras maiúsculas usando a função CharUpper() da API do Windows a partir de seus códigos C++Quantidade de visualizações: 9680 vezes |
Pode usar a função CharUpper() da API do Windows para converter um caractere para seu correspondente em letra maiúscula. Veja o protótipo da função:LPTSTR CharUpper( LPTSTR lpsz ); Veja um exemplo no qual usamos esta função para converter uma letra minúscula em maiúscula: #include <cstdlib> #include <iostream> #include <windows.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ CHAR letra = 'a'; // vamos converter para letra maiúscula CharUpper(&letra); // vamos exibir o resultado cout << letra << endl; system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } Note que aqui nós fornecemos um ponteiro para o caractere que queremos transformar. Isso resulta em uma conversão sendo efetuada diretamente no caractere para o qual o ponteiro está apontando no momento. Podemos também obter o resultado da conversão em um outro ponteiro e usá-lo posteriormente. Veja: #include <cstdlib> #include <iostream> #include <windows.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ CHAR letra = 'a'; // vamos converter para letra maiúscula CHAR *resultado = CharUpper(&letra); // vamos exibir o resultado cout << *resultado << endl; system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular juros simples e montante usando C++Quantidade de visualizações: 19802 vezes |
O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor Principal ou simplesmente principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Transformando em fórmula temos: J = P . i . n Onde: J = juros P = principal (capital) i = taxa de juros n = número de períodos Imaginemos uma dívida de R$ 2.000,00 que deverá ser paga com juros de 5% a.m. pelo regime de juros simples e o prazo para o pagamento é de 2 meses. O cálculo em C++ pode ser feito assim: #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { float principal = 2000.00; float taxa = 0.08; int meses = 2; float juros = principal * taxa * meses; cout << "O total de juros a ser pago é: " << juros << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } O montante da dívida pode ser obtido das seguintes formas: a) Montante = Principal + Juros b) Montante = Principal + (Principal x Taxa de juros x Número de períodos) M = P . (1 + (i . n)) Veja o código: #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { float principal = 2000.00; float taxa = 0.08; int meses = 2; float juros = principal * taxa * meses; float montante = principal * (1 + (taxa * meses)); cout << "O total de juros a ser pago é: " << juros << "\n"; cout << "O montante a ser pago é: " << montante << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Como usar o tipo de dados size_t da linguagem C++Quantidade de visualizações: 15893 vezes |
O tipo size_t é definido no arquivo stddef.h e em outros headers, e sua definição pode ser encontrada da seguinte forma:typedef unsigned long size_t; Este tipo é usado para definir tamanhos de strings e blocos de memória. Foi proposto pelo ANSI C. É comum encontrar size_t substituindo unsigned int ou unsigned long. Muito frequente também é ver este tipo recebendo o resultado de uma chamada ao operator sizeof. Veja: #include <iostream> using namespace std; int main(){ // vamos obter a quantidade de bytes em um int size_t tam = sizeof(int); cout << "Um inteiro nesta arquitetura contém: " << tam << " bytes" << endl; } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Um inteiro nesta arquitetura contém: 4 bytes |
Python ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como usar a função exists() do módulo os.path para testar a existência de um arquivo ou diretório em PythonQuantidade de visualizações: 3261 vezes |
Antes de efetuarmos qualquer ação em um arquivo ou diretório, é sempre uma boa idéia testar primeiro se tal arquivo ou diretório existe no sistema. Isso pode ser feito por meio do método exists() do módulo os.path. Este método retorna True se o arquivo ou diretório existir, e False em caso contrário. Veja um exemplo no qual checamos a existência de um arquivo chamado "teste.txt": from os import path def main(): # vamos verificar se este arquivo existe, neste local if path.exists("C:\\estudos_python\\teste.txt"): print("Arquivo foi encontrado") else: print("Arquivo não foi encontrado") if __name__== "__main__": main() Se o arquivo existir no caminho informado, o texto "Arquivo foi encontrado" será impresso na tela. Se o arquivo não puder ser encontrado, o texto "Arquivo não foi encontrado" será exibido. Veja agora como podemos verificar se um diretório existe ou não no sistema operacional: from os import path def main(): # vamos verificar se este diretório existe if path.exists("C:\\estudos_python"): print("Diretório existe.") else: print("Diretório não existe.") if __name__== "__main__": main() Execute este código e veja o resultado. Se o diretório pesquisado existir, o texto "Diretório existe." será exibido. |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
C++ - C++ Windows API GUI - Como criar sua primeira aplicação de interface gráfica usando C++ e WinAPI Delphi - Delphi para iniciantes - Como criar uma data e hora em Delphi usando a função EncodeDateTime() |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
JavaScript - Como remover todos os espaços de uma string em JavaScript usando uma função personalizada remover_espacos() |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |