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E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados

Java para iniciantes - Como usar o tipo de dados short da linguagem Java

Quantidade de visualizações: 12169 vezes
O tipo de dados short pode ser usado quando queremos armazenar valores inteiros na faixa -32,768 à 32,767. Veja um exemplo:

public class Estudos{
  static short valor = 30000; 
  
  public static void main(String args[]){
    System.out.println("O valor da variável é: "
      + valor);
    System.exit(0);
  }
}

Porém, é preciso estar atento a um detalhe muito importante (testado na versão 6 do SDK). Veja o trecho de código seguinte:

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    short a = 32;
    short b = 19;
    short soma = a + b;    

    System.out.println("O resultado é: " + soma);
    System.exit(0);
  }
}

À primeira vista este código está correto, visto que a soma das variáveis a e b não ultrapassam a faixa do tipo short. Porém, ao tentarmos compilar, temos a seguinte mensagem de erro:

Estudos.java:5: possible loss of precision
found   : int
required: short
  short soma = a + b;
               ^
1 error
Isso acontece porque o tipo de dados resultante da aplicação do operador de adição (e demais operadores binários) a dois números, é no mínimo int. Podemos, é claro, fazer uma coerção de dados (cast). Veja:

short a = 32;
short b = 19;
short soma = (short)(a + b);

O tipo de dados short pode ser convertido (sem a necessidade de cast) para os seguintes tipos:

short -> int -> long -> float -> double

Se precisarmos converter o tipo short para os tipos char e byte, teremos que lançar mão de uma coerção (cast). Veja:

short a = 32;
short b = 19;
byte soma = (byte)(a + b);



Portugol ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o coeficiente angular de uma reta em Portugol dados dois pontos no plano cartesiano

Quantidade de visualizações: 602 vezes
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x.

Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano:



Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é:

\[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \]

Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente.

Veja agora o trecho de código na linguagem Portugol que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos:

// Calcular o coeficiente angular de uma reta em Portugol

programa {
  // vamos incluir a biblioteca Matematica
  inclua biblioteca Matematica --> mat
  
  funcao inicio() {
    // coordenadas dos dois pontos
    real x1, y1, x2, y2
    // guarda o coeficiente angular
    real m

    // x e y do primeiro ponto
    escreva("Coordenada x do primeiro ponto: ")
    leia(x1)
    escreva("Coordenada y do primeiro ponto: ")
    leia(y1)

    // x e y do segundo ponto
    escreva("Coordenada x do segundo ponto: ")
    leia(x2)
    escreva("Coordenada y do segundo ponto: ")
    leia(y2)

    // vamos calcular o coeficiente angular
    m = (y2 - y1) / (x2 - x1)

    // mostramos o resultado
    escreva("O coeficiente angular é: ", m) 
  }
}

Ao executar este código Portugol Webstudio nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro ponto: 3
Coordenada y do primeiro ponto: 6
Coordenada x do segundo ponto: 9
Coordenada y do segundo ponto: 10
O coeficiente angular é: 0.6666666666666666

No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta:

1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0;

2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0;

3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0).

4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe.


Ruby ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Como criar funções em Ruby - Como criar e usar funções na linguagem Ruby

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Funções ou métodos em Ruby são definidos usando-se a palavra chave def e finalizando com a palavra end. Veja:

# define o método
def escrever
  puts "Estou estudando Ruby"  
end

# efetua uma chamada ao método
escrever

Para definir uma método que aceita parâmetros, as variáveis devem ser colocadas entre parênteses. Estas variáveis são locais e portanto acessíveis somente no corpo do método. Veja:

# define o método
def escrever(texto, quant)
  quant.times do
    puts texto
  end
end

# efetua uma chamada ao método
escrever("Estou estudando Ruby", 5)

Ao executar este último exemplo nós teremos o seguinte resultado:

Estou estudando Ruby
Estou estudando Ruby
Estou estudando Ruby
Estou estudando Ruby
Estou estudando Ruby


C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória

Apostila C para iniciantes - Como usar ponteiros na linguagem C

Quantidade de visualizações: 32481 vezes
Antes de pensarmos em ponteiros, é importante nos lembrarmos de alguns aspectos referentes à variáveis. Dependendo do seu conhecimento de programação, você deve saber que variáveis possuem nomes que as identificam durante a execução do programa. Você deve saber também que uma variável armazena um valor (que pode ser fixo, no caso de uma constante, ou pode mudar durante a execução de seus códigos).

O que poucos programadores se lembram é que uma variável possui um endereço, e que o nome da variável não é nada mais que um apelido para a localização deste endereço. Desta forma, um ponteiro não é nada mais que um tipo especial de variável que armazena o endereço de outra. Veja um exemplo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  // variável do tipo int
  int valor = 10;

  // ponteiro para uma variável do tipo int
  int *p = &valor;

  // exibe o valor da variável "valor", apontada
  // pelo ponteiro p
  printf("%d", *p);

  printf("\n\n");

  system("PAUSE");
  return 0;
}

Neste código nós temos a declaração e definição de duas variáveis:

int valor = 10;
int *p = &valor;

A primeira variável é uma variável do tipo int e a segunda é um ponteiro para uma variável do tipo int. Veja que devemos sempre usar "*" antes do nome de um ponteiro em sua declaração. O símbolo "&" serve para indicar que estamos acessando o endereço de uma variável e não o seu conteúdo. O resultado destas duas linhas é que agora temos um ponteiro que nos permite acessar e manipular a variável valor.

Observe a linha:

printf("%d", *p);

Aqui nós estamos acessando o valor da variável apontada por p. Veja o uso do símbolo "*" para acessar o valor da variável. Isso é chamado de desreferenciamento de ponteiros. Pareceu complicado? Veja uma linha de código que altera indiretamente o valor da variável valor para 30:

*p = 30;

Ponteiros são ferramentas muito importantes na programação em C. No entanto, é preciso ter muito cuidado ao lidar com eles. A primeira coisa a ter em mente é que um ponteiro não está apontando para nenhum lugar até que atribuimos a ele o endereço de uma outra variável. E é aí que mora o perigo. Um programa entra em colapso absoluto se tentarmos acessar um ponteiro que aponta para um local de memória que já foi liberado novamente ao sistema. No caso menos grave, estaremos tentando acessar locais de memória inválidos ou reservados a outros programas ou tarefas do sistema operacional. Isso me lembra os velhos tempos da tela azul de morte.


C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como retornar o dia do mês da data atual em C# usando a propriedade Day da classe DateTime

Quantidade de visualizações: 52 vezes
Em algumas situações nós precisamos obter o dia do mês de uma determinada data em C#. Para isso nós podemos acessar a propriedade Day da estrutura DateTime.

Veja em seguida um trecho de código no qual mostramos o dia do mês da data atual:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // vamos obter a data e hora atual
      DateTime agora = DateTime.Now;

      // agora vamos obter o dia da data
      int dia = agora.Day;

      // e mostramos o resultado
      Console.WriteLine("O dia do mês é: {0:D}", dia);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

O dia do mês é: 16


Laravel ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Passos Iniciais

Primeiros passos no Laravel? Como escrever sua primeira aplicação usando rotas e views - Tutorial básico de Laravel

Quantidade de visualizações: 2315 vezes
Primeiros passos no Laravel? Como escrever sua primeira aplicação usando rotas e views

Entre as perguntas mais frequentes que recebemos estão: Como aprendo Laravel? Onde encontro instruções para criar minha primeira aplicação Laravel? Existe algum tutorial básico de Laravel? Por onde começo a aprender Laravel, Tutorial de Laravel, Laravel para iniciantes, exemplos de Laravel, entre outras.

Nesta dica ajudarei você a dar os primeiros passos. Depois é só seguir as nossas dicas e truques de Laravel para começar a escrever aplicações bem interessantes.

O primeiro passo é instalar o Laravel. Se você ainda não o fez, clique aqui e aprenda a instalar o Laravel agora mesmo.

Para esta dica eu mostrarei como criar a aplicação Laravel e executá-la no servidor Apache Web Server que vem junto com a instalação do XAMPP, que inclui também o PHP e o MySQL (ou MariaDB).

Então, com o Laravel devidamente instalado e o XAMPP (na verdade é o servidor Apache Http Server) já rodando, abra uma janela de terminal e vá até o diretório htdocs do XAMPP:

C:\Users\Osmar>cd C:\xampp\htdocs

Dentro dessa pasta, dispare o seguinte comando:

C:\xampp\htdocs>laravel new escola

Se tudo correr bem, você verá uma série de mensagens indicando a criação da aplicação e o download de algumas dependências. Hora de ir pegar um cafezinho, pois essa operação é um pouco demorada mesmo.

A instalação da aplicação já finalizou? Hora de testar. Abra seu navegador no endereço http://localhost/escola/public e você verá o seguinte resultado:



Veja que o Laravel já criou para nós, automaticamente, uma rota para a página inicial da aplicação e já criou também uma view. Vamos começar entendendo como a rota foi criada. Vá até o diretório C:\xampp\htdocs\escola\routes e abra o arquivo web.php no seu editor favorito. Você verá o seguinte código:

<?php

use Illuminate\Support\Facades\Route;

/*
|-----------------------------------------
| Web Routes
|-----------------------------------------
|
| Here is where you can register web routes for
| your application. These routes are loaded by the
| RouteServiceProvider within a group which
| contains the "web" middleware group. 
| Now create something great!
*/

Route::get('/', function(){
  return view('welcome');
});

Vamos alterar a rota criada automaticamente para a versão abaixo:

Route::get('/', function(){
  return view('pagina_inicial');
});

Note que apenas troquei return view('welcome'); por return view('pagina_inicial');. Agora abra o endereço http://localhost/escola/public novamente. Agora teremos um erro:

InvalidArgumentException
View [pagina_inicial] not found.
http://localhost/escola/public/
pagina_inicial was not found.
Are you sure the view exists and is a .blade.php file?

Isso aconteceu porque não temos uma view chamada pagina_inicial. Vamos criá-la agora. Salve o código abaixo com o nome de pagina_inicial.blade.php no diretório C:\xampp\htdocs\escola\resources\views.

<html>
<head>
  <title>Controle Escolar</title>
</head>
<body>

<h1>Esta é a página inicial</h1>

</body>
</html>

Agora abra o endereço http://localhost/escola/public e teremos o resultado abaixo:



Viu que maravilha? Agora, experimente acrescentar mais uma rota ao web.php:

<?php

use Illuminate\Support\Facades\Route;

Route::get('/', function(){
  return view('pagina_inicial');
});

Route::get('/cursos', function(){
  return view('nossos_cursos');
});

?>

Abra seu navegador no endereço http://localhost/escola/public/cursos e verá que o Laravel vai reclamar da inexistência da view nossos_cursos.blade.php. Crie essa view e faça o teste novamente. Agora é só criar algo fantástico em Laravel.


Python ::: Itertools ::: Iteradores de Combinação e Permutação

Como gerar permutações de uma string em Python usando o objeto permutations do módulo Itertools

Quantidade de visualizações: 935 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o objeto permutations do módulo Itertools para gerar as permutações simples de uma string.

Na permutação simples, quando os elementos não se repetem, a quantidade de conjuntos gerados a partir do conjunto analisado equivale a n!, onde n é a quantidade de elementos no conjunto a partir do qual a permutação ocorrerá.

Dessa forma, para a palavra LOTE, a quantidade de permutações possíveis (sem repetição) é 4! = 24.

Veja o código Python completo que gera as permutações simples para a palavra LOTE:

# vamos importar o objeto permutations do Itertools
from itertools import permutations

def main():
  # palavra contendo os caracteres que queremos
  # gerar a permutação. Veja que não vamos usar
  # caracteres repetidos
  palavra = "LOTE"

  # agora obtemos uma lista com as permutações possíveis
  permutacoes = [''.join(p) for p in permutations(palavra)]

  # e mostramos o resultado
  print("As permutações para a palavra {0} são:\n".format(palavra))
  print(permutacoes)

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

As permutações para a palavra LOTE são:

['LOTE', 'LOET', 'LTOE', 'LTEO', 'LEOT', 'LETO', 'OLTE', 'OLET', 'OTLE', 'OTEL', 'OELT', 'OETL', 'TLOE', 'TLEO', 'TOLE', 'TOEL', 'TELO', 'TEOL', 'ELOT', 'ELTO', 'EOLT', 'EOTL', 'ETLO', 'ETOL']


Dart ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o cosseno de um ângulo em Dart usando o método cos() da biblioteca Math - Calculadora de cosseno em Dart

Quantidade de visualizações: 891 vezes
Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria.

No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem:



Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles.

Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula:

\[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \]

Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos).

Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima.

Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem Dart. Esta método, que faz parte da biblioteca Math, recebe um valor numérico e retorna um valor, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja:

// vamos importar a biblioteca dart:math
import "dart:math";

void main(){
  print("Cosseno de 0 = " + cos(0).toString());
  print("Cosseno de 1 = " + cos(1).toString());
  print("Cosseno de 2 = " + cos(2).toString());
}

Ao executar este código Dart nós teremos o seguinte resultado:

Cosseno de 0 = 1.0
Cosseno de 1 = 0.5403023058681398
Cosseno de 2 = -0.4161468365471424

Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo:




Python ::: Pandas Python Library (Biblioteca Python Pandas) ::: DataFrame

Como usar o objeto DataFrame da biblioteca Pandas do Python

Quantidade de visualizações: 1950 vezes
A biblioteca Pandas do Python é uma das preferidas para o estudo e desenvolvimento de soluções envolvendo Big Data, Data Science, Data Mining, Machine Learning, Inteligência Artificial, etc. E o objeto DataFrame é uma das partes mais importantes dessa biblioteca.

Um objeto DataFrame é uma estrutura de dados bidimensional, ou seja, uma tabela contendo linhas e colunas. Nesse formato tabular, que pode ter seu tamanho redimensionado, as informações contidas no objeto DataFrame podem ser atualizadas de acordo com as necessidades do nosso código. Além disso, linhas e colunas podem ser adicionadas ou excluídas em tempo de execução.

A forma mais comum de criarmos um DataFrame é usando o seu construtor. Veja:

# importamos a biblioteca Pandas
import pandas as pd

def main():
  # conteúdo do DataFrame
  produtos = [['Notebook AB43', 43], ['Tela LED', 87],
    ['Bateria 16 Volts', 120]]

  # vamos construir o DataFrame
  df = pd.DataFrame(produtos, columns=['Produto', 'Estoque'])

  # vamos mostrar o conteúdo do DataFrame
  print(df)

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

            Produto  Estoque
0     Notebook AB43       43
1          Tela LED       87
2  Bateria 16 Volts      120


Aqui nós usamos uma list contendo três lists, ou seja, uma matrix de três linhas e duas colunas. Veja como obter o mesmo resultado usando um dicionário:

# importamos a biblioteca Pandas
import pandas as pd

def main():
  # conteúdo do DataFrame
  produtos = {'Produto':['Notebook AB43', 'Tela LED', 
    'Bateria 16 Volts'], 'Estoque':[43, 87, 120]}

  # vamos construir o DataFrame
  df = pd.DataFrame(produtos)

  # vamos mostrar o conteúdo do DataFrame
  print(df)

if __name__== "__main__":
  main()

Execute este código e verá que o DataFrame resultante é o mesmo do código anterior.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como remover e retornar o primeiro elemento de um array PHP usando a função array_shift()

Quantidade de visualizações: 9170 vezes
A função array_shift() do PHP remove o primeiro elemento de um vetor (array) e retorna o seu valor. Nesse caso, se as chaves, ou índices, do vetor forem do tipo númerico, elas serão reorganizadas.

Veja um exemplo de seu uso no código PHP a seguir:

<?php
/*
  Este exemplo mostra como usar a função
  array_shift() para extrair e retornar o primeiro
  elemento de um array
*/

$pessoas[0] = "Carlos";
$pessoas[1] = "Juliana";
$pessoas[2] = "Igor";
$pessoas[3] = "Marcelo";

// extrai o primeiro elemento
$primeiro = array_shift($pessoas);
echo "O elemento extraido foi: " . $primeiro . "<br>";

// vamos nos certificar de que o primeiro elemento
// foi realmente removido
echo "O array contém agora " . count($pessoas) . " elementos";
?>

Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

O elemento extraido foi: Carlos
O array contém agora 3 elementos

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