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JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Set (Conjunto) |
Como retornar elementos presentes no primeiro vetor e não presentes no segundo vetor em JavaScript usando o objeto SetQuantidade de visualizações: 1457 vezes |
Este é um código muito interessante de ser feito em JavaScript. Dados dois arrays a e b, temos que retornar os números que estão presentes no primeiro array, mas que não estão presentes no segundo array. Este código pode ser escrito usando diversas abordagens. Nesta dica mostrarei como resolvê-lo usando um objeto Set, adicionado à linguagem JavaScript na revisão ECMAScript 2015, também chamada de ES6 e ECMAScript 6. Vamos ao código então: <html> <head> <title>O objeto Set do JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // primeiro vetor var a = [4, 8, 1, 23, 65]; // segundo vetor var b = [23, 8, 90, 3, 7]; // vetor resultante var c = []; // criamos um objeto Set e guardamos nele os // elementos do segundo vetor var set = new Set(); for (var i = 0; i < b.length; i++){ set.add(b[i]); } // agora varremos o primeiro vetor e usamos // o método has() do objeto Set para verificar se // o valor não está contido nele for (var i = 0; i < a.length; i++){ if(!set.has(a[i])){ c.push(a[i]); } } document.writeln("Primeiro vetor: " + a); document.writeln("<br>Segundo vetor: " + b); document.writeln("<br>Resultado: " + c); </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: Primeiro vetor: 4, 8, 1, 23, 65 Segundo vetor: 23, 8, 90, 3, 7 Resultado: 4, 1, 65 Note que os valores 4, 1 e 65 estão presentes no primeiro array mas não estão presentes no segundo. |
Dart ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como testar se um ponto está dentro de um círculo em Dart - Desenvolvimento de Games com DartQuantidade de visualizações: 883 vezes |
Quando estamos trabalhando com computação gráfica, geometria e trigonometria ou desenvolvimento de jogos em Dart, é comum precisarmos verificar se um determinado ponto (uma coordenada x, y) está contido dentro de um círculo. Para melhor entendimento, veja a imagem a seguir: ![]() Veja que temos um círculo com raio igual a 115 e com centro nas coordenadas (x = 205; y = 166). Temos também dois pontos. O ponto vermelho está nas coordenadas (x = 140; y = 90) e o ponto azul está nas coordenadas (x = 330; y = 500. Como podemos ver na imagem, o ponto vermelho está dentro do círculo, enquanto o ponto azul está fora. E nosso intenção nesta dica é escrever o código Dart que permite fazer essa verificação. Tenha em mente que está técnica é muito útil para o teste de colisões no desenvolvimento de games. Veja o código completo para o exemplo: // Vamos importar a biblioteca dart:io import "dart:io"; // vamos importar a biblioteca dart:math import "dart:math"; // vamos declarar a classe Circulo class Circulo{ double xc; double yc; double raio; // construtor da classe Circulo Circulo(double xc, double yc, double raio){ this.xc = xc; // x do centro this.yc = yc; // y do centro this.raio = raio; // raio do círculo } } // agora vamos declarar a classe Ponto class Ponto{ double x; double y; // construtor da classe Ponto Ponto(double x, double y){ this.x = x; // coordenada x this.y = y; // coordenada y } } void main(){ // variáveis que vamos usar na resolução do problema Circulo c; Ponto p; double dx, dy; // vamos criar um objeto Circulo c = new Circulo(205, 166, 115); // vamos criar um objeto Ponto p = new Ponto(140, 90); // vamos verificar se o ponto está dentro do // círculo dx = p.x - c.xc; dy = p.y - c.yc; if((pow(dx, 2) + pow(dy, 2)) < pow(c.raio, 2)){ stdout.write("O ponto está dentro do círculo"); } else{ stdout.write("O ponto NÃO está dentro do círculo"); } } Ao executar este código Dart nós teremos o seguinte resultado: O ponto está dentro do círculo. Experimente com círculos de raios e coordenadas centrais diferentes e também com pontos em várias coordenadas e veja como os resultados são interessantes. |
C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória |
Como alocar memória dinâmica em C usando a função malloc()Quantidade de visualizações: 29197 vezes |
A função malloc() é usada em C para alocarmos um bloco de memória. Esta função recebe a quantidade de bytes a serem alocados e retorna um ponteiro do tipo void (genérico) para o início do bloco de memória obtido. Veja sua assinatura:void *malloc(size_t size); Se a memória não puder se alocada, um ponteiro nulo (NULL) será retornado. É importante se lembrar de alguns conceitos antes de usar esta função. Suponhamos que você queira alocar memória para um inteiro. Você poderia ter algo assim: // aloca memória para um int ponteiro = malloc(4); Embora este código esteja correto, não é um boa idéia assumir que um inteiro terá sempre 4 bytes. Desta forma, é melhor usar o operador sizeof() para obter a quantidade de bytes em um inteiro em uma determinada arquitetura. Veja: // aloca memória para um int ponteiro = malloc(sizeof(int)); Eis o código completo para um aplicativo C que mostra como alocar memória para um inteiro e depois atribuir e obter o valor armazenado no bloco de memória alocado: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // ponteiro para uma variável do tipo inteiro int *ponteiro; // aloca memória para um int ponteiro = malloc(sizeof(int)); // testa se a memória foi alocada com sucesso if(ponteiro) printf("Memoria alocada com sucesso.\n"); else printf("Nao foi possivel alocar a memoria.\n"); // atribui valor à memória alocada *ponteiro = 45; // obtém o valor atribuído printf("Valor: %d\n\n", *ponteiro); // libera a memória free(ponteiro); system("PAUSE"); return 0; } Uma aplicação interessante da função malloc() é quando precisamos construir uma matriz dinâmica. Veja como isso é feito no código abaixo: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { int i; // quantidade de elementos na matriz int quant = 10; // ponteiro para o bloco de memória int *ponteiro; // aloca memória para uma matriz de inteiros ponteiro = malloc(quant * sizeof(int)); // testa se a memória foi alocada com sucesso if(ponteiro) printf("Memoria alocada com sucesso.\n"); else{ printf("Nao foi possivel alocar a memoria.\n"); exit(1); } // atribui valores aos elementos do array for(i = 0; i < quant; i++){ ponteiro[i] = i * 2; } // exibe os valores for(i = 0; i < quant; i++){ printf("%d ", ponteiro[i]); } // libera a memória free(ponteiro); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox |
Como selecionar um item de uma ListBox do Delphi em tempo de execução usando a propriedade ItemIndexQuantidade de visualizações: 15570 vezes |
É possível selecionar, em tempo de execução, um dos itens de uma ListBox. Para isso, só precisamos definir um valor para a propriedade ItemIndex. Veja: procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject); begin // vamos selecionar o segundo item na ListBox ListBox1.ItemIndex := 1; // o índice do primeiro item é 0 // note que este código não funciona para ListBoxes de // seleção múltipla end; Note que este código não se aplica às ListBoxes de seleção múltipla. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como comparar duas strings em Java usando o método equals() da classe StringQuantidade de visualizações: 280 vezes |
Nesta dica mostrarei como usar o método equals() da classe String da linguagem Java para comparar duas palavras, frases ou texto. Este método retorna um valor true se as duas string forem iguais e false em caso contrário. Veja o código para o exemplo: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ String s1 = "Gosto de Java"; String s2 = "Gosto de Java"; if(s1.equals(s2)){ System.out.println("As duas strings sao iguais"); } else{ System.out.println("As duas strings não sao iguais"); } System.exit(0); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: As duas strings sao iguais |
Java ::: Java + MySQL ::: Metadados da Base de Dados (Database Metadata) |
Java MySQL - Como obter os tipos de tabelas suportados pelo MySQL usando o método getTableTypes() da classe DatabaseMetaDataQuantidade de visualizações: 5494 vezes |
Em algumas situações precisamos obter os tipos de tabelas suportados por uma determinada versão do MySQL. Isso pode ser feito com uma chamada ao método getTableTypes() da classe com.mysql.jdbc.DatabaseMetaData. Um objeto desta classe é obtido a partir do método getMetaData() da interface Connection (para o driver com.mysql.jdbc.Driver, é claro). A assinatura do método getTableTypes() é: public ResultSet getTableTypes() throws SQLException Vamos ver um exemplo? Veja um trecho de código que usei para listar os tipos de tabelas disponíveis no MySQL 5.0: package estudosbancodados; import java.sql.*; public class EstudosBancoDados{ public static void main(String[] args) { // strings de conexão String databaseURL = "jdbc:mysql://localhost/estudos"; String usuario = "root"; String senha = "osmar1234"; String driverName = "com.mysql.jdbc.Driver"; try { Class.forName(driverName).newInstance(); Connection conn = DriverManager.getConnection(databaseURL, usuario, senha); // vamos obter um objeto da classe com.mysql.jdbc.DatabaseMetaData DatabaseMetaData dbmd = conn.getMetaData(); // vamos obter os tipos de tabelas suportadas por esta versão do MySQL ResultSet tiposTabelas = dbmd.getTableTypes(); while(tiposTabelas.next()){ System.out.println(tiposTabelas.getString("TABLE_TYPE")); } // vamos fechar o ResultSet tiposTabelas.close(); } catch (SQLException ex) { System.out.println("SQLException: " + ex.getMessage()); System.out.println("SQLState: " + ex.getSQLState()); System.out.println("VendorError: " + ex.getErrorCode()); } catch (Exception e) { System.out.println("Problemas ao tentar conectar com o banco de dados: " + e); } } } O resultado da execução deste código foi: TABLE VIEW LOCAL TEMPORARY |
Java ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como obter o arco-seno de um ângulo em radianos usando o método asin() da classe Math da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 14040 vezes |
Nesta dica eu mostrarei como podemos obter o arco seno (ou arco-seno) de um determinado ângulo (em radianos, não em graus). De acordo com a seguinte definição: Se seno(x) = y, então arcoseno(y) = x O arco-seno (geralmente abreviado como arcsen, ou arcsin) é parte das funções trigonométricas inversas, ou seja, ele é o inverso do seno. Dessa forma, se o seno é a relação entre o cateto oposto ao ângulo e a hipotenusa, o arcoseno parte dessa relação para encontrar o valor do ângulo. A classe Math, do pacote java.lang, possui o seguinte método: public static double asin(double a) Este método recebe um valor double e retorna também um valor double, na faixa (-PI / 2) <= x <= (PI / 2), onde x é o valor forcecido para o método. Veja o código para o exemplo: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ double angulo = 0.5; System.out.println("O arco seno de " + angulo + " é " + Math.asin(angulo)); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: O arco seno de 0.5 é 0.5235987755982989 Não se esqueça de que o resultado será em radianos. Assim, se efetuarmos o cálculo abaixo: Graus = Radianos * (180 / PI) Graus = 0.5235987755982989 * (180 / 3.14) Teremos o valor aproximado de 30.015216435571276 para o ângulo em graus. |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como acessar os caracteres de uma string Ruby individualmente usando a notação de vetor []Quantidade de visualizações: 7362 vezes |
Muitas vezes precisamos acessar os caracteres de uma string individualmente. Isso pode ser feito com o auxílio da notação []. Para isso só precisamos fornecer o índice do caractere que queremos acessar e o valor 1, para indicar que queremos acessar apenas um caractere de cada vez. Veja: nome = "Osmar" # vamos acessar os caracteres individualmente for indice in (0..nome.length) letra = nome[indice, 1] puts letra end Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: O s m a r |
Java ::: Tratamento de Erros ::: Erros de Tempo de Execução |
Como tratar o erro IndexOutOfBoundsException do Java - A exceção IndexOutOfBoundsException da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 17662 vezes |
A exceção IndexOutOfBoundsException é uma exceção (erro) que acontece quando fornecemos um índice fora dos limites permitidos para o acesso de elementos em um vetor, matriz, string ou demais coleções. Lembre-se de que os índices em Java começam em 0 e vão até a quantidade de elementos menos 1. Antes de vermos os exemplos, observe a posição da classe pública IndexOutOfBoundsException na hierarquia de classes da plataforma Java: java.lang.Object java.lang.Throwable java.lang.Exception java.lang.RuntimeException java.lang.IndexOutOfBoundsException Esta classe implementa a interface Serializable e possui duas sub-classes conhecidas: ArrayIndexOutOfBoundsException e StringIndexOutOfBoundsException. Veja um exemplo no qual tentamos acessar um elemento de um vetor usando um índice inválido: public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // um array de quatro elementos int[] valores = {5, 23, 76, 3}; // vamos fornecer um índice inválido System.out.println(valores[4]); System.exit(0); } } Este código compila normalmente. Porém, ao tentarmos executá-lo, temos a seguinte mensagem de erro: Exception in thread "main" java.lang.ArrayIndexOutOfBoundsException: 4 at Estudos.main(Estudos.java:7) A forma mais adequada de corrigir este erro é fornecendo um valor de índice que realmente esteja na faixa permitida. Veja agora o mesmo trecho de código usando uma string: public class Estudos{ public static void main(String args[]){ String nome = "Java"; // vamos fornecer um índice inválido System.out.println(nome.charAt(4)); System.exit(0); } } Compile este código e execute-o. Você verá a seguinte mensagem de erro: Exception in thread "main" java.lang.StringIndexOutOfBoundsException: String index out of range: 4 at java.lang.String.charAt(Unknown Source) at Estudos.main(Estudos.java:6) Vamos fazer o mesmo usando uma ArrayList: import java.util.ArrayList; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria uma ArrayList que conterá strings ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>(); // adiciona itens na lista nomes.add("Carlos"); nomes.add("Maria"); nomes.add("Fernanda"); nomes.add("Osmar"); // fornecemos um índica inválido String nome = nomes.get(4); System.out.println("O valor obtido foi: " + nome); System.exit(0); } } Compile, execute e veja a mensagem de erro: Exception in thread "main" java.lang.IndexOutOfBoundsException: Index: 4, Size: 4 at java.util.ArrayList.RangeCheck(Unknown Source) at java.util.ArrayList.get(Unknown Source) at Estudos.main(Estudos.java:15) Veja que no caso do vetor, a exceção lançada foi ArrayIndexOutOfBoundsException, no caso da string a exceção foi StringIndexOutOfBoundsException e no caso do ArrayList tivemos IndexOutOfBoundsException. Resolvemos abordar estas três exceções em apenas uma anotação para que você perceba a semelhança entre elas. |
Portugol ::: Dicas & Truques ::: Laços de Repetição |
Como usar o laço de repetição PARA da linguagem Portugol - Apostila de Portugol para iniciantes em Algorítmos e Lógica de ProgramaçãoQuantidade de visualizações: 282 vezes |
O laço de repetição PARA da linguagem Portugol é usado quando queremos repetir uma ou mais instruções de nosso código um DETERMINADO número de vezes. Isso quer dizer que esse laço de repetição é usado quando sabemos exatamente quantas vezes uma instrução ou grupo de instruções será repetida. Vamos começar com um exemplo básico? Veja um laço PARA que escreve "Gosto de programação" cinco vezes na saída do programa: programa { funcao inicio() { // um laço PARA que escreve uma frase 5 vezes para (inteiro i = 0; i < 5; i++) { escreva("Gosto de programar\n") } } } Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado: Gosto de programar Gosto de programar Gosto de programar Gosto de programar Gosto de programar Note que, em Portugol, a palavra chave que representa o laço, ou seja, a palavra "para" deve ser escrita sempre em letras minúsculas. Além disso, o laço para possui uma variável de controle que, na maioria das vezes, se chama "i" e é do tipo inteiro. Vamos ver mais um exemplo? Veja um laço PARA que escreve os números de 1 até 10 na saída do programa: programa { funcao inicio() { // um laço PARA que conta de 1 até 10 para (inteiro i = 1; i <= 10; i++) { escreva(i, " ") } } } Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 E que tal contar de trás para frente, ou seja, de 10 até 1? Veja: programa { funcao inicio() { // um laço PARA que conta de 10 até 0 para (inteiro i = 10; i >= 1; i--) { escreva(i, " ") } } } Ao executar o código Portugol novamente nós teremos o seguinte resultado: 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 Para finalizar, veja algumas observações importantes em relação ao laço de repetição PARA da linguagem Portugol: a) O laço com variável de controle possui três partes. A inicialização da variável contadora, a definição do valor final do contador e a definição do incremento. Estas três partes são escritas juntas, no início do laço. b) A sintaxe é respectivamente a palavra reservada para, abre parênteses, a declaração de uma variável de controle, ponto e virgula, a condição a ser testada, ponto e virgula, uma alteração na variável de controle a ser feita a cada iteração, fecha parenteses, e entre chaves as instruções do programa. |
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C - Como escrever uma função concat() que reproduz a funcionalidade da função strcat() da linguagem C |
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