![]() |
|||||
|
C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Passos Iniciais |
Como usar a função WinMain das aplicações C++ GUI usando a Windows APIQuantidade de visualizações: 9834 vezes |
Cada programa de interface gráfica escrito em C++ e usando a Windows API possui como ponto de entrada de execução, a função WinMain(). Esta função é a equivalente do main() em aplicações console. Veja sua assinatura:int WINAPI WinMain(HINSTANCE hInstance, HINSTANCE hPrevInstance, LPSTR lpCmdLine, int nCmdShow) É possível usar esta função sem a macro WINAPI, ou seja: int WinMain(HINSTANCE hInstance, HINSTANCE hPrevInstance, LPSTR lpCmdLine, int nCmdShow) O primeiro passo a observar é que esta função deve retornar um valor inteiro quando finalizar. Isso serve para informar ao sistema operacional se algum erro ocorreu durante a tentativa de sua execução. Vejamos agora uma explicação detalhada de seus parâmetros: HINSTANCE hInstance - É um handle para o módulo executável do programa (o arquivo .exe na memória). HINSTANCE hPrevInstance - Sempre NULL para programas Win32. LPSTR lpCmdLine - Os argumentos da linha de comando como uma única string. Não inclui o nome do programa. int nCmdShow - Um valor inteiro que pode ser passado para a função ShowWindow(). hInstance é usado para tarefas tais como carregar recursos ou outras que são realizadas em um módulo. Um módulo é um EXE ou DLL carregada em seu programa. hPrevInstance era usado como um handle para uma instância executada anteriormente no Win16. Este cenário não mais ocorre. Em Win32 podemos ignorar por completo este parâmetro. |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como criar diretórios em C++ usando a função mkdir()Quantidade de visualizações: 10511 vezes |
Em algumas situações nossos códigos C++ precisam criar diretórios. Isso pode ser feito com o auxílio da função mkdir(), disponível no header direct.h (trazido da linguagem C). Veja a assinatura desta função:int _mkdir(const char *pathname); Veja um trecho de código C++ no qual criamos um diretório no mesmo diretório do executável. #include <iostream> #include <direct.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos criar o diretório char diretorio[] = "estudos"; // vamos testar se houve erro na criação do diretório if(mkdir(diretorio) == -1){ cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl; } else{ cout << "Diretório criado com sucesso" << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } É possível usar a versão Unicode de mkdir(), ou _mkdir(). O método _wmkdir(), também presente em direct.h é útil quando precisamos internacionalizar nossas aplicações. Veja o exemplo: #include <iostream> #include <direct.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos criar o diretório wchar_t diretorio[] = L"C:\\Dev-Cpp\\estudos"; // vamos testar se houve erro na criação do diretório if(_wmkdir(diretorio) == -1){ cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl; } else{ cout << "Diretório criado com sucesso" << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Note que agora eu troquei o tipo char por wchar_t e usei o sinalizado L antes da atribuição da string. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como ordenar um array de strings em ordem alfabética em C# usando a classe StringComparerQuantidade de visualizações: 17653 vezes |
Nesta dica mostrarei como classificar um vetor de strings C# em ordem alfabética. Para isso nós vamos usar um objeto da classe StringComparer. Veja o código completo para o exemplo: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // cria e inicializa um array de strings string[] cidades = {"Goiânia", "São Paulo", "Rio de Janeiro", "Curitiba"}; Console.WriteLine("Ordem original:"); for (int i = 0; i < cidades.Length; i++) { Console.WriteLine(cidades[i]); } // vamos criar um objeto da classe StringComparer StringComparer ordenar = StringComparer.CurrentCultureIgnoreCase; // agora classificamos o vetor em ordem alfabética Array.Sort(cidades, ordenar); Console.WriteLine(); Console.WriteLine("Ordem alfabética:"); for (int i = 0; i < cidades.Length; i++) { Console.WriteLine(cidades[i]); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Ordem original: Goiânia São Paulo Rio de Janeiro Curitiba Ordem alfabética: Curitiba Goiânia Rio de Janeiro São Paulo |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como retornar apenas os três primeiros elementos de um array em JavaScript usando a função slice() do objeto ArrayQuantidade de visualizações: 8895 vezes |
Nesta dica eu mostrarei como é possível usar o método slice() do objeto Array da linguagem JavaScript para retornar um ou mais elementos de um vetor, como um novo objeto array. Para isso só precisamos fornecer ao método o índice inicial e o índice final (não incluindo) dos elementos a serem retornados. É importante observar que o método slice() não modifica o vetor original. Veja o exemplo completo: <html> <head> <title>Estudando JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5, 6, 7); document.write("Valores no vetor: " + valores + "<br>"); document.write("Retornando os três primeiros elementos<br>"); var valores2 = valores.slice(0, 3); document.write("Valores no novo vetor: " + valores2); </script> </body> </html> Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Valores no vetor: 1,2,3,4,5,6,7 Retornando os três primeiros elementos Valores no novo vetor: 1,2,3 |
jQuery ::: Dicas & Truques ::: Manipulação e Conteúdo Dinâmico |
jQuery para iniciantes - Como obter o conteúdo de um elemento HTML usando a função html() do jQueryQuantidade de visualizações: 9511 vezes |
O método html() da biblioteca jQuery nos permite obter o conteúdo (a propriedade innerHTML) do primeiro da série de elementos encontrados. Considere o seguinte elemento DIV:<div id="div_1"> <button>Clique Aqui</button> </div> Veja agora o código JavaScript que obtém todo o conteúdo HTML entre as tags <div> e </div>: <!doctype html> <html> <head> <title>Estudos jQuery</title> </head> <script src="https://code.jquery.com/jquery-3.6.0.js" integrity="sha256-H+K7U5CnXl1h5ywQfKtSj8PCmoN9aaq30gDh27Xc0jk=" crossorigin="anonymous"></script> <body> <div id="div_1"> <button>Clique Aqui</button> </div> <script type="text/javascript"> var html = $("#div_1").html(); window.alert("O conteúdo HTML da tag DIV é: " + html); </script> </body> </html> Ao abrir esta página HTML você terá um resultado parecido com: O conteúdo HTML da tag DIV é: <button>Clique Aqui</button>. Esta dica foi revisada e testada no jQuery 3.6.0. |
Java ::: Classes e Componentes ::: JTextField |
Java Swing - Como definir a cor do texto de um JTextField usando o método setForeground()Quantidade de visualizações: 10652 vezes |
Nesta dica eu mostro como podemos usar o método setForeground() da classe JTextField para definir a cor de seu texto. Note que esta função pede um objeto da classe Color, por isso, neste exemplo, forneci o valor Color.BLUE. Veja o código Java Swing completo: import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ JTextField texto; public Estudos() { super("Estudos Swing"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT)); // Cria um botão JButton btn = new JButton("Definir cor do texto"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ // vamos definir a cor do texto como azul texto.setForeground(Color.BLUE); } } ); // Cria o JTextField texto = new JTextField(10); // Adiciona o botão à janela c.add(btn); // Adiciona o JTextField à janela c.add(texto); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid |
Como navegar (percorrer) pelas células do TDBGrid do Delphi usando a tecla EnterQuantidade de visualizações: 12384 vezes |
Há situações nas quais queremos que os usuários de nossas aplicações Delphi sejam capazes de pressionar a tecla Enter para passar (ou saltar) pelas células dos controles DBGrid. A navegação padrão é com a tecla Tab e/ou as teclas de direção. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito. Suponha que você tem um componente TDBGrid com o nome "DBGrid1". Vá ao seu evento OnKeyPress e modifique-o para o código abaixo: procedure TForm3.DBGrid1KeyPress(Sender: TObject; var Key: Char); begin // o usuário pressionou a tecla Enter? if Key = #13 then begin // ainda não estamos na última coluna if DBGrid1.Columns.Grid.SelectedIndex < DBGrid1.Columns.Count - 1 then // vamos passar para a próxima célula DBGrid1.Columns[DBGrid1.Columns.Grid.SelectedIndex + 1].Field.FocusControl else begin // vamos passar para o próximo registro da tabela DBGrid1.DataSource.DataSet.Next; DBGrid1.Columns[0].Field.FocusControl; end; end; end; Execute a aplicação e experimente o efeito. É claro que a navegação com a tecla Enter só funciona em uma direção (tal qual a tecla Tab). Para voltar para as células anteriores você ainda terá que acionar as teclas de direção. Note o uso do método Next da classe TDataSet para forçarmos o foco a ir para a próxima linha do TDBGrid. Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como criar um diretório em Python usando a função mkdir() do módulo osQuantidade de visualizações: 3199 vezes |
Podemos usar a função mkdir() do módulo os da linguagem Python para criarmos diretórios. Em sua versão mais simples, este método pede somente o nome e caminho do diretório a ser criado. Se o caminho for omitido, o novo diretório será criado no diretório atual, ou seja, o diretório da aplicação Python. Veja um exemplo no qual criamos um diretório chamado "app" no diretório "C:\estudos_python": # importa o módulo os import os # método principal def main(): # nome do diretório diretorio = "C:\\estudos_python\\app" # vamos criar o diretório os.mkdir(diretorio) # mostramos o resultado print('O diretório foi criado com sucesso.') if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: c:\estudos_python>python estudos.py O diretório foi criado com sucesso. Note que um erro do tipo FileExistsError será exibido se o diretório já existir: Traceback (most recent call last): File "c:\estudos_python\estudos.py", line 16, in <module> main() File "c:\estudos_python\estudos.py", line 10, in main os.mkdir(diretorio) FileExistsError: [WinError 183] Não é possível criar um arquivo já existente: 'C:\\estudos_python\\app' Uma forma de evitar este erro é verificar se o diretório já existe ou usar uma construção try...except. Veja: # importa o módulo os import os # método principal def main(): # nome do diretório diretorio = "C:\\estudos_python\\app" try: # vamos criar o diretório os.mkdir(diretorio) # mostramos o resultado print('O diretório foi criado com sucesso.') except os.error as error_msg: print("Houve um erro: %s" % str(error_msg)) if __name__== "__main__": main() Execute o código novamente e veja como o tratamento de erro ficou mais elegante. |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercício Resolvido de C - Como testar se um ano é bissexto em C - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou nãoQuantidade de visualizações: 1099 vezes |
Pergunta/Tarefa: Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016. Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400. Escreva um programa C que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o ano: 2024 O ano informado é bissexto. Veja a resolução comentada deste exercício usando C console: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> int main(int argc, char *argv[]){ int ano; setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos solicitar que o usuário informe um ano printf("Informe o ano: "); scanf("%d", &ano); // vamos verificar se o ano informado é bissexto if(((ano % 4 == 0) && (ano % 100 != 0)) || (ano % 400 == 0)){ printf("\nO ano informado é bissexto.\n"); } else{ printf("\nO ano informado não é bissexto.\n"); } printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } |
C# ::: Coleções (Collections) ::: List<T> |
Como retornar a quantidade de itens em uma List genérica do C# usando a propriedade CountQuantidade de visualizações: 10098 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos retornar o tamanho de uma List do C# usando a propriedade Count. Veja o código C# completo para o exemplo: using System; using System.Collections.Generic; namespace Estudos { class Principal { static void Main(string[] args) { // cria uma List genérica de inteiros List<int> valores = new List<int>(); // insere valores na lista valores.Add(4); valores.Add(2); valores.Add(87); valores.Add(23); // obtém a quantidade de itens na lista int quant = valores.Count; Console.WriteLine("A lista contém " + quant + " elementos."); Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: A lista contém 4 elementos. |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
MySQL - Como adicionar horas ao valor de um campo DATETIME ou TIME usando a função ADDTIME() do MySQL |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
Ruby - Exercício Resolvido de Ruby - Como percorrer os elementos de um array em Ruby usando a função each Java - Como calcular a transposta de uma matriz em Java - Java para Geometria Analítica e Álgebra Linear JavaScript - Como retornar o dia da semana em JavaScript no formato Domingo, Segunda-feira, Terça-feira, etc |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |