Java ::: Dicas & Truques ::: Formulários e Janelas |
Como definir a cor de fundo para a janela JFrame de sua aplicação Java SwingQuantidade de visualizações: 15980 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível definir a cor de fundo para uma janela JFrame. O truque aqui é obter o painel de conteúdo da JFrame usando o método getContentPane() e, em seguida, usar o método setBackground() da classe Container fornecendo a cor desejada. Veja o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import java.awt.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos() { super("A classe JFrame"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT)); // Define a cor de fundo c.setBackground(Color.CYAN); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de C - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equiláteroQuantidade de visualizações: 2509 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra: A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B). Escreva um programa C que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro lado do triângulo: 30 Informe o segundo lado do triângulo: 40 Informe o terceiro lado do triângulo: 60 O triângulo é escaleno Veja a resolução comentada deste exercício usando C: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> int main(int argc, char *argv[]){ setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português int lado_a, lado_b, lado_c; // vamos ler o primeiro lado do triângulo printf("Informe o primeiro lado do triângulo: "); scanf("%d", &lado_a); // vamos ler o segundo lado do triângulo printf("Informe o segundo lado do triângulo: "); scanf("%d", &lado_b); // vamos ler o terceiro lado do triângulo printf("Informe o terceiro lado do triângulo: "); scanf("%d", &lado_c); // os lados informados formam um triângulo? if((lado_a < (lado_b + lado_c)) && (lado_b < (lado_a + lado_c)) && (lado_c < (lado_a + lado_b))){ // é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)? if((lado_a == lado_b) && (lado_b == lado_c)){ printf("\nO triângulo é equilátero\n"); } else{ // é isósceles (dois lados iguais e um diferente)? if((lado_a == lado_b) || (lado_a == lado_c) || (lado_c == lado_b)){ printf("\nO triângulo é isósceles\n"); } else{ // é escaleno printf("\nO triângulo é escaleno\n"); } } } else{ printf("\nOs lados informados não formam um triângulo.\n"); } printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } |
Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular a norma ou módulo de vetores nos espaços R2 e R3 usando Python - Geometria Analítica e Álgebra Linear usando PythonQuantidade de visualizações: 3993 vezes |
Em Geometria Analítica e Álgebra Linear, a magnitude, norma, comprimento, tamanho ou módulo (também chamado de intensidade na Física) de um vetor é o seu comprimento, que pode ser calculado por meio da distância de seu ponto final a partir da origem, no nosso caso (0,0). Considere o seguinte vetor no plano, ou seja, no espaço bidimensional, ou R2: \[\vec{v} = \left(7, 6\right)\] Aqui este vetor se inicia na origem (0, 0) e vai até as coordenadas (x = 7) e (y = 6). Veja sua plotagem no plano 2D: ![]() Note que na imagem já temos todas as informações que precisamos, ou seja, o tamanho desse vetor é 9 (arredondado) e ele faz um ângulo de 41º (graus) com o eixo x positivo. Em linguagem mais adequada da trigonometria, podemos dizer que a medida do cateto oposto é 6, a medida do cateto adjacente é 7 e a medida da hipotenusa (que já calculei para você) é 9. Note que já mostrei também o ângulo theta (__$\theta__$) entre a hipotenusa e o cateto adjacente, o que nos dá a inclinação da reta representada pelos pontos (0, 0) e (7, 6). Relembrando nossas aulas de trigonometria nos tempos do colegial, temos que o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos, ou seja, o Teorema de Pitágoras: \[a^2 = b^2 + c^2\] Como sabemos que a potenciação é o inverso da radiciação, podemos escrever essa fórmula da seguinte maneira: \[a = \sqrt{b^2 + c^2}\] Passando para os valores x e y que já temos: \[a = \sqrt{7^2 + 6^2}\] Podemos comprovar que o resultado é 9,21 (que arredondei para 9). Não se esqueça da notação de módulo ao apresentar o resultado final: \[\left|\vec{v}\right| = \sqrt{7^2 + 6^2}\] E aqui está o código Python que nos permite informar os valores x e y do vetor e obter o seu comprimento, tamanho ou módulo: # função principal do programa def main(): # vamos ler os valores x e y x = float(input("Informe o valor de x: ")) y = float(input("Informe o valor de y: ")) # vamos calcular a norma do vetor norma = math.sqrt(math.pow(x, 2) + math.pow(y, 2)) # mostra o resultado print("A norma do vetor é: %0.2f" % norma) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor de x: 7 Informe o valor de y: 6 A norma do vetor é: 9.22 Novamente note que arredondei o comprimento do vetor para melhor visualização no gráfico. Para calcular a norma de um vetor no espaço, ou seja, no R3, basta acrescentar o componente z no cálculo. |
C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular raiz quadrada em C usando a função sqrt()Quantidade de visualizações: 6758 vezes |
A raiz quadrada de um número pode ser obtida em C por meio da função sqrt(). Esta função recebe um valor double, ou seja, qualquer tipo que possa ser convertido em double e retorna um valor double. Veja o exemplo:#include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]) { int numero = 9; printf("A raiz quadrada de %d é %f", numero, sqrt(numero)); printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: A raiz quadrada de 9 é 3. É importante observar que não é possível obter a raiz quadrada de um número negativo. Caso seu código tente fazer isso, o resultado poderá ser imprevisível. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como passar vetores e matrizes (arrays) para seus métodos JavaQuantidade de visualizações: 16332 vezes |
Nesta dica mostrarei como você pode passar um array (vetor ou matriz) para seus métodos Java. Observe que um array é um objeto Java, e objetos são sempre passados por referência. Assim, as alterações feitas no vetor ou matriz dentro do método afetarão o array original. Veja o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ int[] valores = {43, 6, 17, 23, 8}; // Exibe os valores antes de passar o // array para o método multiplicar for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print(valores[i] + ", "); } System.out.println(); // fornece o array para o método multiplicar multiplicar(valores, 2); // Exibe os valores depois de passar o // array para o método multiplicar for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print(valores[i] + ", "); } System.exit(0); } public static void multiplicar(int a[], int num){ for(int i = 0; i < a.length; i++){ a[i] = a[i] * num; } } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: 43, 6, 17, 23, 8, 86, 12, 34, 46, 16, |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar se uma string Java está toda em letras maiúsculas ou minúsculas usando as funções Character.isWhitespace() e Character.isUpperCase()Quantidade de visualizações: 293 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos combinar um laço e as funções Character.isWhitespace() e Character.isUpperCase() para testar se uma palavra, frase ou texto está toda em letras maiúsculas em Java. Veja o código completo para o exemplo: package estudos; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // Este exemplo mostra como verificar se uma // string está toda em letras maiúsculas String frase = "PROGRAMANDO EM JAVA"; boolean maiusculas = true; for (int i = 0; i < frase.length(); i++) { Character caractere = frase.charAt(i); if (Character.isWhitespace(caractere)) { continue; } if (!Character.isUpperCase(caractere)) { maiusculas = false; break; } } if (maiusculas) { System.out.println("A string esta toda em letras maiusculas"); } else{ System.out.println("A string NAO esta toda em letras maiusculas"); } } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: A string está toda em letras maiúsculas |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercício Resolvido de VisuAlg - Um algoritmo em VisuAlg que testa se um triângulo é equilátero, isósceles ou escalenoQuantidade de visualizações: 1159 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um algoritmo que lê três valores para os lados de um triângulo. O algoritmo deve verificar se o triângulo é equilátero (todos os lados iguais), isósceles (dois lados iguais) ou escaleno (todos os lados diferentes). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o lado 1 do triângulo: 6 Informe o lado 2 do triângulo: 8 Informe o lado 3 do triângulo: 2 O triângulo é escaleno Veja a resolução deste algoritmo em VisuAlg: Algoritmo "Testa se um triângulo é equilátero, escaleno ou isósceles" Var // variáveis usadas na resolução do problema lado1, lado2, lado3: real Inicio // vamos ler os lados do triângulo escreva("Informe o lado 1 do triângulo: ") leia(lado1) escreva("Informe o lado 2 do triângulo: ") leia(lado2) escreva("Informe o lado 3 do triângulo: ") leia(lado3) // vamos testar se o triângulo é equilátero // os três lados iguais se (lado1 = lado2) e (lado2 = lado3) entao escreval("O triângulo é equilátaro.") senao // vamos testar se o triângulo é escaleno // os três lados diferentes se (lado1 <> lado2) e (lado1 <> lado3) e (lado2 <> lado3) entao escreval("O triângulo é escaleno") senao // vamos testar se o triângulo é isósceles // dois lados iguais e um diferente se (lado1 = lado2) ou (lado1 = lado3) ou (lado2 = lado3) entao escreval("O triângulo é isósceles") fimse fimse fimse Fimalgoritmo |
C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como usar a classe FileSystemWatcher em seus programas C#Quantidade de visualizações: 8807 vezes |
Podemos usar objetos da classe FileSystemWatcher quando queremos monitorar mudanças em um determinado diretório do sistema. Estas alterações podem ser observadas em arquivos e subdiretórios do diretório especificado. Usando objetos desta classe nós podemos monitorar modificações em arquivos no computador local, em um drive na rede ou em um computador remoto. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes da plataforma .NET: System.Object System.MarshalByRefObject System.ComponentModel.Component System.IO.FileSystemWatcher Para adicionar um componente FileSystemWatcher em sua aplicação C# basta localizá-lo na seção Components da Toolbox. Em seguida clique no mesmo e arraste-o para o formulário. Para definir o diretório a ser monitorado, clique no componente, acesse suas propriedades e defina o caminho do diretório na propriedade Path. Um exemplo de diretório poderia ser "C:\arquivo de codigos". Neste exemplo veremos como detectar alterações nos arquivos e sub-diretórios. Desta forma, vá nos eventos do componente FileSystemWatcher e insira o código abaixo para o evento Changed: private void fileSystemWatcher1_Changed(object sender, FileSystemEventArgs e){ // vamos verificar o que foi modificado neste diretório textBox1.AppendText("Arquivo: " + e.FullPath + " sofreu alterações: " + e.ChangeType + Environment.NewLine); } Execute a aplicação e experimente criar um arquivo txt no diretório "C:\arquivo de códigos" e modificar seu conteúdo várias vezes. Volte à aplicação e a caixa de texto terá um conteúdo parecido com: Arquivo: C:\arquivo de codigos\dados2.txt sofreu alterações: Changed Arquivo: C:\arquivo de codigos\dados2.txt sofreu alterações: Changed |
React Native ::: React Native - Componentes Visuais ::: Button |
Como detectar um clique em um botão do React Native e exibir uma mensagem AlertQuantidade de visualizações: 1366 vezes |
Nesta dica mostrarei como detectar um evento onPress em um botão do React Native e exibir uma mensagem usando o método alert() do componente Alert. Note que o evento onPress é disparado quando o usuário pressiona o botão. Veja o código completo para o exemplo: import React, {Component} from 'react'; import {View, Button, Alert} from 'react-native'; type Props = {}; export default class App extends Component<Props> { render() { return ( <View style={{backgroundColor: '#eeeeee', padding: 30}}> <Button onPress = {() => Alert.alert("Bem-vindo(a) ao React Native")} title="Clique" /> </View> ); } } Veja que este exemplo define o código a ser chamado quando o botão for clicado diretamente em sua declaração. Em outras dicas dessa seção você verá como clicar no botão e chamar uma função JavaScript residente fora da declaração do botão. |
Java ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples |
Estruturas de Dados em Java - Como obter a quantidade de nós em uma lista singularmente ligada usando JavaQuantidade de visualizações: 7126 vezes |
Em algumas situações precisamos obter a quantidade de nós em uma lista singularmente ligada. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito. Aqui estou assumindo que você criou uma lista singularmente ligada que possui dois nós gerenciadores, ou seja, uma referência para o primeiro nó na lista e uma referência para o último nó. Veja o código para um método que retorna a quantidade de nós na lista: // método que permite exibir os valores de // todos os nós da lista public int tamanho() { int tam = 0; // representa a quantidade de nós na lista // vamos obter uma referência ao início da lista No no = inicio; while (no != null) { // enquanto a lista não estiver vazia tam++; // incrementamos a variável tam no = no.proximo; // pula para o nó seguinte } return tam; } Veja como podemos chamar este nó a partir da classe principal da aplicação (Main.java): public class Main { public static void main(String[] args) { // vamos criar uma nova lista Lista lista = new Lista(); // insira alguns nós no início ou no final // da lista // exibe a quantidade de nós na lista System.out.println("A lista possui " + lista.tamanho() + " nós"); } } Ao executar a aplicação você terá um resultado parecido com: A lista possui 4 nós. |
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