Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List) |
Como remover e retornar um item aleatório em uma lista Python usando a função pop() e um número randômicoQuantidade de visualizações: 9545 vezes |
Em dicas anteriores eu mostrei como é possível usar o método pop() do objeto List da linguagem Python para remover elementos no início, final e em determinadas posições de uma lista. Agora mostrarei como é possível fornecer um índice aleatório para a função pop(), de forma a sortear o elemento que estará sendo removido. Note que o número randômico deverá estar nas faixas de índices aceitáveis. Veja o exemplo Python completo: """ Este exemplo mostra como excluir e retornar um ítem aleatório em uma lista """ import random def main(): # cria uma lista de inteiros valores = [4, 23, 7, 1, 0, 54] # imprime a lista print(valores) # remove um ítem aleatório valor = valores.pop(random.randrange(0, len(valores))) print("Item removido:", valor) # exibe a lista novamente print(valores) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos um resultado parecido com: [4, 23, 7, 1, 0, 54] Item removido: 54 [4, 23, 7, 1, 0] |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar o tamanho de uma string em JavaScript usando a propriedade length do objeto StringQuantidade de visualizações: 283 vezes |
Em várias situações nós precisamos obter a quantidade de caracteres, ou seja, o tamanho de uma palavra, frase ou texto em JavaScript. Para isso nós podemos usar a propriedade length do objeto String. A propriedade length do objeto String da linguagem JavaScript nos retorna um valor inteiro representando a quantidade de caracteres na string, incluindo espaços em branco e pontuações. Veja o código JavaScript completo para o exemplo: <!doctype html> <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos declarar uma nova string var frase = "JavaScript é bom demais"; // agora vamos obter o tamanho da string var tam = frase.length; // e mostramos o resultado window.alert("Esta string possui " + tam + " caracteres."); </script> </body> </html> Ao abrir esta página HTML no navegador nós teremos uma mensagem window.alert() com o seguinte conteúdo: Esta string possui 23 caracteres. |
JavaScript ::: URLs e Parâmetros de URLs ::: URLSearchParams |
Como obter a quantidade de parâmetros em um objeto URLSearchParams do JavaScriptQuantidade de visualizações: 1055 vezes |
Em algumas situações nós precisamos saber quantos parâmetros de URL foram informados em um objeto URLSearchParams. Para isso nós só precisamos converter o Map representado por URLSearchParams em um array bidimensional usando Array.from(). A partir daí é só chamar a propriedade length do array. Veja o código completo para o exemplo: <!DOCTYPE html> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" /> <title>Acessando parâmetros de URL</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos obter a URL atual e seus parâmetros GET var parametros = new URLSearchParams(window.location.search); window.alert("Quantidade de parâmetros: " + Array.from(parametros).length); </script> </body> </html> Ao executar este exemplo JavaScript com a URL: http://localhost/estudos/index.php?nome=Osmar&idade=39 nós teremos uma mensagem window.alert() com o seguinte texto: Quantidade de parâmetros: 2 |
Java ::: Dicas & Truques ::: Expressões Regulares |
Como usar expressões regulares em Java - Expressões regulares para iniciantesQuantidade de visualizações: 48715 vezes |
O suporte a expressões regulares ou regex tem sido parte da plataforma Java desde a versão 1.4. Contidas no pacote java.util.regex, as classes regex suportam a comparação de padrões de forma similar à linguagem Perl, mas, usando classes e a sintáxe da linguagem Java. Todo o pacote se limita a três classes: Pattern, Matcher e PatternSyntaxException. A versão 1.5 introduziu a interface MatchResult. Use as duas classes Pattern e Matcher juntas. Defina e expressão regular com a classe Pattern. Então use a classe Matcher para verificar o padrão em relação à fonte de entrada. Uma exceção é lançada quando o padrão tem um erro de sintáxe na expressão. Estas classes não possuem construtores. Em vez disso, compilamos uma expressão regular para obter um padrão, e então usamos o Pattern retornado para obter seu Matcher baseado na fonte de entrada: Pattern pattern = Pattern.compile(<regular expression>); Matcher matcher = pattern.matcher(<input source>); Uma vez que tenhamos um Matcher, tipicamente processamos a fonte de entrada a fim de encontrarmos as similaridades contidas. Usa-se o método find() para localizar similaridades do padrão na fonte de entrada. Cada chamada a find() continua a partir do ponto onde a última chamada parou, ou na posição 0 para a primeira chamada. As similaridades encontradas são retornadas pelo método group(): while(matcher.find()){ System.out.printf"Found: \"%s\" from %d to %d.%n", matcher.group(), matcher.start(), matcher.end()); } O código a seguir mostra um programa básico de expressões regulares, que pede ao usuário que informe tanto a expressão regular quanto a string que será comparada: import java.util.regex.*; import java.io.*; public class Regex{ public static void main(String args[]){ Console console = System.console(); // Obtém a expressão regular String regex = console.readLine("%nInforme a expressão: "); Pattern pattern = Pattern.compile(regex); // Obtém a entrada String source = console.readLine("Informe a entrada: "); Matcher matcher = pattern.matcher(source); // Mostra as similaridades while(matcher.find()){ System.out.printf("Encontrado: \"%s\" de %d à %d.%n", matcher.group(), matcher.start(), matcher.end()); } } } Mas, o que realmente é uma expressão regular? A classe Pattern fornece detalhes mais profundos, mas, basicamente uma expressão regular é uma sequência de caracteres que tenta encontrar semelhanças em outra sequencia de caracteres. Por exemplo, podemos procurar o padrão literal de "eles" duplos "ll" na string "Hello, World". O programa anterior encontraria o padrão "ll" começando na posição 2 e terminando na posição 4. A posição final é a posição do próximo caractere depois do fim do padrão de semelhança. Strings de padrão como "ll" não são muito interessantes, relatando somente onde elas estão literalmente na fonte de entrada. Padrões de expressões regulares podem incluir meta-caracteres especiais. Meta-caracteres fornecem habilidades poderosas de comparação. É possível usar os 15 caracteres "([{\^-$|]})?*+." como meta-caracteres em expressões regulares. Alguns meta-caracteres indicam o agrupamento de caracteres. Por exemplo, os caracteres de colchetes [ e ] permitem especificar um grupo de caracteres nos quais uma similaridade ocorre se qualquer um dos caracteres entre colchetes for encontrado no texto. Por exemplo, o padrão "co[cl]a" retornará similaridade com "coca" e "cola". Ele não se igualará a "cocla", uma vez que [] é usado para igualar apenas um caractere. Veremos mais sobre quantificadores mais adiante, quando quisermos encontrar alguma coisa múltiplas vezes. Além de tentar encontrar caracteres individuais, podemos usar os colchetes [ e ] para igualar uma faixa de caracteres, tais como as letras de j-z, definidas como [j-z]. Isso pode também ser combinado com um literal string, como em "foo[j-z]" que encontraria "fool", mas não encontraria "food", uma vez que l está na faixa de j à z e d não está. Podemos também usar o caractere ^ para representar negação, com um literal string ou uma faixa. O padrão "foo[^j-z]" encontrará palavras que começam como foo mas que não terminem com uma letra de j à z. Assim a string food agora seria encontrada. Faixas múltiplas podem ser combinadas como em [a-zA-Z] para informar as letras de a à z maiúsculas ou minúsculas. Enquanto literais strings são ótimos como primeira lição sobre expressões regulares, as coisas mais típicas que a maioria das pessoas usam em expressões regulares são as classes de caracteres pré-definidos. É aqui que os meta-caracteres . e \ são importantes. O ponto . é usado para representar qualquer caractere. Assim, a expressão regular ".oney" encontraria money e honey, e qualquer outro conjunto de 5 caracteres que terminem em oney. O caractere \ por sua vez, é usado com outros caracteres para representar um conjunto completo de letras. Por exemplo, enquanto podemos usar [0-9] para representar um conjunto de dígitos, podemos também usar \d. Podemos ainda usar [^0-9] para representar um conjunto de caracteres que não sejam dígitos. Ou podemos usar o caractere \D. Todas estas strings de classes de caracteres são definidas na documentação da plataforma Java para a classe Pattern, uma vez que elas não são fáceis de serem lembradas. Eis aqui um sub-conjunto de algumas classes de caracteres pré-definidos especiais: * \s -- whitespace (espaço em branco) * \S -- non-whitespace (não seja espaço em branco) * \w -- word character [a-zA-Z0-9] (caractere de palavra) * \W -- non-word character (não caractere de palavra) * \p{Punct} -- punctuation (pontuação) * \p{Lower} -- lowercase [a-z] (minúsculas) * \p{Upper} -- uppercase [A-Z] (maiúsculas) Se você quiser usar uma destas strings no programa Regex mostrado acima, você as define como mostrado. \s se iguala ao espaço em branco. Se, contudo, você quiser definir a expressão regular via código, você precisa se lembrar que o caractere \ tem tratamento especial. Devemos escapar a string no código fonte: String regexString = "\\s"; Aqui, os caracteres \\ representam uma única barra invertida na string. Há outras strings especiais para representar literais strings: * \t -- tab (tabulação) * \n -- newline (nova linha) * \r -- carriage return (retorno de carro) * \xhh -- hex character 0xhh (caractere hexadecimal) * \uhhhh -- hex character 0xhhhh (caractere hexadecimal) Os quantificadores tornam as expressões regulares mais interessantes, pelo menos quando combinados com outras expresssões tais como classes de caracteres. Por exemplo, se quisermos encontrar uma string de três caracteres de a-z, poderíamos usar o padrão "[a-z][a-z][a-z]". Mas não precisamos fazer isso. Em vez de repetir a string, adicionamos um quantificador após o padrão. Para este exemplo específico, "[a-z][a-z][a-z]" pode ser representado como "[a-z]{3}". Para uma quantidade específica, o número vai dentro das chaves {}. Podemos também usar ?, * ou + para representar zero ou uma vez, zero ou mais vezes, ou uma ou mais vezes, respectivamente. O padrão [a-z]? encontra um caractere de a-z zero ou uma vez. O padrão [a-z]* encontra um caractere de a-z zero ou mais vezes. O padrão [a-z]+ encontra um caractere de a-z uma ou mais vezes. Use quantificador com cuidado, prestando muita atenção aos quantificadores que permitem zero similaridades. Quando usamos as chaves {} como quantificadores, devemos definir uma faixa. {3} significa exatamente 3 vezes, mas poderíamos dizer {3,}, que define no mínimo três vezes. O quantificador {3,5} encontra um padrão de 3 a 5 vezes. Há mais sobre expressões regulares que o que mostramos aqui. A arte de usá-las envolve descobrir a expressão regular correta para a situação atual. Tente diferente expressões com o programa Regex e veja se ele encontra o que você está esperando. Certifique-se de tentar diferentes quantificadores para entender realmente suas diferenças. Observe que quantificadores geralmente tentam incluir o maior número de caracteres para uma similaridade possível. |
MySQL ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como usar a função NOW() para obter a data e hora atual do servidor MySQLQuantidade de visualizações: 28148 vezes |
As funções CURRENT_TIMESTAMP(), CURRENT_TIMESTAMP, LOCALTIME(), LOCALTIME, LOCALTIMESTAMP e LOCALTIMESTAMP() são sinônimos da função NOW(). A função NOW() pode ser usada para obter a data e hora atual do servidor MySQL como um valor no formato 'YYYY-MM-DD HH:MM:SS' ou YYYYMMDDHHMMSS.uuuuuu, dependendo se a função é usada em um contexto string ou numérico. O valor retornado é expresso no fuso horário atual do servidor. Veja: SELECT NOW() O valor retornado é algo como 2008-03-30 23:18:34. Observe agora uma chamada a esta função em um contexto numérico: SELECT NOW() + 0 O resultado será algo como 20080430232607.000000. |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Data e Hora |
Exercícios Resolvidos de C - Escreva um programa C que peça para o usuário informar um ano e informe o dia da semana que o ano começou (domingo, segunda-feiraQuantidade de visualizações: 235 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C que pede para o usuário informar um ano e então mostre em qual dia da semana o ano começou, por exemplo, domingo, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, etc. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um ano: 2022 O ano informado começou em um(a) Sábado Informe um ano: 2023 O ano informado começou em um(a) Domingo Informe um ano: 2024 O ano informado começou em um(a) Segunda-feira Informe um ano: 2025 O ano informado começou em um(a) Quarta-feira Veja a resolução comentada deste exercício usando C: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]) { // variáveis usadas na resolução do problema char dias_semana[][20] = {"Domingo", "Segunda-feira", "Terça-feira", "Quarta-feira", "Quinta-feira", "Sexta-feira", "Sábado"}; int ano, dia_inicial; // vamos pedir para o usuário informar o ano printf("Informe um ano: "); scanf("%d", &ano); // vamos calcular o número equivalente ao dia da semana que o // ano iniciou: 0:Domingo, 1:Segunda-feira, 2:Terça-feira, etc // note que as divisões abaixo são divisões por inteiro, ou seja, // sem a parte fracionária dia_inicial = (ano + (ano - 1) / 4) - ((ano - 1) / 100) + ((ano - 1) / 400); dia_inicial = dia_inicial % 7; // e mostramos o resultado printf("O ano informado começou em um(a) %s", dias_semana[dia_inicial]); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória |
Como usar ponteiros void na linguagem C - Curso de Linguagem C para iniciantesQuantidade de visualizações: 16795 vezes |
Em dicas desta seção você aprendeu que é possível criar ponteiros para os mais diferentes tipos. Veja:int *ponteiro_int; float *ponteiro_float; double *ponteiro_double; Existe, porém, um tipo de ponteiro que pode ser usado com todos os tipos de dados existentes ou ainda a serem criados. Este tipo é conhecido como void, ou seja, um ponteiro genérico e pode ser declarado da seguinte forma: void *ponteiro; // ponteiro genérico Veja um trecho de código no qual usamos um ponteiro genéríco para apontar para variáveis de diferentes tipos: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { int valor = 20; float valor2 = 5.23; void *ponteiro; // ponteiro genérico ponteiro = &valor; // aponta para um inteiro printf("%d\n", *(int *)ponteiro); ponteiro = &valor2; // aponta para um float printf("%0.2f\n", *(float *)ponteiro); system("PAUSE"); return 0; } Uma observação importante é a necessidade de uma conversão explícita (cast) no momento de desreferenciar um ponteiro genéríco. Neste caso ele precisa ser convertido para o tipo de ponteiro sendo usado no momento. Veja: printf("%d\n", *(int *)ponteiro); A parte (int *)ponteiro converte o ponteiro genérico em um ponteiro do tipo int e o símbolo * externo é usado para desreferenciar. Se essa conversão não for feita teremos um aviso e erro na maioria dos compiladores. Veja: printf("%d\n", *ponteiro); [Warning] dereferencing 'void *' pointer invalid use of void expression Embora essa conversão seja necessária quando estamos desreferenciando um ponteiro genérico, podemos abrir mão dela na atribuição de um ponteiro genérico a um ponteiro de um tipo específico: ponteiro = &valor; // aponta para um inteiro int *ponteiro_int = ponteiro; printf("%d\n", *ponteiro_int); Para finalizar, saiba que as funções malloc() e calloc() retornam ponteiros void, ou seja, ponteiros genéricos que podem ser atribuídos a ponteiros de qualquer tipos. Neste caso, o ponteiro retornado por estas funções aponta para a primeira posição do bloco de memória requisitada. |
VisuAlg ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular porcentagem em VisuAlg - Como efetuar cálculos de porcentagem em VisuAlgQuantidade de visualizações: 2588 vezes |
Cálculos de porcentagens estão presentes em boa parte das aplicações que desenvolvemos. Porém, há momentos em que a mente trava e não conseguimos lembrar com clareza como estes cálculos são feitos, principalmente em VisuAlg. Esta anotação tem o objetivo de ser uma fonte de pesquisa para os momentos em que suas habilidades matemáticas insistirem em continuar ocultas. Ex: 1 - Suponhamos que um produto que custe R$ 178,00 sofra um acréscimo de 15%. Qual o valor final do produto? Veja o código em VisuAlg: algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem" var // variáveis usadas na resolução do problema valor, percentual, valor_final: real inicio valor <- 178.00 // valor original percentual <- 15.0 / 100.0 // 15% valor_final <- valor + (percentual * valor) // mostra o resultado escreva("O valor final do produto é: ", valor_final) // O resultado será 204,70 fimalgoritmo Ex: 2 - Um produto, cujo valor original era de R$ 250,00, teve um desconto de 8%. Qual foi seu valor final? Veja o código em VisuAlg: algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem" var // variáveis usadas na resolução do problema valor, percentual, valor_final: real inicio valor <- 250.00; // valor original percentual <- 8.0 / 100.0 // 8% valor_final <- valor - (percentual * valor) // mostra o resultado escreva("O valor final do produto é: ", valor_final) // O resultado será 230,00 fimalgoritmo Ex: 3 - Em um concurso de perguntas e respostas, um jovem acertou 72 das 90 perguntas apresentadas. Qual foi a porcentagem de acertos? E a porcentagem de erros? Veja o código em VisuAlg: algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem" var // variáveis usadas na resolução do problema perguntas, acertos: real inicio perguntas <- 90.0 acertos <- 72.0 // mostra a porcentagem de acertos escreva("Porcentagem de acertos: ") escreval(((acertos / perguntas) * 100), "%") // mostra a porcentagem de erros escreva("Porcentagem de erros: ") escreval((((perguntas - acertos) / perguntas) * 100), "%") // Os resultados serão 80% e 20% fimalgoritmo Ex: 4 - Um aparelho de CD foi adquirido por R$ 300,00 e revendido por R$ 340,00. Qual foi a porcentagem de lucro na transação? Veja o código em VisuAlg: algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem" var // variáveis usadas na resolução do problema valor_anterior, novo_valor, porcentagem_lucro: real inicio valor_anterior <- 300.0 // valor anterior novo_valor <- 340.0 // valor novo // calcula a porcentagem de lucro // efetua o cálculo porcentagem_lucro <- ((novo_valor * 100) / valor_anterior) - 100 escreva("A porcentagem de lucro foi de: ", porcentagem_lucro, "%") // O resultado será 13,33 fimalgoritmo Ex: 5 - Uma loja repassa 5% do lucro a seus vendedores. Se um produto custa R$ 70,00, qual o valor em reais repassado a um determinado vendedor? Veja o código em VisuAlg: algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem" var // variáveis usadas na resolução do problema valor, percentual, comissao: real inicio valor <- 70.0 // valor do produto percentual <- 5.0 / 100.0 // 5% // calcula a comissão comissao <- percentual * valor // mostra o resultado escreva("O valor repassado ao vendedor é: ", comissao) // O resultado será 3,5 fimalgoritmo |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em PHP - Aprenda a criar e usar métodos e classes abstratas em PHPQuantidade de visualizações: 10871 vezes |
À medida que começamos a usar programação orientada a objetos em PHP algumas situações interessantes podem surgir, tais como o uso de métodos e classes abstratas. As classes e métodos abstratos podem ser usados por uma série de razões. Eis as que considero mais importantes: a) - Um classe abstrata não permite que criemos novas instâncias da mesma. Veja: <? // Uma classe Boleto abstrata abstract class Boleto{ } // vamos criar um novo objeto desta classe $b = new Boleto(); ?> Ao executarmos este código teremos a seguinte mensagem de erro: Fatal error: Cannot instantiate abstract class Boleto in ... A vantagem de termos uma classe que não pode ser instanciada é que podemos usá-la como classe base em um código envolvendo poliformismo (no momento que escrevo este artigo não vejo como implementar polimorfismo em PHP. Me pergunto se isso é possível em linguagens de tipos dinâmicos). b) - Qualquer classe que contenha um ou mais métodos abstratos também precisa se declarar abstrata. Como um método abstrato não pode conter implementação, ao forçar a classe a ser abstrata também, as classes derivadas terão a obrigação de implementar tal método. Veja um trecho de código no qual criamos uma classe normal contendo um método abstrato: <? // Uma classe Boleto não-abstrata class Boleto{ // um método abstrato public abstract function imprimir($dados); } ?> Ao executarmos este código teremos a seguinte mensagem de erro: Fatal error: Class Boleto contains 1 abstract method and must therefore be declared abstract or implement the remaining methods (Boleto::imprimir) in ... Ao marcarmos a classe como abstract esta mensagem de erro desaparecerá. c) - Uma classe que herda de uma classe derivada deve, obrigatoriamente, fornecer implementação para todos os métodos abstratos herdados. Veja o trecho de código no qual temos uma classe Boleto e uma classe BoletoBradesco: <? // Uma classe Boleto abstrata abstract class Boleto{ // um método abstrato public abstract function imprimir($dados); } // vamos herdar da classe Boleto class BoletoBradesco extends Boleto{ } ?> A mensagem de erro aqui é a mesma quando temos métodos abstratos em uma classe mas não a declaramos como abstrata. Basta fornecer a implementação para o método imprimir e a mensagem de erro desaparece: <? // Uma classe Boleto abstrata abstract class Boleto{ // um método abstrato public abstract function imprimir($dados); } // vamos herdar da classe Boleto class BoletoBradesco extends Boleto{ public function imprimir($dados){ echo "Imprimindo o boleto: " . $dados; } } // vamos criar um objeto da classe BoletoBradesco $b = new BoletoBradesco(); // vamos imprimir o boleto $b->imprimir("Dados do boleto"); ?> d) - Um método marcado como abstract não pode conter implementação, ou seja, a implementação será feita pelas classes derivadas. Veja: <? // Uma classe Boleto abstrata abstract class Boleto{ // um método abstrato que não deveria conter implementação public abstract function imprimir($dados){ echo "Isso vai dar um erro daqueles!"; } } ?> Ao tentarmos executar este trecho de código teremos a seguinte mensagem de erro: Fatal error: Abstract function Boleto::imprimir() cannot contain body in ... Bastará remover a implementação do método que a mensagem de erro desaparecerá. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Um programa Java que solicita ao usuário que informe sua idade em anos, meses e dias e mostre sua idade em diasQuantidade de visualizações: 14098 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que solicite ao usuário que informe sua idade em anos, meses e dias, ou seja, sua idade atual em anos e a quantidade de meses e dias decorridos desde seu aniversário. Seu programa deverá exibir uma saída parecida com: Informe sua idade em anos, meses e dias Anos: 25 Meses: 2 Dias: 12 Idade expressa em dias: 9197 Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console (lendo a entrada do usuário por meio do uso da classe Scanner): public static void main(String[] args){ // não se esqueça de adicionar um import para a classe Scanner // import java.util.Scanner; // vamos criar um objeto da classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // variáveis que vão guardar a idade em anos, meses e dias; int anos, meses, dias; int idade_dias; // guardará a idade em dias System.out.println("Informe sua idade em anos, meses e dias"); // obtém os anos System.out.print("Anos: "); anos = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // obtém os meses System.out.print("Meses: "); meses = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // obtém os dias System.out.print("Dias: "); dias = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos calcular a idade em dias idade_dias = (anos * 365) + (meses * 30) + dias; // vamos exibir o resultado System.out.println("Idade expressa em dias: " + idade_dias); } |
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Python - Como obter o resto de uma divisão de inteiros em Python - O operador módulo % da linguagem Python Python - Como testar se um ponto está dentro de um círculo em Python - Desenvolvimento de Games com Python JavaScript - Como converter uma string em um valor de ponto-flutuante em JavaScript usando a função parseFloat() |
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Java - Como exibir a data e hora atual na linguagem Java usando um objeto Date e seu método toString() C - Como inverter (reverter) o conteúdo de uma string em C usando uma função str_reverse() personalizada PHP - Programação Orientada a Objetos em PHP - Como passar um objeto de uma classe para uma função PHP VB.NET - Como usar o laço While em VB.NET |
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Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
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