![]() |
|||||
|
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como adicionar um ou mais elementos ao início de um vetor JavaScript usando o método unshift() do objeto Array - [Revisado]Quantidade de visualizações: 7226 vezes |
O método unshift(), presente no JavaScript desde sua versão 1.2, é usado quando queremos adicionar um ou mais elementos no início de um vetor (array). Veja:<script type="text/javascript"> var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5); document.write("Valores no vetor: " + valores + "<br>"); valores.unshift(6); document.write("Novos valores no vetor: " + valores); </script> Aqui nós adicionamos o valor 6 no início do vetor. Veja agora como adicionar três valores no início do vetor: <script type="text/javascript"> var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5); window.alert("Valores no vetor: " + valores); valores.unshift(6, 7, 8); window.alert("Novos valores no vetor: " + valores); </script> É importante observar que a função unshift() modifica o vetor original, e seu retorno é a nova quantidade de elementos no vetor. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como verificar a existência de um valor em um array PHP usando a função in_array()Quantidade de visualizações: 8998 vezes |
A função in_array() da linguagem PHP nos permite pesquisar um valor em um vetor (array). Se o valor for encontrado, o valor TRUE é retornado. Caso contrário o valor FALSE é retornado. Veja um exemplo PHP no qual temos um vetor de strings com nomes de pessoas e queremos encontrar a pessoa com o nome "Victor": <?php /* Este exemplo mostra como verificar a existência de um valor em um array usando in_array(). */ $pessoas[0] = "Carlos"; $pessoas[1] = "Juliana"; $pessoas[2] = "Igor"; $pessoas[3] = "Marcelo"; $pessoas[4] = "Amélia"; if(in_array("Victor", $pessoas)){ echo "O valor pesquisado foi encontrado no array."; } else{ echo "O valor pesquisado NÃO foi encontrado no array."; } ?> Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: O valor pesquisado NÃO foi encontrado no array. |
Revit Python Shell ::: Dicas & Truques ::: Grupos - Groups |
Como copiar grupos no Revit usando a função Create.PlaceGroup() e o Revit Python ShellQuantidade de visualizações: 313 vezes |
O código que apresento nesta dica mostra como podemos pedir para o usuário selecionar um grupo na área de desenho do Revit e, em seguida, usando a API do Revit e o Revit Python Shell, criar uma cópia do grupo escolhido e posicioná-la em um ponto escolhido pelo usuário. Em realidade, este código é o mesmo apresentado no tutorial "Como criar seu primeiro plug-in no Revit usando a Revit C# API" da documentação oficial fornecida pela Autodesk. O que fiz foi modificar o código para usar Revit Python Shell em vez de C#, como mostrado no tutorial. O primeiro passo é importar o objeto ObjectType a partir do módulo Autodesk.Revit.UI.Selection. Em seguida nós usamos __window__.Hide() para que o foco vá para a janela do Revit. Isso é necessário para que o usuário possa selecionar um grupo usando uidoc.Selection.PickObject. Note que coloquei uma mensagem TaskDialog.Show() chamando a atenção do usuário para esta tarefa. Como a função PickObject() retorna um objeto Reference, nós precisamos fornecer essa referência para a função doc.GetElement() e assim obter o elemento real que queremos manipular. Então, o passo seguinte é pedir para o usuário indicar um ponto na tela de desenho do Revit usando a função uidoc.Selection.PickPoint(). Esta função vai nos retornar um objeto da classe XYZ da API do Revit. Depois que o usuário selecionar o grupo e o ponto, nós criamos uma nova transação usando Transaction(doc, "Copiar grupo") e a iniciamos com uma chamada à sua função Start(). Então, para concluir, basta uma chamada à doc.Create.PlaceGroup(ponto, grupo.GroupType) e verificar o resultado na tela de desenho do Revit. Veja o código Revit Python Shell completo para o exemplo: # faz o import necessário from Autodesk.Revit.UI.Selection import ObjectType # precisamos ocultar a janela do Revit Python Shell __window__.Hide() # agora fazemos uma chamada à função PickObject() do objeto Selection e retornamos # uma Reference TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um grupo") selecionado = uidoc.Selection.PickObject(ObjectType.Element, "Selecione um grupo") # obtemos o grupo a partir de sua referência usando a função # GetElement() do objeto Document grupo = doc.GetElement(selecionado) # vamos pedir para o usuário selecionar um ponto na área de # desenho do Revit TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um ponto") ponto = uidoc.Selection.PickPoint("Selecione um ponto para posicionar o grupo") # criamos uma nova transação e posicionamos a cópia do # grupo nas coordenadas indicadas pelo usuário transacao = Transaction(doc, "Copiar grupo") # iniciamos a transação transacao.Start() # copiamos o grupo selecionado pelo usuário e o colocamos no # ponto indicado doc.Create.PlaceGroup(ponto, grupo.GroupType) # fechamos a transação transacao.Commit() # e mostramos o resultado TaskDialog.Show("Aviso", "O grupo foi copiado com sucesso") # depois que o usuário fizer a seleção nós mostramos a janela do # Revit Python Shell novamente __window__.Show() __window__.Topmost = True |
C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como testar múltiplas condições usando a construção if...else if...else da linguagem CQuantidade de visualizações: 12129 vezes |
Em algumas situações precisamos usar a estrutura condicional if...else (se...senão) da linguagem C para testarmos múltiplas condições. Para estes casos, o C nos permite combinar if...else if...else várias vezes. Veja o trecho de código a seguir: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ int valor = 20; if(valor == 15){ printf("O valor a igual a 15"); } else if(valor > 15){ printf("O valor e maior que 15"); } else{ printf("O valor e menor que 15"); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: O valor é maior que 15 |
C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória |
Como alocar memória dinâmica em C usando a função malloc()Quantidade de visualizações: 29197 vezes |
A função malloc() é usada em C para alocarmos um bloco de memória. Esta função recebe a quantidade de bytes a serem alocados e retorna um ponteiro do tipo void (genérico) para o início do bloco de memória obtido. Veja sua assinatura:void *malloc(size_t size); Se a memória não puder se alocada, um ponteiro nulo (NULL) será retornado. É importante se lembrar de alguns conceitos antes de usar esta função. Suponhamos que você queira alocar memória para um inteiro. Você poderia ter algo assim: // aloca memória para um int ponteiro = malloc(4); Embora este código esteja correto, não é um boa idéia assumir que um inteiro terá sempre 4 bytes. Desta forma, é melhor usar o operador sizeof() para obter a quantidade de bytes em um inteiro em uma determinada arquitetura. Veja: // aloca memória para um int ponteiro = malloc(sizeof(int)); Eis o código completo para um aplicativo C que mostra como alocar memória para um inteiro e depois atribuir e obter o valor armazenado no bloco de memória alocado: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // ponteiro para uma variável do tipo inteiro int *ponteiro; // aloca memória para um int ponteiro = malloc(sizeof(int)); // testa se a memória foi alocada com sucesso if(ponteiro) printf("Memoria alocada com sucesso.\n"); else printf("Nao foi possivel alocar a memoria.\n"); // atribui valor à memória alocada *ponteiro = 45; // obtém o valor atribuído printf("Valor: %d\n\n", *ponteiro); // libera a memória free(ponteiro); system("PAUSE"); return 0; } Uma aplicação interessante da função malloc() é quando precisamos construir uma matriz dinâmica. Veja como isso é feito no código abaixo: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { int i; // quantidade de elementos na matriz int quant = 10; // ponteiro para o bloco de memória int *ponteiro; // aloca memória para uma matriz de inteiros ponteiro = malloc(quant * sizeof(int)); // testa se a memória foi alocada com sucesso if(ponteiro) printf("Memoria alocada com sucesso.\n"); else{ printf("Nao foi possivel alocar a memoria.\n"); exit(1); } // atribui valores aos elementos do array for(i = 0; i < quant; i++){ ponteiro[i] = i * 2; } // exibe os valores for(i = 0; i < quant; i++){ printf("%d ", ponteiro[i]); } // libera a memória free(ponteiro); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
LISP ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Lisp Básico |
Exercícios Resolvidos de Lisp - Como converter quilômetros em metros, centímetros e milímetros usando LispQuantidade de visualizações: 980 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa em Common Lisp para converter quilômetros em metros, centímetros e milímetros. Seu programa deverá pedir para o usuário informar a quantidade de quilômetros e exibir as conversões solicitadas. Como sabemos, um Quilômetro = 1000 Metros, 100.000 Centímetros ou 1.000.000 Milímetros. Seu programa deverá exibir uma saída parecida com: Informe a distância em quilômetros: 2.5 Distância em Quilômetros: 2.5 Distância em Metros: 2500.0 Distância em Centímetros: 250000.0 Distância em Milímetros: 2500000.0 Veja a resolução comentada deste exercício usando Common Lisp: ; Variáveis usadas na resolução do problema (let ((quilometros)(metros)(centimetros)(milimetros)) ; vamos ler a quantidade de quilômetros (princ "Informe a distância em quilômetros: ") ; talvez o seu compilador não precise disso (force-output) ; atribui o valor lido à variável quilometros (setq quilometros (read)) ; vamos calcular a distância em metros (setq metros (* quilometros 1000.0)) ; vamos calcular a distância em centímetros (setq centimetros (* quilometros 100000.0)) ; e agora a distância em milímetros (setq milimetros (* quilometros 1000000.0)) ; E mostramos o resultado (format t "Distância em Quilômetros: ~F" quilometros) (format t "~%Distância em Metros: ~F" metros) (format t "~%Distância em Centímetros: ~F" centimetros) (format t "~%Distância em Milímetros: ~F" milimetros) ) |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
PHP para matemática - Como arredondar valores fracionários usando a função round() do PHPQuantidade de visualizações: 8933 vezes |
A função round() do PHP pode ser usada quando queremos arredondar valores fracionários para o inteiro mais próximo. Se a parte fracionária for menor que 0.5, o resultado será o menor número inteiro mais próximo do valor sendo arredondado. Se a parte fracionária for igual ou maior que 0.5, então o resultado será o maior número inteiro mais próximo do valor sendo arredondado. Desta forma, se aplicarmos esta função ao valor 6.4, o resultado será 6. Veja: <? // valor a ser arredondado $valor = 6.4; // vamos arredondar usando a função round() $valor2 = round($valor); // vamos exibir o resultado echo "O valor " . $valor . " arredondado usando " . " round() resulta em: " . $valor2; ?> Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: O valor 6.4 arredondado usando round() resulta em: 6. Veja agora o resultado de se aplicar a função round() ao valor 7.5: <? // valor a ser arredondado $valor = 7.5; // vamos arredondar usando a função round() $valor2 = round($valor); // vamos exibir o resultado echo "O valor " . $valor . " arredondado usando " . " round() resulta em: " . $valor2; ?> Agora o resultado será: O valor 7.5 arredondado usando round() resulta em: 8. |
C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres |
Exercícios Resolvidos de C# - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em C# - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondenteQuantidade de visualizações: 658 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C# que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um caractere: A Você informou o caractere: A O código ASCII correspondente é: 65 Veja a resolução comentada deste exercício em C#: using System; namespace Estudos { class Principal { // função principal do programa C# static void Main(string[] args) { // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação Console.Write("Informe um caractere: "); // vamos ler o caractere informado char caractere = Console.ReadLine()[0]; // agora vamos obter o código ASCII correspondente int codigo = (int)caractere; // e mostramos o resultado Console.WriteLine("Você informou o caractere: " + caractere); Console.WriteLine("O código ASCII correspondente é: " + codigo); Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos. |
C# ::: C# para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como somar os elementos da diagonal principal de uma matriz em C#Quantidade de visualizações: 2725 vezes |
A Matriz quadrada é um tipo especial de matriz que possui o mesmo número de linhas e o mesmo número de colunas, ou seja, dada uma matriz Anxm, ela será uma matriz quadrada se, e somente se, n = m, onde n é o número de linhas e m é o número de colunas. Em geral as matrizes quadradas são chamadas de Matrizes de Ordem n, onde n é o número de linhas e colunas. Dessa forma, uma matriz de ordem 4 é uma matriz que possui 4 linhas e quatro colunas. Toda matriz quadrada possui duas diagonais, e elas são muito exploradas tanto na matemática quanto na construção de algorítmos. Essas duas diagonais são chamadas de Diagonal Principal e Diagonal Secundária. A diagonal principal de uma matriz quadrada une o seu canto superior esquerdo ao canto inferior direito. Veja: ![]() Nesta dica veremos como calcular a soma dos valores dos elementos da diagonal principal de uma matriz usando C#. Para isso, só precisamos manter em mente que a diagonal principal de uma matriz A é a coleção das entradas Aij em que i é igual a j. Assim, tudo que temos a fazer é converter essa regra para código C#. Veja um trecho de código C# completo no qual pedimos para o usuário informar os elementos da matriz e em seguida mostramos a soma dos elementos da diagonal superior: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // vamos declarar e construir uma matriz de três linhas // e três colunas int[,] matriz = new int[3, 3]; int soma_diagonal = 0; // guarda a soma dos elementos na diagonal // principal // vamos ler os valores para os elementos da matriz for (int i = 0; i < matriz.GetLength(0); i++) { // linhas for (int j = 0; j < matriz.GetLength(1); j++) { // colunas Console.Write("Informe o valor para a linha " + i + " e coluna " + j + ": "); matriz[i, j] = Int32.Parse(Console.ReadLine()); } } // vamos mostrar a matriz da forma que ela // foi informada Console.WriteLine(); // percorre as linhas for (int i = 0; i < matriz.GetLength(0); i++) { // percorre as colunas for (int j = 0; j < matriz.GetLength(1); j++) { Console.Write(" " + matriz[i, j]); } // passa para a próxima linha da matriz Console.WriteLine(); } // vamos calcular a soma dos elementos da diagonal // principal for (int i = 0; i < matriz.GetLength(0); i++) { for (int j = 0; j < matriz.GetLength(1); j++) { if (i == j) { soma_diagonal = soma_diagonal + matriz[i, j]; } } } // finalmente mostramos a soma da diagonal principal Console.WriteLine("\nA soma dos elementos da diagonal principal é: " + soma_diagonal); Console.WriteLine("\n\nPressione qualquer tecla para sair..."); // pausa o programa Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor para a linha 0 e coluna 0: 3 Informe o valor para a linha 0 e coluna 1: 7 Informe o valor para a linha 0 e coluna 2: 9 Informe o valor para a linha 1 e coluna 0: 2 Informe o valor para a linha 1 e coluna 1: 4 Informe o valor para a linha 1 e coluna 2: 1 Informe o valor para a linha 2 e coluna 0: 5 Informe o valor para a linha 2 e coluna 1: 6 Informe o valor para a linha 2 e coluna 2: 8 3 7 9 2 4 1 5 6 8 A soma dos elementos da diagonal principal é: 15 |
Java ::: Classes e Componentes ::: JComboBox |
Como retornar o valor do item selecionado em um JComboBox do Java Swing usando a função getSelectedItem()Quantidade de visualizações: 15681 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método getSelectedItem() da classe JComboBox do Java Swing para obter e retornar o valor do item selecionado. Note que usei uma conversão forçada (casting) para String antes de exibir o valor do item selecionado. Para finalizar, coloquei uma mensagem JOptionPane.showMessageDialog para exibir o valor do item selecionado no JComboBox. Veja o código completo para o exemplo: package estudos; import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ JComboBox combo; public Estudos() { super("A classe JComboBox"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT)); // Cria os itens da lista String nomes[] = {"Carlos", "Marcelo", "Fabiana", "Carolina", "Osmar"}; // Cria o JComboBox combo = new JComboBox(nomes); // Um botão que permite obter o valor do item selecionado JButton btn = new JButton("Obter valor selecionado"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ String valor = (String)(combo.getSelectedItem()); JOptionPane.showMessageDialog(null, "O valor selecionado é: " + valor); } } ); // Adiciona o JComboBox à janela c.add(combo); // Adiciona o botão à janela c.add(btn); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Ao executar este código Java nós teremos uma mensagem JOptionPane.showMessageDialog com o seguinte texto: O valor selecionado é: Osmar |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
JavaScript - Como acessar as mídias do usuário em JavaScript usando a função getUserMedia() da interface MediaDevices |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |