E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 19,90
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como adicionar um ou mais elementos ao início de um vetor JavaScript usando o método unshift() do objeto Array - [Revisado]

Quantidade de visualizações: 7226 vezes
O método unshift(), presente no JavaScript desde sua versão 1.2, é usado quando queremos adicionar um ou mais elementos no início de um vetor (array). Veja:

<script type="text/javascript">
  var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5);
  document.write("Valores no vetor: " + valores + "<br>");
  valores.unshift(6);
  document.write("Novos valores no vetor: " + valores);
</script>

Aqui nós adicionamos o valor 6 no início do vetor. Veja agora como adicionar três valores no início do vetor:

<script type="text/javascript">
  var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5);
  window.alert("Valores no vetor: " + valores);
  valores.unshift(6, 7, 8);
  window.alert("Novos valores no vetor: " + valores);
</script>

É importante observar que a função unshift() modifica o vetor original, e seu retorno é a nova quantidade de elementos no vetor.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como verificar a existência de um valor em um array PHP usando a função in_array()

Quantidade de visualizações: 8998 vezes
A função in_array() da linguagem PHP nos permite pesquisar um valor em um vetor (array). Se o valor for encontrado, o valor TRUE é retornado. Caso contrário o valor FALSE é retornado.

Veja um exemplo PHP no qual temos um vetor de strings com nomes de pessoas e queremos encontrar a pessoa com o nome "Victor":

<?php
/*
  Este exemplo mostra como verificar a existência
  de um valor em um array usando in_array().
*/

$pessoas[0] = "Carlos";
$pessoas[1] = "Juliana";
$pessoas[2] = "Igor";
$pessoas[3] = "Marcelo";
$pessoas[4] = "Amélia";

if(in_array("Victor", $pessoas)){
  echo "O valor pesquisado foi encontrado no array.";
}
else{
  echo "O valor pesquisado NÃO foi encontrado no array.";
}
?>

Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

O valor pesquisado NÃO foi encontrado no array.


Revit Python Shell ::: Dicas & Truques ::: Grupos - Groups

Como copiar grupos no Revit usando a função Create.PlaceGroup() e o Revit Python Shell

Quantidade de visualizações: 313 vezes
O código que apresento nesta dica mostra como podemos pedir para o usuário selecionar um grupo na área de desenho do Revit e, em seguida, usando a API do Revit e o Revit Python Shell, criar uma cópia do grupo escolhido e posicioná-la em um ponto escolhido pelo usuário.

Em realidade, este código é o mesmo apresentado no tutorial "Como criar seu primeiro plug-in no Revit usando a Revit C# API" da documentação oficial fornecida pela Autodesk. O que fiz foi modificar o código para usar Revit Python Shell em vez de C#, como mostrado no tutorial.

O primeiro passo é importar o objeto ObjectType a partir do módulo Autodesk.Revit.UI.Selection. Em seguida nós usamos __window__.Hide() para que o foco vá para a janela do Revit. Isso é necessário para que o usuário possa selecionar um grupo usando uidoc.Selection.PickObject. Note que coloquei uma mensagem TaskDialog.Show() chamando a atenção do usuário para esta tarefa.

Como a função PickObject() retorna um objeto Reference, nós precisamos fornecer essa referência para a função doc.GetElement() e assim obter o elemento real que queremos manipular. Então, o passo seguinte é pedir para o usuário indicar um ponto na tela de desenho do Revit usando a função uidoc.Selection.PickPoint(). Esta função vai nos retornar um objeto da classe XYZ da API do Revit.

Depois que o usuário selecionar o grupo e o ponto, nós criamos uma nova transação usando Transaction(doc, "Copiar grupo") e a iniciamos com uma chamada à sua função Start(). Então, para concluir, basta uma chamada à doc.Create.PlaceGroup(ponto, grupo.GroupType) e verificar o resultado na tela de desenho do Revit.

Veja o código Revit Python Shell completo para o exemplo:

# faz o import necessário
from Autodesk.Revit.UI.Selection import ObjectType

# precisamos ocultar a janela do Revit Python Shell
__window__.Hide()

# agora fazemos uma chamada à função PickObject() do objeto Selection e retornamos
# uma Reference
TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um grupo")
selecionado = uidoc.Selection.PickObject(ObjectType.Element, "Selecione um grupo")
# obtemos o grupo a partir de sua referência usando a função
# GetElement() do objeto Document
grupo = doc.GetElement(selecionado)
# vamos pedir para o usuário selecionar um ponto na área de
# desenho do Revit
TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um ponto")
ponto = uidoc.Selection.PickPoint("Selecione um ponto para posicionar o grupo")
 
# criamos uma nova transação e posicionamos a cópia do
# grupo nas coordenadas indicadas pelo usuário
transacao = Transaction(doc, "Copiar grupo")
# iniciamos a transação
transacao.Start()
# copiamos o grupo selecionado pelo usuário e o colocamos no
# ponto indicado
doc.Create.PlaceGroup(ponto, grupo.GroupType)
# fechamos a transação
transacao.Commit()
 
# e mostramos o resultado
TaskDialog.Show("Aviso", "O grupo foi copiado com sucesso") 
  
# depois que o usuário fizer a seleção nós mostramos a janela do
# Revit Python Shell novamente 
__window__.Show() 
__window__.Topmost = True



C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como testar múltiplas condições usando a construção if...else if...else da linguagem C

Quantidade de visualizações: 12129 vezes
Em algumas situações precisamos usar a estrutura condicional if...else (se...senão) da linguagem C para testarmos múltiplas condições. Para estes casos, o C nos permite combinar if...else if...else várias vezes.

Veja o trecho de código a seguir:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
 
int main(int argc, char *argv[]){
  int valor = 20;
 
  if(valor == 15){
    printf("O valor a igual a 15");
  }
  else if(valor > 15){
    printf("O valor e maior que 15");
  }
  else{
    printf("O valor e menor que 15");
  }
 
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

O valor é maior que 15


C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória

Como alocar memória dinâmica em C usando a função malloc()

Quantidade de visualizações: 29197 vezes
A função malloc() é usada em C para alocarmos um bloco de memória. Esta função recebe a quantidade de bytes a serem alocados e retorna um ponteiro do tipo void (genérico) para o início do bloco de memória obtido. Veja sua assinatura:

void *malloc(size_t size);

Se a memória não puder se alocada, um ponteiro nulo (NULL) será retornado.

É importante se lembrar de alguns conceitos antes de usar esta função. Suponhamos que você queira alocar memória para um inteiro. Você poderia ter algo assim:

// aloca memória para um int
ponteiro = malloc(4);

Embora este código esteja correto, não é um boa idéia assumir que um inteiro terá sempre 4 bytes. Desta forma, é melhor usar o operador sizeof() para obter a quantidade de bytes em um inteiro em uma determinada arquitetura. Veja:

// aloca memória para um int
ponteiro = malloc(sizeof(int));

Eis o código completo para um aplicativo C que mostra como alocar memória para um inteiro e depois atribuir e obter o valor armazenado no bloco de memória alocado:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  // ponteiro para uma variável do tipo inteiro
  int *ponteiro;

  // aloca memória para um int
  ponteiro = malloc(sizeof(int));

  // testa se a memória foi alocada com sucesso
  if(ponteiro)
    printf("Memoria alocada com sucesso.\n");
  else
    printf("Nao foi possivel alocar a memoria.\n");

  // atribui valor à memória alocada
  *ponteiro = 45;

  // obtém o valor atribuído
  printf("Valor: %d\n\n", *ponteiro);

  // libera a memória
  free(ponteiro);

  system("PAUSE");
  return 0;
}

Uma aplicação interessante da função malloc() é quando precisamos construir uma matriz dinâmica. Veja como isso é feito no código abaixo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  int i;

  // quantidade de elementos na matriz
  int quant = 10;

  // ponteiro para o bloco de memória
  int *ponteiro;

  // aloca memória para uma matriz de inteiros
  ponteiro = malloc(quant * sizeof(int));

  // testa se a memória foi alocada com sucesso
  if(ponteiro)
    printf("Memoria alocada com sucesso.\n");
  else{
    printf("Nao foi possivel alocar a memoria.\n");
    exit(1);
  }

  // atribui valores aos elementos do array
  for(i = 0; i < quant; i++){
    ponteiro[i] = i * 2;
  }

  // exibe os valores
  for(i = 0; i < quant; i++){
    printf("%d  ", ponteiro[i]);
  }

  // libera a memória
  free(ponteiro);

  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



LISP ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Lisp Básico

Exercícios Resolvidos de Lisp - Como converter quilômetros em metros, centímetros e milímetros usando Lisp

Quantidade de visualizações: 980 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa em Common Lisp para converter quilômetros em metros, centímetros e milímetros. Seu programa deverá pedir para o usuário informar a quantidade de quilômetros e exibir as conversões solicitadas.

Como sabemos, um Quilômetro = 1000 Metros, 100.000 Centímetros ou 1.000.000 Milímetros.

Seu programa deverá exibir uma saída parecida com:

Informe a distância em quilômetros: 2.5
Distância em Quilômetros: 2.5
Distância em Metros: 2500.0
Distância em Centímetros: 250000.0
Distância em Milímetros: 2500000.0
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Common Lisp:

; Variáveis usadas na resolução do problema
(let ((quilometros)(metros)(centimetros)(milimetros))
  ; vamos ler a quantidade de quilômetros
  (princ "Informe a distância em quilômetros: ")
  ; talvez o seu compilador não precise disso
  (force-output)
  ; atribui o valor lido à variável quilometros
  (setq quilometros (read))
  
  ; vamos calcular a distância em metros
  (setq metros (* quilometros 1000.0))
  ; vamos calcular a distância em centímetros
  (setq centimetros (* quilometros 100000.0))
  ; e agora a distância em milímetros
  (setq milimetros (* quilometros 1000000.0))
  
  ; E mostramos o resultado
  (format t "Distância em Quilômetros: ~F" quilometros)
  (format t "~%Distância em Metros: ~F" metros)
  (format t "~%Distância em Centímetros: ~F" centimetros)
  (format t "~%Distância em Milímetros: ~F" milimetros)
)



PHP ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

PHP para matemática - Como arredondar valores fracionários usando a função round() do PHP

Quantidade de visualizações: 8933 vezes
A função round() do PHP pode ser usada quando queremos arredondar valores fracionários para o inteiro mais próximo. Se a parte fracionária for menor que 0.5, o resultado será o menor número inteiro mais próximo do valor sendo arredondado. Se a parte fracionária for igual ou maior que 0.5, então o resultado será o maior número inteiro mais próximo do valor sendo arredondado.

Desta forma, se aplicarmos esta função ao valor 6.4, o resultado será 6. Veja:

<?
  // valor a ser arredondado
  $valor = 6.4;
  
  // vamos arredondar usando a função round()
  $valor2 = round($valor);

  // vamos exibir o resultado
  echo "O valor " . $valor . " arredondado usando " .
    " round() resulta em: " . $valor2;
?>

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

O valor 6.4 arredondado usando round() resulta em: 6.

Veja agora o resultado de se aplicar a função round() ao valor 7.5:

<?
  // valor a ser arredondado
  $valor = 7.5;
  
  // vamos arredondar usando a função round()
  $valor2 = round($valor);

  // vamos exibir o resultado
  echo "O valor " . $valor . " arredondado usando " .
    " round() resulta em: " . $valor2;
?>

Agora o resultado será:

O valor 7.5 arredondado usando round() resulta em: 8.


C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres

Exercícios Resolvidos de C# - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em C# - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondente

Quantidade de visualizações: 658 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C# que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um caractere: A
Você informou o caractere: A
O código ASCII correspondente é: 65
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C#:

using System;

namespace Estudos {
  class Principal {
    // função principal do programa C#
    static void Main(string[] args) {
      // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
      Console.Write("Informe um caractere: ");

      // vamos ler o caractere informado
      char caractere = Console.ReadLine()[0];

      // agora vamos obter o código ASCII correspondente
      int codigo = (int)caractere;

      // e mostramos o resultado
      Console.WriteLine("Você informou o caractere: " + caractere);
      Console.WriteLine("O código ASCII correspondente é: " + codigo);
      
      Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos.


C# ::: C# para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como somar os elementos da diagonal principal de uma matriz em C#

Quantidade de visualizações: 2725 vezes
A Matriz quadrada é um tipo especial de matriz que possui o mesmo número de linhas e o mesmo número de colunas, ou seja, dada uma matriz Anxm, ela será uma matriz quadrada se, e somente se, n = m, onde n é o número de linhas e m é o número de colunas.

Em geral as matrizes quadradas são chamadas de Matrizes de Ordem n, onde n é o número de linhas e colunas. Dessa forma, uma matriz de ordem 4 é uma matriz que possui 4 linhas e quatro colunas.

Toda matriz quadrada possui duas diagonais, e elas são muito exploradas tanto na matemática quanto na construção de algorítmos. Essas duas diagonais são chamadas de
Diagonal Principal e Diagonal Secundária.

A diagonal principal de uma matriz quadrada une o seu canto superior esquerdo ao canto inferior direito. Veja:



Nesta dica veremos como calcular a soma dos valores dos elementos da diagonal principal de uma matriz usando C#. Para isso, só precisamos manter em mente que a diagonal principal de uma matriz A é a coleção das entradas Aij em que i é igual a j. Assim, tudo que temos a fazer é converter essa regra para código C#.

Veja um trecho de código C# completo no qual pedimos para o usuário informar os elementos da matriz e em seguida mostramos a soma dos elementos da diagonal superior:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // vamos declarar e construir uma matriz de três linhas
      // e três colunas
      int[,] matriz = new int[3, 3];
      int soma_diagonal = 0; // guarda a soma dos elementos na diagonal
      // principal

      // vamos ler os valores para os elementos da matriz
      for (int i = 0; i < matriz.GetLength(0); i++) { // linhas
        for (int j = 0; j < matriz.GetLength(1); j++) { // colunas
          Console.Write("Informe o valor para a linha " + i + " e coluna "
            + j + ": ");
          matriz[i, j] = Int32.Parse(Console.ReadLine());
        }
      }

      // vamos mostrar a matriz da forma que ela
      // foi informada
      Console.WriteLine();
      // percorre as linhas
      for (int i = 0; i < matriz.GetLength(0); i++) {
        // percorre as colunas
        for (int j = 0; j < matriz.GetLength(1); j++) {
          Console.Write("   " + matriz[i, j]);
        }

        // passa para a próxima linha da matriz
        Console.WriteLine();
      }

      // vamos calcular a soma dos elementos da diagonal   
      // principal
      for (int i = 0; i < matriz.GetLength(0); i++) {
        for (int j = 0; j < matriz.GetLength(1); j++) {
          if (i == j) {
            soma_diagonal = soma_diagonal + matriz[i, j];
          }
        }
      }

      // finalmente mostramos a soma da diagonal principal
      Console.WriteLine("\nA soma dos elementos da diagonal principal é: "
        + soma_diagonal);
    
      Console.WriteLine("\n\nPressione qualquer tecla para sair...");
      // pausa o programa
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor para a linha 0 e coluna 0: 3
Informe o valor para a linha 0 e coluna 1: 7
Informe o valor para a linha 0 e coluna 2: 9
Informe o valor para a linha 1 e coluna 0: 2
Informe o valor para a linha 1 e coluna 1: 4
Informe o valor para a linha 1 e coluna 2: 1
Informe o valor para a linha 2 e coluna 0: 5
Informe o valor para a linha 2 e coluna 1: 6
Informe o valor para a linha 2 e coluna 2: 8

   3   7   9
   2   4   1
   5   6   8

A soma dos elementos da diagonal principal é: 15



Java ::: Classes e Componentes ::: JComboBox

Como retornar o valor do item selecionado em um JComboBox do Java Swing usando a função getSelectedItem()

Quantidade de visualizações: 15681 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método getSelectedItem() da classe JComboBox do Java Swing para obter e retornar o valor do item selecionado. Note que usei uma conversão forçada (casting) para String antes de exibir o valor do item selecionado.

Para finalizar, coloquei uma mensagem JOptionPane.showMessageDialog para exibir o valor do item selecionado no JComboBox. Veja o código completo para o exemplo:

package estudos;

import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;

public class Estudos extends JFrame{
  JComboBox combo;  

  public Estudos() {
    super("A classe JComboBox");
    
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT));
    
    // Cria os itens da lista
    String nomes[] = {"Carlos", "Marcelo", "Fabiana",
      "Carolina", "Osmar"};

    // Cria o JComboBox
    combo = new JComboBox(nomes);

    // Um botão que permite obter o valor do item selecionado
    JButton btn = new JButton("Obter valor selecionado");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          String valor = (String)(combo.getSelectedItem());

          JOptionPane.showMessageDialog(null, 
            "O valor selecionado é: " + valor);
        }
      }
    );

    // Adiciona o JComboBox à janela
    c.add(combo);

    // Adiciona o botão à janela
    c.add(btn);  

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
  
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos uma mensagem JOptionPane.showMessageDialog com o seguinte texto:

O valor selecionado é: Osmar

Carregar Publicações Anteriores


Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares

Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo

Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes

Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site

Últimos Exercícios Resolvidos

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 38 usuários muito felizes estudando em nosso site.