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C++ ::: Dicas & Truques ::: MIDI Musical Instrument Digital Interface, Mapeamento e sequenciamento MIDI, Entrada e saída MIDI |
Como definir o tipo de instrumento (programa) em um evento MIDI e enviar a mensagem para a função midiOutShortMsg() da API Win32 do WindowsQuantidade de visualizações: 1099 vezes |
Vimos em dicas nessa seção como usar a função midiOutShortMsg() da API Win32 do Windows para tocar notas musicais no dispositivo de saída MIDI. No entanto, nos exemplos anteriores, a nota tocada foi no instrumento padrão, ou seja, Acoustic Grand Piano, e no canal 1. Nesta dica mostrarei como definir o instrumento e também falarei um pouco mais sobre como tocar as notas em canais diferentes. Vamos então, com muita atenção. Analisando a documentação MIDI, encontramos que uma mudança de programa (instrumento musical) no canal 1 é representada pelo código de status 192 (hexadecimal C0), seguido pelo código do instrumento a ser usado (um valor inteiro que vai de 0 a 127, e que deverá ser convertido em hexadecimal). Assim, é bom dar uma olhada nessa lista: Piano Timbres: 1 Acoustic Grand Piano 2 Bright Acoustic Piano 3 Electric Grand Piano 4 Honky-tonk Piano 5 Rhodes Piano 6 Chorused Piano 7 Harpsichord 8 Clavinet Chromatic Percussion: 9 Celesta 10 Glockenspiel 11 Music Box 12 Vibraphone 13 Marimba 14 Xylophone 15 Tubular Bells 16 Dulcimer Organ Timbres: 17 Hammond Organ 18 Percussive Organ 19 Rock Organ 20 Church Organ 21 Reed Organ 22 Accordion 23 Harmonica 24 Tango Accordion Guitar Timbres: 25 Acoustic Nylon Guitar 26 Acoustic Steel Guitar 27 Electric Jazz Guitar 28 Electric Clean Guitar 29 Electric Muted Guitar 30 Overdriven Guitar 31 Distortion Guitar 32 Guitar Harmonics Bass Timbres: 33 Acoustic Bass 34 Fingered Electric Bass 35 Plucked Electric Bass 36 Fretless Bass 37 Slap Bass 1 38 Slap Bass 2 39 Synth Bass 1 40 Synth Bass 2 String Timbres: 41 Violin 42 Viola 43 Cello 44 Contrabass 45 Tremolo Strings 46 Pizzicato Strings 47 Orchestral Harp 48 Timpani Ensemble Timbres: 49 String Ensemble 1 50 String Ensemble 2 51 Synth Strings 1 52 Synth Strings 2 53 Choir "Aah" 54 Choir "Ooh" 55 Synth Voice 56 Orchestral Hit Brass Timbres: 57 Trumpet 58 Trombone 59 Tuba 60 Muted Trumpet 61 French Horn 62 Brass Section 63 Synth Brass 1 64 Synth Brass 2 Reed Timbres: 65 Soprano Sax 66 Alto Sax 67 Tenor Sax 68 Baritone Sax 69 Oboe 70 English Horn 71 Bassoon 72 Clarinet Pipe Timbres: 73 Piccolo 74 Flute 75 Recorder 76 Pan Flute 77 Bottle Blow 78 Shakuhachi 79 Whistle 80 Ocarina Synth Lead: 81 Square Wave Lead 82 Sawtooth Wave Lead 83 Calliope Lead 84 Chiff Lead 85 Charang Lead 86 Voice Lead 87 Fifths Lead 88 Bass Lead Synth Pad: 89 New Age Pad 90 Warm Pad 91 Polysynth Pad 92 Choir Pad 93 Bowed Pad 94 Metallic Pad 95 Halo Pad 96 Sweep Pad Synth Effects: 97 Rain Effect 98 Soundtrack Effect 99 Crystal Effect 100 Atmosphere Effect 101 Brightness Effect 102 Goblins Effect 103 Echoes Effect 104 Sci-Fi Effect Ethnic Timbres: 105 Sitar 106 Banjo 107 Shamisen 108 Koto 109 Kalimba 110 Bagpipe 111 Fiddle 112 Shanai Sound Effects: 113 Tinkle Bell 114 Agogo 115 Steel Drums 116 Woodblock 117 Taiko Drum 118 Melodic Tom 119 Synth Drum 120 Reverse Cymbal Sound Effects: 121 Guitar Fret Noise 122 Breath Noise 123 Seashore 124 Bird Tweet 125 Telephone Ring 126 Helicopter 127 Applause 128 Gun Shot A especificação MIDI define que o canal 10 seja reservado para os kits de percussão. Os instrumentos abaixo possuem os números de notas a serem enviados neste canal. 35 Acoustic Bass Drum 36 Bass Drum 1 37 Side Stick 38 Acoustic Snare 39 Hand Clap 40 Electric Snare 41 Low Floor Tom 42 Closed High Hat 43 High Floor Tom 44 Pedal High Hat 45 Low Tom 46 Open High Hat 47 Low Mid Tom 48 High Mid Tom 49 Crash Cymbal 1 50 High Tom 51 Ride Cymbal 1 52 Chinese Cymbal 53 Ride Bell 54 Tambourine 55 Splash Cymbal 56 Cowbell 57 Crash Cymbal 2 58 Vibraslap 59 Ride Cymbal 2 60 High Bongo 61 Low Bongo 62 Mute High Conga 63 Open High Conga 64 Low Conga 65 High Timbale 66 Low Timbale 67 High Agogo 68 Low Agogo 69 Cabasa 70 Maracas 71 Short Whistle 72 Long Whistle 73 Short Guiro 74 Long Guiro 75 Claves 76 High Wood Block 77 Low Wood Block 78 Mute Cuica 79 Open Cuica 80 Mute Triangle 81 Open Triangle É uma lista bem longa e ficará a ser cargo estudá-la ou usá-la como referência. Meu interesse maior é o código C/C++. Assim, vamos ver logo como definir o instrumento no canal 1 como Overdriven Guitar. Este instrumento possui o código 30 mas, na programação, devemos diminuí-lo em 1, ficando 29, e, ao passarmos para hexadecimal teremos 1D. A mudança de programa no canal 1 é representada pelo código 192, o que em hexadecimal é C0. Pronto, agora basta construirmos o DWORD da forma que fizemos nas dicas anteriores e chamar a função midiOutShortMsg(). Veja: #include <cstdlib> #include <iostream> #include <windows.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { unsigned int erro; // guarda o erro caso algo dê errado HMIDIOUT saida; // handle para o dispositivo de saída MIDI. // vamos abrir o dispositivo de saída MIDI erro = midiOutOpen(&saida, MIDI_MAPPER, 0, 0, CALLBACK_NULL); if (erro != MMSYSERR_NOERROR) { printf("Não foi possível abrir o mapeador MIDI: %d\n", erro); } else { printf("Mapeador MIDI aberto com sucesso\n"); } // vamos definir o instrumento como Overdriven Guitar // no canal 1 midiOutShortMsg(saida, 0x00001DC0); // vamos tocar o dó central com velocidade 100 midiOutShortMsg(saida, 0x00643C90); Sleep(1000); // a nota vai durar 1 segundo // dispara a mensagem Note-off midiOutShortMsg(saida, 0x00643C80); // agora vamos fechar o dispositivo de saída MIDI midiOutClose(saida); system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } Execute esse código e ouça um nota dó sendo tocada na guitarra com uma linda distorção. Se você quiser tocar a nota nó no canal 2 ou canal 3, basta usar C1, C2, e assim por diante. Uma última observação é você ficar atento ao fato de que os códigos de Note-on e Note-off para o canal 1 é 90 e 80 (em hexadecimal). Se for no canal 2, os códigos correspondentes serão 91 e 81 (sempre em hexadecimal). |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Como calcular a soma, o produto, a diferença e o quociente de dois números inteiros informados pelo usuárioQuantidade de visualizações: 1544 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que pede para o usuário informar dois número inteiros. Em seguida mostre a soma, o produto, a diferença e o quociente dois dois números informados. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número: 8 Informe o segundo número: 3 A soma dos números é: 11 O produto dos números é: 24 A diferença dos números é: 5 O quociente dos números é: 2.66667 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // variáveis usadas na resolução do problema int n1, n2, soma, produto, diferenca; double quociente; // vamos ler os dois números Scanner leitura = new Scanner(System.in); System.out.print("Informe o primeiro número: "); n1 = Integer.parseInt(leitura.nextLine()); System.out.print("Informe o segundo número: "); n2 = Integer.parseInt(leitura.nextLine()); // vamos somar os dois números soma = n1 + n2; // vamos calcular o produto produto = n1 * n2; // vamos calcular a diferença diferenca = n1 - n2; // vamos calcular o quociente quociente = n1 / (n2 * 1.0); // vamos mostrar os resultados System.out.println("A soma dos números é: " + soma); System.out.println("O produto dos números é: " + produto); System.out.println("A diferenca dos números é: " + diferenca); System.out.println("O quociente dos números é: " + quociente); } } |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular a equação reduzida da reta em JavaScript dados dois pontos pertencentes à retaQuantidade de visualizações: 803 vezes |
Nesta dica de JavaScript veremos como calcular a equação reduzida da reta quando temos dois pontos pertencentes à esta reta. Não, nessa dica não vamos calcular a equação geral da reta, apenas a equação reduzida. Em outras dicas do site você encontra como como isso pode ser feito. Para relembrar: a equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear. Além disso, m e n são números reais. Com a equação reduzida da reta, é possível calcular quais são os pontos que pertencem a essa reta e quais não pertencem. Vamos começar então analisando a seguinte figura, na qual temos dois pontos que pertencem à uma reta: ![]() Note que a reta da figura passa pelos pontos A(5, 5) e B(9, 2). Então, uma vez que já temos os dois pontos, já podemos calcular a equação reduzida da reta. Veja o código JavaScript completo para esta tarefa: <!doctype html> <html> <head> <title>Equação da Reta em JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos ler as coordenadas do primeiro ponto var x1 = parseFloat( window.prompt("Coordenada x do primeiro ponto: ")); var y1 = parseFloat( window.prompt("Coordenada y do primeiro ponto: ")); // vamos ler as coordenadas do segundo ponto var x2 = parseFloat( window.prompt("Coordenada x do primeiro ponto: ")); var y2 = parseFloat( window.prompt("Coordenada y do primeiro ponto: ")); var sinal = "+"; // vamos calcular o coeficiente angular da reta var m = (y2 - y1) / (x2 - x1); // vamos calcular o coeficiente linear var n = y1 - (m * x1); // coeficiente linear menor que zero? O sinal será negativo if (n < 0){ sinal = "-"; n = n * -1; } // mostra a equação reduzida da reta document.write("Equação reduzida: y = " + m + "x" + " " + sinal + " " + n); </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro ponto: 5 Coordenada y do primeiro ponto: 5 Coordenada x do segundo ponto: 9 Coordenada y do segundo ponto: 2 Equação reduzida: y = -0,75x + 8,75 Para testarmos se nossa equação reduzida da reta está realmente correta, considere o valor 3 para o eixo x da imagem acima. Ao efetuarmos o cálculo: >> y = (-0.75 * 3) + 8.75 y = 6.5000 temos o valor 6.5 para o eixo y, o que faz com que o novo ponto caia exatamente em cima da reta considerada na imagem. |
C# ::: Windows Forms ::: DataGridView |
Como retornar a quantidade de linhas em um DataGridView do C# Windows FormsQuantidade de visualizações: 14880 vezes |
A quantidade de linhas em um DataGridView do C# Windows Forms pode ser obtida por meio da propriedade RowCount. Veja: private void button2_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos adicionar três colunas no DataGridView dataGridView1.Columns.Add("cidade", "Cidade"); dataGridView1.Columns.Add("estado", "Estado"); dataGridView1.Columns.Add("populacao", "População"); // vamos adicionar três linhas dataGridView1.Rows.Add("Goiânia", "GO", "3.453,39"); dataGridView1.Rows.Add("Cuiabá", "MT", "1.876,12"); dataGridView1.Rows.Add("Curitiba", "PR", "5.346,98"); // não vamos permitir que o usuário adicione novas // linhas (o que daria uma linha a mais na nossa // contagem dataGridView1.AllowUserToAddRows = false; // vamos obter a quantidade de linhas no DataGridView int quant_linhas = dataGridView1.RowCount; // exibe o resultado MessageBox.Show("O DataGridView contém " + quant_linhas + " linhas"); } É possível também usar a propriedade RowCount para definir a quantidade de linhas em um DataGridView: dataGridView1.RowCount = 6; Há algumas considerações importantes sobre a propriedade RowCount: 1) Se seu valor for definido como 0, todas as linhas do DataGridView serão removidas; 2) Se o novo valor for menor que o valor atual, as linhas excedentes serão removidas no final da coleção Rows; 3) Se o novo valor for maior que o valor atual, as novas linhas serão adicionadas no final da coleção Rows; 4) Se tentarmos alterar o valor desta propriedade após a definição da propriedade DataSource, uma exceção InvalidOperationException será lançada. |
VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como resolver uma equação do segundo grau em VB.NET - Como calcular Bhaskara em VB.NETQuantidade de visualizações: 626 vezes |
Como resolver uma equação do 2º grau usando VB.NET Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando a linguagem VB.NET. Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a ≠ 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita. Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0. Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente. Como resolver uma equação do 2º grau Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns: a) Fórmula de Bhaskara; b) Soma e produto. O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa. Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara Como nosso código VB.NET vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja: \[\Delta =b^2-4ac\] Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades: a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais. b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real. c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real. Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara: \[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\] Vamos agora ao código VB.NET. Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação: Imports System Module Program Sub Main(args As String()) ' os coeficientes Dim a, b, c As Double ' as duas raizes, a imaginaria e o discriminante Dim raiz1, raiz2, imaginaria, discriminante As Double ' vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes Console.Write("Valor do coeficiente a: ") a = Double.Parse(Console.ReadLine()) Console.Write("Valor do coeficiente b: ") b = Double.Parse(Console.ReadLine()) Console.Write("Valor do coeficiente c: ") c = Double.Parse(Console.ReadLine()) ' vamos calcular o discriminante discriminante = (b * b) - (4 * a * c) ' a equação possui duas soluções reais? If discriminante > 0 Then raiz1 = (-b + Math.Sqrt(discriminante)) / (2 * a) raiz2 = (-b - Math.Sqrt(discriminante)) / (2 * a) Console.Write("Existem duas raizes: x1 = " & raiz1 _ & " e x2 = " & raiz2) ElseIf discriminante = 0 Then ' a equação possui uma única solução real? raiz1 = raiz2 = -b / (2 * a) Console.Write("Existem duas raizes iguais: x1 = " _ & raiz1 & " e x2 = " & raiz2) ElseIf discriminante < 0 Then ' a equação não possui solução real? raiz1 = raiz2 = -b / (2 * a) imaginaria = Math.Sqrt(-discriminante) / (2 * a) Console.Write("Existem duas raízes complexas: x1 = " & raiz1 & " + " & imaginaria & " e x2 = " & raiz2 _ & " - " & imaginaria) End If Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado: Valor do coeficiente a: 1 Valor do coeficiente b: 2 Valor do coeficiente c: -3 Existem duas raizes: x1 = 1 e x2 = -3 |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar o índice da primeira ocorrência de um caractere em uma string C# usando o método IndexOf() da classe StringQuantidade de visualizações: 8813 vezes |
Em alguma ocasião nós precisaremos verificar se um determinado caractere está contido em uma palavra, frase ou texto, e poderemos querer também retornar o índice da primeira ocorrência de tal caractere. Para isso nós podemos usar a função IndexOf() da classe String. Este método recebe o caractere ou substring desejada e retorna um valor inteiro indicando o índice da primeira ocorrência. Se o caractere não for encontrado, o valor -1 é retornado. Veja o código completo para o exemplo: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { string frase = "Gosto de Java e C#"; // vamos obter o índice da primeira ocorrência da letra "J" int pos = frase.IndexOf("J"); // o caractere for encontrado? if (pos != -1) { Console.WriteLine("O caractere foi encontrado" + " na posição " + pos); } else { Console.WriteLine("O caractere não foi encontrado"); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: O caractere foi encontrado na posição 9 Tenha em mente que o método IndexOf() da classe String do C# diferencia letras maiúsculas de letras minúsculas. |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar o caractere a partir de um determinado código ASCII em Delphi usando a função Chr()Quantidade de visualizações: 21968 vezes |
Em algumas situações precisamos obter um caractere a partir de sua representação ASCII. Em Delphi isso pode ser feito por meio da função Chr(). Esta função recebe um número inteiro e devolve o caractere correspondente. Veja o exemplo:procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var codigo: integer; letra: char; begin codigo := 65; // código ASCII // vamos obter o caractere letra := Chr(codigo); // vamos exibir o resultado ShowMessage('O caractere para o código informado é: ' + letra); end; É importante notar que esta função pode ser usada para imprimir caracteres de controle, tais como tab, enter, entre outros. Assim, Chr(9) retorna o caractere de tab. Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Dart ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Estruturas de Controle |
Como usar if...else em Dart - Como usar a estrutura condicional if... else if... else da linguagem DartQuantidade de visualizações: 3259 vezes |
Na maioria das linguagens de programação, a estrutura condicional if... else if... else é usada para testar condições e, baseado no resultado dos testes, desviar o fluxo de execução do algorítmo. Veja um exemplo no qual pedimos para o usuário digitar um valor inteiro e efetuamos um teste para saber se o valor é maior que 10: // Vamos importar a biblioteca dart:io import 'dart:io'; void main() { // vamos pedir para o usuário digitar um valor inteiro stdout.write("Digite um número inteiro: "); // vamos converter a entrada do usuário para um inteiro e // e guardar na variavel valor int valor = int.parse(stdin.readLineSync()); // vamos verificar se o valor lido é maior que 10 if (valor > 10) { print("O valor é maior que 10."); } else { // não é maior que 10 print("O valor não é maior que 10."); } } Este código produz as seguintes saídas: c:\estudos_dart>dart condicional_if_else.dart Digite um número inteiro: 4 O valor não é maior que 10. c:\estudos_dart>dart condicional_if_else.dart Digite um número inteiro: 10 O valor não é maior que 10. c:\estudos_dart>dart condicional_if_else.dart Digite um número inteiro: 15 O valor é maior que 10. Note que testamos apenas um condição e já desviamos para o else caso ela não seja satisfeita. A linguagem Dart nos permite usar if...else aninhados. Veja: // Vamos importar a biblioteca dart:io import 'dart:io'; void main() { // vamos pedir para o usuário digitar um valor inteiro stdout.write("Digite um número inteiro: "); // vamos converter a entrada do usuário para um inteiro e // e guardar na variavel valor int valor = int.parse(stdin.readLineSync()); // vamos verificar se o valor lido é maior que 10 if (valor > 10) { print("O valor é maior que 10."); } else if (valor == 10) { // é igual a 10 print("O valor é igual a 10."); } else { // é menor que 10 print("O valor é menor que 10."); } } Execute este código, digite um valor inteiro e observe seu comportamento. |
QGIS ::: PyQGIS API ::: Shapefiles, Camadas Vetoriais, Dados Vetoriais |
Como exibir todos os atributos das feições de uma camada vetorial no QGIS usando getFeatures() e attributes() da PyQGIS APIQuantidade de visualizações: 895 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos acessar todos os atributos das feições (features) de uma camada vetorial no QGIS usando getFeatures() e attributes() do objeto QgsVectorLayer da PyQGIS API. Depois de carregar o shapefile contendo todos os municípios do Estado de Goiás, usei a getFeatures() para retornar um iterador QgsFeatureIterator que nos permite acessar as features individuais da camada. Então, de posse das feições individuais, nós usamos a função attributes() para retornar o QgsFeature correspondente e exibir seu conteúdo. Veja o código PyQGIS completo para o exemplo: # vamos criar um novo objeto QgsVectorLayer com o local do nosso shapefile camada = QgsVectorLayer("C:\\GO\\GO_Municipios_2022.shp", "Municípios Estado de Goiás", "ogr") # vamos testar se a camada é válida if not camada.isValid(): print("Não foi possível carregar a camada %s" % camada.name()) else: # vamos adicionar a camada à relação de camadas QgsProject.instance().addMapLayer(camada) # vamos obter as feições feicoes = camada.getFeatures() # agora percorremos as feições e obtemos os seus # atributos, todos de uma só vez ou individual, # como mostro em outras dicas for f in feicoes: # vamos obter os atributos desta feição atributos = f.attributes() # e mostramos o resultado print(atributos) Ao rodar esse código PyQGIS no QGIS nós teremos o seguinte resultado: ['5200050', 'Abadia de Goiás', 'GO', 143.357] ['5200100', 'Abadiânia', 'GO', 1044.555] ['5200134', 'Acreúna', 'GO', 1566.742] ['5200159', 'Adelândia', 'GO', 115.385] ['5200175', 'Água Fria de Goiás', 'GO', 2023.636] ['5200209', 'Água Limpa', 'GO', 458.836] ['5200258', 'Águas Lindas de Goiás', 'GO', 191.817] ['5200308', 'Alexânia', 'GO', 846.876] ['5200506', 'Aloândia', 'GO', 102.094] ['5200555', 'Alto Horizonte', 'GO', 500.342] ['5200605', 'Alto Paraíso de Goiás', 'GO', 2594.998] ['5200803', 'Alvorada do Norte', 'GO', 1268.347] ['5200829', 'Amaralina', 'GO', 1343.742] ['5200852', 'Americano do Brasil', 'GO', 133.834] ['5200902', 'Amorinópolis', 'GO', 406.93] ['5201108', 'Anápolis', 'GO', 935.672] ['5201207', 'Anhanguera', 'GO', 55.569] ['5201306', 'Anicuns', 'GO', 976.038] ['5201405', 'Aparecida de Goiânia', 'GO', 279.954] ['5201454', 'Aparecida do Rio Doce', 'GO', 603.254] ['5201504', 'Aporé', 'GO', 2899.237] ['5201603', 'Araçu', 'GO', 149.776] ['5201702', 'Aragarças', 'GO', 661.677] ['5201801', 'Aragoiânia', 'GO', 218.125] ['5202155', 'Araguapaz', 'GO', 2188.1] ['5202353', 'Arenópolis', 'GO', 1075.535] ['5202502', 'Aruanã', 'GO', 3054.773] ['5202601', 'Aurilândia', 'GO', 565.514] ['5202809', 'Avelinópolis', 'GO', 170.228] ['5203104', 'Baliza', 'GO', 1780.173] ['5203203', 'Barro Alto', 'GO', 1080.268] ['5203302', 'Bela Vista de Goiás', 'GO', 1274.034] ['5203401', 'Bom Jardim de Goiás', 'GO', 1901.137] ['5203500', 'Bom Jesus de Goiás', 'GO', 1405.605] ['5203559', 'Bonfinópolis', 'GO', 121.915] ['5203575', 'Bonópolis', 'GO', 1635.319] ['5203609', 'Brazabrantes', 'GO', 125.326] ['5203807', 'Britânia', 'GO', 1458.459] ['5203906', 'Buriti Alegre', 'GO', 901.932] ['5203939', 'Buriti de Goiás', 'GO', 202.576] ['5203962', 'Buritinópolis', 'GO', 246.075] ['5204003', 'Cabeceiras', 'GO', 1126.434] ['5204102', 'Cachoeira Alta', 'GO', 1657.226] ['5204201', 'Cachoeira de Goiás', 'GO', 424.49] ['5204250', 'Cachoeira Dourada', 'GO', 528.281] ['5204300', 'Caçu', 'GO', 2254.34] ['5204409', 'Caiapônia', 'GO', 8627.961] ['5204508', 'Caldas Novas', 'GO', 1608.523] ['5204557', 'Caldazinha', 'GO', 251.72] ['5204607', 'Campestre de Goiás', 'GO', 272.734] ['5204656', 'Campinaçu', 'GO', 1978.386] ['5204706', 'Campinorte', 'GO', 1064.541] ['5204805', 'Campo Alegre de Goiás', 'GO', 2450.111] ['5204854', 'Campo Limpo de Goiás', 'GO', 156.113] ['5204904', 'Campos Belos', 'GO', 735.126] ['5204953', 'Campos Verdes', 'GO', 443.125] ['5205000', 'Carmo do Rio Verde', 'GO', 419.821] ['5205059', 'Castelândia', 'GO', 299.228] ['5205109', 'Catalão', 'GO', 3826.37] ['5205208', 'Caturaí', 'GO', 205.065] ['5205307', 'Cavalcante', 'GO', 6948.78] ['5205406', 'Ceres', 'GO', 213.07] ['5205455', 'Cezarina', 'GO', 417.08] ['5205471', 'Chapadão do Céu', 'GO', 2184.076] ['5205497', 'Cidade Ocidental', 'GO', 389.984] ['5205513', 'Cocalzinho de Goiás', 'GO', 1785.339] ['5205521', 'Colinas do Sul', 'GO', 1707.519] ['5205703', 'Córrego do Ouro', 'GO', 458.077] ['5205802', 'Corumbá de Goiás', 'GO', 1064.833] ['5205901', 'Corumbaíba', 'GO', 1864.277] ['5206206', 'Cristalina', 'GO', 6153.921] ['5206305', 'Cristianópolis', 'GO', 221.624] ['5206404', 'Crixás', 'GO', 4673.039] ['5206503', 'Cromínia', 'GO', 364.918] ['5206602', 'Cumari', 'GO', 568.365] ['5206701', 'Damianópolis', 'GO', 417.625] ['5206800', 'Damolândia', 'GO', 86.057] ['5206909', 'Davinópolis', 'GO', 482.857] ['5207105', 'Diorama', 'GO', 685.382] ['5207253', 'Doverlândia', 'GO', 3227.558] ['5207352', 'Edealina', 'GO', 598.218] ['5207402', 'Edéia', 'GO', 1469.099] ['5207501', 'Estrela do Norte', 'GO', 301.139] ['5207535', 'Faina', 'GO', 1949.685] ['5207600', 'Fazenda Nova', 'GO', 1279.107] ['5207808', 'Firminópolis', 'GO', 422.34] ['5207907', 'Flores de Goiás', 'GO', 3695.106] ['5208004', 'Formosa', 'GO', 5804.292] ['5208103', 'Formoso', 'GO', 843.42] ['5208152', 'Gameleira de Goiás', 'GO', 588.328] ['5208301', 'Divinópolis de Goiás', 'GO', 828.874] ['5208400', 'Goianápolis', 'GO', 166.642] ['5208509', 'Goiandira', 'GO', 569.917] ['5208608', 'Goianésia', 'GO', 1547.319] ['5208707', 'Goiânia', 'GO', 729.296] ['5208806', 'Goianira', 'GO', 213.772] ['5208905', 'Goiás', 'GO', 3108.423] ['5209101', 'Goiatuba', 'GO', 2479.591] ['5209150', 'Gouvelândia', 'GO', 827.373] ['5209200', 'Guapó', 'GO', 514.178] ['5209291', 'Guaraíta', 'GO', 205.533] ['5209408', 'Guarani de Goiás', 'GO', 1221.054] ['5209457', 'Guarinos', 'GO', 593.188] ['5209606', 'Heitoraí', 'GO', 228.615] ['5209705', 'Hidrolândia', 'GO', 952.122] ['5209804', 'Hidrolina', 'GO', 583.756] ['5209903', 'Iaciara', 'GO', 1547.183] ['5209937', 'Inaciolândia', 'GO', 689.201] ['5209952', 'Indiara', 'GO', 955.419] ['5210000', 'Inhumas', 'GO', 614.887] ['5210109', 'Ipameri', 'GO', 4382.863] ['5210158', 'Ipiranga de Goiás', 'GO', 244.209] ['5210208', 'Iporá', 'GO', 1027.249] ['5210307', 'Israelândia', 'GO', 579.19] ['5210406', 'Itaberaí', 'GO', 1461.916] ['5210562', 'Itaguari', 'GO', 142.652] ['5210604', 'Itaguaru', 'GO', 241.029] ['5210802', 'Itajá', 'GO', 2082.736] ['5210901', 'Itapaci', 'GO', 952.998] ['5211008', 'Itapirapuã', 'GO', 2047.874] ['5211206', 'Itapuranga', 'GO', 1281.404] ['5211305', 'Itarumã', 'GO', 3437.367] ['5211404', 'Itauçu', 'GO', 383.066] ['5211503', 'Itumbiara', 'GO', 2447.014] ['5211602', 'Ivolândia', 'GO', 1260.841] ['5211701', 'Jandaia', 'GO', 863.087] ['5211800', 'Jaraguá', 'GO', 1848.947] ['5211909', 'Jataí', 'GO', 7178.792] ['5212006', 'Jaupaci', 'GO', 528.783] ['5212055', 'Jesúpolis', 'GO', 115.211] ['5212105', 'Joviânia', 'GO', 446.258] ['5212204', 'Jussara', 'GO', 4092.34] ['5212253', 'Lagoa Santa', 'GO', 463.289] ['5212303', 'Leopoldo de Bulhões', 'GO', 476.137] ['5212501', 'Luziânia', 'GO', 3962.107] ['5212600', 'Mairipotaba', 'GO', 468.029] ['5212709', 'Mambaí', 'GO', 858.27] ['5212808', 'Mara Rosa', 'GO', 1695.463] ['5212907', 'Marzagão', 'GO', 225.518] ['5212956', 'Matrinchã', 'GO', 1150.503] ['5213004', 'Maurilândia', 'GO', 389.959] ['5213053', 'Mimoso de Goiás', 'GO', 1380.701] ['5213087', 'Minaçu', 'GO', 2854.137] ['5213103', 'Mineiros', 'GO', 9042.844] ['5213400', 'Moiporá', 'GO', 452.314] ['5213509', 'Monte Alegre de Goiás', 'GO', 3119.86] ['5213707', 'Montes Claros de Goiás', 'GO', 2900.397] ['5213756', 'Montividiu', 'GO', 1869.581] ['5213772', 'Montividiu do Norte', 'GO', 1337.232] ['5213806', 'Morrinhos', 'GO', 2846.299] ['5213855', 'Morro Agudo de Goiás', 'GO', 282.333] ['5213905', 'Mossâmedes', 'GO', 684.882] ['5214002', 'Mozarlândia', 'GO', 1738.516] ['5214051', 'Mundo Novo', 'GO', 2141.534] ['5214101', 'Mutunópolis', 'GO', 955.069] ['5214408', 'Nazário', 'GO', 281.147] ['5214507', 'Nerópolis', 'GO', 204.713] ['5214606', 'Niquelândia', 'GO', 9846.293] ['5214705', 'Nova América', 'GO', 209.432] ['5214804', 'Nova Aurora', 'GO', 307.335] ['5214838', 'Nova Crixás', 'GO', 7308.681] ['5214861', 'Nova Glória', 'GO', 411.753] ['5214879', 'Nova Iguaçu de Goiás', 'GO', 625.625] ['5214903', 'Nova Roma', 'GO', 2136.725] ['5215009', 'Nova Veneza', 'GO', 122.354] ['5215207', 'Novo Brasil', 'GO', 649.349] ['5215231', 'Novo Gama', 'GO', 192.285] ['5215256', 'Novo Planalto', 'GO', 1254.491] ['5215306', 'Orizona', 'GO', 1971.265] ['5215405', 'Ouro Verde de Goiás', 'GO', 208.804] ['5215504', 'Ouvidor', 'GO', 411.318] ['5215603', 'Padre Bernardo', 'GO', 3142.615] ['5215652', 'Palestina de Goiás', 'GO', 1318.047] ['5215702', 'Palmeiras de Goiás', 'GO', 1537.196] ['5215801', 'Palmelo', 'GO', 59.809] ['5215900', 'Palminópolis', 'GO', 393.326] ['5216007', 'Panamá', 'GO', 432.204] ['5216304', 'Paranaiguara', 'GO', 1153.415] ['5216403', 'Paraúna', 'GO', 3786.578] ['5216452', 'Perolândia', 'GO', 1033.657] ['5216809', 'Petrolina de Goiás', 'GO', 530.49] ['5216908', 'Pilar de Goiás', 'GO', 906.048] ['5217104', 'Piracanjuba', 'GO', 2374.232] ['5217203', 'Piranhas', 'GO', 2045.088] ['5217302', 'Pirenópolis', 'GO', 2200.369] ['5217401', 'Pires do Rio', 'GO', 1077.641] ['5217609', 'Planaltina', 'GO', 2558.924] ['5217708', 'Pontalina', 'GO', 1434.289] ['5218003', 'Porangatu', 'GO', 4825.287] ['5218052', 'Porteirão', 'GO', 606.262] ['5218102', 'Portelândia', 'GO', 553.411] ['5218300', 'Posse', 'GO', 2076.99] ['5218391', 'Professor Jamil', 'GO', 356.292] ['5218508', 'Quirinópolis', 'GO', 3786.026] ['5218607', 'Rialma', 'GO', 268.291] ['5218706', 'Rianápolis', 'GO', 157.379] ['5218789', 'Rio Quente', 'GO', 244.655] ['5218805', 'Rio Verde', 'GO', 8374.255] ['5218904', 'Rubiataba', 'GO', 750.659] ['5219001', 'Sanclerlândia', 'GO', 509.402] ['5219100', 'Santa Bárbara de Goiás', 'GO', 140.957] ['5219209', 'Santa Cruz de Goiás', 'GO', 1109.007] ['5219258', 'Santa Fé de Goiás', 'GO', 1164.186] ['5219308', 'Santa Helena de Goiás', 'GO', 1142.337] ['5219357', 'Santa Isabel', 'GO', 812.756] ['5219407', 'Santa Rita do Araguaia', 'GO', 1357.197] ['5219456', 'Santa Rita do Novo Destino', 'GO', 970.448] ['5219506', 'Santa Rosa de Goiás', 'GO', 166.44] ['5219605', 'Santa Tereza de Goiás', 'GO', 789.544] ['5219704', 'Santa Terezinha de Goiás', 'GO', 1206.6] ['5219712', 'Santo Antônio da Barra', 'GO', 450.336] ['5219738', 'Santo Antônio de Goiás', 'GO', 135.022] ['5219753', 'Santo Antônio do Descoberto', 'GO', 943.948] ['5219803', 'São Domingos', 'GO', 3335.999] ['5219902', 'São Francisco de Goiás', 'GO', 416.535] ['5220009', "São João d'Aliança", 'GO', 3334.455] ['5220058', 'São João da Paraúna', 'GO', 286.979] ['5220108', 'São Luís de Montes Belos', 'GO', 829.62] ['5220157', 'São Luiz do Norte', 'GO', 583.832] ['5220207', 'São Miguel do Araguaia', 'GO', 6150.179] ['5220264', 'São Miguel do Passa Quatro', 'GO', 537.347] ['5220280', 'São Patrício', 'GO', 172.763] ['5220405', 'São Simão', 'GO', 415.015] ['5220454', 'Senador Canedo', 'GO', 247.005] ['5220504', 'Serranópolis', 'GO', 5521.774] ['5220603', 'Silvânia', 'GO', 2349.924] ['5220686', 'Simolândia', 'GO', 346.811] ['5220702', "Sítio d'Abadia", 'GO', 1611.851] ['5221007', 'Taquaral de Goiás', 'GO', 205.665] ['5221080', 'Teresina de Goiás', 'GO', 784.793] ['5221197', 'Terezópolis de Goiás', 'GO', 107.407] ['5221304', 'Três Ranchos', 'GO', 284.034] ['5221403', 'Trindade', 'GO', 712.69] ['5221452', 'Trombas', 'GO', 802.905] ['5221502', 'Turvânia', 'GO', 482.317] ['5221551', 'Turvelândia', 'GO', 935.659] ['5221577', 'Uirapuru', 'GO', 1154.305] ['5221601', 'Uruaçu', 'GO', 2142.484] ['5221700', 'Uruana', 'GO', 522.904] ['5221809', 'Urutaí', 'GO', 623.821] ['5221858', 'Valparaíso de Goiás', 'GO', 61.488] ['5221908', 'Varjão', 'GO', 517.402] ['5222005', 'Vianópolis', 'GO', 954.115] ['5222054', 'Vicentinópolis', 'GO', 733.794] ['5222203', 'Vila Boa', 'GO', 1052.593] ['5222302', 'Vila Propício', 'GO', 2181.593] Note que mostrei todos os atributos das 246 feições (features) do meu shapefile. E cada feição representa um dos municípios do Estado de Goiás. Veja que os atributos são o código do município, seu nome, a sigla do estado e sua área (em metros quadrados). Deixei a listagem completa para facilitar alguém que queira fazer trabalhos relacionados a isso. |
HTML5 ::: Aplicativos Completos ::: Programas de desenho, edição e visualização de imagens e fotos |
Como criar um programa de desenho simples usando o objeto Canvas do HTML5Quantidade de visualizações: 5935 vezes |
Revisando alguns códigos que desenvolvi para clientes ao longo desses anos, encontrei um exemplo de um programa de desenho bem simples demonstrando as possibilidades gráficas do elemento Canvas do HTML. Este código foi escrito há uns dois anos e resolvi compartilhar com todos, para que vocês possam aprimorá-lo e acrescentar novas idéias, afinal, o HTML5 está mais atual do que nunca. Veja o resultado no navegador: ![]() Eu o escrevi de forma bem simples, sem usar jQuery ou qualquer outro framework, apenas JavaScript raiz mesmo, de forma que até os estudantes mais iniciantes não terão dificuldade de entender. Veja a listagem completa e com comentários: <html> <head> <title>Desenhando no canvas do HTML5</title> </head> <body style="padding: 15px"> <b>Clique e arraste para desenhar</b><br><br> <canvas id="quadro" style="border: 1px solid #666" width="600" height="350"></canvas> <br><br><button onClick="limpar()">Limpar</button> <script type="text/javascript"> // obtém uma referência ao canvas var quadro = document.getElementById('quadro'); // vamos obter o contexto de desenho var areaDesenho = quadro.getContext("2d"); // podemos desenhar? var podeDesenhar = false; // ainda não // vetores para guardar as posições x, y, e se o mouse está sendo // movimentado pressionado var vetorX = new Array(); var vetorY = new Array(); var vetorArrastar = new Array(); // agora vamos adicionar na área de desenho um "ouvidor" de // eventos mousedown, ou seja, vamos detectar quando o usuário // pressionar o botão do mouse (sem soltar) quadro.addEventListener('mousedown', function(e){ // podemos iniciar o desenho podeDesenhar = true; registrarClique(e.pageX - this.offsetLeft, e.pageY - this.offsetTop, false); desenhar(); // faça o desenho, moço }); // o "ouvidor" de evento que detecta se o mouse está sendo arrastado // pressionado quadro.addEventListener('mousemove', function(e){ if(podeDesenhar){ registrarClique(e.pageX - this.offsetLeft, e.pageY - this.offsetTop, true); desenhar(); // faça o desenho, moço } }); // o "ouvidor" de evento que detecta se o mouse foi liberado // e interrompe o desenho quadro.addEventListener('mouseup', function(e){ podeDesenhar = false; }); // o mouse saiu da área de desenho? quadro.addEventListener('mouseleave', function(e){ podeDesenhar = false; }); function registrarClique(x, y, arrastar){ // aqui nós guardamos em vetores as posições x, y do clique ou // o movimento do mouse pressionado. vetorX.push(x); vetorY.push(y); vetorArrastar.push(arrastar); } // é aqui que a mágica ocorre function desenhar(){ // primeiro vamos limpar o quadro de desenho areaDesenho.clearRect(0, 0, areaDesenho.canvas.width, areaDesenho.canvas.height); areaDesenho.strokeStyle = "#5c5cd6"; // cor areaDesenho.lineJoin = "round"; // formato da junção de linha areaDesenho.lineWidth = 5; // largura da linha // percorremos os vetores, usando como base o vetor de coordenadas x for(var i = 0; i < vetorX.length; i++){ areaDesenho.beginPath(); // inicia o caminho // o mouse foi arrastado neste evento? if((vetorArrastar[i] == true && i > 0)){ areaDesenho.moveTo(vetorX[i - 1], vetorY[i - 1]); } else{ // é o início do desenho areaDesenho.moveTo(vetorX[i] - 1, vetorY[i]); } // desenha a linha do ponto X ao ponto Y areaDesenho.lineTo(vetorX[i], vetorY[i]); // fecha o caminho areaDesenho.closePath(); // conclui de fato o desenho areaDesenho.stroke(); } } // e aqui nós limpamos a área de desenho e esvaziamos os vetores function limpar(){ areaDesenho.clearRect(0, 0, areaDesenho.canvas.width, areaDesenho.canvas.height); vetorX = []; vetorY = []; vetorArrastar = []; } </script> </body> </html> Salve o código como "desenho.html" (cuidado para não salvar como "desenho.html.txt") e abra-o no seu navegador, remoto ou localmente. Você pode começar suas modificações alterando a cor do desenho, a largura da linha, etc. Você pode também deixar figuras pré-configuradas e até permitir que o usuário inclua fotos no Canvas. Para os estudantes que já sabem Node.js, saiba que é possível enviar os três vetores via sockets em um ambiente real time para que outros usuários na rede vejam o seu desenho em tempo real. Bons estudos. |
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