E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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C++ ::: Dicas & Truques ::: MIDI Musical Instrument Digital Interface, Mapeamento e sequenciamento MIDI, Entrada e saída MIDI

Como definir o tipo de instrumento (programa) em um evento MIDI e enviar a mensagem para a função midiOutShortMsg() da API Win32 do Windows

Quantidade de visualizações: 1099 vezes
Vimos em dicas nessa seção como usar a função midiOutShortMsg() da API Win32 do Windows para tocar notas musicais no dispositivo de saída MIDI. No entanto, nos exemplos anteriores, a nota tocada foi no instrumento padrão, ou seja, Acoustic Grand Piano, e no canal 1.

Nesta dica mostrarei como definir o instrumento e também falarei um pouco mais sobre como tocar as notas em canais diferentes. Vamos então, com muita atenção.

Analisando a documentação MIDI, encontramos que uma mudança de programa (instrumento musical) no canal 1 é representada pelo código de status 192 (hexadecimal C0), seguido pelo código do instrumento a ser usado (um valor inteiro que vai de 0 a 127, e que deverá ser convertido em hexadecimal). Assim, é bom dar uma olhada nessa lista:

Piano Timbres:

 1	Acoustic Grand Piano
 2	Bright Acoustic Piano
 3	Electric Grand Piano
 4	Honky-tonk Piano
 5	Rhodes Piano
 6	Chorused Piano
 7	Harpsichord
 8	Clavinet

Chromatic Percussion:
 9	Celesta
10	Glockenspiel
11	Music Box
12	Vibraphone
13	Marimba
14	Xylophone
15	Tubular Bells
16	Dulcimer

Organ Timbres:
17	Hammond Organ
18	Percussive Organ
19	Rock Organ
20	Church Organ
21	Reed Organ
22	Accordion
23	Harmonica
24	Tango Accordion
 
Guitar Timbres:
25	Acoustic Nylon Guitar
26	Acoustic Steel Guitar
27	Electric Jazz Guitar
28	Electric Clean Guitar
29	Electric Muted Guitar
30	Overdriven Guitar
31	Distortion Guitar
32	Guitar Harmonics

Bass Timbres:
33	Acoustic Bass
34	Fingered Electric Bass
35	Plucked Electric Bass
36	Fretless Bass
37	Slap Bass 1
38	Slap Bass 2
39	Synth Bass 1
40	Synth Bass 2

String Timbres:
41	Violin
42	Viola
43	Cello
44	Contrabass
45	Tremolo Strings
46	Pizzicato Strings
47	Orchestral Harp
48	Timpani
 
Ensemble Timbres:
49	String Ensemble 1
50	String Ensemble 2
51	Synth Strings 1
52	Synth Strings 2
53	Choir "Aah"
54	Choir "Ooh"
55	Synth Voice
56	Orchestral Hit

Brass Timbres:
57	Trumpet
58	Trombone
59	Tuba
60	Muted Trumpet
61	French Horn
62	Brass Section
63	Synth Brass 1
64	Synth Brass 2

Reed Timbres:
65	Soprano Sax
66	Alto Sax
67	Tenor Sax
68	Baritone Sax
69	Oboe
70	English Horn
71	Bassoon
72	Clarinet
 
Pipe Timbres:
73	Piccolo
74	Flute
75	Recorder
76	Pan Flute
77	Bottle Blow
78	Shakuhachi
79	Whistle
80	Ocarina

Synth Lead:
81	Square Wave Lead
82	Sawtooth Wave Lead
83	Calliope Lead
84	Chiff Lead
85	Charang Lead
86	Voice Lead
87	Fifths Lead
88	Bass Lead

Synth Pad:
89	New Age Pad
90	Warm Pad
91	Polysynth Pad
92	Choir Pad
93	Bowed Pad
94	Metallic Pad
95	Halo Pad
96	Sweep Pad
 
Synth Effects:
 97	Rain Effect
 98	Soundtrack Effect
 99	Crystal Effect
100	Atmosphere Effect
101	Brightness Effect
102	Goblins Effect
103	Echoes Effect
104	Sci-Fi Effect

Ethnic Timbres:
105	Sitar
106	Banjo
107	Shamisen
108	Koto
109	Kalimba
110	Bagpipe
111	Fiddle
112	Shanai

Sound Effects:
113	Tinkle Bell
114	Agogo
115	Steel Drums
116	Woodblock
117	Taiko Drum
118	Melodic Tom
119	Synth Drum
120	Reverse Cymbal
 
Sound Effects:
121	Guitar Fret Noise
122	Breath Noise
123	Seashore
124	Bird Tweet
125	Telephone Ring
126	Helicopter
127	Applause
128	Gun Shot

A especificação MIDI define que o canal 10 seja reservado
para os kits de percussão. Os instrumentos abaixo possuem
os números de notas a serem enviados neste canal.

35	Acoustic Bass Drum
36	Bass Drum 1
37	Side Stick
38	Acoustic Snare
39	Hand Clap
40	Electric Snare
41	Low Floor Tom
42	Closed High Hat
43	High Floor Tom
44	Pedal High Hat
45	Low Tom
46	Open High Hat
47	Low Mid Tom
48	High Mid Tom
49	Crash Cymbal 1
50	High Tom
51	Ride Cymbal 1
52	Chinese Cymbal
53	Ride Bell
54	Tambourine
55	Splash Cymbal
56	Cowbell
57	Crash Cymbal 2
58	Vibraslap
59	Ride Cymbal 2
60	High Bongo
61	Low Bongo
62	Mute High Conga
63	Open High Conga
64	Low Conga
65	High Timbale
66	Low Timbale
67	High Agogo
68	Low Agogo
69	Cabasa
70	Maracas
71	Short Whistle
72	Long Whistle
73	Short Guiro
74	Long Guiro
75	Claves
76	High Wood Block
77	Low Wood Block
78	Mute Cuica
79	Open Cuica
80	Mute Triangle
81	Open Triangle


É uma lista bem longa e ficará a ser cargo estudá-la ou usá-la como referência. Meu interesse maior é o código C/C++. Assim, vamos ver logo como definir o instrumento no canal 1 como Overdriven Guitar. Este instrumento possui o código 30 mas, na programação, devemos diminuí-lo em 1, ficando 29, e, ao passarmos para hexadecimal teremos 1D.

A mudança de programa no canal 1 é representada pelo código 192, o que em hexadecimal é C0. Pronto, agora basta construirmos o DWORD da forma que fizemos nas dicas anteriores e chamar a função midiOutShortMsg(). Veja:

#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <windows.h>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]) {
  unsigned int erro; // guarda o erro caso algo dê errado
  HMIDIOUT saida; // handle para o dispositivo de saída MIDI.

  // vamos abrir o dispositivo de saída MIDI
  erro = midiOutOpen(&saida, MIDI_MAPPER, 0, 0, CALLBACK_NULL);
  if (erro != MMSYSERR_NOERROR) {
    printf("Não foi possível abrir o mapeador MIDI: %d\n", erro);
  }
  else {
    printf("Mapeador MIDI aberto com sucesso\n");
  }

  // vamos definir o instrumento como Overdriven Guitar
  // no canal 1
  midiOutShortMsg(saida, 0x00001DC0);

  // vamos tocar o dó central com velocidade 100
  midiOutShortMsg(saida, 0x00643C90);
  Sleep(1000); // a nota vai durar 1 segundo
  // dispara a mensagem Note-off
  midiOutShortMsg(saida, 0x00643C80);

  // agora vamos fechar o dispositivo de saída MIDI
  midiOutClose(saida);

  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}


Execute esse código e ouça um nota dó sendo tocada na guitarra com uma linda distorção. Se você quiser tocar a nota nó no canal 2 ou canal 3, basta usar C1, C2, e assim por diante. Uma última observação é você ficar atento ao fato de que os códigos de Note-on e Note-off para o canal 1 é 90 e 80 (em hexadecimal). Se for no canal 2, os códigos correspondentes serão 91 e 81 (sempre em hexadecimal).


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Como calcular a soma, o produto, a diferença e o quociente de dois números inteiros informados pelo usuário

Quantidade de visualizações: 1544 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que pede para o usuário informar dois número inteiros. Em seguida mostre a soma, o produto, a diferença e o quociente dois dois números informados.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro número: 8
Informe o segundo número: 3
A soma dos números é: 11
O produto dos números é: 24
A diferença dos números é: 5
O quociente dos números é: 2.66667
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // variáveis usadas na resolução do problema
    int n1, n2, soma, produto, diferenca;
    double quociente;
  
    // vamos ler os dois números
    Scanner leitura = new Scanner(System.in);
    System.out.print("Informe o primeiro número: ");
    n1 = Integer.parseInt(leitura.nextLine());
    System.out.print("Informe o segundo número: ");
    n2 = Integer.parseInt(leitura.nextLine());
    
    // vamos somar os dois números
    soma = n1 + n2;
    // vamos calcular o produto
    produto = n1 * n2;
    // vamos calcular a diferença
    diferenca = n1 - n2;
    // vamos calcular o quociente
    quociente = n1 / (n2 * 1.0);
  
    // vamos mostrar os resultados
    System.out.println("A soma dos números é: " + soma);
    System.out.println("O produto dos números é: " + produto);
    System.out.println("A diferenca dos números é: " + diferenca);
    System.out.println("O quociente dos números é: " + quociente);
  }
}



JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular a equação reduzida da reta em JavaScript dados dois pontos pertencentes à reta

Quantidade de visualizações: 803 vezes
Nesta dica de JavaScript veremos como calcular a equação reduzida da reta quando temos dois pontos pertencentes à esta reta. Não, nessa dica não vamos calcular a equação geral da reta, apenas a equação reduzida. Em outras dicas do site você encontra como como isso pode ser feito.

Para relembrar: a equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear. Além disso, m e n são números reais. Com a equação reduzida da reta, é possível calcular quais são os pontos que pertencem a essa reta e quais não pertencem.

Vamos começar então analisando a seguinte figura, na qual temos dois pontos que pertencem à uma reta:



Note que a reta da figura passa pelos pontos A(5, 5) e B(9, 2). Então, uma vez que já temos os dois pontos, já podemos calcular a equação reduzida da reta. Veja o código JavaScript completo para esta tarefa:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Equação da Reta em JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos ler as coordenadas do primeiro ponto
  var x1 = parseFloat(
    window.prompt("Coordenada x do primeiro ponto: "));
  var y1 = parseFloat(
    window.prompt("Coordenada y do primeiro ponto: "));	
  
  // vamos ler as coordenadas do segundo ponto
  var x2 = parseFloat(
    window.prompt("Coordenada x do primeiro ponto: "));
  var y2 = parseFloat(
    window.prompt("Coordenada y do primeiro ponto: "));
    
  var sinal = "+";
  // vamos calcular o coeficiente angular da reta
  var m = (y2 - y1) / (x2 - x1);
  // vamos calcular o coeficiente linear
  var n = y1 - (m * x1);
 
  // coeficiente linear menor que zero? O sinal será negativo
  if (n < 0){
    sinal = "-";
    n = n * -1;
  }
  
  // mostra a equação reduzida da reta
  document.write("Equação reduzida: y = " + m + "x" 
    + " " + sinal + " " + n);	
</script>
  
</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro ponto: 5
Coordenada y do primeiro ponto: 5
Coordenada x do segundo ponto: 9
Coordenada y do segundo ponto: 2
Equação reduzida: y = -0,75x + 8,75

Para testarmos se nossa equação reduzida da reta está realmente correta, considere o valor 3 para o eixo x da imagem acima. Ao efetuarmos o cálculo:

>> y = (-0.75 * 3) + 8.75
y = 6.5000

temos o valor 6.5 para o eixo y, o que faz com que o novo ponto caia exatamente em cima da reta considerada na imagem.


C# ::: Windows Forms ::: DataGridView

Como retornar a quantidade de linhas em um DataGridView do C# Windows Forms

Quantidade de visualizações: 14880 vezes
A quantidade de linhas em um DataGridView do C# Windows Forms pode ser obtida por meio da propriedade RowCount. Veja:

private void button2_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos adicionar três colunas no DataGridView
  dataGridView1.Columns.Add("cidade", "Cidade");
  dataGridView1.Columns.Add("estado", "Estado");
  dataGridView1.Columns.Add("populacao", "População");

  // vamos adicionar três linhas
  dataGridView1.Rows.Add("Goiânia", "GO", "3.453,39");
  dataGridView1.Rows.Add("Cuiabá", "MT", "1.876,12");
  dataGridView1.Rows.Add("Curitiba", "PR", "5.346,98");

  // não vamos permitir que o usuário adicione novas
  // linhas (o que daria uma linha a mais na nossa
  // contagem
  dataGridView1.AllowUserToAddRows = false;

  // vamos obter a quantidade de linhas no DataGridView
  int quant_linhas = dataGridView1.RowCount;

  // exibe o resultado
  MessageBox.Show("O DataGridView contém " + 
    quant_linhas + " linhas");
}

É possível também usar a propriedade RowCount para definir a quantidade de linhas em um DataGridView:

dataGridView1.RowCount = 6;

Há algumas considerações importantes sobre a propriedade RowCount:

1) Se seu valor for definido como 0, todas as linhas do DataGridView serão removidas;
2) Se o novo valor for menor que o valor atual, as linhas excedentes serão removidas no final da coleção Rows;
3) Se o novo valor for maior que o valor atual, as novas linhas serão adicionadas no final da coleção Rows;
4) Se tentarmos alterar o valor desta propriedade após a definição da propriedade DataSource, uma exceção InvalidOperationException será lançada.


VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como resolver uma equação do segundo grau em VB.NET - Como calcular Bhaskara em VB.NET

Quantidade de visualizações: 626 vezes
Como resolver uma equação do 2º grau usando VB.NET

Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando a linguagem VB.NET.

Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a &#8800; 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita.

Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0.

Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente.

Como resolver uma equação do 2º grau

Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns:

a) Fórmula de Bhaskara;
b) Soma e produto.

O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa.

Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara

Como nosso código VB.NET vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja:

\[\Delta =b^2-4ac\]

Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades:

a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais.
b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real.
c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real.

Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara:

\[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\]

Vamos agora ao código VB.NET. Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação:

Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    ' os coeficientes
    Dim a, b, c As Double
    ' as duas raizes, a imaginaria e o discriminante
    Dim raiz1, raiz2, imaginaria, discriminante As Double

    ' vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes
    Console.Write("Valor do coeficiente a: ")
    a = Double.Parse(Console.ReadLine())
    Console.Write("Valor do coeficiente b: ")
    b = Double.Parse(Console.ReadLine())
    Console.Write("Valor do coeficiente c: ")
    c = Double.Parse(Console.ReadLine())

    ' vamos calcular o discriminante
    discriminante = (b * b) - (4 * a * c)

    ' a equação possui duas soluções reais?
    If discriminante > 0 Then
      raiz1 = (-b + Math.Sqrt(discriminante)) / (2 * a)
      raiz2 = (-b - Math.Sqrt(discriminante)) / (2 * a)
      Console.Write("Existem duas raizes: x1 = " & raiz1 _
        & " e x2 = " & raiz2)
    ElseIf discriminante = 0 Then
      ' a equação possui uma única solução real?
      raiz1 = raiz2 = -b / (2 * a)
      Console.Write("Existem duas raizes iguais: x1 = " _
        & raiz1 & " e x2 = " & raiz2)
    ElseIf discriminante < 0 Then
      ' a equação não possui solução real?
      raiz1 = raiz2 = -b / (2 * a)
      imaginaria = Math.Sqrt(-discriminante) / (2 * a)
      Console.Write("Existem duas raízes complexas: x1 = " &
        raiz1 & " + " & imaginaria & " e x2 = " & raiz2 _
        & " - " & imaginaria)
    End If

    Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module

Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado:

Valor do coeficiente a: 1
Valor do coeficiente b: 2
Valor do coeficiente c: -3
Existem duas raizes: x1 = 1 e x2 = -3


C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar o índice da primeira ocorrência de um caractere em uma string C# usando o método IndexOf() da classe String

Quantidade de visualizações: 8813 vezes
Em alguma ocasião nós precisaremos verificar se um determinado caractere está contido em uma palavra, frase ou texto, e poderemos querer também retornar o índice da primeira ocorrência de tal caractere.

Para isso nós podemos usar a função IndexOf() da classe String. Este método recebe o caractere ou substring desejada e retorna um valor inteiro indicando o índice da primeira ocorrência. Se o caractere não for encontrado, o valor -1 é retornado.

Veja o código completo para o exemplo:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      string frase = "Gosto de Java e C#";

      // vamos obter o índice da primeira ocorrência da letra "J"
      int pos = frase.IndexOf("J");

      // o caractere for encontrado?
      if (pos != -1) {
        Console.WriteLine("O caractere foi encontrado" +
          " na posição " + pos);
      }
      else {
        Console.WriteLine("O caractere não foi encontrado");
      }

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

O caractere foi encontrado na posição 9

Tenha em mente que o método IndexOf() da classe String do C# diferencia letras maiúsculas de letras minúsculas.


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar o caractere a partir de um determinado código ASCII em Delphi usando a função Chr()

Quantidade de visualizações: 21968 vezes
Em algumas situações precisamos obter um caractere a partir de sua representação ASCII. Em Delphi isso pode ser feito por meio da função Chr(). Esta função recebe um número inteiro e devolve o caractere correspondente. Veja o exemplo:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  codigo: integer; 
  letra: char;
begin
  codigo := 65; // código ASCII

  // vamos obter o caractere
  letra := Chr(codigo);

  // vamos exibir o resultado
  ShowMessage('O caractere para o código informado é: '
    + letra);
end;

É importante notar que esta função pode ser usada para imprimir caracteres de controle, tais como tab, enter, entre outros. Assim, Chr(9) retorna o caractere de tab.

Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Dart ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Estruturas de Controle

Como usar if...else em Dart - Como usar a estrutura condicional if... else if... else da linguagem Dart

Quantidade de visualizações: 3259 vezes
Na maioria das linguagens de programação, a estrutura condicional if... else if... else é usada para testar condições e, baseado no resultado dos testes, desviar o fluxo de execução do algorítmo.

Veja um exemplo no qual pedimos para o usuário digitar um valor inteiro e efetuamos um teste para saber se o valor é maior que 10:

// Vamos importar a biblioteca dart:io
import 'dart:io';

void main() {
  // vamos pedir para o usuário digitar um valor inteiro
  stdout.write("Digite um número inteiro: ");
  // vamos converter a entrada do usuário para um inteiro e
  // e guardar na variavel valor
  int valor = int.parse(stdin.readLineSync());

  // vamos verificar se o valor lido é maior que 10
  if (valor > 10) {
    print("O valor é maior que 10.");
  } else {
    // não é maior que 10
    print("O valor não é maior que 10.");
  }
}

Este código produz as seguintes saídas:

c:\estudos_dart>dart condicional_if_else.dart
Digite um número inteiro: 4
O valor não é maior que 10.

c:\estudos_dart>dart condicional_if_else.dart
Digite um número inteiro: 10
O valor não é maior que 10.

c:\estudos_dart>dart condicional_if_else.dart
Digite um número inteiro: 15
O valor é maior que 10.

Note que testamos apenas um condição e já desviamos para o else caso ela não seja satisfeita. A linguagem Dart nos permite usar if...else aninhados. Veja:

// Vamos importar a biblioteca dart:io
import 'dart:io';

void main() {
  // vamos pedir para o usuário digitar um valor inteiro
  stdout.write("Digite um número inteiro: ");
  // vamos converter a entrada do usuário para um inteiro e
  // e guardar na variavel valor
  int valor = int.parse(stdin.readLineSync());

  // vamos verificar se o valor lido é maior que 10
  if (valor > 10) {
    print("O valor é maior que 10.");
  } else if (valor == 10) {
    // é igual a 10
    print("O valor é igual a 10.");
  } else {
    // é menor que 10
    print("O valor é menor que 10.");
  }
}

Execute este código, digite um valor inteiro e observe seu comportamento.


QGIS ::: PyQGIS API ::: Shapefiles, Camadas Vetoriais, Dados Vetoriais

Como exibir todos os atributos das feições de uma camada vetorial no QGIS usando getFeatures() e attributes() da PyQGIS API

Quantidade de visualizações: 895 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos acessar todos os atributos das feições (features) de uma camada vetorial no QGIS usando getFeatures() e attributes() do objeto QgsVectorLayer da PyQGIS API.

Depois de carregar o shapefile contendo todos os municípios do Estado de Goiás, usei a getFeatures() para retornar um iterador QgsFeatureIterator que nos permite acessar as features individuais da camada.

Então, de posse das feições individuais, nós usamos a função attributes() para retornar o QgsFeature correspondente e exibir seu conteúdo.

Veja o código PyQGIS completo para o exemplo:

# vamos criar um novo objeto QgsVectorLayer com o local do nosso shapefile
camada = QgsVectorLayer("C:\\GO\\GO_Municipios_2022.shp",
  "Municípios Estado de Goiás", "ogr")

# vamos testar se a camada é válida  
if not camada.isValid():
  print("Não foi possível carregar a camada %s" % camada.name())
else:
  # vamos adicionar a camada à relação de camadas  
  QgsProject.instance().addMapLayer(camada)
  
  # vamos obter as feições
  feicoes = camada.getFeatures()
  
  # agora percorremos as feições e obtemos os seus
  # atributos, todos de uma só vez ou individual,
  # como mostro em outras dicas
  for f in feicoes:
    # vamos obter os atributos desta feição
    atributos = f.attributes()
    # e mostramos o resultado
    print(atributos)

Ao rodar esse código PyQGIS no QGIS nós teremos o seguinte resultado:

['5200050', 'Abadia de Goiás', 'GO', 143.357]
['5200100', 'Abadiânia', 'GO', 1044.555]
['5200134', 'Acreúna', 'GO', 1566.742]
['5200159', 'Adelândia', 'GO', 115.385]
['5200175', 'Água Fria de Goiás', 'GO', 2023.636]
['5200209', 'Água Limpa', 'GO', 458.836]
['5200258', 'Águas Lindas de Goiás', 'GO', 191.817]
['5200308', 'Alexânia', 'GO', 846.876]
['5200506', 'Aloândia', 'GO', 102.094]
['5200555', 'Alto Horizonte', 'GO', 500.342]
['5200605', 'Alto Paraíso de Goiás', 'GO', 2594.998]
['5200803', 'Alvorada do Norte', 'GO', 1268.347]
['5200829', 'Amaralina', 'GO', 1343.742]
['5200852', 'Americano do Brasil', 'GO', 133.834]
['5200902', 'Amorinópolis', 'GO', 406.93]
['5201108', 'Anápolis', 'GO', 935.672]
['5201207', 'Anhanguera', 'GO', 55.569]
['5201306', 'Anicuns', 'GO', 976.038]
['5201405', 'Aparecida de Goiânia', 'GO', 279.954]
['5201454', 'Aparecida do Rio Doce', 'GO', 603.254]
['5201504', 'Aporé', 'GO', 2899.237]
['5201603', 'Araçu', 'GO', 149.776]
['5201702', 'Aragarças', 'GO', 661.677]
['5201801', 'Aragoiânia', 'GO', 218.125]
['5202155', 'Araguapaz', 'GO', 2188.1]
['5202353', 'Arenópolis', 'GO', 1075.535]
['5202502', 'Aruanã', 'GO', 3054.773]
['5202601', 'Aurilândia', 'GO', 565.514]
['5202809', 'Avelinópolis', 'GO', 170.228]
['5203104', 'Baliza', 'GO', 1780.173]
['5203203', 'Barro Alto', 'GO', 1080.268]
['5203302', 'Bela Vista de Goiás', 'GO', 1274.034]
['5203401', 'Bom Jardim de Goiás', 'GO', 1901.137]
['5203500', 'Bom Jesus de Goiás', 'GO', 1405.605]
['5203559', 'Bonfinópolis', 'GO', 121.915]
['5203575', 'Bonópolis', 'GO', 1635.319]
['5203609', 'Brazabrantes', 'GO', 125.326]
['5203807', 'Britânia', 'GO', 1458.459]
['5203906', 'Buriti Alegre', 'GO', 901.932]
['5203939', 'Buriti de Goiás', 'GO', 202.576]
['5203962', 'Buritinópolis', 'GO', 246.075]
['5204003', 'Cabeceiras', 'GO', 1126.434]
['5204102', 'Cachoeira Alta', 'GO', 1657.226]
['5204201', 'Cachoeira de Goiás', 'GO', 424.49]
['5204250', 'Cachoeira Dourada', 'GO', 528.281]
['5204300', 'Caçu', 'GO', 2254.34]
['5204409', 'Caiapônia', 'GO', 8627.961]
['5204508', 'Caldas Novas', 'GO', 1608.523]
['5204557', 'Caldazinha', 'GO', 251.72]
['5204607', 'Campestre de Goiás', 'GO', 272.734]
['5204656', 'Campinaçu', 'GO', 1978.386]
['5204706', 'Campinorte', 'GO', 1064.541]
['5204805', 'Campo Alegre de Goiás', 'GO', 2450.111]
['5204854', 'Campo Limpo de Goiás', 'GO', 156.113]
['5204904', 'Campos Belos', 'GO', 735.126]
['5204953', 'Campos Verdes', 'GO', 443.125]
['5205000', 'Carmo do Rio Verde', 'GO', 419.821]
['5205059', 'Castelândia', 'GO', 299.228]
['5205109', 'Catalão', 'GO', 3826.37]
['5205208', 'Caturaí', 'GO', 205.065]
['5205307', 'Cavalcante', 'GO', 6948.78]
['5205406', 'Ceres', 'GO', 213.07]
['5205455', 'Cezarina', 'GO', 417.08]
['5205471', 'Chapadão do Céu', 'GO', 2184.076]
['5205497', 'Cidade Ocidental', 'GO', 389.984]
['5205513', 'Cocalzinho de Goiás', 'GO', 1785.339]
['5205521', 'Colinas do Sul', 'GO', 1707.519]
['5205703', 'Córrego do Ouro', 'GO', 458.077]
['5205802', 'Corumbá de Goiás', 'GO', 1064.833]
['5205901', 'Corumbaíba', 'GO', 1864.277]
['5206206', 'Cristalina', 'GO', 6153.921]
['5206305', 'Cristianópolis', 'GO', 221.624]
['5206404', 'Crixás', 'GO', 4673.039]
['5206503', 'Cromínia', 'GO', 364.918]
['5206602', 'Cumari', 'GO', 568.365]
['5206701', 'Damianópolis', 'GO', 417.625]
['5206800', 'Damolândia', 'GO', 86.057]
['5206909', 'Davinópolis', 'GO', 482.857]
['5207105', 'Diorama', 'GO', 685.382]
['5207253', 'Doverlândia', 'GO', 3227.558]
['5207352', 'Edealina', 'GO', 598.218]
['5207402', 'Edéia', 'GO', 1469.099]
['5207501', 'Estrela do Norte', 'GO', 301.139]
['5207535', 'Faina', 'GO', 1949.685]
['5207600', 'Fazenda Nova', 'GO', 1279.107]
['5207808', 'Firminópolis', 'GO', 422.34]
['5207907', 'Flores de Goiás', 'GO', 3695.106]
['5208004', 'Formosa', 'GO', 5804.292]
['5208103', 'Formoso', 'GO', 843.42]
['5208152', 'Gameleira de Goiás', 'GO', 588.328]
['5208301', 'Divinópolis de Goiás', 'GO', 828.874]
['5208400', 'Goianápolis', 'GO', 166.642]
['5208509', 'Goiandira', 'GO', 569.917]
['5208608', 'Goianésia', 'GO', 1547.319]
['5208707', 'Goiânia', 'GO', 729.296]
['5208806', 'Goianira', 'GO', 213.772]
['5208905', 'Goiás', 'GO', 3108.423]
['5209101', 'Goiatuba', 'GO', 2479.591]
['5209150', 'Gouvelândia', 'GO', 827.373]
['5209200', 'Guapó', 'GO', 514.178]
['5209291', 'Guaraíta', 'GO', 205.533]
['5209408', 'Guarani de Goiás', 'GO', 1221.054]
['5209457', 'Guarinos', 'GO', 593.188]
['5209606', 'Heitoraí', 'GO', 228.615]
['5209705', 'Hidrolândia', 'GO', 952.122]
['5209804', 'Hidrolina', 'GO', 583.756]
['5209903', 'Iaciara', 'GO', 1547.183]
['5209937', 'Inaciolândia', 'GO', 689.201]
['5209952', 'Indiara', 'GO', 955.419]
['5210000', 'Inhumas', 'GO', 614.887]
['5210109', 'Ipameri', 'GO', 4382.863]
['5210158', 'Ipiranga de Goiás', 'GO', 244.209]
['5210208', 'Iporá', 'GO', 1027.249]
['5210307', 'Israelândia', 'GO', 579.19]
['5210406', 'Itaberaí', 'GO', 1461.916]
['5210562', 'Itaguari', 'GO', 142.652]
['5210604', 'Itaguaru', 'GO', 241.029]
['5210802', 'Itajá', 'GO', 2082.736]
['5210901', 'Itapaci', 'GO', 952.998]
['5211008', 'Itapirapuã', 'GO', 2047.874]
['5211206', 'Itapuranga', 'GO', 1281.404]
['5211305', 'Itarumã', 'GO', 3437.367]
['5211404', 'Itauçu', 'GO', 383.066]
['5211503', 'Itumbiara', 'GO', 2447.014]
['5211602', 'Ivolândia', 'GO', 1260.841]
['5211701', 'Jandaia', 'GO', 863.087]
['5211800', 'Jaraguá', 'GO', 1848.947]
['5211909', 'Jataí', 'GO', 7178.792]
['5212006', 'Jaupaci', 'GO', 528.783]
['5212055', 'Jesúpolis', 'GO', 115.211]
['5212105', 'Joviânia', 'GO', 446.258]
['5212204', 'Jussara', 'GO', 4092.34]
['5212253', 'Lagoa Santa', 'GO', 463.289]
['5212303', 'Leopoldo de Bulhões', 'GO', 476.137]
['5212501', 'Luziânia', 'GO', 3962.107]
['5212600', 'Mairipotaba', 'GO', 468.029]
['5212709', 'Mambaí', 'GO', 858.27]
['5212808', 'Mara Rosa', 'GO', 1695.463]
['5212907', 'Marzagão', 'GO', 225.518]
['5212956', 'Matrinchã', 'GO', 1150.503]
['5213004', 'Maurilândia', 'GO', 389.959]
['5213053', 'Mimoso de Goiás', 'GO', 1380.701]
['5213087', 'Minaçu', 'GO', 2854.137]
['5213103', 'Mineiros', 'GO', 9042.844]
['5213400', 'Moiporá', 'GO', 452.314]
['5213509', 'Monte Alegre de Goiás', 'GO', 3119.86]
['5213707', 'Montes Claros de Goiás', 'GO', 2900.397]
['5213756', 'Montividiu', 'GO', 1869.581]
['5213772', 'Montividiu do Norte', 'GO', 1337.232]
['5213806', 'Morrinhos', 'GO', 2846.299]
['5213855', 'Morro Agudo de Goiás', 'GO', 282.333]
['5213905', 'Mossâmedes', 'GO', 684.882]
['5214002', 'Mozarlândia', 'GO', 1738.516]
['5214051', 'Mundo Novo', 'GO', 2141.534]
['5214101', 'Mutunópolis', 'GO', 955.069]
['5214408', 'Nazário', 'GO', 281.147]
['5214507', 'Nerópolis', 'GO', 204.713]
['5214606', 'Niquelândia', 'GO', 9846.293]
['5214705', 'Nova América', 'GO', 209.432]
['5214804', 'Nova Aurora', 'GO', 307.335]
['5214838', 'Nova Crixás', 'GO', 7308.681]
['5214861', 'Nova Glória', 'GO', 411.753]
['5214879', 'Nova Iguaçu de Goiás', 'GO', 625.625]
['5214903', 'Nova Roma', 'GO', 2136.725]
['5215009', 'Nova Veneza', 'GO', 122.354]
['5215207', 'Novo Brasil', 'GO', 649.349]
['5215231', 'Novo Gama', 'GO', 192.285]
['5215256', 'Novo Planalto', 'GO', 1254.491]
['5215306', 'Orizona', 'GO', 1971.265]
['5215405', 'Ouro Verde de Goiás', 'GO', 208.804]
['5215504', 'Ouvidor', 'GO', 411.318]
['5215603', 'Padre Bernardo', 'GO', 3142.615]
['5215652', 'Palestina de Goiás', 'GO', 1318.047]
['5215702', 'Palmeiras de Goiás', 'GO', 1537.196]
['5215801', 'Palmelo', 'GO', 59.809]
['5215900', 'Palminópolis', 'GO', 393.326]
['5216007', 'Panamá', 'GO', 432.204]
['5216304', 'Paranaiguara', 'GO', 1153.415]
['5216403', 'Paraúna', 'GO', 3786.578]
['5216452', 'Perolândia', 'GO', 1033.657]
['5216809', 'Petrolina de Goiás', 'GO', 530.49]
['5216908', 'Pilar de Goiás', 'GO', 906.048]
['5217104', 'Piracanjuba', 'GO', 2374.232]
['5217203', 'Piranhas', 'GO', 2045.088]
['5217302', 'Pirenópolis', 'GO', 2200.369]
['5217401', 'Pires do Rio', 'GO', 1077.641]
['5217609', 'Planaltina', 'GO', 2558.924]
['5217708', 'Pontalina', 'GO', 1434.289]
['5218003', 'Porangatu', 'GO', 4825.287]
['5218052', 'Porteirão', 'GO', 606.262]
['5218102', 'Portelândia', 'GO', 553.411]
['5218300', 'Posse', 'GO', 2076.99]
['5218391', 'Professor Jamil', 'GO', 356.292]
['5218508', 'Quirinópolis', 'GO', 3786.026]
['5218607', 'Rialma', 'GO', 268.291]
['5218706', 'Rianápolis', 'GO', 157.379]
['5218789', 'Rio Quente', 'GO', 244.655]
['5218805', 'Rio Verde', 'GO', 8374.255]
['5218904', 'Rubiataba', 'GO', 750.659]
['5219001', 'Sanclerlândia', 'GO', 509.402]
['5219100', 'Santa Bárbara de Goiás', 'GO', 140.957]
['5219209', 'Santa Cruz de Goiás', 'GO', 1109.007]
['5219258', 'Santa Fé de Goiás', 'GO', 1164.186]
['5219308', 'Santa Helena de Goiás', 'GO', 1142.337]
['5219357', 'Santa Isabel', 'GO', 812.756]
['5219407', 'Santa Rita do Araguaia', 'GO', 1357.197]
['5219456', 'Santa Rita do Novo Destino', 'GO', 970.448]
['5219506', 'Santa Rosa de Goiás', 'GO', 166.44]
['5219605', 'Santa Tereza de Goiás', 'GO', 789.544]
['5219704', 'Santa Terezinha de Goiás', 'GO', 1206.6]
['5219712', 'Santo Antônio da Barra', 'GO', 450.336]
['5219738', 'Santo Antônio de Goiás', 'GO', 135.022]
['5219753', 'Santo Antônio do Descoberto', 'GO', 943.948]
['5219803', 'São Domingos', 'GO', 3335.999]
['5219902', 'São Francisco de Goiás', 'GO', 416.535]
['5220009', "São João d'Aliança", 'GO', 3334.455]
['5220058', 'São João da Paraúna', 'GO', 286.979]
['5220108', 'São Luís de Montes Belos', 'GO', 829.62]
['5220157', 'São Luiz do Norte', 'GO', 583.832]
['5220207', 'São Miguel do Araguaia', 'GO', 6150.179]
['5220264', 'São Miguel do Passa Quatro', 'GO', 537.347]
['5220280', 'São Patrício', 'GO', 172.763]
['5220405', 'São Simão', 'GO', 415.015]
['5220454', 'Senador Canedo', 'GO', 247.005]
['5220504', 'Serranópolis', 'GO', 5521.774]
['5220603', 'Silvânia', 'GO', 2349.924]
['5220686', 'Simolândia', 'GO', 346.811]
['5220702', "Sítio d'Abadia", 'GO', 1611.851]
['5221007', 'Taquaral de Goiás', 'GO', 205.665]
['5221080', 'Teresina de Goiás', 'GO', 784.793]
['5221197', 'Terezópolis de Goiás', 'GO', 107.407]
['5221304', 'Três Ranchos', 'GO', 284.034]
['5221403', 'Trindade', 'GO', 712.69]
['5221452', 'Trombas', 'GO', 802.905]
['5221502', 'Turvânia', 'GO', 482.317]
['5221551', 'Turvelândia', 'GO', 935.659]
['5221577', 'Uirapuru', 'GO', 1154.305]
['5221601', 'Uruaçu', 'GO', 2142.484]
['5221700', 'Uruana', 'GO', 522.904]
['5221809', 'Urutaí', 'GO', 623.821]
['5221858', 'Valparaíso de Goiás', 'GO', 61.488]
['5221908', 'Varjão', 'GO', 517.402]
['5222005', 'Vianópolis', 'GO', 954.115]
['5222054', 'Vicentinópolis', 'GO', 733.794]
['5222203', 'Vila Boa', 'GO', 1052.593]
['5222302', 'Vila Propício', 'GO', 2181.593]

Note que mostrei todos os atributos das 246 feições (features) do meu shapefile. E cada feição representa um dos municípios do Estado de Goiás. Veja que os atributos são o código do município, seu nome, a sigla do estado e sua área (em metros quadrados). Deixei a listagem completa para facilitar alguém que queira fazer trabalhos relacionados a isso.


HTML5 ::: Aplicativos Completos ::: Programas de desenho, edição e visualização de imagens e fotos

Como criar um programa de desenho simples usando o objeto Canvas do HTML5

Quantidade de visualizações: 5935 vezes
Revisando alguns códigos que desenvolvi para clientes ao longo desses anos, encontrei um exemplo de um programa de desenho bem simples demonstrando as possibilidades gráficas do elemento Canvas do HTML. Este código foi escrito há uns dois anos e resolvi compartilhar com todos, para que vocês possam aprimorá-lo e acrescentar novas idéias, afinal, o HTML5 está mais atual do que nunca.

Veja o resultado no navegador:



Eu o escrevi de forma bem simples, sem usar jQuery ou qualquer outro framework, apenas JavaScript raiz mesmo, de forma que até os estudantes mais iniciantes não terão dificuldade de entender. Veja a listagem completa e com comentários:

<html>
<head>
<title>Desenhando no canvas do HTML5</title>
</head>

<body style="padding: 15px">

<b>Clique e arraste para desenhar</b><br><br>

<canvas id="quadro" style="border: 1px solid #666" 
  width="600" height="350"></canvas>

<br><br><button onClick="limpar()">Limpar</button>

<script type="text/javascript">
  // obtém uma referência ao canvas
  var quadro = document.getElementById('quadro');
  // vamos obter o contexto de desenho
  var areaDesenho = quadro.getContext("2d");
  
  // podemos desenhar?
  var podeDesenhar = false; // ainda não
  
  // vetores para guardar as posições x, y, e se o mouse está sendo
  // movimentado pressionado
  var vetorX = new Array();
  var vetorY = new Array();
  var vetorArrastar = new Array();
  
  // agora vamos adicionar na área de desenho um "ouvidor" de 
  // eventos mousedown, ou seja, vamos detectar quando o usuário
  // pressionar o botão do mouse (sem soltar) 
  quadro.addEventListener('mousedown', function(e){
    // podemos iniciar o desenho
    podeDesenhar = true;
    registrarClique(e.pageX - this.offsetLeft, e.pageY - this.offsetTop, false);
    desenhar(); // faça o desenho, moço
  });
  
  // o "ouvidor" de evento que detecta se o mouse está sendo arrastado
  // pressionado
  quadro.addEventListener('mousemove', function(e){	
    if(podeDesenhar){
      registrarClique(e.pageX - this.offsetLeft, e.pageY - 
        this.offsetTop, true);
      desenhar(); // faça o desenho, moço
    }
  });

  // o "ouvidor" de evento que detecta se o mouse foi liberado
  // e interrompe o desenho
  quadro.addEventListener('mouseup', function(e){	
    podeDesenhar = false;
  });

  // o mouse saiu da área de desenho?
  quadro.addEventListener('mouseleave', function(e){	
    podeDesenhar = false;
  });

  function registrarClique(x, y, arrastar){
    // aqui nós guardamos em vetores as posições x, y do clique ou
    // o movimento do mouse pressionado.
    vetorX.push(x);
    vetorY.push(y);
    vetorArrastar.push(arrastar);
  }
  
  // é aqui que a mágica ocorre
  function desenhar(){
    // primeiro vamos limpar o quadro de desenho
    areaDesenho.clearRect(0, 0, areaDesenho.canvas.width, 
      areaDesenho.canvas.height);
	
    areaDesenho.strokeStyle = "#5c5cd6"; // cor
    areaDesenho.lineJoin = "round"; // formato da junção de linha
    areaDesenho.lineWidth = 5; // largura da linha
			
    // percorremos os vetores, usando como base o vetor de coordenadas x
    for(var i = 0; i < vetorX.length; i++){		
      areaDesenho.beginPath(); // inicia o caminho
    
      // o mouse foi arrastado neste evento?
      if((vetorArrastar[i] == true && i > 0)){
        areaDesenho.moveTo(vetorX[i - 1], vetorY[i - 1]);
      }
      else{
        // é o início do desenho
        areaDesenho.moveTo(vetorX[i] - 1, vetorY[i]);
      }
     
      // desenha a linha do ponto X ao ponto Y  
      areaDesenho.lineTo(vetorX[i], vetorY[i]);
      // fecha o caminho
      areaDesenho.closePath();
      // conclui de fato o desenho
      areaDesenho.stroke();
    }  
  }
  
  // e aqui nós limpamos a área de desenho e esvaziamos os vetores
  function limpar(){
    areaDesenho.clearRect(0, 0, areaDesenho.canvas.width, 
      areaDesenho.canvas.height);
    vetorX = [];
    vetorY = [];
    vetorArrastar = [];
  }
</script>

</body>
</html>

Salve o código como "desenho.html" (cuidado para não salvar como "desenho.html.txt") e abra-o no seu navegador, remoto ou localmente. Você pode começar suas modificações alterando a cor do desenho, a largura da linha, etc. Você pode também deixar figuras pré-configuradas e até permitir que o usuário inclua fotos no Canvas.

Para os estudantes que já sabem Node.js, saiba que é possível enviar os três vetores via sockets em um ambiente real time para que outros usuários na rede vejam o seu desenho em tempo real. Bons estudos.

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