E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como embaralhar os caracteres de uma string em C# usando um objeto da classe Random

Quantidade de visualizações: 11038 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos embaralhar os caracteres de uma palavra, frase ou texto na linguagem C#. Para isso nós faremos uso do método ToCharArray() da classe String para extrair os caracteres da string como um vetor de chars.

Em seguida usaremos um objeto da classe Random para gerar números randômicos que serão usados para auxiliar na troca dos caracteres contidos no vetor.

Veja o código completo para o exemplo:

using System;

namespace Estudos {
  class Principal {
    static void Main(string[] args) {
      string palavra = "ARQUIVO";

      // converte em uma matriz de caracteres
      char[] letras = palavra.ToCharArray();

      // mostramos a palavra original
      Console.WriteLine("Palavra original: " + palavra);

      // vamos embaralhar 5 vezes
      embaralhar(ref letras, 5);

      // junta as partes da string novamente
      string nova_palavra = new String(letras);

      // exibe o resultado
      Console.WriteLine("Palavra embaralhada: " + nova_palavra);

      Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }

    static void embaralhar(ref char[] array, int vezes) {
      Random rand = new Random(DateTime.Now.Millisecond);

      for (int i = 1; i <= vezes; i++) {
        for (int x = 1; x <= array.Length; x++) {
          trocar(ref array[rand.Next(0, array.Length)],
            ref array[rand.Next(0, array.Length)]);
        }
      }
    }

    static void trocar(ref char arg1, ref char arg2) {
      char strTemp = arg1;
      arg1 = arg2;
      arg2 = strTemp;
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Palavra original: ARQUIVO
Palavra embaralhada: UVIARQO


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como retornar apenas os três primeiros elementos de um array em JavaScript usando a função slice() do objeto Array

Quantidade de visualizações: 8897 vezes
Nesta dica eu mostrarei como é possível usar o método slice() do objeto Array da linguagem JavaScript para retornar um ou mais elementos de um vetor, como um novo objeto array.

Para isso só precisamos fornecer ao método o índice inicial e o índice final (não incluindo) dos elementos a serem retornados. É importante observar que o método slice() não modifica o vetor original.

Veja o exemplo completo:

<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>
</head>
<body>
 
<script type="text/javascript">
  var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5, 6, 7);
  document.write("Valores no vetor: " + valores + "<br>");
  document.write("Retornando os três primeiros elementos<br>");
  var valores2 = valores.slice(0, 3);
  document.write("Valores no novo vetor: " + valores2);
</script>
 
</body>
</html>

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Valores no vetor: 1,2,3,4,5,6,7
Retornando os três primeiros elementos
Valores no novo vetor: 1,2,3


Java ::: Dicas & Truques ::: Expressões Regulares

Como usar expressões regulares em Java - Expressões regulares para iniciantes

Quantidade de visualizações: 48722 vezes
O suporte a expressões regulares ou regex tem sido parte da plataforma Java desde a versão 1.4. Contidas no pacote java.util.regex, as classes regex suportam a comparação de padrões de forma similar à linguagem Perl, mas, usando classes e a sintáxe da linguagem Java. Todo o pacote se limita a três classes: Pattern, Matcher e PatternSyntaxException. A versão 1.5 introduziu a interface MatchResult.

Use as duas classes Pattern e Matcher juntas. Defina e expressão regular com a classe Pattern. Então use a classe Matcher para verificar o padrão em relação à fonte de entrada. Uma exceção é lançada quando o padrão tem um erro de sintáxe na expressão.

Estas classes não possuem construtores. Em vez disso, compilamos uma expressão regular para obter um padrão, e então usamos o Pattern retornado para obter seu Matcher baseado na fonte de entrada:

Pattern pattern = Pattern.compile(<regular expression>); 
Matcher matcher = pattern.matcher(<input source>);


Uma vez que tenhamos um Matcher, tipicamente processamos a fonte de entrada a fim de encontrarmos as similaridades contidas. Usa-se o método find() para localizar similaridades do padrão na fonte de entrada. Cada chamada a find() continua a partir do ponto onde a última chamada parou, ou na posição 0 para a primeira chamada. As similaridades encontradas são retornadas pelo método group():

while(matcher.find()){ 
  System.out.printf"Found: \"%s\" from %d to %d.%n", 
    matcher.group(), matcher.start(), matcher.end()); 
} 

O código a seguir mostra um programa básico de expressões regulares, que pede ao usuário que informe tanto a expressão regular quanto a string que será comparada:

import java.util.regex.*; 
import java.io.*;

public class Regex{ 
  public static void main(String args[]){ 
    Console console = System.console(); 

    // Obtém a expressão regular 
    String regex = console.readLine("%nInforme a expressão: "); 
    Pattern pattern = Pattern.compile(regex); 

    // Obtém a entrada 
    String source = console.readLine("Informe a entrada: "); 
    Matcher matcher = pattern.matcher(source); 

    // Mostra as similaridades 
    while(matcher.find()){ 
      System.out.printf("Encontrado: \"%s\" de %d à %d.%n", 
      matcher.group(), matcher.start(), matcher.end()); 
    } 
  } 
} 

Mas, o que realmente é uma expressão regular? A classe Pattern fornece detalhes mais profundos, mas, basicamente uma expressão regular é uma sequência de caracteres que tenta encontrar semelhanças em outra sequencia de caracteres. Por exemplo, podemos procurar o padrão literal de "eles" duplos "ll" na string "Hello, World". O programa anterior encontraria o padrão "ll" começando na posição 2 e terminando na posição 4. A posição final é a posição do próximo caractere depois do fim do padrão de semelhança.

Strings de padrão como "ll" não são muito interessantes, relatando somente onde elas estão literalmente na fonte de entrada. Padrões de expressões regulares podem incluir meta-caracteres especiais. Meta-caracteres fornecem habilidades poderosas de comparação. É possível usar os 15 caracteres "([{\^-$|]})?*+." como meta-caracteres em expressões regulares.

Alguns meta-caracteres indicam o agrupamento de caracteres. Por exemplo, os caracteres de colchetes [ e ] permitem especificar um grupo de caracteres nos quais uma similaridade ocorre se qualquer um dos caracteres entre colchetes for encontrado no texto. Por exemplo, o padrão "co[cl]a" retornará similaridade com "coca" e "cola". Ele não se igualará a "cocla", uma vez que [] é usado para igualar apenas um caractere. Veremos mais sobre quantificadores mais adiante, quando quisermos encontrar alguma coisa múltiplas vezes.

Além de tentar encontrar caracteres individuais, podemos usar os colchetes [ e ] para igualar uma faixa de caracteres, tais como as letras de j-z, definidas como [j-z]. Isso pode também ser combinado com um literal string, como em "foo[j-z]" que encontraria "fool", mas não encontraria "food", uma vez que l está na faixa de j à z e d não está. Podemos também usar o caractere ^ para representar negação, com um literal string ou uma faixa. O padrão "foo[^j-z]" encontrará palavras que começam como foo mas que não terminem com uma letra de j à z. Assim a string food agora seria encontrada. Faixas múltiplas podem ser combinadas como em [a-zA-Z] para informar as letras de a à z maiúsculas ou minúsculas.

Enquanto literais strings são ótimos como primeira lição sobre expressões regulares, as coisas mais típicas que a maioria das pessoas usam em expressões regulares são as classes de caracteres pré-definidos. É aqui que os meta-caracteres . e \ são importantes. O ponto . é usado para representar qualquer caractere. Assim, a expressão regular ".oney" encontraria money e honey, e qualquer outro conjunto de 5 caracteres que terminem em oney. O caractere \ por sua vez, é usado com outros caracteres para representar um conjunto completo de letras. Por exemplo, enquanto podemos usar [0-9] para representar um conjunto de dígitos, podemos também usar \d. Podemos ainda usar [^0-9] para representar um conjunto de caracteres que não sejam dígitos. Ou podemos usar o caractere \D. Todas estas strings de classes de caracteres são definidas na documentação da plataforma Java para a classe Pattern, uma vez que elas não são fáceis de serem lembradas. Eis aqui um sub-conjunto de algumas classes de caracteres pré-definidos especiais:

* \s -- whitespace (espaço em branco)
* \S -- non-whitespace (não seja espaço em branco)
* \w -- word character [a-zA-Z0-9] (caractere de palavra)
* \W -- non-word character (não caractere de palavra)
* \p{Punct} -- punctuation (pontuação)
* \p{Lower} -- lowercase [a-z] (minúsculas)
* \p{Upper} -- uppercase [A-Z] (maiúsculas)


Se você quiser usar uma destas strings no programa Regex mostrado acima, você as define como mostrado. \s se iguala ao espaço em branco. Se, contudo, você quiser definir a expressão regular via código, você precisa se lembrar que o caractere \ tem tratamento especial. Devemos escapar a string no código fonte:

String regexString = "\\s"; 

Aqui, os caracteres \\ representam uma única barra invertida na string. Há outras strings especiais para representar literais strings:

* \t -- tab (tabulação)
* \n -- newline (nova linha)
* \r -- carriage return (retorno de carro)
* \xhh -- hex character 0xhh (caractere hexadecimal)
* \uhhhh -- hex character 0xhhhh (caractere hexadecimal)


Os quantificadores tornam as expressões regulares mais interessantes, pelo menos quando combinados com outras expresssões tais como classes de caracteres. Por exemplo, se quisermos encontrar uma string de três caracteres de a-z, poderíamos usar o padrão "[a-z][a-z][a-z]". Mas não precisamos fazer isso. Em vez de repetir a string, adicionamos um quantificador após o padrão. Para este exemplo específico, "[a-z][a-z][a-z]" pode ser representado como "[a-z]{3}". Para uma quantidade específica, o número vai dentro das chaves {}. Podemos também usar ?, * ou + para representar zero ou uma vez, zero ou mais vezes, ou uma ou mais vezes, respectivamente.

O padrão [a-z]? encontra um caractere de a-z zero ou uma vez. O padrão [a-z]* encontra um caractere de a-z zero ou mais vezes. O padrão [a-z]+ encontra um caractere de a-z uma ou mais vezes.

Use quantificador com cuidado, prestando muita atenção aos quantificadores que permitem zero similaridades.

Quando usamos as chaves {} como quantificadores, devemos definir uma faixa. {3} significa exatamente 3 vezes, mas poderíamos dizer {3,}, que define no mínimo três vezes. O quantificador {3,5} encontra um padrão de 3 a 5 vezes.

Há mais sobre expressões regulares que o que mostramos aqui. A arte de usá-las envolve descobrir a expressão regular correta para a situação atual. Tente diferente expressões com o programa Regex e veja se ele encontra o que você está esperando. Certifique-se de tentar diferentes quantificadores para entender realmente suas diferenças. Observe que quantificadores geralmente tentam incluir o maior número de caracteres para uma similaridade possível.


C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como substituir todos os espaços em uma string pelo caractere de underline em C# usando o método Replace() da classe String

Quantidade de visualizações: 8295 vezes
Nesta dica de C# eu trago um trecho de código que mostra como substituir todos os espaços em uma string pelo caractere de sublinhado (underline). Para a realização desta tarefa nós vamos usar o método Replace() da classe String da linguagem C#.

Veja o código completo para o exemplo:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      string frase = "Gosto muito de C#";
      Console.WriteLine("Frase original: " + frase);

      // substitui os espaços por underline
      frase = frase.Replace(" ", "_");
      Console.WriteLine("Depois da substituição: " + frase);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Frase original: Gosto muito de C#
Depois da substituição: Gosto_muito_de_C#


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Exercício Resolvido de Java - Escreva uma função Java que recebe três números inteiros e retorna o menor deles

Quantidade de visualizações: 1056 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que contenha um método ou função que recebe três números inteiros e retorne o menor deles como um inteiro. Seu método não deve produzir nenhuma saída, apenas retornar o menor número entre os três argumentos fornecidos.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro número: 8
Informe o segundo número: 10
Informe o terceiro número: 7
O menor número é: 7
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
  
    // vamos pedir para o usuário informar três
    // números inteiros
    System.out.print("Informe o primeiro número: ");
    int n1 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe o segundo número: ");
    int n2 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe o terceiro número: ");
    int n3 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // agora vamos calcular o menor número
    int menorNumero = menor(n1, n2, n3);
    
    // e mostramos o resultado
    System.out.println("O menor número é: " + menorNumero);
  }
  
  // método que recebe três números e retorna o menor deles
  public static int menor(int a, int b, int c){
    return Math.min(Math.min(a, b), c);
  }
}



Java ::: Java para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como calcular a norma ou módulo de vetores nos espaços R2 e R3 usando Java - Geometria Analítica e Álgebra Linear usando Java

Quantidade de visualizações: 2547 vezes
Em Geometria Analítica e Álgebra Linear, a magnitude, norma, comprimento, tamanho ou módulo (também chamado de intensidade na Física) de um vetor é o seu comprimento, que pode ser calculado por meio da distância de seu ponto final a partir da origem, no nosso caso (0,0).

Considere o seguinte vetor no plano, ou seja, no espaço bidimensional, ou R2:

\[\vec{v} = \left(7, 6\right)\]

Aqui este vetor se inicia na origem (0, 0) e vai até as coordenadas (x = 7) e (y = 6). Veja sua plotagem no plano 2D:



Note que na imagem já temos todas as informações que precisamos, ou seja, o tamanho desse vetor é 9 (arredondado) e ele faz um ângulo de 41º (graus) com o eixo x positivo. Em linguagem mais adequada da trigonometria, podemos dizer que a medida do cateto oposto é 6, a medida do cateto adjacente é 7 e a medida da hipotenusa (que já calculei para você) é 9.

Note que já mostrei também o ângulo theta (__$\theta__$) entre a hipotenusa e o cateto adjacente, o que nos dá a inclinação da reta representada pelos pontos (0, 0) e (7, 6).

Relembrando nossas aulas de trigonometria nos tempos do colegial, temos que o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos, ou seja, o Teorema de Pitágoras:

\[a^2 = b^2 + c^2\]

Como sabemos que a potenciação é o inverso da radiciação, podemos escrever essa fórmula da seguinte maneira:

\[a = \sqrt{b^2 + c^2}\]

Passando para os valores x e y que já temos:

\[a = \sqrt{7^2 + 6^2}\]

Podemos comprovar que o resultado é 9,21 (que arredondei para 9). Não se esqueça da notação de módulo ao apresentar o resultado final:

\[\left|\vec{v}\right| = \sqrt{7^2 + 6^2}\]

E aqui está o código Java que nos permite informar os valores x e y do vetor e obter o seu comprimento, tamanho ou módulo:

package arquivodecodigos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler os valores x e y
    System.out.print("Informe o valor de x: ");
    double x = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe o valor de y: ");
    double y = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // vamos calcular a norma do vetor
    double norma = Math.sqrt(Math.pow(x, 2) + Math.pow(y, 2));
    
    // mostra o resultado
    System.out.println("A norma do vetor é: " + norma);
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor de x: 7
Informe o valor de y: 6
A norma do vetor é: 9.219544457292887

Novamente note que arredondei o comprimento do vetor para melhor visualização no gráfico. Para calcular a norma de um vetor no espaço, ou seja, no R3, basta acrescentar o componente z no cálculo.


Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Python - Escreva um programa Python para mover todos os zeros para o final do vetor, sem alterar a ordem dos elementos já presentes no array

Quantidade de visualizações: 1891 vezes
Pergunta/Tarefa:

Dado o seguinte vetor de inteiros:

# vamos declarar e construir um vetor de 8 inteiros
valores = [0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9]
Escreva um programa Python para mover todos os zeros para o final do vetor, ou seja, para a direita, sem alterar a ordem dos elementos diferentes de zero já presentes no array e sem criar um vetor adicional ou temporário.

Sua saída deverá ser parecida com:

Vetor na ordem original:

0   3   0   5   7   4   0   9   

Vetor com os zeros deslocados para o final:

3   5   7   4   9   0   0   0
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

# método principal
def main():
  # vamos declarar e construir um vetor de 8 inteiros
  valores = [0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9]
    
  # vamos mostrar o vetor na ordem original
  print("Vetor na ordem original:\n")
  for i in range(len(valores)):
    print("%d   " % valores[i], end="")
    
  # vamos inicializar j como 0 para que ele aponte para
  # o primeiro elemento do vetor
  j = 0
    
  # agora o laço for percorre todos os elementos do vetor,
  # incrementanto a variável i e deixando o j em 0
  for i in range(len(valores)):
    # encontramos um valor que não é 0
    if(valores[i] != 0):
      # fazemos a troca entre os elementos nos índices
      # i e j
      temp = valores[i]
      valores[i] = valores[j]
      valores[j] = temp
      # e avançamos o j para o elemento seguinte
      j = j + 1
    
  # agora mostramos o resultado
  print("\n\nVetor com os zeros deslocados para o final:\n")
  for i in range(len(valores)):
    print("%d   " % valores[i], end="")
    
if __name__== "__main__":
  main()

Não se esqueça: A resolução do exercício deve ser feita sem a criação de um vetor, array ou lista adicional, e os elementos diferentes de zero devem permanecer na mesma ordem que eles estavam antes.


Python ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Datas e horas em Python - Como obter o nome do dia da semana no formato longo (segunda-feira, terça-feira, etc) usando a função strftime() do Python

Quantidade de visualizações: 8946 vezes
Nesta dica eu mostro como podemos usar a função strftime() da linguagem Python para obter e exibir o nome do dia da semana no formato longo e em português, ou seja, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, etc.

Veja o código completo para o exemplo:

from datetime import datetime
import locale

# função principal do programa
def main():
  # Configurações do usuário
  locale.setlocale(locale.LC_ALL, '')
 
  # Obtém um datatime da data e hora atual
  hoje = datetime.today()
 
  # Exibe o nome do dia da semana no formato
  # longo
  print("O dia da semana é:", hoje.strftime("%A"))
 
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

O dia da semana é: quinta-feira


C# ::: Threads ::: Thread

Como usar a classe Thread para criar threads em seus programas C#

Quantidade de visualizações: 11906 vezes
A classe Thread permite criar e controlar uma thread, além de definir sua prioridade e obter seu status. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes da plataforma .NET:

System.Object
  System.Runtime.ConstrainedExecution.CriticalFinalizerObject
    System.Threading.Thread


Um processo pode criar uma ou mais threads para executar parte do código do programa associado a tal processo. Usamos um delegate ThreadStart ou um delegate ParameterizedThreadStart para especificar o código do programa que será executado pela thread. O delegate ParameterizedThreadStart nos permite passar dados para as funções a serem executadas pela thread.

Durante seu ciclo de vida, uma thread está sempre em um ou mais dos estados definidos pela enumeração ThreadState. Um nível de prioridade de agendamento, como definido na enumeração ThreadPriority, pode ser requisitado para a thread, mas, este comportamento nem sempre é garantido pelo sistema operacional.

O método GetHashCode() fornece identificação para threads gerenciadas. Durante o ciclo de vida de uma thread, seu código de identificação não colidirá com os códigos das demais threads, independente do domínio da aplicação a partir do qual obtemos tal valor.

Veja um trecho de código no qual criamos uma thread e a agendamos para execução paralela com a thread principal da aplicação. Note como os valores dos dois laços são exibidos de forma compartilhada pelas duas threads, ou seja, um thread exibe alguns valores e pára, para permitir que a outra faça parte do seu trabalho:

class Program{
  static void Main(string[] args){
    // using using System.Threading;

    // vamos criar uma nova instância da clase Thread
    // e fornecer o método que será executado
    Thread thread = new Thread(contar);
     
    // vamos agendar a thread para futura execução
    thread.Start();

    // agora vamos contar na thread principal
    for (int i = 0; i <= 20; i++){
      Console.Write("#" + Thread.CurrentThread.GetHashCode() 
        + ": " + i + ", ");
    }

    Console.Write("\n\nPressione uma tecla para sair...");
    Console.ReadKey();
  }

  // método que será chamado pela thread
  static void contar(){
    for (int i = 0; i <= 20; i++){
      Console.Write("#" + Thread.CurrentThread.GetHashCode() 
        + ": " + i + ", ");
    }
  }
}

Aqui eu usei a sintáxe de criação de objetos da classe Thread que cria uma instância de ThreadStart nos bastidores, ou seja, forneci apenas o método a ser executado pela nova thread. Note também que uma chamada ao método Start() da thread não faz com que a thread seja executada imediatamente. Este método apenas torna a thread elegível para execução, ou seja, no estado "pronta" (Running). É o sistema operacional que determina quando a mesma será executada.


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercício Resolvido de C - Usando um laço for para percorrer os elementos de uma matriz e exibí-los na ordem original e invertida

Quantidade de visualizações: 10435 vezes
Pergunta/Tarefa:

Considere a seguinte matriz de inteiros:

// uma matriz de inteiros contendo sete elementos
int valores[] = {6, 9, 12, 34, 83, 20, 17};
Escreva um programa C que usa um laço for para percorrer todos os elementos desta matriz duas vezes e exibí-los na ordem original e invertidos (somente na exibição, ou seja, não é necessário alterar a ordem dos elementos na matriz).

Seu programa deverá exibir a seguinte saída:

Ordem original:

6 9 12 34 83 20 17 

Ordem inversa:

17 20 83 34 12 9 6
Resposta/Solução:

Veja abaixo a resolução completa para esta tarefa:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  // uma matriz de inteiros contendo sete elementos
  int valores[] = {6, 9, 12, 34, 83, 20, 17};
  int tam_matriz = 7;
  int i;
    
  // primeiro vamos exibir os valores da matriz na ordem original
  printf("Ordem original:\n");

  for(i = 0; i < tam_matriz; i++){
    printf("%d  ", valores[i]);
  }

  // agora vamos exibir na ordem inversa
  printf("\n\nOrdem inversa:\n");

  for(i = tam_matriz - 1; i >= 0; i--){
    printf("%d  ", valores[i]);
  }
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}


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