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Portugol ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o coeficiente angular de uma reta em Portugol dados dois pontos no plano cartesianoQuantidade de visualizações: 599 vezes |
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x. Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano: ![]() Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é: \[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \] Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente. Veja agora o trecho de código na linguagem Portugol que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos: // Calcular o coeficiente angular de uma reta em Portugol programa { // vamos incluir a biblioteca Matematica inclua biblioteca Matematica --> mat funcao inicio() { // coordenadas dos dois pontos real x1, y1, x2, y2 // guarda o coeficiente angular real m // x e y do primeiro ponto escreva("Coordenada x do primeiro ponto: ") leia(x1) escreva("Coordenada y do primeiro ponto: ") leia(y1) // x e y do segundo ponto escreva("Coordenada x do segundo ponto: ") leia(x2) escreva("Coordenada y do segundo ponto: ") leia(y2) // vamos calcular o coeficiente angular m = (y2 - y1) / (x2 - x1) // mostramos o resultado escreva("O coeficiente angular é: ", m) } } Ao executar este código Portugol Webstudio nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro ponto: 3 Coordenada y do primeiro ponto: 6 Coordenada x do segundo ponto: 9 Coordenada y do segundo ponto: 10 O coeficiente angular é: 0.6666666666666666 No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta: 1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0; 2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0; 3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0). 4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe. |
C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Passos Iniciais |
Como usar a função WinMain das aplicações C++ GUI usando a Windows APIQuantidade de visualizações: 9838 vezes |
Cada programa de interface gráfica escrito em C++ e usando a Windows API possui como ponto de entrada de execução, a função WinMain(). Esta função é a equivalente do main() em aplicações console. Veja sua assinatura:int WINAPI WinMain(HINSTANCE hInstance, HINSTANCE hPrevInstance, LPSTR lpCmdLine, int nCmdShow) É possível usar esta função sem a macro WINAPI, ou seja: int WinMain(HINSTANCE hInstance, HINSTANCE hPrevInstance, LPSTR lpCmdLine, int nCmdShow) O primeiro passo a observar é que esta função deve retornar um valor inteiro quando finalizar. Isso serve para informar ao sistema operacional se algum erro ocorreu durante a tentativa de sua execução. Vejamos agora uma explicação detalhada de seus parâmetros: HINSTANCE hInstance - É um handle para o módulo executável do programa (o arquivo .exe na memória). HINSTANCE hPrevInstance - Sempre NULL para programas Win32. LPSTR lpCmdLine - Os argumentos da linha de comando como uma única string. Não inclui o nome do programa. int nCmdShow - Um valor inteiro que pode ser passado para a função ShowWindow(). hInstance é usado para tarefas tais como carregar recursos ou outras que são realizadas em um módulo. Um módulo é um EXE ou DLL carregada em seu programa. hPrevInstance era usado como um handle para uma instância executada anteriormente no Win16. Este cenário não mais ocorre. Em Win32 podemos ignorar por completo este parâmetro. |
wxWidgets ::: Dicas & Truques ::: wxApp |
Como usar a classe wxApp em suas aplicações C++ wxWidgetsQuantidade de visualizações: 1929 vezes |
A classe wxApp (Application Class) é uma das primeiras classes que devemos estudar se quisermos ter um domínio perfeito do framework wxWidgets. Para usá-la, devemos incluir #include <wx/app.h> em nossos códigos. Essa classe herda de wxAppConsole. Todas as aplicações wxWidgets definem uma classe application derivada de wxApp. Há somente uma instância dela, e essa instância representa a aplicação sendo executada no momento. De todos os métodos herdados de wxApp, há pelo menos um que devemos implementar, e ele é a função OnInit(), que é chamada quando o wxWidgets está pronto para executar o nosso código. OnInit() equivale ao main() em C/C++ ou WinMain (aplicações Win32). Veja um trecho de código no qual declaramos e usamos a classe wxApp: Código para aplicacao.h: #include <wx/wx.h> // arquivo de definição // declaramos a classe application class MinhaAplicacao : public wxApp{ public: // é chamado no startup da aplicação virtual bool OnInit(); }; // declara MinhaAplicacao& GetApp() DECLARE_APP(MinhaAplicacao) Código para aplicacao.cpp: #include "aplicacao.h" // arquivo de implementação // aqui o wxWidgets implementa nosso objeto MinhaAplicacao IMPLEMENT_APP(MinhaAplicacao) bool MinhaAplicacao::OnInit(){ // vamos mostrar uma mensagem ao iniciar a aplicação wxMessageDialog *alerta = new wxMessageDialog(NULL, wxT("A aplicação foi iniciada com sucesso"), wxT("Informação"), wxOK); alerta->ShowModal(); // em geral retornamos true para iniciar o loop de eventos // mas essa aplicação exibe apenas uma janela de mensagem. Podemos sair return false; } Veja que no arquivo de declaração (header file) nós temos a macro DECLARE_APP. Ela nos permite declarar a função wxGetApp() que retorna uma referência para o objeto aplicação. Se não fizermos isso, a única forma de obter tal referência é usando o ponteiro global wxTheApp, que é do tipo wxApp*. A macro IMPLEMENT_APP, no arquivo de implementação, permite ao wxWidgets criar dinamicamente uma instância do objeto application no ponto apropriado da inicialização da biblioteca. Esse trecho de código é totalmente funcional, mas teremos apenas a exibição de uma mensagem wxMessageDialog. Por essa razão eu retornei false no laço de eventos. Se tivéssemos criado uma janela wxFrame, o retorno deveria ser true, já que teríamos de lidar com eventos. Para finalizarmos, lembre-se de que o método OnInit() da classe wxApp é o local ideal para se fazer as verificações iniciais da aplicação, tais como conexão com banco de dados, permissão do usuário, disponibilidade da rede, etc. |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Apostila Delphi - Como obter o menor entre dois valores usando a função Min() do DelphiQuantidade de visualizações: 12882 vezes |
A função Min(), presente na unit Math é útil quando precisamos retornar o menor entre dois valores fornecidos. Veja um exemplo:procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject); var a, b, menor: Integer; begin // uses Math a := 34; b := 17; menor := Min(a, b); // exibe o resultado ShowMessage('O menor valor é: ' + IntToStr(menor)); end; Note que a função Min() é uma função sobrecarregada, ou seja, os valores fornecidos e o retorno da função podem ser do tipo Integer, Int64, Single, Double ou Extended. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Como usar null em JavaQuantidade de visualizações: 32027 vezes |
O tipo de dados null é um tipo (ou valor) especial que indica que uma referência não está apontando para nenhum objeto, ou seja, aponta para uma posição de memória nula. Este tipo pode ser atribuído (ou testado) apenas a referências. Seu uso não é permitido com primitivos. Veja um trecho de código no qual definimos que uma variável do tipo String aponta para um objeto nulo: public class Estudos{ public static void main(String args[]){ String nome = null; System.out.println(nome.length()); System.exit(0); } } Este código compila normalmente. Porém, ao tentarmos executá-lo, temos uma exceção de tempo de execução NullPointerException: Exception in thread "main" java.lang.NullPointerException at Estudos.main(Estudos.java:5) Isso aconteceu porque estamos tentando executar um método de um objeto que não existe. Uma técnica muito valiosa é testar se uma referência não está apontando para um objeto nulo. Veja como isso é feito: public class Estudos{ public static void main(String args[]){ String nome = null; if(nome != null) System.out.println(nome.length()); else System.out.println("Objeto é nulo."); System.exit(0); } } Tenha em mente que, quando uma referência recebe o valor null, o objeto para o qual ela apontava fica imediatamente disponível para o coletor de lixo (Garbagge Colector), ou seja, a memória ocupada pelo objeto pode ser liberada a qualquer momento. Veja agora o que acontece quando tentamos atribuir o valor null a um primitivo: public class Estudos{ public static void main(String args[]){ int valor = null; System.exit(0); } } Eis a mensagem de erro de compilação: Estudos.java:3: incompatible types found : <nulltype> required: int int valor = null; ^ 1 error |
Delphi ::: Data Access Controls (Controles de Acesso a Dados) ::: TClientDataSet |
Como obter a quantidade de registros em um TClientDataSet do Delphi usando a propriedade RecordCountQuantidade de visualizações: 11465 vezes |
Em algumas situações precisamos saber a quantidade de registros atualmente armazenados em um componente TClientDataSet. Para isso podemos usar a propriedade RecordCount, implementada originalmente na classe TDataSet e reimplementada na classe TClientDataSet. Veja um trecho de código no qual usamos o evento OnClick de um botão para exibir a quantidade de registros atualmento no TClientDataSet: procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject); var qRegistros: Integer; begin // obtém a quantidade de registros no TClientDataSet qRegistros := ClientDataSet1.RecordCount; // mostra o resultado ShowMessage('O ClientDataSet possui ' + IntToStr(qRegistros) + ' registros.'); end; Ao executar o código e clicar no botão você verá uma mensagem parecida com: "O ClientDataSet possui 20 registros.". Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Um programa Java que gera um número randômico na faixa de 20 a 40 (valores inclusos) e exibe o seno, cosseno e tangenteQuantidade de visualizações: 541 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que gera um número randômico na faixa de 20 a 40 (valores inclusos) e exibe o seno, cosseno e tangente do número aleatório gerado. Sua saída deve ser parecida com: O número gerado foi: 26 O seno do número gerado é: 0.7625584504796028 O cosseno do número gerado é: 0.6469193223286404 A tangente do número gerado é: 1.1787535542062797 O número gerado foi: 40 O seno do número gerado é: 0.7451131604793488 O cosseno do número gerado é: -0.6669380616522619 A tangente do número gerado é: -1.117214930923896 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Random; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema int numero_rand; double seno, cosseno, tangente; // vamos gerar o número aleatório na faixa 20-40 Random rand = new Random(); numero_rand = rand.nextInt(21) + 20; System.out.println("O número gerado foi: " + numero_rand); // vamos gerar o seno do número sorteado seno = Math.sin(numero_rand); System.out.println("O seno do número gerado é: " + seno); // vamos gerar o cosseno do número sorteado cosseno = Math.cos(numero_rand); System.out.println("O cosseno do número gerado é: " + cosseno); // agora a tangente do número sorteado tangente = Math.tan(numero_rand); System.out.println("A tangente do número gerado é: " + tangente); } } |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular juros simples e montante usando PHPQuantidade de visualizações: 11827 vezes |
O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor Principal ou simplesmente principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Transformando em fórmula temos: J = P . i . n Onde: J = juros P = principal (capital) i = taxa de juros n = número de períodos Imaginemos uma dívida de R$ 2.000,00 que deverá ser paga com juros de 5% a.m. pelo regime de juros simples e o prazo para o pagamento é de 2 meses. O cálculo em PHP pode ser feito assim: <?php $principal = 2000.00; $taxa = 0.08; // 8% $meses = 2; $juros = $principal * $taxa * $meses; echo "O total de juros a ser pago é: " . $juros; ?> O montante da dívida pode ser obtido das seguintes formas: a) Montante = Principal + Juros b) Montante = Principal + (Principal x Taxa de juros x Número de períodos) M = P . (1 + (i . n)) Veja o código: <?php $principal = 2000.00; $taxa = 0.08; // 8% $meses = 2; $juros = $principal * $taxa * $meses; $montante = $principal * (1 + ($taxa * $meses)); echo "O total de juros a ser pago é: " . $juros . "<br>"; echo "O montante a ser pago é: " . $montante; ?> |
C ::: C para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como somar os elementos da diagonal principal de uma matriz em CQuantidade de visualizações: 4718 vezes |
A Matriz quadrada é um tipo especial de matriz que possui o mesmo número de linhas e o mesmo número de colunas, ou seja, dada uma matriz Anxm, ela será uma matriz quadrada se, e somente se, n = m, onde n é o número de linhas e m é o número de colunas. Em geral as matrizes quadradas são chamadas de Matrizes de Ordem n, onde n é o número de linhas e colunas. Dessa forma, uma matriz de ordem 4 é uma matriz que possui 4 linhas e quatro colunas. Toda matriz quadrada possui duas diagonais, e elas são muito exploradas tanto na matemática quanto na construção de algorítmos. Essas duas diagonais são chamadas de Diagonal Principal e Diagonal Secundária. A diagonal principal de uma matriz quadrada une o seu canto superior esquerdo ao canto inferior direito. Veja: ![]() Nesta dica veremos como calcular a soma dos valores dos elementos da diagonal principal de uma matriz usando C. Para isso, só precisamos manter em mente que a diagonal principal de uma matriz A é a coleção das entradas Aij em que i é igual a j. Assim, tudo que temos a fazer é converter essa regra para código C. Veja um trecho de código C completo no qual pedimos para o usuário informar os elementos da matriz e em seguida mostramos a soma dos elementos da diagonal superior: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ // vamos declarar e construir uma matriz de três linhas // e três colunas int linhas = 3, colunas = 3; int matriz[linhas][colunas]; // guarda a soma dos elementos na diagonal principal int soma_diagonal = 0; int i, j; // vamos ler os valores para os elementos da matriz for(i = 0; i < linhas; i++){ // linhas for(j = 0; j < colunas; j++){ // colunas printf("Informe o valor para a linha %d e coluna %d: " , i, j); scanf("%d", &matriz[i][j]); } } // vamos mostrar a matriz da forma que ela // foi informada printf("\n"); // percorre as linhas for(i = 0; i < linhas; i++){ // percorre as colunas for(j = 0; j < colunas; j++){ printf("%d ", matriz[i][j]); } // passa para a próxima linha da matriz printf("\n"); } // vamos calcular a soma dos elementos da diagonal // principal for(i = 0; i < linhas; i++){ for(j = 0; j < colunas; j++){ if(i == j){ soma_diagonal = soma_diagonal + matriz[i][j]; } } } // finalmente mostramos a soma da diagonal principal printf("\nA soma dos elementos da diagonal principal é: %d" , soma_diagonal); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor para a linha 0 e coluna 0: 3 Informe o valor para a linha 0 e coluna 1: 7 Informe o valor para a linha 0 e coluna 2: 9 Informe o valor para a linha 1 e coluna 0: 2 Informe o valor para a linha 1 e coluna 1: 4 Informe o valor para a linha 1 e coluna 2: 1 Informe o valor para a linha 2 e coluna 0: 5 Informe o valor para a linha 2 e coluna 1: 6 Informe o valor para a linha 2 e coluna 2: 8 3 7 9 2 4 1 5 6 8 A soma dos elementos da diagonal principal é: 15 |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
PHP para iniciantes - Como substituir substrings considerando maiúsculas e minúsculas usando a função str_replace() do PHPQuantidade de visualizações: 145 vezes |
A função str_replace() da linguagem PHP é muito útil quando precisamos efetuar substituições de substrings em uma string, ou seja, precisamos substituir partes de uma palavra, frase ou texto. No entanto, temos que ficar atentos ao fato de que esta função diferencia letras maiúsculas de minúsculas. Veja o código completo para o exemplo: <html> <head> <title>Estudando PHP</title> </head> <body> <?php $frase = "Jsp? Gosto de programar em JSP"; echo "Original: " . $frase; $frase = str_replace("JSP", "PHP", $frase); echo "<br>Depois da substituição: " . $frase; ?> </body> </html> Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: Original: Jsp? Gosto de programar em JSP Depois da substituição: Jsp? Gosto de programar em PHP |
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