Ruby ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercícios Resolvidos de Ruby - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equilátero

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Pergunta/Tarefa:

Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra:

A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B).

Escreva um programa Ruby que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais).

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro lado do triângulo: 30
Informe o segundo lado do triângulo: 40
Informe o terceiro lado do triângulo: 60
O triângulo é escaleno
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Ruby:

# vamos ler o primeiro lado do triângulo
print "Informe o primeiro lado do triângulo: "
lado_a = Integer(gets)

# vamos ler o segundo lado do triângulo
print "Informe o segundo lado do triângulo: "
lado_b = Integer(gets)

# vamos ler o terceiro lado do triângulo
print "Informe o terceiro lado do triângulo: "
lado_c = Integer(gets)

# os lados informados formam um triângulo?
if((lado_a < (lado_b + lado_c)) && (lado_b < (lado_a + lado_c)) \
  && (lado_c < (lado_a + lado_b)))
  # é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)?
  if((lado_a == lado_b) && (lado_b == lado_c))
    print "O triângulo é equilátero"  
  else
    # é isósceles (dois lados iguais e um diferente)?
    if((lado_a == lado_b) || (lado_a == lado_c) || \
      (lado_c == lado_b))
      print "O triângulo é isósceles" 
    else
      # é escaleno
      print "O triângulo é escaleno"
    end
  end
else
  print "Os lados informados não formam um triângulo." 
end



PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como abrir um arquivo em PHP - Passos necessários para abrir um arquivo usando PHP

Quantidade de visualizações: 18245 vezes
Nesta dica mostrarei os passos necessários para abrir um arquivo usando PHP. Note que usei a função file_exists() para verificar se o caminho e nome do arquivo indicados existem no sistema. Em seguida efetuamos uma chamada à função fopen() indicando que o arquivo será aberto no modo leitura.

Veja como coloquei todo o código em uma exceção try..catch. Usar exceções em PHP é a melhor forma de garantir que seus códigos responderão corretamente a eventos inesperados.

Veja o código completo para o exemplo:

<?php
// Informe o nome do arquivo que você deseja abrir
$arquivo = "c:\\estudos_php\\teste.txt";

// Use a função file_exists() para confirmar a existência do
// do arquivo.
if(file_exists($arquivo)){
  // Tente abrir o arquivo (neste exemplo vamos abrí-lo para leitura)
  try{
    if($readfile = fopen($arquivo, "r")){
      // Já podemos manipular o arquivo.
      echo "Arquivo aberto com sucesso.";
    } 
    else{
      // Não foi possível abrir. Vamos lançar uma exceção.
      throw new exception("Não consegui abrir o arquivo.");
    }
  } 
  catch(exception $e){
    echo $e->getmessage();
  }
} 
else{
  echo "Arquivo não existe.";
}
?>

Ao executar este código PHP nós teremos duas situações. Se o arquivo existir, a mensagem "Arquivo aberto com sucesso." será exibida. Se o arquivo não existir, a mensagem "Arquivo não existe".

Há ainda uma terceira mensagem, que será exibida caso a exceção for atirada, indicando que o arquivo não pôde ser aberto por alguma outra razão.


Java ::: Dicas & Truques ::: Expressões Regulares

Java Expressões Regulares - Como substituir todas as ocorrências de uma substring em uma string usando expressões regulares

Quantidade de visualizações: 9339 vezes
Este exemplo mostra como substituir todas as ocorrências de uma substring em uma string usando expressões regulares na linguagem Java.

Nesta dica nós substituimos todas as ocorrências de "Java" por "C++".

Veja o código completo:

package arquivodecodigos;

import java.util.regex.*;
 
public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    String padrao = "Java";
    Pattern regPat = Pattern.compile(padrao);
    String frase = "Java? Gosto muito de Java.";
    System.out.println("Frase original: " + frase);
    Matcher matcher = regPat.matcher(frase);
    String res = matcher.replaceAll("C++");
    System.out.println("Depois da substituição: " + res);
  } 
} 

Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Frase original: Java? Gosto muito de Java.
Depois da substituição: C++? Gosto muito de C++.


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico

Exercício Resolvido de C - Ler três números inteiros e indicar se eles estão em ordem crescente ou decrescente

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C que pede para o usuário informar três números inteiros e informa se eles estão em ordem crescente ou decrescente. Se os números estiverem em ordem crescente, escreva "Ordem Crescente". Se estiverem em ordem decrescente, escreva "Ordem Decrescente". Do contrário escreva "Sem ordem definida".

Sua saída deverá ser parecida com:

Primeiro número: 4
Segundo número: 8
Terceiro número: 11
Ordem Crescente
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do exercício
  int a, b, c;
	
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
  
  // vamos pedir para o usuário informar três números
  printf("Primeiro número: ");
  scanf("%d", &a);
  printf("Segundo número: ");
  scanf("%d", &b);
  printf("Terceiro número: ");
  scanf("%d", &c);
    
  // os números estão em ordem crescente?
  if (a < b && b < c){
    printf("Ordem Crescente");
  }
  // os números estão em ordem decrescente?
  else if (a > b && b > c){
    printf("Ordem Decrescente");
  }
  // sem ordem definida
  else{
    printf("Sem ordem definida");
  } 
	
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como testar se uma matriz é simétrica em Java

Quantidade de visualizações: 1090 vezes
Uma matriz simétrica é uma matriz que é igual à sua transposta. Para que esta definição faça sentido, apenas podemos considerar matrizes que são quadradas, ou seja, mesma quantidade de linhas e colunas.

De forma mais precisa, se A=[aij] é uma matriz de ordem n x n, nós dizemos que A é simétrica quando A=At.

Veja um código Java completo no qual nós declaramos uma matriz quadrada de ordem 3, pedimos para o usuário informar os valores de seus elementos e no final informamos se a matriz é uma matriz simétrica:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    int n = 3; // ordem da matriz quadrada
    int matriz[][] = new int[n][n]; // matriz quadrada

    // para efetuar a leitura do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos pedir para o usuário informar os elementos da matriz
    for (int i = 0; i < n; i++){
      for (int j = 0; j < n; j++) {
        System.out.print("Elemento na linha " + (i + 1) +
          " e coluna " + (j + 1) + ": ");
        matriz[i][j] = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      }
    }
    
    // agora verificamos se a matriz é simétrica
    boolean simetrica = true;
    for (int i = 0; (i < n) && (simetrica); i++) {
      for (int j = 0; (j < i) && (simetrica); j++) {
        // os elementos em posicoes simetricas sao iguais?
        if (matriz[i][j] != matriz[j][i]){
          simetrica = false;
        }
      }
    }
    
    // agora mostramos a matriz lida
    System.out.printf("\n");
    for (int i = 0; i < n; i++) {
      for (int j = 0; j < n; j++) {
        System.out.printf("%d ", matriz[i][j]);
      }
      System.out.printf("\n");
    }

    if (simetrica){
       System.out.printf("\nA matriz informada é uma matriz simétrica.\n");
    }
    else{
      System.out.printf("\nA matriz informada não é uma matriz simétrica.\n");
    }
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Elemento na linha 1 e coluna 1: 5
Elemento na linha 1 e coluna 2: 1
Elemento na linha 1 e coluna 3: 2
Elemento na linha 2 e coluna 1: 1
Elemento na linha 2 e coluna 2: 6
Elemento na linha 2 e coluna 3: 3
Elemento na linha 3 e coluna 1: 2
Elemento na linha 3 e coluna 2: 3
Elemento na linha 3 e coluna 3: 8

5 1 2 
1 6 3 
2 3 8 

A matriz informada é uma matriz simétrica.



Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea

Java Swing - Como evitar a barra de rolagem horizontal em um JScrollPane

Quantidade de visualizações: 132 vezes
Em algumas situações nós precisamos usar um JScrollPane para permitir as barras de rolagem em algum componente visual do Java Swing. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito, e mostro também como a barra de rolagem horizontal pode ser evitada. Este comportamento é o esperado quando estamos trabalhando com caixas de texto do tipo JTextArea.

Veja um trecho de código no qual usamos a constante HORIZONTAL_SCROLLBAR_NEVER de ScrollPaneConstants para indicar que a barra horizontal não deverá ser exibida:

textArea = new JTextArea(10, 20);
JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(textArea);
     
// Evitar o aparecimento da barra de rolagem horizontal
scrollPane.setHorizontalScrollBarPolicy(
ScrollPaneConstants.HORIZONTAL_SCROLLBAR_NEVER);



Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Aprenda a programar em Python - Como criar suas próprias funções em Python

Quantidade de visualizações: 17850 vezes
Funções em Python são definidas usando a palavra-chave def. Tal palavra é seguida pelo nome da função, seguida de um par de parênteses que podem conter os parâmetros da função. Finalmente os dois-pontos (:) finalizam a definição da função. Veja um exemplo:

def minhaFuncao():
  print "Fui chamada"

# chama a função
minhaFuncao()

Veja agora um exemplo de função com um parâmetro:

def escrever(texto):
  print texto

# chama a função
escrever("Gosto de programar em Python")

Em Python, funções podem retornar um resultado para o código chamador usando a palavra-chave return. Veja:

def maior(x, y):
  if x > y:
    return x
  else:
    return y

# chama a função
print maior(43, 6)



Ruby ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar construtores em Ruby - Programação Orientada a Objetos em Ruby

Quantidade de visualizações: 10441 vezes
Os métodos construtores são recursos muito importantes na construção de objetos de um classe, uma vez que estes permitem inicializar as variáveis de instância do objeto sendo construído.

Dessa forma, na programação orientada a objetos, o método construtor tem por finalidade instanciar um novo objeto e já fornecer (ou não) os valores iniciais para as suas variáveis de instância.

Em Ruby, o construtor de uma classe é definido com o uso da palavra-chave initialize. Veja um exemplo:

# Definição da classe Cliente
class Cliente
  # construtor da classe
  def initialize(nome, idade)
    @nome = nome
    @idade = idade
  end
    
  # método que permite retornar o nome do cliente
  def obter_nome
    @nome
  end
    
  # método que permite retornar a idade do cliente	
  def obter_idade
    @idade
  end
end

# Cria uma instância da classe Cliente e inicializa as
# variáveis de instância @nome e @idade
cliente = Cliente.new("Osmar J. Silva", 35)

# Efetua uma chamada ao método obter_nome
puts "O nome do cliente é: " + cliente.obter_nome

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

O nome do cliente é: Osmar J. Silva


Java ::: Pacote java.lang ::: StringBuffer

Curso completo de Java - Como usar a classe StringBuffer da linguagem Java

Quantidade de visualizações: 9321 vezes
A classe StringBuffer, no pacote java.lang, representa uma sequencia de caracteres mutável e segura em relação a threads. Um objeto StringBuffer é parecido com uma String, com a diferença que um StringBuffer pode ser modificado in-place, ou seja, modificações em seu conteúdo não geram uma nova cópia, como acontece com objetos da classe String.

Veja a posição desta classe na hierarquia de classes Java:

java.lang.Object
  java.lang.StringBuffer
A classe StringBuffer implementa as interfaces Serializable, Appendable e CharSequence.

A qualquer momento um StringBuffer contém uma sequencia de caracteres em particular, mas o tamanho e o conteúdo da sequencia pode ser alterado por meio de certas chamadas de métodos.

Objetos StringBuffer são seguros para acesso em um ambiente de múltiplas threads. Os métodos são sincronizados (synchronized) onde necessário de forma a garantir que todas as operações em uma instância em particular se comportem como se estivessem em ordem serial, ou seja, sejam consistentes com a ordem das chamadas de métodos feitas por cada uma das threads envolvidas.

As operações principais de um StringBuffer são os métodos append() e insert(), que são sobrecarregados para aceitar dados de qualquer tipo. Cada um destes métodos converte a informação fornecida em string e então acrescenta ou insere os caracteres desta string no string buffer. O método append() sempre adiciona os caracteres no final do buffer. O método insert(), por sua vez, adiciona os caracteres em um determinado ponto.

Por exemplo, se z se refere a um objeto string buffer cujo conteúdo é "start", então a chamada de método z.append("le") faria com que o string buffer tivesse agora ""startle"", enquanto z.insert(4, "le") alteraria o conteúdo do string buffer para "starlet".

Em geral, se sb se refere a uma instância de StringBuffer, então sb.append(x) tem o mesmo efeito que sb.insert(sb.length(), x).

Sempre que uma operação ocorre envolvendo uma sequencia de fonte (por exemplo, adicionar ou inserir a partir de uma outra sequencia), esta classe sincroniza somente o string buffer no qual a operação está sendo feita.

Todo string buffer possui uma capacidade (capacity). Enquanto o comprimento da sequencia de caracteres contida no string buffer não exceder a capacidade do mesmo, não há necessidade de alocar uma nova matriz interna de buffer. Se o buffer interno for sobrecarregado, ele será automaticamente expandido. A partir do Java 5, esta classe foi suplementada com uma classe equivalente criada para o uso em ambiente de thread única: StringBuilder. A classe StringBuilder deve ser usada em vez de StringBuffer, uma vez que ela suporta as mesmas operações mas é mais rápida por não executar sincronização.


Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como testar se o primeiro caractere de cada palavra em uma string Python é o único em letra maiúscula usando a função istitle()

Quantidade de visualizações: 8858 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função istitle() da linguagem Python para verificar se o primeiro caractere de cada palavra em uma frase ou texto é o único caractere em letra maiúscula. Se o teste for verdadeiro o retorno é true, caso contrário o retorno é false.

Veja o exemplo completo:

def main():
  frase = "Gosto De Programar Em Python"

  if frase.istitle():
    print("O primeiro caractere de cada palavra é maiusculo")
  else:
    print("O teste não resultou verdadeiro")
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

O primeiro caractere de cada palavra é maiusculo.

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