Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o diâmetro, a circunferência e a área de um círculo dado o raio em Java - Java para GeometriaQuantidade de visualizações: 2404 vezes |
O círculo é uma figura geométrica plana e que possui quatro características: seu raio, seu diâmetro, sua circunferência e sua área. Aqui já podemos aproveitar e relembrar a diferença entre o círculo e a circunferência. O círculo é o conjunto de pontos resultantes da união entre uma circunferência e seus pontos internos, ou seja, o círculo é a área cuja delimitação é uma circunferência. É importante observar que alguns autores tratam o círculo como uma circunferência. Assim, para estes autores, calcular a circunferência de um círculo equivale a calcular o perímetro da circunferência. Veja a figura a seguir para relembrar o que é o raio de um círculo: ![]() Nesta dica mostrarei como podemos usar Java para calcular o diâmetro, a circunferência e a área de um círculo tendo apenas o raio como informação. Antes, porém, vamos às formulas. Sabendo que r é o raio, temos: \[\text{Diâmetro d} = 2 \times r \] \[\text{Circunferência C} = 2 \times \pi \times r \] \[\text{Área A} = \pi \times r^2 \] Agora vamos ver o código Java que solicita ao usuário que informe o raio do círculo e mostra o diâmetro, a circunferência e a área: package arquivodecodigos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler o raio do círculo System.out.print("Informe o raio do círculo: "); double raio = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // vamos achar o diâmetro do círculo double diametro = 2 * raio; // agora calculamos a circunferência double circunferencia = 2 * Math.PI * raio; // finalmente calculamos a área do círculo double area = Math.PI * Math.pow(raio, 2); // vamos mostrar os resultados System.out.println("O diâmetro do círculo é: " + diametro); System.out.println("A circunferência do círculo é: " + circunferencia); System.out.println("A área do círculo é: " + area); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Informe o raio do círculo: 10 O diâmetro do círculo é: 20.0 A circunferência do círculo é: 62.83185307179586 A área do círculo é: 314.1592653589793 Lembre-se de que a área é em centímetros quadrados, metros quadrados, etc. |
jQuery ::: Dicas & Truques ::: AJAX |
Apostila jQuery para iniciantes - Como fazer requisições assíncronas usando o método ajax() do jQueryQuantidade de visualizações: 19173 vezes |
O jQuery fornece formas bem simples de se fazer requisições assíncronas usando AJAX. Uma destas formas é o método ajax(). Este método possui quase uma dezena de parâmetros adicionais e retorna um objeto XMLHttpRequest, que pode ser usado para fins de encadeamento ou cancelamento da requisição HTTP. Enquanto outras dicas cobrem todos os parâmetros deste método, aqui nos concentraremos apenas em escrever um exemplo completo de seu uso. Trata-se de uma aplicação que fará uma solicitação HTTP POST a um código PHP que retornará um arquivo XML com alguns valores. Vamos começar analisando o codigo PHP: <? header("Cache-Control: no-cache, must-revalidate"); header("Expires: Mon, 26 Jul 1997 05:00:00 GMT"); header("Content-Type: text/xml"); $nome = utf8_decode($_POST["nome"]); $cidade = utf8_decode($_POST["cidade"]); $estado = utf8_decode($_POST["estado"]); echo "<?xml version=\"1.0\" encoding=\"iso-8859-1\"?>\n"; echo "<pessoas>\n"; echo " <pessoa>\n"; echo " <nome>" . $nome . "</nome>\n"; echo " <cidade>" . $cidade . "</cidade>\n"; echo " <estado>" . $estado . "</estado>\n"; echo " </pessoa>\n"; echo "</pessoas>"; ?> Salve este código PHP como pesquisa.php. Tudo que ele faz é receber alguns parâmetros POST e usá-los para montar um arquivo XML. Em um determinado momento, o arquivo XML retornado poderá ser algo como: <?xml version="1.0" encoding="iso-8859-1"?> <pessoas> <pessoa> <nome>OSMAR J. SILVA</nome> <cidade>GOIÂNIA</cidade> <estado>GO</estado> </pessoa> </pessoas> Fique de olho na estrutura deste arquivo XML enquanto progredimos. Veja agora uma página HTML completa que mostra como usar o método ajax() para se conectar a este código PHP e obter os dados gerados em forma de XML: <html> <head><title>Estudos jQuery</title> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"> <!-- Importa a biblioteca jQuery --> <script src="jquery.js" type="text/javascript"></script> <script type="text/javascript"> function carregarDados(){ var dados = {'nome': "Osmar J. Silva", 'cidade': "Goiânia", 'estado': "GO"} $.ajax({ url: 'pesquisar.php', type: 'post', dataType: 'xml', data: dados, success: function(data){ $(data).find('pessoa').each(function(){ var nome = $(this).find('nome').text(); var cidade = $(this).find('cidade').text(); var estado = $(this).find('estado').text(); $("#parag").html("Nome: " + nome + "<br>"); $("#parag").append("Cidade: " + cidade + "<br>"); $("#parag").append("Estado: " + estado); }); }, error: function(XMLHttpRequest, textStatus, errorThrown){ window.alert('Houve um erro!'); } }); } </script> </head> <body> <button onclick="carregarDados()">Carregar dados </button> <p id="parag"></p> </body> </html> Veja como usamos os métodos find() e each() para acessar e percorrer os elementos XML. Estes métodos são encontrados na seção de métodos para percorrer o HTML DOM e o XML DOM. Para finalizar lembre-se de que o método ajax() retorna um objeto XMLHttpRequest. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como verificar se uma string é composta apenas de caracteres maiúsculos usando a função isupper() do PythonQuantidade de visualizações: 9206 vezes |
Este exemplo mostra como usar a função isupper() do objeto string da linguagem Python para verificar se uma palavra, frase ou texto contém apenas caracteres maiúsculos. Se qualquer caractere minúsculo for encontrado, a função retorna false. Obs: Mesmo que a string contenha números ela ainda pode estar em letras maiúsculas. Veja um código Python completo exemplificando seu uso: def main(): string = "GOSTO DE PYTHON E JAVA" if string.isupper(): print("A string está em letras maiúsculas") else: print("A string não está em letras maiúsculas") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: A string está em letras maiúsculas |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Quantidade de patas dos animais de uma fazenda - O desafio da fazenda em VisuAlgQuantidade de visualizações: 420 vezes |
Pergunta/Tarefa: Para este exercício você foi contratado(a) para informar a quantidade total de patas dos animais de uma fazenda. O fazendeiro cria três espécies de animais: Galinhas = 2 patas Vacas = 4 patas Porcos = 4 patas O funcionário responsável pela fazenda contou os animais e forneceu a você a quantidade de animais de cada espécie (galinhas, vacas e porcos). Sua tarefa é retornar o número total de patas de todos os animais da fazenda. Sua saída deve ser parecida com: Informe a quantidade de galinhas: 8 Informe a quantidade de vacas: 3 Informe a quantidade de porcos: 11 Quantidade de animais: 22 Quantidade de patas: 72 Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: algoritmo "Desafio da fazenda em VisuAlg" var // variáveis usadas na resolução do problema quant_galinhas, quant_vacas, quant_porcos: inteiro quant_total_animais, quant_patas_total: inteiro inicio // vamos ler a quantidade de cada animal escreva("Informe a quantidade de galinhas: ") leia(quant_galinhas) escreva("Informe a quantidade de vacas: ") leia(quant_vacas) escreva("Informe a quantidade de porcos: ") leia(quant_porcos) // vamos calcular a quantidade de animais quant_total_animais <- quant_galinhas + quant_vacas + quant_porcos escreval("Quantidade de animais: ", quant_total_animais) // vamos calcular a quantidade de patas quant_patas_total <- quant_galinhas * 2 quant_patas_total <- quant_patas_total + (quant_vacas * 4) quant_patas_total <- quant_patas_total + (quant_porcos * 4) escreval("Quantidade de patas: ", quant_patas_total) fimalgoritmo |
VisuAlg ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular porcentagem em VisuAlg - Como efetuar cálculos de porcentagem em VisuAlgQuantidade de visualizações: 2546 vezes |
Cálculos de porcentagens estão presentes em boa parte das aplicações que desenvolvemos. Porém, há momentos em que a mente trava e não conseguimos lembrar com clareza como estes cálculos são feitos, principalmente em VisuAlg. Esta anotação tem o objetivo de ser uma fonte de pesquisa para os momentos em que suas habilidades matemáticas insistirem em continuar ocultas. Ex: 1 - Suponhamos que um produto que custe R$ 178,00 sofra um acréscimo de 15%. Qual o valor final do produto? Veja o código em VisuAlg: algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem" var // variáveis usadas na resolução do problema valor, percentual, valor_final: real inicio valor <- 178.00 // valor original percentual <- 15.0 / 100.0 // 15% valor_final <- valor + (percentual * valor) // mostra o resultado escreva("O valor final do produto é: ", valor_final) // O resultado será 204,70 fimalgoritmo Ex: 2 - Um produto, cujo valor original era de R$ 250,00, teve um desconto de 8%. Qual foi seu valor final? Veja o código em VisuAlg: algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem" var // variáveis usadas na resolução do problema valor, percentual, valor_final: real inicio valor <- 250.00; // valor original percentual <- 8.0 / 100.0 // 8% valor_final <- valor - (percentual * valor) // mostra o resultado escreva("O valor final do produto é: ", valor_final) // O resultado será 230,00 fimalgoritmo Ex: 3 - Em um concurso de perguntas e respostas, um jovem acertou 72 das 90 perguntas apresentadas. Qual foi a porcentagem de acertos? E a porcentagem de erros? Veja o código em VisuAlg: algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem" var // variáveis usadas na resolução do problema perguntas, acertos: real inicio perguntas <- 90.0 acertos <- 72.0 // mostra a porcentagem de acertos escreva("Porcentagem de acertos: ") escreval(((acertos / perguntas) * 100), "%") // mostra a porcentagem de erros escreva("Porcentagem de erros: ") escreval((((perguntas - acertos) / perguntas) * 100), "%") // Os resultados serão 80% e 20% fimalgoritmo Ex: 4 - Um aparelho de CD foi adquirido por R$ 300,00 e revendido por R$ 340,00. Qual foi a porcentagem de lucro na transação? Veja o código em VisuAlg: algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem" var // variáveis usadas na resolução do problema valor_anterior, novo_valor, porcentagem_lucro: real inicio valor_anterior <- 300.0 // valor anterior novo_valor <- 340.0 // valor novo // calcula a porcentagem de lucro // efetua o cálculo porcentagem_lucro <- ((novo_valor * 100) / valor_anterior) - 100 escreva("A porcentagem de lucro foi de: ", porcentagem_lucro, "%") // O resultado será 13,33 fimalgoritmo Ex: 5 - Uma loja repassa 5% do lucro a seus vendedores. Se um produto custa R$ 70,00, qual o valor em reais repassado a um determinado vendedor? Veja o código em VisuAlg: algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem" var // variáveis usadas na resolução do problema valor, percentual, comissao: real inicio valor <- 70.0 // valor do produto percentual <- 5.0 / 100.0 // 5% // calcula a comissão comissao <- percentual * valor // mostra o resultado escreva("O valor repassado ao vendedor é: ", comissao) // O resultado será 3,5 fimalgoritmo |
Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Colunas e Pilares |
Como rotacionar colunas e pilares no Revit via programação usando a função RotateElement() da classe ElementTransformUtils da Revit C# APIQuantidade de visualizações: 386 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função RotateElement() da classe ElementTransformUtils da Revit C# API para rotacionar uma coluna ou pilar no Revit, tudo isso via programação. Essa dica é muito útil para programadores Revit C#, pois traz as técnicas necessárias para selecionar um único elemento na área de desenho do Revit, assim como obter sua caixa delimitadora (BoundingBox), seu ponto geométrico central e, o mais importante, fazer a rotação do elemento em seus eixos. O primeiro passo é pedir para o usuário selecionar o pilar ou a coluna usando a função PickObject() da classe Selection, que retorna uma Reference. Após a seleção do elemento nós usamos a função GetElement() da classe Document para retornar o elemento como uma variável FamilyInstance, ou seja, uma instância de família do Revit. De posse da instância de família nós usamos a função get_BoundingBox() para obter e retornar um objeto da classe BoundingBoxXYZ. É esse objeto que usamos para obter o ponto máximo, o ponto mínimo e o ponto geométrico central da coluna ou pilar. O passo final é usar a função RotateElement() da classe ElementTransformUtils para rotacionar a coluna ou pilar de acordo com o ângulo de rotação desejado. Note que fiz a conversão de ângulos em graus para ângulos em radianos antes de efetuar a rotação. Veja o código Revit C# API completo para o exemplo: using System; using Autodesk.Revit.UI; using Autodesk.Revit.DB; using Autodesk.Revit.DB.Structure; using Autodesk.Revit.UI.Selection; using System.Collections.Generic; using Autodesk.Revit.DB.Architecture; using System.Linq; namespace Estudos { [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes. TransactionMode.Manual)] [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")] public partial class ThisApplication { private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) { // vamos obter uma referência ao Document ativo Document doc = this.ActiveUIDocument.Document; UIDocument uidoc = this.ActiveUIDocument; // agora mostramos uma mensagem para o usuário selecionar uma // coluna ou pilar TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione uma coluna ou pilar"); // obtemos uma referência ao objeto Selection do // UIDocument ativo Selection selecao = uidoc.Selection; // e finalmente esperamos que o usuário selecione o elemento Reference selecionado = selecao.PickObject(ObjectType.Element, "Selecione uma coluna ou pilar"); // agora testamos se o usuário realmente selecionou um // elemento if (selecionado != null) { // vamos obter o elemento selecionado a partir da // referência FamilyInstance coluna = uidoc.Document.GetElement(selecionado) as FamilyInstance; // vamos obter o elemento BoundingBoxXYZ BoundingBoxXYZ bounding = coluna.get_BoundingBox(null); // vamos obter as informações da BoundingBoxXYZ // primeiro o ponto mínimo (canto esquerdo inferior e // a parte de trás da caixa delimitadora) XYZ pontoMinimo = bounding.Min; // agora o ponto máximo (canto direito superior e // a parte da frente da caixa delimitadora) XYZ pontoMaximo = bounding.Max; // agora obtemos o ponto central da coluna XYZ centro = (pontoMaximo + pontoMinimo) * 0.5; // construímos a linha que servirá de eixo de rotação Line eixos = Line.CreateBound(centro, centro + XYZ.BasisZ); // definimos o ângulo de rotação em graus double angulo_rotacao_graus = 45; // convertemos para radianos double angulo_rotacao_radianos = angulo_rotacao_graus * (Math.PI / 180); // iniciamos a transação Transaction transacao = new Transaction(doc); transacao.Start("Como rotacionar colunas e pilares no Revit"); // rotacionamos a coluna ou pilar ElementTransformUtils.RotateElement(doc, coluna.Id, eixos, angulo_rotacao_radianos); // fazemos o commit da transação transacao.Commit(); // e mostramos o resultado TaskDialog.Show("Aviso", "A coluna foi rotacionada com sucesso."); } } private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) { // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim } #region Revit Macros generated code private void InternalStartup() { this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup); this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown); } #endregion } } |
JavaScript ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Apostila de JavaScript - Como usar o laço for da linguagem JavaScriptQuantidade de visualizações: 8015 vezes |
O laço for (também chamado de loop for ou laço para) é usado quando queremos repetir uma instrução ou um conjunto de instruções um determinado número de vezes. Este laço é composto de três partes: inicialização, teste de continuídade e incremento ou decremento da variável de controle. Veja:for(inicialização; teste; incremento/decremento){ instrução ou conjunto de instruções } Na parte da inicialização nós podemos inicializar a variável a ser usada para controlar a quantidade de repetições do laço. Na parte do teste de continuídade nós avaliamos uma condição boolean (verdadeiro/falso) para determinar se o laço deve ser interrompido ou continuar sua execução. Na parte de incremento/decremento nós incrementamos ou decrementamos o valor da variável de controle. Veja um trecho de código no qual usamos o laço for para contar de 0 até 10: <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> for(var i = 0; i <= 10; i++){ document.write(i + "<br>"); } </script> </body> </html> Este código exibirá o seguinte resultado: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Veja que a condição de continuídade do laço é o valor da variável i menor ou igual a 10. Eis agora uma modificação deste código que conta de 10 até 0: <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> for(var i = 10; i >= 0; i--){ document.write(i + "<br>"); } </script> </body> </html> Agora o código exibirá o seguinte resultado: 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 Agora que já vimos um exemplo do uso deste laço, é importante saber quando e quantas vezes as três partes de um laço for são executadas: a) A parte de inicialização é executada apenas uma vez, ou seja, na entrada da estrutura do laço. b) O teste de continuídade é feito ANTES de cada repetição (iteração) do laço. Se o teste de continuída não resultar satisfatório já na primeira repetição, as instruções contidas no laço não serão executadas e o fluxo do código continuará após sua chave de fechamento. c) A parte de incremento/decremento da variável de controle é feita DEPOIS de cada repetição do laço. Com exceção do teste de continuídade, as demais partes de um laço for podem conter mais de uma instrução. Quando isso acontece nós as separamos usando vírgulas. Veja um exemplo: <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> for(var i = 0, j = 2; i <= 10; i++, j = j + 3){ document.write("i = " + i + "; j = " + j + "<br>"); } </script> </body> </html> Ao executar este código teremos o seguinte resultado: i = 0; j = 2 i = 1; j = 5 i = 2; j = 8 i = 3; j = 11 i = 4; j = 14 i = 5; j = 17 i = 6; j = 20 i = 7; j = 23 i = 8; j = 26 i = 9; j = 29 i = 10; j = 32 Esta dica foi escrita e testada no Internet Explorer 8 e Firefox 3.6. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Validação de Formulários |
Validação de formulários em JavaScript - Como validar CPF (com pontos e hífen) usando expressões regularesQuantidade de visualizações: 44473 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos escrever uma função JavaScript para a validação de números de CPF, dessa vez usando pontos e o hífen. Isso é interessante porque, muitas vezes, o usuário copia seu CPF de outro lugar e cola nas caixas de texto de nossas aplicações. A pagina HTML que contém o formulário se parece com a imagem abaixo: ![]() E agora veja o código JavaScript completo para o exemplo, incluindo o código HTML para a página: <html> <head> <title>Estudando JavaScript</title> <style type="text/css"> input {margin-bottom: 3px; margin-top: 3px} </style> <script type="text/javascript"> function validarCPF(){ var cpf = document.cadastro.cpf.value; var filtro = /^\d{3}.\d{3}.\d{3}-\d{2}$/i; if(!filtro.test(cpf)){ window.alert("CPF inválido. Tente novamente."); return false; } cpf = remove(cpf, "."); cpf = remove(cpf, "-"); if(cpf.length != 11 || cpf == "00000000000" || cpf == "11111111111" || cpf == "22222222222" || cpf == "33333333333" || cpf == "44444444444" || cpf == "55555555555" || cpf == "66666666666" || cpf == "77777777777" || cpf == "88888888888" || cpf == "99999999999"){ window.alert("CPF inválido. Tente novamente."); return false; } soma = 0; for(i = 0; i < 9; i++){ soma += parseInt(cpf.charAt(i)) * (10 - i); } resto = 11 - (soma % 11); if(resto == 10 || resto == 11){ resto = 0; } if(resto != parseInt(cpf.charAt(9))){ window.alert("CPF inválido. Tente novamente."); return false; } soma = 0; for(i = 0; i < 10; i ++){ soma += parseInt(cpf.charAt(i)) * (11 - i); } resto = 11 - (soma % 11); if(resto == 10 || resto == 11){ resto = 0; } if(resto != parseInt(cpf.charAt(10))){ window.alert("CPF inválido. Tente novamente."); return false; } window.alert("CPF válido. Muito obrigado."); return true; } function remove(str, sub) { i = str.indexOf(sub); r = ""; if (i == -1) return str; r += str.substring(0,i) + remove(str.substring(i + sub.length), sub); return r; } </script> </head> <body> <form name="cadastro" onSubmit="return validarCPF()"> Informe seu CPF (use os pontos e o hífen):<br> <input type="text" maxlength="14" name="cpf"> <input type="submit" value="Enviar!"> </form> </body> </html> |
Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como converter de binário para decimal usando o método parseInt() da classe Integer da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 15878 vezes |
Nesta dica eu mostro como podemos usar o método parseInt() da classe Integer do Java para converter um valor binário em um valor decimal. Para isso só precisamos forcecer o valor 2 como segundo argumento para o método parseInt(). Veja o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ String binario = "00000110"; // efetua a conversão de binário para // decimal int decimal = Integer.parseInt(binario, 2); // exibe o resultado System.out.println("O valor binário " + binario + " convertido para decimal é: " + decimal); System.exit(0); } } Ao executar este exemplo nós teremos o seguinte resultado: O valor binário 00000110 convertido para decimal é: 6 |
Java ::: Pacote java.awt.event ::: KeyEvent |
Java Swing - Como obter o caractere da tecla pressionada usando o método getKeyChar() da classe KeyEvent do JavaQuantidade de visualizações: 3151 vezes |
Em algumas situações nós precisamos obter o caractere da tecla pressionada em nossas aplicações Java Swing. Para isso podemos usar o método getKeyChar() da classe KeyEvent. Veja sua assinatura:public char getKeyChar() O retorno do método é um char representando o caractere associado à tecla "digitada" (pressionada e liberada). Veja um trecho de código no qual temos uma janela JFrame que implementa a interface KeyListener e reage ao evento keyTyped() mostrando a letra digitada: package estudos; import java.awt.Container; import java.awt.FlowLayout; import java.awt.event.KeyEvent; import java.awt.event.KeyListener; import javax.swing.JFrame; import javax.swing.JOptionPane; public class Janela extends JFrame implements KeyListener{ public Janela(){ super("Eventos do Teclado"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); // vamos adicionar o objeto listener addKeyListener(this); setSize(350, 250); setVisible(true); } @Override public void keyPressed(KeyEvent e){ // sem implementação } @Override public void keyReleased(KeyEvent e){ // sem implementação } @Override public void keyTyped(KeyEvent e){ // vamos obter o caractere que foi digitado char letra = e.getKeyChar(); // mostra o caractere digitado JOptionPane.showMessageDialog(null, "O caractere pressionado foi: " + letra); } public static void main(String args[]){ Janela j = new Janela(); j.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } É importante observar que o valor retornado pelo método getKeyChar() só possui sentido quando usado com eventos KEY_TYPED, uma vez que o caractere não é exibido quando o método é usado com os eventos KEY_PRESSED e KEY_RELEASED. Note ainda que a tecla Shift pode ser usada durante este evento. Assim, se combinarmos Shift + "s", o retorno será "S". Este método retorna o valor da constante KeyEvent.CHAR_UNDEFINED se um caractere Unicode válido não existir para o evento de "digitação" da tecla. |
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